22 de junho de 2009

RAÇÃO DE CAJU PODE SE TORNAR ALTERNATIVA PARA CRIADORES DE OVINOS

A produção da Ração do Caju, poderá fomentar a sustentabilidade em várias localidades (Foto:www.coimma.com.br)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) está realizando testes para a elaboração de um componente alimentício para animais, feito à base de Caju. Na realidade, estão sendo concluídas mais duas Unidades Demonstrativas de Ração de Caju na alimentação de ovinos.

As Unidades contam com o respaldo financeiro do Banco do Nordeste. A princípio, elas estão sendo conduzidas nos municípios de Santa Cruz e João Câmara, e em mais quatro do Oeste Potiguar. Nesse contexto, a Emater acaba sendo um organismo de súma importância, pois dará a devida orientação aos produtores.

Veja a composição da ração, cabendo ressaltar que se o produtor tiver o caju, o custo da ração atinge, aproximadamente R$0,30/kg.

#resíduo do caju (bagaço) (50%)

# torta de algodão (25%)

# milho com (19%)

#farinha de osso calcinada (3%)

#uréia pecuária (2%)

#sal comum (1%)

A experiência com esse novo tipo de ração, pode garantir a sustentabilidade de muitos municípios do RN. Sobretudo, aqueles em que os produtores praticam a cajucultura de maneira significativa. Caraúbas é um deles, até pelo fato desta atividade e da própria caprinovinocultura, serem praticadas em várias comunidades rurais.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES