19 de dezembro de 2009

NOITE DE EVENTOS, EM CARAÚBAS/RN.


(Imagem:sappublicidade.com)

A noite deste sábado será bastante movimentada em Caraúbas/RN. Aqui na cidade, acontecerão alguns eventos, bem como na zona rural.

O Centro Educacional Jussara Deanny de Morais Cruz realizará a solenidade de Colação de Grau da 20ª Turma de Concluintes. A escola, que é uma das mais tradicionais de nossa cidade, era chamada de Jardim Escola Poliana Menina.

Outra que realizará uma grande festa é a Escola Municipal Francisco de Paula Pessoa Filho, da comunidade de Cachoeira. Além da colação de Grau, haverá mais uma edição da festa dos concluintes do Ensino Fundamental.

Os funcionários do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participarão de uma confraternização. A mesma acontecerá na Churrascaria Imperial.

Aqui na cidade, ainda haverá um grande louvor na frente da igreja central da Assembléia de Deus. A estrutura de palco do vereador natalense Adenúbio Melo, já está montada. Centenas de pessoas são esperadas para prestigiar o evento religioso.


Por MAYKON OLIVEIRA

MENOS UM "ESPINHO"

Não será dessa vez que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) disputará a Presidência da República. O anúncio de sua desistência, fortaleceu o nome de José Serra, na disputa contra um (a) candidato (a) da base governista.

(Charge:www.nanihumor.blogspot.com)

Diante dos entraves, "espinhos" e dificuldades, parece que agora a oposição definirá um nome para enfrentar alguém apoiado pelo presidente Lula.


Por MAYKON OLIVEIRA

NOVO ENDEREÇO DO BLOG FACILITARÁ ACESSO PARA OS LEITORES


Há alguns dias, o endereço do blog sofreu uma alteração. O principal objetivo da mudança é tornar mais fácil o acesso dos nossos leitores.

Em muitas ocasiões, várias pessoas questionavam acerca da dificuldade em encontrar o endereço eletrônico de nossa página. Agora, certamente está muito mais fácil.

Acesse o www.caraubashotnews.com.br e mantenha-se bem informado.


Por MAYKON OLIVEIRA

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA 1ª COPA NATALINA DE FUTSAL.

O treinador Paulo César sempre luta em prol do esporte caraubense.

O treinador Paulo César (Paulinho), nos enviou a classificação final da 1ª Copa Natalina de Futsal. O evento esportivo contou com a participação de várias escolas caraubenses, e foi realizado na Quadra de Esportes José Ricardo.


Categoria: Infantil
1º E. E. Antônio Carlos - 13 pts
2º E. M. Fco de Souza Júnior (Miranda) - 12 pts
3º E. E. Maria Sílvia - 10 pts
4º E. M. Josué de Oliveira - 06 pts
5º Educandário Êxito - 00 pts
6º E. E. Lourenço Gurgel - 00 pts


Categoria: Juvenil
1º E. E. Maria Sílvia - 12 pts
2º E. M. Josué de Oliveira - 09 pts
3º E. E. Antônio Carlos - 06 pts
4º Concluintes - 03 pts
5º E. E. Lourenço Gurgel - 00 pts


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

RESULTADO DA ENQUETE

Na última enquete que o blog realizou, decidimos perguntar aos nossos leitores se eles acreditavam, ou não, que Caraúbas terá um nome forte para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, no próximo ano. Veja os resultados.



A disputa foi bastante acirrada durante todo o período em que ralizamos a sondagem. No final, para 52% dos votantes, o município não terá um candidato em 2010.

Já os 48% restantes, acreditam que teremos essa candidatura viabilizada, pelo menos para o pleito do ano que vem.


Por MAYKON OLIVEIRA

PREPARATIVOS PARA A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2010, ESTÃO SENDO INTENSIFICADOS.

Os festejos acontecerão de 10 a 20 de janeiro.

Após o lançamento oficial da programação da Festa de São Sebastião 2010, ocorrido na última quinta-feira (17) na Câmara Municipal, a idéia agora é intensificar os preparativos para a realização de um grande evento.

A exemplo do que já vem acontecendo nos últimos anos, acredita-se que o evento será um grande sucesso. Com uma grande programação na parte social, que contará com a presença de mais de 20 bandas, e uma vasta programação religiosa, a Festa do Padroeiro deverá atrair milhares de pessoas à "terra das caraubeiras".

Os shows acontecerão mais uma vez na Praça de Eventos.

Em nossa cidade, já está sendo divulgados os artistas que se apresentarão, bem como os seus respectivos dias. De acordo com informações, uma equipe da festa fará, nos próximos dias, a divulgação em outros municípios do Oeste Potiguar.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Culminância

Logo mais a partir das 08h00min, acontecerá o encerramento do Curso de Capacitação para as merendeiras das escolas caraubenses. O evento, que contará com a presença de autoridades e colaboradores, será realizado no auditório da Escola Municipal Josué de Oliveira. Dezenas de profissionais participaram desse importante programa de formação continuada.


Festa

O Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou mais uma solenidade de Colação de Grau para a turma de concluintes 2009, do Ensino Infantil. O evento foi realizado nas dependências da AABB, contou com a participação de pais, alunos, funcionários e demais homenageados. De parabéns estão as professoras Tayara, Valiene e Deyse.


Artigo

O senador José Agripino (DEM) escreveu um artigo na edição de novembro do informativo do senador piauiense Heráclito Fortes, seu companheiro de partido. Em sua palavras, o potiguar fez questão de ressaltar que Heráclito une competência administrativa e oratória cativante. O blog recebeu um exemplar do informativo, e nós pudemos acompanhar o texto na íntegra.


Por MAYKON OLIVEIRA

EU JÁ SABIA!

(Imagem: http://www.pronacid.org)

A delegação brasileira manifestou hoje a sua "decepção" pelo acordo alcançado com os Estados Unidos da América, China, Índia e África do Sul sobre mecanismos de supervisão para os objetivos de redução de emissões, por considerar que "não é o resultado" que esperava.

Eles tem a certeza de que o planeta resistirá. No entanto, nós fazemos uma reflexão sobre as decisões tomadas. Na verdade, a ausência de objetivos de redução das emissões mundiais dos gases com efeito de estufa em 50% até 2050.

Esses encontros e conferências, estão ficando cada vez menos proveitosos e cada vez mais "politiqueiros". Os presidentes e/ou seus representantes, aparecem mais pelas declarações, pelos pronunciamentos (politicamente chatos) e não pelas decisões (que deveriam ser ecologicamente corretas).


Por MAYKON OLIVEIRA

SANTUÁRIO DO LIMA SERÁ TEMA DE DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO POR ALUNOS DO 5º PERÍODO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


Os Alunos do curso de comunicação social da UERN tiveram um projeto aprovado pela Fundação José Augusto através do programa Mais Cultura. O projeto prevê que os alunos registrem em audiovisual a devoção dos romeiros que visitam o santuário no primeiro dia do ano.

“Ficamos muito Felizes com a aprovação do projeto, pois tivemos somente 24 horas para elaborar o mesmo, e mesmo assim conseguimos esse feito”
declarou Bruno Campelo um dos idealizadores do projeto.

Alunos comemoram a aprovação do projeto

O grupo é composto de quatro alunos do 5º período da habilitação de Radialismo, são eles: Bruno Campelo, Marbenes Maia, Richarlles Alves e Adneison Lincon. As filmagens estão previstas para acontecer dias 31 de dezembro e 1 de janeiro em Patú e no santuário do lima. O lançamento está previsto para acontecer no período da festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores e na XXVII Feira da Cultura de Patú.




Por: RICHARLLES ALVES

18 de dezembro de 2009

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS DARÁ INÍCIO AS SUAS MATRÍCULAS A PARTIR DE SEGUNDA (21)


A partir da próxima segunda (21), a Escola Estadual Antônio Carlos, dará início as suas matrículas para os pais de alunos que desejarem matricular seus filhos naquela instituição de ensino. As matrículas terão início dia segunda, onde serão feitas apenas para os estudantes do 1º ano, e também para a renovação das matrículas do 2º e 3 anos, e no dia 28 acontecerá a renovação dos alunos do 4º e 5° anos.

Por LEYSSON CARLOS

REDE GLOBO É A 3º MARCA MAIS FORTE NO PAÍS.


Recentemente, a consultoria IAM junto com a Superbrands, divulgou o ranking das marcas mais poderosas que atuam no Brasil, no ano de 2009. A Rede Globo ficou em 3º lugar, desbancando outras renomadas internacionalmente.

Segundo informações, a pesquisa analisa 35 atributos que levam ao Índice de Força da Marca. A média ponderada resulta de grupos de macroindicadores como preço/valor agregado, produto/serviço, canal de venda/distribuição, pós-venda, sustentabilidade e qualidade e efetividade do marketing e comunicação.

Veja abaixo as dez marcas mais fortes no Brasil.

1º - Nestlé
2º - Coca Cola
3º - Rede Globo
4º - Mc Donald's
5º - Sony
6º - Nike
7º - Unilever
8º - Mercedez-Benz
9º - Bradesco
10º - Google

Fonte: IAM e Superbrands


SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZOU CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE OS FUNCIONÁRIOS.

Foi realizado na noite de ontem (17) na sede do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) um jantar de confraternização natalina entre os funcionários da Secretaria de Assistência Social. O encontro reuniu todos os coordenadores dos programas sociais da referida instituição (PETI, Projovem, Idoso, Bolsa Família, CRAS entre outros), e a Secretária Josilene Beserra (Preta). Estiveram presentes também o Prefeito Ademar Ferreira, a primeira dama Auxiliadora, o vice-prefeito Alcivan Viana, o Assessor de Imprensa da Prefeitura Francisco Costa dentre outras personalidades locais.

O evento foi marcado pela alegria entre os funcionários. A Secretária Josilene Beserra (Preta), agradeceu aos convidados pelo bom trabalho desenvolvido durante o ano 2009, e destacou algumas conquistas que foram implantadas este ano, a mesma citou a aquisição de mais um núcleo do Projovem na zona rural, os cursos de Eletricista Industrial e Predial desenvolvidos pela secretaria, e a conquista de mais uma unidades do CRAS no município, que será locado no Leandro Bezerra. Finalizando seu discurso, ela desejou um feliz natal e um próspero ano novo repleto de alegria e realização.

O Prefeito Ademar Ferrreira, falou da importância que a Secretaria de Assistência Social tem proporcionado a população caraubense. " Parabenizo a todos os funcionários desta secretaria, pelo brilhante trabalho desenvolvido a frente deste importante setor do município, que é zelar e adequar a população carente a uma melhor condição de vida, no âmbito da geração de emprego e renda, e desejo a todos um feliz natal, repleto de felicidades e realizações na vida de cada um aqui presente", conclui Ademar.

O vice prefeito Acivan Viana, ressaltou a grandeza que essa secretaria representa a sociedade, principalmente no que tange as diferenças sociais apresentadas no município, que hoje é um grande problema a ser enfrentado pela atual administração.


Por KAROL WOJTYLA

RN REGISTRA MAIS UMA MORTE POR GRIPE SUÍNA.

Imagem: saudealternativa.com.br

O Rio Grande do Norte registrou nesta quinta-feira mais uma morte por gripe suína. A informação foi confirmada por Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica. Agora já são 12 mortes por gripe suína no estado. Além disso, o número de casos confirmados da doença aumentou de 80 para 90.

O exame comprovando mais essa morte foi entregue ontem. Na quinta-feira (10), no último boletim divulgado pela secretaria, o Rio Grande do Norte tinha 402 casos supeitos da Gripe A, cerca de 100 a mais com relação à semana anterior. Os laudos dos últimos exames recebidos para detecção do vírus da Influenza A (H1N1) confirmaram, ainda, mais dez casos da doença no Estado.

De acordo com os dados do setor de Vigilância em Influenza da Sesap, os números contabilizados desde o final de abril são: 647 notificados, 402 aguardando resultado, 165 descartados, 90 confirmados e, agora, 12 mortes.


FONTE: DNONLINE


SEGUNDO JÁCOME

PRESIDENTE DA JUVENTUDE DO PSB ACREDITA QUE SEMINÁRIOS ESTÃO FORTALECENDO O PARTIDO.

Vanicleudo Batista esteve em Caraúbas, recentemente.

Quando esteve em Caraúbas/RN no último sábado participando do Seminário de Formação e Atualização Política, o presidente estadual da juventude do PSB, Vanicleudo Batista, destacou a importância de encontros como esse.

Em sua fala, o jovem fez questão de destacar os bons frutos obtidos a partir da realização dos seminários. Segundo ele, graças as atividades, debates e discussões, a democracia passa a ser trabalhada de uma forma mais clara e objetiva.

"Por essa razão, o número de filiações vem crescendo bastante e o partido está ficando cada vez mais forte, em todo o Estado do Rio Grande do Norte", finalizou.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Escola do sítio Pedrês

Alunos e professores da unidade educacional.

A Escola Municipal Maximiano Sales de Oliveira, localizada no sítio Pedrês, se tornou referência no município graças ao desenvolvimento de um belíssimo projeto com a produção de hortaliças orgânicas.

Alunos trabalhando na horta existente no quintal da escola.

A unidade beneficia dezenas de crianças, oriundas de comunidades circunvizinhas. Há alguns anos, o prédio passou por alguns reparos, melhorando assim a suas condições estruturais para acomodar o alunado.

Dezenas de crianças estudam na unidade.

Com o projeto, a qualidade da alimentação servida para os alunos, melhorou de forma significativa. Produzidos no quintal da unidade de ensino, verduras, cebolinha, alface, entre outros, tornava a merenda bem mais saudável, uma vez que tudo é orgânico.



Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA JONAS GURGEL REALIZA FESTA DE ENCERRAMENTO

A diretora Francisca Leite agradeceua a todos que se fizerão presente e a quam ajudou para a realização da festa.

Vários alunos, pais e funcionários prestigiaram o evento.

A Escola Municipal Jonas Gurgel realizou no dia de quarta (16), durante os turnos vespertino e matutino uma festinha de encerramento. A festa foi prestigiada por vários pais, alunos e funcionários da escola, os mesmo foram animados pelo grupo Ciranduís da cidade de Janduís. No evento foi realizada brincadeiras, palhaçadas além do lanche que foi servido. Com isso a escola encerra seu ano letivo de 2009.


Por LEYSSON CARLOS

RÁPIDAS...

Confraternização

A turma boa do "Reforço Nota 10" estará realizando hoje a sua festa de confraternização. O evento acontecerá na quadra de esportes da Escola Estadual Sebastião Gurgel, a partir das 19h00min. O proprietário da escolinha de reforço, professor André Fernandes, espera uma grande participação dos pais e demais convidados.


Pleito de 2010

Sinceramente, não sei quantos candidatos a deputado estadual teremos em 2010. Todo os dias novos nomes surgem como prováveis candidatos a uma das 24 vagas na Assembléia Legislativa do nosso estado. Só na Região Oeste, já são dezenas deles e, até as convenções, certamente aparecerão muito mais. Quantidade não é sinônimo de qualidade, sobretudo quando falamos de política.


É campeão!

O time infantil (sub-15) da Escola Estadual Antônio Carlos sagrou-se campeão da I Copa da Escola Maria Sílvia. A equipe conseguiu a maior pontuação durante a competição disputada no formato de pontos corridos, e ficou com o 1º lugar. A grata surpresa foi a equipe da Escola Municipal Francisco de Souza Júnior, da comunidade de Miranda, que conquistou a 2º posição no certame. Ótima idéia do professor Paulo César (Paulinho), que organizou um torneio para manter os atletas em atividade.



Por MAYKON OLIVEIRA

BRASIL BATE RECORDE DE EMPREGOS EM NOVEMBRO

(Imagem:http://acordabrasil.files.wordpress.com)

No mês de novembro foram criados 246.695 mil novos empregos no Brasil, recorde histórico para o período, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. O número é o dobro do recorde anterior, de novembro de 2007, quando foram abertos 124.554 postos de trabalho formal no país.

Ao longo do ano, foram gerados 1.410.302 empregos no país. Cinco dos oito grandes setores de atividade econômica apresentaram saldo recorde, incluindo seis subsetores da indústria de Transformação.

Os dados são do Ministério do Trabalho.


Por MAYKON OLIVEIRA

17 de dezembro de 2009

Iª JORNADA "AEDESC" DE FUTSAL FOI INICIADA NA NOITE DE HOJE (17).

Equipes "perfiladas" antes do início dos jogos.

Teve início na noite de hoje (17), mais evento esportivo realizado pela Associação Educativa Desportiva Caraubense (AEDESC). Dessa vez trata-se da Iª Jornada "AEDESC" de Futsal, torneio que será disputado pelos servidores públicos, sindicalistas, comerciantes, comerciários, taxistas e mototaxistas de Caraúbas/RN.

Equipe organizadora do campeonato.

De hoje até o dia 26 de Dezembro, as 14 equipes participantes do campeonato irão duelar pelo título. O primeiro lugar ganhará 03 "grades" de cerveja e o segundo colocado receberá 03 dúzias de "latões" de cerveja.

Partidas já foram iniciadas.

Os jogos estão sendo disputados na Quadra de Esportes "José Ricardo da Silva".


SEGUNDO JÁCOME

AÉCIO NEVES DESISTE DE DISPUTAR PRESIDÊNCIA.

Aécio Neves saiu da disputa (Foto: Revista Época).

O candidato do PSDB à Presidência da República está definido: será José Serra, governador de São Paulo. O outro pré-candidato da legenda à sucessão de Lula, que seria o atual governador de Minas Gerais, Aécio Neves, desistiu de disputar com o paulista a preferência dentro do partido.

O governador mineiro anunciou a desistência em pronunciamento ao lado do presidente nacional da legenda, senador pernambucano Sérgio Guerra, e do vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastásia.

Em suas palavras, Aécio ponderou que era necessária uma decisão rápida do PSDB, pois seria perigoso para as pretensões políticas do partido definir o candidato às vésperas das eleições.


FONTE: JORNAL NO MINUTO


SEGUNDO JÁCOME

CAIXA E BB LANÇAM CRÉDITO DE R$ 3 BILHÕES PARA FINANCIAMENTO DE MOTOS NO PAÍS.

Imagem: (www.quebarato.com.br).

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) lançaram nesta quinta uma linha de crédito de R$ 3 bilhões para o financiamento de motocicletas no País. Do total, R$ 200 milhões são oriundos de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e R$ 2,8 bilhões serão disponibilizados pelas instituições financeiras. O financiamento será feito diretamente nas revendedoras, por meio de bancos parceiros. O BB terá como parceiro o banco Votorantim e a Caixa, o Panamericano.

O foco da linha de crédito estará na oferta de motos com até 150 cilindradas, segmento responsável por 90% das vendas de motos. A Caixa e o BB também avaliam ações para intensificar a oferta de consórcios para motos, modalidade que representa hoje 32% das vendas do setor.

Com uma frota de 14 milhões de motos, o País é o quarto maior mercado em vendas, atrás de China, Índia e Indonésia. O setor tem hoje 11 empresas instaladas no País e há previsão de alta de investimentos e expansão do parque industrial.


FONTE: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do Uai.com.br


SEGUNDO JÁCOME

OBEDECE QUEM PODE...

MANDA QUEM TEM "JUÍZES"

(Fonte:nanihumor.blogspot.com)

Denúncias vem e voltam. Os anos passam, os mandatos passam e o Sarney fica. Depois dos escândalos (São tantos que não vou nem citar), o "cacique" dá sinais de recuperação e começa a renovar as suas forças no Senado Federal.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONFIRA A SEGUNDA PARTE DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR EDUARDO GÓES

O amigo leitor poderá acompanhar, com exclusividade, a segunda parte da entrevista com o professor Eduardo Góes de Oliveira, que é Consultor Técnico da Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI), e Coordenador Nacional de Educação do Campo.

No último final de semana, ele esteve em Caraúbas participando de um Fórum que debateu a questão da Educação do Campo. Na oportunidade, o professor concedeu entrevista ao Caraúbas HotNews.

Clique e confira:


Segunda parte da entrevista.



Por MAYKON OLIVEIRA

SERVIDORES DO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO RECEBERÃO O DÉCIMO-TERCEIRO AMANHÃ (18).

Imagem: jornale.com.br

O governo do Estado paga amanhã a segunda parcela do décimo-terceiro salário.

Receberão os servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Serão 140 milhões de reais injetados no mercado.

A segunda parcela corresponde a 60% do salário, mas com um detalhe: traz os descontos que não foram incluídos na parcela paga em junho.

O pagamento de dezembro será feito nos dias 29 e 30.


FONTE: BLOG DA THAISA GALVÃO


SEGUNDO JÁCOME

CÂMARA MUNICIPAL DE CARAÚBAS ENTRARÁ DE RECESSO

Câmara de vereadore encerra seus trabalhos na tarde de hoje (17).

Acontecerá na tarde de hoje (17), mais uma sessão ordinária do segundo período legislativo, a partir das 15h, na Câmara Municipal de Caraúbas. A sessão de hoje irá encerrar o ano legislativo de 2009. Depois de um ano calmo e um final de ano conturbado com matérias polêmicas, as "férias" irão servir para acalmar os ânimos no poder legislativo municipal. Com seu recesso iniciando ao final da sessão de hoje os trabalhos serão retomados a partir dia 18 de fevereiro de 2010.

Por LEYSSON CARLOS

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO NA NOITE DE HOJE.

(Imagem:http://www.ministerioaguaviva.org.br)

Logo mais a partir das 20 horas, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará realizando uma festa de confraternização. O evento acontecerá na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

De acordo com informações, o evento contará com a participação dos funcionários da Secretaria, dos Programas Sociais agregados, além de convidados.

Agradecemos a secretária Josilene Bezerra (Preta) pelo convite.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Encerramento

Hoje será encerrado oficialmente o ano letivo de 2009 para as escolas da Rede Municipal de Ensino. Segundo informações que constam no calendário escolar, as aulas aconteceram até ontem (16), mas nesta quinta-feira, os professores estarão auxiliando na realização das matrículas, seja para a renovação ou para os alunos novatos.


Tava "na cara"

O Mundial de Clubes da FIFA é mesmo uma competição sem graça. Com esse novo formato, equipes sem expressão no cenário do futebol, travam um duelo desleal contra times como o Barcelona, da Espanha. Tava "na cara" que a final seria disputada entre o time espanhol e o Estudiantes, da Argentina. Se não mudarem o formato, a competição continuará parecendo uma "novela", uma vez que só há emoção prá valer no capítulo final.


"Presentes de grego"

Com a proximidade das festas de final de ano, muita coisa começa a aparecer, sobretudo na internet. Nesse período é muito comum receber e-mails de pessoas desconhecidas, ou até mesmo de amigos, mas com o conteúdo que pode ser nocivo ao seu computador. É bom ter cuidado com esses "presentes de grego".


Por MAYKON OLIVEIRA

BOA NOTÍCIA!


Ministro diz que Brasil terá 90 mil pontos de internet banda larga até 2014.

(Imagem:http://www.ujs.org.br)

A pretensão do governo foi explicitada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante a última audiência pública do ano da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), realizada nesta quarta-feira (16).

Ele informou que seu ministério e outros órgãos do governo prepararam sugestões para a elaboração do Plano Nacional de Banda Larga, as quais serão avaliadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ainda em janeiro.

A decisão final sobre o plano, que vai gerar um projeto, que poderá inclusive suscitar a criação de uma nova estatal para gerir a expansão da internet no Brasil, deverá ocorrer até o dia 20 de janeiro de 2010, previu Hélio Costa.

Outra providência para que a internet rápida seja popularizada, disse o ministro, foi a implementação do plano nacional de banda larga nas escolas ao final de 2008. O programa já permitiu que 46 mil escolas públicas estejam conectadas - número que deverá chegar a 80 mil até o final de 2010 e à totalidade de 182 mil escolas até 2014, inclusive as localizadas na zona rural, acrescentou.

Finalmente, uma boa notícia para nós caraubenses, que sofremos pela ausência de internet banda larga. Sem dúvidas, essa medida tornará cada vez mais acirrada a concorrência entre os provedores, fazendo com que todos melhorem os serviços prestados. Assim, os usuários terão melhores opções e, certamente, uma internet de melhor qualidade.


Fonte: Agência Senado


Por MAYKON OLIVEIRA

DESCOBERTO PLANETA EXTRA-SOLAR

(Imagem: http://bitaites.org)

Um planeta extra-solar de pequeno tamanho, comparativamente com outros planetas extra-solares, mas possivelmente com muita água, foi descoberto em redor de uma estrela pouco massiva, revela um estudo publicado ontem na renomada revista Nature.

Alguns astros recebem esse nome pelo fato de orbitarem em torno de uma estrela que não é o Sol. O planeta encontrado está localizado a cerca de 42 anos-luz da Terra.

O mesmo fica situado num raio 2,7 vezes igual ao do planeta "azul" e tem uma massa correspondente a 6,6 vezes a da Terra.


Por MAYKON OLIVEIRA

16 de dezembro de 2009

WILMA GARANTE 'NOVA' UFERSA E INVESTIMENTOS DE R$ 50 MILHÕES EM EDUCAÇÃO.

Fátima Bezerra, Wilma de Faria e Fernando Haddad.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, atendeu três pleitos da governadora Wilma de Faria nesta quarta-feira (16). O ministro assegurou a inclusão do boné como um dos itens do kit de fardamento escolar para o ano letivo de 2010.


“É uma grande vitória para o Rio Grande do Norte, especialmente para a região do Seridó, onde há um grande número de fabricantes de boné. O Governo do Estado recebe esta ótima notícia no instante em que implantaremos um grande pólo de confecções no Seridó”, frisou a governadora. O ministro garantiu à governadora que a licitação para aquisição dos bonés será aberta em fevereiro.

A governadora teve ainda outra reivindicação atendida: O MEC vai transformar 10 escolas estaduais em centros de ensino técnico dentro do Programa Brasil Profissionalizado, num investimento de R$ 50 milhões. O ministro também informou a Wilma de Faria que está assegurada a instalação de um campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em Caraúbas, no Médio Oeste.

Quanto a Pau dos Ferros, o ministro demonstrou preocupação por causa da ameaça de corte de verbas no Orçamento que o Ministério da Educação encaminhou para o Congresso Nacional. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) e o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, participaram da audiência.


FONTE: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Assecom/RN


SEGUNDO JÁCOME

COLUNISTA CARAUBENSE FAZ REFERÊNCIA À ENQUETE DO BLOG

Wandilson Ramalho sempre tem ajudado a nossa página.

Nas páginas do Jornal de Fato, o competente colunista Wandilson Ramalho fez uma referência à nossa enquete, que diz respeito a cobertura da Festa do Padroeiro São Sebastião, em janeiro de 2010.

Veja o que foi publicado na Coluna:

"Os que fazem o blog CaraúbasHotNews querem saber da população, através de uma enquete, se o blog deve dar cobertura à Festa de São Sebastião 2010. Claro que sim, a festa é nossa, a festa é de Caraúbas".

Ao amigo Wandilson, os nossos sinceros agradecimentos pelo apoio que sempre tem dado ao nosso trabalho.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONTRATAÇÃO DE SANDRO PELO ITUANO, AINDA REPERCUTE NO INTERIOR PAULISTA.

O jogador atua mais como segundo volante, mas também pode jogar como lateral e meia de armação.

A contratação do meia Sandro pelo Ituano/SP, ainda está dando o que falar no interior paulista. Vários veículos de imprensa noticiam a chegada no novo reforço.

Veja abaixo a reportagem publicada no último domingo, no site futebolinterior:

Reforço! Ituano contrata meia campeão brasileiro pelo Cruzeiro.


O Ituano terá um jogador consagrado nacionalmente por ter sido titular do Cruzeiro em 2003 quando o clube mineiro se tornou campeão da Copa do Brasil, do Campeonato Mineiro e do Brasileirão, feito chamado de a Tríplice Coroa. Trata-se do meia Sandro, de 28 anos, que está no ABC-RN desde a metade da Série B do Campeonato Brasileiro.

O jogador assinou contrato até o fim do Paulistão do ano que vem e se apresentará tão logo termine a competição que disputa atualmente.

“Fico muito feliz pela oportunidade de jogar o Paulistão pelo Ituano. Espero que possamos fazer um grande trabalho. Será a minha primeira vez atuando no futebol paulista”, disse o jogador que ainda acrescentou.

“O Paulistão é o campeonato mais disputado do Brasil. Teremos muitas dificuldades. Será uma grande vitrine”, complementou o jogador campeão estadual em Minas Gerais pelo Cruzeiro.


Fonte: http://www.futebolinterior.com.br


Por MAYKON OLIVEIRA

"PICUINHA AMBIENTAL"

(Imagem:googleimage)

Ontem (15), a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PV), afirmou em entrevista de rádio que há um "estranhamento" na delegação brasileira que participa de uma Conferência sobre mudanças climáticas, que acontece em Copenhague, na Dinamarca.

Segundo Marina, o embate ocorre entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Na verdade, a chefe da delegação brasileira na Conferência da ONU (COP-15), voltou a desautorizar o ministro Carlos Minc, ao afirmar que o Brasil, em nenhum momento, pediu recursos para se adaptar às mudanças climáticas. Minc, que anteriormente tinha dado entrevista falando a respeito, explicou o fato de maneira diferente.

Em meio a tantas picuinhas, o meio ambiente "agradece".


Por MAYKON OLIVEIRA

RESULTADO DA ENQUETE

Dias atrás, o blog realizou uma enquete sobre as eleições para o Senado. Assim, colocamos alguns nomes para serem avaliados pelos nossos leitores.

Os resultados apresentados foram os seguintes:



Mais uma vez, o senador Garibaldi Filho (PMDB) mostrou força. Desde o início da sondagem ele esteve a frente e, com 36%, foi o melhor colocado.

Quanto a disputa entre a governadora Wilma de Faria (PSB) e o senador José Agripino (DEM), podemos destacar que foi bastante acirrada. Porém, na reta final, a postulante conseguiu se distanciar, terminando a enquete com 28% das preferências, contra 23% do democrata.

Sempre citado em pesquisas de intenção de voto, o vereador natalense Paulo Vágner (PV) recebeu o apoio de 5% dos que participaram. Já os 8% restantes, parecem estar aguardando o surgimento de outros nomes para a disputa.


Por MAYKON OLIVEIRA

II URSAP ALERTA SOBRE MEDIDAS CONTRA A MALÁRIA.

(Imagem:http://www.saudecare.com.br)

Após divulgar a existência de sete (07) casos importados e confirmados de Malária em nossa região, a II Unidade Regional de Saúde (URSAP), emitiu uma nota comunicando sobre os principais sintomas e as maneiras para prevenir a doença.


Sintomas

Os principais sintomas da Malária são, variação brusca de temperatura, calafrios e taquicardia, febre alta e dores de cabeça. Além deles, podem ser incluídos dores nas articulações, vômitos, convulsões e coma. Não existe vacina contra a doença, que em determinados casos pode levar o indivíduo à morte, quando não tratado devidamente.


Prevenção

A prevenção contra a Malária se dá através de cuidados individuais - uso de mosquiteiros com ou sem inseticidas, repelentes, roupas protetoras, telas em portas e janelas, etc - , como de coletiva, que visam um controle de maior abrangência - eliminação dos criadouros, aterros, controle da vegetação aquática, drenagem de pequenas obras de saneamento, melhorias das moradias e uso racional da terra.

É importante destacar que um dos casos registrados é no município de Caraúbas. Portanto, é de grande importância estar atento às medidas de caráter preventivo.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Finalmente

Após vários dias de espera e muitos transtornos, finalmente a água voltou a chegar em centenas de lares caraubenses. Hoje cedo o precioso líquido "apareceu" nas torneiras das casas de moradores de alguns bairros da cidade. Há dias que muitos esperavam. Inúmeros populares estavam apelando para os carroceiros, comprando pipas de água a valores que giram em torno de R$ 3,00 e R$ 4,00. Quão bom seria que as contas tivessem a mesma "agilidade" para chegar às nossas casas.


Lição

Muita gente não tem nada e pensa ter e ser muita coisa, e por essa razão, acaba pensando que pode tratar mal os outros. Quem participou do II Fórum Regional de Educação do Campo, percebeu a lição de humildade dada pelo professor Eduardo Góes de Oliveira. Concebido como uma das pessoas mais importantes do país, quando o assunto é Educação do Campo, ele atendeu a todos e fez inúmeros elogios à nossa terra e a nossa gente. Eduardo é Consultor Técnico da Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI), e Coordenador Nacional de Educação do Campo.


Competição

Com o propósito de manter os atletas caraubenses em atividade, a Escola Estadual Maria Sílvia vem realizando uma competição esportiva. Tendo a frente o professor Paulo César (Paulinho), o campeonato conta com a participação de atletas das categorias sub-15 e sub-18. Os jogos acontecem na Quadra Municipal de Esportes José Ricardo.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONFECOM DISCUTE O DIREITO E A CIDADANIA NA ERA DIGITAL.

(Imagemhttp://www.drrosinha.com.br)

Foram iniciados na manhã desta terça-feira, 15 de dezembro, os trabalhos referentes à 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). O evento, que contará com a presença de especialistas do Brasil e de outras partes do planeta, acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O evento, que se estenderá até a quinta-feira (17), aborda a questão dos “Meios para a Construção de Direitos e de Cidadania na Era Digital”. Além de debater numa perspectiva de inclusão, a Conferência também visa a busca pela qualidade das informações e dos próprios meios.

A abertura oficial aconteceu na noite da última segunda-feira, e contou com a participação do Presidente Lula, que fez um belo discurso para as mais de duas mil pessoas que lotavam o Centro de Convenções.


Por MAYKON OLIVEIRA

15 de dezembro de 2009

MOSSORÓ/RN: ALTERNATIVOS COMEÇAM A SER RETIRADOS. CARAUBENSES SERÃO AFETADOS.

Medida visa "desafogar" o trânsito no Centro de Mossoró (Foto: Blog do Evânio Araújo).

Inicia-se na próxima quarta-feira, 16, a retirada gradual dos taxistas e transportes alternativos que fazem linhas para diversas cidades do Rio Grande Norte e de estados vizinhos a partir do Centro de Mossoró.


A Gerência de Trânsito (GETRAN), através de seu gerente responsável Walter Pedro, informa que os novos pontos de partida e chegada para esses transportes foram definidos pelo órgão com o objetivo de desafogar o complicado trânsito do Centro da cidade.

Os novos pontos de partida e chegada desses transportes foram distribuídos de acordo com a localização geográfica das cidades. Nas imediações do restaurante Laçador, na Avenida Presidente Dutra, bairro Alto de São Manoel (zona Leste), ficarão os carros que circulam com destino a Natal, Assú, Ipanguaçu e demais cidades do Vale. Já nas imediações da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Alto da Conceição (zona Sul), ficarão os veículos com destino a Apodi, Pau dos Ferros e demais cidades da região Oeste. Para os veículos com destino ao Ceará, sobretudo para as cidades de Aracati e Icapuí, o ponto de partida e chegada será o restaurante Oba Show na BR-304. Desde ontem, dia 14, a Getran está informando, através de panfletagem, sobre os novos locais de parada que deverão ser utilizados.

Os caraubenses que viajarem até Mossoró, deverão que se deslocar até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Aberto Maranhão, ponto de partida e de chegada.



FONTE: JORNAL DE FATO



SEGUNDO JÁCOME

CORRUPÇÃO? E ISSO TEM SOLUÇÃO?

(http://1.bp.blogspot.com/)

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o projeto de lei que pretende punir o político ou servidor público preso por corrupção, caracterizando o ato como crime hediondo, sem direito a fiança. O documento será enviado ao Congresso Nacional.

Segundo Lula, há, na população, um sentimento de que somente os pobres vão para a cadeia, enquanto os que roubam milhões ficam impunes. Tais declarações foram dadas durante a solenidade em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção.

Só acho difícil eles aprovarem!


Por MAYKON OLIVEIRA

GOVERNADORA VAI CONVERSAR COM HADDAD SOBRE EXPANSÃO DA UFERSA.

Wilma de Faria irá conversar com Fernando Haddad (Foto: Blog do Evânio Araújo).

Não será por falta de articulação política que os campi da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) deixarão de ser instalados em Caraúbas e Pau dos Ferros logo no próximo ano. O reitor Josivan Barbosa aproveitou a permanência da governadora Wilma de Faria durante o final de semana em Mossoró, Baraúna e Pau dos Ferros para convidá-la a fazer parte do bloco que luta pela expansão do ensino superior no interior do Rio Grande do Norte.

Wilma de Faria de pronto aceitou o desafio e ontem agendou reunião com o ministro Fernando Haddad, da Educação, em Brasília. A reunião será quarta-feira. Além de senadores, deputados, Josivan Barbosa, estão sendo convidados para também fazer parte da audiência os prefeitos Leonardo Rêgo, de Pau dos Ferros, e Ademar Ferreira, de Caraúbas.

Durante a reunião com a governadora em Mossoró, o reitor da Ufersa argumentou que o Governo do Estado já enfrenta uma difícil de missão de reestruturar o ensino médio e fundamental no Rio Grande do Norte e que existe o projeto, já em estado avançado, de expansão da Ufersa para Caraúbas e Pau dos Ferros, necessitando apenas de mais apoio político para que o ministro Fernando Haddad dê prioridade aos pleitos.


FONTE: JORNAL DE FATO


SEGUNDO JÁCOME

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES