6 de março de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

Você vai ver nas próximas postagens, as principais notícias da "terra das caraubeiras". Você saberá quais benefícios estarão chegando, em breve, para a população idosa da cidade de Caraúbas/RN.

Mais uma vez, estaremos publicando o "Comentário da Semana", que sempre tem dado muito o que falar.

Além disso, publicaremos uma postagem especial de agradecimento e, também, destacaremos o trabalho da equipe da Subsecretaria de Esportes do município.

Acompanhem! Acessem!


Por MAYKON OLIVEIRA

LIÇÃO DE SUPERAÇÃO

Quem acompanhou a realização de mais uma edição da "Maratona" de Caraúbas/RN, certamente se deparou com uma bela lição de superação e longevidade. Na realidade, um dos atletas demonstrou que o mais importante é competir.

Seu Antônio completou mais uma prova disputada.

O competidor Antônio Alves de Souza Sobrinho, do município de Governador Dix-Sept Rosado/RN, estava bastante satisfeito pelo fato de ter conseguido concluir a prova.Até aí, tudo normal. Porém, o que mais chama atenção é que o atleta já tem 63 anos de idade.

Para premiar o esforço e a dedicação desse senhor ao esporte, o Subsecretário de Esportes, Leca Gurgel, fez a entrega de uma premiação em dinheiro e uma medalha de Honra ao Mérito Desportivo.

Leca Gurgel entregou a premiação ao senhor Antônio Alves.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

CEMITÉRIOS PÚBLICOS DA ZONA RURAL ESTÃO SENDO REFORMADOS

Cemitérios das comunidades rurais estão recebendo melhorias.

Desde o dia 26 de fevereiro os cemitérios públicos que se localizam na zona rural de nossa cidade estão recebendo reformas em sua estrutura física. As melhorias como pintura e iluminação estão acontecendo, e até o dia 31 do corrente mês as reformas estarão finalizadas.

Segundo o prefeito Ademar Ferreira (PSB), serão investidos cerca R$ 118.673,33 (cento e dezoito mil seiscentos e setenta e três reais e trinta e três centavos), nos cemitérios de São Geraldo,Ursulina, Cachoeira e Mirandas.

Por LEYSSON CARLOS

VOCÊ LEMBRA?

É muito comum, sobretudo nas regiões onde o voto é coisa muito cara, os eleitores esquecerem em quem votaram, no pleito para a escolha do governador, deputado e até mesmo Presidente da República.







Charges/Tiras: nanihumor.blogspot.com


Por MAYKON OLIVEIRA

TEMPO REAL: GESTORES DE ESCOLAS CARAUBENSES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM NATAL/RN

Formação Continuada chega ao segundo encontro presencial.

Neste momento (14h05min), um grupo de diretores das escolas caraubenses da Rede Municipal está participando do segundo encontro presencial do Curso de Formação de Gestores. O mesmo está sendo realizado em Natal/RN.

A Formação Continuada é ministrada por uma equipe de professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e contempla gestores de vários municípios do Rio Grande do Norte.

Nas próximas publicações, traremos maiores detalhes.


Por MAYKON OLIVEIRA

PROJETO "CONTE SUA HISTÓRIA" FOI LANÇADO OFICIALMENTE.

Público acompanhando a apresentação do Projeto.

Dentro das festividades alusivas aos 142 anos de emancipação política do município de Caraúbas/RN, também aconteceu o lançamento oficial do Projeto "Conte Sua História". O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

A professora Terezinha Gurgel fez a abertura da solenidade, que contou com a apresentação de trabalhos, explanações acerca dos objetivos do projeto, bem como outras ações que serão desenvolvidas, inclusive numa parceria com o nosso blog.

O professor Marcos Roberto fez algumas explanações.

O "Conte Sua História", visa resgatar a valorização do patrimônio do município de Caraúbas, através de uma mobilização que será realizada em escolas, entidades e até mesmo no âmbito dos três Poderes.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

GRUPO DE CARAUBENSES PARTICIPARÁ DA "MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES"

As 23 mulheres seguiram para Campinas/SP, na tarde de ontem (5).

Nos próximos dias, um grupo de 23 mulheres caraubenses estará participando da "Marcha Mundial das Mulheres", que acontecerá na cidade de Campinas/SP. A saída delas aconteceu na manhã de ontem (5), do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Caraúbas (STTR).

Reunião definiu algumas questões, antes da viagem.

As principais articuladoras da viagem, Sheyla Gurgel e Ilma Maria, se reuniram com as mulheres antes da saída do ônibus. No auditório do Sindicato, o grupo traçou algumas metas para serem desenvolvidadas durante a estadia no interior paulista.

Sheyla Gurgel e Ilma Maria fizeram os repasses.

Além das 23 caraubenses, mulheres dos municípios de Janduís e Governador Dix-Sept Rosado, também seguiram na mesma caravana.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

MOTORISTA PERDE O COTROLE E CAPOTA NA RN-177

Motorista Perdeu o controle do veículo e capotou.

Na noite de ontem (5), um veículo que vinha da cidade Mossoró com destino ao município de Campo Grande/RN, capotou na RN-117. Isso entre as cidade de Mossoró/RN e Governador Dix-sept Rosado/RN.

Segundo populares que estavam no local, tudo aconteceu após o motorista do veículo tipo Ranger tentar uma ultrapassagem em uma carreta onde perdeu o controle do seu carro e capotou cerca de três vezes parando dentro do mato que toma conta do acostamento da estrada. No total vinham seis pessoas no veículo, mais apenas uma mulher saiu desacordada para o hospital o resto dos passageiros sofreu apenas ferimentos leves.

Por LEYSSON CARLOS

ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO SENAC RECEBERAM CERTIFICADO.

Cursos beneficiaram dezenas de caraubenses.

Encerrando a programação alusiva à comemoração do aniversário da emancipação política do município, aconteceu na Escola Municipal Josué de Oliveira, a entrega dos certificados para os alunos dos dois cursos que foram oferecidos pelo SENAC.

Autoridades prestigiaram a entrega dos certificados.

Nos últimos dias, dezenas de pessoas foram capacitadas, graças à uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Caraúbas e o SENAC. Foram abertas vagas para o curso de "Como Falar em Público", destinado a pessoas que desejam melhorar sua comunicação no cotidiano. Além disso, o curso de "Unhas Decoradas" também foi oferecido. Ambos tiveram uma carga horária de 20 horas.

O professor Sandro Sinézio, que ministrou o curso de "oratória", fez questão de ressaltar a importância de uma capacitação, no contexto atual. Tais palavras foram corroboradas por Márcia Lopes, que ministrou as aulas ligadas aos trabalhos de "manicure".

O professor Sandro Sinézio disse que é preciso buscar qualificação profissional.


Márcia Lopes ressaltou o empenho da turma do curso de "Unhas Decoradas".

Os gestores do município, Ademar Ferreira e Alcivan Viana, destacaram que é necessário buscar parcerias, para trazer mais cursos para os caraubenses. O vereador Assis Batista também discorreu a respeito. "São momentos como este que nos mostra que estamos no caminho certo. O mundo atual exige que sejamos bons profissionais", afirmou.

A palavra foi facultada aos cursistas, para que eles pudessem se expressar e provar na prática o que aprenderam durante a qualificação.

O jovem João Paulo Costa falou sobre o aprendizado adquirido através do curso.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Dando resultado

Bom saber que a iniciativa da amiga Socorro Melo está dando resultados. Em uma conversa que tivemos com ela na manhã de ontem, ficamos sabendo que algumas pessoas já estão se mobilizando para ajudar os mais necessitados. Recentemente, Socorro criou o blog "Ajuda-Me Caraúbas", que visa arrecadar donativos e ajudar quem precisa.


Bom público

Durante os dias em que ocorreram os jogos do Futsal, válidos pela II Jornada Esportiva Cleto de Oliveira Filho, um bom público compareceu à Quadra Municipal de Esportes José Ricardo. Desde a fase de grupos até a grande final, os torcedores prestigiaram suas respectivas equipes, na luta pelo título.


Faltou só a festa...

No dia em que caraúbas/RN completou os seus 142 anos de emancipação, uma vasta programação foi realizada. Inaugurações, "maratona", lançamento de projetos, entre outros. No entanto, muita gente ainda não ficou satisfeita, pois estava esperando a realização de uma festa dançante, que obviamente não aconteceu.


Por MAYKON OLIVEIRA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas/RN - SINDISPUMC, convoca todas e todos os servidores públicos municipais, sócios ou não desta Entidade Sindical, à Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 08 de março (segunda-feira) às 08h30min, no Auditório Manoel Germano da Silva, do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Caraúbas, sito a rua João Pessoa nº. 07, Centro. Com a seguinte pauta:

1. Acolhida;
2. Reflexão;
3. Prestação de contas do Exercício 2009;
4. Imposto Sindical 2010;
5. Escolha dos (as) Delegados (as) para o IV Congresso Estadual da FETAM/RN;
6. Eleições do SINDISPUMC 2010;
7. Outros Assuntos.


Francisca Luzia da Silva
Presidente do SINDISPUMC



Por MAYKON OLIVEIRA

PORTABILIDADE COMPLETA UM ANO

(Imagem:http://www.supportcomm.com.br)

Os usuários de serviços de telefonia de praticamente todos os municípios brasileiros, já dispõem do podem mudar de operadora e manter o número de telefone. A medida, implementada há um ano, tem beneficiado muito gente.

Passados esses doze meses, a portabilidade numérica chegou a mais de 4 milhões de migrações efetivadas em todas as áreas e códigos nacionais. Porém, vale salientar que a partir de 11 de março, o procedimento será alterado quanto ao prazo de efetivação. De 5 dias úteis, passará para apenas 3.

Aqui no município, as operadoras Tim e Claro ganharam bastante espaço. Já o número de clientes com chip Oi, caiu bruscamente. A Vivo, ainda "não deu sinal de vida".


Por MAYKON OLIVEIRA

5 de março de 2010

LEITORES FAZEM ALUSÃO AOS 142 ANOS DE CARAÚBAS/RN.


No dia em que Caraúbas/RN completa 142 anos de emancipação política, dois filhos desta terrá enviaram belos recados, com o intuito de homenagear o município.

Confira:

"Tenho imenso orgulho de ser caraubense e lamento não estar presente no meu torrão natal, nesta data festiva"

(Raimundo Canela)


"Venho por meio deste espaço parabenizar esta cidade querida, não só para mim, mas por todos que aqui nasceram ou porventura tiveram o prazer de andar por estas terras"

(Wellton Júnior)


Por MAYKON OLIVEIRA

GRANDE VAQUEJADA DE CARAÚBAS/RN



Por MAYKON OLIVEIRA

NOVA SEDE DO GRUPO DE IDOSOS FOI INAUGURADA NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA

Caraúbas agora conta com um Centro de Convivência do Idoso.

Na manhã desta sexta-feira (5), foi inaugurada a nova sede do Grupo de Idosos "Amantes das Caraubeiras". A solenidade contou com a presença dos gestores do município, Ademar Ferreira e Alcivan Viana, além de vereadores, Secretários e demais representantes da sociedade. A Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio" também marcou presença.

Prefeito Ademar Ferreira ressaltou a importância de se trabalhar pelos idosos do município.


Banda de Música executou o Hino de Caraúbas/RN.

O espaço, que será chamado de Centro de Convivência do Idoso, foi dotado de estrutura necessária para reuniões, encontros e outros eventos da "turma" da melhor idade. Durante os discursos, todos os que fizeram uso da palavra ressaltaram a importância de um benefício como este.

Idosos comemoraram a inauguração de um espaço para as atividades do Grupo.

Logo em seguida, aconteceu o discerramento da placa, realizado pelos gestores caraubenses, e acompanhado de perto pela Coordenadora do Grupo de Idosos, Francisca Menezes e pela Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Josilene Bezerra, além das dezenas de beneficiados.

Autoridades prestigiaram a entrega da "Casa do Idoso".


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

"MARATONA" ENCERROU A II JORNADA ESPORTIVA DE CARAÚBAS/RN

Populares prestigiaram o evento esportivo.

Na manhã desta sexta-feira, aconteceu o encerramento da II Jornada Esportiva Cleto de Oliveira Filho. Na oportunidade, foi realizada a tradicional "Maratona", do Hotel Olho D'água do Milho à Praça Reinaldo Pimenta.

Ao todo, 18 atletas, de outros municípios potiguares, participaram da corrida, que tem aproximadamente 6.700 metros. O trajeto teve o maior trecho na RN-117, sendo que os atletas também percorreram algumas ruas da cidade.

O atleta Canindé, em pleno Centro da cidade.

A classificação dos mesmos foi dividida em duas categorias: a geral e a local. A exemplo do ano passado, esta edição não teve grandes surpresas. Os vencedores foram os mesmos de 2009.

Confira a classificação completa.

1º Lugar: José Pereira da Silva (Parnamirim)
2º Lugar: João Paulo Gomes da Silva (Patu)
3º Lugar: Juarez Pereira das Neves (Grossos)


1º Lugar: Antônio Sobrinho de Morais (Toinho)
2º Lugar: Antônio Carlos da Silva (Carlinhos)
3º Lugar: Francisco Canindé da Silva



Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

CAMPEÕES RECEBERAM PREMIAÇÃO DAS MÃOS DE AUTORIDADES MUNICIPAIS.

Maratonistas comemoram o bom resultado.

Após o encerramento da "Maratona", representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, fizeram a entrega da premiação aos campeões.

Autoridades entregaram a premiação aos campeões.

Confira mais imagens desse importante evento do calendário esportivo do município.

Neto Caraúbas e o Secretário Alfredo José entregaram a premiação ao bicampeão dentre os atletas caraubenses, "Toinho".


O vereador Josean Amorim fez a entrega do prêmio ao atleta "Carlinhos".


Canindé, que foi o 3º colocado, recebeu a premiação do vice-prefeito Alcivan Viana.


O prefeito Ademar Ferreira entregou a premiação ao bicampeão, P. Silva.


A Dr. Ilná Rosado, Juíza da Comarca de Caraúbas, entregou a premiação ao atleta João Paulo Gomes.


Juarez Pereira, que foi o 3º colocado, recebeu o prêmio das mãos do vereador Assis de Romão.



Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

SECRETÁRIO ESTÁ ENTUSIASMADO COM TRABALHOS REALIZADOS NA UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO

Édson Moraes (Pelé) está confiante no funcionamento da Unidade.

Com a montagem dos equipamentos na Unidade de Beneficiamento de Pescado, que se localiza em Caraúbas/RN, nos próximos meses o espaço deverá iniciar a produção em gande escala, inclusive, de gelo do tipo "escama".

O Secretário Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Édson Moraes (Pelé), está entusiasmado com o funcionamento da unidade e, recentemente, fez questão de verificar o andamento dos trabalhos. Para "Pelé", a Unidade será fundamental para o desenvolvimento econômico do município.

Homens trabalharam bastante, na montagem do maquinário.

A Unidade de Beneficiamento de Pescado é resultado de uma parceria envolvendo os governos, estadual, federal e municipal. Ao todo, serão mais R$ 3,5 milhões em investimentos, que irão gerar cerca de 70 empregos em caráter direto, e aproximadamente 1000, indiretos. A área de abrangência do projeto, transpassa os limites caraubenses, chegando a beneficiar pessoas em 10 municípios da região.


Por MAYKON OLIVEIRA

VÍDEO EM HOMENAGEM À CARAÚBAS/RN.

Clique e veja um vídeo com imagens marcantes e importantes do nosso município.





Por MAYKON OLIVEIRA

CARAÚBAS COMPLETA 142 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Caraubenses festejam 142 anos de história.

Localizado na chamada Zona Oeste do estado do Rio Grande do Norte, o município de Caraúbas se tornou, ao longo de sua história, num dos mais prósperos da região. Hoje, está sendo festejado mais um capítulo, mais precisamente o 142º.

Segundo relatos históricos, o primeiro desbravador foi Baltazar Nogueira, que era filho de Manoel Nogueira, o fundador do município de Apodi. Na realidade, teria Baltazar se estabelecido numa fazenda, nas proximidades da lagoa do Apanha-Peixe. Após fixar moradia, ele se dedicou à criação de animais e ao plantio de gêneros agrícolas. Porém, em uma de suas andanças para o estado do Pernambuco, os índios que habitavam a região, destruíram sua propriedade. Isso aconteceu no final do século XVII.

Bela imagem da "Lagoa do Apanha-Peixe".

No século XVIII, chegou à região o General Francisco de Souza Falcão. Vindo do Pernambuco, trazia consigo as sesmarias, de grande parte das terras que hoje compreendem ao município de Caraúbas e outro, circunvizinhos. Assim, ele fixou moradia numa fazenda na data "Cachoeira". Juntamente com sua família, passou a praticar agricultura e a pecuária.

Ao retornar de uma de suas viagens feitas ao Pernambuco, trouxe consigo um sobrinho de sua mulher, de nome Leandro Bezerra Cavalcanti. Naquela época, o que ninguém imaginou, era que o rapaz iria mudar os rumos do lugar, se tornando um dos maiores personagens da nossa história.

Casando com sua prima, Ana, Leandro fixou moradia nas proximidades do "riacho das caraúbas", onde se dedicou a várias práticas agrícolas. Em um desse anos de seca, a situação estava muito complicada. Por isso, ele fez uma promessa ao mártir São Sebastião. O pedido foi de que se não faltasse água para seu rebanho, seria erguida uma capela em homenagem ao "Santo Guerreiro".

Imagem do "riacho das caraúbas", local em que se iniciou o povoamento da "cidade" e que deu nome ao nosso município.

Tendo conseguido alcançar a "graça", o casal se comprometeu em construir a capela e assim foi feito. Trouxeram uma imagem de São Sebastião para colocar no templo (que foi remodelado), que até hoje é visitado por milhares de fiéis, durante o ano todo. Porém, já naquela época foram fixadas as primeiras moradias da cidade, numa área que historicamente é chamada de " o quadro da igreja".

Foto antiga, da Igreja Matriz de São Sebastião.


Foto antiga do "quadro da igreja".

O Distrito Caraúbas foi criado pela Lei n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Município de Caraúbas, que se desmembrou de Apodi.

Desse modo, foi ao redor da humilde capela que se desenvolveu a cidade e, consequentemente, o município de Caraúbas. Na verdade, a bela história do nosso município por vezes se confunde com a luta da nossa gente, do nosso povo. E é isso que sempre chamou atenção, ao longo desses 142 anos.


Fonte: Livro Caraúbas Centenária


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Estava precisando

Nós, caraubenses que "penamos" em virtude das constantes faltas de água em nossos lares, ficamos felizes ontem com a notícia de que o governo do RN irá investir cerca de R$ 4 milhões, para melhorar a distribuição de água na cidade. Torcemos para que as ações sejam encaminhadas o quanto antes e a antiga reivindicação da população seja, de fato, atendida.


"Tarde de Sol"

No próximo domingo (7), acontecerá mais uma tradicional "Tarde de Sol" na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), de nossa cidade. A animação ficará por conta de Assis Blênio e Luís Éverton. O evento será iniciado a partir das 14h00min e a entrada é gratuita.


Empate

Em partida válida pela 12ª rodada do Paulistão, Ituano e Ponte Preta ficaram no empate, por 1 a 1. O jogo foi disputado na noite desta quinta-feira, no Estádio Novelli Jr., em Itu/SP. Mais uma vez, o atleta Sandro atuou e até fez uma boa partida. No entanto, o empate não foi um bom resultado para ambas as equipes.



Por MAYKON OLIVEIRA

PATU/RN SEDIARÁ ENCONTRO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

(Imagem: www.uva.br)

Será iniciado nesta sexta-feira na cidade de Patu/RN, o XVI Encontro Potiguar dos Estudantes de Pedagogia (EPEPe). O evento deve reunir centenas de acadêmicos, inclusive os que estudam no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC).

Nos próximos três dias, universitários e educadores, debaterão questões referentes à "Educação Básica e Práticas Pedagógicas". As atividades serão realizadas no Campus Avançado João Ismar de Moura (CAJIM).

Com certeza, uma boa alternativa para os futuros docentes, pois é cada vez mais necessário discutir novas ações, metodologias e práticas, no âmbito da educação.


Por MAYKON OLIVEIRA

"O ALPENDRE" É O MAIS NOVO BLOG CARAUBENSE

(Imagem: Ilustração)

A partir de hoje, Caraúbas/RN terá mais uma página na web. Trata-se do blog "O Alpendre", que abordará assuntos como política, sociedade, comportamento e história.

O espaço foi criado por um grupo de professores e colaboradores e apresentará um bom conteúdo para quem quer se manter bem informado.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES