24 de junho de 2009

CARAUBENSES SEGUEM A TRADIÇÃO DAS FOGUEIRAS, NA NOITE DE SÃO JOÃO

Fogueira acesa, no Conjunto Guido Gurgel.

A comemoração do São João é uma das festas mais tradicionais do Nordeste. Em Caraúbas, não é diferente. Apesar de, nos últimos anos, o número de fogueiras ter diminuído de forma acentuada, mas, muitos caraubenses ainda seguem essa tradição.

Acender uma fogueira na noite do dia 23 de junho, data que antecede o dia de São João, já se tornou uma espécie de "ritual" para muitos. No entanto, essa tradição não é recente. Segundo uma lenda católica, idéia remonta as histórias bíblicas, nas quais uma delas conta que tal costume surgiu a partir de um acordo feito por duas primas, no caso, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (mãe de João Batista). Na verdade, para avisar o nascimento do filho, Isabel acendeu uma fogueira que fez fumaça, para sinalizar à Maria, para que ela pudesse ajudar no trabalho de parto da prima.

Um dos símbolos das fogueiras de São João, aqui na cidade, é a rua João Gomes de Oliveira. Porém, cabe salientar que a quantidade caiu bastante. Me recordo em tempos de outrora, quando contemplava as labaredas a todo o vapor e inúmeras pessoas assando milho e crianças soltando "bombinhas".

Mesmo em menor proporção, este ano centenas caraubenses continuaram mantendo a tradição de acender uma fogueira, reunir a família, os amigos e celebrar o São João.



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES