10 de janeiro de 2009

MULTIDÃO ACOMPANHA IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO ATÉ A IGREJA MATRIZ

Depois de vários meses em peregrinação pelos lares da zona urbana e por algumas comunidades rurais, a imagem de São Sebastião retornou hoje a Matriz.

A concentração começou cedo, nas proximidades da residência de dona Cleonice, no conjunto Nestor Fernandes. Por volta das 18 horas, uma multidão já se encontrava no local esperando a saída da procissão. Entidades da Igreja, Filhas de Jó, Ordem Demolay, Escoteiros e demais autoridades, aguardavam a chegada da Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio, para seguirem juntos até a paróquia.


Após percorrer algumas ruas do Nestor Fernandes, a peregrinação seguiu pelas principais vias de nossa cidade, sendo aplaudida em cada uma delas, pelas centenas de pessoas que acompanhavam, das esquinas ou de suas casas.


Antes da chegada da imagem do Santo Padroeiro, já era grande a concentração de fiéis na frente da Igreja Matriz. Milhares de pessoas esperavam com ansiedade a chegada da procissão. Apesar de todos os bancos terem sido colocados no pátio, muitos ficaram em pé por não achar um lugar para se acomodar.


Quando a multidão de fiéis chegou a igreja, aqueles que já aguardavam a recebeu com muitos aplausos e gritos de louvor e devoção ao Padroeiro São Sebastião. Sem dúvidas, foi um momento de grande emoção e isso se tornou perceptível pelo semblante daqueles que lá se encontravam. Na verdade, esse sentimento foi compartilhado com todos, autoridades ecumênicas, políticas, comerciantes, filhos ausentes e os demais segmentos da sociedade caraubense.


Outro momento importante foi o hasteamento das bandeiras. Essa prática se tornou uma tradição ao longo dos festejos, e esse ano não foi diferente. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, tiveram suas bandeiras hasteadas por jovens da Ordem Demolay. Tal ação é uma espécie de homenagem aos caraubenses ausentes, e que residem em várias porções do território nacional.


Assim, todos nós torcemos para que os festejos alusivos ao Santo Padroeiro do nosso município, sejam tão belos e emocionantes como aquele que podemos contemplar, momentos atrás.


Por LEYSSON CARLOS, MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

ATRAÇÕES DE HOJE (10/01) DA FESTA DO PADROEIRO

As atrações musicais da festa do Padroeiro são bastante diversificadas no dia de hoje. Inicialmente, teremos o show religioso com a banda Filhos de Davi.
(Banda Filhos de Davi)

Na sequência, a atração da parte cultural da festa será a Banda Feras, uma das melhores bandas de Baile do Rio Grande do Norte.
(Banda Feras)


Por MAYKON OLIVEIRA

PREFEITURA APRESENTA NÚMEROS DA FESTA


Para garantir conforto e segurança aos que irão participar da festa, a prefeitura municipal está montando toda uma estrutura na Praça de Eventos. Serão disponibilizadas uma barraca para a saúde, com médico, enfermeiro e ambulância, uma para a polícia, com policiais militares, civis e viatura, uma torre da PM no centro da praça, duas motos para realizarem a ronda nas ruas da cidade, 40 policiais, 30 seguranças contratados, 40 postes de iluminação a mais, da praça à igreja, dois palcos e ornamentação.

Além disso, 15 barracas e 14 traillers irão vender bebidas, 80 pontos vão comercializar lanches e produtos religiosos. Ao todo, a prefeitura municipal acredita que mais de 200 empregos, entre diretos e indiretos, serão criados com a festa.

SEGUNDO JÁCOME

A 1ª CAVALGADA COM SÃO SEBASTIÃO TEM GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR

Durante a manhã de hoje, aconteceu a 1ª Cavalgada com São Sebastião. Com a mudança no local de partida, desde cedo as pessoas começaram a se concentrar nas proximidades do Posto Imperial.
Por volta das 09:30, dezenas de cavaleiros e amazonas percorreram as principais ruas de nossa cidade, chamando a atenção de todos, que acompanhavam nas esquinas e calçadas. Dentre aqueles que montavam, encontramos várias crianças, adolescentes e mulheres, que representavam várias fazendas e comunidades do nosso município.


Seguindo o trajeto, a cavalgada chegou a Igreja Matriz de São Sebastião, onde o Padre Gerônimo Dantas abençoou a todos. Na ocasião, falou sobre a importância do evento, destacando também a busca pela proteção divina, para aqueles que montam, seja por trabalho ou por esporte.

Finalmente, por volta das 10 da manhã, cavaleiros, amazonas e outras pessoas que acompanharam durante todo o percursso, chegaram ao parque de vaquejada. Após acomodarem-se, foi realizada a Missa do Vaqueiro. Sem dúvidas, um momento de grande emoção a todos os presentes.



Por MAYKON OLIVEIRA E KAROL WOJTYLA

COMEÇA HOJE A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2009


Com o tema “Com São Sebastião, Discípulo e Missionário, Escolhemos a Paz e a Justiça”, começa hoje a edição 2009, de uma das maiores festas de padroeiro do interior do Rio Grande do Norte.

A Festa de São Sebastião 2009 contará com várias atividades religiosas e sociais. Na parte social, destaca-se a realização de 11 festas na Praça de Eventos, todas elas gratuitas.

De hoje até o próximo dia 20, centenas de fiéis da cidade e de toda a região participam da festa em homenagem ao mártir romano, que deu a sua vida em prol da obra e do evangelho de Deus.

SEGUNDO JÁCOME

JORNAL DE FATO: CARAÚBAS TAMBÉM PODE TER CONCURSO CANCELADO


O prefeito Ademar Ferreira também estuda cancelar o concurso público realizado pelo ex-prefeito Eugênio Alves, que, a exemplo do concurso realizado em Governador Dix-sept Rosado, também apresentou inúmeras irregularidades, entre estas o fato de mais de 90% dos aprovados pertencerem à família do prefeito e amigos políticos.O concurso foi realizado pela empresa ITCS da Paraíba. As provas foram realizadas no dia 10 de março de 2008.

O candidato Romildo da Silva disse que no ato do concurso os organizadores não pediram documento de identificação, permitindo que qualquer pessoa respondesse aos questionários, mesmo não sendo inscrito.Outro caso que chamou a atenção foi o de Carlos Dionísio de Melo que, mesmo fazendo menos pontos do que o exigido pela empresa, teve seu nome aprovado, enquanto vários de seus amigos que obtiveram mais pontos ficaram de fora. Depois de divulgar o acontecido, ele disse que uma equipe da prefeitura o procurou para que assinasse um gabarito em branco.

Diante destas e várias outras irregularidades, o prefeito Ademar Ferreira não descarta a possibilidade de, a exemplo de Lanice Ferreira, de Governador Dix-sept Rosado, publicar decreto suspendendo a homologação do concurso e abrindo um procedimento legal para cancelar o concurso. O Ministério Público Estadual já investiga as irregularidades denunciadas pelos candidatos prejudicados.

JORNAL DE FATO: PREFEITA SUSPENDE HOMOLOGAÇÃO DE CONCURSO

A prefeita de Governador Dix-sept Rosado, Lanice Ferreira (PMDB), publica decreto suspendendo, por um período de 90 dias, a homologação do concurso público realizado (ano passado) pelo ex-vereador/prefeito Anaximandro Vale (PSB), no qual foram aprovados pai, mãe, mulher, irmãos, primos, tios, amigos e até a empregada da casa do ex-prefeito.

O concurso foi realizado pelo Instituto Soluções, que divulgou relação de aprovados no dia 29 de junho de 2008. A meta era contratar 150 servidores. Entretanto, para a surpresa dos concorrentes, a família do vereador/prefeito Anaximandro Vale (PSB) foi quase que em sua totalidade aprovada.

FESTA DO PADROEIRO 2009 - PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA - 10/01


Por MAYKON OLIVEIRA

ELEIÇÃO PARA A FEMURN TERÁ CANDIDATO ÚNICO


Prefeito de Lajes/RN - Benes Leocádio (PP)Foto: Extraída de fogocruzado.zip.net

No próximo dia 15/01 a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) “conhecerá” seu novo presidente. Bom, conhecerá oficialmente, pois com a retirada da candidatura por parte dos outros postulantes, a eleição terá candidato único.

Após um consenso, entre os prefeitos Jaime Calado (PR), de São Gonçalo do Amarante, Salomão Gurgel (PT), de Janduís e de Benes Leocádio (PP), do município de Lajes, ficou acertado que esse último será o único candidato postulante à presidência da federação. Além disso, nas últimas conversas ficou definido que Calado será o seu vice na chapa.

Bom seria se tivéssemos mais candidatos, para que idéias e propostas fossem apresentadas. Seria muito interessante para o Oeste Potiguar ter um nome forte na presidência da FEMURN, mas parece que os prefeitos estão "preocupados" com outras coisas.


Por MAYKON OLIVEIRA

CIDADE DO INTERIOR PAULISTA TERÁ MAIOR “CRISTO” DO BRASIL

Foto: Extraída de www.jornaldacidade.com.br

Anteriormente, eu pensava que Itu/SP era a única cidade brasileira que tinha “mania” de grandeza, mas, nessa semana eu mudei um pouco de idéia. Isso aconteceu a partir do momento em que Sertãozinho, também no interior paulista, entrou em cena.

Situada a 334 km da capital, a cidade inaugura no próximo mês de abril, a maior estátua do Brasil. Na verdade, trata-se de um Cristo Redentor que, considerando a base e a estatua, atinge impressionantes 57 metros de altura, ou seja, 19 metros a mais que o existente no Rio de Janeiro.

A idéia é transformar Sertãozinho numa área com potencial turístico, uma vez que o município é bastante dependente das atividades ligadas ao cultivo e beneficiamento da cana-de-açúcar. Muitos concordam e outros discordam com a construção, mas a verdade é que ahá uma previsão para que ela termine em pouco mais de 03 meses.


Por MAYKON OLIVEIRA

9 de janeiro de 2009

1ª CAVALGADA COM SÃO SEBASTIÃO

Neste sábado, dia 10, um grande evento abre os festejos alusivos ao Padroeiro de Caraúbas/RN. Na oportunidade, será realizada a 1ª Cavalgada com São Sebastião, sendo que a concentração ocorrerá no Arena Clube, a partir das 08 da manhã. Em seguida, será realizada a missa do vaqueiro, no parque de vaquejada.

Toda a sociedade caraubense está convidada!

PATÚ TERÁ NOVAS ELEIÇÕES


O tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu o novo calendário eleitoral para o município de Patú/RN, cujo o prefeito eleito Ednardo Moura (PSB), teve o registro indeferido por problemas junto ao tribunal de contas. A data da nova eleição está marcada para o dia 01 de Março.

Ednardo ganhou as eleições no dia 05 de Outubro com 3.689. Como o número representa mais de 50% dos votos válidos, o pleito foi anulado.

Com a candidatura aprovada pelo TRE e reprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ednardo Moura entrou com um recurso extraordinário para que seu caso fosse julgado pelo Supremo Tribunal Federal, mas o seguimento foi negado pelo TSE.

SEGUNDO JÁCOME

CARAÚBAS TERÁ PÓLO DA UNIVERSIDADE ABERTA



A cidade de Caraúbas será sede de um pólo “Presencial da Universidade Aberta do Brasil”, que terá o seu funcionando na Escola Municipal “Josué de Oliveira”. Dentre os cursos que serão ofertados estão o de Licenciatura em Espanhol, além das especializações em Educação Ambiental e Geografia do Semi-árido, em Literatura e no Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma abordagem multidisciplinar. Além de Caraúbas, outros municípios foram contemplados com o Pólo Presencial da UAB: Grossos, Natal, Parnamirim, Lajes, Marcelino Vieira, e Caraúbas.

Aqui em nossa cidade o pólo será coordenado pelo professor Marcos Roberto, que foi escolhido pelo CEFET-NATAL, para desenvolver esse projeto, que com certeza trará grandes benefícios para os estudantes da cidade. A escolha do professor Marquinhos certamente engrandecerá ainda mais o projeto.

Segundo o Coordenador do “Pólo Sertão das Caraubeiras”, Professor Marcos Roberto, a Universidade Aberta do Brasil é um meio de transformação da política educacional “O Programa da UAB gera expectativa de melhoria e transforma a educação à distância, fazendo com que os alunos passem a interagir muito mais”.


SEGUNDO JÁCOME

VEREADORES SÃO EMPOSSADOS


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (08/12), na câmara municipal, a solenidade de posse dos suplentes, que irão ocupar as cadeiras ocupadas pelos vereadores Édson Morais e Ivanildo Fernandes, que ocuparão respectivamente as pastas de Agricultura e Educação.

Foram empossados os suplentes Joseam Amorim e Dr. Varela. Este último, no entanto, também fará parte da equipe de secretários da nova gestão, ocupando a secretaria de governo, passando assim o seu cargo para o suplente Pedro de Abrão.

SEGUNDO JÁCOME

COMEÇA A COPA SÃO SEBASTIÃO 2009




Foi iniciada na tarde de ontem (08/12), a Copa São Sebastião 2009. A competição terá a participação de 16 equipes, de Caraúbas e de cidades da região, e terá uma premiação de 3 mil reais.

A solenidade de abertura contou com a participação de várias autoridades municipais, dentre as quais destaca-se: prefeito Ademar Ferreira, vice Alcivan Viana, secretário de educação Ivanildo Fernandes, entre outros representantes de vários segmentos da sociedade caraubense.

Durante toda à tarde de ontem, as dependências do mini-campo AABB receberam um bom público. Um dos pontos que mais eram comentados era a boa organização do evento. O torneio segue até o dia 18 de Janeiro, quando será realizada a grande final.

SEGUNDO JÁCOME

GAZETA DO OESTE


AMIGO DE HOJE, ADVERSÁRIO DE AMANHÃ
Em política, o amigo de hoje inevitavelmente será o inimigo de amanhã. O exemplo mais patente pode ser visto na cidade de Caraúbas, onde o grupo liderado pelo prefeito Ademar Ferreira não perde uma oportunidade para sentar a ripa no seu antecessor, Eugênio Alves (PR).

TODOS JUNTOS VAMOS PRA FRENTE BRASIL
O interessante é que há dois anos estavam todos juntos no mesmo palanque defendendo a reeleição da governadora Wilma de Faria e também as eleições de Lavoisier Maia, João Maia e Fernando Bezerra. Quer dizer, se a gestão de Eugênio Alves deixou a cidade um caos, a família Ferreira tem sim sua parcela de culpa por ter sido pilar forte da eleição de Eugênio.

FAZENDO EXATAMENTE IGUAL AO VILÃO I
Ainda falando em Caraúbas, o prefeito Ademar Ferreira anunciou a contratação das bandas Feras, Caviar com Rapadura, Chamas do Forró, Novança, Bakulejo, Caçula e Pé de Serra, Caviar com Mel, Terra Show, Carreteiro Turbinado, Forró Doidera, Grafith, Roberto e Forrozão Meus Amores, Forró Muído, Xavier Costa, Solteirões, Forró Arretado, Forró dos Plays, Balanço Novo e Timbalasamba para se apresentarem durante as festividades alusivas a São Sebastião, que acontecerá de 10 a 20 deste mês.

FAZENDO EXATAMENTE IGUAL AO VILÃO II
O detalhe é que na gestão anterior o prefeito Eugênio Alves era criticado pelo grupo de Ademar exatamente pelo excesso de bandas na Festa de São Sebastião. Quer dizer: se Eugênio Alves é o vilão, quem será o mocinho nesta história?
LUIS JUETÊ / GAZETA DO OESTE

SECRETÁRIO SE REÚNE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Canindé de Freitas (Sec. de Administração) e Giovani Nobre (Sec. de Saúde), conversam com os Agentes Comunitários de Saúde.


Na manhã de ontem (08/01), o Secretário de Saúde do nosso município, Giovani Nobre, se reuniu com os Agentes Comunitários de Saúde, no Centro de Inclusão Social (CIS), para traçar planos, metas e ouvir as reivindicações da categoria.

Na oportunidade, Giovani ressaltou a importância do trabalho dos agentes, se comprometendo a entrar na luta com eles. Além disso, destacou a necessidade de ampliar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde na zona urbana e na área rural. Também, propôs a criação efetiva do Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF) e cobrou o empenho de todos para a implantação do Complexo de Saúde e da Policlínica.

Ainda na reunião, que contou com a presença de quase todos os ACS’s (mais de 40, de um total de 50), o Secretário de Administração, Canindé de Freitas, também esteve presente. Na ocasião, ele falou sobre a questão do repasse dos rendimentos e a necessidade de incluir a categoria na folha de pagamento do município, como forma de evitar transtornos quanto à questão das datas inerentes ao pagamento.

Mais uma vez, Rugna Begna falou em nome da categoria, ressaltando a importância de uma data fixa para o pagamento dos salários, que era realizada de forma “aleatória”, de acordo com os repasses do Governo Federal.

No final, Rugna pediu empenho e apoio da nova gestão, no tocante à devida atenção e melhores condições aos Agentes Comunitários de Saúde, ressaltando que os mesmos desenvolvem um trabalho essencial, em todo o município.


Por MAYKON OLIVEIRA

SECRETÁRIO DE SAÚDE FALA SOBRE METAS E AÇÕES

O Secretario de Saúde de Caraúbas/RN, Giovani Nobre, fala sobre as principais metas e ações, a serem desenvolvidas no âmbito de sua gestão.

Confira!





Por MAYKON OLIVEIRA

8 de janeiro de 2009

CARAÚBAS RECEBERÁ INVESTIMENTOS DA VIVO






Pelo menos onze cidades da região serão contempladas com o sistema de expansão da empresa Vivo em solo norte-rio-grandense.Segundo lista divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cidades importantes como Assú, Macau, Caraúbas, Apodi, Martins e Pau dos Ferros receberão equipamentos de transmissão de sinal da empresa.

A previsão para o funcionamento da estrutura ainda não foi liberada, mas há quem afirme que o início dos trabalhos serão deflagrados ainda no primero trimestre deste ano.


Vamos aguardar.


Veja as cidades da região contempladas com a expansão da Vivo


Mossoró
Guamaré
Macau
Assú
Mossoró
Apodi
Areia Branca
Caraúbas
Martins
Pau dos Ferros
Tibau

Veja as demais cidades potiguares inclusas


Natal
Parnamirim
Nísia Floresta
São Gonçalo do Amarante
Tibau do Sul
Touros
Macaiba
Extremoz
Ceará Mirim
São José de Mipíbú
Maxaranguape
Canguaretama
Santa Cruz
Parelhas
Caicó
Currais Novos
Goianinha
João Câmara



FONTE: BLOG GIRO PELO ESTADO



http://giropeloestado.blogspot.com/

MAIOR ESCOLA DO MUNÍCIPIO CONHECE OS SEUS NOVOS GESTORES


A Escola Municipal Josué de Oliveira, será comandada a partir do início do ano letivo de 2009 pelos gestores, Uilton Firmino, Diretor e, Maykon Oliveira, Vice-Diretor. Essa será a segunda vez que Uilton irá comandar os destinos da escola, ele já tinha sido diretor da instituição entre os anos de 2000 a 2004.

Entre as prioridades apresentadas por Uilton estão, a instalação de internet em todos os computadores da escola, aumentar a quantidade de alunos matriculados (a expectativa é de matricular 600 alunos no início das aulas), e resgatar o “São João da Josué de Oliveira”.


SEGUNDO JÁCOME

COPA SÃO SEBASTIÃO DE FUTEBOL TERÁ INÍCIO HOJE.

Terá inicio nesta quinta-feira (08/01/09), a tradicional Copa São Sebastião de Futebol, que nesse ano terá muitas novidades. Dentre as principais, temos a participação de várias equipes de cidades vizinhas e uma ótima premiação em dinheiro, o que movimentará de forma positiva para o engrandecimento da competição.

A abertura da competição será conduzida pelo Prefeito Ademar Ferreira, que dará o pontapé inicial dos jogos, marcando assim o inicio do evento esportivo.

A copa São Sebastião contará com a participação de 16 equipes, estando divididas em 04 grupos na fase de classificação. Para a segunda fase, se classificam as duas melhores equipes para as fases de mata-mata.

Todos os jogos serão realizados nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) pela parte da tarde a partir das 15:00 horas.

Para todos os caraubenses fica o convite a marcarem presença nesse grande evento esportivo, e que os participantes possam honrar o espírito de atleta, respeitando as vitórias e derrotas de seus adversários, promovendo assim a prática sadia do esporte.


Por KAROL WOJTYLA

COPA SÃO SEBASTIÃO DE FUTEBOL - GRUPOS E JOGOS

CHAVE “A”

PTS

CHAVE “B”

PTS

01 - APODI

01 - PERMISSÃO

02 - JANDUÍS

02 - FLAMENGO (BLB)

03 -CORINTHIANS(MIRAND)

03 -ANTÔNIO MARTINS(01)

04 - IPOEIRA ( KM 101)

04 - SANTO ANTÔNIO



CHAVE “C”

PTS

CHAVE “D”

PTS

01 - SÃO PAULO (S.GERALDO)

01 - ACDM - MARIANA

02 - OS CARAUBENSES

02 - PÃO FOFO

03 - ANTÔNIO MARTINS (02)

03 - CAMPO GRANDE

04 - FELIPE GUERRA

04 - SEBASTIÃO MALTÊZ


TABELA DA COMPETIÇÃO - FASE DE CLASSIFICAÇÃO

PRIMEIRA RODADA

Jogo

Data

Hora

Chave

Jogos

01

08/01/09

15 hs

“B”

PERMISSÃO X SANTO ANTÔNIO

02

08/01/09

16 hs

“A”

APODI X IPOEIRA

03

08/01/09

17 hs

“C”

SÃO PAULO X FELIPE GUERRA

RECORD EXIBE FILME POLÊMICO

Foto: Extraída de www.bagulhos.blog.br

Não sei se vocês tiveram a oportunidade de acompanhar, mas, eu fiz questão de assistir. Ontem à noite, a Rede Record exibiu o filme “Turistas”, um dos mais polêmicos dos últimos anos.

Lançado no ano passado, o longa gerou comentários e questionamentos antes mesmo de chegar aos cinemas brasileiros. Tudo isso aconteceu devido à dificuldade em "classificá-lo". Não se sabe se é de terror ou algo semelhante. Na realidade, ele conta a história de seis jovens que chegam ao Brasil de férias para curtir. Mas, são assaltados, torturados e por fim têm os órgãos roubados por traficantes do comércio dos transplantes de órgãos.

Assistindo ao filme, do começo ao fim (sempre ao som “romântico” de Marcelo D2 e do Funk carioca), pude constatar a razão de tanta polêmica. Os “donos” da América ridicularizaram bastante a nossa “pátria amada”. Procuraram mostrar o Brasil como um país selvagem, principalmente o Rio de Janeiro, como se fosse uma área isolada da sociedade moderna, cercada de mato por todos os lados.

Mostrar a realidade é uma coisa, fazer piadinha de mau gosto com os problemas alheios é outra, totalmente diferente.


Por MAYKON OLIVEIRA

OBRAS CONTINUAM, NO NOVO “OLHO D’ÁGUA”


Uma das principais atrações turísticas do município de Caraúbas sempre foi o Hotel Balneário de Olho D’água do Milho. Situado, praticamente, numa fonte termal a 6 km do centro da cidade, o local sempre foi muito visitado por moradores daqui e de vários municípios da região.

Anteriormente, seus visitantes eram atraídos pela divulgação da eficiência terapêutica das águas minerais energéticas, que muitos afirmavam ser excelente para o tratamento de certas doenças. Contudo, com o passar dos anos e a construção do hotel, o turismo acabou ganhando força. Mesmo no período em que pertencia ao governo do estado, o local já era muito visitado durante o ano todo.

Nos últimos anos, a propriedade passou “nas mãos” de vários donos. Na verdade, uma pessoa comprava e vendia a outra. Enquanto isso, a antiga construção se deteriorava. Hoje, o Olho D’água pertence ao Grupo do ex-prefeito de Caraúbas, o empresário Eugênio Alves, que decidiu iniciar uma grande reforma.

Em recente visita ao local, percebemos inúmeras alterações. Pouco restou da estrutura original. A idéia é construir um espaço aconchegante, com várias áreas de lazer, restaurantes e espaço para eventos. Para isso, cerca de 30 homens trabalham diariamente na obra, na perspectiva de concluírem o mais rápido possível.


Por MAYKON DE OLIVEIRA

7 de janeiro de 2009

EQUIPE DE ATLETA CARAUBENSE GOLEIA E ESTÁ PRÓXIMA DA 2ª FASE

Na tarde de hoje a equipe do Fortaleza, que participa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, venceu mais um confronto válido pela competição.

Jogando um futebol vistoso e bastante ofensivo, os garotos do “Leão” não tomaram conhecimento do time da casa, o Taboão da Serra, e aplicaram uma goleada de 4 x 1. Adailton, Bismarck e Marlon (02), marcaram os gols.

Com o resultado, a equipe cearense está praticamente classificada para a próxima fase, uma vez que já tem duas vitórias no certame. De acordo com os comentaristas da Rádio Lance, de São Paulo, o goleiro caraubense Roberto (Betinho) teve uma boa atuação.


Por MAYKON OLIVEIRA

JOÃO MAIA DEFENDE UNIÃO DE GRUPO, PELO FORTALECIMENTO DO GOVERNO.


O deputado João Maia (PR), tem se manifestado pela união de todos aqueles que fazem parte do governo Vilma. A união seria uma forma de fortalecer o grupo, e assim lançar um nome capaz de vencer a disputa pelo cargo de governador do estado.

O deputado já lançou o seu nome como pré-candidato ao governo do estado em 2010. Além de João Maia, são apontados como prováveis candidatos ao governo, pelo lado situacionista, o deputado estadual Robinson Faria e o vice-governador Iberê Ferreira.

João Maia tem declarado, “Governo difícil não faz sucessor”. Segundo o deputado do PR, é natural que se fale em política de imediato, mas que primeiro tem que governar, para que nas eleições o candidato governista, possa receber o respaldo popular nas urnas.

SEGUNDO JÁCOME

JORNAL: GAZETA DO OESTE

ABATEDOURO ESTARIA TODO REFORMADO

Ao receber a notícia de que a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) pretende encaminhar recursos através de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para reforma do abatedouro público de Caraúbas, me vem à memória o fato que no ano passado a deputada federal Fátima Bezerra também havia alocado recursos para obra. E o que foi feito com os recursos, então? O quê?

LUIS JUETÊ / GAZETA DO OESTE

http://www.gazetadooeste.com.br/

JORNAL DE FATO


Tudo pronto para a festa de São Sebastião

Caraúbas - Tudo pronto para o início da festa do padroeiro de Caraúbas, São Sebastião. A programação foi divulgada semana passada, com novidades. Terá início sábado (10) com a realização de uma cavalgada que terá início no posto de Mizinho e termina no Parque de Vaquejada Saia Rodada, onde será celebrado missa. No final da tarde, está prevista a realização da procissão com a imagem de São Sebastião, saindo do conjunto Nestor Fernandes, perto da AABB.

A programação social que já havia sido divulgada pelo coordenador geral da festa, padre Gerônimo Dantas, foi modificada apenas nos dias dos shows das bandas Aviões do Forró e Grafith. A apresentação da primeira, que estava prevista para o dia 14, agora será no dia 15. Já a banda Grafith, que iria se apresentar no dia 15, agora será no dia 14. Ao todo, serão 10 dias de festa.

Além da programação religiosa e social, está prevista também a realização de um campeonato de futebol de mini-campo São Sebastião na AABB. Este evento, que já vinha sendo realizado durante a festa do padroeiro em outros anos, recebeu número recorde de inscrições. Ao todo, 16 equipes. Devido ao número alto de inscrições, o início da competição será antecipado para quinta-feira.

A programação religiosa terá como palco principal a Igreja Matriz de São Sebastião. A primeira missa será celebrada pelo padre Júlio César, de Macaíba. No segundo dia, a Paróquia de São Sebastião receberá a visita do Bispo Diocesano Dom Marino Manzana. Segunda-feira será a vez de outro pároco de Mossoró prestigiar a festa do padroeiro de Caraúbas.

O monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, da Catedral de Santa Luzia, de Mossoró, celebrará missa na Igreja Matriz de São Sebastião. Nos dias seguintes, as missas serão celebradas pelo padre da Matriz da Imaculada Conceição, Valdir Valdik de Araújo Dantas, de Currais Novos; padre Sátiro Dantas, do Colégio Diocesano Santa Luzia, e o padre Flávio Augusto Forte de Melo, Vigário Geral da Diocese de Santa Luzia. Virão padres também de Itaú, Carnaubais e outras cidades da região.Para quem gosta de festa, a animação será na nova Praça de Eventos. O local receberá estrutura de palco.

O prefeito Ademar Ferreira decidiu extinguir os camarotes. Para garantir bandas nos dias de festa, o prefeito Ademar Ferreira somou esforços junto com sua equipe de governo, não só devido à questão financeira, mas também devido à disposição das bandas.

Além de Grafith e Aviões do Forró foi contratada também uma banda religiosa, Filhos de Davi, de Fortaleza, que vai se apresentar no primeiro dia. Logo em seguida, depois da meia-noite, o show na Praça de Eventos será com a banda Feras. No dia 11, a alegria ficará por conta da banda Caviar com Rapadura. No dia 12, será Samba Nobre. A sequência de shows será encerrada com o Forró dos Plays. No dia anterior ao encerramento da festa 19, será realizado um show pirotécnico.

PREFEITO DIZ QUE ‘EX’ NÃO DEIXOU ESTRUTURA DA FESTA

O prefeito Ademar Ferreira e sua equipe de governo disseram que foi necessário somar esforços para realizar a festa à altura do povo de Caraúbas. Ele disse que o ex-prefeito Eugênio Alves não deixou a estrutura de palco, luz e som contratados com antecedência pela Prefeitura.
Aliás, em termos de infra-estrutura o prefeito Ademar sequer teve onde começar o seu governo. É que o ex-prefeito derrubou o Palácio Jonas Gurgel e não reconstruiu. Para começar a trabalhar, o novo prefeito teve que improvisar o funcionamento da Prefeitura na Secretaria de Ação Social.

A festa de São Sebastião, que também acontece em Governador Dix-sept Rosado, é tradicional no município de Caraúbas. Este ano, está sendo esperada a presença de várias autoridades. Entre estas, a da senadora Rosalba Ciarlini, que esteve esta semana no município e se comprometeu a ajudar na liberação de recursos em Brasília para melhorar o município.

César Alves
Da Redação

PREFEITA ASSUME E ENFRENTA DIFICULDADES

Foto: Extraída de ggpht.com

O município de Governador Dix-sept Rosado, distante pouco mais de 30 km de Caraúbas, passa por um novo momento político, em virtude da prefeita eleita e cassada em 2004, Lanice Ferreira (PMDB), ter conseguido retornar, pela porta da frente, à sede do Executivo local.

Bom, está tudo muito bom, tudo muito bem. A mulher voltou ao seu devido lugar, certo? ERRADO! Tudo seria flores, se o quadro do município não fosse tão crítico como ela encontrou. Só para se ter uma idéia do “abacaxi de Sapé” que a gestora e sua equipe encontraram, é tão grande que não sabem nem por onde começar a “partir”.

Segundo jornais que circulam na região, a situação é caótica. Computadores foram formatados, e até mesmo, documentos de 2008 sumiram. O ex-prefeito Anaximandro Vale (Anax) não entregou a chave e o segredo do cofre. Além disso, alguns veículos e prédios encontram-se bastante danificados.

De acordo com as expectativas da prefeita, serão necessários no mínimo 04 meses para as coisas começarem a “entrar nos eixos”.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAIS DORMEM AO RELENTO POR VAGA EM ESCOLA CARAUBENSE

Na madrugada da última segunda-feira (05/01), várias pessoas já faziam uma fila na Escola Estadual Sebastião Gurgel, localizada no centro da cidade de Caraúbas/RN. Isso estava acontecendo devido à busca por uma vaga na referida instituição, para o ano letivo de 2009.

Segundo relatos de uma moradora da comunidade de Mariana, que chegou às 04 horas no local, já era grande a movimentação nas proximidades do portão e na pequena pracinha, situada na entrada. Além disso, ela também comentou que algumas pessoas dormiram ao relento, tendo levado inclusive, redes e lençóis, tudo para garantir as vagas para os filhos.

A Escola Sebastião Gurgel é uma das melhores do município. Desde o início da nova gestão, comandada pelo professor Alexsandro Gurgel, muitas foram às transformações que ocorreram na instituição. Talvez, esse seja um dos fatores preponderantes para essa enorme procura de pais e/ou alunos no que diz respeito às matrículas.


Por MAYKON OLIVEIRA

CURSO DO PROJOVEM CAMPO COMEÇA EM MARÇO

Foto: Extraída de cnpt.embrapa.br

Com o propósito de qualificar os agricultores, sobretudo os da faixa etária entre 18 e 29 anos, que sejam alfabetizados, mas que por alguma razão não concluíram o ensino fundamental, foi criado o Programa Projovem Campo.

Em março começará o curso, que tem uma duração de dois anos, para jovens e adultos, com direito a uma formação que prima pela teoria, mas, valoriza bastante a prática. Os principais eixos do Saberes da Terra são baseados no incremento e desenvolvimento da agricultura familiar e a busca pela sustentabilidade.

Cada um dos 19 estados que participam desse Programa, devem concluir nesse mês as matrículas e efetuarem o cadastro no sistema do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O que chama mais atenção é a quantidade de jovens agricultores nordestinos que serão beneficiados. Dos 35 mil a serem atendidos no período de 2009 a 2010, cerca de 21 mil vivem nos nove estados da região Nordeste. No Rio Grande do Norte serão 1200 educandos, distribuídos em 40 turmas, tendo também 160 professores e 08 coordenadores. A Instituição de Ensino Superior (IES) responsável será a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).


Por MAYKON OLIVEIRA

6 de janeiro de 2009

CÂMARA REALIZA PRIMEIRA SEÇÃO EXTRORDINÁRIA NESTA QUINTA


O presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco de Assis Batista (PSB), está convocando a primeira sessão extraordinária do legislativo caraubense para esta quinta-feira, dia 8, às 9hs da manhã, no plenário Palácio Antonino Benevides.

Na ordem do dia, a ratificação pelo plenário acerca dos requerimentos de pedidos de licença das suas funções de vereador formulados à mesa diretora pelos vereadores Édson Moraes (PTB) e Francisco Ivanildo Gomes (PT), que irão integrar respectivamente as secretarias da Agricultura e Pesca e do Desenvolvimento da Educação, Cultura e Desporto.

SEGUNDO JÁCOME

RÁDIO CENTENÁRIO PODERÁ TER NOVO COMANDO


Uma fonte próxima ao prefeito Ademar Ferreira, nos informou agora a pouco que a Rádio Centenário de Caraúbas, que faz parte da Rede Potiguar de Comunicação (RPC), estará dentro de alguns dias sobre o comando da família Ferreira.

Na última segunda-feira, estiveram presentes em Caraúbas, a senadora Rosalba Ciarlini e o seu marido, o senhor Carlos Augusto. Na ocasião, a senadora teria comunicado ao prefeito, que a rádio caraubense passaria a ser gerida pelo grupo político liderado pelos Ferreira.

A rádio centenário de Caraúbas AM 1510, ha 24 anos vem se destacando como um dos principais meios de comunicação da região Oeste e desde o seu surgimento vem prestando serviços relevantes a cidade de Caraúbas.

Vamos aguardar e vê se essa informação se confirma.


SEGUNDO JÁCOME

CUIDADO COM O PLÁGIO!

Foto: extraída e não plagiada de www.carlosfran.com

Já dizia o “filósofo” Tiririca, "quem é o cantor"?
Bom, e nós perguntamos: Afinal, quem é o autor?

Sabemos que o plágio é um dos procedimentos mais ridículos que podem acontecer. Segundo o dicionário Aurélio, é "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)". A origem etimológica da palavra ilustra o conceito que ela carrega: vem do grego (através do latim) 'plagios', que significa 'trapaceiro', 'obliquo'.

Quem faz isso certamente não pensa no tempo dispensado com pesquisas, leituras, escolha de palavras e tudo mais necessário para escrever um post legal. Citar matérias, postagens de outros blogs, sites e demais veículos de comunicação não é errado, muito pelo contrário. Mas também, não há nada de anormal colocar a fonte, a referência de onde o fato e/ou notícia foi extraída.

Portanto, o plágio é uma coisa feia, obra de quem não tem o que mostrar... Ah, e cuidado para não plagiar essa postagem também!


EQUIPE CARAÚBAS HOTNEWS

SECRETÁRIO RELATA CAOS NOS SERVIÇOS PÚBLICOS



Nesta segunda-feira (05/01), o secretário de Obras Paulo Everton, nos contactou para relatar algumas notícias, a respeito da herança deixada pelo prefeito antecessor Eugênio Alves.

O secretário nos informou que o serviço de limpeza da cidade, está sendo um trabalho bastante árduo, devido a grande quantidade de entulhos encontrados em todas as partes da cidade.

Na noite de ontem (05/01), tivemos a oportunidade de flagrar o momento em que uma das portas, que dava acesso a uma secretaria estava sendo arrombada. O motivo do arrombamento, era a falta de chaves para abrir as referidas portas.

Um dos principais problemas enfrentados pela nova equipe, segundo o secretário, é a falta de arquivos e pastas, contendo dados referentes ao funcionalismo público municipal.

Outras informações passadas por auxiliares diretos da nova administração, infelizmente não podem ser publicadas, devido à gravidade das mesmas e a falta de comprovação das denúncias citadas.

Pelo visto, o prefeito Ademar Ferreira, enfrentará enormes dificuldades para “arrumar a casa”, começando pelo erguimento da sede da prefeitura, que está totalmente em ruínas.

SEGUNDO JÁCOME

CAMPUS CENTRAL TERÁ ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA POLÍTICA


A Comissão Permanente de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) aprovou o curso de Especialização em Ética e Filosofia Política, proposto pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (DFI/FAFIC).

O curso de pós-graduação lato senso está vinculado ao Departamento de Filosofia do Campus de Mossoró e funcionará à tarde com duração de 18 meses. A previsão de início será em Maio/09. O edital de seleção será publicado no mês de fevereiro de 2009.

O Curso terá como público alvo profissionais docentes e pesquisadores de filosofia e áreas afins e até mesmo de qualquer outra área de formação, inclusive militantes políticos, sindicalistas e dirigentes políticos.

A finalidade é a de cumprir e aplicar as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UERN, investindo na capacitação profissional e na formação continuada a nível de pós-graduação. A Especialização em Ética e Filosofia Política visa contribuir na formação do profissional criticamente atualizado na cultura filosófica e política, conhecedor dos fundamentos da ética para o exercício de uma responsabilidade social e compromisso político em um novo conceito de cidadania consciente e participativa.

Os contatos poderão ser efetivados pelo e-mail: eticafilosofiapolitica@especializacao.uern.br. Em a coordenação do curso disponibilizará um endereço eletrônico para divulgação das informações e demais documentos do curso.


www.uern.br

“LIMPEZA URGENTE”


Se aproximando da tradicional festa do Padroeiro São Sebastião, existem ainda muitas coisas a serem feitas, para que os filhos ausentes, turistas e demais visitantes, tenham uma cidade limpa e agradável.

Nesses primeiros dias do mês de janeiro, foi definida uma “operação” denominada Limpeza Urgente. A idéia surgiu a partir da necessidade de deixar a cidade organizada para o grande evento, que vai ser realizado no período de 10 a 20 de janeiro. Com isso, dezenas de homens estão trabalhando (inclusive no domingo), correndo contra o tempo para que tudo fique, pelo menos, um pouco melhor.

Ações como essas são muito importantes, mas a população tem que contribuir também. Jogar lixo em locais inadequados, como terrenos baldios e colocar entulhos no “meio” das ruas, são práticas que prejudicam a todos. E, infelizmente, é isso o que mais acontece aqui Caraúbas.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁDIO VALE DO APODI TERÁ NOVOS DONOS

Um dos principais veículos de comunicação da nossa região tem novos donos. Trata-se da Rádio Vale do Apodi AM 1030, que agora pertence ao grupo da prefeita Goreti Silveira (PMDB).

Segundo informações do blog apodibaixodopano, a emissora foi comprada por Agostinho Pinto e Klinger Pinto, por uma quantia no valor R$ 750 mil reais. Anteriormente, a rádio pertencia ao Sistema Ney Lopes de Comunicação, e desde a sua inauguração, tinha uma grande audiência em toda a região.


Por MAYKON OLIVEIRA


Fonte: http://apodibaixodopano.blogspot.com (Postada por Jânio Eduardo)

5 de janeiro de 2009

NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

NÃO PERCA, NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

* Secretário relata caos deixado por administração anterior. São relatos impressionantes.

Você não perde por esperar.

SEGUNDO JÁCOME

SENADORA LAMENTA CAOS DEIXADO POR ANTECESSOR


Ciente da situação em que se encontra o município de Caraúbas, a senadora Rosalba se mostrou bastante entristecida com a situação caótica existente nos serviços públicos de Caraúbas.

Informada por sua acessória, da inexistência de um gabinete para o prefeito Ademar Ferreira trabalhar, a senadora se mostrou bastante surpresa, comentando que nunca tinha visto falar de alguma coisa parecida com essa situação.

Ao término do encontro, a prefeito Ademar Ferreira, convidou a senadora a participar da festa do padroeiro São Sebastião, que prontamente aceitou o convite. A senadora informou ao prefeito, que trabalhará de forma incansável pelo crescimento do município e que estará torcendo para que a cidade possa se desenvolver nos próximos quatro anos.

SEGUNDO JÁCOME

ROSALBA ANUNCIA LIBERAÇÃO DE 150 MIL REAIS



A senadora Rosalba Ciarlini esteve presente na manhã desta segunda-feira (05/01), na cidade de Caraúbas-RN. Na ocasião, Rosalba comunicou ao prefeito Ademar Ferreira e a comunidade caraubense, a liberação de 150 mil reais para a reforma do abatedouro público municipal.

O anúncio da liberação foi feito na sede da secretaria municipal de Ação Social (sede atual da prefeitura). Estavam presentes além da senadora Rosalba, o prefeito Ademar Ferreira, vice-prefeito Alcivan Viana, presidente da câmara Assis Batista, Carlos Augusto (marido de Rosalba), além de secretários municipais e auxiliares da senadora.

SEGUNDO JÁCOME

PROJETO PROJOVEM CONTRATARÁ 192 PROFISSIONAIS

O Governo do Estado lançou edital para contratação de 192 profissionais que irão atuar no Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano, que visa preparar 5.000 jovens para o mercado de trabalho. As remunerações variam entre R$ 3.500, para os Coordenadores Pedagógicos e Executivos, R$ 3.000 para Diretores Executivos e Pedagógicos, R$ 1.346,55 para os Educadores, até R$ 415, para os Profissionais em Preparação de Lanches.

As inscrições vão de 5 a 9 de janeiro, das 7h30 às 11h30, e de 13h30 às 17h, no campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), na Avenida Ayrton Senna, 4241. A taxa de inscrição para preparadores de lanche é de R$ 15, e para os demais cargos é de R$ 30. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.uern.br .

O foco do Projovem Urbano são jovens de 18 a 29 anos que estejam afastados de sala de aula, saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A meta é que sejam beneficiados cinco mil jovens, distribuídos em oito municípios: Arez, São Paulo do Potengi, Baía Formosa, Parnamirim, São Gonçalo, Ceará Mirim, Extremoz e Macaíba. Os jovens contemplados terão formação no ensino fundamental, cursos profissionalizantes, aulas de informática e um auxílio financeiro de R$ 100 por mês durante os 18 meses de duração do programa.

Um dos diferenciais da seleção, que será feita pela UERN, é que além de professores de Português, Inglês, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia e Ciências Sociais, também serão selecionados educadores para as áreas de Qualificação Profissional e Educação Cidadã.

Aqueles que pretendem atuar como Educador e Profissional em Preparação de Lanche devem ter disponibilidade de 30 horas semanais. Já os Coordenadores, Diretores de Pólo e os Técnicos Administrativos devem dispor de 40 horas por semana.


www.uern.br

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES