17 de abril de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

O amigo leitor acompanhará nas próximas postagens, todas as informações sobre o encerramento da capacitação que foi oferecida aos gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino.

Também traremos a cobertura completa e exclusiva da solenidade de inauguração da nova unidade do CRAS, que aconteceu neste sábado no bairro Leandro Bezerra.

Além disso, também publicaremos informações sobre o elevado índice de evaporação que vem acontecendo nos reservatórios caraubenses, fato que vem causando transtornos para os agricultores e para o próprio rebanho.

Acompanhem aqui no blog, estas e outras notícias de Caraúbas/RN.


Por MAYKON OLIVEIRA

CAMPEONATO POTIGUAR: ABC GOLEIA E COLOCA A MÃO NA TAÇA


Jogando nesta noite pela primeira partida da finalíssima do Campeonato Estadual de Futebol, o ABC não teve piedade do Corinthians de Caicó/RN e aplicou-lhe uma goleada.

O placar de 5 x 1 fora de casa, ampliou a vantagem do alvinegro da capital. Agora, no jogo de volta no estádio "Frasqueirão", a equipe pode perder por até quatro gols de diferença que ficará com a taça.

O ABC é clube que tem o maior número de conquistas em campeonatos estaduais e neste ano deve chegar ao 51º título.


Por MAYKON OLIVEIRA

"VIVA" A DEMOCRACIA: EX-SECRETÁRIO DE ARRUDA É ELEITO NO DF

Hoje foi dia de eleição no Distrito Federal e, para a surpresa de poucos, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do DF e administrador de Ceilândia, Rogério Rosso (PMDB), foi eleito governador.

Com 13 dos 24 votos dos parlamentares distritais,
Rosso vai cumprir um "mandato-tampão" até 31 de dezembro. Ele substituirá José Roberto Arruda (sem partido, sem vergonha e com dinheiro), que foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por infidelidade partidária.

Só para variar, dezenas de manifestantes protestaram contra o pleito.


Por MAYKON OLIVEIRA

BOLETIM PLUVIOMÉTRICO

Nuvens se aproximando da cidade, por volta das 15h00min.

Desde o período da tarde que está chovendo na cidade de Caraúbas/RN. Até o presente momento (19h53min), os pluviômetros registram 15 mm.

A informação que temos é que em algumas comunidades rurais a precipitação foi mais intensa, superando os 40 mm.


Por MAYKON OLIVEIRA

RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE APONTA DISPARIDADES QUANTO AS METAS DA VACINAÇÃO

(Imagem:http://www.redebrasilatual.com.br)

Apesar dos esforços em mobilizar a população para participar da Campanha de Vacinação, o relatório sobre a cobertura vacinal contra a gripe suína no Brasil aponta grandes diferenças entre os resultados dos Estados e do país.

Segundo o próprio Ministério da Saúde, algumas unidades da Federação sequer atingiram 70%, numa meta que deve chegar aos 80%. Vários fatores contribuem para essa problemática, porém, em nosso município o maior problema vem da própria população, que ainda resiste em ir à unidade de saúde.

Vale salientar que a segunda etapa da imunização, desta feita para pessoas entre 20 e 29 anos de idade, continua até o dia 23. Aqui em Caraúbas/RN, as equipes de saúde têm trabalhado duro para convencer a população para tomar a dose da vacina.


Por MAYKON OLIVEIRA

MORADORES DO BAIRRO DR. SEBASTIÃO MALTEZ TAMBÉM REIVINDICAM CALÇAMENTO

Populares querem se livrar da lama e dos buracos em suas ruas.

A exemplo do que está acontecendo com muitos moradores do bairro Leandro Bezerra, os populares residentes em algumas ruas do bairro Dr. Sebastião Maltez Fernandes têm esperança de que a Prefeitura Municipal irá pavimentar as ruas em situação mais crítica.

Muitos moradores reivindicam a colocação de calçamento em ruas localizadas, por exemplo, atrás de Posto JP e da lanchonete "Barro Branco". Durante o período chuvoso, os buracos e a lama acumulada dificultam a passagem, inclusive de pedestres.

A reivindicação é antiga, uma vez que muitos já prometeram e até agora nada foi feito.


Por MAYKON OLIVEIRA

APÓS LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA, SERRA ABRE VANTAGEM EM RELAÇÃO À DILMA

Dilma e Serra polarizam disputa. (Foto: http://www.esmaelmorais.com.br)

Em mais uma pesquisa do Datafolha, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, tem dez pontos percentuais de vantagem sobre sua principal adversária, Dilma Rousseff (PT).


Confira os números:

José Serra (PSDB) - 38%
Dilma Rousseff (PT) - 28%
Marina Silva (PV) - 10%
Ciro Gomes (PSB) - 9%


Os dados são bem diferentes da última pesquisa divulgada, na qual apontava empate técnico entre os dois principais concorrentes à Presidência da República.


Dados: Datafolha




Por MAYKON OLIVEIRA

DECISÃO DO CAMPEONATO POTIGUAR DE FUTEBOL COMEÇA NESTE SÁBADO


Em mais um confronto capital x interior, Corinthians de Caicó/RN e ABC começam a decidir hoje quem será o campeão estadual de 2010. Devido ter a melhor campanha na classificação geral, a equipe natalense tem a vantagem de decidir em casa.

A partida acontece às 20h00min e a torcida caicoense deve lotar o estádio, empurrando o time para um bom resultado. Mesmo assim, o alvinegro da capital é o grande favorito, não apenas pelo desempenho na temporada, mas por toda a história e a força de sua camisa.

O primeiro jogo da final foi antecipado para hoje, tendo em vista a concorrência com os clássicos regionais, que serão transmitidos neste domingo pela TV aberta.


Por MAYKON OLIVEIRA

CÚPULA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ESTEVE REUNIDA NESSA SEMANA

Na última quinta-feira (15), a cúpula da administração municipal esteve reunida aqui em Caraúbas/RN. No encontro, que durou um bom tempo, foram abordados vários assuntos de ordem administrativa.

Com exceção do secretário Municipal de Educação, professor Ivanildo Fernandes (que foi representando por uma das subsecretárias), os demais secretários estiveram presentes. Além de discutir algumas ações como o corte de gastos, número excessivo de funcionários em cada uma das Pastas, entre outros, também foi abordada a questão da nomeação de Ediberton Morais, que assume o comando da Secretaria de Políticas do Campo e Meio Ambiente.

Por se tratar de uma reunião "fechada", a imprensa não teve maiores detalhes.


Por MAYKON OLIVEIRA

GOVERNO DO ESTADO ABRE VAGAS PARA CONCURSO ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional de Caraúbas/RN, receberá mais profissionais com a realização deste concurso.

A partir da próxima segunda (19), a Secretaria de Saúde do nosso estado estará abrindo concurso para o preenchimento de 2450 vagas para candidatos de nível médio e superior. Os interessados poderão fazer sua inscrição através do site www.funcab.org até o próximo dia 4 de maio. As taxas cobradas são R$ 60,00 ensino médio e R$ 95,00 ensino superior.

As vagas da região Oeste serão distribuídas entre as cidades de Mossoró, Apodi e Caraúbas. Em caso de mais informações ligar para os telefones: 3082-7177 / 3315-3451 ou 3315-3464 além de ainda poder acessar o site www.funcab.org.


Por LEYSSON CARLOS

MAIS UMA ESCOLA CARAUBENSE GANHA ESPAÇO NA WEB

(Foto:inspsonline)

Depois de algumas escolas caraubenses criarem os seus respectivos blogs, agora é a vez do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ter um espaço na web.

O blog "inspsonline" traz várias informações sobre a história de 21 anos da escola, além de fotos e depoimentos de alunos, ex-alunos, pais e funcionários.

Confira: www.inspsonline.blogspot.com


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

PDE/Escola

Na tarde desta sexta-feira, aconteceu uma importante reunião na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira. O encontro reuniu o Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), alguns pais, funcionários e representantes dos alunos. O professor Vicente de Paula, gestor da instituição, conduziu os trabalhos e fez alguns repasses.


Acampamento

O Grupo de Escoteiros Pedro Maia Filho, no âmbito das atividades inerentes à Semana do Escoteiro, realiza neste final de semana um acampamento no sítio Belém. Até este domingo, o grupo realizará uma série de atividades naquela propriedade rural.


"Arrastão"

Informações que chegaram à nossa equipe, dizem respeito à insegurança está tomando conta de algumas comunidades da zona rural de Caraúbas/RN. Segundo o relato de um popular, uma pequena propriedade localizada no sítio Sabe-Muito foi assaltada. Vários pertences do proprietário, que reside aqui na cidade, foram levados. Tal caso não é nenhuma novidade, pois problemas como esse já acontecem há um bom tempo.



Por MAYKON OLIVEIRA

GRUPO DE CARAUBENSES SE MOBILIZA PARA FAZER AS PROVAS DO CONCURSO DE CAICÓ/RN.

(Foto:google imagens)

Acontecerá neste domingo (18), a aplicação das provas referentes ao Concurso Público do município de Caicó/RN. De acordo com o edital, o Certame visa o preenchimento de mais de 800 vagas de nível fundamental, médio e superior.

Um grupo de caraubenses está se mobilizando para a realização do exame, que ocorrerá em vários pontos da cidade seridoense. Segundo informações, duas ou mais caravanas devem sair de Caraúbas, na manhã de domingo.

Após o adiamento ocorrido no mês passado, o Concurso foi agendado para outra data.


Por MAYKON OLIVEIRA

16 de abril de 2010

GRUPO DE ESCOTEIROS DE CARAÚBAS/RN DESENVOLVE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Escoteiros realizarão várias atividades até o dia 23 deste mês.

O escotismo é uma prática bastante importante, seja pelo civismo, pela aquisição de valores morais e/ou pelo exercício da cidadania. Ele foi introduzido no Brasil em 1910, por intermédio de alguns marinheiros e oficiais da Marinha Brasileira, que estiveram na Inglaterra e trouxeram consigo uniformes e o interesse de semear o movimento escoteiro no Brasil. No dia 14 de junho do corrente ano, foi oficialmente fundado no Rio de Janeiro, o Centro de Boys Scouts do Brasil.

Aqui no município de Caraúbas/RN, temos o Grupo de Escoteiros Pedro Maia Filho, que há várias décadas vem desenvolvendo um excelente trabalho junto aos jovens caraubenses. Desde a manhã desta sexta-feira, o grupos deu início a uma programação alusiva à Semana do Escoteiro, comemorada de 16 a 23 de abril.

Além do Hasteamento das Bandeiras, no Marco do Centenário, outras atividades estão previstas para ocorrerem durante esse período, como por exemplo, o resgate dos momentos cívicos nas escolas e uma amostra de acampamento, que acontecerá ao lado do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.


Por MAYKON OLIVEIRA

DESATANDO OS "NÓS" DA POLÍTICA...

(Imagem:historiadordasmassas.blogspot.com)

Apesar de terem oficializado as pré-candidaturas apenas nos últimos dias, os dois principais candidatos à Presidância da República já "caíram em campo" na tentativa de resolverem problemas e conseguir mais aliados nos Estados.

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, enfrenta sérios problemas na montagem do seu palanque em 15 Estados. Para se ter uma ideia da importância, eles que abrigam 63% do eleitorado. E alguns são muito sérios, como é o caso da Bahia e do Pará.

Se isso não bastasse, nessas unidades da federação José Serra (PSDB), seu maior rival , já tem palanques prontos. Por outro lado está enfrentando problemas em Santa Catarina e no Distrito Federal. O PSDB deverá ter candidatos próprios em 15 Estados e garantia de aliança em 24.


Por MAYKON OLIVEIRA

COPA DA ÁFRICA DO SUL 2010: ABERTURA, SEMIFINAIS E A GRANDE FINAL TIVERAM INGRESSOS ESGOTADOS EM APENAS UM DIA.

Torcedor que consegui ingresso comemora.
(FOTO:G1)


Quem comprou, comprou, quem não comprou não compra mais, é isso mesmo os ingressos para a abertura, as duas semifinais e também os da grande final da copa do mundo de 2010 (África do Sul) já foram todos vendidos. A FIFA informou que em apenas um dia os 100 mil ingressos se esgotaram em todos os pontos de vendas credenciados, desse total 90% foram adquiridos por torcedores sul-africanos.

Longas filas, pessoas passando mal, protesto e até morte vem marcado a tentativo dos africanos de conseguir ingressos para assistir aos jogos do mundial, se não bastasse todos esses transtornos ontem (15) o sistema de vendas online apresentou problemas.

Apesar de tudo em Junho quando a bola rolar todos esses problemas serão águas passadas e a torcida vai acompanhar a maior competição do futebol do mundo.


Por: RICHARLLES ALVES

JUVENTUDE SOCIALISTA SE REÚNE EM APODI/RN NESTE FINAL DE SEMANA


Começa amanhã em Apodi/RN a 15ª edição do Congresso da União da Juventude Socialista. O evento, que contará com a presença de várias lideranças políticas, se estenderá até domingo com palestras, debates e outras atividades.

Já confirmaram presença os pré-candidatos Carlos Eduardo Alves (PDT), que almeja o Governo do Estado, o pré-candidato ao Senado Sávio Hackradt (PC do B) e o "Filho da Região" e pré-candidato a deputado estadual, Flaviano Monteiro (PC do B).

De Caraúbas/RN ainda não temos notícia se alguma comitiva de jovens participará do Congresso. Porém, a informação que nos chegou até o presente momento é que uma das grandes lideranças do PC do B aqui no município, o vereador Dr. Varela, está articulando a presença de alguns caraubenses.


Por MAYKON OLIVEIRA

POSSÍVEL INTERESSE DO AMÉRICA/RN EM SANDRO JÁ REPERCUTE NA IMPRENSA POTIGUAR

Atleta é um dos ídolos da torcida do ABC (Imagem:tribunadonorte).

Bastou surgirem os rumores de que o América/RN tinha interesse em contratar o meia Sandro que a notícia se propagou de forma bastante rápida. A princípio, a informação foi negada pelo jogador, em sua página oficial.

Mesmo assim, a informação repercutiu na imprensa potiguar. Muitos jornalistas e blogueiros defendem com o veemência a contratação de Sandro, que é um dos ídolos recentes do ABC, maior rival do "Mecão".

Vamos aguardar o desencadeamento dos fatos.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONVITE IMPORTANTE



Por MAYKON OLIVEIRA

VEREADOR ÉDSON MORAES PEDE LICENÇA DA CÂMARA DE VEREADORES

Édson Moraes (PTB), pede afastamento de seus trabalhos como vereador.

Na tarde de ontem (15), aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara de vereadores de Caraúbas. Na oportunidade o vereador e ex-secretário de Política do Campo e Meio Ambiente Edson Moraes (PTB), deu entrada em seu pedido de licença do legislativo caraubense.

O pedido de "Pelé" foi encaminhado para a comissão de Legislação, Justiça e Redação. Após ser avaliada e a comissão dar o parecer, o documento será encaminhado para que a mesa diretora da casa aprecie o pedido de licença do vereador.

A licença tem duração de 90 dias e quem reassumirá a vaga deixada pelo edil será o segundo suplente da coligação "nossa força é nosso povo", Francisco de Assis de Melo Varela (Pc do B).


Clique (para ampliar) e veja o documento, solicitando a licença da Câmara de Vereadores.




Por LEYSSON CARLOS

EQUIPE DO FLAMENGO VEM SENDO ALVO CONSTANTE DE MAU COMPORTAMENTO DE SEUS PRINCIPAIS ÍDOLOS.

Imagem: G1

O clima na equipe do flamengo não está nada bom para o jogo de domingo contra o Botafogo válido pela final da Taça Rio. Nas últimas semanas a equipe vem sendo destaque, mas não da forma que o seu torcedor queria, isso porque alguns dos seus principais jogadores vêm se envolvendo em episódios nada comuns a jogadores de futebol e tendo seus rendimentos em campo prejudicados.

A bola da vez foi a confusão envolvendo o meia Sérvio Petkovic e o goleiro Bruno que se desentenderam no intervalo do jogo entre Universidad Católica 2 x 0 Flamengo pela 8ª rodada da Libertadores.

No vestiário com os ânimos alterados Bruno acusou o meia de não se empenhar no jogo,
o clima ficou tão tenso que o goleiro tentou agredir Pet com um soco tendo esse acertado de raspão o colega de equipe, a confusão só não foi maior porque os outros jogadores contiveram o goleiro rubro-negro.

FINAL TAÇA RIO

Para o jogo de domingo contra o Botafogo, o rubro-negro espera contar com Adriano em campo. O jogo acontecerá as 16h no Maracanã


Por: RICHARLLES ALVES

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"


A volta da tradicional Retreta

Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio" se apresentando em praça pública.

Na noite da última sexta-feira do mês de março, muitos caraubenses contemplaram a volta de um evento bastante tradicional: a Retreta. Há anos que esse tipo de concerto, que ocorre em locais públicos, não acontecia em Caraúbas/RN.

Graças a uma iniciativa do senhor Cassiano Fernandes e do Maestro Toinho Sales, na última sexta-feira de cada mês os populares poderão acompanhar a apresentação da Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio", em plena Praça Reinaldo Pimenta.

No próximo dia 30 tem mais, e a expectativa é de que seja um momento de alegria das centenas de pessoas que prestigiam um evento importante que, em outrora, era uma das grandes atrações para a população local.


Por MAYKON OLIVEIRA

PRÉDIO DO CONSELHO TUTELAR GANHA IDENTIFICAÇÃO

Entidade funciona num prédio, no Centro da cidade.

No ano passado, o Conselho Tutelar Ezequiel Filho, do Município de Caraúbas/RN, mudou o seu local de funcionamento. Há mais de um ano, os Conselheiros estão atendendo em um prédio, próximo a Escola Estadual Antônio Carlos e da Praça Alfredo Fernandes, no Centro, mas que ainda não tinha identificação.

Conversando com alguns Conselheiros, fomos informados de que a identificação seria colocada. Visitando a unidade na manhã de ontem, pudemos perceber que os trabalhos já estavam em andamento, faltando concluir apenas alguns poucos detalhes.

Já estava mais do que na hora de se colocarem a identificação, pois o Conselho Tutelar é uma entidade importante e é interessante que a sociedade caraubense saiba onde a mesma se localiza.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Cobrança

Os estudantes caraubenses que se deslocam diariamente para a cidade de Mossoró/RN terão que pagar a quantia de R$ 10,00 por mês. De acordo com uma universitária, todos deverão pagar o valor, que será repassado aos motoristas. Apesar de estar no início de semestre para muitos, a medida já está causando polêmica pois vários estudantes se recusam a pagar.


IPI Reduzido

Os caraubenses que estão interessados em comprar materias de construção tiveram uma boa notícia nesta quinta-feira. Em virtude da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os materiais de construção continuarão a ter desconto no imposto até dezembro. A prorrogação do desconto foi anunciada ontem pelo ministro da Fazenda.


Repercussão

Repercutiu em vários veículos de comunicação de Caraúbas/RN e região, a lista daqueles que receberão Comendas e Títulos de "Cidadão Caraubense". Jornais, blogs e outros meios de informação, divulgaram os nomes e os respectivos parlamentares que fizeram as indicações.


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAUBENSES SE ENTUSIASMAM COM A CHEGADA DE MAIS UMA OPERADORA DE TELEFONIA MÓVEL

Populares lotam loja no Centro da cidade.

Durante todo o dia de ontem (15) foi grande a movimentação no Centro da cidade, sobretudo na loja Arthur Celular. Com o funcionamento da operadora Vivo, várias promoções foram lançadas e a população foi conferir de perto.

Centenas de populares adquiriram o chip e passaram a usufruir dos serviços de uma das operadoras que mais crescem no país. Até o final da tarde, as equipes da loja e da própria Vivo ainda estavam apresentando a proposta de trabalho e vendendo bastante.

Esperamos que os serviços sejam realmente satisfatórios, pois algumas operadoras de telefonia móvel que funcionam aqui no município, de uns tempos para cá estão deixando a desejar.


Por MAYKON OLIVEIRA

PROJETO VISA AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO EM 2011

(Imagem:http://www.doceshop.com.br)

O Projeto da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011, que foi encaminhado nesta quinta-feira ao Congresso Nacional, prevê que o salário mínimo para o próximo ano seja de R$ 535,91 – o valor atual é de R$ 501,00. O projeto é otimista em relação ao crescimento na economia, mas cauteloso em relação aos juros, por causa da necessidade de controle da inflação.


A expectativa é que nos próximos três anos o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) seja da ordem de 5,5%. Em 2011, 2012 e 2013 a taxa de inflação esperada é de 4,5%. Já a taxa de juros (Selic) deverá se situar em 8,75% para os três anos, segundo dados constantes da página eletrônica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ainda em relação ao salário mínimo, o projeto faz previsão para os anos de 2012 e 2013, com valores de R$ 588,94 e 649,29, respectivamente.


Fonte: Agência Senado


Por MAYKON OLIVEIRA

15 de abril de 2010

NO PRÓXIMO MÊS TEM MICARETA NA REGIÃO

(Imagem: Divulgação)

No mês de maio, a cidade de Umarizal/RN é só festa. Mais uma vez, será realizada uma das maiores micaretas do interior do Estado, fato que deve atrair milhares de foliões.

O evento, denominado de Umarizal Fest 2010 terá várias atrações, dentre as quais destacamos: Chicabana (07); Babado Novo (08); e Inala (09).


Por MAYKON OLIVEIRA

GRUPO DE ACADÊMICOS DA UNP/MOSSORÓ REALIZA TRABALHO NA "CASA DO ANCIÃO"

A caraubense Valkerlânia de Almeida integra o grupo. (Foto: Cedida)

Um grupo de acadêmicos do 4º Período do Curso de Administração da Universidade Potiguar (UNP) da cidade de Mossoró/RN, está realizando um grande trabalho. Trata-se de um estudo sobre a Casa do Ancião "Rita Fernandes de Souza", localizada na cidade de Areia Branca/RN. Dentre os integrantes da equipe temos a caraubense Valkerlânia de Almeida, que nos repassou detalhes a respeito.

De acordo com a jovem universitária, o intuito é divulgar o belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição, que tem como objetivo acolher pessoas idosas oriundas de famílias carentes e/ou sem condições de cuidar da mesmas.

Em contato com o blog, Valkerlânia fez questão de afirmar que exemplos como este devem ser seguidos e que é importante que a sociedade colabore. "O nosso trabalho é de grande importância. Temos que divulgar as boas ações que são realizadas em meio a esse mundo tão violento onde a humildade quase não existe mais", destacou.

O trabalho de pesquisa foi coordenado professor Neto Bezerra, que ministra a disciplina Sistema Integrado de Gestão. Além da caraubense, o grupo é formado pelos acadêmicos Carla Janerlândia, Jankleyton Borges , Francisco Édno e Stephanie Munique.


Por MAYKON OLIVEIRA

INSCRIÇÕES DO DESAFIO SEBRAE SE ENCERRAM NESTA QUINTA-FEIRA

(Imagem: Divulgação)

Termina nesta quinta-feira (23h59min), o período de inscrições para o Desafio SEBRAE 2010. Os estudantes universitários que pretendem participar, precisam formar uma equipe, pagar a taxa de inscrição R$ 30,00 e cumprir o regulamento.

O Desafio Sebrae é uma espécie de jogo virtual que simula o cotidiano de uma empresa. Durante um período de seis meses, as equipes inscritas testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar o coletivo.

As equipes devem ter no mínimo três e no máximo cinco integrantes. Até a manhã de hoje, mais de 2.000 universitários potiguares já haviam efetuado a inscrição. A competição é composta por cinco fases: classificatória, semi-final e final estaduais; e semi-final e final nacionais.

Para maiores informações, acessem: www.desafio.sebrae.com.br


Por MAYKON OLIVEIRA

SUBSECRETÁRIAS DE EDUCAÇÃO PARTICIPARAM DE REUNIÃO SOBRE O PDE/ESCOLA

As professoras Vânia e "Tetê", ao lado de Reiko Nishimura Guerra, Técnica da Secretaria Estadual de Educação. (Foto:Cedida)

Nessa quarta-feira (14) as professoras Vânia Praxedes e Terezinha Gurgel, que são as subsecretárias Administrativa e Pedagógica, respectivamente, da Pasta da Educação no município de Caraúbas/RN, estiveram em Apodi/RN participando de uma reunião sobre o PDE/Escola.

Além das caraubenses, de representantes de outros municípios e da equipe da 13ª DIRED, quem esteve presente foi a Técnica da Secretaria Estadual da Educação e Cultura, Reiko Nishimura Guerra. Na ocasião foram feitas várias orientações acerca desse Plano tão importante.

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) tem como objetivo a melhoria da Educação Básica, em todas as suas etapas.


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAÚBAS/RN: OPERADORA VIVO COMEÇA A FUNCIONAR

Operadora Vivo já está em pleno funcionamento.

Após alguns meses de espera, a Operadora Vivo começou a funcionar na cidade de Caraúbas/RN. Na manhã de hoje foi organizada uma "blitz" no Centro, mais precisamente em frente a loja Arthur Celular.


Os serviços já estão em pleno funcionamento e os clientes já podem aquirir o seu chip ou modem.

Muitos caraubenses aguardavam com ansiedade o funcionamento de mais uma operadora de telefonia móvel, uma vez que o município já contava com as operadoras Tim, Claro e Oi.

Caraubenses foram conferir as promoções.


Por MAYKON OLIVEIRA

SEM NOME OFICIALIZADO, MOVIMENTOS SOCIAIS ALMEJAM INDICAÇÃO PARA A SECRETARIA DE POLÍTICAS DO CAMPO.

Adriano Clementino reivindicou que secretário fosse indicado pelos movimentos sociais.

Com todos somos sabedores, desde o último dia 7 deste mês foi indicado o nome de Ediberton Moraes, irmão do líder político "Pelé" para ocupar o cargo de Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente do município. Não sabemos ainda o que aconteceu, mas Ediberton ainda não foi oficialmente nomeado.

Sabendo disso no último dia 10, mais de 91 representantes de associações rurais se reunirão em mais um encontro do Fórum das Associações, que tem como coordenador Adriano Clementino. No decorrer dos debates surge então a necessidade de se realizar uma reunião entre os movimento sociais e o prefeito Ademar Ferreira (PSB), tudo isso para discutir as questões do corte de terra, campanha contra a febre aftosa, seguro safra e a possível indicação de um nome para assumir a pasta de Política do Campo e Meio Ambiente em nossa cidade.

Então já no dia 12, foi realizada a reunião que contou com a presença do prefeito Ademar Ferreira (PSB), seu vice Alcivan Viana (PMDB), O Secretário de Finanças Patrício Rogério, Adriano Clementino coordenador do fórum, Ivanildo Pessoa Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas, além de vários outras lideranças de nossa cidade.

No decorrer do encontro os pontos foram sendo acertados até chegar a vez do debate em torno da indicação do secretário que ainda não esta nomeado. Segundo Adriano, tudo ficou certo para ser definido até a próxima sexta (16), que é quando a administração dará a resposta da reivindicação dos movimentos sociais.

Durante a reunião não foi explanado nenhum nome, o que se sabe é que essa pessoa já seria de dentro a administração, mais que só será revelado o postulante ao cargo dependendo de como o prefeito irá conduzia a negociação. "Já temos o nome em mente, é uma pessoa ligada ao governo, mais só falaremos dependendo de como vai continuar a negociação com a administração", finalizou Adriano.


Por LEYSSON CARLOS

ACIDENTE FAZ MAIS UMA VÍTIMA, NAS PROXIMIDADES DA CIDADE DE CARAÚBAS/RN

Policiais cobriram o corpo, até a chegada da equipe do ITEP.

Na manhã desta quinta-feira, um acidente ocorrido na RN-117 (sentido Caraúbas/Olho D'água do Borges), nas proximidades da cidade de Caraúbas/RN, vitimou um senhor conhecido como "Manezão" Duarte.

Há pouco tempo atrás, fomos até o local para acompanhar o que havia acontecido. A moto que o senhor pilotava colidiu na traseira de um caminhão Placa HYZ 1990, de Maracanaú/CE, e ele veio a óbito na hora. O corpo está coberto, esperando a chegada da equipe do ITEP.

Placa do veículo.

As 09h00min, o corpo ainda se encontrava no local. Em virtude da grande quantidade de curiosos, a polícia está acompanhando tudo, temendo que novos acidentes aconteçam, sobretudo em virtude do grande movimento de populares na rodovia.

Centenas de populares foram até o local do acidente.


Por MAYKON OLIVEIRA

UNIDADE DO "CRAS" DO BAIRRO LEANDRO BEZERRA SERÁ ENTREGUE NO PRÓXIMO SÁBADO (17).

O bairro Leandro Bezerra, o mais populoso da cidade de Caraúbas/RN, receberá mais um benefício.

Desta feita, o local será agraciado com uma Unidade de Referência de Assistência Social (CRAS), que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar.

Esta será a segunda unidade do "Cras" instalada em Caraúbas. O município já conta um "Cras", que fica localizada no Centro da cidade.


PROGRAMAÇÃO (SÁBADO 17/04)

MANHÃ

- 08:00 horas - Sede do CRAS (Rua Cristina de Brito Guerra, 53).

Mobilização e Café com Jovens do Programa PROJOVEM ADOLESCENTE.

- 09:00 horas - Panfletagem no Bairro (casa a casa).

TARDE

- 15:00 horas - Palestra como senhor Gercino Saraiva Maia - Secretário Estadual do Trabalho e Assistência Social.

* Tema: "A importância da atuação do CRAS".
* Público Alvo: Famílias Beneficiadas, Técnicos da Secretaria Municipal e Convidados.

- 16:00 horas - Solenidade de Inauguração

* Público Alvo: Presença de Populares, Autoridades Municipais e Estaduais.
* Atividades: Ato Ecumênico - Benção das Instalações do CRAS.
* Palavra das autoridades
* Ato Inaugural
* Abertura Oficial com a Banda de Música Municipal "Maestro Joaquim Amâncio".


SEGUNDO JÁCOME

7500 MUDAS DE CAJUEIRO SERÃO DISTRIBUIDAS EM CARAÚBAS/RN

Emater de Caraúbas/RN irá distribuir cerca de 7.500 mudas de cajueiro.

Em uma parceria realizada entre a Emater de Caraúbas e a prefeitura Municipal, cerca de 7500 mudas de cajueiro anão precoce serão distribuídas no dia de hoje (15).

Com essa distribuição cerca de 75 produtores e produtoras das comunidades de Galho do Angico, Miranda, Defuntos, Nova Morada 2, Recanto, Pedra 2 e PA. Ursulina, serão beneficiados.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Emater, Saulo Samuel, na próxima sexta-feira (16), acontecerá uma oficina na comunidade de Miranda. O evento terá a participação do Engenheiro Agrônomo da Emater de Mossoró, José Roberval, e terá objetivo de capacitar os agricultores para o plantio da mudas.


Por LEYSSON CARLOS

DISPUTAS PELA X COPA GIAN FERNANDES CONTINUAM ACONTECENDO

Equipes do futsal feminino se enfrentando, num jogo de muitos gols.

Seguem a pleno vapor as disputas dos jogos do futsal válidos pela 10ª edição da Copa Gian Fernandes. Desde a noite da última segunda-feira (12), dezenas de atletas lutando bastante, na briga pelo título em suas respectivas categorias.

Várias escolas caraubenses estão participando da competição, que está dividida nas seguintes categorias: Fraldinha, Pré-mirim, Mirim e Infantil.

Os jogos acontecem na Quadra Municipal de Esportes José Ricardo.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

No batente!

Quem já está trabalhando junto com os demais Conselheiros Tutelares do município de Caraúbas/RN é o professor Francélio Brito. O jovem, que ficou na suplência, está ocupando a função na entidade em virtude das férias de um outro Conselheiro. Desejamos muita sorte nessa árdua tarefa.


Prêmio de "consolação"

A CBF divulgou na tarde de ontem que o São Paulo é o primeiro clube pentacampeão brasileiro e, por isso, ficará com a chamada "Taça das Bolinhas". A decisão é uma espécie de prêmio de "consolação", pois o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, trava grandes duelos com a direção do time paulista. Inclusive o estádio de futebol do clube está cotado para não ter jogos da Copa do Mundo de 2014.


Vacinação

Em virtude da pouca quantidade de pessoas que procuraram as unidades de saúde para tomarem a vacina contra a gripe H1N1, alguns profissionais aproveitaram este espaço para convocar os caraubense com idades entre 20 e 29 anos para serem imunizados. Segundo informações, menos de um terço daqueles que estão aptos foram vacinados.



Por MAYKON OLIVEIRA

PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA, ADEREM AO TWITTER


Em pleno ano eleitoral, uma novidade promete ajudar bastante os pré-candidatos, em especial os que lutam pela Presidência da República. Os principais nomes já estão inseridos numa das maiores "febres" da atualidade: o Twitter.

No domingo passado a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) decidiu aderir ao microblog. Ela partiu atrás em relação aos seus concorrentes, como é o caso de José Serra (PSDB) que já tem mais 190 mil seguidores, de Ciro Gomes (PSB), que tem mais de 11 mil seguidores e de Marina Silva (PV), com quase 20 mil seguidores.


Por MAYKON OLIVEIRA

INTERNET RUIM COLOCA O BRASIL NO 61º LUGAR EM RANKING

Em um ranking divulgado recentemente no Fórum Econômico Mundial, foram apontados os melhores e os piores países quando o assunto são as condições de uso da internet.

Apesar de estar se desenvolvendo e de possuir milhões de pessoas conectadas, o Brasil ocupa uma modesta 61ª colocação.

Confira a lista dos melhores e dos piores:


Os 10 Melhores:

1º. Suécia
2º. Cingapura
3º. Dinamarca
4º. Suíça
5º. Estados Unidos
6º. Finlândia
7º. Canadá
8º. Hong Kong
9º. Holanda
10º. Noruega
(61º. Brasil)

Os 10 Piores:

1º. Chade
2º. Zimbábue
3º. Bolívia
4º. Timor-Leste
5º. Burundi
6º. Camarões
7º. Paraguai
8º. Suriname
9º. Nicarágua
10º. Nepal

Fonte: World Economic Forum


Por MAYKON OLIVEIRA

14 de abril de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

O amigo leitor vai acompanhar nas próximas postagens, mais informações sobre as disputas na 10ª edição da Copa Gian Fernandes.

Também traremos com exclusividade a matéria sobre um belo trabalho que está sendo desenvolvido por um grupo de alunos da UNP/Mossoró e que conta com a participação de uma caraubense.

Além disso, divulgaremos qual é o grande benefício, que foi garantido através de uma parceria, e que será destinado a dezenas de produtores rurais do município de Caraúbas/RN.

Não deixem de acompanhar essas e outras notícias, nas próximas publicações.


Por MAYKON OLIVEIRA

PROVA OBJETIVA DO CONCURSO PÚBLICO DA UERN SERÁ REALIZADA NA UNP.

Sede da UNP em Mossoró (Foto: panoramio.com).

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) informa que a prova objetiva do Concurso Público, para Agente Técnico Administrativo (nível médio) e para Técnico de Nível Superior, será realizada nas instalações da Universidade Potiguar (UnP), em Mossoró, no dia 25 de abril de 2010, às 8 horas (horário local), e terá a duração de 4 horas.

Serão utilizados os dois prédios da UnP. Todos os candidatos que solicitaram atendimento especial farão a prova no Prédio 1. O campus da UnP está localizado na Avenida João da Escóssia, s/nº - Nova Betânia, Mossoró/RN.


SEGUNDO JÁCOME

UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO COMEÇA A FUNCIONAR EM AGOSTO


Unidade será importantíssima para o desenvolvimento do município.

A Unidade de Beneficiamento de Pescado existente nas proximidades da zona urbana de Caraúbas/RN deve iniciar atividades no mês de agosto. O espaço é resultado de uma parceria envolvendo os governos, estadual, federal e municipal. Ao todo, serão totalizados mais R$ 3,5 milhões em investimentos, que irão gerar cerca de 70 empregos em caráter direto, e aproximadamente 1000, indiretos.

A área de abrangência do projeto, ultrapassa os limites caraubenses, chegando a beneficiar pessoas em 17 municípios da região, uma vez que terá a capacidade de beneficiar cinco toneladas de pescado por dia. Além dos pescadores da Colônia Z-49, muitos outros serão auxiliados com o funcionamento do terminal.

Montagem de vários equipamentos já foi concluída.

Outro ponto que devemos destacar é a fábrica de gelo, que funcionará no andar superior, num pequeno espaço construído para acomodar as máquinas. O gelo produzido será do tipo "escama", que é mais resistente sobretudo para conservar peixes e bebidas em grande quantidade. A expectativa é de que sejam produzidas cerca de 50 toneladas por dia. A atividade é mais uma alternativa para a geração de emprego e renda.


Por MAYKON OLIVEIRA

MUNICÍPIOS QUE NÃO ASSINAREM TERMO DO MEC, NÃO RECEBERÃO LIVRO DIDÁTICO EM 2011

(Imagem:http://www.pco.org.br)

A partir deste ano, secretarias municipais e estaduais que quiserem receber as obras que são distribuídas pelo PNDL (Programa Nacional do Livro Didático), do MEC (Ministério da Educação), terão que firmar um termo de adesão.

O prazo termina em 31 de maio e até esta terça-feira 2.237 secretarias tinham enviado o pedido ao ministério – pouco menos de 50% do total. Quem não formalizar o pedido não recebe os livros didáticos em 2011.

Até o ano passado, todas as escolas da rede pública recebiam o material, que era comprado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Em alguns casos, as redes de ensino podem optar por adquirir os livros didáticos de sua preferência.


Com informações da Agência Brasil


Por MAYKON OLIVEIRA

DE VOLTA À NORMALIDADE...

Já estava achando estranho um político ficar tanto tempo preso, sobretudo em se tratando de Brasil. Pois é amigos leitores, o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o famoso "homem do panetone" e do dinheiro não sei aonde, já está solto.

(Imagem: nanihumor.blogspot.com)

É assim mesmo. Viva a liberdade, ao Brasil e rumo ao hexa!


Por MAYKON OLIVEIRA

"APAGÕES" CAUSARAM TRANSTORNOS AOS CARAUBENSES, NA NOITE DE ONTEM (13)

No começo da noite de ontem (13) os moradores da cidade de Caraúbas/RN sofreram com os "apagões" que aconteceram. Por se tratar de um horário em que as pessoas estão se deslocando para a escola e/ou voltando do trabalho, alguns transtornos foram causados.

O primeiro "apagão" foi bastante curioso, pois algumas residências tinham energia normalmente, enquanto que em outras, os moradores sequer podiam acender uma lâmpada. Após cerca de 20 minutos a situação voltou ao normal, porém, pouco tempo depois o problema se repetiu.

Com uma certa rapidez, a companhia responsável pela distribuição de energia solucionou a problemática.


Por MAYKON OLIVEIRA

MAIS DE 16 MIL INSCRITOS NO CONCURSO DA CAERN; CONFIRA CONCORRÊNCIA.


Um total de 16497 pessoas se inscreveram para o concurso público da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O número de inscritos foi divulgado nesta segunda-feira (12) pela Fundação Getúlio Vargas, organizadora do certame.

Clique aqui e confira a concorrência completa!

O cargo que teve o maior número de candidatos inscritos foi o de agente administrativo para as unidades de Natal. Outro cargo com grande número de inscritos foi o de nível superior para administrador, com 698 candidatos.

O concurso vai selecionar candidatos para cadastro reserva nos níveis médio, médio-técnico e superior em 22 áreas de atuação. Além da tão sonhada estabilidade no emprego, o salário é tentador: R$3.652,00, acrescido de vale-alimentação, vale-transporte, assistência médica e participação nos resultados.


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR


SEGUNDO JÁCOME

EX-VEREADOR FELIPENSE RECEBE CUMPRIMENTOS NO DIA DE HOJE

Joel Canela é um dos grandes colaboradores do nosso blog, aqui na região.

Quem já está recebendo os cumprimentos desde as primeiras horas desta quarta-feira é o amigo Joel Canela. Com um jeito dinâmico de apresentar, o radialista acaba atraindo inúmeros ouvintes. Noticiando fatos nacionais, regionais e locais, o apresentador abre espaço para a participação popular, nas discussões das temáticas abordadas em seu programa de rádio.

Após ficar afastado por um longo período, o Bacharel em Direito voltou a fazer uma das coisas que mais gosta, usar os microfones e interagir com a sociedade através do programa "Comunidade em Debate", que é veículado pela FM Liberdade 104,9, da comunidade de Santana. O mesmo é apresentado aos sábados, das 12 às 13h e conta com uma grande audiência em toda a região.

Vereador durante 04 mandatos, atualmente, Joel Canela é presidente do partido DEM, no município de Felipe Guerra/RN. Também, é diretor da Rádio Comunitária FM Liberdade e está se especializando em Direito Eleitoral e Processual.

Em nome de todos os que integram este blog, faço uso deste espaço com o intuito de parabenizar um dos nossos grandes colaboradores aqui na região.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAVIMENTAÇÃO DA RUA PEDRO CÂMARA ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO.

Rua Pedro Câmara.

O Bairro Leandro Bezerra, o mais populoso da cidade de Caraúbas/RN, está sendo beneficiado com a pavimentação de 05 (cinco) ruas.

O "calçamento" foi iniciado com o prolongamento da pavimentação na Pedro Câmara.

Prefeito Ademar e o secretário Paulo Éverton foram acompanhar os trabalhos.

Na tarde de ontem (13), o prefeito local, Ademar Ferreira (PSB), e o secretário de obras, Paulo Everton, esteviveram acompanhando os trabalhos no bairro.

Na oportunidade, eles receberam o agradecimento de vários populares da rua Pedro Câmara, cuja pavimentação está praticamente concluída.

Em seguida, Ademar e Paulo Éverton observaram o início das obras de "calçamento" da rua José Aderson Gomes, também do bairro Leandro Bezerra.


SEGUNDO JÁCOME

FUNCIONÁRIO FICA PRESO EM ELEVADOR DA CENTRAL DO CIDADÃO DE CARAÚBAS/RN

Elevador para e funcionário fica preso.

Na manhã de ontem (13), uma fato chamou a atenção de funcionários e populares que se encontravam na área interna e externa da Central do Cidadão de Caraúbas/RN.

Na ocasião um dos supervisores da unidade de atendimento, utilizou do elevador para acompanhar alguns usuários até o andar inferior do prédio. Na volta para o andar superior, o elevador deu uma pausa de alguns segundos no meio do caminho, mas posteriormente continuou seu trajeto, já perto de chegar ao seu destino, ele provavelmente sofreu uma pane elétrica e parou de vez, deixando o funcionário preso em seu interior.

O ocupante passou alguns minutos preso e só conseguiu sair por uma passagem muitos estreita e com a ajuda de seus colegas que trabalham naquela unidade de atendimento.

O funcionário foi retirado por esse pequeno espaço.

Após o acontecido, a gerencia que estava na responsabilidade de Uigna Gurgel, imediatamente informou o fato a coordenação do programa para que todas as medidas fossem tomadas e o problema solucionado o quanto antes.

O correto seria que o equipamento fosse substituído por um novo, já que por solicitação da gerência da unidade, o elevador já foi consertado inúmeras vezes, mas sempre volta a apresentar defeitos.

Então vamos aguardar para que essa problemática seja resolvida definitivamente na Central do Cidadão de nossa cidade, pois a população precisa dos serviços desta unidade e muitos que utilizam esses serviços são idosos e precisam utilizar o elevador com segurança.


Por LEYSSON CARLOS

ATIVIDADES NA QUADRA MUNICIPAL JOSÉ RICARDO SERÃO PARALISADAS PARCIALMENTE

Um palco será construído nas proximidades da quadra e da Praça de Eventos.

Em virtude do início das obras de construção de um palco para a Praça de Eventos. O mesmo será construído nas proximidades da Quadra Municipal de Esporte José Ricardo

Conversando recentemente com o subsecretário de Esportes, Leca Gurgel, pudemos obter algumas informações. "As atividades aqui na quadra não ficarão paralisadas totalmente. Como uma equipe de trabalhadores vai dar início a construção, foi solicitado que não houvesse nenhuma movimentação de outras pessoas nas proximidades, sobretudo durante o dia, que é o período em que eles trabalham. Durante a noite os cidadãos poderão utilizá-la normalmente", afirmou

Leca ainda pediu a compreensão de todos e destacou que anúncios serão realizados, quando a data da interdição estiver definida.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES