5 de setembro de 2009

TEMPO REAL: FINAIS DO FUTSAL NO JESEP

Neste momento (18h35min) estão acontecendo as finais da modalidade Futsal, da 1ª edição dos Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESEP). Um grande público lota as dependências da Quadra de Esportes José Ricardo.

As disputas estão muito acirradas, e as torcidas empurram as equipes rumo ao título em suas respectivas categorias.

Nas próximas postagens, traremos todas as informações acerca do maior evento esportivo estudantil do nosso município.


Por MAYKON OLIVEIRA, SEGUNDO JÁCOME E RICHARLLES ALVES

PRESSÃO E RIVALIDADE: ARGENTINA E BRASIL DUELAM EM ROSÁRIO


Logo mais, a partir das 21h30 (horário de Brasília), no estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, a seleção brasileira pode manter a liderança das Eliminatórias e, praticamente, garantir a sua classificação para a Copa de 2010. Para isso, o time de Dunga ainda terá que vencer a Argentina, naquele que é concebido como o maior clássico do futebol mundial.

O atual momento das duas seleções é bastante distinto. Enquanto o Brasil é o líder, os argentinos ocupam uma modesta 4ª colocação, com chances reais de disputar a repescagem, caso terminem o certame em 5º lugar.

Para os caraubenses que pretendem assistir a partida, é interessante informar que a mesma será transmitida ao vivo por duas Tv's abertas, a Globo e a Band.

Sem dúvidas, milhões de torcedores estarão acompanhando esse clássico, não apenas em território brasileiro ou no dos nossos "hermanos", mas no mundo inteiro.



Por MAYKON OLIVEIRA

ATLETAS JÁ COMEMORAM TÍTULOS NOS JOGOS ESCOLARES

Troféus e medalhas foram entregues aos campeões.

Hoje pela manhã, as disputas foram intensas pelas finais do I JESEP. Aconteceram jogos em três modalidades, nas diferentes categorias. Veja as imagens e os resultados das equipes campeãs 2009.

A E.E. Antônio Carlos, que venceu a E.M. Josué de Oliveira por 5 x 1, na final do Handebol Feminino Sub-13.


Após a conquista dos JERN'S, a equipe da Sebastião Gurgel venceu a E.E. Antônio Carlos por 9 x 6, e foi campeã, no Handebol Sub-15.


O Secretário Leca Gurgel, entregando o Troféu à Atleta Cathísia, da E.E. Sebastião Gurgel.


A E.E. Maria Sílvia dominou o Voleibol, faturando o título e o vice, na categoria Sub-15. As campeãs posam ao lado do treinador Paulinho.


Os professores, Paulinho e João Marcolino, acompanhando o time vice-campeão, que mesmo sendo Mirim, chegou à final na categoria Infantil.


A equipe do E.E. Antônio Carlos fez 2 x 1 na E.M. Francisco de Paula Pessoa, da comunidade de Cachoeira, e sagrou-se campeã no Futsal Sub-15.


Após o empate de 1 x 1, as meninas venceram a E.E. Maria Sílvia nas penalidades, por 2 x 0, na final do Futsal Sub-13.


O Secretário Leca Gurgel, entregando as medalhas a dupla formada por João Targino e Giliarde, da E.E. Sebastião Gurgel, que venceu o Vôlei de Duplas.

Também receberam medalhas os atletas vice-campeões, no Handebol, Futsal Feminino, Vôleibol e Vôlei de Duplas, em todas as categorias. Daqui a pouco, teremos as finais do Futsal Masculino.



Por MAYKON OLIVEIRA, RICHARLLES ALVES E SEGUNDO JÁCOME

SOB CONTROLE?

Essa o Ministro da Saúde não pode deixar de ler...

O site da CNN, coloca o Brasil como líder no número de mortes pela gripe H1N1.

Depois de aparecer várias vezes na TV dizendo que a tal da gripe suína estava sob controle, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deve está um pouco arrependido de suas palavras. Entre as manchetes do site da CNN hoje está a notícia de que o Brasil é o país no mundo com mais casos de mortes pela gripe. Os dados foram fornecidos pelo Ministério da Saúde.

A página da emissora ainda destaca que 657 mortes foram confirmadas pelo gripe H1N1 e 7.569 novos casos foram registrados de 25 a 29 de agosto. Segundo o ministério, o número de casos, no entanto, tem diminuído nas últimas três semanas.

Mesmo assim, será que alguém acredita que está tudo sob controle?


Por MAYKON OLIVEIRA

PÓLO DA UAB JÁ É REALIDADE NO "SERTÃO DAS CARAUBEIRAS"

Pólo da UAB/Caraúbas foi inaugurado oficialmente.

Foi realizado na noite de ontem, a solenidade de inauguração do Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funcionará em nosso município. A mesma contou com a participação de várias autoridades, alunos, educadores, representantes do IFRN, líderes sindicais, secretários, e os mais diversos segmentos da sociedade. Também prestigiaram o ato, representantes das igrejas, além dos vereadores Vinícius Amorim, Hamilton Bezerra, Josean Amorim e Assis Batista.

Público lotou o auditório da Escola Municipal Josué de Oliveira.

Na ocasião, algumas autoridades foram convidadas a compor a Mesa, para dar início ao ato solene. Dentre as quais destacamos: Ademar Ferreira e Alcivan Viana (gestores do município); Ivanildo Fernandes (Secretário do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto); Erivaldo Cabral de Silva (Chefe do Departamento de Educação à Distância do IFRN); Assis Batista (Presidente da Câmara de Vereadores); Marcos Roberto Fernandes (Coordenador do Pólo da UAB/Caraúbas); Wilton Firmino (Tutor do Pólo da UAB/Caraúbas); e Jovanildo Fernandes (Coordenador do NAESC/UERN).

Autoridades que fizeram parte da Mesa.

Em seguida, o jornalista Chico Costa (que conduziu o cerimonial) facultou a palavra à Mesa. Alguns dos integrantes se pronunciaram e destacaram a importância da instalação do Pólo "Sertão das Caraubeiras", tanto para o município de Caraúbas, quanto para a região. "É essa a atitude. a participação de todos é muito importante. A prefeitura investiu, o Governo Federal investiu, o IFRN investiu, e é fundamental que vocês concluam os cursos de Pós-Graduação", disse Cabral.

Erivaldo Cabral de Silva, que é Chefe do Departamento de Educação à Distância do IFRN.


O Coordenador Marcos Roberto também falou sobre a importância da UAB/Caraúbas.

Após os pronunciamentos, aconteceu o descerramento da placa oficial, que marca a concretização do projeto e a inauguração do Pólo da UAB, em Caraúbas. O ato contou com a participação do prefeito Ademar, do Coordenador Marcos Roberto, do Secretário Ivanildo e de Erivaldo Cabral, Chefe do Departamento de Educação à Distância do IFRN.

Autoridades realizando o ato de descerramento da placa.


Autoridades posam para a imprensa.

Ao som do músico Severino Noronha, foi servido um coquetel aos presentes. Posteriormente, os 118 estudantes dos cursos de Pós-Graduação, participaram da aula inaugural, ministrada pela equipe do IFRN.

Alunos participaram da aula inaugural.

Confira nas próximas postagens, mais detalhes desse evento, muito importante para história do nosso município.


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

FINAIS DO I JESEP SERÃO DISPUTADAS HOJE

Durante boa parte do dia de hoje, serão realizadas as finais de todas as modalidades dos Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESEP).

Confira os confrontos:

Manhã

08h00- Handebol Sub-13 - A Carlos x E.M. Josué de Oliveira
08h40min -Handebol Sub-15 - A. Carlos x Sebastião Gurgel
09h30min- Voleibol Sub-15 - M. Sílvia (Inf) x M. Sílvia (Mir)
10h15min- Futsal Feminino Sub-13 - M. Sílvia x A. Carlos
10h45min- Futsal Feminino Sub-15 - A. Carlos x Cachoeira


Tarde e Noite

16h00min- Futsal Masculino Sub-09 - Êxito x M. Sílvia
16h40min- Futsal Masculino Sub-11 - M. Sílvia x Jons Gurgel
17h30min- Futsal Masculino Sub-13- A. Carlos x E. M. Josué de Oliveira
18h20min- Futsal Masculino Sub-15- L. Gurgel x A. Carlos

19h00min- Jogo das Estrelas

19h50min- Futsal Masculino Sub-18 - L. Gurgel x Sebastião Gurgel


O blog já está fazendo toda a cobertura das finais e trará todas as informações.


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

O CARAUBENSE GOSTA MUITO DO ESPORTE

Público acompanhou todos os dias da competição.

Quem está acompanhando os Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESEP), com certeza tem observado a presença marcante do público, em quase todas as partidas. Tal situação, só vem a ratificar o quanto o caraubense gosta de esporte.

Ontem à tarde, a Quadra de Esporte José Ricardo já tinha um bom público, para acompanhar as semifinais do futsal feminino. O mesmo aconteceu pela manhã. Porém, uma das coisas que mais nos chamou a atenção, foi a maciça presença do público no jogo da última quinta-feira (3), entre as equipes juvenis das escolas Josué de Oliveira e Antônio Carlos. O jogo, foi decidido nas penalidades máximas e só acabou por volta das 23h45min. Mesmo assim, o público ainda estava presente.

Desse modo, torna-se cada vez mais perceptível o quanto a população do nosso município é adepta da boa prática desportiva. Quando são realizados eventos esportivos, seja na zona urbana ou nas comunidades rurais, o comparecimento é sempre muito bom. Sem dúvidas, com mais praças esportivas de qualidade, esse público se tornará ainda maior.



Por MAYKON OLIVEIRA


RÁPIDAS


Cursos Profissionalizantes

Tiveram prosseguimento durante toda essa semana, os cursos de Eletricista Industrial e Predial, que estão sendo oferecidos através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social, a Câmara Municipal e o SENAI. As aulas foram ministradas na unidade móvel, situada ao lado da Escola Municipal Josué de Oliveira, e contaram com a presença de dezenas de caraubenses.


Enquete

A enquete realizada pelo blog está chegando à reta final. A sondagem foi uma sugestão da professora Antonete Silva, que nos enviou uma solicitação para fazermos uma pesquisa de opinião, para saber se os nossos leitores votariam (ou não), no deputado federal Henrique Alves, para governador em 2010, caso ele fosse apoiado pela base aliada do governo Lula. Não deixe de participar! Até o presente momento, a sondagem já é uma daquelas que contou com a maior participação popular.


Feira das Profissões

Na noite de ontem, os alunos do 8º e do 9º Ano do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tiveram a oportunidade de participar da Feira das Profissões. O evento, é resultado de um trabalho produzido pelo GEO/Mossoró, e contou com a presença de centenas de visitantes. Em cada espaço, são mostrados aspectos característicos de vários ofícios, desde os mais antigos até aqueles que exigem grande qualificação.


Por MAYKON OLIVEIRA

TODO FINAL DE SEMANA, É ASSIM...


Desse jeito não dá! É zombar muito da nossa cara!

Nós, pobres usuários do provedor Brisanet, sofremos mais uma vez com a falta de compromisso e a conseqüente impossibilidade de se conectar a grande rede.

Tal situação já foi vivenciada (de novo) durante o final de semana passado, pois passamos mais de 14 horas sem poder nos conectar ao mundo. De ontem para hoje, mais uma vez essa problemática se repetiu.

O chato de tudo isso é que nenhuma justificativa é apresentada. E se é, não chega à maioria dos usuários caraubenses. Porém, daqui para o dia 15 uma (in)justificativa chegará: a conta.


Por MAYKON OLIVEIRA


RESULTADOS DAS SEMIFINAIS DO I JESEP

Futsal - Sub-13 (Masc) - Semifinais

07h30min- A. Carlos 5 x 2 Mariana
08h05min- E.M. Josué de Oliveira (6) 1 x 1 (5)L. Gurgel


Futsal - Sub-11 (Masc) - Semifinais

08h40min- E.M. Josué de Oliveira 0 x 6 M. Sílvia
09h15min- Jonas Gurgel 3 x 1 Leônia Gurgel


Futsal - Sub- 09 (Masc) - Semifinais

09h50min- Êxito 3 x 2 PETI
10h15min- M. Sílvia 3 x 1 INSPS


Futsal- Sub-15 (Masc) - Semifinais

14h00min- L. Gurgel (3) 3 x 3 (2) M. Sílvia
14h35min- A. Carlos 4 x 2 Leônia Gurgel


Futsal - Sub-15 (Fem) - Semifinais

15h10min-Semifinais do Futsal Feminino Sub-15
Cachoeira 3 x 1 E.M. Josué de Oliveira
M Sílvia (3) 0 x 0 (2)A.Carlos


Futsal - Sub-13 (Fem) - Semifinais

16h20min- INSPS 0 x 1 M. Sílvia
16h55min- A. Carlos 4 x 2 AABB Comunidade


Futsal- Sub-18 (Masc) - Semifinais

17h30min- M. Sílvia 5 x 6 L. Gurgel
18h15min- Sebastião Gurgel 4 x 2 A. Carlos



Por MAYKON OLIVEIRA

4 de setembro de 2009

MEC: UM EM CADA 04 PROFESSORES SE FORMA EM CURSO RUIM

(Foto:pppg.ufma.br)

Um em cada quatro futuros professores do País se forma em cursos de má qualidade. São 71 mil alunos em 292 cursos de Pedagogia que receberam os mais baixos conceitos em avaliações do Ministério da Educação (MEC). Só 9 dos 763 avaliados tiveram nota máxima. A má formação de professores é apontada por especialistas como uma das causas da baixa qualidade do ensino - principalmente público - no Brasil. Recentemente, governos federal e do Estado de São Paulo lançaram programas para formar mais docentes em universidades de excelência e capacitar os que estão trabalhando.

A quantidade de cursos de Pedagogia ruins cresceu desde a última avaliação, em 2005. Eram 172 cursos com índices 1 e 2 no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), o que equivalia a 28,8% do total, e agora são 30,1%. A área, que forma professores, coordenadores e diretores para as escolas brasileiras, tem hoje 284 mil alunos. É a terceira graduação com o maior número de estudantes no País e a mais numerosa entre as avaliadas no ano passado.

O Brasil tem déficit de professores principalmente em áreas como biologia, física e química. Neste ano, o governo federal lançou um programa com 331 mil vagas em cursos de Licenciatura de universidades públicas para professores que já lecionam e não têm graduação ou são formados em disciplinas diferentes das que atuam. Entre os piores cursos de Pedagogia há 59 oferecidos por instituições públicas, entre elas, nove federais. A Unesp têm quatro cursos entre os melhores do País.

Fonte: MEC/Agência Estado/Jornal O Estado de São Paulo


Por MAYKON OLIVEIRA

TEMPO REAL: EQUIPES DO FUTSAL FEMININO DISPUTAM VAGAS NA FINAL

Neste momento (15h), as equipes do Futsal Feminino disputam as duas vagas na final. Isso está ocorrendo tanto na categoria Sub-13 quanto na categoria Sub-15.

Um bom público está prestigiando as partidas, incentivando as equipes, na Quadra Municipal José Ricardo.


Por MAYKON OLIVEIRA

TENTANDO REAGIR

A torcida promete incentivar o time, na luta contra o rebaixamento (Foto: oabcdista.blogspot.com)

Logo mais a partir das 21 horas, o América de Natal enfrentará o Paraná Clube, na cidade de Curitiba, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com apenas 26 pontos, ocupando uma modesta 12º colocação, o time quer vencer o jogo fora de casa, para se distanciar da zona de reabaixamento.

Amanhã, será a vez do ABC, que enfrentará o Juventude/RS, no Frasqueirão, para tentar reagir e escapar da zona da "degola". O alvinegro está numa situação delicadíssima, amargando a última colocação na competição, com apenas 18 pontos ganhos.

O blog trará as principais informações dessas partidas.


Por MAYKON OLIVEIRA

PÓLO DA UAB SERÁ INAUGURADO HOJE EM CARAÚBAS/RN.



Será inaugurado hoje em Caraúbas o Pólo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) "Sertão das Caraubeiras". A UAB tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica, possibilitando, às camadas da população que estão excluídas do processo educacional, acesso ao ensino superior.


Em Caraúbas, as aulas serão ministradas na Escola Municipal Josué de Oliveira, que já conta com um laboratório com 30 computadores e vai receber um projeto de intervenção no valor de R$ 150 mil, onde serão construídas uma sala de webconferência e uma biblioteca completa.


Inicialmente, serão ofertados cursos de especialização de Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar; Literatura e Ensino; Gestão Ambiental e Geografia do Semi-Árido. Cada curso contará com a participação de 40 alunos de toda a região, todos eles supervisionados pelos Coordenadores do IFRN e pelos tutores caraubenses.


O Coordenador do Pólo "Sertão das Caraubeiras", professor Marcos Roberto, disse que “a expectativa da Universidade Aberta do Brasil é capacitar nossos professores e demais profissionais para melhor atuar nessa área, e continuar buscando essa educação de qualidade que a gente sempre almeja. Inclusive, no final do ano já teremos vestibular com graduação em Letras, com 50 vagas para a UAB-Caraúbas, habilitação em Espanhol”.


O secretário municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, Ivanildo Fernandes, afirmou que “com a chegada de mais uma universidade, Caraúbas se credencia ainda mais como um Pólo Universitário da região oeste do estado. Já temos um núcleo reconhecidamente competente da UERN, fomos contemplados com um campus da UFERSA, que vai mudar a nossa história, e agora instalamos a UAB”.


O prefeito Ademar Ferreira (PSB) acrescentou que as conquistas na área educacional mostram que Caraúbas está avançando nesta área, e que os resultados poderão ser verificados em breve nas diversas áreas do município. “Instalamos a UAB com muita satisfação e esperamos que este Pólo enriqueça ainda mais a educação de Caraúbas e de toda a região”, concluiu.


A implementação de uma Universidade Aberta de Brasil não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior, ou cujos cursos ofertados são sejam suficientes para atender as demandas educacionais de todos os cidadãos.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PMC.


PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES