21 de novembro de 2009

PETISTAS ESCOLHERÃO OS PRESIDENTES E MEMBROS DOS DIRETÓRIOS, NESTE DOMINGO (22)

Recentemente, postulantes ao Diretório Estadual estiveram em nossa cidade.

O Partido dos Trabalhadores (PT) elegerá amanhã (22), através do voto direto dos seus filiados, os presidentes e membros dos diretórios nacional, estaduais e municipais de todo o país. A exemplo de outras partes do país, os petistas caraubenses poderão escolher os seus futuros representantes.

Com quase um milhão de filiados em todo o país, os militantes do partido terão que escolher entre seis candidatos à Presidência do Diretório Nacional: José Eduardo Cardozo, Geraldo Magela, Markus Sokol, Iriny Lopes, José Eduardo Dutra e Serge Goulart.

Na esfera estadual, a disputa deve ser bastante acirrada acirrada, uma vez que os deputados Fernando Mineiro e Fátima Bezerra, estão confiantes para a vitória do seu candidato, respectivamente, Eraldo Pereira e Olavo Ataíde. Porém, vale destacar que o mossoroense Valmir Alves também é candidato, e corre por fora.

Quanto ao Diretório Municipal de Caraúbas/RN, teremos apenas uma chapa, e ela será encabeçada pelo jovem Teófilo Fernandes (Itanildo). Muitos acreditam em um pleito tranquilo, haja vista de que não há uma chapa divergente no tocante a proposta de trabalho de Itanildo.

Itanildo (à esquerda), conta com o respaldo da maior parte da militância petista.

Esse momento é bastante importante, pois servirá para que os militantes escolham aqueles que vão conduzir os destinos de um dos maiores partidos políticos do país. Além disso, vale destacar que a eleição direta é fundamental para aproximar o povo da luta, da ideologia, enfim daquilo que o partido se propõe a desenvolver. E é essa autonomia que está fomentando o crescimento do Partido dos Trabalhadores, inclusive aqui em nosso município.

Os petistas caraubenses estarão votando na Casa de Cultura Popular Manoel do Violão, das 08 às 17hs.


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

O SOFRIMENTO DO NORDESTE NA SÉRIE B

(Imagem: Nordestebol.blogspot.com)

Faltando apenas uma rodada para o encerramento da edição 2009 do Campeonato Brasileiro da Série B, já é possível fazer um prognóstico negativo para a Região Nordeste. Três equipes foram rebaixadas e apenas uma subiu para a elite do futebol nacional.

Neste sábado, o Ceará "livrou a cara" da nossa região e garantiu o acesso ao vencer a Ponte Preta/SP, em Campinas, pelo placar de 2 x 1.

Outro que venceu foi o América/RN. Jogando em casa, a equipe suou para derrotar o Ipatinga pelo placar de 1 x 0. Mesmo assim, ainda segue ameaçada pelo fantasma do rebaixamento.

O Fortaleza, o Campinense e o ABC, já garantiram vaga na "terceirona" em 2010. Inclusive, agora a noite acontece o jogo entre esses dois últimos, só para cumprir tabela.

Com toda certeza, é muito triste observar o futebol nordestino dessa maneira. Antes, as nossas equipes impunham respeito, conseguindo inclusive títulos nacionais, como é o caso do Bahia. Porém, nos últimos anos as derrotas tem sido maiores que as vitórias e, enquanto os dirigentes ganham nome, fama e dinheiro, a torcida segue o seu sofrimento.

E olhe que não falei nem na série A.


Por MAYKON OLIVEIRA

"PELÉ" ESTEVE REUNIDO COM IBERÊ FERREIRA.

"Pelé e Iberê.

O Secretário Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Edson Moraes, mais conhecido como Pelé, esteve reunido na manhã de ontem (20), em Mossoró/RN, com o vice-governador do estado, Iberê Ferreira.

O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Mossoró foi rápido, mas serviu para que "Pelé" comunicasse ao vice-governador a sua intenção de disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Iberê falou que tinha sido informado dessa ação do secretário caraubense e que nos próximos dias iria agendar um encontro específico com "Pelé".

"Pelé" conversando com Josivan Barbosa, Reitor da UFERSA.

Na mesma Câmara de Vereadores, "Pelé" teve também um rápido encontro com o Reitor da UFERSA, Josivan Barbosa e com as deputadas, Sandra Rosado e Larissa Rosado.


SEGUNDO JÁCOME

"BOLSA CELULAR" É COISA DO PASSADO. GOVERNO DESISTE DA IDÉIA.

(Foto:http://www.mobilepedia.com.br)

Parece que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, "caiu na real". Segundo informações da grande mídia, ele desistiu de levar a frente o projeto que criaria o programa "Bolsa Celular".

Dias atrás, publicamos uma postagem que falava a respeito desse programa, que seria direcionado à população de baixa renda. Costa justificou o recuo dizendo que o programa está sendo retirado das prioridades do governo porque foi mal interpretado.

Ao anunciar a mudança de planos, ele também confimou que não haveria dinheiro público para financiar a compra de aparelhos.

Como será que iriam comprar os 11.900.000 celulares?


Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMAÇÃO DO II CONGRESSO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CARAÚBAS/RN (TARDE DO DIA 21/11)




Por MAYKON OLIVEIRA E RICHARLLES ALVES

EQUIPE DA CGU ESTARÁ EM CARAÚBAS/RN NOS PRÓXIMOS DIAS.

(Imagem: Divulgação)

Informações dão conta de que uma equipe da Controladoria Geral da União (CGU) estará chegando à Caraúbas/RN nos próximos dias. O mesmo acontecerá com inúmeros municípios do país, uma vez que os cadastros dos beneficiários do Programa Bolsa Família serão submetidos a uma avaliação.

Os técnicos da CGU deverão efetuar um levantamento a respeito da atual situação das centenas de beneficiários do Bolsa Família, tanto da cidade quanto da zona rural. Diante da constatação de irregularidades em vários locais, surgiu a necessidade de realizar essa triagem.

Correrão riscos de perder o benefício, aqueles que estiverem cadastrados e apresentarem rendas familiares ou situações sócio-econômicas consideradas pela equipe, incompatíveis com os critérios estabelecidos pelo programa e/ou apresentarem alguma irregularidade grave.



Por MAYKON OLIVEIRA

PSB ADIA EVENTO (CARAÚBAS) E ASSEGURA O DE PAU DOS FERROS.



Devido a agenda da governadora Wilma de Faria (PSB) em Natal, o seminário do PSB-RN que seria realizado neste sábado (21) em Caraúbas foi adiado para 12 de dezembro, na Câmara Municipal, às 15h.

Segundo o secretário-geral do partido, Genildo Pereira, a governadora faz questão de participar do evento em Caraúbas, por isso ele foi adiado para que Wilma de Faria possa participar do seminário em nova data.

Já o seminário semelhante, programado para Pau dos Ferros, está mantido. O evento será realizado no próximo domingo (22), na Câmara Municipal, às 8h30.

Vai reunir dirigentes do partido, parlamentares, lideranças locais e militantes visando à formação política e análise da conjuntura política local e nacional.


FONTE: Blog do Carlos Santos


SEGUNDO JÁCOME

PROGRAMAÇÃO DO II CONGRESSO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CARAÚBAS/RN (MANHÃ DO DIA 21/11)



Por RICHARLLES ALVES E MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

(in) Segurança

A questão da segurança, ou melhor, a falta dela, tem sido motivo de vários encontros, reuniões e audiências públicas em Caraúbas e em outros municípios da região. A população de várias localidades não cessa de cobrar mais ações e apoio por parte das autoridades, uma vez que os crimes continuam acontecendo de maneira considerável (para não dizer assustadora).


Dia da Consciência Negra

Ontem (20), vários municípios brasileiros realizaram uma programação inerente às comemorações pela passagem do Dia da Consciência Negra. Na Bahia, Estado que possui a maior população negra do Brasil, não poderia ficar de fora das homenagens. Apesar da data, ainda temos muito o que evoluir quando o assunto é igualdade racial, respeito e combate ao preconceito.


Decisão

Com o ABC já rebaixado, as atenções do futebol potiguar se voltam para o América/RN. O clube natalense tenta, a todo custo, se manter da Série B. Logo mais a partir das 16h10min (horário local), o "Mecão" fará um duelo decisivo contra o Ipatinga/MG. Ambos estão ameaçados pelo rebaixamento e precisam da vitória. Quem perder, deve ficar bem próximo da "terceirona" em 2010.



Por MAYKON OLIVEIRA

MAIS UM MOTIVO PARA FALAR MAL DA "ARBITRAGEM"

Sarney diz que será o "árbitro" da Reforma Administrativa do Senado.

Encerrado o prazo dado aos senadores para apresentação de sugestões à reforma administrativa do Senado, o presidente da Casa, José Sarney, disse que será o "árbitro" face aos eventuais atritos que ela suscitar. Ele informou que o Senado realizará uma sessão exclusiva para votar essa matéria.

- Eu estou me colocando numa posição de magistrado, deixando que nessa primeira fase todos tenham a oportunidade de opinar, de se manifestar. A reforma tem sido feita de maneira democrática, com largos prazos para que todos possam emitir sua opinião. Na fase final, eu quero verificar os pontos de atrito e procurar servir de árbitro nos pontos que não chegarem a consenso.

Sarney reafirmou que o projeto de reforma administrativa será votado até o fim do ano e que já combinou com todas as lideranças partidárias, inclusive as de oposição, submeter a matéria em uma sessão destinada exclusivamente a esse assunto.

- Nesse dia, só discutiremos isso. É um compromisso assumido não só com a comunidade brasileira, mas com a própria instituição.


Fonte: Agência Senado Teresa Cardoso


Por MAYKON OLIVEIRA

SERVIDORES PRESTIGIARAM A PROGRAMAÇÃO DO II CONSERPUMC NO DIA DE ONTEM (20)

Ontem pela manhã, foram iniciadas as Conferências que fazem da programação do II Congresso dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas (CONSERPUMC). Um grande número de servidores prestigiou o evento, que aconteceu durante boa parte do dia, no auditório da Escola Municipal Josué de Oliveira.

Servidores públicos lotaram o auditório.

Inicialmente, a professora Francisca Luzia (Nina), que é a atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISPUMC), saudou aos presentes, e destacou a importância da realização de um encontro desse magnitude. Depois, ela convidou a coordenadora Herculana Viana para efetuar a leitura do regimento, que foi corroborado por todos.

A presidente "Nina", abriu os trabalhos na manhã de ontem (20).

A Mesa da primeira Conferência, coordenada pela professora Maria das Dores, foi composta por outras lideranças sindicais, como o senhor Pedro Neto (Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca/RN), José Rodrigues (Presidente da CUT/RN), José Costa de Almeida (Ex-presidente do SINDSPUMC), Raimunda Soares Costa (Líder Sindical na cidade de Mossoró/RN).

Integrantes da Mesa, durante a primeira Conferência.

O ex-presidente do SINDISPUMC, José Costa de Almeida, falou a respeito do papel do dirigente, no tocante a organização do trabalho sindical. Além do papel social, ele destacou a importância do posicionamento político, como forma de garantir a democracia, porém, sem comprometer e/ou criar algum tipo de atrito com os servidores. Tal concepção foi ratificada pelo presidente da CUT/RN, o senhor José Rodrigues.

O caraubense José Costa de Almeida, falou da organização do trabalho sindical.

A programação continuou durante a tarde, com a realização de mais uma Conferência, e teve prosseguimento a noite com uma série de apresentações culturais.



Por MAYKON OLIVEIRA

20 de novembro de 2009

EMPRESA DA HERING TERÁ UNIDADE DE PRODUÇÃO EM CARAÚBAS.

Distrito Industrial de Caraúbas

A empresa CIA. Henring que se destaca na área do vestuário, objetiva centralizar facções da sua linha de produção de vestuário em malharia na terra de São Sebastião. Os resultados práticos já começaram, após firmar protocolo de intenções com uma das suas terceirizadas, a Lumer Têxtil LTDA, esta já iniciou a formação de 12 pessoas que comandarão as diversas facções (Grupos), sendo até o início de 2010, três que irão começar com 75 costureiras, devendo atingir mais de 500 empregos diretos, entre costureiras e demais profissionais envolvidos na empresa.


"Nosso sonho de geração de emprego e renda, não através da prefeitura como alguns pensam, mas através de empresas que irão investir já começa a surgir no horizonte", acredita o prefeito Ademar Ferreira.

Alguns dias atrás, esteve presente em nosso município, o responsável pela linha de produção da CIA. Hering nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, Estélio Bosquetti, que na oportunidade veio conhecer as futuras instalações da empresa em Caraúbas, localizada na Rua José de Anchieta Praxedes.

Na ocasião, o mesmo aproveitou para conversar com o prefeito Ademar Ferreira, seu Secretário de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Francisco Canidé de Freitas, a respeito do projeto de implantação da Unidade.

Segundo informações de Canidé de Freitas e Marcones Vieira (Sócio-gerente da Lumer Têxtil LTDA), a previsão para o início das atividades da companhia Hering em Caraúbas é no mês de Janeiro de 2010. Até Dezembro a capacitação e outros trâmites burocráticos deverão estar prontos.

Em abril deste ano, o Secretário de Planejamento, juntamente com alguns secretários municipais e a imprensa, visitaram a área do empreendimento e ouviram explicações do nascedouro do Programa de Desenvolvimento Econômico de Caraúbas (PRODEC).

Com a disponibilização de uma área de 44 hectares com área verde, adutora e toda uma infra-estrutura, são as ações iniciais e já articuladas com vistas a atrair parceiros interessados no PRODEC.

Vários órgãos governamentais e privados já estão interessados no PRODEC. O projeto em seu bojo, inicialmente oferecerá pelo prefeitura 7 benefícios fiscais entre outras vantagens para as empresas que quiserem se instalar em Caraúbas no Distrito Industrial, onde hoje nesta área já está edificada e pronta pra funcionar o Centro de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas e região do Médio Oeste.


Colaboração: Francisco Costa, Assessor de Comunicação da PMC



Por KAROL WOJTYLA

PRESIDENTE DA CÂMARA FAZ REQUERIMENTO PEDINDO PAREDE DE CONTENÇÃO NO POÇO DO PADRE

Presidente da câmara Francisco de Assis Batista (PSB)

Na última sessão do segundo período legislativo que aconteceu na tarde de ontem (19) o vereador e também presidente da casa Francisco de Assis Batista (PSB), apresentou um requerimento pedindo uma parede de contenção feita de concreto ao redor do cacimbão (Poço do Padre) que está localizado no distrito de São Geraldo.

O vereador justificou seu requerimento explicado que toda época de inverno quando o riacho do cumbi enche, o mesmo transborda e joga muita sujeira para dentro do poço sujando assim as águas daquele manancial. Quando o inverno passa e o nível do riacho baixa o poço está com sua água completamente poluída e a população tem que fazer todo um processo de limpeza para poder utiliza-la novamente.

Poço do padre

Vendo essa problemática o Vereador Assis Batista fez esse requerimento para que quando o riacho encha não mais suas águas sujas sejam despejadas dentro do poço pois essa parede de contenção feita de concreto impedirá o avanço das mesmas. Hoje o manancial é a única fonte de água dos populares daquela comunidade já que a água não pinga em suas torneiras e a seca castiga toda a região.

Por LEYSSON CARLOS

PROGRAMAÇÃO DO II CONGRESSO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CARAÚBAS/RN (TARDE DO DIA 20/11)



Por MAYKON OLIVEIRA E RICHARLLES ALVES

METAS FISCAIS DO EXECUTIVO MUNICIPAL SERÃO APRESENTADAS E AVALIADAS NA NOITE DE HOJE.

O Vereador Hamilton Bezerra (Bicudo), é Presidente da Comissão de Finanças.

Logo mais a partir das 19h00min, acontecerá um importante encontro na sede da Câmara Municipal de Caraúbas/RN. Na pauta de discussões, estão a apresentação e a avaliação das Metas Fiscais do Poder Executivo Municipal, referentes ao 2º Quadrimestre do ano de 2009.

O vereador Hamilton Bezerra (PR), que é o Presidente da Comissão de Finanças, enviou um convite à nossa equipe, e destacou a importância de um encontro como este, uma vez que tem a finalidade de mostrar à população caraubense, onde e como estão sendo aplicados os recursos públicos, de uma forma transparente.

Os debates, que ocorrem em torno das Metas, tomam por base o Artigo 9º, Parágrafo IV, combinado com o Artigo 48, Parágrafo Único, da Lei de Responsabilidade Fiscal.



Por MAYKON OLIVEIRA

COMANDANTE DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DO INTERIOR ESTEVE EM CARAÚBAS/RN

Dr. Osmir de Oliveira Monte vem a Caraúbas


Em virtude de vários fatos ocorridos em Caraúbas e região o delegado geral da polícia civil do estado Dr. Elias Nobre de Almeida Neto, determinou ao Delegado Especial e também comandante do policiamento do interior Dr. Osmir de Oliveira Monte, que se deslocasse até a nossa cidade para se reunir com algumas autoridades e ver de fato como estava a situação em Caraúbas/RN e região.

Dr. Osmir se reuniu com o delegado de Caraúbas/RN, DR. Dimas e com a Juíza de Direito Ilná Rosado Motta Feijão e também iria se reunir com o prefeito da cidade Ademar Ferreira mas o mesmo estava em Mossoró resolvendo questões administrativas do município. Com essas reuniões o comandante fará um relatório de como está a situação de Caraúbas e região que será apresentada a Dr. Elias Nobre.

Indagado pelo blog sobre um possível reforço no efetivo policial de Caraúbas/RN, Dr. Osmir falou que em breve a região será reforçada com mais policiais para tentar amenizar essa situação que está a cada dia deixando os moradores apavorados.

Caraúbas é uma cidade pólo e está se desenvolvendo, já tem uma UFERSA que logo irá funcionar aqui na cidade e uma Clínica que é referência em toda região. Com isso o que depender de mim estou disposto a ajudar no que for necessário para acabar com a violência aqui na cidade para que o desenvolvimento de Caraúbas e região não venha a ser afetado por esta problemática. Ressaltou o Comandante Dr. Osmir.

Dr. Osmir aproveitou a vinda a Caraúbas e visitou seu velho amigo e hoje atual gerente da Central do Cidadão de Caraúbas José Fernandes de Amorim, onde os mesmos almoçaram juntos e depois o comandante se deslocou até a cidade de Mossoró para também avaliar a situação daquela cidade.


Por LEYSSON CARLOS

TEMPO REAL: MESA DISCUTE O PAPEL DO DIRIGENTE SINDICAL

Servidores lotam o auditório da Escola Municipal Josué de Oliveira.

Neste momento (09h53min), está acontecendo o II Congresso dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - CONSERPUMC. O mesmo está sendo realizado nas dependências da Escola Municipal Josué de Oliveira.

O Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado do Rio Grande do Norte, José Rodrigues, fala sobre o Papel do Dirigente Sindical. Na oportunidade, ele destaca a força dos gestores e a necessidade de se trabalhar em conjunto, como forma da manutenção da luta e do compromisso.

José Rodrigues, Presidente da CUT/RN, fala aos servidores caraubenses.

Nas próximas postagens, traremos mais informações.


Por MAYKON OLIVEIRA

PELÉ APRESENTA SEU PROJETO A CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL NA TRIBUNA DO PODER LEGISLATIVO

Pré - Candidato a deputado estadual Edson Moraes (Pelé)

Na última sessão ordinária do segundo período legislativo que aconteceu ontem (19), O pré-candidato a deputado estadual no pleito de 2010, Edson Moraes (Pelé) utilizou da tribuna popular para fazer mais uma vez o lançamento de seu nome para apreciação popular. Antes de começar sua apresentação, Pelé recebeu uma boa noticia sobre a sua candidatura, o vereador Novinho Praxedes (PMDB), disse que tinha consultado toda sua família e que todos tinham aderido ao seu projeto.

Em suas palavras Pelé pediu o empenho de toda classe política de nossa cidade ressaltando que esse projeto não é dele mais sim da região. Também não estou impondo meu nome para Caraúbas/RN, estou o pondo a disposição para que possa ser apreciado por todos. Mais que se não for eu o candidato que seja outro, pois o que eu quero é ver a classe política de nossa cidade com um representante que brigue por caraúbas e região na Assembléia de nossa estado. Ressaltou Pelé.

Pelé ainda parabenizou o presidente da câmara pelo exelente trabalho naquela casa

O pré-candidato ainda falou que está fechando apoios importantes inclusive na grande natal e que está realmente tentando viabilizar sua candidatura a deputado estadual. "Eu sou homem de luta e sempre que entro em uma disputa não é sem chances, se eu entrar nessa briga por caraúbas e região não tenham duvidas que vou ter uma base sólida e trabalhar 24h por dia para atingir o objetivo e ser eleito para defender nosso povo na Assembléia do Estado". Finalizou Pelé.

Por LEYSSON CARLOS

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Grupo de Jovens em Busca da Liberdade.

O Grupo de Jovens em Busca da Liberdade, é uma importante entidade do bairro Leandro Bezerra. Neste ano, os participantes realizaram várias reuniões, nas quais foram discutidos assuntos ligados à reestruturação do mesmo, o desenvolvimento de projetos, e ações que venham a fortalecer a juventude da localidade.

O fundador foi o amigo Rigno Begno, no ano de 1995. No entanto, recentemente foi apresentado o novo líder do grupo, o estudante Thiago Praxedes.

Rigno Begno foi o idealizador do grupo.

Com certeza, a atuação de grupos como esse só tem a contribuir para inserir a nossa juventude, em atividades sadias, dando aos participantes, a dignidade, a responsabilidade e o prazer de ser um cidadão atuante.


Por MAYKON OLIVEIRA

ALUNOS VISITAM A CÂMARA MUNICIPAL DE CARAÚBAS

Câmara fica lotada

No dia de ontem (19), durante a 15 sessão ordinária do 2 período legislativo a Câmara Municipal de nossa cidade recebeu a visita de mais duas escolas, que foram com seus alunos visitar as dependências da casa e ver como funciona uma sessão ordinária. E já que ontem era comemorado o dia da bandeira, logo de início foi executado o hino da bandeira para abrir os trabalhos da sessão.

Alunos conhecem trabalhos do legislativo

Continuando uma série de visitas que estão sendo realizada naquela casa estiveram presentes na sessão a Escola Estadual Maria Silvia e o Êxito Colégio e Curso. Além dessas escola também compareceu a sessão a Ordem Demolay de nossa cidade, já que no calendário demolay Mundial se comemora o dia do meu governo.

Vereador Assis Batista

Na sessão os alunos tiveram a oportunidade de ver realmente como é o trabalho do vereador, o que ele faz realmente naquela câmara.o vereador e autor do projeto Assis Batista ressaltou que é uma alegria para mim ter esses alunos aqui vendo e aprendendo sobre o legislativo de nossa cidade. Quem sabe se através desse projeto na próxima campanha não sai alguns pessoas mais conscientes ou mesmo candidatos a vereadores.

Além da visita as dependências da casa o dia de ontem foi cheio para a comissão, pela manhã e a noite teve continuidade as explanações a Escola estadual Sebastião Gurgel. Escola essa que é a última da zona urbana e com o encerramento da mesma que acontecerá segunda (23), os trabalhos da comissão ainda não terá acabado e vai ser a hora de se deslocar até a zona rural.

Por LEYSSON CARLOS


PREFEITURA EFETUA PAGAMENTO, INJETANDO R$ 170 MIL NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO.

Neste dia 20, a Prefeitura de Caraúbas mesmo diante da crise financeira que assola as cidades brasileiras, estará injentando na economia local uma quantia considerável em seus diversos pagamentos, apartir de funcionários e repasses obrigatórios a Câmara Municipal e outras despesas com o custo da máquina administrativa.

"Caso não tivéssemos tomado as medidas de ajuste da folha de pagamento e outras medidas de contenção de gastos e até a redução temporária de alguns investimentos, nao estaríamos tendo condições de honrar com os nossos compromissos", destacou o prefeito Ademar Ferreira.

O prefeito lembra que em breve poderá anunciar uma série de obras e ações administrativas, que resultará em geração de emprego e renda para os caraubenses. Porém ele adverte: É preciso antes de tudo, capacitarmos nosso povo", finalizou.

Esforços estão sendo feitos para que o 13º salário seja pago na data limite como determina a legislação trabalhista. "O FUNDEB e outras conquistas do magistério estão sendo pagos em dia, enquanto outras cidades mais sufocadas pela crise não puderam fazê-lo", enfatizou Ademar.

Construção da Unidade do INSS, continuação da construção do Estádio Municipal de Futebol, anúncio da licitação para contratação de professores e funcionários do Campus da UFERSA e a construção da sua sede própria deverão acontecer entre o início do ano e até o mês de fevereiro, prevê o prefeito Ademar Ferreira.



Colaboração: Francisco Costa, Assessor de Comunicação PMC.



Por KAROL WOJTYLA

PROGRAMAÇÃO DO II CONGRESSO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CARAÚBAS/RN (MANHÃ DO DIA 20/11)



Por RICHARLLES ALVES E MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Ensino Médio

Em 2010, o município de Caraúbas/RN ganhará mais uma escola com Ensino Médio. Trata-se do Educandário Êxito Colégio e Curso, que iniciará o projeto para a instalação da 1ª Série, nesse nível de ensino. De acordo com a professora Joenilma Menezes, que é uma das gestoras da escola, a idéia é abrir espaço para a formação de uma turma para os alunos do município e de outras cidades da região.


Simulado

Amanhã (21) acontecerá mais um simulado para os alunos do 8º e do 9º Ano do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Nos últimos anos, os estudantes dessas séries são submetidos a uma prova contendo questões de praticamente todas as disciplinas. O principal objetivo, é analisar o desempenho dos alunos, e prepará-los para o Ensino Médio.


De olho...

Já não é de agora que equipes e mais equipes da região estão "de olho" em nossos atletas. Sejam no futebol ou no futsal, vários caraubenses foram e continuam sendo procurados para atuarem em competições importantes, como campeonatos municipais, copas e torneios regionais. Sem sombra de dúvidas, com um espaço adequado para treinar e apoio do setor público e da iniciativa privada, teremos possibilidade de formar grandes times, evitando assim, o êxodo de nossos atletas.


Por MAYKON OLIVEIRA

II CONGRESSO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE CARAÚBAS/RN FOI ABERTO NA NOITE DE ONTEM (19).

Foi realizada na noite de ontem (19), a abertura oficial do "II Congresso dos Servidores Públicos de Caraúbas". A solenidade aconteceu no pátio externo da Casa de Cultura Popular Manoel do Violão. Várias autoridades estaduais e municipais compareceram ao ato inicial.

Com o tema "Dirigentes Sindicais x Servidores: LUTA & COMPROMISSO", o "Congresso" se estenderá até o dia de amanhã (21). As palestras e debates serão realizados na Escola Municipal Josué de Oliveira, nos turnos, matutino e vespertino.

O "Congresso dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas", está sendo promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC.


SEGUNDO JÁCOME

CARTILHA ORIENTARÁ CONSUMIDORES SOBRE A FORMAÇÃO DE CARTÉIS

(Imagem:http://acertodecontas.blog.br)

Na semana passada, uma medida foi tomada para tentar minimizar as ações de cartéis que atuam no Brasil. Trata-se de uma cartilha, que foi organizada pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça.

O objetivo é conscientizar a população sobre o combate a cartéis na revenda de combustíveis - setor mais investigado pelo órgão, com mais de 150 processos em andamento. A publicação foi lançada no último dia 12, durante o 15º Seminário Internacional de Defesa da Concorrência, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Concorrência (IBRAC), realizado na cidade de Brasília/DF.

Apesar de grande parte da população desconhecer o termo, a formação do cartel é algo bastante comunm em nosso país. Na verdade, diz respeito a combinação de preços entre várias empresas, causando prejuízos à concorrência e ao consumidor, uma vez que os preços dos produtos são tabelados e combinados, e quem está comprando não tem uma opção mais barata.

Vamos aguardar se essa tal cartilha vai surtir algum efeito...


Por MAYKON OLIVEIRA

19 de novembro de 2009

CAVERNA DE FELIPE GUERRA/RN É MAPEADA E ESTÁ ENTRE AS PRINCIPAIS DO PAÍS.

Caverna de Trapiá (Foto: Blog Abelhudo News).

A Caverna de Trapiá, no município de Felipe Guerra, a 375 km de Natal, é a maior gruta do estado e está, agora, entre as principais do Brasil. É o que aponta um mapeamento topográfico feito pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), antigo Ibama.

Segundo o levantamento, a caverna possui 2.302 metros de projeção horizontal e 2.330 metros de desenvolvimento linear. Mas, de acordo com especialistas, sua grandeza vai além do próprio tamanho. A Trapiá é, também, a maior caverna do país em rochas do período Cretáceo (que corresponde entre 144 a 65 milhões de anos atrás).

Atualmente, há 323 cavernas cadastradas no Cecav, a maioria de pequeno e médio portes. A constatação no Rio Grande do Norte, segundo o Centro, abre a possibilidade de novas descobertas para a espeleologia brasileira. Além disso, a Trapiá está localizada em área de pouca ocupação humana e sem atividades produtivas, o que ainda a mantém preservada.


Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do Globo.com


SEGUNDO JÁCOME

DISTRITO DE SÃO GERALDO COMPLETA 46 ANOS.

Distrito de São Geraldo comemora data festiva.


Neste dia 19 a comunidade de São Geraldo distante 24 km do centro da cidade, está completando 46 anos que foi elevada à condição de Distrito. O primeiro do município criado através de Decreto-Lei do ex-prefeito, in memorian, José Nicodemos Fernandes Pimenta-Nicó-, no dia 19 de novembro de 1963.


Este Distrito Comunitário tem uma forte influência na vida política e administrativa de Caraúbas. Várias lideranças políticas, como vereador, vice-prefeito entre outras, foram oriundas daquele distrito. Como exemplo o ex-prefeito Luciano Augusto da Cruz, ex-vereador Genildo Motta, já falecido, ex-vice-prefeito Silvério Marinho da Motta, descendente de povoadores daquela localidade e que tinha residência fixa no Distrito São Geraldo.


O nome do Distrito é segundo pesquisa dos alunos e professores da Escola Estadual “Francisco Reinaldo da Costa”, devido à doação da imagem de São Geraldo à capela construída pela comunidade no ano de 1941, pelo então prefeito, já falecido, João Gurgel Guerra "Joca Guerra".


O Distrito é habitado por 228 pessoas que formam 68 famílias constituídas por 30 crianças, 61 jovens, 92 adultos e 45 idosos. Destes jovens 25 estudam, 15 concluíram o Ensino Médio, 15 concluíram ou estão concluindo o Ensino Superior e apenas 7 não concluíram o Ensino Fundamental, segundo levantamento dos que fazem a Escola Estadual da localidade.


Capela de "Nossa Senhora da Saúde", localizada no distrito de São Geraldo.


A comunidade em sua conjuntura estrutural de prédios e serviços oferecidos possui escola, com ensino infantil e fundamental, dos anos iniciais, Unidade Básica de Saúde, Mercado Público, Quadra de Esportes, totalmente restaurada, reformada e ampliada na atual administração, Igreja Católica, Igreja Evangélica, Posto de Correios, Cemitério Público, mercearias, bares é eletrificada e é servida por água encanada pelas empresas COSERN e CAERN respectivamente.


Ainda faz parte da comunidade Delegacia de Polícia, Delegacia Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Geraldo (ADCSG), Grupo de Jovens (GUJUSC), grupo de voluntariados, apostolado da Oração, grupo de liturgia e para entretenimento um bloco Carnavalesco, que a muito anima seus carnavais. A comunicação telefônica é feita através da empresa Oi, com disponibilização de orelhões e alguns poucos telefones residenciais. Em alguns locais capta-se o sinal de algumas operadoras de telefonia móvel.


Mercado Público de São Geraldo.


A base econômica da comunidade é a agricultura, a pecuária, e a extração da cera das carnaubeiras, pó isto denominado o distrito também de terra das carnaubeiras, devido os vastos carnaubais existentes. É pretensão do prefeito Ademar Ferreira da Silva (PSB) solicitar de uma empresa especializada no setor para elaborar um arrojado projeto para reativar com força total o extrativismo da cera de carnaúba.


Segundo pesquisa fornecida pelos estudantes e professores da Escola Estadual “Francisco Reinaldo da Costa”, em 1933 a comunidade de São Geraldo iniciou seu desenvolvimento, quando o Sr. Silvério Marinho casou-se e construiu uma vila de casas pelo lado esquerdo sentido sul-norte da comunidade, instalou uma pequena venda de tecidos, cereais, ferramentas e demais materiais, instalou também uma padaria com a fabricação de3 pães, bolachas e outras iguarias.


Desde então Silvério Marinho reconheceu a importância do extrativismo da cera da carnaubeira e também por sua conta construiu uma casa de prensa para extração da cera da árvore. Deste empreendimento surgiu emprego e renda aos residentes em São Geraldo e circunvizinhanças.


Escola do Distrito de São Geraldo.


Neste mesmo pensamento de desenvolver a comunidade, o Sr. Clementino Farias também construiu uma vila residencial, lado direito sentido sul-norte, após casar-se e fixar residência no pequeno lugarejo. Optou, entretanto pela criação de animais, tornando-se um dos maiores agro pecuarista na região naquela época.


Num determinado período da vida do Distrito e então próspero comerciante Silvério Marinho com sucesso no extrativismo da cera das carnaubeiras, adoeceu e fez uma promessa a Nossa Senhora da Saúde. Obtendo a graça da cura, decidiu junto aos comunitários que a santa a partir daquele momento iria ser considerada a padroeira de São Geraldo.



Caraúbas, 19 de novembro de 2009

Assessoria de Comunicação e Marketing

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES