17 de outubro de 2009

À MEIA-NOITE, TERÁ INÍCIO MAIS UM HORÁRIO DE VERÃO

Será adiantada uma hora, em Estados de três regiões (Imagem:/aplanicie.files.wordpress.com)

Daqui a pouco, a partir da meia-noite, terá início mais um horário de verão. Assim, os relógios serão adiantados em uma hora , nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Mais uma vez, nenhum Estado nordestino será atingido. Porém, todos nós temos que nos adaptar a essa realidade, sobretudo em virtude da programação da TV, que no RN vai ao ar no horário de Brasília. Dessa forma, os programas terão início sempre uma hora antes.


Por MAYKON OLIVEIRA

JOÃO SOBRINHO É REELEITO PRESIDENTE DA COLÔNIA DOS PESCADORES.

O presidente João Sobrinho (à direita), comemora ao lado do seu vice, Janiclésio Batista.

Terminou agora a pouco o pleito que reconduziu o presidente João Sobrinho ao comando da Colônia de Pescadores Z-49, do município de Caraúbas. Durante todo o dia, a movimentação foi intensa nas dependências da Casa da Cultura.

Candidatos aguardando a divulgação do resultado.

A votação foi encerrada as 17h30min e, logo em seguida, foi iniciado o processo de apuração. Após a contagem, o resultado foi divulgado oficialmente e o atual presidente foi reeleito com uma boa margem de votos em relação ao seu concorrente, "Mazinho de Dodó".

Confira o resultado final no gráfico abaixo.




Eleitores comemoram a vitória expressiva no pleito.

Logo depois do resultado, o presidente eleito concedeu entrevista à imprensa. Na oportunidade ele agradeceu aqueles que o apoiaram durante o decorrer de todo a campanha.

João Sobrinho concede entrevista ao radialista João Marcolino.


João Sobrinho ao lado de Pelé, um dos seus apoiadores.


Por MAYKON OLIVEIRA, LEYSSON CARLOS E SEGUNDO JÁCOME

PROJOVEM PROMOVE DIA DAS CRIANÇAS

Equipe do PROJOVEM

Na tarde de ontem (16), as crianças que estudam na Creche do Giselda foram presenteadas através da Secretaria Municipal de Ação Social pelo PROJOVEM, com a realização de seu dia. Várias crianças carentes que estudam na creche participaram do evento que foi coordenado pela Orientadora Profissional Maria Nazaré Fernandes Filha (Saúde).

Crianças participam de brincadeiras

Sobre a coordenação de saúde as crianças tiveram uma tarde bem diferente com a participação do palhaço Peteleco a realização de brincadeiras, entregas de lancheiras, lanches para as crianças e ainda a distribuição de vários brinquedos.

Zé preto é convidado a entregar presente no evento

Quem esteve presente no evento foi o Gerente da Central do Cidadão e liderança política José Fernandes de Amorim (Zé preto), onde o mesmo acha de fundamental importância o trabalho realizado e ainda ressalta que toda criança deve ter o direito a brincar e se divertir, pois com isso os mesmos deixam seguir outros caminhos que futuramente não serão bons nem para ele, nem para a sociedade.

Por LEYSSON CARLOS

OLHO D'ÁGUA DO MILHO É DESTAQUE NA TV OESTE

Na manhã de hoje, o repórter Wilson Oliveira, visitou o andamento das obras no Hotel e Balneário Olho D'água do Milho.

As imagens já estão disponíveis no seu canal, a TV Oeste, que é transmitido via internet.

Click e veja a matéria na íntegra:





Créditos: TV Oeste/Wilson Oliveira


Por MAYKON OLIVEIRA

APRESENTAÇÃO CULTURAL: ALUNOS DA ESCOLA LOURENÇO GURGEL RELEMBRAM MASSACRE

Estudantes fizeram uma belíssima encenação.

Ontem à noite, alguns alunos da Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira, realizaram uma bela apresentação cultural.

Devidamente caracterizados, os estudantes dos 1º Anos "A" e "B" encenaram trechos pertinentes a Guerra dos Bárbaros e ao massacre dos Mértires de Cunhaú e Uruaçú. Várias pessoas acompanhara a apresentação, inclusive de outras escolas.

O trabalho foi desenvolvido pelo professor Canindé Costa, que leciona a disciplina de Cultura do RN, naquela unidade de ensino.


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

CANDIDATO À PRESIDÊNCIA ESTADUAL DO PT, SE REUNIU COM MILITANTES CARAUBENSES.

O militante "Peninha" fez algumas colocações.

Esteve ontem em nossa cidade, o candidato à presidência estadual do PT, Olavo Ataíde. Juntamente com a sua comitiva, ele se reuniu com alguns militantes da legenda, a fim de apresentar as suas propostas. O encontro, aconteceu na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira.

Na ocasião, o candidato falou sobre a sua candidatura, a composição da chapa surgiu da necessidade de modificar o atual quadro, inerente ao comando do partido que está deixando a desejar."É preciso haver uma mudança, por isso, temos que iniciar um grande trabalho. O partido tem que se fortalecer pois o cenário político de 2010, certamente será muito complexo, aqui no estado", afirmou.

Olavo Ataíde apresentou algumas de suas propostas aos militantes.

Também, citou como uma de suas bandeiras de luta, a interiorização do partido, ressaltando que a sigla tem que se fortalecer para os pleitos vindouros. Nesse contexto, discorreu acerca da aliança com o PSB a nível estadual. Na oportunidade, ressaltou que não é o contrário a manutenção da mesma, mas atualmente não concorda com a posição do partido no governo. "Hoje, posso afirmar que essa aliança não contribuiu para o crescimento do partido, a nível estadual. Temos que ser aliados de verdade. Ter mais vez e espaço no governo", destaca.

Após as colocações efetuadas por alguns petistas caraubenses, Olavo afirmou que estará de volta aqui na cidade, no próximo sábado (24), para fazer a explanação de suas propostas para aos demais militantes. Na realidade, acontecerá um debate entre os três candidatos à presidência do PT estadual. Por essão razão estarão presentes, além de Olavo, Valmir e Eraldo Paiva.


Por SEGUNDO JÁCOME E MAYKON OLIVEIRA

TEMPO REAL: ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA COLÔNIA DE PESCADORES ESTÁ ACONTECENDO

Pescadores lotaram o auditório da Casa da Cultura Popular.

Neste momento (11h57min), tem prosseguimento a eleição que escolherá o presidente da Colônia de Pescadores Z-49, aqui do município de Caraúbas/RN.

Hoje cedo, o advogado da Federação da Pesca do RN, Vladimir Formiga, fez algumas colocações para orientar os eleitores, que se deslocaram de várias comunidades rurais.

O advogado Vladimir Formiga fez algumas explanações.

Fichas foram distribuídas para organizar a votação. Até o presente momento, tudo tem transcorrido calmamente. Os concorrentes "Mazinho de Dodó" e João Sobrinho, estão acompanhando o pleito.

O candidato "Mazinho de Dodó", no momento em que estava votando.

Nas próximas postagens, estaremos trazendo mais detalhes e o resultado final da eleição.



Por MAYKON OLIVEIRA, LEYSSON CARLOS E SEGUNDO JÁCOME

CIDADE VIZINHA GANHA MAIS UM ESPAÇO NA "BLOGOSFERA"


Recentemente, a cidade de Olho D'água do Borges/RN, ganhou mais um importante espaço na "blogosfera". Trata-se do blog do amigo Isaac Araújo.

A página pretende levar para aqueles que navegam pela grande rede, as principais notícias da região e principalmente do município.

Sempre atualizado, o blog é uma boa pedida para aqueles que querem saber o que está acontecendo em Olho D'água.

Parabéns ao amigo Isaac, pela brilhante iniciativa.

Acessem: www.isaacarawjo.blogspot.com



Por MAYKON OLIVEIRA


GALILEU CURSINHO INTENSIFICA AULÕES PARA O ENEM E PARA O VESTIBULAR


Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o Galileu Cursinho de Caraúbas está intensificando os aulões para preparar os alunos.

Conversando com João Gomes Filho, que é o diretor da unidade, já para o mês de novembro está sendo preparado um material com conteúdos específicos de cara área, para que os pré-vestibulandos possar ter uma boa preparação e venham a obter êxito nas provas.

Nos últimos anos, o Galileu conseguiu altos índices de aprovação, sobretudo no vestibular da UERN.


Por MAYKON OLIVEIRA

OBRAS DO ESTÁDIO MUNICIPAL TEM PROSSEGUIMENTO

Homens intensificam os trabalhos.

Cumprindo o papel de informar os principais fatos e notícias de Caraúbas/RN, na manhã da última quinta-feira (15), visitamos as obras do futuro estádio municipal, para verificar o andamento dos trabalhos lá realizados.

Em relação a última vez em que estivemos no local, percebemos que já houve um grande avanço, principalmente na edificação dos muros. Os alicerces já foram praticamente concluídos e as colunas de sustentação já estão sendo erguidas, para garantir a segurança daquela praça esportiva.

As colunas já estão sendo erguidas.

Nas próximas postagens, traremos mais informações.


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

EQUIPES DA SEBASTIÃO GURGEL TENTAM REPETIR BONS RESULTADOS NA ETAPA NATAL DOS JERNs.

Equipe de Handebol foi destaque na fase da competição realizada em Apodi, sedo campeã da modalidade.

Duas equipes da Escola Estadual Sebastião Gurgel disputaram a fase final-Natal da 39ª edição do JERNs (Jogos Escolares do Rio Grande do Norte), que começou ontem em Natal. A equipe de Handebol (juvenil feminino) e Vôlei de Dupla (juvenil masculino) representarão a referida escola.

Jovem treinador tem se destacado frente as equipes da E.E.S.G

As equipes são treinadas pelo jovem Dacildinho, que em seu primeiro ano como treinador já conseguiu ganhar títulos importantes com a equipe de handebol, o último deles foi à conquista do I JESEP (Jogos Escolares da Semana da Pátria). Na competição em Natal as equipes serão dirigidas pelo professor Jesualdo, o treinador Dacildinho não pode ir por motivo justo.

O JERNs esse ano contará com a participação de 13.300 alunos de 413 escolas, disputando 28 modalidades.

ALGUNS NÚMEROS DOS JERNs 2009


Rede Pública Estadual - 191 escolas inscreveram 3.639 atletas.

Rede Municipal - 109 escolas, 2.954 atletas inscritos.

Rede Federal, com 5 escolas, inscreveu 254 atletas.

Rede Privada: 108 escolas inscreveram 7.353 atletas.



Por: RICHARLLES ALVES

RÁPIDAS...

Boa repercussão

Repercute positivamente a Ação Educativa desenvolvida pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), na Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara. Os trabalhos voluntários, beneficiaram centenas de crianças, que mesmo atrasado, puderam comemorar o seu dia de uma maneira agradável. Parabéns a todos os que realizaram esse grande ato em prol das crianças do bairro Leandro Bezerra.


Projeto

Os alunos do 9º Ano do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participarão de um importante projeto, durante este final de semana em Natal O mesmo foi elaborado pelo professor Ivan Kléber, e conta com o apoio dos professores Adriano e Rugna Begna, tendo como objetivo compreender a importância histórica e econômica de alguns dos principais locais da capital do estado.


Caíndo...

Ontem a noite, o São Caetano/SP derrotou o ABC pelo placar de 3 a 0 e subiu para a sexta posição da Série B. Já o alvinegro potiguar segue na zona de rebaixamento e, com 31 pontos, já observa a 3ª Divisão bem de perto. Na próxima rodada, a equipe natalense terá uma parada duríssima pela frente, pois enfrentará o Vasco da Gama, líder do campeonato.



Por MAYKON OLIVEIRA

PEREGRINAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO 2009/2010 TERÁ INÍCIO HOJE


Hoje terá início a tradicional peregrinação da imagem de São Sebastião que como é de costume visitará várias residências de nossa cidade até voltar a sua casa dia 10 de janeiro , como ocorre todos os anos a imagem do santo padroeiro sairá da igreja matriz as 18h00 e se desloca ate a residência de dona Cleonice Maia no conjunto habitacional Nestor Fernandes.

Após a peregrinação acontecerá no local o também tradicional leilão de dona Cleonice que é oferecido pela mesma todos os anos em que a imagem a visita sua casa.

Por LEYSSON CARLOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA O "DIA D" DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando o "Dia D" da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A principal meta é vacinar os animais que ainda não receberam a imunização contra a doença, aqui na zona urbana.

Cães e gatos serão vacinados (Foto: Yandra Mara)

Essa cobertura vacinal em cães e gatos, estará acontecendo em vários municípios pertencentes a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP). Dessa forma, espera-se que a circulação do vírus da raiva canina e a transmissão da doença aos humanos seja controlada.

Os trabalhos acontecerão nas proximidades do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Centro da cidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

16 de outubro de 2009

PSDB QUER AUMENTAR EM MAIS DE 100% NÚMERO DE DIRETÓRIOS NO RN.

Rogério Marinho quer instalar 100 diretórios do PSDB no Rio Grande do Norte.

O PSDB quer dobrar o seu número de diretórios municipais até junho do próximo ano, passando dos atuais 45 para 100 deles. Para isso, a legenda tem realizado encontros regionais, como é o caso do que vai acontecer no próximo dia 31 deste mês, na cidade de Apodi, com o objetivo de reunir os tucanos do Médio e Alto Oeste potiguar.

O presidente estadual do partido, o deputado federal Rogério Marinho, diz que o esforço do PSDB também tem se voltado para a realização de novas filiações. Segundo ele, já foram feitas 5 mil delas desde que assumiu o comando da legenda.

“Só em Natal foram quase três mil filiados. É um número expressivo e isso mostra essa nova fase do partido no Rio Grande do Norte”, afirma o deputado.

Além disso, o diretório estadual já contabiliza a filiação de 49 pré-candidatos a deputado estadual para o pleito de 2010. Na opinião de Rogério, o número é significativo, tendo em vista que na eleição de 2006 o partido só teve dois candidatos a deputado estadual.


FONTE: JORNAL NOMINUTO



SEGUNDO JÁCOME

UMA IMAGEM VALE MAIS QUE ...

(charge:proseandosobrepolitica)

Se aproximando cada vez mais do pleito do ano que vem, muitos políticos já estão preocupados com a propaganda que será veiculada no rádio e na TV.

Quão bom que toda essa preocupação com a imagem não fosse restrita apenas as campanhas eleitorais. Porém, é interessante que eles tem todo o tempo do mundo para se exibirem na TV Senado. Quer dizer, mostrar projetos. Mas isso não é lá algo tão habitual.

Sabemos que o que acontece é justamente o contrário. A cada quatro anos (ou oito), aí sim os projetos se tornam evidentes.


Por MAYKON OLIVEIRA

CIDADE DE CARAÚBAS GANHARÁ MAIS UMA ÁREA DE LAZER

Está sendo construída uma nova área de lazer, aqui em nossa cidade. O empreendimento pertence ao jogador Marcão, e estará localizado nas proximidades do Centro da cidade, na via que dá acesso ao bairro Alto São Severino.

O clube está sendo contruído num espaço amplo.

O local apresenta um espaço amplo, no qual serão construídos dois mini-campos de futebol (gramados), piscinas e um espaço de entretenimento, com bar, churrascaria e salão de jogos.

Tratores já fizeram a terraplanagem.


Piscinas também serão construídas.

As obras já começaram a ser realizadas, e o proprietário está confiante, e acredita que as mesmas possam ser concluídas o mais rápido possível.


Por SEGUNDO JÁCOME E MAYKON OLIVEIRA

COMISSÃO APROVA ORÇAMENTO PARA 2010 E CALENDÁRIO DE DISCUSSÕES DO PPA

Autoridades discutindo

Na última terça (13), a Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização que tem como presidente o vereador Francisco Hamilton Bezerra (PR) se reuniu nas dependências da Câmara Municipal de Caraúbas com algumas autoridades locais. A reunião tinha como objetivo discutir e aprovar o calendário de discussão e votação do PPA e o orçamento da Câmara para 2010 onde ambos os assuntos foram aprovados e as datas para os debates do PPA e da LOA já foram marcadas e são as seguintes:

20/10/2009, Discutir orçamentos das secretarias de: Governo, Administração, Finanças, Planejamento, Procuradoria e Controladoria. As 15h00 na sala das comissões.

27/10/2009, Discutir orçamentos das secretarias de: Educação e Ação Social. As 15h00 na sala das comissões.

03/11/2009, Discutir orçamentos das secretarias de: Saúde, Políticas do Campo e Infra-Estrutura. As 15h00 na sala das comissões.

10/11/2009, Último dia para entrega das emendas ao PPA e a LOA. As 12h00 na sala das comissões.

24/11/2009, Reunião da Comissão de Finanças para apreciar o parecer da relatoria. As 15h00 na sala das comissões.

03/12/2009, Votação em Plenário do PPA. As 15h00 no Plenário da Câmara.

10/12/2009, Votação da LOA. As 15h00 no Plenário da Câmara.

Por LEYSSON CARLOS

VEREADOR JOSEAN AMORIM HOMENAGEIA A SERVIDORA DA UERN, ANTÔNIA DE FÁTIMA GUIMARÃES.

Vereador Josean Amorim.

O vereador Josean Amorim (PMDB) concedeu na sessão legislativa, realizada na última quinta-feira (15), uma Moção de Congratulação à senhora Antônia de Fátima Guimarães, que foi agraciada pela UERN com a Medalha do Mérito Administrativo.

Antônia de Fátima, licenciada em geografia, exerceu vários cargos e funções dentro da estrutura organizacional da UERN, onde trabalha, as quais sempre desempenhou com dignidade, integridade e competência; dentre os quais destacamos: Chefe do Setor de Controle Financeiro da UERN; Secretária da Faculdade de Serviço Social e Secretária da Faculdade de Educação Física. Por todos os serviços prestados e por sua competência a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no último dia 28 de Setembro, durante as comemorações de 41 anos de fundação desta instituição de ensino superior agraciou a Sra. Antônia de Fátima Guimarães com a medalha do mérito administrativo.

Antônia de Fátima foi homenageada pelo vereador Josean Amorim (Foto: Arquivo pessoal).

A moção concedida pelo nobre vereador baseia-se na ligação entre o mesmo e a família da agraciada, que tem prestado importantes serviços na UERN, contribuindo inclusive com as reivindicações dos caraubenses que precisam daquela instituição de ensino.


SEGUNDO JÁCOME

CAMPUS DO IFRN SERÁ INAUGURADO HOJE EM APODI/RN.

Imagem (Blog: Apodi BaixodoPano).


A governadora Wilma de Faria participa às 16h desta sexta-feira da inauguração de mais um campus do IFRN. O município de Apodi será contemplado com uma unidade moderna e capacitado a receber uma média de 1,2 mil alunos regulares. O investimento do Governo Federal será de R$ 5 milhões. A governadora estará acompanhada do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, do secretário de Educação, Rui Pereira e do reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha.

O Rio Grande do Norte recebe com esta nova unidade de Apodi, seis novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, mais o Núcleo Avançado da Cidade Alta (antigo Liceu Industrial), pertencente ao Campus da unidade central, localizado na Avenida Salgado Filho. Os campi de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Macau e Apodi foram inaugurados oficialmente e entregues à população pelo presidente Lula em 20 de agosto, ao lado do ministro de Educação, Fernando Haddad e da governadora Wilma de Faria.


FONTE: Jornal Tribuna do Norte



SEGUNDO JÁCOME

MORADORES ESTÃO SENDO PREJUDICADOS COM VALOR DAS CONTAS DE LUZ


Vários moradores caraubenses tiveram uma surpresa este mês quando abriram as suas contas de luz, alguns tiveram até um susto com o valor absurdo e fora da realidade no qual estava sendo cobrada sua energia, como foi um caso de uma senhora que estava desesperada e ontem procurou o PROCON nas dependências da central do cidadão de nossa cidade pois em suas contas anteriores ela pagava por volta de R$ 40,00 e na desse mês veio cobrando mais de R$ 2.000,00.

Absurdo uma coisa dessa, várias pessoas já tem dificuldade para pagar um valor real imagine um valor fora da realidade, será que agora vamos voltar ao tempo das velas e lamparinas por não ter condições financeiras de pagar uma conta de um serviço praticamente indispensável para a vida humana?

Esperamos que a empresa responsável pela distribuição energética tome alguma providência para resolver este problema, mais para aquelas pessoas que se sentirem prejudicados podem procurar o PROCON que fica localizado na central do cidadão de nossa cidade.

Por LEYSSON CARLOS

OPORTUNIDADE

O ministério Público Estadual anunciou na última quinta feira (15), que estará selecionando estagiários em diversas áreas, dentre as quais se destacam administração, pedagogia, jornalismo, sistemas de informações, engenharia da computação e arquitetura.

São 49 vagas para Natal e Mossoró. Mais informações clique no link a seguir: http://www.mp.rn.gov.br/assessoria_de_Imprensa.asp?cod=3&registro=1001&subtitulo=3





Por: RICHARLLES ALVES

REQUERIMENTO DE NOVINHO BENEFICIA IMPORTANTES RUAS DO MUNICÍPIO.

Novinho Praxades apresentou importante requerimento na Câmara.

O vereador Aílton Praxedes Fernandes (Novinho Praxedes) que presidiu a 10° sessão do segundo período legislativo da Câmara Municipal de Caraúbas requereu do poder executivo local a pavimentação de duas importantes ruas de nosso município. A primeira foi a Rua Crispim Crispiniano Neto, rua esta que fica no Conjunto Nestor Fernandes. A segunda é a Sebastiana Gurgel que esta situada no Conjunto Guido Gurgel.


Estas duas vias de Caraúbas localizam-se próximas uma da outra, no entanto seus históricos são diferentes. A Crispim Crispiniano Neto foi a única rua do Nestor Fernandes que não foi pavimentada. “Se não me engano quase todo Conjunto foi pavimentado durante a administração de Júnior Gurgel, infelizmente essa parte ficou esquecida, por isso peço aos caros colegas que aprovem esse requerimento”, afirmou Novinho durante a sessão, que ainda citou a importância desse logradouro, pois ele dá acesso direto a RN - 117.


Já a Sebastiana Gurgel é a principal rua do Guido Gurgel, porém os moradores têm reclamado muito por ela não ser pavimentada, principalmente durante as chuvas, época em que rua fica muito esburacada chegando até, em alguns setores, impedir o tráfego de veículos. “Acredito que nosso bairro é um dos que mais cresce na cidade, e todo ano acontece a mesma coisa, vem as chuvas e lama toma conta de toda extensão da rua”, afirmou Aklys Rogério morador local.


Novinho também citou a expansão do bairro como motivo urgente para que sua principal via seja pavimentada, “Caraúbas tem crescido muito nas proximidades do Guido Gurgel, por isso vejo a relevância da aprovação desse requerimento”, disse. As duas matérias foram aprovadas por unanimidade e no máximo em quinze dias seguem para o prefeito Ademar Ferreira.


Assessoria de Imprensa: (84) 8814 – 8997; tonygrandao@hotmail.com



SEGUNDO JÁCOME

DECRETO PREVÊ A CONTENÇÃO DE GASTOS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS/RN

Gestores e Secretários Municipais discutiram a implementação das medidas (Foto:Chico Costa)

Diante das dificuldades enfrentadas, muitas prefeituras potiguares decidiram optar pela contenção de gastos. Em Caraúbas não foi diferente. Em virtude do resultado apresentado no Plano de Execução Orçamentária, e diante das possibilidades de não cumprir as mets fiscais, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o prefeito Ademar Ferreira (PSB) decidiu implementar algumas medidas para manter o equilíbrio entre as receitas e despesas do município.

As medidas, que foram publicadas DECRETO Nº 023-A/09-SEG, DE 23 DE SETEMBRO,vão desde o corte nas gratificações de servidores até a limitação das diárias em hotéis, viagens, e a realização de eventos de grande envergadura, que possam causar ônus aos cofres públicos.

A expectativa é de que já no próximo ano, a situação possa melhorar."Esperamos que muits dessas medidas já possam sofrer alteração após a passagem deste ano, que tem sido por demais amargo para todos nós que estamos a frente da administração", afirmou Ademar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC



Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Ao longo dos anos, Caraúbas tem se tornado um verdadeiro "berço" de grandes artistas. No entanto, muitas vezes os próprios munícipes desconhecem todo esse potencial, valorizando bem mais aqueles que são de fora, do que os que são radicados em solo caraubense.

As fotos abaixo, mostram alguns dos muitos artistas existentes no município. A primeira, tráz um trio de forró pé-de-serra, que fez a recepção dos convidados, numa Audiência Pública que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores. Já a segunda, mostra a apresentação de uma dupla de poetas, que encantam o público com os seus versos e canções.

Trio comandado pelo sanfoneiro "Cisa".


Damião da Silva (à direita) é um dos grandes artistas caraubenses.


Por MAYKON OLIVEIRA

PROJETO DO GOVERNO PAULISTA PERMITIRÁ A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA ACESSO A INTERNET BANDA LARGA.

IMAGEM CEDIDA

Um projeto lançado ontem em São Paulo possibilitará a população de baixa renda o acesso à internet banda larga, pagando no máximo R$ 29,80. As operadoras até podem cobrar outros valores desde que não ultrapassem os R$ 29,80 do acordo firmado com o governo paulista.

O acordo prevê o barateio do custo ao acesso à grande rede, em troca as empresas receberam abatimento nos impostos incluindo o ICMS. No preço do pacote já estão inclusos o modem, a instalação e o provedor de acesso, a velocidade da conexão oscilará entre 200 Kbps e 1 Mbps.

A Telefônica divulgou que o seu serviço de internet popular terá velocidade de 250 Kbps e que o consumo será ilimitado, ou seja, o plano não cobrará taxas adicionais caso o usuário exceda a quantidade de downloads.

Bem que o projeto poderia sem copiado e posto em prática em todo o país, o que agilizaria o processo de inclusão digital no Brasil.




Por: RICHARLLES ALVES

ASSOCIAÇÃO CARAUBENSE DE RECICLAGEM, É RECONHECIDA COMO ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA

O presidente Rivaldo Fernandes apresentando o folder do projeto.

Ontem a tarde, aconteceu mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Caraúbas. Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei N° 010/2009, da autoria do vereador Paulo Brasil (PR). O mesmo trata do reconhecimento da Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental (ACRESEA), como a entidade de Utilidade Pública Municipal.

O principal objetivo da ACRESEA é desenvolver um programa de coleta seletiva e geração de renda a partir da reutilização de materiais que são produzidos aqui no município. Assim, a proposta se fundamenta na minimização dos impactos ambientais e alguns problemas sociais, uma vez que acaba gerando ocupação para dezenas de pessoas.

Todos os parlamentares presentes elogiaram a iniciativa do colega Paulo Brasil. O vereador Josean Amorim (PMDB) ressaltou que não haverá dificuldades para que o Projeto seja aprovado pelo Executivo Caraubense.

O vereador Josean Amorim parabenizou a iniciativa do colega Paulo Brasil.

O presidente da ACRESEA será Rivaldo Fernandes, liderança comunitária bastante conhecida no bairro Leandro Bezerra.



Por SEGUNDO JÁCOME, MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

BRASIL X GANA DISPUTARÃO FINAL DO MUNDIAL SUB-20 HOJE.

Imagem: Divulgação

A seleção brasileira sub-20 disputará logo mais às 15 horas, a final do mundial da categoria, evento realizado no Egito. Os garotos brasileiros enfrentaram a seleção de Gana na grande final.

Ambas as seleções tiveram jogos difíceis na fase semifinal. A seleção de Gana derrotou pelo placar de 3 x 2ª seleção da Hungria, na outra semifinal a seleção brasileira derrotou a seleção da Costa Rica por 1 x 0, num jogo bastante disputado.

O jogo da grande final terá transmissão da rede Bandeirante e também da rede globo.

BRASILEIROS CANDIDATOS A BOLA DE OURO.

Em uma lista de dez jogadores dois brasileiros estão concorrendo à bola de ouro, prêmio que será entregue ao melhor jogador do torneio. São eles: Alex Teixeira (Vasco) e Giuliano (Internacional). Os outros candidatos são: Ransford Osei e Diminic Adiyiah, (gana), Amer (Emirados Árabes), Jungwirth (Alemanha), Koman (Hungria), Koo (Coréia do Sul), Martinez (Costa Rica) e Mustacchio (Itália).



Por: RICHARLLES ALVES

RÁPIDAS...

Formar em Rede

Já está agendada para a próxima terça-feira (20), a realização de mais um Encontro de Formação do Programa Formar em Rede. O mesmo acontecerá a partir das 08 horas, na Escola Municipal Josué de Oliveira, e contará com a participação de gestores, coordenadores pedagógicos e supervisores, de várias instituições de ensino do município.


No sufoco!

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, é decisiva para as equipes potiguares. Logo mais a partir das 21 horas, a equipe do ABC jogará fora de casa contra o São Caetano/SP com o intuito de escapar da zona da degola. Já o América, enfrentará o Fortaleza amanhã a tarde. O jogo, acontecerá no Machadão e a equipe natalense quer deixar a lanterna da competição.


Reta final

A nossa enquete está chegando à reta final. Não deixe de votar e dar a sua opinião a respeito da formação de uma chapa única para as disputas das próximas eleições que escolherão os novos gestores da Escola Estadual Sebastião Gurgel. Essa prática, é muito comum em várias escolas. Muitos concordam, outros discordam! Portanto, dê a sua opinião também!



Por MAYKON OLIVEIRA

DE OLHO NO FUTURO

(Foto:criaturaabissal.blogspot.com)

No mesmo dia em que as crianças brasileiras estavam preocupadas com os presentes que iriam ganhar, as do Reino Unido "brincavam" de responder a seguinte pergunta: Como as crianças imaginam o mundo em 2020?

A questão foi colocada pelo Instituto da Propriedade Intelectual à qual os mais pequenos usaram a imaginação para responderem.

Cerca de 85.000 crianças participaram. As melhores idéias foram colocadas numa cápsula do tempo que só será aberta em 2020.


Por MAYKON OLIVEIRA

COMISSÃO APRESENTA PROJETO PEDAGOGIA DO PARLAMENTO A EDUCADORES CARAUBENSES


Na tarde de ontem (15), foi realizado o encontro com alguns educadores caraubenses para discutir alguns pontos relacionados ao Projeto Pedagogia do Parlamento, de autoria do vereador Assis Batista (PSB). O mesmo foi coordenado pela Comissão responsável pela execução da proposta e aconteceu nas dependências da Câmara Municipal.

Inicialmente, o professor Patrício Ferreira fez a explanação do projeto aos educadores e representantes das escolas Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Escola Municipal Josué de Oliveira e da Escola Estadual Sebastião Gurgel.

O principal objetivo é mostrar aos alunos o funcionamento do Legislativo Municipal, destacando a importância do vereador na sociedade. Para isso, será incentivada a participação dos mesmos nas Sessões. A princípio, eles conhecerão alguns aspectos pertinentes à Casa. Posteriormente, serão escolhidos 09 "vereadores", oriundos das escolas participantes. Eles terão a oportunidade de elaborar projetos, para que o melhor possa ser selecionado e submetido à votação na Câmara.

Serão contemplados os estudantes do 8º ano à 3ª série do Ensino Médio, tendo início com os estabelecimentos de ensino da zona urbana.



Por LEYSSON CARLOS, SEGUNDO JÁCOME E MAYKON OLIVEIRA

15 de outubro de 2009

UERN ABRE INSCRIÇÕES PARA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.

Imagem (Site da UERN).


A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) está com inscrições abertas para seleção no Mestrado em Ciência da Computação. As inscrições vão até o dia 30 de novembro.

Poderão se inscrever egressos e concluintes de cursos de graduação plena da área de Computação, Informática, Matemática, Engenharia Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica ou de Telecomunicações. As inscrições deverão ser feitas em formulário próprio assinado pelo candidato.

Maiores informações no site da UERN (www.uern.br).


SEGUNDO JÁCOME

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS.

Não percam nas próximas postagens, as principais notícias de Caraúbas e região.

Estaremos trazendo as principais informações sobre a construção do mais novo empreendimento de nossa cidade, ou seja, uma área de lazer que está sendo edificada nos arredores do Centro.

Além disso, traremos novas informações acerca da importante reunião do Projeto Pedagogia do Parlamento, como também, da criação da 1ª Associação Caraubense de Reciclagem, que foi reconhecida como orgão de Utilidade Pública, na última Sessão Legislativa.


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES