31 de janeiro de 2009

EQUIPE DO HEMOCENTRO REALIZOU COLETA DE SANGUE

Ônibus do Hemocentro.


Desde às 08 da manhã deste sábado (31/01) até o fim da tarde, a equipe do Hemocentro se encontrava em nossa cidade para fazer a coleta de sangue dos doadores.

O principal objetivo é o abastecimento do banco de sangue do município, tendo em vista a proximidade do Carnaval. Nesse período, a demanda aumenta significativamente, em virtude do grande número de ocorrências (doenças, acidentes e etc). Até às 14 horas, pouco mais de 50 pessoas já haviam feito sua doação, segundo a Dona Terezinha, uma das responsáveis pela coleta.

Além disso, o Coordenador de Saúde do município, popularmente conhecido como “Romildo de Seu Dão”, ressaltou que até o encerramento dos trabalhos, às 17 horas, a expectativa é de que mais 30 doadores iriam comparecer até o local.



Cidadão caraubense, doando sangue.



Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME


PÁROCO DE CARAÚBAS COMEMORA ANIVERSÁRIO RECEBENDO AMIGOS E AUTORIDADES

Padre Gerônimo Dantas

Hoje (31/01), o Padre Gerônimo Dantas completa mais um ano de vida. Apesar do pouco tempo à frente de nossa paróquia, ele já conquistou um grande número de admiradores em Caraúbas.

Durante toda a manhã e parte desta tarde, o pároco recebeu amigos e autoridades caraubenses, na Casa Paroquial. Dentre os que visitaram, destacamos alguns fiéis, que fazem parte do Apostolado e, também, a equipe gestora do município, representada pelo Prefeito Ademar Ferreira e o vice, Alcivan Viana e alguns secretários. Além deles, o jornalista e assessor de comunicação e marketing da Prefeitura Municipal de Caraúbas, Chico Costa, também integrava a comitiva.

Apesar da data festiva, o Padre Gerônimo faz questão de continuar o seu trabalho. Logo mais, ele celebrará duas missas na zona rural.



Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

JOGO DO PÃO FOFO SERÁ RADIADO



A partida de logo mais a noite (31/01), entre Pão Fofo de Caraúbas e a seleção de Mossoró, será transmitida via webrádio, no seguinte endereço:


Pão Fofo e Mossoró jogarão em partida válida pelas simifinais do campeonato regional de Almino Afonso. Quem vencer, se classificará para a final do torneio, que será disputada amanhã (01/02).

Amanhã você acompanhará todos os detalhes dessa semifinal, aqui no blog.

SEGUNDO JÁCOME

ENQUANTO ISSO...


no Senado Federal, tudo está muito confuso.

Extraída de documentotupiniquim.com


Todos nós sabemos que entender a política não é uma tarefa fácil e, se tratando do Brasil, com certeza essa dificuldade aumenta. Bom, tal concepção se confirma quando analisamos o atual quadro formado graças a eleição para a presidência do Senado, em que não se sabe ao certo quem é situacionista, oposicionista e/ou oportunista.

Os candidatos Tião Viana (PT-AC) e José Sarney (PMDB-AP), conseguiram dividir (leia-se esfacelar) os partidos que fazem parte da casa. O primeiro, conta com o apoio declarado do PSDB. Para quem tem memória curta (que não é o meu caso), há cerca de 14 anos, tucanos e petistas travam largas batalhas, mas... mesmo assim o apoio foi declarado essa semana, pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). E, atualmente, basta ligar a TV para perceber que os tucanos sempre "metem o bico" no governo Lula.

Enquanto isso, Sarney conta com o respaldo de partidos da base aliada do governo, como o PR, PTB e, obviamente, o PMDB. Além disso, o DEM também declarou apoio incondicional ao ex-presidente. É inegável a força desse partido, que tem a segunda maior bancada da Casa, com 14 senadores.

Portanto, caros leitores, assim fica difícil entender os rumos que a política (gem) toma em nosso país. Os jogos de interesses são muitos, a luta pela presidência das comissões, também. Assim, a eleição para um dos cargos mais importantes do Brasil se torna uma verdadeira "barganha".



Por MAYKON OLIVEIRA

PROJOVEM ADOLESCENTE BENEFICIA JOVENS NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN.


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) iniciou no ano passado a implantação do ProJovem Adolescente, que integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Na oportunidade, o município de Caraúbas/RN também foi contemplado.


Com a orientação de Ozicleide, jovens produzem um mosaico.


O ProJovem Adolescente é voltado para jovens 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e jovens vinculados ou egressos de programas e serviços da proteção social especial, como por exemplo, o de combate à exploração sexual e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Desde que inseridos nas atividades, os adolescentes recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 30,00.

Belo trabalho realizado pelos jovens, que são beneficiados pelo programa.


No município, ele é coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que possui uma equipe capacitada para o desenvolvimento de várias atividades, nos 05 Coletivos que já foram abertos desde o ano passado (há a expectativa de abertura de mais 03 coletivos).


Segundo nos repassou o professor Henderson Glênio, os cursos de capacitação eram ministrados pelos Orientadores Sociais, sendo que os principais eram: Mosaico; Mecânica; Eletricista; Corte de cabelos; Manicure; Padeiro e Confeiteiro.

Turma do ProJovem Adolescente, na Comunidade de Mirandas.



Por MAYKON OLIVEIRA


Fotos: Henderson Glênio

O MUNDO EM 10 SEGUNDOS

1. A cada 1 Segundo seis mulheres engravidam, e a metade sem desejar ou planejar;

2. A cada 2 segundos são criados três blogs no mundo;

3. A cada 3 segundos uma criança morre de fome no mundo;

4. A cada 4 segundos a empresa de segurança Sophos recebe uma amostra de programa malicioso;

5. A cada 5 segundos seis jovens começam a fumar no mundo;

6. A cada 6 segundos um motorista é multado na cidade de São Paulo;

7. A cada 7 segundos uma pessoa é diagnosticada com mal de Alzheimer no mundo;

8. A cada 8 segundos três computadores são vendidos no Brasil;

9. A cada 9 segundos uma mulher é fisicamente violentada por seu companheiro nos EUA;

10. A cada 10 segundos quatro metros quadrados são devastados da Floresta Amazônica [Corrigido].


Extraído de lista10.org


FONTES: Folha, Technorati, Chamada Contra Pobreza, Amazônia Legal, OMS, IDC, SINAP e G1.


Por MAYKON OLIVEIRA

30 de janeiro de 2009

COMISSÃO NOTIFICA APROVADOS EM CONCURSO

Canindé de Freitas, presidente da comissão.

A comissão de investigação, instaurada para apurar possíveis irregularidades, ocorridas no concurso público realizado no ano de 2008 pela administração anterior, notificou os aprovados a se defenderem no prazo de 10 dias, das denúncias de irregularidades que pairam sobre o processo seletivo.


A partir dos esclarecimentos, a comissão elaborará o seu parecer, que será encaminhado a assessoria jurídica do prefeito Ademar Ferreira, que a partir desse parecer, decidirá se pedirá ou não a anulação do concurso, junto aos órgãos competentes.


SEGUNDO JÁCOME

EQUIPE CARAUBENSE DECIDE VAGA EM ALMINO AFONSO


Amanhã (30/01), a equipe caraubense "O Pão Fofo", de propriedade dos irmãos Aklys e Neto Praxedes, decide contra o vencedor da partida entre Mossoró e Belém do Brejo do Cruz (que se enfrentarão hoje), uma vaga na grande final do Campeonato Regional, que está sendo realizado na cidade de Almino Afonso.

A equipe caraubense, jogará a semifinal, com o reforço de atletas advindos de outras cidades do Rio Grande do Norte e até do estado do Ceará.
O blog estará fazendo a cobertura total desta partida.
SEGUNDO JÁCOME

DOE SANGUE

Amanhã o ônibus do Hemocentro estará das 08 da manhã as 17 horas realizando a coleta de sangue aqui em nossa cidade, com vistas ao abastecimento do banco de sangue do município.

Todos os que são ou que desejam ser doadores, devem se dirigir até a unidade de saúde Dr. João Marinaldo de Holanda, no Centro, e fazer a sua doação.

Doe sangue! Doe vida!


Por MAYKON OLIVEIRA


VOLTA A CHOVER NO RN.

De acordo com o boletim diário das chuvas que caem no estado do Rio Grande do Norte, disponível no site da EMPARN, as precipitações voltaram a ocorrer em várias partes, nas últimas 24 horas.

Veja onde ocorreram as maiores chuvas:

MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR

Assu - 18,5 mm

MESORREGIÃO CENTRAL POTIGUAR

Caicó - 30,0 mm

MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR

Coronel Ezequiel - 35,0 mm

MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR

Montanhas - 28,2 mm


Dados disponíveis em www.emparn.rn.gov.br



Por MAYKON OLIVEIRA

GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS PODERÃO SER ESCOLHIDOS ATRAVÉS DE ELEIÇÃO DIRETA.

Foto: Extraída de escoladegestores.blogspot.com


De acordo com informações, no período de 2 a 6 de fevereiro, há a expectativa do recebimento de emendas perante à Mesa, acerca do texto substitutivo ao projeto de lei (PLS 344/07) que propõe a instituição da eleição direta para as funções de direção das escolas públicas de educação básica.


A exemplo do que ocorre nas instituições da rede estadual, as da rede municipal poderão, num futuro próximo, realizar eleições diretas para a escolha dos seus gestores. Assim, o acesso às funções de direção das escolas públicas será realizado considerando as normas do sistema de ensino.


A proposta, apresentada pela Senadora Ideli Salvatti (PT-SC), ainda destaca que antes da eleição, os postulantes ao cargo deverão comprovar aprovação em curso de capacitação em gestão educacional. Só assim, é que poderão participar da eleição direta, que é realizada dentre profissionais de educação, para mandato de no máximo dois anos, com direito a uma reeleição. Além disso, o pleito contará com a participação de toda a comunidade escolar, ou seja, por professores, funcionários, estudantes e seus responsáveis.



Por MAYKON OLIVEIRA

"BATE E ASSOPRA"

Extraída de midiaindependente.ogr


Sem dúvidas, esse é um dos ditos populares mais difundidos em todo o país. Pois bem, ao ouvir no noticiário o apelo da Organização das Nações Unidas, lançado para ajudar as vítimas na Faixa de Gaza, esse velho ditado veio logo a mente.

Ontem, o presidente da ONU, Ban Ki-Moon, ressaltou a necessidade de se arrecadar US$ 613 milhões, como forma de ajudar os "bombardeados" em Israel. O curioso nisso tudo é que tal atitude pode até parecer que a organização está preocupada com a situação encontrada nas cidades e vilas arrasadas. Mas é o contrário.

Eles querem amenizar a própria incompetência. Jamais eles se voltariam contra um fiel "aliado" no Oriente Médio. Não fizeram nada para evitar a ofensiva, agora querem fazer de tudo para "pagarem de bons samaritanos". É difícil, pois se tem uma coisa que o dinheiro não compra é a dignidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

JOVEM CARAUBENSE SE DESTACA EM PROCESSOS SELETIVOS

Igor Rafael

Dias atrás, fizemos a divulgação de alguns aprovados no processo seletivo 2009.1 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Dentre eles, tivemos um jovem de 17 anos, chamado Igor Rafael, que vem se destacando pelas sucessivas aprovações em processos seletivos de em algumas universidades do Nordeste.

Ontem, Igor recebeu mais um resultado e obteve êxito. Ele foi aprovado para o Curso de Farmácia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além disso, também já havia ficado entre os primeiros colocados para o Curso de Farmácia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e, no Curso de Biotecnologia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Ao jovem Igor Rafael, desejamos muito sucesso nessa nova empreitada. Todos nós estamos torcendo para que as vitórias continuem sendo constantes em sua vida.


Por MAYKON OLIVEIRA

29 de janeiro de 2009

ABERTO PROCESSO QUE APURARÁ SUPOSTAS IRREGULARIDADES NO CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS, REALIZADO EM 2008.

Foi aberto o processo que irá apurar as supostas irregularidades no concurso da prefeitura municipal de Caraúbas que foi realizado no inicio do ano passado pelo então prefeito Eugênio Alves. O concurso desde sua divulgação vem gerando polêmica na cidade. Muitos são os indícios de irregularidades que partem desde o processo licitatório, e vai até a divulgação da lista dos aprovados.

Aliás, a divulgação do resultado foi o que mais pesou para que fosse formada a comissão processante que deu entrada no referido processo, tendo em vista o grande número de pessoas próximas ao então prefeito Eugênio Alves aprovadas no referido concurso.

Confira mais sobre.

http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/regional2.htm

http://www.gazetadooeste.com.br/cidades2.htm


Por RICHARLLES ALVES

PÃO FOFO SE CLASSIFICA PARA FINAL DE CAMPEONATO.

Em uma partida dramática, a equipe caraubense “O pão fofo”, conseguiu desbancar a seleção de Mossoró, pelo placar de 4x3. Com o resultado o time enfrentará na grande final (que será realizada amanhã 01/02), a seleção da cidade de Catolé do Rocha.
Os gols da equipe caraubense foram marcados por: Romildo (02), João Paulo (01) e Leandro (01).

O ginásio municipal estava completamente lotado, e contou com a participação de uma grande quantidade de torcedores, que deslocaram de Caraúbas até a cidade de Almino Afonso.

A grande final acontecerá neste domingo (01/02), ás 09 horas da manhã, e será transmita pela FM Educativa de Almino Afonso, e você poderá ouvir a partir do seguinteendereço:http://www.sisdera.com/radio/webplayer.php?canal=EDUCATIVAFM104

SEGUNDO JÁCOME

PÃO FOFO SE CLASSIFICA PARA FINAL DE CAMPEONATO.



Em uma partida dramática, a equipe caraubense “O pão fofo”, conseguiu desbancar a seleção de Mossoró, pelo placar de 4x3. Com o resultado o time enfrentará na grande final (que será realizada amanhã 01/02), a seleção da cidade de Catolé do Rocha.

Os gols da equipe caraubense foram marcados por: Romildo (02), João Paulo (01) e Leandro (01).

O ginásio municipal estava completamente lotado, e contou com a participação de uma grande quantidade de torcedores, que deslocaram de Caraúbas até a cidade de Almino Afonso.

A grande final acontecerá neste domingo (01/02), ás 09 horas da manhã, e será transmita pela FM Educativa de Almino Afonso, e você poderá ouvir a partir do seguinteendereço:http://www.sisdera.com/radio/webplayer.php?canal=EDUCATIVAFM104

SEGUNDO JÁCOME

PÃO FOFO SE CLASSIFICA PARA FINAL DE CAMPEONATO.



Em uma partida dramática, a equipe caraubense “O pão fofo”, conseguiu desbancar a seleção de Mossoró, pelo placar de 4x3. Com o resultado o time enfrentará na grande final (que será realizada hoje 01/02), a seleção da cidade de Catolé do Rocha.

Os gols da equipe caraubense foram marcados por: Romildo (02), João Paulo (01) e Leandro (01).

O ginásio municipal estava completamente lotado, e contou com a participação de uma grande quantidade de torcedores, que deslocaram de Caraúbas até a cidade de Almino Afonso.

A grande final acontecerá neste domingo (01/02), ás 09 horas da manhã, e será transmita pela FM Educativa de Almino Afonso, e você poderá ouvir a partir do seguinteendereço:http://www.sisdera.com/radio/webplayer.php?canal=EDUCATIVAFM104

SEGUNDO JÁCOME

TIME CARAUBENSE VENCE, E AVANÇA AS SEMIFINAIS



A equipe caraubense, o Pão Fofo, de propriedade dos irmãos Aklys e Neto Praxedes, venceu na noite desta quarta-feira (28/01), a equipe de Apodi, pelo placar de 4x2. Com o resultado a equipe se classificou para as semifinais do campeonato regional, realizado na cidade de Almino Afonso.

Os gols do time caraubense foram marcados por: Romildo (02), Yuri (01) e Chapada (01). Nas semifinal, que será disputada no próximo sábado (30/01), o “Pão Fofo”, enfrentará o vencedor do jogo entre, Mossoró e Belém do Brejo do Cruz.

SEGUNDO JÁCOME

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA DAS NECESSIDADES DO MUNDO ATUAL.

A Educação Ambiental é um processo contínuo e bastante importante que visa possibilitar a conscientização da população, mediante o conhecimento, a reflexão crítica sobre as questões ambientais e a participação efetiva, coletiva ou individual, que possibilite a conservação dos nossos recursos naturais e que se possam tomar os devidos cuidados para proteger o meio ambiente.

Delegadas da Conferência do Meio Ambiente, da Escola Estadual Antônio Carlos. (Foto: Adeíldo Rodrigues)


Embora a enfatizada, quando foi promulgada a Constituição Federal, em 1988, a educação que tem por fim o uso racional do meio ambiente, em todos os níveis de ensino pela, até o presente observa-se que nem todos os professores se sentem preparados para assumir, com segurança, este compromisso. Neste sentido, torna-se notável a importância de se promover atividades realmente eficazes e que propiciem as pessoas, condições para que possam exercer plenamente os seus direitos e cumprir com os seus deveres, sobretudo, no que tange as questões ambientais.

Alunos do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Conferência do Meio Ambiente.


Atualmente, muito se discute os problemas e impactos existentes nos variados biomas e ecossistemas do nosso planeta. Diante disso, faz-se necessário a abertura de um amplo campo de discussões a respeito. Esse campo de debates pode ser aberto a partir do que denominamos de Educação Ambiental. Contudo, cabe aqui ressaltar que ela não está restrita, apenas, as instituições de ensino, mas, antes de tudo, corresponde a uma importante forma de exercemos nossa cidadania, principalmente no que se refere ao meio ambiente.


Por MAYKON OLIVEIRA

TV SENADO DEBATE POLÍTICA PARA O AQUÍFERO GUARANI

Área do Aquifero Guarani

O programa Diplomacia da TV Senado deste fim de semana vai debater a definição de uma política de preservação e a correta utilização do Aquífero Guarani - o maior manancial de água doce subterrânea do mundo.

Localizada na região centro-leste da América do Sul, estendendo-se por quatro países - Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina -, essa reserva subterrânea comporta um volume de água de aproximadamente 55mil Km³ e tem uma profundidade de até 1.800 metros.

Em face de uma possível falta de água potável no planeta, o Aquífero Guarani está sendo rapidamente politizado, tornando-se o controle desse recurso natural cada vez mais controverso.

O programa vai ao ar no sábado (31), às 11h30 e às 22h30, e no domingo, 1º de fevereiro, às 9h e às 17h.


FONTE: Agência Senado


Extraído de www.senado.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

ONG DESENVOLVE EXCELENTE TRABALHO EM CARAÚBAS E REGIÃO.

O Semi-Árido nordestino é o mais chuvoso e, também, o mais populoso do planeta. Em média, caem cerca de 150 bilhões de m³ de água por ano sobre essa área, mas, em virtude de uma infra-estrutura precária, só temos a capacidade de armazenar 36 bilhões, os quais são submetidos a um acentuado processo de evaporação. Isso acaba por comprometer a qualidade de vida das famílias agricultoras nos pequenos municípios e, em Caraúbas/RN, tal situação não é diferente.

Uso da "bica", para obtenção da água durante o período chuvoso.


Fragilizados pelas secas periódicas, pela falta de investimentos e pelo paternalismo dos grupos políticos dominantes, a reversão desse quadro tornou-se mais que uma necessidade. Com isso, entra em cena o trabalho de ONG’s, que acabam desempenhando um excelente papel.

Na realidade, uma das que mais se destacam em Caraúbas e região é a Diaconia. Ela é uma Organização Não Governamental, criada no ano de 1967, sendo formada por Igrejas cristãs. O principal propósito dessa organização é a busca pela valorização dos princípios de solidariedade, adquirindo um caráter educativo e mobilizador, em suas ações.

Programa de construção de cisternas de placas.


Os trabalhos da Diaconia possuem um público direcionado. Na maioria dos casos, as populações de comunidades rurais que apresentem carência é que são beneficiadas diretamente pelas ações. Na verdade, são famílias agricultoras que vivem nas chamadas “comunidades tradicionais” em que a agricultura familiar constitui a principal fonte à obtenção de renda.

Dessa forma, é através de projetos de assistência técnica, constituição de fundos solidários, financiamentos de obras (como cisternas, poços, etc.) apoio a pequenos projetos para famílias pobres, que um quadro desfavorável pode ser revertido. Contudo, temos que ressaltar que esse não é papel exclusivo de ONG’s, mas, o poder público tem (muita) responsabilidade. Para isso, é necessário que atente para a adoção de políticas menos assistencialistas e de caráter mais efetivo.

Comunidade que foi beneficiada pelo Programa de Cisternas, em Caraúbas/RN.


Por MAYKON OLIVEIRA

28 de janeiro de 2009

PARABÉNS!

Cedida por Samuel Batista

No dia de hoje, um dos grandes colunistas da região Oeste do estado, o caraubense Wandílson Ramalho comemora, em grande estilo, mais um aniversário.

Profissional competente e uma pessoa espetacular, Wandílson já fez e, certamente, continuará fazendo excelentes amizades em todo território potiguar. Além disso, ao longo dos anos, tem trabalhado para colocar Caraúbas sob os holofotes, fazendo uma excelente divulgação da "terra das caraubeiras", nas páginas de um renomado jornal.

Dessa forma, queremos parabenizar ao colunista, desejando-lhe muitas felicidades e sucesso em todos os momentos.

Parabéns, amigo!


EQUIPE CARAÚBAS HOTNEWS

PARÓQUIA TAMBÉM DISPONIBILIZA NÚMEROS

Igreja Matriz de São Sebastião

Em conversa com a imprensa, o pároco da cidade Gerônimo Dantas afirmou ainda está surpreso e satisfeito com os bons resultados, econômicos e religiosos da tradicional festa da Paróquia de São Sebastião, que é sesquicentenária. “Neste dia 31de janeiro, sábado, é o meu aniversário, portanto um dos grandes presentes já recebi, que foi o sucesso da festa da nossa Paróquia,” revelou o vigário caraubense.

Até o presente momento, segundo balancete apresentado à imprensa e aos paroquianos, a renda financeira contabiliza R$ 28.101,55. ”Acho que teremos uma surpresa agradável ao final de toda a computação dos resultados. Muitas receitas da festa ainda faltam entrar em caixa”, adiantou Pe. Gerônimo.

Alguns pontos enumerados pelo vigário da Paróquia de São Sebastião, que contribuíram para o sucesso e bate de recordes no evento este ano.

· Participação Decisiva das senhoras do Apostolado da Oração
· A instituição dos afilhados de São Sebastião, a cada noite da novena
· A dedicação e atuação direta dos caraubenses ausentes, que residem em outros estados e demais partes de todo o mundo.
· A grande “virada comemorativa” saudando a chegada do dia de São Sebastião, na madrugada do dia 19 para o dia 20, dia do santo padroeiro.
· A abertura da parte social na grande praça dos festejos com um show religioso.
· A cavalgada de São Sebastião
· Aumento de batizados, leilões, dos Caboclos e de São Sebastião.

Finalizando o Pe. Gerônimo agradeceu a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, a iniciativa privada, o comércio local e a tradicional colaboração do Café Santa Clara.

SEGUNDO JÁCOME

PREFEITURA APRESENTA NÚMEROS IMPRESSIONANTES*

Banda Aviões do Forró, recorde de público na festa.

De acordo com o principal fornecedor de alimentos e bebidas da cidade, o crescimento nas vendas esse ano foi de 15%, em relação às festas anteriores. Foram comercializados somente no local dos shows 1.600 caixas de cerveja, 600 litros de uísque e quase 6 mil garrafas de água mineral nos 11 dias de festa. Foram 30 barracas e trailers, além de mais de 100 pontos de venda na praça de alimentação, outra inovação aprovada pela população.

Em alguns bares, como o tradicional “Bar da Praça” as vendas foram ampliadas em 60%. A estimativa é que 100 mil pessoas passaram pela praça de eventos nas 11 noites, um público recorde na cidade.

Embora o público tenha sido recorde a segurança transcorreu na perfeita normalidade: de acordo com o tenente Brilhante, um dos comandantes da Segurança Pública dos festejos, "nunca em Caraúbas uma festa foi tão grande e ao mesmo tempo tão tranqüila”. Diariamente 40 policiais militares e civis, além de 30 seguranças privados contratados pela prefeitura estavam no local.

Um investimento em iluminação ofereceu ao público segurança no evento. Todas as ruas adjacentes ao evento contavam com excelente iluminação e segurança, além de estacionamentos. O resultado foi extremamente positivo.

* Informações repassadas pela prefeitura municipal.

SEGUNDO JÁCOME

PADRE SE SURPREENDE COM GRANDIOSIDADE DA FESTA

Padre Gerônimo Dantas

Pela primeira vez, dirigindo os destinos da festa do padroeiro São Sebastião, o padre Gerônimo Dantas, se mostrou surpreendido com a grandiosidade do evento, principalmente com a participação em número expressivo de caraubenses, residentes em todas as partes do Brasil.

Nesse ano uma das principais novidades da festa, foi à realização da “Cavalgada com São Sebastião”, que contou com uma grande participação popular.

Outro evento que chamou a atenção, foi o jantar oferecido aos caraubenses ausentes, que contou com a participação de 600 pessoas. Tudo supervisionado pelas lentes do competente, Gerônimo Dantas, padre e presidente da festa.

SEGUNDO JÁCOME

PREFEITURA E PARÓQUIA APRESENTAM RESULTADOS DA FESTA



Acabamos de receber os números oficiais, referentes à festa de “São Sebastião 2009”. São números impressionantes, o que comprova o crescimento da festa a cada ano.

Segundo dados apresentados pela acessória de comunicação da prefeitura, foram gerados durante o decorrer da festa, cerca de 500 postos de trabalho, e foi circulado nos onze dias, a quantia de aproximadamente R$ 500.000,00.

A acessória nos informou ainda que, a ocupação em todas as pousadas da cidade, alcançou número recorde, algumas com 100% de ocupação durante todo o evento, chegando ao pico de 100% no último fim de semana em todos os leitos da cidade.

SEGUNDO JÁCOME

CORTE DE GASTOS NO EXECUTIVO, CAUSA TEMOR EM PREFEITOS.

Foto: Extraída de portaldearaguari.blogspot.com


Na tarde de ontem (27/01) o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, anunciou o corte R$ 37,2 bilhões (R$ 22,6 bi de gastos de custeio e R$ 14,6 bi de investimentos), fato que já preocupa prefeitos em todo o Brasil.

Apelidado de "bloqueio provisório e prudencial" a medida tem como objetivo a redução de gastos com o Executivo, para 2009. A idéia é elaborar uma programação financeira com mais detalhes, baseada na arrecadação efetuada durante o primeiro semestre do ano. Assim, a expectativa é que a partir de março a situação melhore.

A preocupação no Executivo é óbvia e realmente tem sentido. Ministérios como o da Defesa e o das Cidades, tiveram uma perda significativa na "verba" que era destinada. O primeiro teve um corte de R$ 5,6 bilhões, ou seja, mais da metade do valor total, que atinge os R$ 11,1 bilhões. Já o Ministério das Cidades, que tem um orçamento de R$ 9,7 bilhões, perdeu temporariamente cerca de R$ 3,8 bilhões.


Por MAYKON OLIVEIRA

“OPERAÇÃO TAPA BURACO” CONTINUA PELAS RUAS DA CIDADE

Rua Cândido Rosendo, no Centro.

Desde os primeiros dias do mês de janeiro, a cidade de Caraúbas vem passando por algumas modificações. Uma delas diz respeito à recuperação do calçamento, em várias vias, com o intuito de reduzir ao máximo, a quantidade de buracos existentes.

A “operação tapa buraco” conta com dezenas de homens. Eles trabalham em sequência, em cada uma das ruas que possuem problemas na pavimentação. Cada trabalhador desempenha uma função específica, que vai desde o transporte do paralelepípedo até a sinalização da área que foi “ajeitada”.

Ações como essas são muito boas. Só quem anda ou trafega pelas vias de nossa cidade tem a real noção do quanto é ruim se deslocar com o grande número de buracos existentes. Além de prejudicar o trânsito, eles constituem uma séria ameaça à população, em virtude da possibilidade de causar algum tipo de acidente, tanto aos pedestres, quanto aos próprios condutores.


Por MAYKON OLIVEIRA

PROJETO NA CCT DEMOCRATIZA EXPLORAÇÃO DE VEÍCULOS DE RADIODIFUSÃO

Senadora Marisa Serrano


No que depender de projeto que tramita na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), o acesso de interessados pela exploração de serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens poderá ser ampliado. A proposta, de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), pretende democratizar o setor, proibindo parentes de atuais detentores de licenças de rádio e televisão aberta de também explorar esses serviços.

O projeto (PLS 71/08), que tem como relator o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), determina ainda que as emissoras de rádio e de televisão divulguem, por meio de pelo menos dez inserções diárias, informações sobre sua condição de concessionárias, permissionárias ou autorizadas do Poder Público.

Também em função do interesse público, Marisa Serrano diz entender que o espectro eletromagnético não pode ser objeto de apropriação por poucas famílias. Ela lembra, em defesa da proposta, que até a década passada a exploração dos veículos de grande parte da mídia no Brasil esteve concentrada nas mãos de apenas nove grupos familiares, número que caiu para cinco, com a derrocada de alguns desses grupos que deixaram de exercer o controle sobre seus antigos veículos. O projeto pretende ampliar o acesso à exploração do espectro magnético a outras pessoas ou grupos sociais.

Cristina Vidigal / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Extraído de www.senado.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

27 de janeiro de 2009

AGRADECIMENTOS

Na edição de hoje do Jornal Gazeta do Oeste, a Colunista Social Tica Soares usou parte de seu espaço, naquele veículo de comunicação, para fazer excelentes comentários acerca desse blog.

Na verdade, ficamos lisonjeados com as palavras que foram usadas, sobretudo pelo fato de sabermos que são oriundas de uma pessoa que tem o trabalho reconhecido, não apenas em Caraúbas, mas em todo o estado do Rio Grande do Norte. Sem dúvidas, isso nos honra e nos dá força para continuar, sempre procurando fazer o melhor.

Dessa forma, agradecemos à Colunista Tica Soares, pelo apoio que tem dado ao nosso espaço na web. Com certeza, a competência que ela sempre mostrou, constitui uma referência no que tange ao nosso trabalho.

Obrigado, Obrigado!



EQUIPE CARAÚBAS HOTNEWS.

NOTA DE AGRADECIMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
GABINETE DO PREFEITO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING
DA: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS

Para: Equipe que integra o Blog CARAUBAS HOTNEWS

Nota de Agradecimento

Em nome do prefeito Ademar Ferreira e do seu vice-prefeito Alcivan Viana, Administração NOSSA FORÇA É NOSSO POVO, queremos agradecer a esta jovem e talentosa equipe do já conceituado Blog, pelo trabalho isento, respeitável e responsável que vem realizando desde o início da sua atuação em Caraúbas e interior do Estado, da mesma forma através deste eterno mundo da Rede de Computadores, Internet.

Em particular queremos agradecer e parabenizar a excelente cobertura que promoveram durante estes quase 30 dias da nova administração municipal.


PARA REFLETIR

“Os estudos sobre comunicação e educação tendem a enfocar as relações e as inter-relações entre os dois campos do conhecimento, principalmente a questão da ensino-aprendizagem enquanto mediada por um processo comunicativo; da utilização de meios de comunicação na educação presencial, nas instituições de ensino; do papel da mídia no processo de educação; da educação para a recepção crítica das mensagens transmitidas através dos meios massivos, especialmente da COMUNICAÇÃO DIGITAL. Trata-se de uma linha de estudos em expansão e que tem trazido contribuições significativas para a compreensão de tais fenômenos, no entanto ainda não é suficiente compreendida e valorizada pelos educadores e comunicadores”

Caraúbas, 24 de janeiro de 2009.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Francisco Costa e Vivênio Jácome (Assessores)

Jornalistas: Vivênio Jácome e Francisco Costa

VICE-PREFEITO TEM ATUAÇÃO DESTACADA

Alcivan Viana, articulando com a deputada Fátima Bezerra.

O vice-prefeito Alcivan Viana(PMDB), tem se mostrado um excelente auxiliar do prefeito Ademar Ferreira nestes momentos iniciais da nova administração, “Nossa Força é Nosso Povo”, ao mesmo tempo em que tem se revelado um articulador político e mediador na manutenção da coesão da base aliada que elegeu o prefeito Ademar Ferreira.

Para a crítica e analistas políticos, a missão de Alcivan tem produzido bons resultados, notadamente na convivência do PT, leia-se Vereador-Secretário Ivanildo Fernandes, fiel seguidor da deputada federal Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro, com os democratas, através da Senadora Rosalba Ciarline(DEM), que após a posse do prefeito Ademar Ferreira(PSB), já esteve em visita no município de Caraúbas por dois momento, ambos tratando de assuntos pertinentes à sua atuação parlamentar no Congresso em prol da terra das caraubeiras.


SEGUNDO JÁCOME

COBRANÇA DE TAXA PREJUDICA ESTUDANTES EM APODI/RN

Nos últimos dias, uma decisão tomada pela nova administração do vizinho município de Apodi, tem causado enorme polêmica. Na verdade, todas as discussões que já aconteceram, giram em torno da cobrança de uma taxa para os universitários.

Segundo informações de alguns estudantes, a cobrança atinge (nada mais, nada menos que) cerca de R$60,00, que são pagos mensalmente pelos estudantes. Com isso, a situação piorou para muitos deles, pois trata-se de um valor alto para alguns, que não tem como pagar a quantia.

Essa problemática tem, inclusive, prejudicado o andamento das aulas no Núcleo da UERN em Caraúbas, pois grande parte dos alunos são provenientes de Apodi e, desde o fim do recesso, eles ainda não vieram.

Mas, a expectativa é de que tudo se resolva o mais rápido possível, pois os universitários não podem continuar sendo prejudicados.


Por MAYKON OLIVEIRA

FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO: UM DOS GRAVES PROBLEMAS DE CARAÚBAS/RN.

A exemplo do que acontece nos municípios existentes nos países pobres ou em desenvolvimento, a zona urbana de Caraúbas/RN também enfrenta enormes problemas, principalmente aquelas ligadas as políticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, no que corresponde a infra-estrutura urbana.

O acesso ao bom saneamento é igualmente difícil. As latrinas bem construídas oferecem um saneamento excelente e seguro, mas no caso de nossa cidade, isso é uma exceção. Poucas são as ruas que dispõem desses mecanismos. Ao visitarmos vários bairros em nossa cidade, constatamos a gravidade do problema. Para se ter uma idéia, no Conjunto Aroldo Maia logo nos deparamos com inúmeros esgotos a céu aberto, nos quais eram despejadas principalmente águas oriundas de lavagens de roupas e também dos utensílios de cozinha.

Esgoto a céu aberto, no Conjunto Aroldo Maia.

No Bairro Leandro Bezerra, algumas ruas possuem sistema de esgoto, mas as obras de saneamento básico ainda deixam muito a desejar. O pior, é que grande parte deles escoam para os dois maiores açudes da cidade, o de Sabóia e o Grande (Governo), contaminando e comprometendo a qualidade da água e também a própria biodiversidade local.

Esgoto no bairro Leandro Bezerra.

Açude do Governo (As águas do açude de Sabóia, que recebe os dejetos, transbordam para esse manancial)

Finalmente, chegamos a um dos trechos mais críticos, um açude, localizado no centro. Apesar de ser de propriedade particular, o manancial é o local em que quase todos os esgotos da cidade se acumulam. Ao transbordar, as águas contaminadas banham vastas porções do território caraubense, desaguando no Rio Carnaubinha/Sabe-Muito, um dos maiores do município. Posteriormente, vai chegar ao açude Apanha-Peixe, seguindo para as águas do Rio Apodi-Mossoró.

Galeria que cruza a cidade (Centro)


Açude que recebe quase todos os dejetos da zona urbana.


Por MAYKON OLIVEIRA

DESERTIFICAÇÃO AVANÇA NO TERRITÓRIO POTIGUAR.

A desertificação se revela no desgaste dos solos, dos recursos hídricos, da chamada biodiversidade, por conseguinte, da própria qualidade de vida e manifesta-se, sobretudo, nas regiões áridas e semi-áridas. Na ocorrência do processo de desertificação, constata se a existência de uma expressiva concentração de pobreza e miséria.

Aspectos da região semi-árida, na zona rural de Caraúbas/RN.


Estima-se que 50% do território do semi-árido encontra-se em processo de degradação, sendo aproximadamente 30% em estado moderado; 10% em estado grave; e 10% em estado de degradação extrema. Atualmente no Brasil, perde-se por ano, mais de 1% da área da caatinga.

O conjunto das ASD (áreas sujeitas à desertificação) no Rio Grande do Norte compreende 159 municípios, dos 167 existentes (95,21%). Abriga um contingente de 2.680.347 habitantes, dos quais 73,91% residem em espaços urbanos e 26,08% são moradores rurais. A parcela mais significativa das ASD está inserida no semi-árido e representa 48.706,01 km². Deste total, 2.792,418 km² apresentam um nível de degradação muito intenso.

São áreas bastante atingidas: o Vale do Açu, em virtude da indústria ceramista; o Seridó, devido às cerâmicas e a retirada desordenada da lenha para servir como combustível; e partes da região Oeste do estado, cuja lenha ainda é uma das principais fontes de energia, sobretudo, para as padarias.

Extração da lenha, em nosso município.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES