25 de junho de 2009

LIMPEZA DO TERRENO DA UFERSA É INICIADA

Terreno da UFERSA em Caraúbas.


Depois de cumprida a fase da conquista, a população da cidade de Caraúbas e dos demais municípios do Semiárido Potiguar está começando a vivenciar na prática a realização do sonho: foram iniciados na última semana os trabalhos de desmatamento e topografia dos 32 hectares (trezentos e vinte mil metros quadrados), do terreno que compreende toda a área onde será construída a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).


A área onde será construído o Campus da Ufersa em Caraúbas é no lado direito da RN-223, saída para o município de Apodi. O local foi doado pelo empresário Ademus Ferreira, irmão do prefeito Ademar Ferreira (PSB), que já concluiu a transferência da área para o patrimônio da Ufersa, o que vai dar celeridade às obras, quando o processo licitatório para contratar a empresa for concluído.

Realizada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraúbas e o Governo do Estado, por intermédio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a obra de desmatamento já está em fase bastante adiantada e deve ser concluída nos próximos dias. O mesmo acontece com o serviço de topografia, desenvolvido de forma direta pela administração. Depois, será feito o trabalho de terraplanagem.Finalizado esse atual processo da obra, será organizado o processo que dá início à licitação de construção do Campus. Para o prefeito Ademar Ferreira (PSB), tudo será feito dentro de uma considerável celeridade, apesar do projeto indicar que a obra pode ser construída em até 24 meses. Enquanto a estrutura não é concluída, as aulas serão ministradas na Escola Municipal Leônia Gurgel Fernandes de Azevedo. O local já foi aprovado pelo reitor Josivan Barbosa.

"A nossa pressa ocorre justamente porque nós já queremos ver tudo isso erguido e os alunos da cidade e da região serem beneficiados logo no início do próximo ano. Quando esse Campus tiver pronto, toda a região vai sentir os efeitos positivos, do comércio à geração de emprego e especialmente na oferta de mão-de-obra qualificada e nas pesquisas de cunho científico", declarou o prefeito Ademar Ferreira.


Na primeira quinzena deste mês, ainda no propósito de acelerar os trâmites burocráticos, o empresário Ademus Ferreira, que é irmão do prefeito Ademar Ferreira, entregou ao reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, a escritura que oficializou a doação dos 32 hectares de terra à Universidade. Josivan Barbosa está agilizando, junto ao Ministério da Educação, a contratação de professores e os servidores para o Campus de Caraúbas. Acredita-se que a estrutura receba aproximadamente 65 profissionais, entre professores e técnicos administrativos.


Obra está orçada em R$ 14 milhões.


Anunciada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no último dia 27 de maio, em uma reunião com a bancada federal do Rio Grande do Norte com uma comissão liderada por Ademar Ferreira, de Caraúbas, a obra de construção do Campus da Ufersa de Caraúbas está orçada em R$ 14 milhões. Está com os recursos assegurados e liberados pelo Governo Federal.

De acordo com o projeto, o Campus vai beneficiar mais de mil estudantes de mais de 30 municípios do Oeste Potiguar e Alto Sertão da Paraíba. O projeto do campus foi apresentado e discutido com os prefeitos das cidades da região - Campo Grande, Janduís, Patu, Messias Targino, Olho D'Água dos Borges, Umarizal, Martins, Rafael Godeiro, Almino Afonso, entre outras cidades.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

SEGUNDO JÁCOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES