20 de junho de 2009

RÁPIDAS...

CEMER realizou encontro

Hoje pela manhã, o Centro Municipal de Ensino Rural (CEMER) realizou mais um encontro. Vários professores, que trabalham nas comunidades rurais do nosso município estiveram presentes. O principal intuito era discutir ações e o calendário de atividades de cada uma das escolas.


Gestar II

A exemplo do CEMER, os professores que fazem parte do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II, participaram de um encontro de formação. Pela segunda vez, os professores de Língua Portuguesa e Matemática se dirigiram à Escola Municipal Josué de Oliveira, onde receberam a capacitação.


São João de Chico da Budega

Está praticamente tudo pronto para a 16ª edição do tradicional São João na Roça, na Quadra de Chico da Budega. Informações dão conta de que uma grande estrutura foi montada, com o propósito de garantir o conforto e a segurança do público. Logo mais, a partir das 23 horas, a grande festa será iniciada.



Por MAYKON OLIVEIRA

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVEU SEMINÁRIO MUNICIPAL SOBRE O PROGRAMA BPC NA ESCOLA.

Ademar discursando sobre a importância do BPC na escola.


O BPC na escola é um Programa de acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiários com prioridade para faixa etária de 0 a 18 anos.

Diante dessa temática, a Secretaria Muncipal de Assistência Social realizou ontem, o 1° Seminário do BPC na Escola, onde vários segmentos da sociedade estiveram presentes afim de discutir soluções para a acessibilidade e inclusão de crianças e adolescentes no programa.

A abertura do encontro foi marcado por um belíssimo canto de louvor, na qual o jovem Rómario Oliveira recebeu das mãos do Prefeito Ademar Ferreira um kit de presente, pela sua competência e luta diante da sua deficiência.


Romario Oliveira recebendo o presente do prefeito


A Assistente Municipal de Assistência Social, Maria Isabel Mota Oliveira iniciou o painel demonstrativo explicando como funciona o programa, mostrando os dados a cerca do público atendido pelo BPC. No decorrer da apresentação, muitas discussões foram debatidas, revelando o interesse dos participantes a desenvolver esse importante projeto para o nosso município.


Maria Isabel explicando o Programa.


Desse modo, queremos parabenizar a todos os integrantes desse importante programa e principalmente a Prefeitura Municipal de Caraúbas por promover esse encontro de fundamental importância para as pessoas com necessidades especiais.


Por KAROL WOJTYLA

SENADORA ANUNCIA REGULAMENTAÇÃO DOS MOTOTÁXIS.

Senadora é relatora do projeto.

Foi aprovada nesta quarta-feira dia 17/06, pela Comissão de Assuntos Sociais a regulamentação das profissões de mototaxista e de motoboy.

A decisão foi comemorada pela senadora Rosalba Ciarlini que é a relatora do projeto. Rosalba afirmou que o projeto, a ser levado em breve para votação do Plenário, sempre foi visto com receio por causa dos riscos de se andar de moto, especialmente com um passageiro. Para aumentar a segurança dos mototaxistas e dos motoboys, a proposta faz várias exigências, inclusive a de que a idade mínima do profissional seja de 21 anos e que ele use todos os equipamentos de segurança mencionados em lei.

Parabéns a senadora pela relatoria desse projeto. Sabemos que muitas famílias serão beneficiadas com essa ação, inclusive aqui em nossa cidade, onde dezenas de caraubenses exercem esse tipo de profissão.


SEGUNDO JÁCOME

SAIA RODADA SE APRESENTA NO PROGRAMA RAUL GIL, DA BAND.

O apresentador Raul Gil receberá em seu programa, a banda Saia Rodada.

A banda caraubense Saia Rodada, mais uma vez se apresenta numa TV de renome no Brasil. Desta feita, será no Programa Raul Gil, veículado nas tardes de sábado pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Gravado durante esta semana, o "Arraiá do Seu Raul" será exibido logo mais a partir das 14h45min, e conta com a presença de várias atrações nacionais. Uma delas é a Saia Rodada, que é considerada uma das melhores bandas do gênero forró em todo o país.

É sempre bom ver a nossa cidade sendo divulgada em TV aberta de maneira positiva. Aos admiradores do forró e fãs da banda caraubense, aí está uma grande dica.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Encontro proveitoso

Numa conversa que tivemos com a professora Lenilma Solano, uma das diretoras que estão a frente do Instituto Nossa senhora do Perpétuo Socorro, ela nos repassou que o encontro com a assessoria do Sistema GEO, foi muito proveitoso. Além de dialogarem com as equipes pedagógica e administrativa, os profissionais também tiveram uma conversa com os professores e os alunos.


Inscrições para os JERN'S 2009

Foram encerradas ontem, as inscrições das escolas, dos atletas e suas respectivas modalidades, para a edição 2009 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN'S). No começo de julho, as equipes de instituições de ensino vinculadas à 13ª DIRED/Apodi, estarão se enfrentando para buscar as medalhas e tentar as vagas, para a etapa estadual, que ocorre em Natal. Várias escolas caraubenses foram inscritas e já estão se preparando para as disputas.


Festa da Padroeira de São Geraldo

Já foram iniciadas as atividades inerentes à organização da Festa de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira do Distrito de São Geraldo. Segundo o amigo César Carlos, que integra a Comissão da Festa, inicialmente a imagem estará "percorrendo", durante 40 noites, as residências dos fiéis. Quanto ao novenário na Igreja, está previsto para começar no dia 07 de agosto, com a abertura de mais uma edição, de um dos eventos mais importantes do calendário religioso, em Caraúbas.



Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA LEÔNIA GURGEL REALIZOU O 1º ARRAIÁ DE SUA HISTÓRIA

Dentro das festividades do "Arraiá Popular", ontem foi a vez da Escola Municipal Professora Leônia Gurgel. Na oportunidade, foi realizada uma grande festa, com uma significativa participação popular.

Os noivos, de um jeito totalmente diferente.

Inaugurada este ano, é a primeira vez que a escola realiza sua festa junina e, sem exagero algum, podemos dizer que a equipe das professoras Ireide e Regina, caprichou, pois criatividade e animação, não faltaram.

Devidamente caracterizadas, as crianças participaram da grande festa.


Apesar do longo percurso, a animação era constante.

Logo de início, aconteceu um passeio de carroças que, praticamente, "cruzou" a cidade no sentido Sul-Norte. Muita gente aproveitou o embalo e desceu o alto, acompanhando a mobilização. De carro, moto, a pé, e até de bicicleta, tinha gente agitando.

O passeio de carroças, contou com uma grande participação popular.

Após percorrer várias ruas do Alto São Severino e do Centro da cidade, o "povão" chegou a Quadra Municipal, situada no bairro Leandro Bezerra. Lá, foram realizadas quadrilhas e outras atividades, que contaram com uma participação maciça. Na verdade, mesmo cansados, os integrantes da comunidade escolar demonstraram empenho e dedicação, na realização desse grande evento, que certamente, será o primeiro de vários.



Por MAYKON OLIVEIRA

SÃO JOÃO DE CHICO DA BUDEGA CHEGA A SUA 16ª EDIÇÃO.

Hoje acontecerá mais uma edição do São João de Chico da Budega. Sucesso há vários anos, a festa que acontece no sítio São Francisco, distante 13 km da cidade de Caraúbas, já atraiu milhares de pessoas, se tornando uma das maiores da região.

Quadra de Chico da Budega, atualmente.

Esta é a 16ª vez que ocorre o tradicional "São João na Roça", como historicamente ficou conhecido. Iniciado quase que em meados da década de 90, o evento começou pequeno. A quadra era acanhada e feita de palhas de coqueiro. Na época, pequeninas bandas da região faziam muito sucesso e atraíam uma multidão. Dentre elas, Chico de Quinval e o seu regional e os Meninos do Forró.

Outras bandas também se destacaram, nos anos anteriores. Dentre elas, temos a extinta banda Clave de Sol, de propriedade do sanfoneiro Caçula Benevides, e Alphaset, que após ter sido comprada por um grupo de empresários caraubenses, se tornou a renomada Saia Rodada. Além disso, a medida em que o sucesso foi aumentado, grandes atrações nordestinas também se apresentaram.

Para este ano, teremos três atrações: Caçula Benevides e o seu Forró Pé-de-Serra, Forró Magote e Toca do Vale. Mais uma vez, a expectativa é de um grande público.

Toca do Vale é a grande atração deste ano.



Por MAYKON OLIVEIRA

CLUBES POTIGUARES FARÃO CLÁSSICO, NA SÉRIE B.


Na 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, teremos o confronto das duas maiores equipes potiguares. No entanto, a situação das duas apresenta-se de forma distinta.

A equipe do América de Natal, já conquistou 9 pontos na competição e, se vencer, pode ficar entre os 04 primeiros colocados. Já o ABC, tem que ganhar para se distanciar da zona de rebaixamento para a Série C. Com apenas 06 pontos ganhos, o alvinegro quer reagir e chegar às primeiras posições.

O jogo acontecerá às 21 horas, e o mando será do time alvirubro.


Por MAYKON OLIVEIRA

DE ACORDO COM O STF, DIPLOMA NÃO É OBRIGATÓRIO PARA JORNALISTAS.

Jornalista escrevendo tranquilamente uma matéria. Mal sabe ele... (Foto:china.com)

Na última quarta-feira (17), uma decisão do Supremo Tribunal Federal, causou polêmica na já "agitada" imprensa nacional. Na verdade, por 08 votos a 01, foi decidido que o diploma não é mais obrigatório, para aqueles que aspiram seguir a carreira de jornalista.

Apesar dos relatores garantirem que a medida não afetará os cursos superiores existentes na área, não é todo mundo que está colocando fé nessa concepção. Pelo contrário. A maioria acredita que o curso de Jornalismo pode ser desvalorizado, uma vez que o diploma, que ratifica a conclusão de um nível superior, não terá mais "tanta" validade.

Com certeza, essa nova medida ainda vai gerar muita discussão e polêmica em todas as partes do nosso país.


Por MAYKON OLIVEIRA

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

Você vai ver nas próximas postagens, um breve histórico sobre um dos principais eventos juninos do município, o São João de Chico da Budega.

Também, você poderá acompanhar os principais detalhes do 1º Arraiá da Escola Municipal Professora Leônia Gurgel.

Além disso, também traremos várias outras notícias de Caraúbas e região.

Aguardem...



Por MAYKON OLIVEIRA

19 de junho de 2009

IBOPE MOSTRA BOA AVALIAÇÃO DO GOVERNO DO RN.


A pesquisa do Ibope mostrou que a governadora Wilma de Faria está melhor na foto do que imaginam os adversários.

Com base nos resultados verificados, o Ibope chegou à média obtida por Wilma de Faria: 6,6.


Em comparação com levantamento recentemente divulgado pelo instituto Datafolha, do Grupo Folha, a governadora do Rio Grande do Norte só seria superada pelos governadores Aécio Neves(MG), que obteve a média 7,4 e Eduardo Campos(PE), que chegou a 7,0.


Com a mesma média de Wilma, ficaram Roberto Requião(PE) e Cid Gomes(CE).


O Datafolha avaliou os governadores dos 10 Estados com maior população e eleitorado.


Foram feitas 812 entrevistas entre os dias 6 e 9 deste mês.



SEGUNDO JÁCOME

MUDANÇA NO SECRETARIADO CARAUBENSE.

O secretariado caraubense passou essa semana por uma pequena mudança. As secretarias de Administração e Planejamento, agora serão ocupadas respectivamente por Alfredo José e Canindé de Freitas. Não sabemos os motivos pelos quais ocorreram essas mudanças.

SEGUNDO JÁCOME

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

A Igreja Batista é uma das principais denominações religiosas existentes no município de Caraúbas. Ao longo dos anos, a realização de um belo trabalho fomentou um aumento significativo do número de membros.

Situado na Praça do Festejos, o prédio da 1ª Igreja Batista de Caraúbas, possui grandes dimensões. Além disso, no andar de cima existem alguns compartimentos, que auxiliam no desenvolvimento de várias atividades.

Templo da 1ª Igreja Batista de Caraúbas.

Através da realização de encontros, congressos e outros, a Batista tem prestado grandes serviços à sociedade caraubense.


Por MAYKON OLIVEIRA

11º ARRAIÁ DO "CHICO PEDRO".

No próximo dia 04 de julho, acontecerá o 11º Arraiá do "Chico Pedro".

Veja a propaganda.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Uma "zebra" do tamanho de uma "pirâmide"

Ontem, a seleção italiana de futebol, atual campeã mundial, perdeu para o Egito, em partida válida pela 2ª rodada da Copa das Confederações. O resultado de 1 x 0, obriga a Itália derrotar o Brasil, no próximo domingo, para poder passa à próxima fase. Quanto aos egípcios, não é exagero dizer que eles são a grande surpresa da competição.


São João da Jonas Gurgel

Dando continuidade ao "Arraiá Popular", ontem foi a vez da Escola Municipal Jonas Gurgel, realizar a sua grande festa. A equipe da diretora, "Titica Alves" se empenhou muito, e o evento foi grandioso, sendo acompanhado por muita gente, em especial, no bairro Leandro Bezerra. O passeio de carroças, a realização de quadrilhas e as comidas típicas, foram marcas registradas da festa.


Arraiá do NAESC

Na noite de ontem, os acadêmicos do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), realizaram mais um grande arraiá. Na oportunidade, aconteceram quadrilhas, escolha da "Rainha do Milho", e muita festa. O evento foi organizado pelos universitários do curso de Pedagogia e contou com a colaboração do secretário do Núcleo, Wandilson Ramalho, e do Professor Lima, Coordenador do curso de Pedagogia.


Preparativos

Desde ontem, já é grande a movimentação nas proximidades da Quadra de Chico da Budega, local onde acontecerá o 16º São João na Roça, amanhã. Vários vendedores já estão organizando suas barracas e "trailers", na expectativa de conseguir um bom lugar, para que possa facilitar mais a questão das vendas.



Por MAYKON OLIVEIRA E KAROL WOJTYLA

RUA APRESENTA CONDIÇÕES PRECÁRIAS

A rua da antiga "vaca mecânica", situada no bairro Sebastião Maltêz, apresenta condições extremamente precárias. A falta de pavimentação e a força das águas das chuvas, abriram verdadeiras "crateras", prejudicando a todos os que vivem e/ou utilizam a mesma.

A situação já se tornou uma constante. Há anos que os moradores sofrem com essa problemática. Durante o inverno, a situação piorou ainda mais, pois enormes buracos foram cavados, dificultando o trânsito e, até mesmo, impedindo que os moradores guardem seus veículos em suas próprias casas.

Veículos e pedestres têm dificuldades em circular pela via.

A via, é um dos principais acessos ao Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira e, também em virtude disso, é necessário que medidas sejam tomadas. Bom, é isso que os moradores esperam há anos.


Por MAYKON OLIVEIRA

GAFES? TÔ FORA!

Evite as gafes! Diga não aos constrangimentos! (Imagem:2bp.com)

Existe uma citação bíblica que diz: "Tudo é lícito, mas nem tudo convém!"

Pois bem. Se você, amigo caraubense, está pensando em viajar para algun lugar, principalmente, fora do país, é importante que preste bastante atenção em alguns detalhes.

Para evitar que você cometa gafes em sua próxima viagem, anote alguns costumes estrangeiros e seus significados.

França

- Coma sanduíches com garfo e faca;

- Feche a matraca se alguém tocar flauta imaginária na sua frente, é sinal de que a conversa está chata.

Alemanha

- Jamais masque chiclete quando estiver conversando com alguém, para os alemães, só o gado deve ruminar;

- Junte a palma das mãos e leve-as sobre a cabeça, se quiser demonstrar gratidão.

Grécia

- Evite fazer o sinal de “OK” americano (um círculo com o dedão e o indicador), como em muitos outros países, inclusive no Brasil, significa aquele orifício do corpo.

Holanda

- Chute o dedão se chamar alguém de mentiroso;

- Levantar durante as refeições para ir ao banheiro é considerado falta de educacão, portanto, maneire na bebida.

Espanha

- As mulheres não devem cruzar suas pernas em público, é sinal de masculinidade.

Arábia Saudita

- Mostre que você gostou da comida soltando um rumoroso “arroto”;

- Jamais deixe a sola do sapato á vista é, para eles, um afronta.

Estados unidos

-Beijinho no rosto, nem pensar, os americanos não trocam beijos nem nas ocasiões mais informais, dê um aperto de mão, mesmo ao cumprimentar uma mulher.


Fonte:http://pt.shvoong.com-com-br/



Por MAYKON OLIVEIRA

GOVERNADORA VAI À APODI DISCUTIR INSTALAÇÃO DE CAMPUS.



A governadora Vilma de Faria estará presente hoje (19/06), na cidade de Apodi. Na ocasião estará se discutindo naquela cidade a possibilidade de instalação de um Campus da Uern.

O debate será realizado na casa de cultura daquele municio e contará com a participação de várias autoridades do estado. Estarão presentes além da governadora, o deputado Robinson Faria, o reitor da UERN, Milton Marques, além de outras lideranças municipais de Apodi.

A expectativa é que a população apodiense compareça em peso a esse evento, tendo em vista a importância que esse projeto representa para o município apodiense.

SEGUNDO JÁCOME

SECRETARIA VAI DEBATER PROGRAMA ESCOLAR

Prefeito lançará programa

A Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social vai realizar amanhã, 19, a partir das 08:00h na Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão”, o Seminário do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) - “Respeitando a diferença e garantindo uma escola para todos”.

O programa BPC na Escola tem como objetivo principal garantir o acesso e permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, com idade de até 18 anos, e que estejam inseridos no Benefício.

Para a secretária de Assistência Social, Maria Josilene Ferreira, “esse evento é mais um que demonstra a preocupação da administração “Nossa Força é Nosso Povo” com o bom desenvolvimento do aprendizado escolar em nosso município, e principalmente com aqueles que mais precisam de nossa atenção”.

O prefeito Ademar Ferreira (PSB) enfatizou que valorizar crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência será sempre uma prioridade do governo. “A gente se sente bem quando pode ajudar na formação dessas pessoas. É com esse tipo de atitude que estaremos sempre à disposição de toda a população caraubense”, acrescentou.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
E-mail: caraubasrn@yahoo.com.br
Telefones: 9972-7695 / 9999-1624


SEGUNDO JÁCOME

TRE CASSA MANDATOS DE PREFEITO E VICE DE CIDADE NO INTERIOR DO RN.



Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral decidiram por maioria de votos pela cassação dos mandatos do prefeito e vice de Angicos, Jaime Batista dos Santos (DEM) e Clemenceau Alves (PMDB), em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (18).


Além da perda dos cargos eletivos, o TRE também determinou a anulação dos votos obtidos por Jaime e Clemenceau, multa de R$ 5 mil e a determinação para que tomem posse nos cargos, os segundos colocados no pleito de 2008 : Ronaldo de Oliveira Teixeira (prefeito) e Deusdete Gomes de Barros (vice).


A cassação baseia-se em depoimentos de testemunhas que sustentaram que os dois políticos praticaram compra de votos. A decisão deve ser cumprida após a publicação do Acordão em Diário Oficial e depois de julgamento de eventuais embargos.


O voto de desempate foi proferido ao final da sessão pelo presidente da Corte, desembargador Expedito Ferreira de Souza. “Li os autos do processo, estou convicto que realmente houve a captação ilícita de sufrágio e como há precedentes no TRE/RN e no Tribunal Superior Eleitoral, voto pela cassação dos mandatos e anulação dos votos do prefeito e vice”, salientou o presidente.


Segundo lugar será empossado


Comedido, o segundo colocado nas eleições de outubro, Ronaldo Teixeira, que deve voltar ao governo, disse que vai deixar as comemorações para a hora certa, mas demonstrou estar muito satisfeito com o resultado. "A justiça fez justiça", enfatizou.Ele não escondeu a preocupação com o processo que agora deve ir para o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), que compreende a terceira instância, no entanto anunciou que voltará a Angicos mesmo assim. "Vou voltar a Angicos assim que vencer os trâmites burocráticos", disse Ronaldo, que se encontra em Natal esperando que o TRE envie a determinação de posse para o juiz da comarca.


Ronaldo disse que está pronto para voltar ao governo e continuar tocando sua administração. "Todas as obras que estão em andamentos, de casas, praças e outras ações, ainda foram do meu governo. Eu deixei mais de R$ 1 milhão em investimento", destaca Ronaldo Teixeira.


SEGUNDO JÁCOME

"LEI SECA FARÁ ANIVERSÁRIO"... SEM GRANDES MOTIVOS PARA COMEMORAR!

No dia 20 de junho de 2008, foi aprovada a Lei 11.705 que modifica o Código de Trânsito Brasileiro. Porém, quase um ano depois, não se tem muitos motivos para comemorar.

Apelidada de "Lei Seca", ela proíbe o consumo de qualquer quantidade de bebida alcóolica por condutores de veículos. Se comprovado a presença de álcool, através do uso de um aparelho chamado bafômetro. No caso, o condutor transgressor ficará sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.

(Charge: zoabonito.com)

O curioso, é que parece que a "Lei" não foi aplicada da forma como deveria. O número de acidentes não caiu como o esperado, e a conivência corre tão solta quanto as propinas que muitos insistem em receber (quando o "bebum" consegue tirar a grana da carteira").


Por MAYKON OLIVEIRA

18 de junho de 2009

BRASIL VENCE ESTADOS UNIDOS PELA COPA DAS CONFEDERAÇÕES.

Comemoração do 3 gol do Brasil.

Jogando pela segunda rodada do grupo "B" da Copa das Confederações o Brasil passeou em campo diante da seleção americana, e praticamente garantiu a classificação para a semifinal da competição. Felipe Melo, Robinho e Maicon marcaram os gols da seleção brasileira.

Com essa vitória o Brasil se isolou na liderança do grupo, seguido por perto da Itália (03 pontos), o Egito que joga hoje às 15:30 buscando os primeiros pontos, e os Estados Unidos sem nenhum ponto e praticamente fora do campeonato completa a classificação do grupo.

O próximo jogo do Brasil acontecerá no domingo (21), e será um dos maiores clássicos do futebol mundial. Brasil X Itália reviverão grandes duelos entre as duas seleções, que na maioria da vezes conseguimos sair vencedor, é esperar e ver como nosssa seleção irá se comportar diante dessa grande equipe.



Por KAROL WOJTYLA

SOCORRO FERNANDES FALA SOBRE AS AÇÕES DO CLUBE DOS AMANTES DA POESIA.

Após ser oficialmente empossada, a Diretora-presidente do Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes", Socorro Fernandes, falou a todos os que compareceram ao auditório da Casa da Cultura Popular, na noite do último dia 14.

Confira o discurso de "Socorrinha", na íntegra.


Click (aguarde carregar) e ouça.





Por MAYKON OLIVEIRA

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO PARA CURSOS DA UAB, SERÁ INICIADA HOJE

A partir de hoje, aqueles que se inscreveram para os Cursos de Especialização do Pólo da Universidade Aberta do Brasil, em Caraúbas, poderão entregar a documentação exigida.

A entrega poderá ser efetuada na sede do Pólo "Sertão das Caraubeiras", que funciona na Escola Municipal Josué de Oliveira, até o dia 23. De segunda a quinta-feira, das 14h00min às 17h00min, o Coordenador Marcos Roberto estará recebendo todos os documentos.

Veja o que é necessário para formalizar a inscrição:

a) Carteira de identidade (cópia acompanhada do original);
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original).
c) Título de Eleitor (cópia acompanhada do original);
d) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);
e) Histórico acadêmico (cópia acompanhada do original) de curso superior de graduação, em que conste o Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A.);
f) Diploma de curso superior de Graduação em:
# quaisquer áreas de conhecimento, para os cursos de Especialização em Gestão Ambiental ou de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido;
#Letras e áreas afins, para o curso de Especialização em Literatura e Ensino;
#Letras ou Matemática ou áreas afins, para o curso de Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar.
b) Declaração de que está atuando na educação básica como professor ou pedagogo, emitida pela Secretaria de Educação do Município ou do Estado, exclusivamente para os candidatos aos cursos na modalidade a distância;
c) Curriculum Vitae, com fotocópia dos documentos comprobatórios;
d) uma foto 3x4 recente.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Brasil, na Copa das Confederações .

Logo mais a partir das 11h, a seleção brasileira de futebol estará enfrentando os Estados Unidos, em partida válida pela 2ª rodada da Copa das Confederações. Após passar sufoco diante do Egito, na última segunda-feira, o time do técnico Dunga quer vencer os estadunidenses e garantir a vaga para a próxima fase da competição.


II Encontro GEO

Logo mais a partir das 14 horas, será iniciado o II Encontro GEO, no Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Inicialmente, os profissionais do Sistema GEO de Ensino, farão visitas às salas de aula. Às 15 horas, haverá um encontro de formação, com os professores. Por fim, a partir das 17 horas, será prestada uma assessoria à Direção e à Coordenação Pedagógica.


JERNS'S 2009

Previsto para ser iniciado no começo do próximo mês, os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN'S), da Regional de Apodi, já "mexem" com centenas de jovens atletas caraubenses. Nos últimos dias, os treinos foram intensificados, tendo em vista a dificuldade enfrentada nos confrontos com várias equipes, oriundas de diversas escolas da nossa região. Instituições de ensino públicas e particulares, participarão desse grande evento esportivo.


Por MAYKON OLIVEIRA

GRUPO DE JOVENS DO BLB, ANUNCIA REALIZAÇÃO DE ARRAIÁ.

O amigo e presidente do Grupo de Jovens em Busca da Liberdade, Thiago Praxedes, comunica que a agremiação está unida e empenhada para a realização de um grande evento.

Thiago Praxedes, que comanda o Grupo de Jovens do BLB.

Segundo Thiago, já está confirmada a realização do 1º Arraiá da rua Ismael Siqueira Cortez. O evento acontecerá na Quadra Municipal e terá várias atrações, como a escolha da "Rainha do Milho", apresentação de quadrilhas, venda de comidas típicas e muito mais.

Toda a sociedade está convidada a participar da festa, que marca também, a abertura do processo de reestruturação desse grupo de jovens, que é bastante importante para o bairro Leandro Bezerra.



Por MAYKON OLIVEIRA

NINGUÉM SE ENTENDE!

Em tempos de insegurança, ninguém se entende. Nem eles...

(charge:www.nanihumor.blogspot.com)


Por MAYKON OLIVEIRA

17 de junho de 2009

PREFEITURA INICIA PAVIMENTAÇÃO NAS RUAS DO LEANDRO BEZERRA

Início das obras

Que o nosso município necessita de pavimentação e saneamento básico disso não resta dúvidas, pensando nisso e num bem estar social melhor para os moradores do Leandro Bezerra, a Prefeitura Municipal de Caraúbas iniciou a construção do calçamento da Rua Arlindo Targino.

Inicialmente o trabalho está focado na retirada de algumas rochas encravadas no solo, o que impossibilita o andamento da obra. Cerca de 05 pessoas se revezam na remoção dessas pedras, tarefa essa que se dá de forma manual, haja vista que o manuseio de explosivos poderia acarretar em alguns problemas para os moradores da área.

A previsão é que após a retirada das rochas e a limpeza do local, os trabalhos serão intensificados, no propósito de entregar a obra no tempo estabelecido.


Rua Arlindo Targino

De início, serão pavimentadas 06 ruas, beneficiando centenas de moradores do bairro, benefício esse que a tempo a população lutava. Desse modo, a população agradece o empenho com que a nova administração tem visto em relação a melhorias para o Leandro Bezerra.




Por KAROL WOJTYLA E RICHARLLES ALVES

JOVENS SE DIVERTEM DANÇANDO QUADRILHA, NA QUADRA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, a noite de muitos caraubenses tem sido mais animada um pouco. Sem opções de lazer, em certas ocasiões, vários procuravam outros caminhos. Agora, pelo menos neste período junino, a situação tem se modificado bastante.

Quase todas as noites, quando é encerrado o São João de alguma escola, acontecem várias quadrilhas, nas dependências da Quadra Municipal. Dezenas de pares são formados, e os jovens se garantem na animação.

Jovens se divertindo, dançando a quadrilha

Aberto à comunidade, todos podem participar. Ontem, o amigo Rigno Begno estava colaborando com a realização desse importante evento.


Por MAYKON OLIVEIRA

16º SÃO JOÃO DE CHICO DA BUDEGA

No próximo sábado, 20 de junho, acontecerá a 16ª edição do São João de Chico da Budega.

Confira o cartaz de divulgação.



Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPES DO PSF DO BLB, INICIAM VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE.

As equipes do Programa Saúde da Família do bairro Leandro Bezerra, estão empenhadas na campanha de vacinação contra a poliomielite. Adotando uma ótima estratégia, a expectativa é de que a meta esperada seja realmente atingida.

De acordo com Rugna Begna, que é Agente Comunitária de Saúde, as equipes I e II do PSF pretendem percorrer as residências do bairro, aplicando a dose da vacina em crianças com idades superiores a 0 e inferiores a 5 anos.

Enfermeira Erivânia, que faz parte da equipe II do PSF , do bairro Leandro Bezerra. (Foto: Rugna Begna)

Graças a essa estratégia, que já foi bem sucedida em outras campanhas de vacinação, acredita-se que a meta seja atingida antes do chamado "dia D".



Por MAYKON OLIVEIRA

OBRAS NA QUADRA DE ESPORTES DO SEBASTIÃO MALTÊZ, FORAM RETOMADAS.

Após vários meses de paralisação, as obras na Quadra de Esportes do bairro Dr. Sebastião Maltêz Fernandes, foram retomadas. Apresentando uma estrutura inacabada, há muito o mato já ocupava boa parte da construção.

As obras foram retomadas.

A expectativa é de que a quadra seja entregue nos próximos meses. Apesar de não ter tamanho oficial, o espaço é bastante adequado para a prática desportiva, e conta com arquibancadas laterais, para acomodar torcedores.

A quadra apresenta dimensões adequadas para a prática desportiva.

Quando estiver pronta, certamente essa praça esportiva contribuirá, e muito, para tirar os jovens do Sebastião Maltêz da ociosidade. Além disso, atenderá aos anseios de muitos, que há tempos clamavam por um lugar para praticar esportes.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Arraiá I

Ontem, o Centro Infantil Maria Madalena, realizou o seu arraiá. Sendo uma das principais escolas de Ensino Infantil da cidade, mais uma vez observamos a criatividade e o empenho de toda a equipe de profissionais da instituição. O evento contou com a participação maciça de pais e alunos, e foi acompanhada por muitos moradores do bairro Leandro Bezerra.


Arraiá II

Hoje, é a vez do Colégio Alfa realizar a sua grande festa junina. Dentro da programação do "Arraiá Popular", a escola, que funciona no Centro da cidade, colocará o "povo" na rua festejando o São João. A diretora Lucimar e sua equipe, prometem realizar uma grande festa. A partir das 16 horas, será realizado um passeio de carroças, percorrendo várias ruas.


Reunião importante

Ontem aconteceu uma importante reunião na sede do CRAS. O principal intuito, era a discussão de estratégias para desenvolver um trabalho integrado, envolvendo os Programas Sociais (PETI, ProJovem, entre outros), o próprio CRAS, o Conselho Tutelar e a Secretaria de Ação Social. Um dos pontos discutidos, foi a realização de reuniões mensais, para que possam ser expostas, as ações desenvolvidas por cada um dos segmentos.



Por MAYKON OLIVEIRA

PRÊMIO VIVALEITURA 2009


O Prêmio Vivaleitura é uma importante iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), organismo responsável pela coordenação do prêmio, visa incentivar os professores a relatar suas atividades com leitura. Também, é possível concorrer ao prêmio individual de R$ 30 mil.

As inscrições poderão ser feitas até 24 de julho. O prêmio é promovido pelos ministérios da Educação e da Cultura, com o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha.

Neste ano, três categorias podem inscrever seus projetos: escolas públicas e privadas da educação básica; bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; e sociedade, área que compreende empresas, organizações não governamentais, pessoas físicas, universidades e instituições sociais.

As inscrições já estão abertas e são gratuitas, podendo ser feitas pela internet no site http://www.premiovivaleitura.org.br/. As mesmas também podem ser efetuadas por carta registrada, com aviso de recebimento, para o endereço: Caixa Postal 71.037-7, CEP 03.410-970 – São Paulo (SP). Informações também pelo telefone gratuito 0800-7700987.



Por MAYKON OLIVEIRA

FILIADOS DO PMDB EM CARAÚBAS, TERÃO CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA.

O vice-prefeito e presidente do partido, Alcivan Viana, é um dos articuladores para a realização dos cursos.

o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) do nosso município, estará oferecendo um Curso de Formação Política ao seus filiados. O intuito, é ampliar o conhecimento acerca da temática, a fim de que a aprendizagem dos conteúdos abordados, sejam utilizados em prol do crescimento da sigla.

De acordo com um dos membros da Executiva do partido, Gessivan Geraldo de Souza, o material será disponibilizado de forma gratuita e os participantes terão direito a certificado, concedido pela Fundação Ulisses Guimarães. O vice-prefeito e presidente da legenda, Alcivan Viana, é um dos articuladores para a realização do curso.

Para participar da formação, é preciso ser filiado ou se filiar ao PMDB. A expectativa é de que as aulas aconteçam, aos sábados, provavelmente na Câmara Municipal de Vereadores. As mesmas serão presenciais, e terão a duração de 04 horas. Isso acontecerá durante cerca de dois meses.

Logo mais, a partir das 19 horas, estará acontecendo na sede do Legislativo Municipal, uma reunião para tratar assuntos pertinentes à realização do Curso de Formação Política.



Por MAYKON OLIVEIRA

SENADO APROVA MERENDA E TRANSPORTE ESCOLAR PARA ENSINO MÉDIO

www.objetivomaringa.com.br

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (27) uma Medida Provisória que dá aos estudantes do ensino médio o direito a merenda e transporte escolar. A MP destina mais R$ 547,6 milhões para os programas de alimentação e transporte escolar do governo. Parte desses recursos vai financiar o ensino médio. Como sofreu alterações no Congresso, o projeto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os novos recursos vão beneficiar cerca de 7,3 milhões de estudantes do ensino médio em todo país. Outros 1,1 milhão de crianças e jovens matriculados nos ensinos infantil e médio também passarão a contar com transporte para os estabelecimentos educacionais nas áreas rurais.

Os recursos também vão ser investidos, segundo o MEC, na infraestrutura das escolas. Nesse caso, o governo calcula que, no total, 12,2 milhões de estudantes serão beneficiados.

A principal alteração feita no projeto aconteceu na Câmara. O relator do projeto naquela Casa, Carlos Abicalil (PT-MT), incluiu no texto a regularização do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), permitindo que o governo repasse recursos a entidades por meio deste programa.


Extraido: Globo.com



Por: RICHARLLES ALVES

ELEIÇÕES NO SINTE-RN SERÃO REALIZADAS HOJE.

(Foto:www.crbio2.org.br)

Hoje, os servidores (sindicalizados) da rede estadual de ensino poderão escolher os seus novos representantes, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação, do Estado do Rio Grande do Norte (SINTE-RN).

A disputa promete ser bastante acirrada, pois 03 chapas são postulantes nesse pleito. Uma delas, é encabeçada pela Central Única do Trabalhador (CUT). A outra, tem a coordenação da CUNLUTAS. Finalmente, temos a 3ª, ligada a CTB.

Elas encontram-se distribuídas da seguinte forma:

Chapa 1: Fazendo o Novo, de Novo.

Chapa 2: Oposição Unificada

Chapa 3: Novo Tempo - Mudar é preciso

Espero que a chapa vencedora, busque sempre lutar em defesa dos servidores da rede estadual. Quando falo em luta, não me refiro apenas a "zuada" e/ou manifestação, e sim, ações planejadas e coordenadas, com resultados eficazes.


Por MAYKON OLIVEIRA

16 de junho de 2009

BOA NOTÍCIA: TARCÍCIO MAIA RECEBERÁ INVESTIMENTO DE R$ 1,5 MILHÃO PARA OBRAS.

Marcelo Duarte luta para melhorar os serviços do HRTM.

Uma ótima notícia para Mossoró e região, o Hospital Regional Tarcisio Maia (HRTM) vai passar por uma profunda reforma em sua parte estrutural. A reforma do hospital trará como conseqüência a modernização de parte de sua estrutura física.

A liberação dos recursos feita pelo Ministério da Saúde é da ordem de R$ 1.551.868,67 (hum milhão, quinhentos e cinqüenta e um mil, oitocentos e sessenta e oito reais e sessenta e sete centavos).

Essa é uma notícia que alegra a todos, inclusive nós caraubenses que estamos sujeitos a sermos atendidos nessa unidade hospitalar. Quem já adentrou naquela localidade sabe da precariedade dos serviços prestados lá. São inúmeras as deficiências apresentadas no Tarcísio Maia.

Ficamos na torcida para que essa reforma possa trazer grandes benefícios para a população oestana.


SEGUNDO JÁCOME

PROGRAMAÇÃO DA TV NO DOMINGO, PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES.

Dizem os veículos de comunicação que a Rede Record quer contratar o apresentador Gugu Liberato. De acordo com informações, a emissora estaria disposta a pagar a quantia de R$ 3 milhões por mês.

Outro que vem despertando interesses, é o humorítico da Rede TV, o cômico Pânico na TV. A Globo e o SBT já estão negociando com a turma de Emílio Surita.

Se for para a "toda poderosa", a exibição do Pânico, provavelmente, será pela madrugada. Já no SBT, o programa será veiculado nas tardes de domingo.


Por MAYKON OLIVEIRA

GARIBALDI ADMITE: PMDB PODE TER CANDIDATO AO GOVERNO.

Será que vai ter acordão?

O congresso estadual do PMDB, realizado no dia de ontem (15/06), foi marcado por uma emblemática declaração do senador Garibaldi Alves. Na ocasião, Garibaldi declarou que o seu partido poderá lançar um candidato ao governo do estado.

Diante de lideranças de todo o estado, o senador ascendeu ainda mais a forte “chama de boatos”, que dão conta de um possível acórdão entre as três principais lideranças políticas do estado, envolvendo o próprio Garibaldi, a governadora Vilma e o senador José Agripino.

O provável acórdão teria como objetivo “livrar o pescoço” das três lideranças. O que se comenta é que Garibaldi seria candidato ao governo apoiado por Vilma e José Agripino. Assim ocorrendo, evita-se que haja um confronto entre esses políticos nas duas vagas que serão disputadas para o senado federal.

SEGUNDO JÁCOME

INDENIZAÇÃO: LULA GARANTE QUE A FRANÇA PAGA... MAS, GOVERNO FRANCÊS NEGA!

Lula e Sarkozy (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luís Inácio Lula da Silva, anunciou ontem que o governo da França pagaria as indenizações às famílias de vítimas do Vôo 447.

Porém, não é bem assim!

Logo após as declarações do brasileiro, a "turma" do presidente Nicolas Sarkozy, tratou de esclarecer que a França não pagaria o montante. Na realidade, eles ressaltaram que tal medida deve ser tomada pela empresa, a Air France.

Vamos aguardar o desfecho!


Por MAYKON OLIVEIRA

CASA DA CRIANÇA REALIZOU O SEU ARRAIÁ

(Foto:blogdofriburgo.com)

A Casa da Criança, realizou ontem o seu Arraiá. Contando com a participação das crianças, dos funcionários e dos pais, aconteceu um belíssimo passeio de carroças.

Na instituição, funciona apenas o Ensino Infantil, sendo uma das mais tradicionais de todo o município. No entanto, para quem pensava que a festa seria pequena, se enganou. O empenho de toda a comunidade escolar, contribuiu para a realização de uma grande festa, que chamou a atenção dos caraubenses, que acompanhavam das calçadas, em plena segunda-feira.

Parabenizamos a todos os que fazem a Casa da criança.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Noite e dia

Uma parte dos funcionários que estão erguendo a torre de transmissão do sinal da operadora Vivo, intensificaram o trabalho nos últimos dias. Com o intuito de acelerar a obra, além do período diurno, algumas atividades estão sendo realizadas também à noite.


Inscrições

Serão encerradas hoje as inscrições para os cursos de Pós-Graduação no Pólo da Universidade aberta do Brasil, na cidade de Caraúbas. As mesmas podem ser efetuadas pela internet, no site http://www.ifrn.edu.br/.


Oficinas

Foram iniciadas ontem, mais uma rodada de discussões acerca do “Projeto Território Sertão do Apodi Nas pegadas de Lampião”. Até o próximo dia 19, acontecerão várias Oficinas Participativas em alguns municípios da região, dentre eles, Caraúbas.


Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOTEIROS CARAUBENSES PARTICIPARAM DO CAATINGA CAMP 2009, EM CAICÓ.


De 12 à 14 de junho foi realizado na cidade de Caicó, o Caatinga Camp 2009. O evento, que reuniu dezenas de pessoas, contou com a presença de alguns representantes do Grupo de Escoteiros Pedro Maia Filho, do município de Caraúbas.

Escoteiros caraubenses (à esquerda), participaram da abertura oficial do Caatinga Camp 2009.

Escoteiros, seniores e escotistas de diversos grupos do estado, participaram de um "grande acampamento", no qual, aconteceram várias atividades de confraternização e interação entre os mesmos.

Formação dos grupos.

Os acampamentos dos grupos foram montados na "Ilha de Sant'Ana", mais precisamente, no Complexo Santa Costa.

Dezenas de acampamentos foram montados, na "Ilha de Sant'Ana".

É muito bom ver o nosso Grupo de Escoteiros participando de eventos dessa magnitude. Mais uma vez, percebemos que esse processo de reestruturação tem dado certo e o trabalho realizado, tem surtido ótimos efeitos.


Fotos: Cedidas por Rosângela Ívina


Por MAYKON OLIVEIRA

REBANHO SUÍNO POTIGUAR SERÁ IMUNIZADO

(Foto: pt.dreams.time.com)

Com o propósito de coibir a Peste Suína Clássica, nos próximos dias o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIAM/RN), pretende vacinar o rebanho de suínos, em todo o território potiguar.

Formado por cerca de 79 mil cabeças, a princípio o lote de 30 mil doses da vacina não dará para atender a todos. Na verdade, essa primeira etapa possui um caráter mais imediato, em virtude dos focos da doença registrados em municípios como Mossoró e Jucurutu.

Essa é uma ação conjunto dos governos, federal e estadual, que aproveitam a oportunidade para aconselhar aos criadores e consumidores, que evitem ingerir a carne num período inferior a 15 dias, após a aplicação da vacina.



Por MAYKON OLIVEIRA

15 de junho de 2009

UMA NOITE MEMORÁVEL, PARA OS AMANTES DA CULTURA POPULAR.

Aqueles que compareceram ao auditório da Casa da Cultura Popular Manoel do Violão, ontem, certamente contemplaram uma noite de muitas homenagens e um show de cultura. Tudo isso ocorreu, na solenidade de posse da nova diretoria, em que também foi comemorado o aniversário de uma das mais importantes instituições culturais de Caraúbas.

Dezenas de pessoas compareceram à solenidade.

Dezenas de pessoas tiveram o prazer de participar da cerimônia, que empossou a Diretora-Presidente e o seu vice, no caso, Socorro Fernandes e Gilvan Viana, respectivamente. Na realidade, os dois encabeçam uma chapa que comandará os destinos do Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes", no biênio que vai de junho de 2009 à junho de 2011.

O comando dos trabalhos ficou por conta do Coordenador do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC) e um dos fundadores do Clube, o professor Manoel Jovanildo Fernandes, que convidou as seguintes autoridades para a composição da Mesa: Socorro Fernandes e Gilvan Viana (Diretores do Clube), Alcivan Viana (Vice-prefeito), Paulinho Amorim, Ivanildo Fernandes e Josilene Bezerra (Secretários Municipais), Monalisa Brito (Coordenadora da Casa da Cultura Popular), Francisca Luzia (Presidente do SINDISPUMC) , Maykon Oliveira (Vice-diretor da Escola Josué de Oliveira) e José Fernandes (Diretor da Central do Cidadão).

Autoridades que integravam à Mesa.

Também foram chamados os familiares dos homenageados da noite. Jovanildo leu um breve histórico, fato que emocionou a muitos. Em virtude dos serviços prestados em prol da cultura popular em Caraúbas, os saudosos Raimundo Moura (Raimundo Militão), Ronilson Benevides (Nilson do Bar) e de Francisco das Chagas Praxedes (Chico Lino), receberam uma bela homenagem. Para receber a comenda, foram convidados, respectivamente, Divanir Moura, Andreza Benevides e "Chiquinho" Praxedes.

Familiares de figuras ilustres da cultura popular, receberam a homenagem.


O Secretário Ivanildo Fernandes, entregou a comenda a "Chiquinho" Praxedes, filho do saudoso "Chico Lino".

Todos os integrantes da nova diretoria, foram convidados a assinar o termo de posse. Tanto "Socorrinha" quanto Gilvan, firmaram compromisso em lutar pelo progresso do Clube e foram muito aplaudidos por isso.

"Socorrinha" afirma que vai lutar pelo desenvolvimento do Clube.

O mesmo aconteceu quando a palavra foi facultada à Mesa. Todos aqueles que falaram, se colocaram à disposição para ajudar o Clube dos Amantes da Poesia. Alguns, ressaltaram a importância de personagens importantes de nossa história, como o Menestrel "Leto Fernandes".

Outros momentos foram muito marcantes e "levantaram" o público presente. Quando o poeta caraubense, Damião da Silva, declamou "Matuto também é gente", aqueles que amam a cultura certamente se emocionaram. Além dele, o poeta Antônio Nunes contou em versos, um pouco de sua história. O poeta mossoroense Raimundo Lira, se emocionou com a grandeza do evento, e ao ouvir uma das canções de Eliseu Ventania.

O poeta Damião da Silva, declamou "Matuto também é gente".


Poetas, Raimundo Lira e Antônio Nunes.

Após o término da solenidade, todos cantaram parabéns para o aniversariante da noite, Manoel Jovanildo Fernandes. Posteriormente, a nova diretoria posou para a foto oficial. Em seguida, foi servido um coquetel e aconteceu um grande show de viola, nas dependências da Casa da Cultura Popular.

O aniversariante, Manoel Jovanildo, também foi homenageado.


Foto oficial da nova diretoria do Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes".

Realmente, foi uma noite memorável!


Fotos: Rafaela Praxedes


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES