25 de julho de 2009

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

Você, caríssimo leitor do nosso blog, vai ver nas próximas postagens, as principais notícias de Caraúbas e região.

Traremos os detalhes do trabalho que está sendo realizado, para melhorar os acostamentos da RN-233. Além disso, postaremos algumas curiosidades e informações do esporte.

Também, estaremos divulgando os resultados da enquete que fizemos recentemente, para observar como o trabalho dos nossos vereadores, estava sendo avaliado.

Não deixem de conferir!


Por MAYKON OLIVEIRA

UAB ABRE VAGAS COMPLEMENTARES, PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA

(Foto:Divulgação)

Em virtude do não preenchimento das vagas para os cursos de especialização na modalidade a distância, a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN lançou ontem (24), um novo edital . O objetivo é preencher as vagas que restaram, no último processo seletivo.

No Pólo Sertão das Caraubeiras, que funcionará aqui no nosso município, foram abertas a seguintes vagas:

Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido - 17 vagas

Literatura e Ensino - 25 vagas

Lingua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar - 21 vagas


Para maiores informações, click e confira o edital.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONGRESSO OU QUINTAL?

A cada dia que passa, denúncias e mais denúncias são "despejadas" sobre a família Sarney. Atos ilícitos, secretos, nepotismo...ufa, cabe um etc, não é?

(Charge:http://nanihumor.blogspot.com)

Os admiradores da famosa "conversa para boi dormir", ainda estão achando que o povo brasileiro vai acreditar na inocência de alguns (muitos). Espero que no pleito que acontecerá no próximo ano, eles não estejam com a razão.



Por MAYKON OLIVEIRA

PILOTO BRASILEIRO SOFREU ACIDENTE, NOS TREINOS DA F-1.

Com o impacto, o piloto Felipe Massa foi atingido no olho. (Foto:www.globoesporte.com)

Quem estava assistindo, agora pela manhã, ao treino que decidiu o grid de largada do GP da Hungria, se deparou com uma cena chocante. Na realidade, o piloto brasileiro Felipe Massa se chocou contra a barreira de pneus, após ser atingido por um objeto.

Segundo informações da Tv que transmite os treinos, uma peça caiu de um carro, e atingiu em cheio o capacete de Massa. Com o contato, o piloto perdeu o controle de sua Ferrari, e bateu forte em um dos pontos mais rápidos do circuito de Hungaroring. A velocidade e a força do impacto, fizeram com que ele quase desaparece na barreira de pneus

O brasileiro recebeu os primeiros socorros ainda na pista e, logo depois, foi levado para o centro médico do circuito, para em seguida ser conduzido para um hospital de Budapeste. Tanto a torcida presente no local, quanto os que assistiam ao treino dos seus lares, ficaram apreensivos com o acidente. Mas, felizmente o piloto passa bem.



Por MAYKON OLIVEIRA

CENTRAL DO CIDADÃO E BANCO DO BRASIL, SÃO PREJUDICADOS POR PROBLEMAS ELÉTRICOS

Ao chegarem ao seu local de trabalho, os servidores da central do cidadão não conseguiram realizar seus trabalhos de atendimento a população. Isso aconteceu devido a problemas elétricos no prédio onde está localizada a mesma e o Banco do Brasil de nossa cidade. Alguns moradores dizem ter ouvido um estrondo parecido com o de uma explosão perto do local ontem a noite, mais não se sabe realmente o motivo dos problemas.

Central do Cidadão de Caraúbas.

O gerente da central do cidadão José Fernandes de Amorim (Zé Preto), fez contato com a COSERN, onde a atendente da mesma registrou o problema e deu uma previsão de 120mim para que os técnicos chegassem ao local. A demora se da em virtude dos funcionários da empresa terem que se deslocar de um outro município até o nosso, uma vez que o escritório regional que funcionava em nossa cidade está com as portas fechadas.

Após informar a COSERN, José Fernandes entrou em contado com a Coordenadora Substituta da CODACI (Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão), Carmem Dolores, para informar a situação em que se encontrava a central, a mesma sugeriu que o gerente esperasse o prazo da COSERN, e se não fosse resolvido até a previsão que foi dita pela atendente do órgão, a central deveria ser fechada voltando aos seu trabalho apenas na próxima terça (28).


Populares Esperando que problema seja resolvido em frente ao Banco do Brasil de Caraúbas.

Quem procurou os serviços do Banco do Brasil, também não obteve sucesso, pois passa pelos mesmos problemas elétricos da central, já que os dois órgãos se encontrão no mesmo prédio.



Por LEYSSON CARLOS

26ª FEIRA DA CULTURA EM PATÚ SERÁ UMA DAS MAIORES DOS ÚLTIMOS ANOS


IMAGEM: Divulgação

De 07 a 15 de setembro a cidade de Patu sediará a 26ª Feira da Cultura, evento que vem crescendo a cada ano e desenvolvendo o cenário cultural de toda a região.

Esse ano, o evento contará com uma grande programação, que visa atrair para a cidade um maior numero de visitantes no período do evento. Para isso, a prefeitura investiu pesado no evento que terá também uma programação de shows.

De 07 à 14 no largo da prefeitura se apresentaram as seguintes atrações:

Dia 07/09 – Banda Inala

Dia 08/09 – Garota Safada

Dia 09/09 – Ferro na Boneca

Dia 10/09 – Amazan (Festival de Violeiros)

Dia 11/09 – Banda Grafith (Show de Calouros)

Dia 12/09 – Banda Feras

Dia 13/09 – Reginaldo Rossi (Noite do Brega)

Dia 14/09 – Saia Rodada

O Caraubashotnews deseja sucesso aos organizadores do evento.


Por: RICHARLLES ALVES

GOVERNO INICIA PLANO NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

(Foto:www.educacaoadistancia.blog.br)

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a de autonomia dos entes federados.

O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.

Por meio deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância.

O professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema desenvolvido pelo MEC denominado Plataforma Paulo Freire, onde também terá seu currículo cadastrado e atualizado. A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação pelas IES públicas, as secretarias estaduais e municipais de educação terão na Plataforma Freire um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das IES públicas à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. A partir desse planejamento estratégico, as pré-inscrições são submetidas pelas secretarias estaduais e municipais às IES públicas, que procederão à inscrição dos professores nos cursos oferecidos.


Fonte: Ministério da Educação/freire.mec.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

PETI

Na manhã de ontem, as crianças e adolescentes beneficiados pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), tiveram um momento de lazer. Acompanhado das monitoras e da equipe coordenadora, eles se dirigiram até o sítio Igarapé, onde foram desenvolvidas várias atividades de integração. Na oportunidade, eles também lancharam e tomaram banho na piscina.


Copa Oestana de Futsal

O Janduís Futebol Clube se sagrou campeão da Copa Oestana de Futsal, que foi realizada na cidade de Campo Grande. A final, contra os donos da casa, aconteceu na noite da última quinta-feira (23). O jogo foi bastante movimentado, com grandes chances para ambas as equipes. No fim, os visitantes fizeram a festa com a conquista do título. No entanto, isso não tirou o brilho do time local, que desempenhou um excelente papel durante toda a competição. O selecionado caraubense não se classificou para a grande final.


Mova Brasil

Hoje, as turmas do Mova Brasil, desenvolvido no município de Felipe Guerra, receberão os certificados. Este Programa de Alfabetização, beneficiou dezenas de felipenses, que tiveram a chance de iniciar e/ou retomar os seus estudos. Com certeza, ações como esta, só contribuem para melhorar a vida de muitos, sobretudo os que concebem a educação como algo importante.



Por MAYKON OLIVEIRA

SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS SERÃO REGULARIZADOS, EM CARAÚBAS.

Informações repassadas pela Assessoria de Comunicação do Palácio Jonas Gurgel, dão conta de que os serviços inerentes ao transporte de passageiros, no nosso município, serão regularizados. A medida conta com o respaldo da Assessoria Jurídico-Administrativa da Prefeitura, e também, da Secretaria de Infra-Estrutura, Obras e Serviços Públicos, uma vez que se pretende efetuar o cadastramento de centenas de condutores caraubenses.

Serão beneficiados com a medida, taxistas, mototaxistas e os condutores de veículos alternativos. De acordo com Dr. Júlio César, o emplacamento de cor vermelha, isenção de impostos, como IPVA, entre outros benefícios que trarão melhorias na qualidade do serviço, tanto para passageiros, quanto para os próprios motoristas.

O serviço de mototáxi será legalizado.

O prefeito Ademar Ferreira, explica que a uma das metas de sua administração é garantir a legalidade do trabalho desses profissionais, que são de grande importância para o município. Por essa razão, a medida está sendo vista com bons olhos pela classe, que há muito esperava por esse momento. "Faz muito tempo que nós, taxistas, queríamos nos organizar e legalizar. Estamos totalmente de acordo", destacou o taxista Antônio Cássio Leite da Silva, popularmente conhecido como "Kelé".

Taxistas se mostram satisfeitos com a regularização da categoria.

Cerca de 120 mototaxistas e 70 taxistas, além daqueles que trabalham com veículos alternativos, devem ser regularizados. Para que isso aconteça, a responsabilidade da execução do cadastramento e a fiscalização dos condutores, será de responsabilidade da Secretaria de Infra-Estrutura, Obras e Serviços Públicos. Com isso, a expectativa é de que, futuramente, os profissionais destas categorias possam se organizam em sindicatos, como forma de reivindicar seus direitos e cobrar melhorias das autoridades competentes.

Após a aprovação da lei que regulariza os serviços de mototáxi, muitos aguardavam estas mudanças. Além disso, cabe destacar que os condutores que circulam transportando passageiros de maneira irregular, ficarão impedidos de realizar tal prática, estando sujeito a punições, uma vez que a legalização será sustentada sob as esferas municipal, estadual e federal.


Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da PMC.



Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

VISITA DE JOSÉ AGRIPINO, REPERCUTIU NA REGIÃO.

O senador José Agripino (DEM), passou por Caraúbas na última quinta-feira. (Foto:www.cardososilva.com.br)

O senador da república, José Agripino Maia (DEM-RN), esteve visitando a nossa região na última quinta-feira (23). O seu destino foi Campo Grande, onde participou de uma solenidade de entrega de certificados. No entanto, antes de chegar a vizinha cidade, o seu avião particular pousou no campo de pouso de Caraúbas.

Dezenas de pessoas se dirigiram até o local para recepcioná-lo. Vereadores, lideranças políticas, radialistas, e outros cidadãos, fizeram questão de cumprimentar o senador, que conta com um grande número de admiradores aqui na terrinha.

Logo que desceu, Agripino cumprimentou os presentes, e concedeu entrevistas às rádios locais. Na verdade, em suas palavras ele foi muito contundente, destacando que a governadora Wilma de Faria já tem o seu candidato para a sucessão: o vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

Chegando em Campo Grande, o senador foi recepcionado pelo prefeito Bibi de Nenca (PMDB), pelo vice, Caramuru Paiva (PT) e pelo ex-prefeito Bebeto (PMDB), além de outras lideranças locais. Em seguida, aconteceu a solenidade de entrega dos 65 certificados para a turma concluinte do curso de manicure, pedicure e cabeleireiro. Também participou da solenidade, que marcou o encerramento do Programa "Ação Cidadania", a deputada petista Fátima Bezerra.

As palavras firmes de José Agripino repercutiram na região. As entrevistas concedidas às rádios, tanto em Caraúbas quanto em Campo Grande, serviram para ratificar o posicionamento do parlamentar, que faz parte da oposição, no âmbito estadual e no cenário nacional.


Por MAYKON OLIVEIRA

24 de julho de 2009

APÓS REFORMA, CÂMARA MUNICIPAL CONTARÁ COM CAPELA ECUMÊNICA

Após a conclusão da obra nas dependências da câmara municipal de Caraúbas, a mesma contará com um novo espaço para seus vereadores e populares que por lá passarem. O projeto conta com a construção de uma capela ecumênica, um lugar onde qualquer pessoa que esteja nas depêndecias da casa poderá utilizar a mesma para fazer suas orações ou mesmo para ter um ambiente mais tranquilo e reservado.


Câmara Municipal em Reforma

O vereador presidente, Francisco de Assis Batista (Assis de Romão), ressalta a importância da obra para com a sociedade e acredita que a construção de uma capela ecumênica em uma câmara municipal é uma iniciativa pioneira. O presidente do legislativo, ainda esclarece que o espaço permitirá que todas as pessoas, independentes de sua religião, possam fazer suas orações, colaborando para que as diferenças religiosas de cada um sejam respeitadas.


Local onde será a Capela Ecumênica

O chefe do legislativo municipal, espera que a obra seja concluída antes do início do próximo período legislativo, desta maneira o mesmo acredita que com o início dos trabalhos em agosto possa entregar a reforma da câmara e a capela a população caraubense.



Por LEYSSON CARLOS

VIRANDO UM "DIABINHO"

(Foto:weno.com.br)

Quando achamos que já vimos de tudo nesta vida, sempre surge algo que nos surpreende e assusta ainda mais. Enquanto milhões gastam fortunas para se tornarem "deusas" e "galãs", um louco decidiu investir uma grana para ficar parecido com o diabo.

O inglês Gavin Paslow gastou aproximadamente R$ 11 mil para deixar a língua bifurcada, modificar os dentes, implantar chifres e deixar os olhos verdes, com a intenção de se parecer com o capeta. O investimento é para realizar um antigo sonho do rapaz.

Além disso, o camarada (não achando pouco), mudou o nome para “Diablo Delenfer” que, segundo ele mesmo, significa “Demônio do Inferno” e disse que ainda precisa de mais alterações para ficar mais parecido com Lúcifer.

(Credo!)


Por MAYKON OLIVEIRA

EXAMES MÉDICOS E PSICOTÉCNICOS, MOVIMENTAM CENTRAL DO CIDADÃO DE CARAÚBAS

Na manhã de ontem (23), a central do cidadão teve uma movimentação intensa durante quase toda a manhã, isso aconteceu em virtude da realização dos exames médicos e psicotécnicos para quem desejava renovar ou adquirir sua carteira nacional de habilitação (CHN).

Usuários sendo Atendidos no Box do DETRAN


Populares de Caraúbas e cidades circunvizinhas se deslocaram até a unidade de atendimento, para a realização dos exames, apesar da grande quantidade de usuários para a realização dos mesmos não ouve tumulto nem outros problemas isso em decorrência do bom atendimento e da organização do órgão.

Surpevisores oganizando usuários para entrada dos exames

Um dos usuários que se encontrava no local e iria realizar as provas, elogiou o atendimento feito pelos funcionários e ainda ressaltou a importância de um órgão como esse aqui para Caraúbas e região, "agora que sei dos trabalhos realizados aqui na central não vou mais ter que mim deslocar até Mossoró para poder realizar vários serviços" exclamou o usuário da cidade de Patu.





Por LEYSSON CARLOS

RÁPIDAS...

Discussão do Ciclo Orçamentário

Muito importantes as plenárias que estão sendo realizadas durante o transcorrer desta semana. Em cada uma delas, os respectivos segmentos da sociedade apresentam suas propostas para o Plano Plurianual 2010 a 2013. Sem dúvidas, quando o povo passa a participar de algo que é de seu interesse, tudo fica mais claro e transparente.


Participe da enquete

A enquete que estamos realizando já está chegando à reta final. Desta vez, queremos saber qual a sua opinião acerca de uma possível abertura da unidade do CAIC, aqui da cidade de Caraúbas. Se você acredita que ela poderá ou não funcionar, participe. Escolha a sua opção e vote.


"Verdão invocado"

Depois de quase ter falido, o Alecrim, que é um dos clubes mais tradicionais do futebol potiguar, parece ter ressurgido das cinzas. Após ter "herdado" uma vaga para disputar a Série D (4ª Divisão), o "verdão" de Natal está indo muito bem no certame. Apesar das dificuldades, o time está conseguindo se manter entre os líderes do seu grupo, numa tentativa de se qualificar à próxima fase.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Na edição 2009 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN'S), da Regional de Apodi, o desempenho das escolas caraubenses foi considerado relativamente bom.

Algumas conquistas foram inéditas. Outras, serviram apenas para ratificar a boa participação, como aconteceu em oportunidades anteriores.

Veja algumas fotos de atletas que conquistaram o ouro.

Meninas da equipe de Handebol, da Escola Estadual Sebastião Gurgel, campeãs na categoria juvenil.

Matheus Fernandes, da Escola Municipal Josué de Oliveira, que conquistou a 1ª colocação na modalidade Xadrez.

Mayara Thalyta, do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi medalha de ouro na Natação (Foto: Márcia Liana).

Além deles, outros atletas da Maria Sílvia e da Sebastião Gurgel, faturaram o primeiro lugar, mostrando a força do esporte caraubense (apesar da necessidade de incentivá-lo).



Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA CARAUBENSE DESENVOLVE PROJETO DE HORTAS ORGÂNICAS

(Foto:http://reinehr.org/images)

Em tempos em que muitos falam em Desenvolvimento Sustentável (mas poucos fazem alguma coisa), uma escola na zona rural de Caraúbas se torna exemplo de respeito ao meio ambiente e valorização da sustentabilidade.

Segundo nos informou o professor Canindé, popularmente conhecido como "Canindé de Chico Deca", os alunos estão desenvovendo um trabalho com hortas orgânicas na Unidade XIX - Maximiano Sales de Oliveira, no sítio Pedrês. Eles utilizam talos de carnaubeira e produtos recicláveis, como garrafas.

O tamanho das hortas chega a 6 metros de cumprimento por 1 metro de largura. Os estudantes plantam cenoura, beterraba, cebola, tomate, pimetão, alface, pimentão de cheiro e coentro.Os gêneros recebem os devidos cuidados durante todas as etapas do processo, para que, posteriormente, sejam servidos na merenda escolar.

Com certeza, uma bela iniciativa.


Por MAYKON OLIVEIRA

23 de julho de 2009

O BRASIL E A GRIPE SUÍNA

O governo tem se mostrado "preocupado" com a situaçãoda gripe A ( gripe suína), aqui no país. De vez em quando o Ministro José Gomes, vem com o "temporão" de informações que são veículadas na TV, no rádio e na internet, fazendo muitos pensarem que tudo está dentro da normalidade.

(Charge:http://nanihumor.blogspot.com/)


Por MAYKON OLIVEIRA

REPRESENTANTES DA CENTRAL DO CIDADÃO SÃO RECEBIDOS PELO PREFEITO ADEMAR FERREIRA

Na tarde de ontem (22), o prefeito Ademar Ferreira juntamente com o Secretário de Governo Francisco de Assis varela, o Chefe do Setor de Tributação da Prefeitura, Carlos Afonso, e o Tec. de informática, Atelson Clementino, receberam uma comissão formada por José Fernandes de Amorim, (Zé Preto), e alguns funcionários da Central do cidadão para um audiência em busca de melhorias para aquela unidade de atendimento.


Gerente da Central José Fernandes de Amorim Junto Com Sec. Governo Dr. Varela e a Funcionaria da central Elione Gurgel Moreira


No início da reunião, o Gerente Zé Preto, que já havia feito à solicitação para que o encontro ocorresse, apresentou as reivindicações da comissão perante o prefeito e seus assessores, em busca de melhorias para o órgão e de uma melhor prestação de serviços a população.





Prefeito Ademar em Reunião com Representantes da Central do Cidadão


No decorrer da reunião o prefeito garantiu a comissão não medir esforços para a implantação de um Box de atendimento que trabalharia o setor de tributação da prefeitura, com a implantação desse órgão, a central começaria a contar com os serviços de IPTU, ISS e outros importantes a população. Ainda durante o encontro foi discutido a implantação de uma CIRETRAN (circunscrição regional de transito), ou um Grupo Executivo similar ao da cidade de Apodi, com isso o órgão começaria a realizar transferências, vistorias de veículos, emplacamentos e demais serviços.



José Fernandes solicitanto melhorias para a central


Outro ponto solicitado pela comissão, foi a ajuda do prefeito Ademar para implantar um posto de atendimento do INSS no prédio da central, enquanto não se consolida a Agência do órgão em Caraúbas. Pontos como reforço da guarda municípal naquela unidade de atendimento, visando a preservação do patrimônio público; ajuda do município para a comemoração de aniversário da central também foram debatidos na audiência.





Por LEYSSON CARLOS

MAIS DE 5 MIL ALUNOS JÁ FORAM CONTEMPLADOS COM O PSE NAS ESCOLAS.


(Equipe do PSE na Escola Estadual Antonio Carlos)

Lançado no último mês de fevereiro durante a Semana Pedagógica, o Programa Saúde na Escola (PSE), que é desenvolvido em conjunto com o Governo Federal, está levando mais saúde à comunidade escolar caraubense. No total, são mais de 5 mil alunos das redes municipais e estaduais de ensino que já foram contemplados.

(Aplicação de Flúor nas crianças)

Através do PSE, os alunos estão recebendo diretamente nas próprias escolas, aplicação de flúor, escovação dentária supervisionada, escovas, creme dental, verificação de peso e altura, e ainda atividades esportivas.



O estudante Jéferson Eduardo, da Escola Estadual Sebastião declarou que, "Esse é um benefício bom demais, que a prefeitura está trazendo pras próprias escolas onde a gente estuda, onde os estudantes não precisa procurar mais os Postos de Saúde", finalizou.

O Secretário Municipal de Saúde, Giovane Nobre, afirmou, "O PSE é o maior programa de parcerias da história do país. Da mesma forma, o Prefeito Ademar Ferreira (PSB), e o Secretário do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, Ivanildo Fernandes, falaram que a população caraubense irão sentir os efeitos positivos dessas ações que estão sendo desenvolvidas no município, e que a todo momento a Administração "Nossa Força é Nosso Povo", estará trabalhando em prol de melhorias para os alunos", acrescentou.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
E-mail: caraubasrn@yahoo.com.br
Telefones: 9972-7695 / 9999-1624 / 88148997 / 99271248


Por KAROL WOJTYLA

COMEÇA HOJE A MAIOR FESTA DE PADROEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Imagem de Santana.

Dentro de instantes será dado o pontapé inicial para a realização da maior festa de padroeiro do Rio Grande do Norte, trata-se da festa de Santana, da cidade de Caicó-RN. Durante os próximos dez dias, o município seridoense receberá peregrinos advindos das mais diversas partes do estado e do país.

Essa será a 261ª festa de Santana realizada na cidade de Caicó. No período o local recebe as principais lideranças políticas do estado.

A festa conta com uma programação bastante diversificada, onde prevalece sempre as tradições advindas de longas datas. As programações sócio-culturais abrangem a Feirinha de Sant'Ana, Baile dos Coroas, parque de diversão, feira de artesanato e eventos culturais

SEGUNDO JÁCOME

RÁPIDAS...

Fórmula Indy, no Brasil.

No começo da semana, o piloto Helio Castroneves anunciou que o Brasil vai sediar a abertura da temporada 2010 da Fórmula Indy. Após encontro com o presidente Lula, Castroneves, que foi figura principal nas negociações Indy-Brasil, se mostrou feliz por receber apoio do governo federal, mas ainda não sabe onde a corrida será realizada. Bom para os amantes da velocidade, em várias partes do nosso território.


Curso

Durante toda esta semana, está sendo realizado o curso de Biscuit. O mesmo está sendo ministrado pela professora Lucimar Alves. Trabalhando muito mais o prático que o teórico, o curso atraiu um bom número de pessoas e, sem dúvidas, já é um verdadeiro sucesso. A expectativa é de que em breve, novos cursos sejam ministrados.


Web Rádio

Em breve, Caraúbas poderá ter uma nova web rádio. Os amigos Marquinhos CD Show, Alexandres CD's e Rodrigo Gravações, do blog CaraúbasFest, estão trabalhando com o intuito de desenvolver esse projeto. A idéia, é levar uma programação bastante variada aos ouvintes que navegam pela grande rede. Boa sorte à equipe e sucesso nessa nova empreitada.



Por MAYKON OLIVEIRA

TRABALHOS DE LIMPEZA E PINTURA, FORAM INICIADOS NAS RUAS DA CIDADE.

Esta semana foram iniciados os trabalhos referentes à limpeza e a pintura das ruas de nossa cidade. Na realidade, o mato está sendo arrancado e os "meio-fios" estão sendo pintados, como forma de melhorar um pouco o aspecto da nossa zona urbana.

Canteiro na rua Ismael Siqueira Cortez, no bairro Dr. Sebastião Maltêz Fernandes.

Um grupo de trabalhadores está fazendo o serviço. Uma boa quantidade de ruas do Centro e do bairro Dr. Sebastião Maltêz Fernandes, já foram organizadas. A perspectiva é de que os trabalhos sejam estendidos para outras partes da cidade.

Rua Francisco Martins de Miranda, no Centro.


Por MAYKON OLIVEIRA

FECOM REALIZARÁ MAIS UMA RODADA DE DISCUSSÕES, NA NOITE DE HOJE.

Logo mais a partir das 19 horas, acontecerá na Escola Municipal Josué de Oliveira, mais uma rodada de discussões do Fórum de Estudo e Discussão do Ciclo Orçamentário - FECOM. A exemplo do que aconteceu em oportunidades anteriores, representantes da sociedade caraubense foram convidados a participar.

Hoje acontecerá a plenária número 4 e contará com a presença de dois segmentos. O primeiro é formado por comerciantes, prestadores de serviços, micro e pequenos empresários, profissionais liberais, autônomos e pela imprensa. Já o outro grupo é formado, também por representantes do comércio e de empresas, de instituições financeiras e da indústria.

Sem dúvidas, essas discussões são de grande valia, uma vez que muitos assuntos pertinentes ao desenvolvimento do município de Caraúbas são debatidos. Na verdade, quando a sociedade particpa ativamente de atividades como esta, a chance de dar certo aumenta de forma significativa.


Por MAYKON OLIVEIRA

PETI DESENVOLVE COLÔNIA DE FÉRIAS EM CARAÚBAS

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de nossa cidade, através do projeto "Aqui eu sou Feliz", esta desenvolvendo uma colônia de férias para todos os alunos matriculados no programa. Com isso o PETI visa proporcionar momentos de lazer, esporte, cultura e conhecimentos gerais, para as crianças e adolescentes da nossa cidade, além disso uma série de atividades que visam estimular o entretenimento e a interação entre os alunos dos diversos turnos do programa estão sendo realizados.

Crinaças do PETI participando de tarefas compititivas.


A colônia que está em andamento desde o início da semana, além de desenvolver educacionalmente os alunos, ainda evita que os mesmos estejam nas ruas expostos à exploração do trabalho infantil . A programação do projeto conta gincanas culturais, tarefas competitivas, e atividades recreativas. Hoje será realizado vários jogos e logo mais na sexta, 24, acontecerá no sítio Igarapé uma passeio onde todos irão aprender mais sobre natureza e preservação do meio ambiente, comcluido assim as atividades realizadas pelo projeto .

Gincana sendo Realizada na AABB


A coordenadora do projeto Conceição de Góis, ainda ressalta que é um trabalho pioneiro no município que está sendo desenvolvido com muito carinho e dedicação por todos que fazem parte da administração atual. O PETI hoje beneficia 250 alunos entre 6 e 12 anos onde realiza várias atividades diária com os mesmos.




Por LEYSSON CARLOS

VEM AÍ O 1º SEBASTIÃO MIX

Com uma data ainda a ser definida, já se sabe quais são as atrações do Sebastião Mix, festival de música pop da Escola Estadual Sebastião Gurgel.

Confira o cartaz da divulgação.



Em outras postagens, traremos todos os detalhes desse grande evento.



Por MAYKON OLIVEIRA

22 de julho de 2009

A FIFA E AS FRASES NAS CAMISAS

A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, sempre procura algumas "pequenas" polêmicas, com as Confederações de futebol, em quase todos os continentes. Depois de querer proibir os jogos em grandes altitudes, como em La Paz, por exemplo, todos sabem que ela proibiu a divulgação de frases em camisas, em partidas oficiais.



Muitos atletas são contrários à medida, enquanto que os patrocinadores acharam muito bom, pois assim, na hora de comemorar o gol, a marca de quem investe estará aparecendo para o mundo todo.


Por MAYKON OLIVEIRA

OBRAS DE RECUPERAÇÃO NUM TRECHO DA RN-117, FORAM CONCLUÍDAS

Foram iniciadas na manhã da última sexta-feira (17), a recuperação de um trecho esburacado da RN-117, situado no perímetro urbano de Caraúbas. Na verdade, trata-se uma parte que se localiza nas proximidades do Posto de Combustíveis JP.

Desde a duplicação da rodovia, ocorrida há alguns anos, nenhum reparo havia sido feito. As chuvas e a circulação de veículos de grande porte, acabaram contribuindo de forma preponderante para a destruição de cerca de 200 metros de asfalto. Vários motoristas reclamavam das péssimas condições do local. Porém, após alguns dias de trabalho, as obras foram concluídas.

Máquinas foram usadas na recuperação de parte da Rn-117.

Para um morador que vive próximo a área pavimentada, a obra será de grande importância não só para os caraubenses que trafegam pelo local, mas para pessoas de outras cidades. Entrando em contato com o Secretário de Obras, Paulinho Amorim, ele nos repassou que as máquinas já estavam trabalhando com afinco, para solucionar o problema o mais rápido possível.

O asfalto nesse trecho da rodovia, estava totalmente compromentido.

Sem dúvidas, a conclusão dessa obra contribuirá para uma melhor circulação de veículos pelo nosso perímetro urbano. Após sofrer com buracos e muita poeira, a expectativa é de que em breve essa problemática não existisse mais, e foi o que aconteceu.



Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

MAIS UMA PLENÁRIA DO FECOM, ACONTECEU NA TARDE DE ONTEM (21)

Na tarde de ontem (21), aconteceu mais uma Plenária do Fórum de Estudo e Discussão do Ciclo Orçamentário - FECOM, do município de Caraúbas. Na ocasião, participaram representantes dos servidores públicos, das instituições de nível superior e das escolas, de todas as redes. As discussões aconteceram na Escola Municipal Josué de Oliveira.

O encontro foi coordenado pelos professores Vicente de Paula e Francisca Leite, que são gestores da Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel e da Escola Municipal Jonas Gurgel, respectivamente. O mesmo ainda teve como mediador o vice-prefeito, Alcivan Viana.

Gestores, Francisca Leite e Vicente de Paula, que coordenaram a plenária.

Inicialmente, Alcivan fez uma explanação acerca do Projeto Político do Plano Plurianual (PPA). Na ocasião, ele destacou as ações que foram e/ou serão desenvolvidas pelo FECOM. Dentre elas a composição do Fórum, a capacitação dos participantes, a realização das plenárias e a sistematização e votação das propostas. "Caraúbas está dando um grande passo. Pela primeira vez a sociedade participa ativamente dessas discussões do PPA, reivindicando e apresentando idéias e propostas", disse.

O vice-prefeito Alcivan Viana, explanou sobre o Plano Plurianual.

Posteriomente, foram formados grupos de discussão. Na realidade, os mesmos foram divididos por áreas e/ou temas, como Saúde, Assistência Social, Educação, entre outros. Após a discussão interna das propostas, aconteceu a socialização das idéias. Na oportunidade, cada grupo expôs aquilo que julgou ser pertinente a ser inserido no PPA.

Grupos foram formados, com o intuito de se elaborar e discutir propostas de várias áreas.

Dessa forma, torna-se notável a importância de abrir campos de discussões como este. Através de plenárias, as pessoas expõem as suas concepções, idéias e propostas. Se forem aceitas e trabalhadas, com certeza o esforço será recompensado. Porém, se acontecer o contrário, o mesmo povo que elaborou as propostas, terá todo o direito de cobrar.



Por MAYKON OLIVEIRA

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE, EM SÃO GERALDO, PASSA POR REFORMA

Desde o final do mês de junho, está ocorrendo no distrito de São Geraldo a reforma na capela de Nossa Senhora da Saúde. A restauração da mesma está associada ao início das festividades da Santa Padroeira do distrito, que começará logo mais no proxímo dia 7 de agosto.


Capela de Nossa Senhora da Saúde, Localizada no distrito de São Geraldo em Caraúbas


O responsável pela capela, Cássio Astrogildo de Oliveira, espera que as obras de recuperação terminem na próxima terça (28), além da nova pintura foram feitos reparos nas portas e paredes externas da capela. Apesar da restauração, várias outras preparações estão sendo feitas para o início das festividades aluzivas a padroeira do local, que movimenta além do distrito, várias comunidades circunvizinhas.



Por LEYSSON CARLOS

JOVEM CARAUBENSE SE DESTACA NOS JERN'S, EM JOÃO CÂMARA/RN.

O jovem caraubense, Daniel Felipe Fernandes Paiva , filho da professora Elça Virgínia, mais uma vez é destaque nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN'S). Mais uma vez, ele faturou uma medalha na modalidade Xadrez, desta feita, na Regional de João Câmara/RN.

Mais um caraubense brilha no Xadrez, conquistando o bronze, nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte.

No ano passado, representando o Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Daniel conquistou a medalha de prata, na competição que aconteceu em Apodi. Este ano, mesmo ainda pertencendo a categoria mirim, ele concorreu na infantil, mas mostrou capacidade e concentração. No final, ele conquistou o bronze, se destacando entre vários competidores.

Representando a SECAT, escola da cidade de Ceará-Mirim (onde reside atualmente), o jovem desbancou alguns competidores e obteve a 3ª colocação.

O jovem Daniel Felipe exibe com orgulho mais uma medalha conquistada nos JERN'S.

Nos últimos anos, Caraúbas tem se destacado no Xadrez. Após a conquista de várias medalhas nos JERN'S em Apodi, este ano o aluno da Josué de Oliveira, Matheus Fernandes, conquistou o primeiro lugar. E agora, mais um jogador se destaca numa outra competição de alto nível.


Por MAYKON OLIVEIRA

SENADO PROMOVE II CONCURSO DE REDAÇÃO

(Foto: 2.bp.blogspot.com)

Este ano, a Proclamação da República completará 120 anos. E, para comemorar esta data importante, o Senado Federal realiza o II Concurso de Redação. Nesta edição, o tema abordado será "Muito Prazer, sou cidadão de uma República chamada Brasil".

O concurso é destinado para alunos com idades entre 16 e 19 anos, que estejam regularmente matrículados nos dois últimos anos do Ensino Médio, nas escolas da rede estadual de ensino. O principal objetivo do certame, é incentivar a opinião, senso crítico dos alunos, trabalhando a questão da cidadania.

A melhor redação escolhida por cada uma das instituições de ensino, será enviada para a Secretaria Estadual de Educação, até o dia 28 de setembro. A melhor do estado será selecionada para participar da etapa nacional, que acontecerá no dia 19 de novembro, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

O vencedor, além de ir à capital federal com tudo pago, receberá um microcomputador e um certificado. Já a escola, será contemplada com 04 microcomputadores para uso coletivo e um kit para a biblioteca.

Em Caraúbas, poderão concorrer apenas alunos das Escolas Sebastião Gurgel e Lourenço Gurgel.

Maiores informações: www.senado.gov.br/sf/senado/srpsf/Concurso_2009/default.asp.




Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Recesso Escolar

Durante toda essa semana, estará acontecendo o recesso escolar. O mesmo está sendo realizado pelas escolas estaduais e municipais de Caraúbas. Desde o último dia 10, as particulares já havia iniciado e, estão certas de que o mesmo acabará bem depois. De acordo com informações, apenas os serviços de secretaria estão sendo oferecidos, nas unidades de ensino.


Redução da jornada de trabalho

A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais está gerando muitas discussões, inclusive entre os nossos próprios parlamentares. Muitos são favoráveis a essa diminuição, mas outros, querem que o tempo de trabalho seja mantido. Quem dera que esse tempo todo fosse aproveitado para se elaborar projetos, aprovar leis de interesse da sociedade e/ou ser de verdade a voz do povo. Porém, para muitos que nada fazem, qualquer momento é tempo para não fazer nada.


Amigo de Sandro chega ao ABC

O jogador Augusto Recife, que foi companheiro do caraubense Sandro no Cruzeiro, é a nova contratação do ABC. Na tentativa de deixar a zona de rebaixamento da Série B, o alvinegro fez essa aposta num atleta bastante conhecido. Recife já esteve em Caraúbas há alguns anos, no período em que sandro veio passar férias na "terrinha".



Por MAYKON OLIVEIRA

DIREÇÃO DO INSPS PARABENIZA ALUNAS POR MEDALHAS CONQUISTADAS

Professores e competidores da modalidade Natação, nos JERN'S 2009.

A direção do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro parabeniza as atletas Mayara Thalyta e Magda Gabrielly pela conquista do 1º e 2º lugares, respectivamente, na modalidade Natação, nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, na Regional do Apodi.

A aluna Mayara Thalyta, após receber a medalha de ouro do professor Nunes.

Também, aproveita o ensejo para parabenizar a professora Márcia Liana, pelo empenho e dedicação, preponderantes para mais essa conquista daquele estabelecimento de ensino, no que tange ao esporte, em nossa região.

A professora Márcia Liana, ao lado de Thalyta e Magda, medalhistas de ouro e prata, respectivamente.

Fotos: Márcia Liana


Por MAYKON OLIVEIRA

21 de julho de 2009

CARAUBENSES PARTICIPARAM DO CONGRESSO NACIONAL DA ORDEM DEMOLAY

Baianas exibindo a bandeira do município de Caraúbas.

Nos últimos dias 17 e de 18 deste mês, aconteceu mais um Congresso Nacional da Ordem Demolay. Desta vez, o encontro aconteceu na cidade de Salvador/BA e contou com a presença de Demolays de todo o Brasil. O município de Caraúbas foi representado por três jovens.

Numa conversa que tivemos com Wellton Júnior, ele nos repassou que o congresso foi bastante proveitoso, uma vez que permite a troca de experiências e o conhecimento de vários outros jovens, que fazem parte de Capítulos de todas as partes do Brasil. Além disso, também estiveram presentes três Demolays dos Estados Unidos.

Wellton Júnior nos repassou que o Congresso foi bastante proveitoso.

Representando o Capítulo Princípe das Caraubeiras, além de Júnior, estiveram os jovens Arrilton Carlos e Miquéias Mizá (Mestre Conselheiro).

Os jovens Wellton Júnior, Miquéias Mizá e Arrilton Carlos, estiveram presentes no Congresso Nacional da Ordem Demolay.

Sem dúvida alguma, eventos como esse são de grande importância, pois além de contar com a presença de centenas de pessoas, permite aos participantes conhecerem ainda mais o trabalho desenvolvidos por esta importante Ordem. Dessa forma, é muito bom saber que tivemos alguns caraubenses participando do mesmo.

Fotos: Wellton Júnior


Por MAYKON OLIVEIRA

TEMPO REAL: DISCUSSÃO DO CICLO ORÇAMENTÁRIO

Neste momento (14h45min), está acontecendo mais uma plenária de discussões do Ciclo Orçamentário do município de Caraúbas.

O Fórum de Estudo e Discussão do Ciclo Orçamentário - FECOM, encontra-se reunido com os servidores públicos municipais da área da educação. Também estão participando servidores da rede privada e estadual de ensino.


Por MAYKON OLIVEIRA

4,5 MILHÕES DE INSCRITOS, PARA O NOVO ENEM.

(Foto : www.ipae.com.br)

A edição 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apresenta um formato bastante diferente. O número de questões foi ampliado e o desempenho do candidato, pode ser utilizado para ingressar em várias universidades brasileiras.

Na noite de ontem as inscrições foram encerradas. De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 4.576.126 de pessoas se inscreveram.

Para este ano, candidatos de 99 países também tiveram acesso ao sistema e puderam se inscrever. Um detalhe importante para aqueles que não conseguiram a isenção. É necessário efetuar o pagamento, no valor de R$ 35,00.

Centenas de caraubenses estarão fazendo as provas do novo ENEM e, por essa razão, já estão se preparando, para quem sabe, conseguir uma vaga num curso de graduação.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Mais vagas para Tutores

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), está abrindo mais vagas para Tutores. A Pró-Reitoria de Ensino reabriu as inscrições para tutores do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, oferecido na modalidade à distância através do convênio da E-Tec Brasil com o IFRN. Confira o edital, pois ele já foi divulgado: edital.


Copa Oestana de Futsal

Uma equipe de Caraúbas está participando da Copa Oestana de Futsal, que está acontecendo na cidade de Campo Grande. A competição é de alto nível e conta com as presenças de várias "seleções" de municípios circunvizinhos. Os atletas Dacildo Filho e Tatá, fazem parte do selecionado caraubense.


Cadastros

Hoje uma equipe da Secretaria de Assistência Social estará realizando o cadastramento de várias pessoas em alguns pontos da zona urbana. Ontem, estava previsto o deslocamento dos profissionais para as comunidades rurais na região da Mariana, mas, foi definido que o trabalho pertinente ao Cadastro Único será feito aqui mesmo, na cidade.



Por MAYKON OLIVEIRA

MOTOCROSS MOVIMENTOU A REGIÃO, NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA.

O motocross da cidade de Itaú, atraiu dezenas de pilotos de vários municípios.

No último final de semana, aconteceu mais um grande motocross na cidade de Itaú/RN. O mesmo contou com a presença de vários pilotos potiguares e de outros estados nordestinos. De Caraúbas, estiveram presentes os pilotos Cassiano Gurgel e "Pepeta Cross".

Os treinos começaram no sábado, para que os pilotos fizessem o reconhecimento da pista. Ontem, aconteceram várias baterias e as finais, realizadas por categorias. Conversando com Cassiano, ele nos repassou que, apesar de ser difícil, a pista da cidade é muito boa, pois intensifica as disputas entre os participantes.

Os treinos foram intensificados, na tarde do último sábado.


As disputas foram muito boas, em todas as baterias.

Ainda de acordo com o jovem piloto, uma verdadeira multidão marcou presença, lotando as dependências do circuito itauense.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES