6 de junho de 2009

CASAS POTIGUAR SORTEOU HOJE CAMINHÃO DE PRÊMIOS EM CARAÚBAS

Caminhão de prêmios

Ivanildo eletromóveis loja que representa as Casas Potiguar aqui em caraúbas sorteou hoje o caminhão de prêmios da promoção 20 caminhões de prêmios que a rede de lojas promoveu em várias cidades da região.

Ivanildo Vieira mostrando o cupon do ganhador

O felizardo foi o senhor: Luiz José dos Santos residente na Rua Hugulino de Oliveira, bairro Leandro Bezerra.

O sorteio ocorreu por volta das 13hs em frete a loja no centro da cidade, e contou com uma boa participação da população que foi conferir de perto o sorteio.

Ivanildo e sua Esposa ao lado dos funcionários da loja

15 itens contém o caminhão que foi sorteado aqui na cidade de Caraúbas.

1 – Guarda Roupas 6 Portas
2 – Cama de Casal
3 – Colchão de Casal
4 – Mesa com 6 Cadeiras
5 – Cozinha Madem Form
6 – Fogão
7 – Refrigerador
8 – Estante
9 – Sofá
10 – TV 14”
11 – DVD
12 – Liquidificador
13 – Ventilador
14 - Ferro
15 – Sanduicheira

A entrega dos prêmios segundo Ivanildo Vieira será realizada no próxima quarta feira dia 10 de Junho as 11 h da manhã. “Iremos entregar tudo na casa do ganhador”afirmou Ivanildo, demonstrando satisfação com os 50 mil cupons depositados na urna.

Erivânia e Ivanildo agradecendo aos clientes.

O sorteio teve total cobertura de Liderança FM, com transmissão também pela Rádio Centenário




Por: RICHARLLES ALVES

RÁPIDAS...

Jogo

Daqui a pouco (16h), a seleção brasileira de futebol enfrentará o Uruguai, em partida válida pelas eliminatórias da Copa de 2010. Este será o penúltimo jogo do time "canarinho", antes da disputa da Copa das Confederações, na África do Sul.


Noite de muita poesia

Logo mais a noite, acontecerá um grande show de poesia na AABB de Caraúbas. Na ocasião, estará se apresentando o poeta mossoroense Antônio Francisco. Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, desde 2006, ele é considerado como um dos sucessores do poeta Patativa do Assaré.


Leilão

Hoje acontecerá o Leilão da Festa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua, do bairro Leandro Bezerra. Logo após a novena, o mesmo será iniciado nas proximidades da Capela. A sociedade caraubense está convidada a se fazer presente.



Por MAYKON OLIVEIRA

REUNIÃO DISCUTIU A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGOGIA DO PARLAMENTO

Hoje, pela manhã, aconteceu uma reunião para que fosse discutido o projeto Pedagogia do Parlamento, de autoria do vereador e Presidente da Câmara, Assis Batista (PSB).

O vereador Assis Batista foi o autor do projeto.

Na ocasião, estiveram presentes várias autoridades e representantes de instituições de ensino e outras:

Vereadores: Assis Batista e Paulo Brasil (PR)

Gestores das escolas: Vicente de Paula (L. Gurgel), Maria de Isabel e Socorro Lino (Maria Sílvia), Ailton Algusto e Veridiana (Fcº de Souza Júnior - Mirandas), Queida Benevides (Jussara Deanny), Maykon Oliveira (Josué de Oliveira) e Titica Alves (Jonas Gurgel).

Demais representantes: João Marcolino (Maria Sílvia/Liderança FM), Marcos Roberto (Pólo UAB/ATOS), Henderson Glênio (Conselho Tutelar) e Idalene Praxedes (Escola Antônio Nicolau de Melo - Borracha).

Equipe da Câmara Municipal: Patrício Ferreira, João Paulo Costa e Leysson Carlos.

Vários representantes discutiram a viabilização do projeto.

De acordo com Assis Batista, o projeto visa fortalecer a cidadania, aproximando a sociedade do Poder Legislativo, a partir da participação de crianças, jovens e adolescentes nas Sessões da Câmara. Dessa forma, as escolas fariam uma preparação interna, com o propósito de incentivar os alunos a participar das atividades, e perceber qual a verdadeira função dos vereadores. Também, serão permitidas críticas, sugestões e questionamentos e, os próprios professores, podem cobrar trabalhos, de acordo com a temática discutida pelos estudantes e pelos próprios parlamentares.

O vereador Paulo Brasil (PR) se mostrou interessado pelo projeto, destacando a sua função de preparar cidadão cada vez mais responsáveis e conhecedores dos seus direitos. Tal concepção foi corroborada pelo professor e radialista João Marcolino. Além de fazer esse destaque, ele falou sobre a necessidade de todos os vereadores estarem preparados para as perguntas e para dar as devidas respostas, uma vez que algum aluno pode ficar inibido dependendo da forma como for tratado.

O Professor João Marcolino, o vereador Paulo Brasil e o professor Marcos Roberto, também participaram das discussões.

O professor Marcos Roberto também se mostrou entusiasmado, mas destacou a importância do engajamento de cada uma das escolas e, não apenas, um número restrito de profissionais. além disso, ele também comentou sobre o compromisso que deve ser firmado em relação as instituições de ensino, como por exemplo, nos esclarecimentos, no envio dos ofícios, na disponibilização de transporte para o translado dos estudantes, entre outros.

O projeto Pedagogia do Parlamento tem tudo para ser um sucesso e, muitos acreditam que assim pode ser. No entanto, é necessário que cada umas das escolas procurem trabalhar a política, a cidadania de maneira constante. A participação nas Sessões da Câmara Municipal é bastante importante, mas só terá utilidade, se o que for discutido em sala de aula ou nos salões do nosso parlamento, for colocado em prática.



Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

PARCERIA DE SUCESSO!


O melhorclick.com voltou com força total. Criado no ano de 2004, o site tem o objetivo de divulgar os principais eventos que ocorrem, tanto no âmbito local, regional ou estadual. Recentemente, as atividades voltaram à ativa, agora contando com a parceria com Web Rádio V7.

Para retomar "os trabalhos", foi realizada a cobertura da grande vaquejada do Saia Rodada Park Show. Na página na internet, já estão disponibilizadas as fotos dos shows das bandas Garota Safada e Saia Rodada.

Outro fator importante, foi a parceria com a Web Rádio V7, da cidade de Caraúbas. Formada por um grupo de jovens caraubenses, a emissora tem conquistado um grande número de ouvintes, em toda a região e, até mesmo, e outros estados brasileiros.

Recentemente, a direção da V7 foi mudada. O jovem Pablo Gurgel passou a conduzir os trabalhos. Logo foi formalizada uma parceria com o site melhorclick, que é gerenciado por Lucas Gurgel.

Desse modo, a parceria tem dado muito certo e, tanto o site quanto a rádio são sucesso em várias porções do RN e até mesmo do nosso país.


Acesse o site e ouça a V7: http://www.melhorclick.com.br/



Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2009




Por MAYKON OLIVEIRA

ENFIM, CARAÚBAS JÁ TEM O SEU CONSELHO DE MEIO AMBIENTE.

Ontem aconteceu a solenidade de posse do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraúbas. Finalmente, a sociedade caraubense pôde conhecer aqueles que tem a função de lutar em prol dos nossos recursos naturais e da qualidade de vida dos munícipes, graças ao seu caráter deliberativo, consultivo e normativo.

Para se ter uma idéia, é a partir dele que podem ser empreendidas ações de preservação e conservação ambiental, tanto na cidade quanto em áreas da zona rural. Na realidade, o que se propõe é a busca pelo que nós chamamos de Desenvolvimento Sustentável , ou seja, que busca o crescimento econômico concomitante ao bem-estar da população.

Em Caraúbas, a solenidade de posse aconteceu no auditório da Casa da Cultura Popular Manoel do Violão, que ficou praticamente lotado. Professores, gestores das escolas, representantes de ONG's, Sindicatos, alunos, entres outros segmentos da sociedade, estiveram presentes.

Dezenas de pessoas lotaram o auditório da Casa da Cultura Popular.

Na composição da Mesa, estavam: Ivanildo Fernandes (Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto), Auxiliadora Ferreira e Ademar Ferreira (Prefeito), Dr. Júlio César (Procurador Geral do Município), Edson Morais (Secretário de Políticas de Campo e Meio Ambiente), Dr. Varela (Secretario de Governo), e Josilene Bezerra (Secretária de Ação Social).

Logo em seguida, os representantes (titulares e suplentes), de várias entidades, organizações e intrituições caraubenses, foram convidados para assinarem o documento que oficializava as suas respectivas posses, como forma de atuar de forma legal, do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O Procurador Geral do Município, Dr Júlio César, prepara a documentação para a asssinatura dos integrantes do Conselho.

Sendo assim, como o município não possui uma secretaria para "cuidar" exclusivamente do meio ambiente, o Conselho acaba tendo uma função bastante importante. Propor uma política ambiental para o município, e fiscalizar seu cumprimento, é apenas algumas de suas muitas funções. Além disso, a concessão de licenças ambientais também podem ser efetuadas, desde que necessário.

Enquanto cidadãos, nos resta fiscalizar as ações desencadeadas pelo mesmo.



Por MAYKON OLIVEIRA

CHUVAS ATRAPALHARAM A REALIZAÇÃO DO V ECOFEST.

Na noite de ontem (5), iria acontecer o encerramento oficial da V Semana Municipal do Meio Ambiente de Caraúbas, porém as chuvas que caíram, prejudicaram as apresentações do V "ECOFEST", que marcam a culminância das atividades.

Logo após a posse do Conselho de Meio Ambiente, estavam previstas cerca de 15 apresentações, das escolas das redes pública e privada. Uma grande quantidade de alunos da zona rural foi deslocada, tendo em vista a necessidade de mobilizar um grande número de estudantes, a exemplo do que aconteceu em oportunidades anteriores.

Porém, as chuvas acabaram prejudicando o andamento das apresentações. Por isso, ficou decidido que elas aconteceriam no auditório, uma das partes cobertas da Casa da Cultura Popular Manoel do Violão. No entanto, em virtude do grande público que se fazia presente no local, percebeu-se que não era viável continuar.

Assim, foi anunciado que o "ECOFEST" não seria mais realizado ontem e sim numa data ainda a ser definida.


Por MAYKON OLIVEIRA

ANIMAIS COLOCAM EM RISCO A VIDA DE QUEM TRANSITA PELA RN-117

Vacas pastam a beira da pista
FOTO: hugooliveirablog.zip.net

Motoristas que transitam pela RN-117 no trecho que liga Caraúbas à Mossoró, têm enfrentado problemas com a grande quantidade de animais que transitam livremente pela RN.

Em menos de um mês, dois veículos da Prefeitura Municipal de Caraúbas tiveram problemas de colisões envolvendo animas na pista.

O primeiro, foi um dos ônibus que transporta universitários que colidiu com uma vaca. Felizmente não aconteceu nada de grave com nenhum dos ocupantes, só danos matérias.

O segundo fato aconteceu no ultimo final de semana quando uma ambulância da prefeitura que transportava um paciente com urgência para Mossoró, se deparou com um rebanho de gado. A colisão foi inevitável. Nesse caso, um ocupante do veículo saiu com ferimentos superficiais. E o veículo teve a frente bastante danificada.

Mas não é só gado que coloca a vida dos que trafegam pela 117, jumentos e cabras também são facilmente encontrados cruzando a RN. Esperamos que as devidas providências sejam tomadas.


Animal morto as margens da rodovia
FOTO: aluisiodutra.zip.net

E para aqueles que vão transitar pela RN, aqui vai uma dica: Atenção redobrada.



Por RICHARLLES ALVES

MS LANÇA PLANO PARA COIBIR O USO NOCIVO DE DROGAS E ÁLCOOL.

(Foto: hamiltonsiqueira.blogspot.com)

Com o intuito de desenvolver ações de prevenção e tratamento do uso nocivo de álcool e outras drogas, o Ministério da Saúde (MS) investirá R$ 117,3 milhões na ampliação do acesso a rede de atenção e saúde mental do SUS (Sistema Único de Saúde) até dezembro de 2010.

Na verdade, esse conjunto de estratégias é chamado de Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas (PEAD 2009-2010). O plano visa atingir, principalmente, crianças, adolescentes e jovens por meio das ações preventivas, promoção e tratamento dos riscos e danos associados ao consumo prejudicial de substâncias psicoativas.

Com o plano, o governo federalpretende implantar cerca de 92 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). A expectativa é de que os 26 estados e o Distrito Federal sejam contemplados.


Por MAYKON OLIVEIRA

5 de junho de 2009

RÁPIDAS...

Finalmente

Logo mais, durante as atividades que marcam o encerramento da V Semana Municipal do Meio Ambiente, os integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente devem ser conhecidos. Como Caraúbas não possui uma Secretaria de Meio Ambiente, o Conselho terá uma grande responsabilidade.

Formação

Continua o encontro de formação continuada para os profissionais da área da Educação do Campo. Desde a última quarta-feira, eles encontram-se reunidos para discutir temáticas inerentes a melhoria do trabalho e buscar novas estratégias, como forma de aprimorar a qualidade do ensino, nas escolas da zona rural.


CONEUERN 2009

Começa hoje o Congresso dos Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONEUERN). O evento será, mais uma vez, muito grande. A expectativa é de uma boa participação de acadêmicos do Campus Central, dos Campi Avançados e dos Núcleos. Além de hoje, serão desenvolvidas atividades amanhã e no domingo.


Por MAYKON OLIVEIRA

UFERSA É NOSSA!



Logo mais às 12:00 horas a equipe da administração municipal, estará realizando uma mesa redonda no Programa "O fato em debate", da Rádio Centenário. Na ocasião serão discutidos assuntos relacionados a vinda da UFERSA para o nosso município.


SEGUNDO JÁCOME

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Caraúbas é um lugar em que muitos gostam de praticar variadas modalidades esportivas. Uma parcela significativa da população é amante do futebol. Por essa razão, vários clubes dividem o carinho dos torcedores caraubenses.

Dentre os principais eventos do nosso calendário esportivo, está a Copa São Sebastião. Tradicionalmente realizada durante a Fetsa do Padroeiro (que dá nome à competição), ela atrai um grande número de equipes, das zonas urbanae rural e de outros municípios circunvizinhos.

Equipes se enfrentando, em partida válida pela Copa São Sebastião 2009.

Na edição deste ano, a decisão foi emocionante, e a equipe do "Pão Fofo" sagrou-se campeã ao bater o time da ACDM/Holanda, nuam partida decidida no final.


Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2009




Por MAYKON OLIVEIRA

OS JOGADORES DE FUTEBOL MAIS BEM PAGOS DO PAÍS

Ronaldo, o jogador de futebol mais bem pago do Brasil.

A renomada Revista Placar juntamente, com profissionais ligados aos jogadores e clubes de futebol, listou o valor ganho por cada jogador atuando no Brasil.

Confira a lista dos 10 jogadores mais bem pagos do país:

1º. Ronaldo* (Corinthians) - R$ 1.133.000
2º. Adriano** (Flamengo) - R$ 362.000
3º. Nilmar*** (Internacional) - R$ 360.000
4º. Fred (Fluminense) - R$ 350.000
5º. Leandro Amaral (Fluminense) - R$ 280.000
6º. Kléber (Cruzeiro) - R$ 280.000
7º. Thiago Neves (Fluminense) - R$ 270.000
8º. Edmílson (Palmeiras) - R$ 240.000
9º. Rogério Ceni (São Paulo) - R$230.000
10º. Washigton (São Paulo) - R$ 220.000

* (80% são valores do patrocínio da manga e calção)
** (162 mil do Flamengo + % dos produtos da Olympikus)
*** (130 mil + um milhão de euros em parcelas anuais)

Fonte: Revista Placar


Por MAYKON OLIVEIRA

"ECOFEST" SERÁ REALIZADO NA TARDE DE HOJE.


Hoje acontecerá mais uma edição do "ECOFEST", o festival ecológico que marca o encerramento das atividades da V Semana de Meio Ambiente (SEMMEIA).

O evento acontecerá na Casa da Cultura Popular Manoel do Violão, a partir das 17 horas. A expectativa, é de que pelo menos 15 escolas das redes, municipal , estadual e privada, apresentam seus projetos, peças e incenações.

Toda a sociedade caraubense está convidada a comparecer, logo mais.


Por MAYKON OLIVEIRA

4 de junho de 2009

FORTES EMOÇÕES...

Vem aí os jogos das eliminatórias e a Copa das Confederações...

É melhor fazer algo, antes que uma tragédia aconteça.



Por MAYKON OLIVEIRA

CORREÇÃO

Em ecsclarecimento a uma postagem feito por mim a respeito da indignação do Prof. Flaviano Monteiro com a vinda da ufersa para caraúbas, foi colocada as seguintes freses:

"O silêncio pode ser facilmente justificado devido a presença da senadora Rosalba (Dem) em meio a isso tudo. Do mesmo partido do atual prefeito de Pau dos Ferros. Além de que a ida Ufersa para Caraúbas não influi em nada a chegada da mesma em Pau dos Ferros, porém o sonho acabou para Apodi."

"O silêncio sobre o assunto dominou o gabinete do executivo apodiense, esses é que estão com a boca celada. No momento que a facada era dada em Apodi, Garibaldi e Henrique, ambos do PMDB, eram testemunhas oculares."

"Quando Apodi perdeu a primeira unidade, em 2007, Garibaldi também estava presente no momento. Ações comcreta do PMDB em Apodi tem se tornado ineficaz em todas as escalas, da municipal a federal."

"Garibaldi tem se tornado um verdadeiro pé frio com sua presença nos pleito para Apodi. Um azarão de primeira, isso quando não joga contra nós, como neste episódio de Caraúbas."

Ficando assim como se as frases tivessem sidos ditas pelo Professor Flaviano. Aqui venho fazer uma correção, essas colocações foram feitas pelo blogueiro Assis Júnior do blog apodidigital.blogspot.com e não pelo professor Apodiense como tinha sido colacado na matéria.

Fica aqui então o pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos com esse mal entendido, principalmente ao professor Flaviano Monteiro.

Comunicação com seriedade e a meta a ser atingida pelos que fazem o Caraubashotnews, por isso, na hora que for preciso voltar atrás e fazer alguma correção, faremos em nome da boa comunicação e da seriedade a qual tratamos os fatos.

OBS: as aspas já foram retiradas da matéria original.



Por: RICHARLLES ALVES

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2009




Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

O Brasil e os eventos

Dados apontados International Congress And Convention Association (ICCA) , colocam o Brasil como o 7º país que mais sediou eventos internacionais no mundo. Com um total de 254 já realizados, nós ficamos atrás de países como a Itália e o Reino Unido. Os líderes do ranking são os Estados Unidos, com cerca de 507 eventos realizados. (Dados 2008).


Atividades da V SEMMEIA prosseguem

Hoje tem prosseguimento as atividades da V Semana Municipal de Meio Ambiente. A exemplo do que vem ocorrendo, a maior parte das escolas tem procurado valorizar os trabalhos realizados de maneira interna. Um exemplo disso, são os alunos da Escola Municipal Leônia Fernandes, que desde o começo da semana, estão realizando várias apresentações acerca da temática.


Encontro

Foi iniciado ontem, mais um encontro para professores que atuam na educação do campo. O principal objetivo, é conceder uma formação continuada de qualidade, através da realização de palestras, seminários e outras atividades. Ele se estenderá até amanhã, e contará com a coordenação das professoras "Tetê" e Genilma Mota.



Por MAYKON OLIVEIRA

COOPERATIVA SE REÚNIRÁ COM GESTORES DE ESCOLAS CARAUBENSES.

Logo mais a partir das 09 da manhã, a Coopertaiva Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI), estará se reunindo com os gestores das escolas municipais de Caraúbas.

O encontro acontecerá na sede da EMATER. Na oportunidade, serão discutidas algumas questões de interesse das instituições de ensino, sendo que a principal delas, diz respeito a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos.

O convite foi enviado às escolas pela presidente da COOPAPI, Fátima de Lima Tôrres.


Por MAYKON OLIVEIRA

REITOR FALA SOBRE OS CURSOS QUE PRETENDE IMPLANTAR EM CARAUBAS



Em visita a cidade de Caraúbas na tarde de ontem o reitor da UFERSA Josivan Barbosa, esclareceu alguns pontos que a população ainda tinha dúvida. Como por exemplo, qual curso seria implantado de inicio aqui em nossa cidade

Sobre esse assunto ele adiantou que será inicialmente ofertadas 300 vagas para o curso de bacharelado em ciências e tecnologias. Mas com o projeto de implantação de cursos com licenciaturas em química, física, matemática e ciências da computação. O reitor falou que até a consolidação da implantação do campus ele quer contar com 1,200 alunos. Josivan também discorreu acerca do valor do projeto que ta orçado em 14 milhões de reais.

O reitor falou que existem três vertentes para o inicio das aulas:

1 - Construção do espaço físico

2 - Contratação daequipe administrativa

3 - Contratação do quadro de professores permanentes. Sendo esse fator o principal.

"A partir de agora os esforços vão ser todos no sentido de realizar concurso a nível nacional para trazer professores qualificados e não professores substitutos". Concluiu o Josivan.



Por: RICHARLLES ALVES E KAROL WOJTYLA

CARAÚBAS FOI CONTEMPLADA COM O PROGRAMA FORMAR EM REDE.


O município de Caraúbas está sendo contemplado com mais um benefício importante. Para se ter uma idéia, ele foi um dos 15 selecionados, dentre cerca de 90 solicitações de vários partes Brasil, para receber a capacitação através do Programa Formar em Rede.

O principal objetivo do Programa de formação a distância é fortalecer, aprimorar, valorizar e desenvolver práticas de qualidade nos espaços educacionais que atendem crianças de zero a seis anos em nosso país. Além disso, o uso da tecnologia, por formadores e professores, fomenta a troca de experiências, circulação e produção de conhecimento educacional e pedagógico.

Os institutos Avisa Lá e Razão Social, são colaboradores. Aqui, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, concederá a cooperação técnica, que viabilizará, também, a realização das atividades.

Em Caraúbas, ficarão na coordenação do programa, as professoras Terezinha Fernandes Gurgel (Subsecretária Pedagógica do município) e Amécia Nunes de Morais (Coordenadora da Educação Infantil).


Por MAYKON OLIVEIRA

3 de junho de 2009

JOSIVAN BARBOSA VEM A CARAUBAS CONHECER ÁREA ONDE SERÁ CONSTRUIDO CAMPUS DA UFERSA.

Reitor da Ufersa- Josivan Barbosa

A tarde desta quarta feira vai entrar para a historia do município de Caraúbas, isso porque o município deu um grande passo para a realização de um sonho, a implantação do campus da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA).

Hoje à tarde o Reitor Josivan Barbosa visitou Caraúbas juntamente com o Pro-Reitor de Extenção Rodrigo Sérgio além de alguns técnicos administrativos para o reconhecimento do terreno que foi doado pelo empresário Ademus Ferreira. A área total para a construção do campus é de 30 hectares, sendo 10 hectares de área construída, 10 hectares de área de preservação ambiental, e mais 10 para estacionamentos e vias internas para circulação de veículos e pedestres.

O terreno fica apenas 1Km de distância do contorno, na margem direita da RN-233 saída de Caraúbas para Apodi.



O Reitor também visitou as instalações da Escola Municipal Leônia Gurgel onde funcionará a instituição enquanto o campus não ficar pronto. O mesmo ficou impressionado com a estrutura da escola, com salas amplas e um laboratório de informática moderno.

Já na sede da Secretária de Educação, Josivan concedeu entrevista a Rádio Centenário, onde explicou que “a chegada do campus para Caraúbas não beneficiará apenas o município, mas toda região oeste”.


Por: RICHARLLES ALVES E KAROL WOJTYLA

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2009




Por MAYKON OLIVEIRA

VINDA DA UFERSA PARA CARAUBAS DEIXA INDIGNADO PROFESSOR APODIENSE

FOTO:www.apodi.info

Informações chegadas a nossa cidade davam conta que a população do município de Apodi encontrava-se muito insatisfeita com a vinda da UFERSA para o município de Caraúbas.

Até então achávamos que isso seria só mais uma daquelas rivalidades de municípios vizinhos. Mas hoje ao lermos matérias vinculadas em dois blogs daquela cidade, onde o prof, Flaviano demonstrou sua indignação pela não mais ida do campus da UFERSA para aquele município, podemos constatar a veracidade do fato.

Confira a seguir trechos da matéria do blog apodibaixo do pano que apresenta trechos da entrevista de Flaviano ao programa A Hora do Povo, apresentado por Fábio Soares, na rádio 87.9 Cidade FM.

Flaviano parabenizou a cidade de Caraúbas pelo vitória, mas não apoiou a forma como agiu, mantendo Apodi longe do processo.

"A população de Apodi encontra-se indignada porque lutou bravamente pela Ufersa. Apodi tem que ser ressarcido de alguma forma", comentou o professor.

Após demonstrar toda sua insatisfação Flaviano disparou para todos os lados.

Aqui também vale ressaltar o silêncio que Pau dos Ferros tem feito sobre o assunto. Já que Caraúbas entrou no meio e levou a unidade que também poderia contemplar a cidade do Alto Oeste.

O silêncio pode ser facilmente justificado devido a presença da senadora Rosalba (Dem) em meio a isso tudo. Do mesmo partido do atual prefeito de Pau dos Ferros. Além de que a ida Ufersa para Caraúbas não influi em nada a chegada da mesma em Pau dos Ferros, porém o sonho acabou para Apodi.

Quando Apodi perdeu a primeira unidade, em 2007, Garibaldi também estava presente no momento. Ações concretas do PMDB em Apodi tem se tornado ineficaz em todas as escalas, da municipal a federal.

Garibaldi tem se tornado um verdadeiro pé frio com sua presença nos pleito para Apodi. Um azarão de primeira, isso quando não joga contra nós, como neste episódio de Caraúbas.

FONTE: apodibaixo do pano

OBS:O professor Flaviano deveria se preocupar em saber os motivos pelos quais Apodi, perdeu campus da UFERSA e não questionar o porque o município de Caraúbas que é geograficamente bem localizado por se limitar com mais sete municípios além do próprio municipio de Apodi ficou com o campus.



Por: RICHARLLES ALVES

LOCUTOR CARAUBENSE VOLTA A APRESENTAR PROGRAMA.

O amigo e companheiro de blog, radialista Richarlles Alves, voltou a apresentar um programa de Rádio. Apesar de jovem, o locutor já tem uma certa experiência, uma vez que trabalhou em algumas emissoras caraubenses.

O locutor Richarlles Alves, que voltou a apresentar um programa de rádio.

O retorno aconteceu na última segunda-feira (1), quando assumiu o comando do Onda Retrô, na Rádio RPC/Centenário. Na realidade, o programa vai ao ar a partir das 20 horas, sendo bastante eclético, pois muitos sucessos do passado, de vários ritmos e estilos diferentes, são tocados.

Desejamos ao amigo Richarlles um excelente trabalho e uma boa sorte. A competência é indiscutível, só faltava essa boa oportunidade.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

V SEMMEIA I

Desde ontem, várias escolas estão realizando diversas atividades alusivas à V Semana Municipal do Meio Ambiente. A discussão da temática, através de debates e exposição de cartazes, são apenas algumas delas.


V SEMMEIA II

Ontem, o Educandário Êxito Colégio e Curso, realizou uma grande mobilização por algumas ruas da cidade. O intuito, era mostrar para a sociedade caraubense que o consumo de drogas é um grande problema. Apesar das atividades serem concebidas como internas, nesta terça-feira, a escola decidiu sai às ruas, para tentar mostrar a gravidade dessa problemática.


Bye Bye CPI

Estão "enrolando" enquanto podem, e por isso, acho que não vai sair tão cedo. Falo da CPI da Petrobrás. Na verdade, todos os dias acompanho no noticiário várias explicações e nenhuma resposta. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta terça-feira (2) que a instalação da CPI pode levar "meses" caso não aconteça um acordo com a oposição sobre a CPI das ONGs. Sinceramente, não vejo isto como uma novidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

À LUZ DE VELAS...

Não sei o que estava acontecendo ontem com a distribuição da energia elétrica em Caraúbas e região. Sem mais nem menos, a "luz" foi embora, fato que causou inúmeros transtornos à população.

Seria romântico se não fosse chato. Imagina, jantar à luz de velas?

Apesar de não serem nada românticas, estas velas são bastante adequadas para o momento.

Brincadeiras à parte, chama a atenção acontecimentos como esse. Em tempos de outrora e/ou pós-privatização da empresa que faz a distribuição da energia, não era comum isso acontecer. Com chuva ou Sol, a "luz" até caía, mas voltava com uma rapidez impressionante. No entanto, essa realidade parece que está mudando.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONHECIDOS OS TUTORES DO PÓLO DA UAB, EM CARAÚBAS.

Ontem (2), saiu o resultado do processo de seleção, que escolheu os tutores do Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do nosso município. Na ocasião, as três vagas foram preenchidas e, em breve, as aulas serão iniciadas.

Na primeira etapa, foram 18 inscritos. Na segunda, apenas 09 se classificaram para o "exame" final, que aconteceu na semana passada, em Natal.

Foram selecionados os seguintes professores:


Francisco de Assis Marinho Morais

Jomara Dantas Pessoa

Wilton Firmino da Cruz


O Pólo "Sertão das Caraubeiras", funcionará nas dependências da Escola Municipal Josué de Oliveira, e terá como Coordenador o professor Marcos Roberto Fernandes.


Por MAYKON OLIVEIRA

2 de junho de 2009

TRÊS NAVIOS MERCANTES ESTÃO NO LOCAL ONDE FORAM ACHADOS OBJETOS NO ATLÂNTICO

FOTO: www.globalgiants.com

A Marinha confirmou nesta terça-feira (2) ao G1 que três navios mercantes chegaram no fim da manhã de hoje ao local onde foram visualizados objetos metálicos e não metálicos que podem ser do Airbus 330-200, que desapareceu na noite de domingo (31) quando fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris.

Segundo a Marinha, as três embarcações particulares (duas de bandeira holandesa e uma francesa) que seguiam viagem pelo Oceano Atlântico foram deslocadas para auxiliar nas buscas.

A assessoria de imprensa da Marinha informou que há um acordo internacional que garante que navios mercantes sejam desviados de sua rota desde que haja sinistros com vida humana envolvida.

A Aeronáutica informou no começo da manhã que alguns objetos supostamente da aeronave foram encontrados. Um tambor, uma poltrona, diversas objetos brancos além de manchas de óleo e querosene. Os objetos foram encontrados por uma aeronave modelo R-99 da Força Aérea Brasileira. O R-99 decolou de Fernando de Noronha ontem às 22h35. Por volta de 1h, foram identificados os primeiros sinais de fuselagem no oceano, a 650 km do arquipélago.

O avião tem vários sensores. Entre eles um radar chamado de ‘abertura sintética’, localizado na parte inferior da aeronave. O equipamento marcou as coordenadas geográficas, delimitando a área de busca.


Extraído:G1.com



Por:RICHARLLES ALVES

11º ARRAIÁ DO "CHICO PEDRO".


Propaganda do 11º Arraiá do Chico Pedro




Por MAYKON OLIVEIRA

II REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA O FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, ACONTECEU NA MANHÃ DE HOJE.

Na manhã de hoje, aconteceu a II Reunião Regional de Preparação para o Fórum Regional de Educação do Campo, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, foram discutidas algumas questões pertinentes à realização do Fórum.

Mais uma vez estiveram presentes várias autoridades regionais, das quais destacamos: Alcivan Viana (Vice-prefeito de Caraúbas), Edinaide Rêgo (Representante da Coordenação estadual de Educação do Campo da SECD/RN), Raimunda Freire (Diretora da 13ª DIRED/Apodi), Maria Eunice (Diretora da 14ª DIRED/Umarizal), Socorro Felipe (Diretora da escola da MAISA, em Mossoró) e Bráz Lino (Secretário Municipal de Educação da Serra do Mel).

O encontro contou com a presença de várias autoridades regionais.

Também esteve presente, uma equipe de Educação do Campo, da SEEC/CODESE, que fez a exposição da temática sobre a Política Nacional de Educação do Campo, para o público, que lotou o auditório da Câmara.

Público, formado por vários profissionais, acompanhou com atenção as discussões.

A professora Raimunda Freire (Mundinha), falou sobre a reprogramação dos recursos, que aconteceu no ano passado. Além disso, ressaltou a necessidade de se adaptar a essa nova realidade, deflagrada pela Educação do Campo. "É preciso conhecer a realidade das comunidades. A partir deste momento, temos que procurar fortalecer as ações com esse propósito, em toda a nossa região", destaca.

O professor Hudson Neimar, também falou acerca do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que há alguns anos, vem sendo desenvolvido em vários municípios potiguares, nos últimos anos. Na ocasião, ele explicou que trata-se de um programa importante, tanto pela erradicação quanto ao consumo de drogas, como também por ajudar na formação do cidadão.

O professor Hudson Neimar discorreu acerca das atividades desenvolvidas através do PROERD.

Além dessas discussões, também aconteceram alguns encaminhamentos como as definições do local e do período de realização do Fórum, como também, da própria Comissão Organizadora.


Por MAYKON OLIVEIRA

TRAGÉDIA REPERCUTE NO MUNDO INTEIRO

A tragédia que aconteceu com os passageiros do voo AF 447, da Air France, que saiu do Rio de Janeiro na noite de domingo (31) rumo a Paris, repercutiu na imprensa mundial. Inúmeros veículos de comunicação, noticiaram o fato.

A aeronave desapareceu sobre o Oceano Atlântico, mas, as causas ainda são desconhecidas. A lista oficial com os nomes dos passageiros ainda não foi divulgada, mas familiares e empresas já começaram a apresentar nomes de brasileiros que embarcaram.

O voo levava 216 passageiros e 12 tripulantes, e não se acredita que possa haver algum sobreviventes.

Muitos acham que foi algum problema com o piloto ou com o avião, no entanto, sinceramente eu não descarto a possibilidade de uma ação terrorista.


Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2009



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Entrevista

Na tarde do último sábado (30), foi veículada pela Rádio Liberdade FM, da comunidade de Santana, uma entrevista com o Bacharel Célio Fonseca. Na oportunidade, o delegado foi entrevistado pelo locutor Kiko Morais, e abordou várias questões pertinentes à problemática da violência na região. A repercussão da entrevista foi grande, uma vez que ela foi destaque em vários blogs em municípios circunvizinhos. Parabéns ao amigo Joel Canela, que apresenta o programa Comunidade em Debate e, todos os sábados, procura discutir temas de interesse da sociedade.


Preparação

Continuam as aulas na turma preparatória do Galileu Cursinho de Caraúbas, para o concurso público para Agente Penitenciário. O competente professor Nicodemos Gomes, está ministrando as aulas dos Conhecimentos Específicos. O certame oferece 400 vagas para essa função, e promete ser um dos mais disputados. Por essa razão, uma boa preparação é fundamental.


Subindo

A "virtual" candidata do Presidente Lula para concorrer ao pleito de 2010, a Ministra Dilma Rousseff, está subindo nas pesquisas. É o que aponta a última edição da pesquisa CNT/Sensus. Na ocasião, ela subiu dos 16, 3% para 25,3%. O "tucano" José Serra ainda lidera, com 40,4%. Mesmo subindo nas pesquisas, Dilma possui o 2º maior índice de rejeição (32,4%,) ficando atrás de Ciro Gomes, que tem 33,9%.


Por MAYKON OLIVEIRA

UMA VAQUEJADA PARA FICAR NA HISTÓRIA!

"A maior vaquejada da história de Caraúbas"

É assim que podemos classificar a grande vaquejada do Saia Rodada Park Show. Além dos grandes shows de forró, com atrações conhecidas em toda a região, e até no Brasil, as disputas pela grande premiação foram intensas, durante até o final da noite de ontem.

Ao todo, foram quase 80 horas de muito "Puxa-boi". Desde a manhã de sexta, até ontem, vaqueiros amadores e profissionais lutaram pelas primeiras colocações.

Veja mais imagens, da última noite de competições.

Segunda-feira de muitas disputas, no Saia Rodada Park Show.


Competidores se preparam para entrar na pista.


Vaqueiros, da categoria profissional, disputando as primeiras colocações.


Populares acompanharam as disputas até o final.



Por MAYKON OLIVEIRA

REUNIÃO DEFINIU DETALHES, PARA A V SEMMEIA.

Na tarde de ontem, aconteceu mais uma reunião com os diretores e professores que coordenam as COM-VIDAS, nas escolas das redes pública e privada. Na pauta, os informes finais antes da realização da V SEMMEIA.

Professores e gestores se reuniram no CEMER, para discutir os detalhes para a V SEMMEIA.

De acordo com o que repassou a Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do município, professora Calíngia Kátia, a data do plantio de mudas foi alterada, sendo marcado para o próximo dia 05.

Além disso, também foram entregues alguns kits às escolas. Neste ano, serão 04 camisetas para cada escola. As atividades internas também serão intensificadas, nessa edição do evento.



Por MAYKON OLIVEIRA

1 de junho de 2009

FESTA DE SANTO ANTÔNIO SERÁ INICIADA HOJE.


Logo mais às 18 horas, acontecerá a abertura oficial da Festa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua, do bairro Leandro Bezerra. Na oportunidade, será realizada a Caminhada da Paz, saindo da Igreja Matriz de São Sebastião, relembrando os 40 anos da Capela.

Após a chegada dos fiéis, será realizada a Missa de abertura da Festa, na Capela de Santo Antônio de Pádua. Em seguida, acontecerá o hasteamento das bandeiras.

O Tema deste ano é "Com Santo Antônio, escolhemos a Paz, fruto da Justiça". As festividades se estenderão até o dia 13 de junho.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Saia Rodada

A banda Saia Rodada encerrou com "chave de ouro" a parte de shows da grande vaquejada de Caraúbas. Atraíndo uma multidão, a banda caraubense voltou a se apresentar na "terrinha", e levou ao delírio, os fãs que vieram de várias cidades da região.


Muita lama

Um dos principais problemas enfrentados pelos que foram ao Saia Rodada Park Show, era a grande quantidade de lama. Em virtude das últimas chuvas, o terreno ficou encharcado, prejudicando o acesso. Até mesmo dentro do clube, a lama era muito grande.


Participe da nova enquete

O blog já está com uma nova enquete. Desta vez, gostaríamos de saber como você acha que Caraúbas deve ser conhecida. Para isso, colocamos algumas opções ao lado. Escolha a sua e participe, a sua opinião é sempre muito importante.



Por MAYKON OLIVEIRA

COORDENADORA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONCEDEU ENTREVISTA.

Na manhã de hoje, conversamos com a professora Calíngia Kátia, Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do município de Caraúbas.

Na ocasião, ela falou sobre a V Semana Municipal de Meio Ambiente (SEMMEIA), que está começando hoje.

Click e confira.


Alinhar ao centro

Por MAYKON OLIVEIRA
Justificar

MEMBROS DO CLUBE DOS AMANTES DA POESIA, ESCOLHERAM NOVA DIRETORIA.

Ontem pela manhã, aconteceu a eleição para a escolha da diretoria do Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes". O pleito aconteceu na Casa da Cultura Popular de Caraúbas e contou com a presença de um bom número de membros associados, tendo uma movimentação tranquila.

Membros do Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes", comparecem ao local da votação.

Criado em 14 de junho de 2001, através do Projeto de Lei nº 501/2001, de autoria do então vereador, Manoel Jovanildo Fernandes, o clube é um dos principais fomentadores da cultura local. Além disso, é reconhecido como instituição de utilidade pública, a nível estadual.

O clube encontra-se funcionando num dos compartimentos da Casa da Cultura Popular.

Na conversa que tivemos com Socorro Fernandes (Socorrinha), atual presidente do clube, ela nos repassou que o principal objetivo do mesmo, é o incentivo a livre manifestação artística e produção cultural. Para que isso aconteça, é preciso incentivar a realização de eventos, espetáculos, shows, publicações, entre outros, com o intuito de valorizar a cultura local.

No pleito de ontem, Socorrinha estava concorrendo a reeleição. Ao lado do sindicalista Gilvan Viana, ela encabeçou uma chapa única, que foi eleita com votos. Estavam aptos a votar cerca de 57 associados, de um total de 60.

Raimundo Gilvan Viana e Socorro Fernandes, que encabeçam a equipe gestora do Clube.

Após a votação, aconteceu a apuração dos resultados. Com 100% dos votos válidos, a chapa única foi eleita. Foram 44 votantes, 13 abstenções e nenhum voto nulo.

A solenidade de posse será realizada no próximo dia 14, na Casa da Cultura Popular Manoel do Violão, e contará com as presenças dos poetas Antônio Nunes de França e Antônio Nunes Fernandes, além de artistas locais.


Por MAYKON OLIVEIRA

CHAPA VENCEDORA APRESENTA SUA EQUIPE, PARA A NOVA GESTÃO.

Após eleição, a chapa vencedora reafirmou o compromisso e divulgou a equipe que conduzirá os trabalhos do Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes ".

Parte da equipe que comanda o Clube: Jovanildo Fernandes, Rivaldo Fernandes, Gilvan Viana e "Socorrinha".

Formado por vários profissonais competentes, a expectativa é que novos projetos sejam desenvolvidos, e o trabalho do Clube passe a ser cada vez mais reconhecido em todo o nosso município.

Veja a equipe que administrará essa importante instituição caraubense, no período de 2009 à 2011.

Presidente

Maria do Socorro Fernandes

Vice-presidente

Gilvan Viana

Secretária Geral

Maria Leônia Praxedes

Tesoureira

Maria das Dores Sales


Diretor de Eventos

Damião da Silva

Diretor de Comunicação

Rivaldo Fernandes

Diretor de Patrimônio

Jovanildo Fernandes

Suplentes

Sebastião da Silva

Franklin Fernandes


Conselho Fiscal

Haroldo Gurgel

Antônio de Freitas

Francisco da Costa Moreira Neto

Suplentes

Francisco de Assis Praxedes

José Monteiro de Souza


Por MAYKON OLIVEIRA

SÂMARA DANIELLY NÃO É MAIS LOCUTORA DA RPC/CENTENÁRIO.

No último final de semana, ficamos sabendo que a locutora Sâmara Danielly não apresentaria mais o seu programa na Rádio RPC/Centenário. Um fato bastante curioso, sobretudo pelo fato de ter uma grande audiência em Caraúbas e região.

Sâmara Danielly

Hoje pela manhã, percebemos que a notícia realmente procede. Entrando em contato com Sâmara, ela nos confirmou que não era mais funcionária da emissora. Perguntada sobre o motivo de sua "exclusão", a jovem locutora afirma desconhecê-lo, mas ressalta que respeita a decisão.

Recentemente, numa enquete que realizamos, ela foi escolhida como a melhor locutora caraubense, na atualidade. Apresentando um programa dinâmico, alegre e muito informativo, Sâmara conquistou um grande número de admiradores aqui no município e outras partes do Brasil.

A decisão causou uma certa admiração por parte daqueles que estão habituados a ouvir o programa, que é veículado diariamente pela Centenário. Ainda não se sabe quem irá substituí-la, porém, o que mais uma vez se confirma é que nem sempre a "voz do povo é a voz de Deus".


Por MAYKON OLIVEIRA

PROFESSOR CARAUBENSE É HOMENAGEADO POR TURMA DE FORMANDOS.

Professor Marcos Roberto

O professor caraubense Marcos Roberto Fernandes, foi homenageado pela turma "B" do curso de Pedagogia do ProFormação (Pólo 4), do Campus Avançado João Ismar de Moura, da cidade de Patu.

"Marquinhos", como é popularmente conhecido, é o atual Coordenador da Universidade Aberta do Brasil, e recentemente, esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação do nosso município. Em virtude dos seus serviços prestados em prol da educação, ele foi escolhido para ser o Padrinho da turma de pedagogos.

Na solenidade que aconteceu no Módulo Esportivo patuense, na noite do último sábado, ele esteve presente. De certa forma, o professor acabou representando o nosso município, na belíssima cerimônia que marcou a Colação de Grau de quase 200 formandos, oriundos de outras porções de nossa região e do estado da Paraíba.


Por MAYKON OLIVEIRA

NOTÍCIA URGENTE

A aeronáutica já começou as buscas pelo Airbus da Air France que desapareceu dos monitores dos radares nesta segunda-feira (1) sobre o Oceano Atlântico.

O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 15 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado às 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

De acordo com informações, acredita-se que a aeronave tenha caído entre Natal e o Arquipélago de Fernando de Noronha.

Fonte: Portal G1


Por MAYKON OLIVEIRA

AS DISPUTAS CONTINUAM, NO SAIA RODADA PARK SHOW.

E seguem as disputas pela premiação de R$ 100 mil, no Saia Rodada Park Show. Agora, elas estão na reta final.

Agora a pouco (antes das 07 horas), estivemos na vaquejada, e as disputas estão sendo intensificadas. O nível é muito alto, e fica até difícil fazer uma previsão de quando sairão os vencedores.

Veja mais imagens.

Já são quase 72 horas de muitas disputas.


O Cansaço, o sono, e uma boiada "graúda" são os maiores desafios.


Apesar do desgaste, os competidores de alto nível garantem muita emoção cada vez que entram na pista.


Na reta final, aumentam as dificuldades.


Mesmo nas primeiras horas da manhã, caraubenses acompanham as disputas.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES