20 de dezembro de 2008

MÚSICO CARAUBENSE É DESTAQUE

Foto: Cedida

O município de Caraúbas/RN sempre foi berço de grande artistas. Nos últimos anos, tal concepção passou a ser cada vez mais ratificada, com o surgimento de novos valores, tanto na música, quanto em outras formas de manifestação artística.

Dentre eles, podemos destacar o músico Canindé Costa, que tem se destacado em toda a região. No começo desse ano, ele lançou seu primeiro álbum, que tem como faixa-título “Instrumento da Paz”, numa alusão à peregrinação da comunidade católica caraubense e de todo o planeta, na busca da paz e enaltecimento dos preceitos da Igreja.

Aos poucos, o músico foi ganhando espaço e, hoje, já é uma realidade. Suas canções falam do amor de Deus e, por essa razão, conquistaram as pessoas, independetemente de denominação religiosa.

Contudo, cabe ressaltar que algumas pessoas desempenharam papel fundamental para o crescimento da carreira desse artista, dentre eles o então Padre da paróquia de nosso município, Paulo Brasil.


Por MAYKON OLIVEIRA

FORMANDOS DO NAESC REALIZAM GRANDE FESTA

Foto: Cedida por Samuel Morais

Jornalista Wandilson Ramalho, ao lado dos formandos da 3ª Turma do Curso de Pedagogia.


Na noite de ontem (19/12), aconteceu uma grande cerimônia de Colação de Grau de mais duas turmas do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC/UERN).

Além dos formandos da 3ª turma do curso de Pedagogia e, também do curso de Geografia, o evento contou com presença de ex-professores, autoridades, familiares e outros convidados. Na realidade, todos vieram acompanhar esse momento de grande importância, seja na vida pessoal ou profissional.

Logo após a solenidade, que foi realizada na sede do Núcleo, os recém-formados do curso de Geografia se deslocaram às dependências da AABB, para a realização de um jantar e um baile, em um verdadeiro momento de confraternização.

A todos os profissionais, recém-formados, nossos sinceros votos de felicidade e sucesso.


Por MAYKON OLIVEIRA

19 de dezembro de 2008

FESTA DO PADROEIRO 2009

Há poucos instantes tivemos a informação de que as atrações da festa do Padroeiro São Sebastião, que ocorre em meados de janeiro de 2009, já estão definidas.


Assim, o evento contaria com atrações bastante diversificadas, uma vez que teríamos várias bandas com "estilos" diferentes. Confira abaixo a agenda completa.

Abertura com show religioso (em local ainda a ser definido)

10/01/09 - FILHOS DE DAVI

Programação Cultural

10/01/09 - BANDA FERAS
11/01/09 - FORRÓ ARRETADO
12/01/09 - PAGODE SAMBA NOBRE
13/01/09 - BAKULEJO
14/01/09 - AVIÕES DO FORRÓ
15/01/09 - BANDA GRAFITH
16/01/09 - FORRÓ DO MUÍDO
17/01/09 - THE FEVERS E COVER DOS BEATLES
18/01/09 - SOLTEIRÕES DO FORRÓ
19/01/09 - FORRO DOS PLAYS
20/01/09- ENCONTRO DE ARTISTAS CARAUBENSES

Nas próximas postagens, traremos mais informações sobre o evento, além da programação religiosa, na íntegra.

PEC DOS VEREADORES É REJEITADA PELA MESA DIRETORA DA CÂMARA.

Nos últimos dias, enormes eram as expectativas em torno da aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que ampliaria o número de vagas no legislativo, em cada um dos municípios brasileiros.

Na realidade, essa proposta visa à criação de mais 7.343 vagas para vereadores no país. Contudo, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados tomou uma decisão que surpreendeu a todos, e decidiu, por unanimidade, não promulgar a PEC.

A promulgação de uma emenda constitucional é, sem dúvidas, um ato conjunto que deve passar pelas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado Federal, mas os deputados argumentam que isso não pode ser feito, sobretudo após as mudanças feitas pelos senadores. Isso acabou contribuindo para que fosse criado um impasse entre as duas Casas.

É esperar para ver o desfecho de tudo isso.


Por MAYKON OLIVEIRA

ADEMAR E ALCIVAN FALAM EM AUTONOMIA PARA OS SECRETÁRIOS.


A solenidade de apresentação dos futuros secretários foi encerrada com os discursos do futuro vice-prefeito e do prefeito eleito.

Em suas palavras, Ademar e Alcivan ressaltaram a importância de desenvolver um trabalho coletivo. Na ocasião, enfatizaram o papel das secretarias, do legislativo municipal, dos sindicatos e de todos os segmentos da sociedade, em prol do desenvolvimento do município. Ambos ressaltaram a importância de conceder autonomia para os secretários desenvolverem ações em suas respectivas áreas de atuação.

Finalizando, desejaram boa sorte aos seus secretários, agradeceram a presença de todos e pediram empenho de toda a sociedade na busca por uma Caraúbas mais digna.



MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

FUTURO SECRETÁRIO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PARTICIPATIVA


Em nome dos futuros secretários, o vereador Édson Morais (Pelé) fez um discurso enaltecendo as qualidades dos seus futuros companheiros, falando também das responsabilidades atribuídas a cada uma das pastas.

Em seu discurso, o futuro secretário de agricultura falou da importância de desenvolver em cada uma das secretarias, um processo de autonomia. Segundo ele, essa problemática foi uma constante nos últimos anos, uma vez que as ações acabavam sendo centralizadas na figura do chefe do executivo.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

PREFEITO ELEITO APRESENTA SECRETARIADO


Logo após o encerramento da sessão legislativa, teve início a solenidade de apresentação da equipe que auxiliará a gestão no futuro mandato.

Na oportunidade, o prefeito eleito Ademar Ferreira apresentou os nomes e suas respectivas pastas:

- Dr. Varela (Secretaria de Governo)

- Patrício Brito (Secretaria de Finanças)

- Alfredo José (Secretaria de Planejamento)

- Geovani Nobre (Secretaria de Saúde)

- Ivanildo Fernandes (Secretaria de Educação)

- Édson Morais (Secretaria de Agricultura)

- Paulo Everton (Secretaria de Obras e Serviços Públicos)

- Maria Josilene (Secretaria de Ação Social)

- Canindé de Freitas (Secretaria de Administração)


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

AGENTE DE SAÚDE DENUNCIA DESCASO


Um fato que chamou bastante a atenção durante o encerramento dos trabalhos legislativos, foi o protesto realizado pela professora e agente comunitária de saúde Rugna Begna.

Fugindo ao protocolo, o presidente da sessão, vereador Hamilton Bezerra, abriu espaço para que a funcionária pública fizesse uma exposição acerca dos problemas enfrentados pelos agentes de saúde em nosso município.

Rugna fez um apelo ao futuro prefeito Ademar Ferreira, para que a categoria tenha o devido reconhecimento, tanto do ponto de vista salarial, quanto na questão de melhorias nas condições de trabalho.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

PARLAMENTARES CARAUBENSES FAZEM UM BALANÇO DE SUAS AÇÕES


Ao término das votações dos projetos, alguns vereadores fizeram o uso da palavra para agradecer e apresentar um balanço das suas ações durante os últimos quatro anos. Veja a seguir uma síntese dos discursos feitos:

Josean Amorim: O jovem vereador fez um balanço da sua atuação a frente do mandato e falou sobre a importância que o intercâmbio entre os anseios da população e as ações políticas dos vereadores pode proporcionar para a cidade. Finalizou agradecendo aos seus militantes e apoiadores pela força que os mesmos desempenham em sua vida política.

Pelé: O vereador começou o seu discurso elogiando o futuro vice-prefeito Alcivan Viana. Nas palavras de Édson Morais, a cadeira hoje ocupada pelo Vereador Alcivan, deveria ser eternizada, tendo em vista a sua grande atuação como vereador. Para finalizar, se mostrou muito entusiasmado com a futura gestão, concluindo o seu discurso com a seguinte frase: “A administração Ademar Ferreira, fará em um ano, o que o prefeito Eugênio fez em quatro anos”.

Neguinho de Grosso: Iniciou o seu discurso com elogios ao companheiro de partido, Alcivan Viana. Na oportunidade, destacou as lutas, bem como a capacidade de seu colega de legislativo, referindo-se a ele como uma pessoa preparada e que ensinou muitas coisas a todos. Contudo, o vereador também destacou as dificuldades que encontrou ao longo de todo o seu mandato. “Passei quatro anos, talvez sendo humilhado por alguém, querendo colocar pedras no meu caminho”, desabafou Neguinho.

Bicudo: O discurso do vereador Hamilton Bezerra foi pautado na questão da lealdade e do posicionamento político. Dizendo sair de cabeça erguida, o parlamentar fez questão de demonstrar a sua satisfação em ter feito parte da atual legislatura, destacando que as pessoas que o elegeram, não serão decepcionadas nos próximos quatro anos. Concluiu seu discurso dizendo que fará uma oposição responsável, pensando no povo de Caraúbas.

Alcivan Viana: Deu início ao seu discurso, fazendo um balanço de sua atuação durante todo o seu mandato, denominado “Mandato Popular”. Expôs sua satisfação em trabalhar com os demais colegas de legislatura, sejam eles do bloco situacionista ou do bloco oposicionista. Lamentou o fato de nem todos os vereadores estarem presentes a última sessão e ressaltou a importância do legislativo, bem como o seu trabalho como uma ferramenta importante para o desenvolvimento do município. Finalizou agradecendo a presença de todos e falou sobre as suas perspectivas para a futura administração.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

VEREADORES REALIZAM ÚLTIMA SESSÃO NA CÂMARA.


Na manhã de hoje (19/12), os vereadores caraubenses realizaram a última Sessão do Legislativo Municipal, no ano de 2008.

A Sessão teve início as 10:00 horas. Na oportunidade, o Presidente da Casa, vereador Hamilton Bezerra (Bicudo) deu início aos trabalhos, expondo os projetos que estavam em votação no dia. Dentre eles, podemos destacar: a votação da proposta orçamentária do ano de 2009, que foi posteriormente aprovada.

Apesar de ser o último encontro dessa legislatura, nem todos os vereadores estavam presentes. Na verdade, estiveram presentes na Sessão:

- Hamilton Bezerra (PR)

- Pelé (PTB)

- Alcivan Viana (PMDB)

- João de Chicó (PSB)

- Josean Amorim (PMDB)

- Pedro de Abrão (PMDB)

- Neguinho de Grosso (PMDB)


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

- Vereadores realizam última Sessão na Câmara.

- Parlamentares caraubenses fazem um balanço de suas ações.

- Agente de saúde denuncia descaso

- Prefeito eleito apresenta secretariado

- Futuro secretário destaca a importância da gestão participativa.

- Ademar e Alcivan falam em autonomia para os secretários

APÓS SOLENIDADE DE DIPLOMAÇÃO, PREFEITO ELEITO CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA

Logo após ter sido diplomado prefeito, Ademar Ferreira concedeu uma entrevista exclusiva ao blog.
Confira as palavras do futuro chefe do executivo municipal, na íntegra.




MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

DIRETO DA CÂMARA

Dentro de instantes você verá aqui no blog, a cobertura completa da última sessão legislativa do ano, como também todas as informações e imagens da divulgação oficial dos futuros secretários.

Não percam.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO - dia 16/12

Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca.
Contratos, Editais e Avisos

Extrato de Termo de Adesão ao Fundo Garantia-Safra que celebram os Municípios de Apodi, Bento Fernandes, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Ielmo Marinho e Macau perante o Estado do Rio Grande do Norte para o Ano Agrícola 2008/2009. CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO DA ADESÃO: O presente Termo de Adesão tem por objeto firmar a parceria entre os Municípios listados e o Estado acima qualificado para garantir renda mínima aos agricultores familiares que, tendo aderido ao Programa Garantia-Safra, venham a perder pelo menos 50% (cinqüenta por cento) das lavouras de mandioca, milho, feijão, arroz ou algodão do ano agrícola 2008/2009, reconhecidos pelo Governo Federal na forma do regulamento em municípios que estejam adimplentes com o Fundo Garantia Safra. CLÁUSULA TERCEIRA – DO PRAZO DE VIGÊNCIA: O presente Termo de Adesão vigerá a partir da data de sua assinatura até a conclusão das obrigações para o ano agrícola em referência. DATA: Natal(RN), 01 de julho de 2008. ASSINATURAS: WILMA MARIA DE FARIA – Governadora do Estado do Rio Grande do Norte e os Prefeitos dos Municípios acima mencionados. TESTEMUNHAS: Maria da Conceição F. de Medeiros Rosado – CPF nº 489.672.464-04 e Jadna Faustino M. da Silva – CPF nº 030.304.254-01.

18 de dezembro de 2008

DIPLOMAÇÃO

Nas próximas postagens estaremos disponibilizando para os leitores, vídeos e áudios da solenidade de diplomação, bem como da entrevista exclusiva feito pelo blog com o prefeito eleito Ademar Ferreira.
Não percam.

PREFEITO ELEITO CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA AO BLOG.



Com exclusividade estaremos divulgando uma entrevista que o prefeito eleito concedeu ao nosso blog. Na ocasião Ademar falar dos seus planos de governo para os próximos quatro anos, além de abordar aspectos referentes aos preparativos para a realização da festa de São Sebastião 2009.

Ademar falou, entre outros assuntos da perspectiva de desenvolver um governo fortemente marcado pela participação popular, voltado principalmente para a criação de novos empregos no município.

Com relação à festa do padroeiro, o prefeito eleito fez um pequeno relato do que será apresentado à população caraubense nos dias de festa do padroeiro, assim como da programação dos shows que será marcada principalmente pela diversificação dos estilos musicais.

OBS: A entrevista será reproduzida em áudio dentro de instantes.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

APÓS A DIPLOMAÇÃO, COMEMORAÇÃO REÚNE AMIGOS E CORRELIGIONÁRIOS.


Terminada a mobilização que percorreu as principais ruas da cidade, alguns amigos e correligionários do prefeito eleito se encontraram para comemorar a diplomação de Ademar em várias localidades da cidade.

Um dos locais que reuniu o maior número de pessoas foi o bar de Carlinhos, localizado no Conjunto Nestor Fernandes. Na ocasião flagramos o prefeito eleito Ademar se confraternizando com alguns amigos.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

CORRELIGIONÁRIOS SAEM ÀS RUAS E COMEMORAM DIPLOMAÇÃO DE ADEMAR


Após encerrada a diplomação dos eleitos nos último pleito, centenas de correligionários, saíram às ruas para comemorar.

A mobilização ocorreu nas principais ruas da cidade. As pessoas acompanharam com suas motos, carros, bicicletas e até mesmo a pé. Em todo o trajeto eram notáveis as manifestações de apoio, principalmente ao prefeito eleito Ademar Ferreira.

Uma questão que chamou bastante a atenção de todos, foi o fato da mobilização ter reunido uma grande quantidade de pessoas. Apesar do calor que era intenso, uma vez que a mesma teve início próximo ao meio-dia, centenas de pessoas acompanharam a mobilização, tanto como observadores, tanto como participantes.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

JUIZ DISCURSA E PEDE RESPEITO À DEMOCRACIA



Antes de receberem os seus diplomas, os candidatos eleitos, ouviram as palavras do juiz de direito da comarca de Caraúbas, o senhor Luiz Cândido. Em suas palavras o magistrado fez um apanhado da importância que os valores democráticos representam para a sociedade brasileira.

Em todos os instantes do seu discurso, o juiz deixou bem claro que os eleitos no último pleito eram acima de tudo, servidores do povo, e que as suas ações deveriam ser desenvolvidas tendo em vista o bem da coletividade.

Finalizando as suas palavras o magistrado pediu que a vontade do povo fosse respeitada. Ao concluir o seu discurso, o magistrado foi bastante enfático, terminando-o com a seguinte frase: “machuque a quem machucar o prefeito é Ademar”.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

FUTUROS SECRETÁRIOS COMPARECEM EM PESO A SOLENIDADE


Compareceu a diplomação de Ademar Ferreira, a grande maioria dos seus futuros secretários. Todos eles demonstravam ter grandes expectativas para a futura administração, além de se mostrarem confiantes de realizarem um grande trabalho.

Estavam presentes os seguintes secretários: Giovani Nobre (Saúde), Patrício Brito (Finanças), Paulinho de Paulo Amorim (Obras), Alfredo José (Planejamento), além dos vereadores Ivanildo Fernandes e Pelé, que assumirão as pastas de Educação e Agricultura, respectivamente.

Segundo o futuro secretário de planejamento, Afredo José, amanhã (19/12) acontecerá a partir das 10 horas, na Câmara Municipal de Caraúbas, uma entrevista coletiva em que o futuro prefeito Ademar Ferreira anunciará a composição de todo o seu secretariado.



MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

CENTENAS DE PESSOAS COMPARECEM AO FÓRUM MUNICIPAL



Durante praticamente toda a manhã, foi grande a movimentação nas imediações do Fórum Municipal Theotônio Neves de Brito.

Simpatizantes, correligionários e curiosos, lotaram as dependências do local. Na realidade, a mobilização foi intensa, principalmente nas ruas que davam acesso ao fórum. Cabe salientar que muitos deles usavam trajes, camisas, bonés e adesivos, que lembravam a campanha vitoriosa do prefeito eleito Ademar Ferreira (PSB).

Durante a solenidade de diplomação, muitas foram as alusões aos futuros gestores do município de Caraúbas/RN. Os aplausos e as demonstrações de apoio, foram uma constante, sobretudo quando eram citados os nomes dos eleitos pela Coligação Vitória do Povo.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

SUPLENTES TAMBÉM SÃO DIPLOMADOS



Os suplentes de vereador também foram diplomados nesta manhã. Na oportunidade, receberam seus respectivos diplomas os seguintes suplentes:

- Josean Amorim (PMDB)
- Pipi (DEM)
- Dr. Varela (PC do B)
- Robenildo Lima (PR)
- Antônio Argemiro (PR)
- Pedro de Abrão (PMDB)*

Diante do quadro apresentado, existe uma grande possibilidade de alguns suplentes assumirem uma cadeira no Legislativo Municipal, uma vez que há a possibilidade de aprovação da PEC dos vereadores. Além disso, o fato de alguns eleitos assumirem pastas no secretariado municipal poderá abrir espaços que serão preenchidos por aqueles que ficaram na suplência.


* O vereador Pedro de Abrão (PMDB) não compareceu a solenidade.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

VEREADORES ELEITOS SÃO DIPLOMADOS



Eleitos no último pleito, os vereadores também receberam os seus diplomas. Na ocasião foram diplomados os 09 (nove) futuros representantes da população no legislativo municipal.

Na oportunidade, foram diplomados os seguintes, pela ordem:

- Novinho Praxedes (PMDB)
- Assis Batista (PSB)
- Pelé (PTB)
- Neguinho de Grosso (PMDB)
- Ivanildo Fernandes (PT)
- Júnior Alves (PR)
- Paulo Brasil (PR)
- Vinícius Amorim (PRB)
- Bicudo (PR)

Os referidos vereadores ao receberem os respectivos diplomas, posaram para a imprensa, que fazia a cobertura no local. Um dos momentos que mais chamou a atenção foram às palavras de agradecimento do vereador Neguinho de Grosso, que no ato de sua diplomação, foi enfático: “Este diploma não é meu, mas sim de vocês”.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

PREFEITO E VICE SÃO DIPLOMADOS EM CARAÚBAS/RN


Aconteceu na manhã de hoje (18/12), a diplomação dos eleitos no último dia 05 de Outubro. A solenidade ocorreu nas dependências do auditório do Fórum Municipal Thetônio Neves de Brito.

A diplomação começou pontualmente às 10h, sendo fortemente marcada m todos os seus momentos pelas fortes manifestações dos populares dos entes ao local. O momento mais aguardado com certeza foi o do recebimento do diploma por parte do prefeito eleito Ademar Ferreira e do seu vice Alcivan Viana.

Os eleitos receberam os seus diplomas sobre forte apoio popular, perceptível mediante os muitos aplausos daqueles lotavam as dependências do Fórum.


MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

DIPLOMAÇÃO

Veja nas próximas postagens...

* Prefeito e vice são diplomados em Caraúbas/RN.

* Vereadores eleitos recebem seus diplomas.

* Suplentes também são diplomados.

* Centenas de pessoas comparecem ao Fórum Municipal.

* Futuros secretários comparecem em peso a solenidade.

* Juiz discursa e pede respeito à democracia.

* Correligionários saem às ruas e comemoram diplomação de Ademar.

* Após a diplomação, comemoração reúne amigos e correligionários.

* Prefeito eleito concede entrevista exclusiva ao blog.

DIPLOMAÇÃO

Dentro de instantes estaremos postando todas as informações, imagens e vídeos da solenidade de posse dos eleitos no último pleito. Você não perde por esperar.

JORNAL DEFATO

Castigo

O município de Caraúbas parece abandonado. Lixo nas ruas, avenidas esburacadas, sede da Prefeitura em ruínas. Um castigo aplicado pelo prefeito Eugênio Alves, por ter sido derrotado nas eleições 2008.

CESAR SANTOS/JORNAL DEFATO

http://www.defato.com/cesar.php

17 de dezembro de 2008

BLOG ACOMPANHARÁ A DIPLOMAÇÃO DO PREFEITO E DOS VEREADORES ELEITOS, EM CARAÚBAS/RN.

Durante todo o dia de amanhã, o nosso blog acompanhará a diplomação dos vereadores e do prefeito eleito de Caraúbas/RN, Ademar Ferreira (PSB).

A solenidade terá início as 10 horas, nas dependências do Fórum Municipal Theotônio Neves de Brito, localizado no centro da cidade. Na oportunidade, o Juíz de Direito da referida Comarca fará a diplomação dos candidatos eleitos no último pleito.

A equipe do Caraubashotnews fará toda a cobertura e, posteriormente, a divulgação das notícias e informações e/ou tudo o que ocorrer durante a solenidade.

SUPLENTES RECEBERÃO DIPLOMA

Na expectativa da aprovação da “PEC dos Vereadores” por parte do Senado Federal, os suplentes de Caraúbas também serão diplomados amanhã (18/12). Serão 06 (seis) o número de vereadores diplomados. Dos suplentes 03 (três) pertencem a coligação Vitória do Povo e 03 (três) pertencem aos quadros da Coligação Avança Caraúbas. Veja a lista.

COLIGAÇÃO VITÓRIA DO POVO
Joseam Amorim
Dr. Varela
Pedro de Abraão

Coligação Avança Caraúbas
Silas Sales (Pipi)
Francisco Robenildo
Antonio Argemiro


SEGUNDO JÁCOME

NOVE VEREADORES SERÃO DIPLOMADOS

Serão diplomados nesta quinta-feira (18/12), os nove vereadores eleitos nas últimas eleições municipais. A câmara municipal passará por uma renovação significativa em seus quadros.

A coligação Vitória do Povo contará com a maioria dos vereadores (05), cabendo aos vereadores eleitos pela Coligação Avança Caraúbas (04), desenvolveram as suas atividades oposicionistas num número minoritário. Veja a seguir a lista com os nomes dos vereadores eleitos no dia 05 de Outubro.

COLIGAÇÃO VITÓRIA DO POVO
Novinho Praxedes (PMDB)
Assis Batista (PSB)
Pelé (PTB)
Neguinho de Grosso (PMDB)
Ivanildo Fernandes (PT)

COLIGAÇÃO AVANÇA CARAÚBAS
Júnior Alves (PR)
Vinícius Amorim (PRB)
Paulo Brasil (PR)
Bicudo (PR)


SEGUNDO JÁCOME

PREFEITO ELEITO E VICE SERÃO DIPLOMADOS

Acontecerá amanhã (18/12) a diplomação dos eleitos nos último dia 05 de Outubro. A solenidade ocorrerá na sala do Tribunal do Júri, do Fórum Theotonio Neves de Brito a partir da 10h.

Serão diplomados, o prefeito eleito Ademar Ferreira (PSB), o vice Alcivan Viana (PMDB), os 09 (nove) vereadores e 06 (seis) suplentes.

O empresário Ademar Ferreira assumirá pela primeira vez um cargo público, tendo como um dos seus principais desafios desenvolver políticas que possam proporcionar condições para que novos empregos possam ser gerados no município.

SEGUNDO JÁCOME

GAZETA DO OESTE / PREFEITO ELEITO PODERÁ TER DIPLOMA CASSADO PELA JUSTIÇA.

Matéria do jornal Gazeta do Oeste de hoje (17/12), assinada pela jornalista Kalidja Sibéria, plubica notícia de possível cassação de Ademar Ferreira. Veja na íntegra a matéria.

Prefeito eleito poderá ter diploma cassado pela Justiça.

Kalidja SibériaDa Redação

CARAÚBAS - O promotor de Justiça Ítalo Moreira Martins entrou na manhã de ontem com pedido de cassação de mandato do prefeito eleito de Caraúbas, Ademar Ferreira. O promotor apresentou como prova uma planilha de acompanhamento apreendida pela Polícia Federal na casa de uma senhora correligionária de Ademar, no dia 3 de outubro deste ano.
De acordo com informações do doutor Ítalo Moreira, a planilha apresenta uma espécie de acompanhamento de visitas domiciliares realizadas a supostos eleitores durante o período eleitoral das eleições municipais 2008.
No documento apreendido pela Polícia Federal, através de um mandado judicial de busca e apreensão, consta mais de 60 nomes de eleitores, com seus respectivos endereços, quantidade de pessoas na casa e o valor em dinheiro supostamente pago, já que havia à frente de cada nome a indicação de "ok" e mais o nome de quem fechou o acordo. "Em alguns casos há a informação de que foi fechado pelo próprio Ademar e outros por seus correligionários", destaca.
De posse da lista, o promotor passou a ouvir as pessoas que constavam na planilha. A maioria delas negou ter recebido qualquer valor em dinheiro de Ademar Ferreira, o que na opinião do doutor Ítalo Moreira é normal em casos como esse. No entanto, entre as pessoas que foram ouvidas, duas delas confirmaram que receberam a proposta de dinheiro do candidato para votarem nele. "Essas duas pessoas não confirmaram que receberam dinheiro e sim que tiveram a proposta. Um fato que me leva a acreditar que elas estão falando a verdade é que quando eu perguntei o valor proposto, elas confirmaram o mesmo valor que estava descrito no documento mesmo sem ter acesso a ele", afirmou. Os valores descritos pelas duas pessoas foram de R$ 450,00. Na planilha havia valores que variavam de R$ 70,00 a R$ 1.000,00. A Promotoria informou que teve, inclusive, bastante dificuldade em ouvir todas as pessoas que constavam na lista, já que muitas delas se esconderam para não receber a intimação para serem ouvidas.
O processo aguardará decisão do juiz da Comarca de Caraúbas e, caso seja julgado procedente, o candidato eleito perderá todos os seus direitos eleitorais e não tomará posse do cargo na Prefeitura Municipal de Caraúbas. Apesar da entrada do processo, a diplomação do prefeito-eleito Ademar Ferreira ocorrerá normalmente em solenidade que será realizada amanhã. "Caso ele seja condenado perderá os direitos, mas por enquanto a diplomação está mantida", concluiu o promotor.

16 de dezembro de 2008

HENRIQUE É REELEITO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA.

Foto: agenciabrasil.gov.br

O deputado Henrique Eduardo Alves (RN) foi reeleito no último dia 10/12 líder da bancada do seu partido, o PMDB, na Câmara dos Deputados.

Foi uma vitória consagradora, uma vez que contou com o apoio de 91 dos 94 deputados do partido (96%). Escolhido líder em 2007, no final de 2008 ele foi reconduzido ao posto e agradeceu ao apoio maciço, quase unânime, dos deputados à sua recondução ao cargo.

Nos últimos anos, os políticos potiguares têm ganhado destaque em âmbito nacional, sejam na base governista ou na oposição. Agora, resta-nos torcer para que esse reconhecimento seja revertido em benfeitorias ao povo portiguar.

Por Maykon Oliveira

SENADOR POTIGUAR LUTA PARA SE MANTER NA PRESIDÊNCIA DO SENADO.


O Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) , atual presidente do Senado Federal, decide amanhã junto a bancada do partido se é ou não candidato a reeleição.

Se confirmada, a candidatura à reeleição no comando do Senado promete tumultuar o processo eleitoral na Casa, uma vez que o Partido dos Trabalhadores (PT), defende a eleição de Tião Viana (PT-AC) para o cargo. No próprio PMDB e mesmo em grande parte da oposição, a iniciativa de Garibaldi foi muito bem recebida, mas com ressalvas quanto à insegurança jurídica da candidatura, pois a Constituição proíbe, no parágrafo IV do artigo 57, a recondução dos presidentes da Câmara e do Senado para o mesmo cargo na mesma legislatura (o mandato de 4 anos).

Contudo, alegando que cumpre um mandato-tampão , "Gari" tem a plena certeza de que pode disputar um mandato inteiro. Além disso, ele está respaldado juridicamante, graças a um parecer assinado pelo conselheiro da OAB/PR e Doutor em Direito pela PUC-SP, Luiz Rodrigues Wambier.

É de súma importância que a base governista analise essa candidatura com carinho, pois o PMDB além de ser o principal partido de apoio ao governo Lula na atualidade, pode ser o "fiel da balança" nas eleições em 2010.

Por Maykon Oliveira

VEREADORES

Suplentes prestigiados
Dois suplentes de vereador em Caraúbas/RN receberam a certeza de que assumirão cadeiras de imediato: Josean Amorim (PSB) e Francisco Varela (PC do B). Os titulares do mandato Ivanildo do Gás (PT) e Edson Morais “Pelé” (PTB) serão convocados para as secretarias de Educação e Agricultura, respectivamente. O prefeito eleito Ademar Ferreira (PSB) será diplomado na quinta-feira que vem, 18.

César Santos / Jornal Defato.

15 de dezembro de 2008

ADEMAR REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO COM OS SECRETÁRIOS

Aconteceu na tarde do último domingo (14/12), a primeira reunião do futuro prefeito Ademar Ferreira com o seu secretariado. A referida reunião ocorreu nos alpendres da fazenda do empresário Ademus Ferreira, localizada no município de Caraúbas.

Estiveram presentes na reunião, o prefeito eleito Ademar Ferreira, o seu vice Alcivan Viana, empresário Ademus Ferreira e o seu filho Ferreira Jùnior. Estavam presentes também todos os futuros secretários e auxiliares diretos da nova administração.

Na ocasião foram tratados assuntos relacionados às primeiras ações que serão desenvolvidas no novo governo. O provável secretário de Planejamento, Alfredo José fez um balanços das principais ações que serão desenvolvidas em 2009, assim como também apresentou um resumo das principais leis que regem a administração pública.
SEGUNDO JÁCOME

14 de dezembro de 2008

PEC DOS VEREADORES III



Devido a algumas articulações políticas, uma possível mudança no número de vereadores poderia afetar de forma direta o secretariado do futuro prefeito Ademar Ferreira (PSB), tendo em vista que a escolha dos secretários e auxiliares diretos da nova administração poderá passar por profundas transformações em sua composição.

Até esta data, eram tidas com certas a ocupação das pastas de educação e agricultura pelos vereadores eleitos Ivanildo Fernandes (PT) e Edson Morais - Pelé (PTB) respectivamente. Resta saber se o provável aumento de vereadores vai acarretar em mudanças no futuro secretariado.


SEGUNDO JÁCOME

PEC DOS VEREADORES II


Com a proposta sendo aprovada, fica a expectativa para saber quais serão os vereadores que tomarão posse no dia 01 de Janeiro de 2009. Por causa de acomodações políticas e também de processos eleitorais ainda não é possível apontar quem serão os vereadores que vão assumir essas duas vagas abertas com a possível aprovação da “PEC dos vereadores”.

As discussões giram em torno de três nomes que poderão assumir essas vagas, são os candidatos: Joseam Amorim - PMDB (557votos), Dr. Varela - PC do B (520 votos) e Silas Sales DEM (459 votos). Pelo número de votos devem assumir os candidatos Josem e Dr. Varela, mais devido à questão da proporcionalidade dos votos, alguns analistas apontam a possibilidade de Pipi assumir a segunda vaga de suplência.



SEGUNDO JÁCOME

PEC DOS VEREADORES I


Essa semana a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a proposta de emenda constitucional (PEC) que aumenta em 7.343 o número de vereadores nas câmaras municipais em todo o país.

A matéria ainda terá de ser analisada pelo Plenário, necessitando, para ser aprovada, dos votos de três quintos dos senadores (49). A proposta do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), conhecida como "PEC dos vereadores”, já aprovada pela Câmara dos Deputados, altera dispositivos constitucionais relativos ao quantitativo de vereadores limitando as despesas das câmaras municipais a percentuais sobre a receita anual do município.

Caso seja aprovada no plenário do Senado, a proposta de aumento de vereadores terá conseqüências diretas na composição da câmara de vereadores do município. Vereadores não eleitos no dia 05 de Outubro poderão assumir as suas vagas no legislativo caraubense.

Atualmente a câmara de vereadores de Caraúbas é composta de 09 vereadores, com a possível mudança em eminência, esse número passará a ser o de 11 vereadores, abrindo assim duas vagas.


SEGUNDO JÁCOME

COMEÇOU A APLICAÇÃO DAS PROVAS DO VESTIBULAR 2009.1, DA UFERSA.

Foto: http://www2.ufersa.edu.br

Hoje, teve início a aplicação das provas do vestibular 2009.1, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ( UFERSA). Foi disponibilizado um total de 740 vagas, sendo 405 para os cursos diurnos e 215 vagas paga os cursos noturnos, no campus de Mossoró, e 60 vagas noturnas e 60 diurnas no novo campus de Angicos.

As provas serão aplicadas em 03 dias diferentes, tendo os conteúdos específicos para cada um deles. Veja:
Domingo - 14/12/08 - Comunicação e Expressão e Redação.
Segunda-feira - 15/12/08 - Matemática, Química e Inglês.
Terça-feira - 16/12/08 - Física, Biologia e Estudos Sociais.

Desde cedo, a exemplo do que aconteceu em oportunidades anteriores, muitos caraubenses se deslocaram para Mossoró/RN, para prestarem o exame, dessa que é uma das principais universidades do nosso estado.

Aos candidatos que aspiram a um lugar na Academia, nossos sinceros votos de sucesso.

Por Maykon Oliveira

CÂMARA DOS VEREADORES

Dentro de instantes estaremos fazendo uma análise da possível mudança na composição da câmara de vereadores de Caraúbas, que poderá acarretar em mudanças também no secretariado.

SEGUNDO JÁCOME

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES