5 de março de 2011

CARNAVAL É BOM... MAS COM MUITO DINHEIRO, É MELHOR AINDA!

(Imagem:vendedordebananas.blogspot.com)

Quanto será que um cidadão comum gastará nas folias do carnaval 2011? Essa pergunta não seria tão curiosa, se não confrontássemos com o que será gasto com a nossa Presidenta Dilma Rousseff.

Pois é, a mulher que foi eleita com mais de 55 milhões de votos na última eleição presidencial passará uma semana de "descanso" na Capital do Rio Grande do Norte.

O orçamento previsto para ser gasto em sua estadia no estado, chega a marca dos R$ 8 milhões de reais. Isso mesmo, 8 milhões de reais, dinheiro esse tirado do bolso do contribuinte brasileiro.

Outra regalia, está por conta do cerimonial que o governo providenciou a contratação de um buffet e adquiriu um berço orçado em R$ 8 mil reais para o seu neto, que tem cinco meses de vida.

Com esse montante, daria para construir várias residências de pequeno porte para famílias de baixa renda, além de outros benefícios para a população brasileira.

Além desse pequeno valor em dinheiro destinado para suas férias, foi montado um forte esquema de segurança, e também foi selecionado uma equipe do SAMU para ficar exlusivamente a disposição de Dilma e de toda sua comitiva que acompanha.

Enquanto uns comemoram a folia do carnaval com o dinheiro público, outros não tem nem o que comer durante esse carnaval.

E a última pergunta, quem paga o pato? Fica a pergunta no ar.


Por KAROL WOJTYLA

PREFEITURA DE CARAÚBAS INAUGURA SEDE DO CRAS NO ALTO SÃO SEVERINO

Na tarde de ontem, a administração municipal entregou a população do Bairro São Severino, uma Unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que antes era situada no centro da cidade.


Autoridades presentes a solenidade de inauguração do CRAS São Severino

A solenidade contou com a participação do prefeito Ademar Ferreira, Vice-prefeito, Alcivan Viana, Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Maria Josilene, entre outros secretários municipais.

Em seu discurso, o prefeito Ademar Ferreira falou das novas implantações do Projovem Adolescente em Caraúbas, enfatizando a importância da inclusão dos jovens nos programas sociais desenvolvidos no município.


Ademar entregando alguns brindes aos alunos do Projovem

A implantação do CRAS atende uma das exigências do MDS, que é dá prioridade às instalações em locais onde há grande vulnerabilidade social, além de facilitar o acesso as famílias mais carentes do município.


Projovem Adolescente do Centro e Alto São Severino

Com isso, será formada também 02 turmas de Projovem Adolescente, programa esse coordenado pela Professora Vânia Maria Dantas.


Por KAROL WOJTYLA

SÁBADO BASTANTE MOVIMENTADO NAS RODOVIAS QUE "CORTAM" O MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN

Foliões seguem para vários municípios da região.

Na tarde deste sábado de carnaval, nossa equipe acompanhou a movimentação nas rodovias que "cortam" o município de Caraúbas/RN.

Tanto na RN-233 quanto na RN-117, a circulação de veículos em direção à nossa cidade e a outras da região, foi muito grande. Tal fato é comum durante os festejos carnavalescos, pois muita gente retorna aos seus locais de origem para aproveitar a folia.

Movimentação intensa nas principais lanchonetes da cidade.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

AGENDA DESTE SÁBADO DE CARNAVAL EM ALGUNS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Começa hoje o carnaval em vários municípios da região. O blog traz a agenda da folia neste sábado, nos principais eventos da região.

Confira:

#Apodi/RN
Swing Arretado, Janílson e Metal Urbano, Remelexo, Tabakana e Grafith.

#Upanema/RN
Timbalasamba, Gandaia e Axé Cumadre

#Felipe Guerra/RN
Axé Beat e Ferruado Elétrico


Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

MENSAGEM DO BLOG AOS 143 ANOS DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN



EQUIPE HOTNEWS

PRAÇA REINALDO PIMENTA JÁ RECEBE ORNAMENTAÇÃO PARA O CARNAVAL 2011

Festa acontecerá na Praça Reinaldo Pimenta.

Desde ontem (4), a Praça Reinaldo Pimenta está recebendo a ornamentação para o Carnaval 2011. Faltam poucos detalhes para a conclusão dos trabalhos.

Logo mais à noite, as bandas Inala, Axé Malícia e Swing Brasil se apresentarão gratuitamente para os foliões caraubenses.


Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

RECEITA FEDERAL SUSPENDERÁ PROVISORIAMENTE DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA


A Receita Federal informou que suspenderá a transmissão das declarações do Imposto de Renda pela internet, durante boa parte deste final de semana.

Em virtude da manutenção no sistema a partir das 15h00min deste sábado, os contribuintes estarão impossibilitados de fazer o processo online até as 11h00min deste domingo.


Por MAYKON OLIVEIRA

EVANGÉLICOS CARAUBENSES PRESTIGIARÃO O FRUTIFICAR 2011


Boa parte dos evangélicos da Primeira Igreja Batista da cidade de Caraúbas/RN já está se preparando para participar de mais um Retiro Espiritual. Esse tipo de evento é realizado durante o período do carnaval.

O principal destino desses religiosos é o município de Martins/RN. Neste ano, acontecerá mais uma edição do Frutificar, que reúne centenas de pessoas na cidade serrana. Uma vasta programação será desenvolvida como forma de integração entre os participantes.


Por MAYKON OLIVEIRA

CAMPEÕES DA MARATONA DE CARAÚBAS/RN RECEBEM PREMIAÇÃO

Vencedores da edição 2011 da Maratona de Caraúbas/RN.

Após a chegada dos atletas, a equipe da Subsecretaria Municipal de Esportes realizou a entrega da premiação aos campeões.

A solenidade ocorreu em frente ao Marco do Centenário e contou com a presença de algumas autoridades caraubenses.

Confira as imagens da premiação.

Categoria Elite

Cícero Morais (3º), Antônio Ferreira (2º) e João Paulo (1º), representaram Patu/RN na Maratona.

Leca Gurgel e Ademar Ferreira entregam a premiação ao campeão João Paulo.

Édson Moraes entrega a premiação ao atleta Antônio Ferreira.

O atleta Cícero Morais recebe o troféu do Subsecretário Leca Gurgel.

Categoria Local

Carlinhos (3º), Damário (2º) e Toinho (1º), foram os melhores atletas caraubenses.

O atleta Toinho venceu mais uma Maratona.

O Jovem Damário recebe a premiação do vereador Vinícius Amorim.

O atleta Carlinhos recebe o troféu do prefeito Ademar Ferreira.


Por KAROL WOJTYLA E MAYKON OLIVEIRA

MARATONA DE CARAÚBAS/RN TEM NÚMERO RECORDE DE PARTICIPANTES

Cerca de 24 atletas participaram da prova.

Finalizando a III Jornada Esportiva "Cleto de Oliveira Filho", foi realizada na manhã deste sábado mais uma edição da Maratona de Caraúbas/RN.

A competição contou com a presença de 24 atletas, de várias cidades do Estado do Rio Grande do Norte. Todos percorreram o trajeto de pouco mais de 7 km, do Hotel e Balneário Olho D'água do Milho à Praça Reinaldo Pimenta.

Equipe de saúde deu assistência aos atletas.

Atletas percorrem trajeto do Hotel e Balneário Olho D'água do Milho à Praça Reinaldo Pimenta.

Parte da população caraubense acompanhou a passagem dos atletas pelas ruas da cidade. Um dos que chamaram mais a atenção foi o senhor Antônio Alves de Souza, que tem 64 anos e representou o município de Governador Dix-Sept Rosado/RN.

Com 64 anos, Seu Antônio é exemplo de superação.


Por MAYKON OLIVEIRA E KAROL WOJTYLA

MISSA SOLENE E HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS ACONTECERAM NA MANHÃ DE HOJE

Populares lotaram a Igreja Matriz.

Foi realizada na manhã deste sábado, uma Missa Solene em Ação de Graças em alusão aos 143 anos de Emancipação Política de Caraúbas/RN. A Celebração aconteceu na Igreja Matriz de São Sebastião e teve como celebrante o Padre Gerônimo Dantas.

Padre Gerônimo Dantas conduziu a Celebração.

Assessor Chico Costa, vice-prefeito Alcivan Viana, prefeito Ademar Ferreira e a primeira-dama Auxiliadora.

Posteriormente, aconteceu o tradicional Hasteamento das Bandeiras nacional, estadual e municipal, no Marco do Centenário. O evento contou com a participação de várias autoridades caraubenses.


Por MAYKON OLIVEIRA E KAROL WOJTYLA

BANDA SAIA RODADA É UMA DAS ATRAÇÕES DO TRADICIONAL DESFILE DO "GALO DA MADRUGADA"

(Imagem: Divulgação)

O 34º desfile do "Galo da Madrugada", um dos maiores símbolos do carnaval de rua no Brasil, será realizado neste sábado na capital do Pernambuco. Uma das atrações é a banda caraubense Saia Rodada, que se apresentará em cima de um dos 30 trios elétricos que acompanharão o trajeto.

A mobilização que ocorre no "Sábado de Zé Pereira", tem como tema "Voltei, Recife", que faz referência a uma música de Luiz Bandeira e é uma homenagem aos pernambucanos que moram fora, mas sempre voltam no período da folia.


Por MAYKON OLIVEIRA


CARNAVAL DE CARAÚBAS/RN COMEÇA NA NOITE DESTE SÁBADO


Tem início neste sábado o carnaval 2011 na cidade de Caraúbas/RN. O evento, que prossegue até a próxima terça-feira (8), será realizado pela Prefeitura Municipal e ocorrerá na Praça Reinaldo Pimenta.

As bandas Inala, Axé Malícia e Swing Brasil sobem ao palco logo mais à noite. Desde ontem (4), uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalha na organização do espaço.

Hoje, além da abertura dos festejos, a apresentação das bandas também faz alusão às comemorações dos 143 anos de Emancipação Política do município.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Recesso

As repartições públicas municipais, estaduais e federais estão em recesso a partir de hoje. O fato se deve ao carnaval e logo após o término da folia, os servidores retornam às atividades normais.


Folia e Conscientização

Logo mais à noite, as equipes de saúde do município de Caraúbas/RN participam do I Arrastão do Bloco da Prevenção. A mobilização tem como objetivo chamar a atenção da sociedade caraubense acerca do uso de preservativos e de outros cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo durante o período do carnaval.


Maratona

Será realizada na manhã deste sábado, a tradicional Maratona de Caraúbas/RN. O evento esportivo acontece tradicionalmente no dia 5 de março e os atletas sairão do Hotel e Balneário Olho D'água do Milho até a Praça Reinaldo Pimenta. O blog acompanhará a prova e trará a cobertura completa.


Por MAYKON OLIVEIRA

MUNICÍPIO DE CARAÚBAS COMPLETA 143 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Caraubenses festejam 143 anos de história.

Localizado na chamada Zona Oeste do estado do Rio Grande do Norte, o município de Caraúbas se tornou, ao longo de sua história, num dos mais prósperos da região. Hoje, está sendo festejado mais um capítulo, mais precisamente o 143º.

Segundo relatos históricos, o primeiro desbravador foi Baltazar Nogueira, que era filho de Manoel Nogueira, o fundador do município de Apodi. Na realidade, teria Baltazar se estabelecido numa fazenda, nas proximidades da lagoa do Apanha-Peixe. Após fixar moradia, ele se dedicou à criação de animais e ao plantio de gêneros agrícolas. Porém, em uma de suas andanças para o estado do Pernambuco, os índios que habitavam a região, destruíram sua propriedade. Isso aconteceu no final do século XVII.

Bela imagem da "Lagoa do Apanha-Peixe".

No século XVIII, chegou à região o General Francisco de Souza Falcão. Vindo do Pernambuco, trazia consigo as sesmarias, de grande parte das terras que hoje compreendem ao município de Caraúbas e outro, circunvizinhos. Assim, ele fixou moradia numa fazenda na data "Cachoeira". Juntamente com sua família, passou a praticar agricultura e a pecuária.

Ao retornar de uma de suas viagens feitas ao Pernambuco, trouxe consigo um sobrinho de sua mulher, de nome Leandro Bezerra Cavalcanti. Naquela época, o que ninguém imaginou, era que o rapaz iria mudar os rumos do lugar, se tornando um dos maiores personagens da nossa história.

Casando com sua prima, Ana, Leandro fixou moradia nas proximidades do "riacho das caraúbas", onde se dedicou a várias práticas agrícolas. Em um desse anos de seca, a situação estava muito complicada. Por isso, ele fez uma promessa ao mártir São Sebastião. O pedido foi de que se não faltasse água para seu rebanho, seria erguida uma capela em homenagem ao "Santo Guerreiro".

Imagem do "riacho das caraúbas", local em que se iniciou o povoamento da "cidade" e que deu nome ao nosso município.

Tendo conseguido alcançar a "graça", o casal se comprometeu em construir a capela e assim foi feito. Trouxeram uma imagem de São Sebastião para colocar no templo (que foi remodelado), que até hoje é visitado por milhares de fiéis, durante o ano todo. Porém, já naquela época foram fixadas as primeiras moradias da cidade, numa área que historicamente é chamada de " o quadro da igreja".

Foto antiga, da Igreja Matriz de São Sebastião.


Foto antiga do "quadro da igreja".

O Distrito Caraúbas foi criado pela Lei n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Município de Caraúbas, que se desmembrou de Apodi.

Desse modo, foi ao redor da humilde capela que se desenvolveu a cidade e, consequentemente, o município de Caraúbas. Na verdade, a bela história do nosso município por vezes se confunde com a luta da nossa gente, do nosso povo. E é isso que sempre chamou atenção, ao longo desses 143 anos.


Fonte: Livro Caraúbas Centenária


Por MAYKON OLIVEIRA

4 de março de 2011

ESCOLINHA DO CAIC GOLEIA E GARANTE O TÍTULO DA III JORNADA ESPORTIVA "CLETO DE OLIVEIRA FILHO"

Foto oficial da equipe campeã caraubense em 2011.

A Quadra Municipal de Esportes "José Ricardo" recebeu um grande público na noite desta sexta-feira. Os torcedores acompanharam a grande final do futsal da III Jornada Esportiva "Cleto de Oliveira Filho".

Todos perfilados para a execução do Hino Nacional.

Após vários jogos e a presença de equipes caraubenses da cidade e da zona rural, Escolinha do CAIC e RenaMotos mediram forças em busca do título. Antes aconteceu uma partida preliminar entre o time da Câmara de Vereadores contra a equipe da Prefeitura Municipal. No final, brilhou a estrela do professor João Gomes, que fez 5 e foi importante para a vitória do time dos parlamentares por 8 x 3.

Escolinha do CAIC, campeã da competição.

Equipe do RenaMotos, vice-campeã da competição.

Na finalíssima, os comandados do técnico Paulinho não encontraram dificuldades e golearam pelo placar de 6 x 0. O atleta e companheiro de blog Karol Wojtyla foi o destaque, marcando dois gols e chegando à artilharia da competição com 12.

Karol recebe a medalha do Secretário de Governo, Édson Moraes.

Após o apito, muita festa da Escolinha do CAIC, que chegou ao bicampeonato.

O atleta Carlinhos recebe o troféu das mãos do prefeito Ademar Ferreira.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONFIRA IMAGENS DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES CAMPEÃS DA III JORNADA ESPORTIVA DE CARAÚBAS/RN

Após o apito final, as autoridades presentes na Quadra Municipal de Esportes "José Ricardo" realizaram a entrega da premiação aos atletas das equipes campeãs.

Confira algumas imagens:

O Subsecretário de Esportes, Leca Gurgel, entrega as medalhas aos campeões.

Édson Moraes cumprimenta o treinador Paulinho.

O Atleta Renatinho, da equipe RenaMotos recebe a premiação.

Equipe da Câmara Municipal de Vereadores.

Equipe da Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN.

Gandulas também receberam premiação em dinheiro.


Por MAYKON OLIVEIRA

MUITA FOLIA E ANIMAÇÃO EM MAIS UMA EDIÇÃO DO "CARNAVAL LEGAL"

Fotos: Rafaela Praxedes
"Carnaval Legal" movimentou a tarde de sexta-feira.

Foi realizada na tarde desta sexta-feira mais uma edição do "Carnaval Legal". O evento é promovido pelo Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Após percorrer algumas das principais ruas da cidade de Caraúbas/RN, os foliões seguiram para as dependências da AABB, onde ocorreram as apresentações dos blocos.

Pequenos foliões animando as ruas da cidade.

Mobilização seguiu para o Centro.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Belas imagens de Caraúbas/RN, nas obras de Patrício Ferreira.

Em alusão aos 143 anos de Emancipação Política do município de Caraúbas/RN, o blog traz mais uma postagem especial nesta sexta-feira.

Exibiremos algumas das obras do professor caraubense Patrício Ferreira, que retratou parte da nossa história através de belos desenhos.

Confira:

Igreja Matriz de São Sebastião

Antiga sede do BANDERN (Atual sede da ATOS)

Casarão da Fazenda Sabe Muito

Antiga Estação Ferroviária (Atual Casa de Cultura Popular)

Casa da Comunidade (Atual Santuário do Sagrado Coração de Jesus)


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES