29 de setembro de 2012

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

 Há 10 anos, Casarão do Sabe-Muito foi destaque em reportagem do Jornal Tribuna do Norte.
Antiga construção é um dos principais patrimônios caraubenses.



A fazenda Sabe Muito, além do nome curioso, está envolta em uma série de histórias que impressiona os visitantes do local. A casa da propriedade, encravada no alto da colina, foi construída em 1868. A importância da construção está sendo reconhecida através de processo de tombamento em nível estadual.

A residência foi erguida com proporções muito grandes em função de uma aposta feita por João Magno de Oliveira Pinto com o irmão dele Cândido Gurgel. Cândido desafiou João Magno que resolveu construir a casa.

A história sobre o nome da fazenda que chegou até os dias de hoje dá conta de um índio da região que gostava de dizer "Nós sabe o mundo", por conta das adaptações da língua, o local ficou conhecido como Sabe Muito.

Quem entra na casa fica impressionado com seu tamanho. Mais curioso ainda é a altura das telhas. São 52 palmos do chão à cumeeira. Consertar o telhado é uma aventura para poucos. Os atuais moradores da residência sabem muito bem desta dificuldade. Com 111 palmos de frente, 133 de fundo, mais 27 portas e 11 janelas, a casa abriga telhas mais antigas que sua construção. As telhas são de 1841 de acordo com a proprietária Joana Eulália de Oliveira. Os caibros são feitos de carnaúba, abundante no sertão em áreas onde passam rios.

Fonte: Tribuna do Norte/Ana Luíza Cardoso


Por MAYKON OLIVEIRA

TSE INTENSIFICARÁ CAMPANHA PELO "VOTO LIMPO" NAS ELEIÇÕES 2012



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensificará nos próximos dias a campanha pelo "Voto Limpo" nas eleições municipais. O objetivo é orientar o eleitor a não votar em candidatos com a ficha suja e nem a vender o voto.

Com a temática “Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”, a campanha continuará sendo veiculada no rádio e na televisão.


Por MAYKON OLIVEIRA

OLHO D'ÁGUA PARK HOTEL É OPÇÃO DE LAZER PARA CARAÚBAS/RN E REGIÃO

Área de lazer caraubense atrai visitantes de toda a região.

Uma das principais opções de lazer de Caraúbas/RN e região nos finais de semana é sem dúvidas o Olho D'água Park Hotel.

Com uma estrutura para a prática esportiva e um dos maiores parques aquáticos do Oeste, a área de lazer caraubense vem atraindo um bom número de visitantes.

Nos domingos, quase sempre tem música ao vivo.


Por MAYKON OLIVEIRA

GRANDE FESTA DE OUTUBRO NA SOLEDADE, EM APODI/RN

(Imagem: Divulgação)


Por MAYKON OLIVEIRA

4ª RODADA DO CAMPEONATO DA COMUNIDADE DE LÍNGUA DE VACA SERÁ DISPUTADA NESTE DOMINGO (30)


Tem prosseguimento neste domingo (30) o Campeonato de Futebol Minicampo da localidade de Língua de Vaga, na zona rural de Caraúbas/RN.

Segundo a comissão organizadora, as partidas serão disputadas no período da tarde e fazm parte da 4ª rodada da competição. Veja os jogos:

Grupo C
#15h15min - RenaMotos  x São Vicente
#16h15min - Corínthians  x Santana


Por MAYKON OLIVEIRA

MORRE HEBE CAMARGO, UM DOS ÍCONES DA TELEVISÃO BRASILEIRA

 Apresentadora lutava há meses contra um câncer. (Foto: SBT)

A apresentadora Hebe Camargo não resistiu e morreu na manhã deste sábado (29) em sua mansão no Morumbi, em São Paulo/SP. Concebia como um dos ícones da TV brasileira, ela se preparava para retornar ao SBT.

De acordo com a grande imprensa, Hebe sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. Ela lutava contra um câncer no peritônio, que foi diagnosticado ainda em 2010.

Muitas homenagens já estão sendo realizadas nos mais diversos veículos de comunicação.


Por MAYKON OLIVEIRA

AMANHÃ (30) TEM MAIS UMA GRANDE FESTA NO BALNEÁRIO DO APANHA-PEIXE


Neste domingo (30) tem festa no Balneário do Apanha-Peixe. A direção promove mais um grande evento na área de lazer caraubense.

A festa começa às 11h00min e terá forró com entrada gratuita. Animam o evento a banda Feras do Forró e Wilison dos Teclados.


Por MAYKON OLIVEIRA

MAIS UM "GIRO 15" FOI REALIZADO NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN

Motociclistas prestigiaram a mobilização.
Pela terceira vez nesta semana, os correligionários dos candidatos Ademar Ferreira (PMDB) e Ivanildo Fernandes (PT) saíram ás ruas da cidade de Caraúbas/RN.

A exemplo de outras oportunidades, os militantes realizaram o "Giro 15", que é uma prévia para o comício desta noite da comunidade de Cachoeira.

 
 Candidato Ademar Ferreira (PMDB) também esteve na mobilização.

 
 Várias ruas da cidade foram percorridas.


 CLIQUE AQUI e veja a cobertura completa. Ou também VEJA as imagens enviadas pela assessoria.


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAVANA "PELO BEM DE CARAÚBAS" REALIZARÁ MOBILIZAÇÃO NA REGIÃO DA VÁRZEA

 Candidatos estarão em localidades da várzea caraubense.

As informações que chegam ao blog dão conta de que os candidatos Padre Paulo Brasil (PR) e Elionaldo Benevides (PDT) realizarão mais uma grande mobilização neste domingo (30).

Na oportunidade, a Caravana "Pelo Bem de Caraúbas" estará realizando um grande comício em localidades da região da várzea, como é o caso do São Geraldo, Apanha-Peixe, entre outras.

Reunião

O grupo esteve ontem (28) dialogando com moradores da comunidade de Santo Antônio. Até o presente momento, a assessoria dos candidatos não enviou imagens do referido encontro.


Por MAYKON OLIVEIRA

POPULAR PERDE O CONTROLE DE SUA MOTOCICLETA E CAI NA PRINCIPAL GALERIA DA CIDADE DE CARAÚBAS/RN

Sem boa parte das hastes, espaço é um perigo para a população.

Em várias oportunidades o blog já destacou a problemática envolvendo a principal galeria da cidade de Caraúbas/RN. A defasagem da estrutura gera riscos que podem até comprometer a integridade dos cidadãos que circulam em suas proximidades.

Hoje pela manhã por pouco uma tragédia não aconteceu. Um popular perdeu o controle de sua motocicleta e caiu na galeria. Felizmente, o cidadão não teve ferimentos graves e logo foi socorrido por algumas pessoas que passavam por perto.

O fato só vem a confirmar o que estamos destacando. Mesmo com as inúmeras reclamações, pouca coisa foi feita para reverter o quadro e com isso os riscos aumentam significativamente.


Por MAYKON OLIVEIRA

CENTENAS DE PREFEITOS JÁ SE INSCREVERAM PARA PARTICIPAR DE ENCONTRO EM BRASÍLIA/DF


(Google Imagens)


Seguem em andamento as inscrições para mobilização de Prefeitos que está prevista para acontecer em Brasília/DF, no dia 10 de outubro, no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal.

A "marcha" está sendo organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e tem o objetivo de sensibilizar o governo para a crise ocasionada pelo déficit nas receitas das Prefeituras.

Centenas de gestores municipais já se inscreveram. Para saber mais sobre a mobilização, acesse aqui .


Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO FRANCISCO - LOCALIDADE DE LÍNGUA DE VACA (29/09)



Por MAYKON OLIVEIRA

CANDIDATOS ADEMAR FERREIRA E IVANILDO FERNANDES SE REÚNEM COM MORADORES DA REGIÃO DO P.A. DE PETROLINA

Fotos: Da Assessoria
 Encontro ocorreu na noite de ontem (28).

Após visitar moradores na cidade de Caraúbas/RN, a comitiva das Coligações "Vitória do Povo de Novo" e "Frente Socialista Caraubense" esteve reunida na noite de ontem com as famílias do P.A. Petrolina e localidades adjacentes.

Os candidatos Ademar Ferreira (PMDB), Ivanildo Fernandes (PT), além de vários outros postulantes ao Legislativo, tiveram a oportunidade de apresentar as propostas e ouvir a reivindicação dos cidadãos.

Populares prestigiaram a reunião.

Autoridades presentes.

O líder comunitário Roberto Abel falou em nome dos moradores. Além de reafirmar apoio ao projeto situacionista, ele solicitou uma série de melhorias, em especial na adutora que abastece as localidades.

Roberto Abel fez algumas reivindicações.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

 Na frente

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) segue com ampla vantagem na disputa pela sucessão municipal em Natal/RN. El tem 47% das intenções de voto segundo a última pesquisa Consult. O candidato que encontra-se mais próximo é Hermano Morais (PMDB) e tem apenas 19,2%.


Futebol

O América volta a campo na tarde de hoje em partida válida pela 27ª rodada da Série B. O time rubro enfrenta o Guarani na cidade de Campinas/SP e precisa da vitória. A partida será transmitida ao vivo pela Band.


Boa hora!

A parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depositada na última quinta-feira e o repasse do terceiro decêndio realizado ontem vieram em boa hora para atenuar a situação de crise enfrentada pelos gestores municipais.


Por MAYKON OLIVEIRA

RN: POLÍCIA MILITAR GANHA REFORÇO PARA COMBATER A CRIMINALIDADE



A governadora Rosalba Ciarlini entregou na manhã desta sexta-feira (28) 108 viaturas e duas mil pistolas, calibre .40, para a Polícia Militar do RN reforçar o policiamento na Região Metropolitana de Natal. A solenidade aconteceu no pátio da Governadoria, no Centro Administrativo. 

As viaturas entregues, tipo sandero, foram adquiridas com recursos do fisco estadual. Foram investidos R$ 3.279.636,00. Já as pistolas fazem parte do lote de cinco mil armas doadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. São pistolas automáticas, projetadas especialmente para as forças da Segurança Pública e utilizadas em todo mundo.

Atualmente a Polícia Militar do RN conta com um efetivo de cerca de sete mil policiais no serviço operacional. A PM possuía apenas 2.146 pistolas e com esse reforço de cinco mil armas o efetivo passa a dispor de mais de sete mil pistolas.

Fonte: Assecom RN


Por MAYKON OLIVEIRA

28 de setembro de 2012

PARLAMENTAR DEFENDE A PERENIZAÇÃO DO RIO UMARI

 Deputado Dibson Nasser (PSDB) faz cobranças ao Executivo estadual. (Foto: João Gilberto)

O deputado Dibson Nasser (PSDB) está defendendo a perenização do rio Umari, como forma de resolver o problema de falta de água no Vale do Apodi. Ele fez essa solicitação ao secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Antônio Gilberto Jales, em requerimento protocolado na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
O parlamentar disse que o Vale está a 10 quilômetros abaixo da barragem de Santa Cruz, que tem capacidade para acumular 600 milhões de metros cúbicos de água e essa água pode chegar, por gravidade, sem nenhum custo com energia elétrica, até a área a ser beneficiada.
“Para a perenização é necessária a construção de um canal de ligação entre os rios Apodi e Umari, por meio do braço de abastecimento da lagoa do Apanha Peixe, interligando os riachos da região do Vale do Apodi”, justificou.

O deputado disse ainda que essa obra beneficiará cerca de duas mil famílias que moram naquela área, que vivem da pecuária e da agricultura familiar e que sofrem muito com a falta de água nos períodos de seca.

Fonte: AL/RN


Por MAYKON OLIVEIRA

PRESTIGIE O I CONCURSO DE DANÇA DE CARAÚBAS/RN

  (Imagem: Divulgação)


Por MAYKON OLIVEIRA

ASSESSORIA DAS COLIGAÇÕES "VITÓRIA DO POVO DE NOVO" E "FRENTE SOCIALISTA CARAUBENSE" CONFIRMA REALIZAÇÃO DO "GIRO 15"

 Mobilização acontecerá na manhã deste sábado.

Em contato com o blog na tarde desta sexta-feira a assessoria de comunicação das Coligações "Vitória do Povo de Novo" e "Frente Socialista Caraubense" confirmaram a realização do "Giro 15" na manhã deste sábado (29).

A concentração acontecerá no comitê a partir das 08h00min. Posteriormente, todos seguirão em mobilização pelas principais ruas da cidade de Caraúbas/RN.

No período da noite acontecerá o comício na comunidade de Cachoeira. Antes, será realizada uma carreata passando por vários bairros caraubenses.


Por MAYKON OLIVEIRA

ATO SOLENE MARCA A POSSE DO PASTOR DJAIR À VICE-GESTÃO DA ESCOLA JOSUÉ DE OLIVEIRA

Fotos: Cedidas
 Novo vice-gestor foi empossado hoje.

Um ato solene foi realizado hoje na Escola Municipal Josué de Oliveira para empossar oficialmente o Pastor Djair Alves de Morais como novo Vice-gestor da referida unidade de ensino.

O evento contou com a presença da professora Vânia Maria Praxedes, Secretária Municipal de Educação, da equipe pedagógica da escola e do gestor Alexsandro Gurgel, que fez questão de dar boas vindas ao novo companheiro de gestão.

Gestores Alexsandro Gurgel e Djair de Morais ao lado da Secretária Vânia Praxedes.


Por MAYKON OLIVEIRA

HOJE À NOITE TEM MAIS UMA EDIÇÃO DO "BARRACO DO TADEU"

 
 Evento acontecerá logo mais na Casa de Cultura Popular.

Hoje à noite tem mais uma edição do Programa "Barraco do Tadeu". Logo mais a partir das 20h00min estarão se apresentando na Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão" as seguintes atrações:

·         ANTONIO ELIAS
·         LUIZ CARLOS PRESTES e JEOVÁ ALVES
·         POETA DAMIÃO DA SILVA
·         ROSEMBREG SALES (BICHINHO NOVO DO TROMPETE)
·         RIVALDO (JUVENAL) do VIALEJO
·         GALEGO DA SANFONA
·         RAIMUNDO DE ALÍPIO e RAIMUNDO CALIXTA
·         DEDÉ MARTINS
·         MARROCOS, ANDERSON e PIFIM
 


Vale lembrar que a entrada é gratuita e que tudo será transmitido pela Liderança FM.


Por MAYKON OLIVEIRA

TURMAS BENEFICIADAS PELA ESTAÇÃO DIGITAL DE CARAÚBAS/RN RECEBERAM CERTIFICADOS

 Solenidade foi realizada na Casa de Cultura Popular.

Foi realizada nas dependências do auditório da Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão" a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Informática Básica disponibilizado pela Estação Digital do município de Caraúbas/RN.

 Além dos vários alunos beneficiados, o ato teve a presença de algumas autoridades municipais e a equipe da Estação Digital, que já iniciou um novo período de capacitação no começo desta semana.

 
 Professora Amanda Dantas, representante da SEMTAS.

 
 Pastor Givanildo Leite e o Instrutor Adenílson.

Beneficiários exibem seus certificados.


CLIQUE AQUI e confira a cobertura completa realizada pelo blogueiro Gidel de Morais (Icém Caraúbas).


Por MAYKON OLIVEIRA

NÚMERO DE USUÁRIOS DE TV POR ASSINATURA SEGUE CRESCENDO NO PAÍS

O Brasil fechou agosto de 2012 com mais de 15,1 milhões de domicílios com TV por assinatura. O número significa que pelo menos uma em cada quatro residências do país já conta com o serviço, que chega a 50 milhões de brasileiros, considerando-se a média de 3,3 pessoas por domicílio, de acordo com o IBGE. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 (Gráfico: ANATEL)

 Somente no mês passado, 319,5 mil novos domicílios fizeram adesão ao serviço de TV por assinatura, um crescimento de 2,16% em relação a julho deste ano e de 30% em comparação com agosto de 2011. No período de um ano, entre agosto de 2011 e agosto de 2012, foram registradas quase 3,5 milhões de novas assinaturas. As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional, enquanto as regiões Sul e Sudeste registraram crescimento inferior.

Fonte: Ministério das Comunicações


Por MAYKON OLIVEIRA

DISPUTAS PELAS VAGAS NO LEGISLATIVO CARAUBENSE "ESQUENTA" O CLIMA ENTRE OS PRINCIPAIS POSTULANTES


Nesta reta final de campanha eleitoral, mais uma vez uma prática comum se repete. Sem se importar com laços partidários e nem com as "afinidades" propiciadas pelo trabalho no âmbito de suas coligações, alguns postulantes já começam a "engolir" os votos dos companheiros de chapa.

Aqui em Caraúbas/RN tal realidade é notória. Buscando viabilizar os seus respectivos projetos políticos, os principais candidatos ao Legislativo municipal intensificam os trabalhos de busca de votos e apoios, nem que seja dentro do seu próprio grupo.

A política é realmente cheia de peculiaridades. Os amigos de ontem são os adversários de hoje e vice-versa.


Por MAYKON OLIVEIRA

PREFEITURAS RECEBERAM PARCELA EXTRA DO FPM


(Imagem:padom.com.br)

As Prefeituras de todos os municípios brasileiros recebem ontem (27) uma parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O repasse vem em boa hora, no momento em que os gestores municipais estavam reclamando da crise. Em Caraúbas/RN, além da parcela extra, será creditado hoje o montante inerente ao 3º decêndio de setembro.

A quantia deve chegar R$ 180.765,96.


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAÚBAS/RN: MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA À POLÍCIA MILITAR QUE APREENDA MOTOS COM CANO ABERTO

 (Imagem: conceicaopbonline.com)



A partir de hoje a Polícia Militar irá cumprir as recomendações do Ministério Público, visando cumprir determinações do artigo 228 do CTB:

Art. 228. Usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

A medida foi tomada tendo em vista as varias denúncias que chegaram ao Ministério Público e à Poíicia Militar, dando conta da poluição sonora praticada pelas motos com o cano aberto. Além do som de alta frequência utilizado por carros de som que também serão vistoriados pelo Ministério Público da 36ª Vara Eleitoral de Caraúbas/RN.

As informações foram repassadas pela Companhia de Polícia Militar do nosso município.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES