9 de maio de 2009

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA -09/05/09



Por MAYKON OLIVEIRA

TV SENADO EXIBIRÁ PROGRAMA ESPECIAL SOBRE O RACISMO.

(Foto:www.inesc.org.br)

O racismo é um dos principais problemas enfrentados por vários países do mundo. Essa forma de preconceito, consiste numa atitude reprovável e que deve ser combatida, porém, muitos acham melhor não entrar a fundo nessa discussão.

Para quem se interessa nessa temática, logo mais às 15h30min, a TV Senado estará exibindo uma reportagem especial. Com o título "Racismo: uma história", a emissora exibirá o primeiro episódio da "série", denominado de a cor do dinheiro.

Aqueles que perderem essa edição, poderão assistir a reprise que será exibida no domingo, por volta das 21 horas.


Por MAYKON OLIVEIRA

NOTA DE AGRADECIMENTO

Ontem, completou seis (6) meses que iniciamos o projeto do blog Caraúbas HotNews.

Apesar da pouca experiência, decidimos encarar esse grande desafio e, até hoje, temos o orgulho de dizer que sempre contamos com o respaldo da população caraubense, dos filhos que se encontram ausentes da nossa terra, e de pessoas de outros municípios da região.

Ao longo desses 182 dias de muito trabalho, já são mais de 1.110 postagens, cujo conteúdo sempre procurou informar o que estava acontecendo em nosso município. Algo de positivo ou negativo. Um fato, sempre. Um boato, jamais.

Em nenhum dia o blog ficou desatualizado. Pelo contrário! Nossa proposta de trabalho privilegia o leitor e, este, tem dado o apoio necessário ao nosso crescimento. Os mais de 46.500 acessos ratificam isso.

Dessa forma, agradeço a todos pela força, em nome de toda a nossa equipe. A você que é divulgador, leitor, admirador, colaborador, o nosso muito obrigado. A razão do nosso sucesso, é proveniente do vosso apoio.



Por MAYKON OLIVEIRA

AGRICULTORES CARAUBENSES ESPERAM UMA BOA COLHEITA.

Em virtude das chuvas que já caíram em nosso município, uma boa colheita é esperada por muitos trabalhadores que possuem pequenas propriedades rurais.

Há algum tempo atrás, tivemos a oportunidade de visitar uma comunidade rural na qual o seu proprietário, estava fazendo a preparação para o plantio. Há alguns dias, fizemos questão de voltar ao local, para conferir como estava o que foi plantado pelo homem do campo e o resultado foi animador.

Aspecto da propriedade rural, no período de preparação para o plantio.


Após as chuvas, o plantio se desenvolveu, e uma boa colheita é esperada.

Na realidade, o que percebemos foi a exuberância da plantação, que foi se desenvolvendo ao passo em que as chuvas caíam sobre a região. Agora, uma excelente colheita está sendo esperada, fato que traz alegria a todos.



Por MAYKON OLIVEIRA

ABC ESTRÉIA COM DERROTA, NA SÉRIE B.

(Charge: www.pontepretaesportes.com.br)

Na noite de ontem, o ABC fez a sua estréia no Campeonato Brasileiro da Série B. Jogando na cidade de Campinas, a equipe não foi páreo para a Ponte Preta.

A partida foi realizada no Estádio Moisés Lucarelli, e mostrou a superioridade da equipe campineira. Desde o início, eles partiram para cima do alvinegro natalense, mas o "ferrolho" armado pelo treinador Heriberto da Cunha, neutralizava os ataques da "Macaca".

Porém, a equipe do caraubense Sandro, não conseguiu segurar o ímpeto da Ponte, que abriu o placar no primeiro tempo com o atleta "Marrom". Já na segunda etapa, o jogo ficou morno e o 2º gol só saiu apenas nos acréscimos, com Danilo Luís.

Com o resultado de 2 x 0, a Ponte Preta iniciou bem à caminhada para retornar à elite do futebol brasileiro. Já o time potiguar dá sinais de que precisa de mais reforços, afinal, apenas um Sandro não faz milagres.



Por MAYKON OLIVEIRA

GOVERNADORES DO NORDESTE SE REUNIRAM EM NATAL

Anfitriã, a governadora Wilma de Faria abriu a 10ª edição do Fórum dos Governadores do Nordeste.

Ontem aconteceu a 10ª edição do Fórum dos Governadores do Nordeste na cidade do Natal. Na ocasião, foram discutidas várias questões que interessavam aos estados nordestinos.

Uma da propostas, enfatizada pelo governador Ciro Gomes (PSB-CE), é que estados e municípios se unam ao Ministério da Educação (MEC) para pressionar o Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei 1746/2007 que permitirá a expansão da educação superior no País. Os governadores aprovaram a proposta e uma moção será apresentada aos deputados e senadores. No encontro , foram discutidos também os problemas causados pelas chuvas no Nordeste.

Durante o encontro, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, apresentou as ações que o Governo Federal está executando para auxíliar as áreas atingidas pelas fortes chuvas no Nordeste. Os governadores pleitearam a Geddel que fosse criado um Fundo Nacional da Defesa Civil, para agilizar a ajuda das pessoas que sofrem com problemas como os que estamos vivenciando.

Muitos esperavam um pouco mais da anfitriã, a governadora Wilma de Faria. Na realidade, acreditavam que as reivindicações fossem mais firmes, mas pelo que parece, não foi isso que aconteceu.

Fala-se muito nas enchentes no Maranhão, do caos no estado do Piauí, e no desespero de muitos cearenses. No entanto, bom seria se eles lembrassem que existem mais de 40 mil desabrigados aqui no RN, e que muita coisa tem que ser feita.



Por MAYKON OLIVEIRA

8 de maio de 2009

AS 10 MAIORES PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA


A língua Portuguesa é uma das mais faladas no mundo e, também, uma das mais difíceis. Muitos ainda estão confusos com a tal da reforma ortográfica, mas outros, estão se esforçando para se adaptar a ela.

O curioso, é que existem muitas palavras que pouco (ou nunca) são usadas em nosso cotidiano. Algumas, são pequenas, outras, nem tanto.

Logo abaixo, está a lista das 10 maiores palavras da Língua Portuguesa e os seus respectivos significados. Veja.

10º. Inconstitucionalissimamente (27 letras)
Sinônimo de anticonstitucionalissimamente

9º. Oftalmotorrinolaringologista (28 letras)
Profissional especializado nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta

8º. Anticonstitucionalissimamente (29 letras)
Maior advérbio da língua portuguesa, significa o mais alto grau de inconstitucionalidade

7º. Monosialotetraesosilgangliosideo (32 letras)
Substância presente em medicamentos como o sinaxial e o sygen

6º. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar palavras grandes ou complicadas

5º. Dimetilaminofenildimetilpirazolona (34 letras)
Substância ativa em vários comprimidos para dor de cabeça

4º. Tetrabrometacresolsulfonoftaleína (35 letras)
Termo específico da área de química

3º. Piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona (37 letras)
Substância presente em medicamentos como o Baralgin

2º. Paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol (43 letras)
Substância presente em medicamentos como o Ultraproct

1º. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (46 letras)
Relativo a uma doença pulmonar aguda causada pela aspiração de cinzas vulcânicas


Fonte: Lista10.org


Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA -08/05/09



Por MAYKON OLIVEIRA

PREFEITURA DE PARNAMIRIM REALIZARÁ CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura de Parnamirim publicou na quarta-feira (6), no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso público destinado à seleção de 700 professores para preenchimento de vagas na rede municipal de ensino.

As inscrições começam no dia 15 e vão até 31 de maio e serão feitas exclusivamente via internet na página eletrônica da Comperve:www.comperve.ufrn.com.br

Das 700 vagas, 219 são destinadas à educação infantil; 254 para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) e o restante para os anos finais do ensino fundamental.

Também há exigência de licenciatura plena para professor dos anos finais, cujo quadro de vagas está assim detalhado:

Disciplinas e vagas

Português – 30 vagas

Inglês – 20 vagas

Matemática – 64 vagas

Geografia – 22 vagas

História – 18 vagas

Artes – 20 vagas

Educação Física – 33 vagas

Ciências – 10 vagas

Ensino religioso – 10 vagas.



Por MAYKON OLIVEIRA

BRASIL ENTRA NO "MAPA" DA GRIPE A

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na noite desta quinta-feira quatro casos de gripe suína - a gripe A (H1N1) - no Brasil. Há casos em três Estados: São Paulo (2), Rio (1) e Minas (1). Os pacientes são adultos e passam bem, afirmou o ministro. Todos contraíram a doença no exterior - três estiveram no México e um, nos Estados Unidos. O país tem outros 15 casos suspeitos.

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou a existência de 04 infectados pelo vírus causador da Gripe A, no Brasil.

Para o ministro, a confirmação da doença não muda a estratégia do Brasil para se prevenir contra a gripe suína, já que todas as medidas preventivas foram tomadas com antecedência.

Os kits para realização de exames laboratoriais que diagnosticam a gripe suína chegaram na noite de quarta-feira ao Brasil. Eles permitem o diagnóstico em 72 horas, e o resultado saiu antes do previsto nos quatro casos confirmados ontem.

Fonte: www1.folha.uol.com.br


Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Denominada de Praça de Eventos, é a maior área aberta para eventos em todo o município de Caraúbas.

Praça de Eventos da cidade de Caraúbas.

Construída na gestão do então prefeito, Eugênio Alves, a praça já foi "palco" de grandes eventos, como o Arraiá de Todo Mundo (2008) e a Festa do Padroeiro (2009). Por isso, atrações conhecidas nacionalmente já se apresentaram em nossa cidade, como Zezé di Camargo e Luciano, Zé Ramalho e The Fevers.



Por MAYKON OLIVEIRA

EX-PREFEITO DE CARAÚBAS É DESTAQUE EM PROGRAMA DE RÁDIO.

O ex-prefeito de Caraúbas, Júnior Gurgel, tem se destacado na apresentação de um programa da de rádio, na cidade de Campina Grande/PB. Com o seu discurso firme e as vezes polêmico, ele tem conquistado muitos ouvintes paraibanos.

O ex-prefeito de Caraúbas, Júnior Gurgel, apresenta um programa líder de audiência.

O programa radiofônico Debate Clube, transmitido pela Rádio Clube (antiga Rádio Borborema), é levado ao ar de segunda à sexta, no horário de 13h15min às 14h30min. Além de Júnior, a emissora ainda conta com o jornalista Dagoberto Pontes.

Líder de audiência no horário, os comentários e as informações contundentes do caraubense, têm caído no gosto popular. Com uma audiência fechada em, praticamente, nos bairros de toda a cidade, a participação dos moradores para fazerem suas reivindicações, sugestões e críticas, cresce a cada dia.



Por MAYKON OLIVEIRA

SAUDADES DO BIG BROTHER?

Nem tanto...

(Charge:www.diariodecontagem.com)


Por MAYKON OLIVEIRA

7 de maio de 2009

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA -07/05/09



Por MAYKON OLIVEIRA

MORADORES DA VÁRZEA SOFREM PARA SE DESLOCAREM.

O vídeo abaixo mostra as dificuldades enfrentadas por aqueles que residem em áreas tomadas pelas águas.

Com as estradas praticamente submersas, o deslocamento acaba se tornando limitado e muitos moradores, ficam isolados.

Click e veja um pequeno vídeo que mostra a situação vivenciada por alguns moradores da várzea caraubense.





Por MAYKON OLIVEIRA

"JÚNIOR DO SINDICATO" PODERÁ CONCORRER À PRESIDÊNCIA DA FETARN.

Na solenidade de posse do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas, José Maria Júnior, que aconteceu no último sábado (2), pudemos acompanhar, também, um fato muito importante. Na verdade, praticamente tivemos o lançamento da cadidatura dele à presidência da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte.

"Júnior do Sindicato", que poderá concorrer à Presidência da FETARN.

A presença de uma grande quantidade de autoridades no âmbito estadual e alguns líderes locais, são fatores que ratificam essa eminente possibilidade. Contando com o apoio deles, "Júnior do Sindicato" poderá entrar muito forte nessa disputa, uma vez que está respaldado, inclusive, pelo Secretário Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Agricultura, Canindé de Freitas.

De acordo com informações, Júnior está articulando diversos apoios na região, tendo em vista a viabilização de sua candidatura, no pleito que será realizado em fevereiro de 2010.

Quão bom seria que Caraúbas tivesse mesmo um representante em um organismo tão importante como é a FETARN.



Por MAYKON OLIVEIRA

PREFEITO ASSINA CONVÊNIO PARA O TRANSPORTE ESCOLAR

Prefeito Ademar assina convênio na Secretaria Estadual de Educação.

O prefeito Ademar Ferreira da Silva, acompanhado do Assessor para Assuntos de Governo em Natal, Francisco das Chagas Costa, assessora técnica Jesumira Góis Ferreira e do chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Urbano Faria, assinou na manhã da terça feira, no gabinete do Secretário Ruy Pereira, o importante convênio para garantir parte do transporte escolar do município.

O município de Caraúbas foi o primeiro a firmar o convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 132.600,00, que será repassado em seis parcelas a partir do fim do mês de maio. “Agora estou aliviado. Pois além de cumprirmos a nossa obrigação de gestor, a partir maio vai aliviar também as finanças do município”, comentou o prefeito Ademar Ferreira (PSB) após o término da assinatura do convênio.

Até então por falta de completa alimentação do sistema do FNDE/Ministério da Educação e Cultura e por inadimplência da gestão anterior, os recurso não estavam sendo repassados e a Prefeitura de Caraúbas estava bancando com recursos próprios o transporte escolar. O Secretário do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, professor Ivanildo Gomes Fernandes ao lado da sua equipe envidou todos os esforços e contatos para não perder o prazo e assim revalidar o importante documento.

O Transporte Escolar em Caraúbas recebeu elogios do Secretário Ruy Pereira. A frota foi recuperada, mais um ônibus foi adquirido e todos os critérios exigidos pelo Ministério da Educação quanto a Transporte Escolar, estão sendo cumpridos por determinação do prefeito Ademar Ferreira e a fiscalização de toda a equipe da Secretária do Desenvolvimento da Educação.

Nos próximos dias o prefeito Ademar Ferreira ao lado do Secretário do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, Ivanildo Gomes Fernandes, irá anunciar importantes conquistas e avanços nos setores da educação, da cultura e do esporte e lazer. “Conforme prometemos no nosso projeto de melhorar a qualidade de vida dos caraubenses, Educação será prioridade também na Administração Nossa Força é Nosso Povo”, considerou Ademar Ferreira.


Caraúbas, 07 de maio de 2009
Assessoria de Comunicação e Marketing
Contatos: 9972/7695/8716.8826/9999.1624

SEGUNDO JÁCOME

SUPERVISOR DA CONAB VISITOU ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Na tarde da última terça-feira, as escolas da rede municipal estavam sendo visitadas. O supervisor da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), João Maria de Oliveira, esteve em várias instituições de ensino, para vistoriar se os produtos do complemento da merenda escolar, seguiam os padrões de qualidade e estavam sendo entregues corretamente.

O supervisor da CONAB, João Maria de Oliveira, visitou várias escolas da rede municipal.

De acordo com João Oliveira, que há 28 anos trabalha na CONAB, essa serie de visitas tem o propósito de verificar o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), efetuado graças a compra direta dos produtores de várias comunidades rurais da região. "Temos o objetivo de fazer uma vistoria na qualidade dos produtos que chegam às escolas. Fiscalizar o projeto é importante para sabermos se eles estão sendo entregues. É bom destacar que esse trabalho será feito tanto nas escolas, quanto nos próprios produtores e nas cooperativas", afirma.

Uma das escolas vistoriadas foi a Josué de Oliveira. De todas as da rede municipal, ela é a que recebeu a maior quantidade de produtos complementares à merenda escolar. O supervisor fez questão de observar alguns doces e cocadas, que se encontravam no depósito da caantina.

O supervisor observou com atenção a qualidade da merenda escolar, na Escola Municipal Josué de Oliveira.

O PAA é vínculado ao Ministério da Agricultura e conta com o respaldo de outros segmentos do poder público. O programa adquire alimentos nas cooperativas de produtores rurais e repassa às instituições de ensino. Assim, além de garantir uma merenda escolar de qualidade, auxilia na geração de emprego e renda, garantindo a sustentabilidade nas comunidades.



Por MAYKON OLIVEIRA

PROFESSORA CARAUBENSE PARTICIPA DE ENCONTRO DE FORMAÇÃO, EM NATAL

Durante a semana passada, a professora Vânia Maria Praxedes, que é Técnica Pedagógica da Secretaria do Desenvolvimento da Educação, Cultura e Desporto de Caraúbas, participou de um importante Encontro de Formação, na capital do estado.

A professora Vânia Praxedes participou do Encontro de Formação.

O evento aconteceu no Imirá Plaza Hotel, em Natal, de 27 à 30 de abril. Na oportunidade, a temática abordada era a Qualificação na Metodologia do Plano de Desenvolvimento da Escola-PDE/ESCOLA. Ele foi promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela SEEC/GGE-RN.

A participação dos Comitês Estratégicos das Diretorias Regionais de Educação (DIRED's), contribuiu bastante para abertura de um vasto campo de debates. Além deles, também foram representados os municípios prioritários do Programa "Compromisso de Todos pela Educação", em parceria com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação-FNDE.

Assim, a participação em encontros desse nível, só tem a contribuir para a formação dos profissionais que atuam na área da educação. Parabéns à professora Vânia, pelo privilégio de participar de um evento como esse e torcemos para que os conhecimentos adquiridos só venham a contribuir para melhorar a educação em nosso município.


Por MAYKON OLIVEIRA

6 de maio de 2009

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA -06/05/09



Por MAYKON OLIVEIRA

PROJETO DA V SEMMEIA FOI APRESENTADO NA REUNIÃO QUE OCORREU COM AS COM-VIDAS.

Na manhã de ontem aconteceu no auditório da Casa de Cultura Popular Manoel do Violão, uma reunião com os professores e os delegados das COM-VIDAS das escolas. Na oportunidade foi apresentado o projeto da V Semana de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (SEMMEIA).

A Coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente, professora Calíngia Kátia, abriu os trabalhos e fazendo a entrega dos kits aos presentes. Em seguida, Assi Sales (que é o autor do projeto) fez a explanação a respeito do mesmo. A temática a ser trabalhada nesse ano é "Cultura e Civilização (Drogas, não)".

A professora Calíngia Kátia é a Coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente, em nosso município.

De acordo com Assi, a proposta visa a socialização de atividades didáticas e artísticas sobre cultura, civilização, drogas e meio ambiente. A abertura de um campo de discussões é necessária justamente à prevenção do uso de narcóticos, no próprio despertar do espírito crítico e na melhoria da civilidade entre os cidadãos caraubenses.

A coordenadora Calíngia também falou sobre a importância do empenho de todos na execução do projeto. "Mesmo com as dificuldades, todos nós estamos empenhados para que a V SEMMEIA seja um sucesso", destaca a professora. Outro ponto que foi abordado diz respeito à atualização da Agenda 21 do município. Para isso, um encontro entre as COM-VIDAS e os professores colaboradores será agendado, para se discutir novas metas e ações.

Alguns delegados das COM-VIDAS compareceram ao encontro.

A V SEMMEIA conta com a parceria entre as Secretarias do Desenvolvimento da Educação, Cultura e Desporto, e a de Políticas do Campo e Meio Ambiente. Além delas, outros parceiros estão sendo buscados, para viabilizar ainda mais o projeto.



Por MAYKON OLIVEIRA

CHAPA VENCEDORA APRESENTA SUA EQUIPE, PARA A NOVA GESTÃO.


Após eleição, a chapa vencedora reafirmou o compromisso e divulgou a equipe que conduzirá os trabalhos do Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes ".

Parte da equipe que comanda o Clube: Jovanildo Fernandes, Rivaldo Fernandes, Gilvan Viana e "Socorrinha".

Formado por vários profissonais competentes, a expectativa é que novos projetos sejam desenvolvidos, e o trabalho do Clube passe a ser cada vez mais reconhecido em todo o nosso município.

Veja a equipe que administrará essa importante instituição caraubense, no período de 2009 à 2011.

Presidente

Maria do Socorro Fernandes

Vice-presidente

Gilvan Viana

Secretária Geral

Maria Leônia Praxedes

Tesoureira

Maria das Dores Sales


Diretor de Eventos

Damião da Silva

Diretor de Comunicação

Rivaldo Fernandes

Diretor de Patrimônio

Jovanildo Fernandes

Suplentes

Sebastião da Silva

Franklin Fernandes


Conselho Fiscal

Haroldo Gurgel

Antônio de Freitas

Francisco da Costa Moreira Neto

Suplentes

Francisco de Assis Praxedes

José Monteiro de Souza


Por MAYKON OLIVEIRA

VEJA O VÍDEO DA SANGRIA DO AÇUDE APANHA-PEIXE.

Veja no vídeo abaixo a sangria do Açude Apanha-Peixe, bem como o canal do rio Umari, que é um dos principais abastecedores desse reservatório.

Acompanhe também a dificuldade que os moradores encontram para se deslocar, uma vez que ficam praticamente isolados, durante esse período chuvoso.

Click e confira





Por MAYKON OLIVEIRA

CHUVAS ESTRAGAM ESTRADAS VICINAIS DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS

Estradas em situação precárias

As fortes chuvas caídas no município de Caraúbas nesse ano têm castigado quem necessita das estradas seja para se deslocar até a sede do município ou para alguns municípios vizinhos. Isso porque as estradas de várias localidades estão quase intransitáveis.

Estrada que dá acesso a comunidade de Formosa município de Caraúbas

Buracos, muita lama, e muitos atoleiros esse é o cenário que encontramos em quase todas as localidades visitadas pela defesa civil do município afirma Josiram Fernandes que demonstrando preocupação continua: “Assim ficamos imaginando a dificuldade que os estudantes dessas comunidades enfrentam para virem até a cidade assistir aula".

Água e lama dificultam o acesso a algumas comunidades

Grateras dificultando o acesso até de pedestres

O responsável pela defesa civil no município nos informou ainda que estão esperando passar esse período chuvoso para começarem a fazer as estradas municipais, não podemos fazer isso agora porque aumentaria o problema, resolveríamos o problema dos buracos, mas, surgiriam mais atoleiros nas estradas. Portanto esperaremos as chuvas cessarem para iniciarmos os trabalhos de recuperação das estradas. Concluiu Josiram.



Por:RICHARLLES ALVES

EX-VEREADOR FELIPENSE VOLTA A APRESENTAR PROGRAMA DE RÁDIO.

No último sábado (2), o ex-vereador da cidade de Felipe Guerra, Joel Canela, voltou a apresentar o seu programa de rádio. Veículado pela FM Liberdade 104,9, da comunidade de Santana, o "Comunidade em Debate" conta com uma grande audiência em toda a região.

Joel Canela voltou a apresentar o seu programa, na FM Liberdade.

Com um jeito dinâmico de apresentar, Joel acaba atraindo inúmeros ouvintes. Noticiando fatos nacionais, regionais e locais, o apresentador abre espaço para a participação popular, nas discussões das temáticas abordadas.

Após ficar afastado por um longo período, o Bacharel em Direito voltou a fazer uma das coisas que mais gosta, usar os microfones e interagir com a sociedade. O programa é apresentado aos sábados, das 12 às 13h

Vereador durante 04 mandatos, atualmente, Joel Canela é presidente municipal do partido DEM, no município de Felipe Guerra. Também, é diretor da Rádio Comunitária FM Liberdade e está se especializando em Direito Eleitoral e Processual.



Por MAYKON OLIVEIRA

RESULTADO DA ENQUETE

Durante toda a semana passada, o blog Caraúbas HotNews colocou em discurssão a questão das irregularidades no Programa Universidade para Todos (PROUNI).

Diante das notícias exibidas em toda a mídia nacional, procuramos saber dos nossos leitores quem eles consideravam que deveria ser beneficiado pelo programa.

Os resultados foram os seguintes:


Para a grande maioria dos que votaram na enquete (48%), os estudantes e ex-estudantes oriundos de escolas da rede pública deveriam ter prioridade. No entanto, na prática não é bem assim que acontece. Os escândalos que observamos nos últimos dias, ratificam essa concepção.

Já 23% dos votantes, consideram que qualquer pessoa sem graduação poderia ser beneficiado pelo PROUNI.

Esperamos que o Governo Federal leve um pouco mais a sério esse programa, e que ele venha a beneficiar de forma plena, aqueles que realmente necessitam.


Por MAYKON OLIVEIRA

ONG CRERSER REALIZOU REUNIÃO ADMINISTRATIVA.

Na tarde do último sábado, os técnicos que fazem parte do Centro de Consultoria e Assessoria em Educação e Sustentabilidade (CRERSER), ralizaram mais uma reunião administrativa. O encontro aconteceu na Escola Estadual Sebastião Gurgel.

Corpo Técnico da ONG discute pontos importantes, na reunião administrativa.

Na oportunidade, foram discutidos alguns pontos pertinentes à cerimônia de lançamento da ONG, que acontecerá no próximo dia 16. Também, foram repassadas algumas informações sobre as questões orçamentárias bem como de assuntos administrativos.

A partir do momento em que estiver totalmente legalizado, o Centro passará a desenvolver uma série de atividades na região. O campo de atuação é bastante abrangente, englobando a área da educação e a sustentabilidade.



Por MAYKON OLIVEIRA

5 de maio de 2009

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA -05/05/09



Por MAYKON OLIVEIRA

APÓS SER EMPOSSADO, "JÚNIOR DO SINDICATO" FIRMA COMPROMISSO, EM SEU PRIMEIRO DISCURSO.

Após ser empossado na manhã do último sábado (2), o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas, popularmente conhecido como "Júnior do Sindicato", firmou compromisso em lutar pelo homem do campo.

Para isso, uma série de ações serão mantidas nessa nova gestão, e outras serão desenvolvidas para fomentar a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais.

Click e confira o primeiro discurso de Júnior, logo após ter sido empossado.






Por MAYKON OLIVEIRA

BOA PARTICIPAÇÃO POPULAR, NA SEGUNDA NOITE DE FESTEJOS ALUSIVOS À NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

A segunda noite de festejos alusivos à Nossa Senhora de Fátima, Padroeira dos bairros Dr. Sebastião Maltêz, Conjunto Aroldo Maia e Aeroporto, teve uma boa participação popular.

Em plena segunda-feira, várias pessoas compareceram à novena. Posteriormente, aconteceu a apresentação de uma banda local e alguns populares decidiram prestigiar. A presença de barracas, sorveterias e de um pequeno parque de diversões, também é um atrativo para quem visita o largo da capelinha.

Populares acompanham o show, que aconteceu após a novena.

Nos últimos anos, a Festa de Nossa Senhora de Fátima tem se consolidado como uma das maiores do município. Para este ano, já foi definida uma extensa programação religiosa e cultural, fato que só contribui para o crescimento do evento.



Por MAYKON OLIVEIRA

GOVERNO ESTUDA AUMENTAR REPASSE PARA MA, PI E CE.

(Charge:www.pitangui.com)

Em visita ao Maranhão, o ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, afirmou que o governo federal poderá aumentar a previsão de gastos com desabrigados no Maranhão e também em outros estados nordestinos atingidos pelas chuvas, como Piauí e Ceará. Pelos dados da Defesa Civil maranhense, até hoje 46,7 mil pessoas estavam desabrigadas ou desalojadas em todo o Maranhão. Ao todo, já foram contabilizados 113 mil atingidos. Somente para o Maranhão, o governo federal determinou, por meio de Medida Provisória, R$ 300 milhões para ser aplicado na reconstrução do Estado.

Mas, segundo Gedel Vieira Lima, qualquer revisão dos gastos dependerá do levantamento real de danos em todas as cidades atingidas pelas chuvas. "É necessário que as águas baixem, mas não faltará recursos para ajudar na reconstrução de todas as cidades destruídas pelas chuvas", afirmou o ministro. "Por exemplo, em Santa Catarina foram gastos apenas R$ 180 milhões porque faltaram projetos até agora."

O ministro da Integração Nacional esteve reunido no início da tarde de hoje com cerca de 40 prefeitos maranhenses, além da governadora Roseana Sarney (PMDB), para discutir ações emergenciais para os 41 municípios atingidos pelas chuvas no Estado. Dessas 41 cidades, 28 decretaram situação de emergência e uma estado de calamidade pública. Amanhã, o presidente Lula visitará as áreas inundadas ao lado do Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Com certeza, esses estados estão sofrendo bastante com as enchentes, porém, deveriam olhar um pouco mais para os desabrigados e desalojados do Rio Grande do Norte. Enquanto querem ampliar o montante de recursos destinados aos outros, uma parcela significativa do povo potiguar sofre e clama por ajuda.

Fonte: Agência Estado


Por MAYKON OLIVEIRA

CHOQUE ENTRE VEÍCULOS ATRAI CURIOSOS, NO CENTRO DA CIDADE.

Há momentos atrás um fato inusitado "parou" o centro comercial da nossa cidade. Na realidade o que aconteceu foi um choque entre um veículo tipo gol e uma carreta do tipo bi-trem.

O veículo gol ficou preso a carreta, durante a tentativa de ultrapassagem.

De acordo com informações, o acidente ocorreu graças à uma tentativa frustrada de ultrapassagem. Com isso, o choque entre os veículos foi inevitável. Por felicidade, nenhum dos dois motoristas sofreu algum tipo de lesão, mas, o acontecido foi suficiente para atrair a atenção de dezenas de curiosos.

Dezenas de populares foram até o local.

O acidente aconteceu nas proximidades da Unidade de Saúde Dr. João Marinaldo de Holanda, na altura da Praça Ubaldo Fernandes. Até agora a pouco (10h20min) nem a carreta ou o gol haviam sido removidos do local.


Por MAYKON OLIVEIRA

ACADÊMICOS DE GEOGRAFIA E PEDAGOGIA VOLTARAM ÀS AULAS NO NAESC.

Na noite de ontem, o Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), retomou as suas atividades. Os universitários, oriundos de várias partes do município e de outros da nossa região, voltaram às aulas.

O curso de Licenciatura Plena em Geografia possui apenas duas turmas. No caso, o 6º Período e o 8º Período. Já o curso de Pedagogia conta com o 2º, 4º, 6º e o 8º Períodos. Por essa razão, um bom número de acadêmicos compareceu ao NAESC.

Acadêmicos do 4º Período do curso de Pedagogia.

As duas turmas concluintes, já estão procurando se mobilizar para organizarem uma bela festa de formatura. Com certeza, já estão correndo contra o tempo, pois de todos os Períodos, o último é o que passa mais rápido.



Por MAYKON OLIVEIRA

ROSALBA ANUNCIA A LIBERAÇÃO DE R$200 MIL PARA CARAÚBAS.

Senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN)

Na visita que fez à cidade de Caraúbas, na noite do último dia 1º, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) anunciou a liberação de R$200 mil para o município. A verba é oriunda de uma emenda do Orçamento Geral da União (OGU), e será destinada à melhorias na infra-estrutura e apoio às famílias prejudicadas pelas chuvas.

O anúncio foi feito quando concedia uma entrevista para a Rádio RPC Centenário e para o blog Caraúbas HotNews, na casa do prefeito Ademar Ferreira. Além disso, a senadora potiguar se mostrou preocupada diante da situação de calamidade vivenciada por alguns municípios e, destacou o problema caraubense. "As chuvas são sempre bem vindas em nossa região, mas no momento em que elas deixam as famílias em situação de risco, nós temos que tomar providências para ajudar a todos. Por isso, acreditando ser de fundamental importância a liberação dessa verba, nós tomamos essa medida e nos colocamos à disposição dos caraubenses, seja qual for o momento pelo qual estão passando", afirma.

Dessa forma, torna-se notável a importância de se receber esses recursos. Os investimentos são realmente necessários e realização de obras que beneficiem à população devem ser uma constante em qualquer mandato, de qualquer gestor. Por essa razão, aqueles que foram recepcionar a senadora Rosalba na noite da última sexta-feira, ficaram felizes com o compromisso firmado por ela.



Por MAYKON OLIVEIRA

A BELEZA DA SANGRIA DO AÇUDE DE SANTO ANTÔNIO

Com 11.110.000 metros cúbicos de água, o Açude de Santo Antônio possui a maior capacidade de acumulação do município.

Desde a tarde do dia 1º de maio, o reservatório está transbordando e, no último domingo, atraiu vários banhistas e curiosos, que puderam acompanhar a beleza das águas.

Confira algumas imagens do local.

Águas escoam pelas pedras.


A beleza da pequena queda d'água, na sangria do açude.


Muitos peixes passam pelo sangradouro e descem córrego abaixo.


Populares se divertiram bastante, no último domingo.



Fotos: Abílio Renan


Por MAYKON OLIVEIRA

GALILEU CURSINHO PRORROGA PERIODO DE INSCRIÇÃO PARA TURMA PREPARATÓRIA DO CONCURSO DE AGENTE PENITENCIÁRIO.


O Galileu cursinho que está com turma preparatória para o concurso de agente penitenciário estadual, prorrogou por mais uma semana as inscrições para o cursinho preparatório. As aulas que deveriam ser iniciadas ontem (4) foram adiadas para a próxima segunda-feira dia 11 de maio.

A preparação do candidato no Galileu vai custar apenas R$ 120,00 o pacote completo incluindo apostilas. Em conversa com o diretor João Gomes eles nos repassou a equipe de professores que fará a preparação dos candidatos. São eles: Kalene Fernandes e Dorgival dos Santos (Língua Portuguesa); Jaimar Gomes (Atualidades) e o advogado Dr. Nicodemos da cidade de Mossoró (Conhecimentos específicos). O horário das aulas será às 18h e 30m, na Escola Estadual Prof. Lourenço Gurgel.

São 400 vagas distribuídas da seguinte forma: 320 para sexo masculino, 80 para o sexo feminino, 5% do total dessas vagas são destinadas a deficientes físicos. Lembrando que as inscrições estão abertas até o dia 14 de Maio, no site WWW.consulplan.net, com o preço de R$ 60. O salário inicial é de R$ 1, 470,00.

Os interessados entrar em contato com João Gomes pelo telefone 9608-8999.


Por: RICHARLLES ALVES

VONUVIO PRAXEDES É CONVIDADO PELA RPC TAPUYO PARA TIRAR AS FÉRIAS DE LALAUZINHO DO LALAU

Vonuvio Praxedes (Jack do Brasil)

O jovem comunicador Vonuvio Praxedes sem duvida é um talento precioso na comunicação caraubense, sempre tendo o trabalho destacado e reconhecido pelos diretores da rádio centenário de Caraúbas, desta vez Jack do Brasil como gosta de ser chamado mais uma vez se destaca no âmbito da comunicação.

Desta vez ele foi convidado pela direção da RPC TAPUYO da cidade de Mossoró que é a principal emissora da rede potiguar de comunicação para comandar o programa Só forró durante o mês de férias de Lalauzinho de Lalau.

Portando, a partir amanhã às 16 horas todo mundo sintonizando a 1510 rádio Centenário de Caraúbas para ouviu o programa Só forró com Jack do Brasil.


Por: RICHARLLES ALVES

DICAS DE CONCURSOS


Três concursos receberam inscrições a partir de ontem. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (Inmetro), Banco do Brasil e conselhos Federal e Regionais de Serviço Social vão selecionar 272 candidatos, além de um cadastro de reserva.

Confira as principais informações de cada um dos concursos.

Banco do Brasil
Vagas: cadastro de reserva para nível médio
Salário: R$ 1.037,40
Inscrições: até 24 de maio
Taxa: R$ 42
Prova: 21 de junho
Informações: www.cespe.unb.br

Inmetro
Vagas: 127 para nível superior
Salário: R$ 5.274 a R$ 6.168
Inscrições: até 26 de maio
Taxa: R$ 100
Prova: 5 de julho
Informações: www.cespe.unb.br

Conselhos federal e regionais de serviço social
Vagas: 145 para todos os níveis de formação
Salários: R$ 465 a R$ 3.022
Inscrições: até 16 de junho
Taxa: R$ 30 a R$ 50
Prova: 28 de junho
Informações: www.quadrix.org.br


Por MAYKON OLIVEIRA

4 de maio de 2009

MESMO COM EMPATE CORINTHIANS CONQUISTA TITULO PAULISTA

jogadores comemorando o titulo estadual 2009

A grande torcida do Corinthians está de parabéns, após o empate com o Santos no jogo de ontem no Pacaembu, o time paulista conquista o titulo de campeão estadual invicto.

Aqui na cidade de Caraúbas muitos eram os torcedores comemorando o titulo, pois aqui na cidade existe um grande numero de corintianos, todos muito apaixonados pelo seu time do coração.

Portanto, o caraubas hotnews não poderia deixar de registrar os nossos votos de parabéns a todos os corintianos do Brasil, em especial aos caraubenses.


Ronaldo diz que Corinthians precisa ficar atento na copa do Brasil

Depois das brilhantes atuações de nos jogos da final do estadual Ronaldo diz ao globoesporte.com: Temos que ligar a chave da Copa do Brasil’. O atacante faz referência ao jogo que tem pela frente na próxima quarta feira contra o Atlético PR pela quartas de finais da copa do Brasil. A expectativa da fiel é que ele repita as brilhantes atuações que teve diante do Santos nos jogos da final do paulistão e volte a marcar contra o clube paranaense.


Por: RICHARLLES ALVES

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES