10 de outubro de 2009

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

Você vai ver nas próximas postagens, tudo sobre a programação de encerramento da Festa de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira da comunidade de Mariana.

Também, traremos as principais informações sobre mais uma homenagem feita por um renomado jornalista a um atleta caraubense.

Além disso, mostraremos (com exclusividade) os vídeos do grande incêndio que aconteceu aqui próximo a nossa cidade, na semana passada.

Os fatos que são notícia em Caraúbas e região, são destaque em nossa página!


Por MAYKON OLIVEIRA

"SEM FORMA" AGRÁRIA...

Diante das discussões e do eminente risco de se realizar uma CPI para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), volta à tona a dúvida se o país tem (ou não) condições de realizar uma reforma agrária.

Enquanto isso, as invasões não param e as reclamações também...

(Charge:nanihumor)


Assim como a concentração fundiária...

(Charge:nanihumor)


Por MAYKON OLIVEIRA

ENCONTRO NO PETI REUNIU REPRESENTANTES DE ENTIDADES

A coordenadora Ceição de Góis saudou os presentes (Foto:Richarlles alves)

Ontem a tarde, aconteceu uma importante reunião na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A mesma teve início por volta das 16 horas e reuniu representantes da Seicho-No-Ie , do Conselho Tutelar e do próprio PETI.

Contando com um bom público, o encontro foi aberto pela Coordenadora Ceição de Góis, que leu um um belo poema. Em seguida, a médica Velúzia Gurgel, que também é uma das responsáveis pela Seicho-No-Ie, falou aos presentes. Na ocasião, ela discorreu acerca dos bons cuidados que devem ser dados as crianças. Também, citou alguns dos ensinamentos daquela filosofia de vida, voltados para os pequenos.

Dos cinco Conselheiros Tutelares do nosso município, quatro participaram. Na oportunidade, Eilson Pimenta, Henderson Glênio, Samuel Batista e Noima Amorim, compareceram ao encontro e fizeram questão de ressaltar a importância da família na formação dos valores comuns as crianças e aos adolescentes.

No final, a professora Lenilce Praxedes realizou uma dinâmica de integração, que animou todos os que compareceram a reunião.


Por MAYKON OLIVEIRA

ORDEM DEMOLAY DE CARAÚBAS ADIA I SEVESP


Com dois feriados nesta próxima semana, o do dia 12 de outubro (dia de Nossa Senhora Aparecida) e do dia 15 (dia do professor), o Capítulo Príncipe das Caraubeiras da Ordem Demolay, de Caraúbas/RN, decidiu remarcar a data de realização do I SEVESP (Semana de Valorização das Escolas Públicas) que seria realizado nos dias 12 a 17 do corrente mês, e que agora será realizado de 19 a 24 de outubro.

O evento que busca mostrar a contribuição da educação para a formação do cidadão e que as escolas públicas são de vital importância para a construção de uma sociedade mais justa, O I SEVESP terá sua abertura realizada na segunda, dia 19 de outubro e desde já contará com a presença do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Por LEYSSON CARLOS

MANHÃ RECREATIVA MARCA A COMEMORAÇÃO ANTECIPADA DO DIA DAS CRIANÇAS, EM CARAÚBAS/RN

Centenas de crianças participaram das atividades realizadas.

Aconteceu hoje, a I edição da Manhã Recreativa para as crianças caraubenses. Antes das 07 horas, já era grande a movimentação nas proximidades da Praça de Eventos. Um trio elétrico e dois palhaços agitavam aqueles que chegavam.

Por volta das 08 horas, saiu do local um grandioso passeio ciclístico, que contou com a participação de centenas de crianças, e do prefeito Ademar Ferreira (PSB). Além disso, muita gente acompanhou todo o trajeto a pé, em carros ou motos. Por onde passou, a mobilização chamou a atenção da população, que acompanhou de perto a animação e o sorteio de brindes.

O passeio contou com a participação de muitas crianças.


O prefeito Ademar também participou do passeio.

Após percorrer as principais ruas da nossa cidade, o cortejo chegou à Casa da Cultura Popular. Lá foi servido um lanche aos presentes e aconteceu várias brincadeiras. Em seguida, ocorreu a distribuição de brindes e o sorteio de uma bicicleta. Também, foram montadas duas camas elásticas para que as crianças pudessem brincar.

Pais e crianças aguardando a entrega dos brindes.


Palhaços animaram a manhã das crianças.


O prefeito Ademar e o secretário Leca Gurgel, entregando a bicicleta ao ganhador.

Além do prefeito, vários secretários municipais, gestores das escolas, e representantes de entidades, prestigiaram esse evento, que marcou a comemoração antecipada do Dia das Crianças, em Caraúbas.



Por RICHARLLES ALVES E MAYKON OLIVEIRA

COMUNICADO IMPORTANTE.

O prefeito do município de Caraúbas/RN, sr. Ademar Ferreira da Silva, comunica a todos por meio de um decreto, que o feriado referente ao Dia do Professor, que aconteceria na próxima quinta-feira (15), foi antecipado para a próxima terça-feira (13).

O Chefe do Executivo caraubense ainda salienta que o feriado é válido apenas para os servidores públicos municipais que atuam na área da educação.

Na quarta-feira (14), as atividades serão retomadas normalmente.


Por MAYKON OLIVEIRA

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - COM. DE MARIANA (10/10)



Por MAYKON OLIVEIRA

JOVEM CRIA PÁGINA MOSTRANDO A HISTÓRIA DE CARAÚBAS/RN

Miquéias Mizá é um estudioso da história do nosso município (Foto: cedida)

Com o propósito de mostrar os principais aspectos do município de Caraúbas, o jovem Miquéias Mizá decidiu criar uma página na internet. Denominado de "Caraúbas Desconhecida", o blog ainda está em processo de organização, mas já conta com uma boa quantidade de informações sobre a "terrinha".

Conversando com o criador da página, ele nos confidenciou que a idéia partiu da necessidade de chamar a atenção, tanto das autoridades quanto da sociedade, para um melhor aproveitamento e/ou a conservação do nosso patrimônio.

Além de integrar o Grupo de Escoteiros, de fazer parte da Ordem Demolay e de ser um colaborador da Igreja Católica em nosso município, Miquéias é um estudioso da história caraubense, desde o início da ocupação, até os dias atuais.

Vale a pena acessar:

http://caraubasdesconhecida.blogspot.com/




Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA DO PEDRÊS DESENVOLVE PROJETO COM HORTALIÇAS ORGÂNICAS

Cultivo orgânico na escola, é referência no município.

A Escola Municipal Maximiano Sales de Oliveira, localizada no sítio Pedrês, desenvolve um belíssimo projeto com a produção de hortaliças orgânicas. Baseado numa perspectiva voltada para a sustentabilidade, todos os segmentos da unidade estão envolvidos.

Todos estão empenhados no projeto.

Segundo nos repassou o professor Canindé Xavier, a idéia de cultivar gêneros que servem como complemento da merenda escolar, partiu da equipe de professores, funcionários e dos próprios estudantes. Dessa maneira, usando troncos de carnaubeira, tábuas e garrafas plásticas, foram construídas três grandes hortas.

Trabalho e criatividade na busca pela sustentabilidade.


Aspecto da horta, que recebe os cuidados dos próprios alunos.

Contando com o empenho de todos, o projeto ganhou força, tornando-se pioneiro no município e um exemplo que foi seguido por outras escolas, como a do sítio Km 101. Além do mais, é inegável que a qualidade da alimentação servida para os alunos, melhorou de forma significativa. Produzidos no quintal da unidade de ensino, verduras, cebolinha, alface, entre outros, tornava a merenda bem mais saudável, uma vez que tudo é orgânico.

Merendeiras recolhendo o que é produzido.


Gêneros são adicionados à merenda escolar.


Fotos: professor Canindé Xavier


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Em campanha

Faltando cerca de oito dias para a eleição que elegerá o presidente da Colônia de Pescadores Z-49, os dois postulantes ao cargo seguem em campanha. O senhor João Sobrinho, que é candidato a reeleição, acredita que já conta com muitos apoios, fato que pode ser determinante para uma nova vitória. Já o líder comunitário do sítio Apanha Peixe II, "Mazinho de Dodó", surgiu como uma nova alternativa no pleito, e tem como bandeira de luta, o fortalecimento da entidade e a valorização de todos os pescadores. Vale ressaltar que as eleições acontecerão no próximo dia 17.


Pedagogia do Parlamento

Está agendada para as 08h30min de hoje, uma importante reunião com gestores e alguns professores, na Câmara Municipal. O encontro será coordenador pelo parlamentar e presidente da Câmara, vereador Assis Batista (PSB), que é o autor do projeto. Na pauta, estão alguns informes acerca da viabilização do mesmo, e a participação dos estudantes nas sessões.


Tropeços

Mais uma vez, os clubes potiguares decepcionaram na Série B. Tanto ABC quanto América, precisavam de um resultado positivo para tentar afastar o "fantasma" do rebaixamento. No entanto, o que se viu não foram vitórias. O "Mecão" empatou por 3 x 3 contra o Bahia. Seria até um bom resultado, se o time não estivesse na 18ª posição. Já o Alvinegro, perdeu em casa para o Ceará. O placar de 3 x 1 fez com que a equipe natalense retornasse à zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação.


Por MAYKON OLIVEIRA

GABARITO DO DESAFIO DA NATHIONAL GEOGRAPHIC JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL


Foi divulgado ontem (9), o gabarito da prova da fase regional, do desafio Viagem do Conhecimento, promovido pela revista Nathional Geographic.

No último dia 26 de setembro, um grupo de estudantes caraubenses participaram dessa etapa, que em nossa região, aconteceu na Escola Estadual Ronald Néo Júnior, na cidade de Almino Afonso. Representantes da Escola Municipal Josué de Oliveira, da Escola Estadual Antônio Carlos e do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, concorreram à uma das 20 vagas da fase final.

Vale salientar que a relação com os 20 finalistas será divulgada dia 22 de outubro, a partir das 15 horas (horário de Brasília). Mas para ver o gabarito e conferir o desempenho, acesse aqui


Por MAYKON OLIVEIRA

COMISSÃO EXAMINARÁ PROJETO QUE EXIGE A NOMEAÇÃO DE APROVADOS EM CONCURSOS

Informações dão conta de que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) examinará nesta quarta-feira (14), o PLS 122/08, do senador Marconi Perillo (PSDB-GO). O mesmo, exige a nomeação dos aprovados em concurso público, tendo em vista a necessidade de preencher o número de vagas que estava previsto no edital.


Em recente visita à nossa cidade, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), concedeu entrevista e falou a respeito dessa questão. Segundo ela, quando os aprovados não assumem as suas vagas, é provável que haja precariedade na prestação de determinados serviços. Além disso, também destacou que, se existiam as vagas e se os candidatos pagaram para participar e foram aprovados nos certames, nada mais justo do que assumirem os seus cargos.


Se for aprovado, com certeza muita gente irá comemorar. O projeto obriga os órgãos públicos a mencionarem no edital o cronograma de convocação dos aprovados, ou seja, quem for fazer a prova e obtiver uma possivel aprovação, já terá como certa a sua nomeação.



Por MAYKON OLIVEIRA

9 de outubro de 2009

COM REPRESENTAÇÃO NA CÂMARA, PC DO B CARAUBENSE FICA MAIS FORTE

Dr. Varela (em pé), recentemente assumiu a presidência do PC do B. (Foto:Chico Costa)

Nos últimos anos, o partido Comunista do Brasil (PC do B) tem consolidado como um dos principais partidos caraubenses. A exemplo do que vem acontecendo em outros municípios brasileiros, a legenda vem ganhando força e espaço no cenário político.

No último pleito, Dr. Varela conseguiu uma votação bastante expressiva, ficando com na suplência da coligação que foi vitoriosa. No começo do ano, ele assumiu o desafio de ficar a frente da Secretaria de Governo. Esta semana, ele assumiu uma vaga no Legislativo Municipal e será uma das vozes da base aliada no Câmara.

Sem dúvidas, com Varela exercendo o mandato de vereador, o PC do B terá mais força no âmbito municipal, não apenas por voltar a ter um representante na Casa, mas pelo fato da sigla ser de grande importância na atual administração, como inclusive já foi destacado no último encontro.


Por MAYKON OLIVEIRA

DESENVOLVIMENTO X SUBDESENVOLVIMENTO

Atenção amigos leitores que estão prestes a fazer as provas do vestibular. É sempre importante ficar "antenado" nas mudanças que ocorrem na atualidade, e nesta postagem, nós estamos mostrando algumas delas.

Já neste começo do mês de outubro, o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi atualizado. O mesmo é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Na lista, constam os melhores e os piores índices entre os países. Confira os 10 melhores e os 10 piores colocados:

Os 10 Melhores

1º. Noruega: 0,971
2º. Austrália: 0,970
3º. Islândia: 0,969
4º. Canadá: 0,966
5º. Irlanda: 0,965
6º. Holanda
: 0,964
7º. Suécia: 0,963
8º. França: 0,961
9º. Suíça: 0,960
10º. Japão: 0,960
75º. Brasil: 0,813


Os 10 Piores

1º. Níger: 0,340
2º. Afeganistão: 0,352
3º. Serra Leoa: 0,365
4º. República Centro-Africana: 0,369
5º. Mali: 0,371
6º. Burkina Fasso: 0,389
7º. Congo: 0,389
8º. Chade: 0,392
9º. Burundi: 0,394
10º. Guiné-Bissau: 0,396

Fonte: PNUD


Por MAYKON OLIVEIRA

PREFEITURA REALIZARÁ MANHÃ RECREATIVA PARA AS CRIANÇAS


Amanhã (10), a Prefeitura Municipal de Caraúbas estará realizando uma manhã recreativa para as crianças. O evento contará com um grandioso passeio ciclístico e muita recreação para os participantes.

A partir das 07 horas, acontecerá a concentração dos ciclistas, na Praça de Eventos. Posteriormente, todos estarão percorrendo as principais ruas da cidade, até chegar a Casa da Cultura Popular Manoel do Violão. No local, acontecerão várias apresentações de palhaços, brincadeiras, distribuição de lanche e brindes, além do sorteio de uma bicicleta.

O prefeito Ademar Ferreira já confirmou presença, tanto no passeio quanto no momento recreativo.


Por MAYKON OLIVEIRA

EMPRESÁRIO FERREIRA JÚNIOR ASSUME A SECRETARIA DE GOVERNO, EM CARAÚBAS/RN

O jovem empresário assume a Pasta com o respaldo do prefeito Ademar Ferreira.

Após a saída do advogado Dr. Varela, que assumiu uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores, a Secretaria de Governo passou a ser comandada pelo empresário e articulador político Ferreira Júnior.

Entrando em contato com a assessoria do Palácio Jonas Gurgel, fomos informados de que essa mudança no secretariado contou com o aval do prefeito Ademar Ferreira (PSB), que agora contará com o sobrinho para ajudá-lo a conduzir os destinos do município.

É primeira vez que Ferreira assume uma Secretaria, e terá a missão de ser o "braço direito" dos gestores, constiuíndo uma peça importante na atual administração municipal.


Por MAYKON OLIVEIRA

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - COM. DE MARIANA (09/10)



Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

A Copa Gian Fernandes é um dos maiores eventos esportivos do nosso município. Promovida pelo Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a competição reúne, todos anos, várias instituições de ensino das zonas urbana e rural.

Veja algumas imagens do evento, na edição deste ano.

Desfile de abertura da IX edição da Copa.


Dezenas de atletas participaram do desfile.


A professora Raumízia fazendo a abertura da competição.

A Copa Gian partiu de uma iniciativa da escola em homenagear o jovem Gian Fernandes, que faleceu prematuramente, vítima de um acidente automobilístico. Desportista dedicado e aluno exemplar, o garoto fez grandes amigos no tempo em que estudou no Instituto.


Por MAYKON OLIVEIRA

VILMA PEDE EMPENHO DOS SECRETÁRIOS PARA CONCLUSÃO DE MAIS DE 200 OBRAS EM ANDAMENTO.

Vilma falou que mais 200 obras seriam ainda inauguradas em seu governo (Foto: Demis Roussos).

A governadora Wilma de Faria voltou a se reunir com os titulares da administração direta e indireta, na manhã desta quinta-feira (08), no Centro de Convenções de Natal, para fazer um balanço da situação econômica do Estado e para assegurar a manutenção de todos os investimentos do governo. Nenhuma obra já iniciada ou planejada sofrerá cortes, destacou a governadora, que pediu, no entanto, a colaboração dos auxiliares para conter os gastos com custeio da máquina administrativa.

Todos os secretários estaduais estiveram presentes na reunião (Foto: Demis Roussos).

Na primeira etapa da reunião, Wilma de Faria elencou mais de 200 obras que já estão iniciadas em diversas regiões do Estado e que devem ser inauguradas ao longo dos próximos meses. Entre as obras listadas pela governadora estão o Terminal Pesqueiro de Natal (iniciada), nova estrada de Pipa (licitada), Complexo Cultural da Zona Norte (concluído para equipar), Parque de Santa Luzia em Mossoró (licitado), adutoras - com destaque para a Alto Oeste (iniciada) -, programa estadual de estradas, além de dezenas de obras nas áreas de ação social, agricultura, segurança e educação.


SEGUNDO JÁCOME

RÁPIDAS...

Festa do Padroeiro 2010

Acontecerá amanhã a partir das 07 horas, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, uma importante reunião para algumas definições pertinentes a realização da Festa de São Sebastião 2010. Segundo nos repassou o amigo Gláudio Costa, algumas discussões serão efetuadas em torno dos trabalhos a serem desenvolvidos no período de 10 a 20 de janeiro.


Participe da enquete

Mais uma vez, estamos realizando uma importante enquete. Desta feita, queremos saber a sua opinião a respeito da formação de uma chapa única nas eleições para escolher a nova equipe gestora da Escola Estadual Sebastião Gurgel. A sua concepção é sempre válida!


Por MAYKON OLIVEIRA

GESTORES MUNICIPAIS ENTREGARÃO BENEFÍCIOS EM COMUNIDADE RURAL

Amanhã (10), os gestores do município de Caraúbas, Ademar ferreira (PSB) e Alcivan Viana (PMDB), estarão entregando alguns benefícios à comunidade de Mariana. No começo desta semana, estivemos na localidade para acompanhar o andamento das obras, e tivemos a confirmação de que a entrega acontecerá mesmo nessa data.

Um dos benefícios a serem entregues, é a pavimentação do largo da Capela de Nossa senhora de Fátima. A obra, realizada com recursos próprios, era uma antiga reivindicação dos moradores.

O largo da capela foi pavimentado.

Outra ação importante, diz respeito aos reparos realizados na quadra de esportes. Durante alguns dias, prestadores de serviços da Prefeitura Municipal, se deslocaram para a Mariana, para realizar pinturas e outros trabalhos para melhorar a principal praça esportiva da localidade.

Quadra de esportes passou por reparos.

Além disso, também será inaugurado o laboratório de Informática da Escola Municipal Francisco de Acací Viana. O mesmo terá, a princípio, cinco computadores que poderão ser utilizados pelos alunos da instituição, possibilitando a inclusão digital e até mesmo social.

Escola ganhou um moderno laboratório.


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

8 de outubro de 2009

DR. VARELA ASSUMIU VAGA NO LEGISLATIVO CARAUBENSE.

Dr. Varela assumiu vaga no legislativo de Caraúbas.

O ex-secretário de governo e agora vereador, Francisco de Assis de Melo Varela (PC do B), assumiu na tarde de hoje (08), uma vaga no legislativo caraubense.

Plenário da câmara ficou completamente lotado.

A sessão começou pontualmente às 15hs e contou a presença de familiares, amigos, secretários municipais, correligionários e do prefeito Ademar Ferreira (PSB), todos ele fizeram questão de ir prestigiar esse momento político vivenciado pelo novo parlamentar de Caraúbas/RN.

Familiares de Dr. Varela marcaram presença.

Dr Varela assume pela terceira vez o mandato de vereador. O edil já tinha exercido esta função nas legislaturas 1997-2000 e 2001-2004. Nos anos de 1997 e 1998 ele foi o presidente daquela casa.

Prefeito Ademar foi prestigiar o novo parlamentar.

Varela, que é o segundo suplente da colição "Vitória do Povo", obteve 533 votos nas últimas eleições municipais, e assumirá a vaga deixada pelo ex-vereador Pedro de Abrão (PMDB).


Por LEYSSON CARLOS E SEGUNDO JÁCOME

COMPLICOU? CHAME O ASSESSOR!

O crime no Brasil já se tornou uma coisa banal. Inclusive aquele que é sustentado com dinheiro público. Isso, com "grana" que tiramos do nosso bolso.

Enquanto muitos se preocupam com isso ou aquilo, nos "bastidores" rola de tudo, atos secretos e muita coisa ilegal.

(Charge: proseandosobrepolitica.com)

Fazer o que? Se muitas vezes o poder contituído pelo povo, acaba substituído por interesses que superam a vontande de fazer alguma coisa... pelo povo.


Por MAYKON OLIVEIRA

ATOS PARTICIPA DA FEIRA NACIONAL DE AGRICULTURA FAMILIAR.

Atos participa de mais um importante evento (Imagem: Blog da Atos).


A Atos participa de mais uma edição da Feira Nacional da Agricultura Familiar no Rio de Janeiro (RJ). O assessor técnico, Robson Gurgel, saiu hoje com destino a capital carioca onde se encontrará com o representante do Assentamento Petrolina, Roberto Abel, que já está por lá desde a semana passada. Este ano eles representam o Oeste do Rio Grande do Norte com a castanha do caju de Petrolina e cosméticos à base de mel de abelha e o próprio mel de abelha da comunidade de Santa Agostinha.


A Feira Nacional da Agricultura Familiar começou hoje e só termina no próximo dia 12, reunindo representantes de todos os estados do Brasil. De lá, Robson enviará notícias e fotografias, para que o leitor do blog possa acompanhar o andamento do evento.


FONTE: BLOG DA ATOS (http://atos-rn.blogspot.com/).


SEGUNDO JÁCOME

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O BOLSA AGENTE CULTURA VIVA 2009

O Ministério da Cultura (MinC), por intermédio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), abre até 30 de outubro inscrições para Pontos de Cultura que queiram concorrer à Bolsa Agente Cultura Viva 2009. Serão concedidas 90 bolsas de R$ 28 mil, totalizando um investimento de mais de R$ 2,5 milhões. Cada Ponto de Cultura deverá selecionar quatro jovens, totalizando 360 bolsistas.

A Bolsa Agente Cultura Viva 2009 é uma iniciativa da SCC/MinC e tem por finalidade selecionar 90 projetos de Pontos de Cultura cujo foco seja o protagonismo juvenil, empoderamento social e o desenvolvimento pessoal e social de quatro jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, envolvidos em uma das ações do Programa Cultura Viva (Escola Viva, Griô, Cultura Digital, Cultura e Saúde e Ludicidade).

Fonte:www.cultura.gov.br/cultura_viva


Por MAYKON OLIVEIRA

EXCLUSIVO: DR. VARELA ASSUMIRÁ DAQUI A POUCO UMA VAGA NA CÂMARA MUNICIPAL.

Dr. Varela será empossado na câmara municipal.

O suplente de vereador Francisco Varela (PC do B), assumirá dentro de instantes a vaga definitiva no legislativo municipal. Ele ocupará a vaga do também suplente Pedro de Abrão (PMDB).

O ex-secretário de governo será empossado daqui a pouco.

Nas próximas postagens estaremos trazendo maiores informações sobre esse fato político.


Por SEGUNDO JÁCOME E LEYSSON CARLOS.

SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE PATU/RN FOI À FM FALAR SOBRE DECRETOS QUE VISAM REDUZIR DESPESAS.

Rivelino Câmara concedeu entrevista a FM Educadora Patuense (Foto: Blog da PMP).

O Secretário de Finanças, Rivelino Câmara, participou do Jornal do Meio dia na FM Educadora Patuense, o mesmo foi esclarecer alguns fatos sobre os decretos de Nº 12 e 13/2009- GP, que tratam da redução de despesas.

Rivelino falou da necessidade de economizar água, luz, material de expediente, dentre tantas outras coisas, pois a prefeitura vem enfrentando sérias dificuldades no que diz respeito ao recebimento de recursos, principalmente os provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com o decreto, a chefia de gabinete e as demais secretarias municipais funcionarão nos dias de SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA, das 08:00 às 12:00 horas.

Os demais serviços como, limpeza urbana, educacionais, de saúde, matadouro e Módulo Esportivo, funcionarão normalmente.

Durante a vigência dos decretos, não será concedida férias, salvo se, em caso específico, restar pouco menos de dois meses para se completarem os DOIS anos do período concessivo de que trata o artigo 84 da Lei Municipal nº 111/2002.

O decreto entrou em vigor no último dia 05/10 e vigorará até o dia 31 de dezembro de 2009.

Em breve você terá acesso aos decretos na íntegra.


Matéria extraída do blog da PMP.


SEGUNDO JÁCOME

ESCOLAS ESTADUAIS PREPARAM ELEIÇÃO PARA DIRETOR E VICE.

Escola Estadual Sebastião Gurgel escolherá os seus novos gestores.

As escolas estaduais do Rio Grande do Norte vão decidir, nos meses de novembro e dezembro, através de eleição, o nome de seus diretores e vices. Os mandatos têm duração de dois anos e os candidatos podem se reeleger por mais dois anos. Para se candidatar é necessário que o interessado tenha um curso superior em educação e esteja trabalhando na escola por, no mínimo, dois anos ininterruptos em qualquer função. Os candidatos são escolhidos pela comunidade escolar representada por alunos maiores de 12 anos, professores e funcionários da escola.

A data das eleições será decidida em cada uma das 16 Diretorias Regionais de Educação nas escolas estaduais dos municípios de suas respectivas jurisdições. As inscrições podem ser realizadas até trinta dias antes da data estipulada por cada DIRED e as eleições devem acontecer entre os dias 10 de novembro a 9 de dezembro.

A eleição direta para diretores e vice das escolas estaduais foi criada no primeiro governo Wilma de Faria, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade escolar.


FONTE: JORNAL NO MINUTO



SEGUNDO JÁCOME

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - COM. DE MARIANA (08/10)



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Reunião importante


Logo mais a partir das 10 horas, estará acontecendo uma importante reunião com os membros do Conselho Municipal de Educação. O encontro, que ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas, servirá para a eleição e posse dos Conselheiros.

Bom reforço


É grande a expectativa da torcida do ABC em relação a participação do caraubense Sandro, no próximo desafio da equipe, contra o Ceará. No começo da semana, o meia voltou a treinar com o grupo e é provável que enfrente o alvinegro cearense. Sem dúvidas, se for concretizada a volta do atleta, será um reforço muito bem vindo.


Riafolia 2009

Nos dias 10 e 11 deste mês (próximo final de semana), estará acontecendo o Riafolia, que é o carnaval fora de época do município de Riacho da Cruz/RN. Quem se interessar em participar dessa animada festa, pode procurar Camila Fernandes, que está vendendo os abadás ao preço de R$ 30,00. A mesma ainda comunica que quailquer informação, basta procurá-la em sua residência, ou na Rádio Liderança FM.



Por MAYKON OLIVEIRA

TETO DO MERCADO PÚBLICO PASSA POR REPAROS.

Parte do teclado começou a ser reformado.

Foi iniciada na manhã de ontem (07), a reforma em parte do teto do Mercado Público de nossa cidade. Na parte da tarde, fomos até o local para saber como estava sendo realizado este trabalho de recuperação.

Dias atrás, o líder do movimento pró-melhoria do mercado, Euri Guerra, denunciou alguns do problemas exisntentes na infra-estrutura do antigo prédio, dentre eles, a situação precária na qual se encontrava parte do telhado.

Euri mostrando o trabalho que estava sendo feito.

Entrando em contato com o Secretário de Infra-estrutura e Serviços Públicos, Paulo Éverton, ele nos falou que esses reparos estão sendo realizado em caráter de urgência, e que futuramente, mais algumas melhorias serão concretizadas.

O comerciante Euri Guerra fez questão de ressaltar que ainda há muito o que se fazer. "Esses reparos são muito importantes, mas ainda existem vários problemas à serem resolvidos", afirmou.


Por MAYKON OLIVERIA E SEGUNDO JÁCOME

7 de outubro de 2009

CAERN FARÁ NOVO CONCURSO; SALÁRIOS ATÉ 3.652,12.

CAERN selecionará novos funcionários (Foto: Caern.com).

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai realizar um novo processo seletivo externo (concurso público), para a formação de cadastro reserva para diversos cargos e funções do Plano de Cargos, Carreira e Salário da empresa. O processo está em fase de conclusão para contratação da empresa que vai realizar toda a seleção, desde a elaboração do edital até a apresentação dos resultados. Para o nível superior o salário inicial será de R$ 3.652,12, nível médio técnico R$ 1.753,02 e nível médio R$ 1.242, 88, além de outros benefícios e vantagens concedidas pela Companhia, contidas no Acordo Coletivo de Trabalho.

O processo vai selecionar profissionais para compor o cadastro de reserva (quadro de profissionais classificados no concurso, à disposição da Caern para suprir eventuais necessidades), que terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois anos.

Serão selecionados profissionais de nível superior para os cargos de Administrador, Assistente Social, Analista de Materiais, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Produção, Geógrafo, Jornalista, Psicólogo, Químico e Sociólogo. O cadastro de reserva terá ainda cargos e funções de nível médio, contemplando Assistente (Agente Administrativo) e nível médio técnico, para Técnico de Contabilidade, Técnico em Controle Ambiental ou Saneamento, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica.


FONTE: DIÁRIO DE NATAL



SEGUNDO JÁCOME

DILMA QUER BASE ALIADA UNIDA EM 2010

(Foto:/jornalismob.files.wordpress.com)

Em entrevista concedida na porta de sua residência, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu uma candidatura única da base aliada do governo para a disputa eleitoral de 2010.

Na noite de ontem (6), ela recebeu a cúpula do PDT e na ocasião, afirmou para os jornalistas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa fazer o sucessor, uma vez que o que está dando certo é importante ter continuidade.

Quando perguntada sobre os outros nomes que emergiram nos últimos dias, dentro da própria base aliada, Dilma foi taxativa ao dizer que apenas um nome de consenso disputará o pleito do próximo ano. Vale salientar que o ex-ministro Ciro Gomes (PSB), cujo partido integra a base aliada, também ensaia sua candidatura à Presidência e tem negociado com setores do PDT a formação de uma possível coligação.


Por MAYKON OLIVEIRA

CORRELIGIONÁRIOS COMEMORAM UM ANO DA VITÓRIA NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES.

Várias pessoas compareceram ao encontro.

Foi realizado na noite de ontem (06) um momento de confraternização e comemoração ao 1° aniversário do triunfo da Coligação "Vitória do Povo", comandada pelo candidato à prefeito, Ademar Ferreira, nas últimas eleições municipais.

Jovem soltando foguetões durante a comemoração.

A festa aconteceu no Mercado Público do Distrito de São Geraldo e contou com a participação de vários correligionários, inclusice de comunidades circunvizinhas. Na ocasião, além de muitas comemorações, ocorreram alguns debates acerca do processo eleitoral que está por vir.

Na oportunidade, foi servido um banquete aos que estavam presentes, regado com músicas, que faziam relembrar as mobilizações ocorridas na campanha de 2008.

Articulador Lázaro Roberto ao lado do professor Hiran Heber.

No final, todos fizeram questão de ressaltar que a união do grupo deveria ser mantida. "Essa festa de hoje serve para mostrar a força da nossa união, foi assim durante a campanha e agora não poderia ser diferente", afirmou o articulador político Lázaro Roberto.


FOTOS: TONE ISRAEL


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

INCÊNDIOS CAUSAM DESTRUIÇÃO EM PROPRIEDADES RURAIS

O incêndio pode ser observado de longe.

Como já noticiamos em outras oportunidades, é assustadora a quantidade de incêndios que vem acontecendo no município de Caraúbas. Só agora a tarde, quatro focos foram registrados, sendo que um deles está muito forte.

As chamas devastaram a vegetação.

Agora a pouco, estivemos nas proximidades do Circuito de Motocross RCL e do terreno que foi doado à UFERSA, para acompanhar a contenção de um grande incêndio. O mato seco e os fortes ventos, acabam facilitando a expansão das mesmas, dificultando o trabalho das pessoas que se encontravam nas propriedades que foram atingidas. Além dos proprietários e seus parentes, o ex-prefeito Luciano Cruz também estava colaborando.

Os ventos dificultaram o controle das chamas.


O ex-prefeito estava ajudando a combater o fogo.

Numa conversa que tivemos por telefone com o Secretário de Infra-Estrutura e Serviços Públicos, Paulo Éverton Amorim (Paulinho), ele nos repassou que um trator com uma pipa de água foi enviado para ajudar, e que na medida do possível, tem procurado contribuir para minimizar essa problemática.

Pipa de água foi usada para conter as labaredas.

Não é por acaso que muitos moradores encontram-se apreensivos com essa situação. Para se ter uma idéia, além desse que fizemos o registro, outros três "fogos" acontecem ao leste da nossa cidade.

Moradores observam os estragos causados pelo incêndio.


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES