19 de setembro de 2009

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

Você, amigo leitor, irá conferir nas próximas postagens as principais informações do que está acontecendo no município de Caraúbas e na nossa região.

Traremos os principais detalhes sobre o Dia "D" da Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil, que foi realizado neste sábado. Também, serão postadas as informações acerca do 2º Encontro de Formação do Programa Formar em Rede, que aconteceu na Escola Municipal Jonas Gurgel. Além de outros fatos que são notícia.

Fique bem informado! Não deixe de acessar a nossa página!


Por MAYKON OLIVEIRA

ABASTECER COM ÁLCOOL ESTÁ MAIS VANTAJOSO EM 20 ESTADOS

Abastecer com álcool combustível é vantajoso em 20 Estados, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, referentes à semana passada. A vantagem é calculada considerando que o consumo do álcool em relação à gasolina é 30% maior e ele permanece competitivo tendo um preço até 70% do preço da gasolina.

A gasolina está vantajosa em cinco Estados. No Piauí e em Rondônia, é indiferente o uso do etanol ou da gasolina no tanque de combustível.

Segundo o levantamento, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são Mato Grosso (preço do etanol é 47,20% do preço da gasolina), Goiás (54,34%), São Paulo (54,90%), Paraná (56,19%), Maranhão (60,79%), Tocantins (61,50%), e Mato Grosso do Sul (63,32%). Os sete Estados mais competitivos respondem por 70% do consumo de álcool no País.

A gasolina continua mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 80,13% do valor da gasolina), Pará (73,21%), Amapá (72,99%) e Acre (71,09%).


Fonte:Band.com


Por MAYKON OLIVEIRA

LAURO MAIA VEIO A CARAÚBAS/RN ANUNCIAR REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO DO PSB.

Lauro confirmou a realização do seminário.


O pré-candidato a deputado estadual, o advogado Lauro Maia veio à Caraúbas na noite deste sábado (19), anunciar a realização do Seminário Regional do PSB, que acontecerá no dia 03 de outubro. Para o evento já está confirmada a presença do vice-governador, Iberê Ferreira.

O advogado foi recepcionado pelo Articulador Político, Ferreira Júnior, pelo ex-prefeito de Almino Afonso, Dr. Bernardo e pelo secretário municipal, Édson Morais.

A estada de Lauro Maia em Caraúbas se estenderá até o dia de amanhã (20), onde o pré-candidato realizará uma série de contatos com liderenças políticas da cidade, inclusive com a possibilidade de ir visitar algumas comunidades rurais de nosso município.

SEGUNDO JÁCOME

CLUBES NORDESTINOS SOFREM NA SÉRIE B

(Imagem:cadernodecampo.com)

A situação dos clubes nordestinos no Campeonato Brasileiro da Série B não é das melhores. Com exceção do Ceará, que está entre os quatro primeiros, os demais lutam contra o rebaixamento à 3ª Divisão. Nesse "bolo", estão ABC e América, os dois maiores clubes potiguares.

A 25ª rodada foi desastrosa para o futebol nordestino. Exceto o Campinense, nenhuma outra equipe conseguiu sequer empatar. O "Mecão" perdeu em casa para o Duque de Caxias/RJ por 1 x 0 e entrou na zona da "degola". Mesmo resultado da derrota do ABC, para o Vila Nova/GO.

Outros clubes também sofreram nessa rodada: O Ceará perdeu em casa para o Paraná (0 x 1); o Bahia foi derrotado em casa pelo Brasiliense (1 x 2); O lanterna Fortaleza perdeu para o Juventude (2 x 0);

Entre os seis últimos colocados, cinco são clubes do Nordeste. Sem dúvidas, uma realidade muito triste para o nosso futebol.


Por MAYKON OLIVEIRA

HOJE EM DIA COM SAIA RODADA.

Banda caraubense se apresentará na Rede Record.


Neste domingo, dia 20, a banda SAIA RODADA estará nos estúdios da REDE RECORD, em São Paulo, participando ao vivo do programa HOJE EM DIA ESPECIAL DE DOMINGO, das 9h às 12h, mostrando os sucessos do novo CD, falando da carreira e ainda participando de provas pra lá de "perigosas" como o DESAFIO DA PASSARELA, onde Raí e Natália terão que atravessar de um lado a outro de uma passarela suspensa a uma altura de aproximadamente 50 metros.

HOJE EM DIA COM SAIA RODADA

Neste domingo, das 9h às 12h na REDE RECORD para todo o Brasil.


FONTE: http://www.saiarodada.com.br/v3/noticias/36-hoje-em-dia-com-saia-rodada.html


SEGUNDO JÁCOME

NÚMERO DE ANALFABETOS ENTRE 10 E 24 ANOS CAIU 8%, DIZ PESQUISA.


Dados educacionais medidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE/2008) revelam que o número de analfabetos entre dez e 24 anos caiu 8% entre 2007 e 2008. A queda mais expressiva, de quase 10%, ocorreu no número de analfabetos entre crianças e adolescentes de dez a 14 anos. Os resultados foram apresentados ontem (18), em Brasília, pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Segundo o ministro, um dos principais responsáveis por essa melhoria, é o programa Brasil Alfabetizado. Em sua área de abrangência, a taxa de analfabetos entre pessoas com 25 anos ou mais caiu quase 1 ponto percentual – 0,9%. “Onde está instalado, (o programa) está funcionando adequadamente. O foco do programa está no Nordeste porque os governos locais aderiram com mais força”. De acordo com o ministro, o programa está aberto a todos, mas por decisão dos gestores locais, 80% das turmas estão no Nordeste.

Fonte: http://portal.mec.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

GINCANA AMBIENTAL TEM FASE FINAL EMOCIONANTE

Equipe Campeã 9º ano "U"

A fase final da I Gincana Ambiental da Escola Municipal Gregório Batista de Morais foi cheia de emoção, isso devido ao grande empenho que as três equipes finalistas tiveram na realização das tarefas, que foram desde a produção de hortas e jardins na escola até a escolha da Miss Ambiental da mesma. Pra se ter uma idéia a diferença do primeiro para o segundo colocado foi de apenas 13 pontos.

Ludmila Amorim Miss Ambiental da Escola

O mercado público de São Geraldo lutou para ver as apresentações das tarefas, e vibrou na hora da escolha da Miss ambiental da Escola, na oportunidade três belas moças se apresentaram na passarela e a escolhida foi à bela Ludmila Amorim (Miss Caraúbas e 5ª colocada na escolha da miss RN 2009) e agora também Miss Ambiental da Gregório Batista de Morais.

Público presente no mercado público

Durante a semana fotos com momentos das realizações das tarefas estarão sendo postadas para que o nosso leitor possa apreciar um pouco das belas apresentações que aconteceram na I Gincana Ambiental da Escola Municipal Gregório Batista de Morais.

A escola e os professores estão de parabéns pela iniciativa. E encerrarei essa matéria com a frase do professor Aliando costa um dos coordenadores da gincana “espero que essa gincana se torne uma atividade tradicional da escola”.

Daniela Araujo (diretora) entrega trofeu aos coordenadores da equipe vencedor

Leonilda (vice - diretora) entrega trofeu a equipe segunda colocada


Resultado Final

1º) 9º Ano "U"
2º) 7º Ano "B"
3º) 6º Ano "C"



Por: RICHARLLES ALVES

RÁPIDAS...

Formação

Um grupo de professores caraubenses está participando de uma Formação Continuada em Artes e Educação Física. A mesma está sendo realizada graças a uma parceria entre a Prefeitura, as secretarias estadual e municipal de educação, UFRN e DIRED. Profissionais que atuam no Ensino Infantil e no Ensino Fundamental I estão recebendo a capacitação, que visa gerar novas estratégias no tocante as atividades desenvolvidas em sala de aula.


Formação II

Quem prestigiou a Formação Continuada foi o professor Ivanildo Fernandes, que é Secretário do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto. Ontem a tarde ele visitou a turma, que estava recebendo a capacitação na Escola Municipal Josué de Oliveira. Acompanhado da professora Terezinha Gurgel, Sub-Secretária Pedagógica, ele cumprimentou a todos os presentes.


Série B

Hoje terá continuidade a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. As equipes potiguares entrarão em campo para afastar o "fantasma" do rebaixamento. O América jogará em casa contra o Duque de Caxias, num chamado confronto de seis pontos, pois o time carioca está a um atrás. Também as 16h10min, o ABC enfrentará o Vila Nova/GO. A partida acontecerá fora de casa e, caso ganhe e dependendo de uma combinação de resultados, o alvinegro poderá deixar a zona de rebaixamento. Infelizmente, o caraubense Sandro está fora do jogo.



Por MAYKON OLIVEIRA

EDUCANDÁRIO ÊXITO REALIZA 1ª SEFAE

(Imagem:portalfamilia)

O Educandário Êxito Colégio e Curso realiza hoje a 1ª Semana da Família na Escola (SEFAE). Para isso, toda a comunidade escolar está sendo convidada a participar das atividades que serão desenvolvidas durante boa parte do dia.

A partir das 07h30min, acontecerá um grande torneio de futsal, que envolverá pais, alunos, funcionários e demais parentes. O mesmo acontecerá na Quadra Municipal José Ricardo, e tem como objetivo principal, fomentar a integração entre os participantes.

A tarde, mais precisamente as 16h30min, ocorrerá uma caminhada, que percorrerá as principais vias da cidade. Ela sairá da sede da escola, e se encerrará na Escola Municipal Josué de Oliveira, onde será realizada a Celebração da Família.


Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA DA REDE ESTADUAL REALIZOU FINAL DE INTERCLASSE NA NOITE DE ONTEM.

A Escola Estadual Sebastião Gurgel realizou na noite desta sexta feira (18) os jogos finais do interclasse tanto na modalidade Masculino quanto no feminino. Foram jogos bastante disputados.

Na final feminino o time do turno matutino derrotou pelo placar de 5 a 3 a equipe do turno noturno a faturou o titulo. Já na final masculino o jogo foi ainda mais emocionante terminando empatado em 5 a 5 no tempo normal. Nos pênaltis o time dos professores levou a melhor e ganhou o jogo pelo placar der 2 a 1 sobre o time do 3 º “A”.

MASCULINO

Campeão Times dos Professores


Vice - Campeão 3º ano "A"


FEMININO

Matutino campeão


Vice - Campeão Noturno


O blog parabeniza a todos os campeões e vice da competição.



Por: RICHARLLES ALVES

IGREJA BATISTA REALIZA AMANHÃ A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO "PÃO DA VIDA".

Sede da Primeira Igreja Batista de Caraúbas.


Com o objetivo de ajudar as famílias carentes dos Bairros Alto São Severino, Liberdade, Boa Vista, Comunidade Renascer e Conjunto Antonio Linhares, a Primeira Igreja Batista de Caraúbas vai realizar amanhã, dia 20, das 8h às 12h, na Escola Municipal Leônia Gurgel, a primeira edição do projeto Pão de Vida.

O Pão de Vida consiste na oferta, de forma totalmente gratuita, de alimentos, corte de cabelo, atendimento de odontólogo, fisioterapeuta, psicólogo, médico e pastoral para todas as pessoas carentes do município.

Além disso, nesse domingo serão distribuídas 200 escovas dentárias, assim como creme dental. Participando do evento, as pessoas também poderão verificar a pressão, peso, altura e glicose.

O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Leonia Gurgel.


O Projeto Pão de Vida será realizado a cada três meses em bairro carente da cidade. Após a etapa deste domingo, a Igreja Batista vai realizar a próxima edição no dia 27 de Setembro, na Escola Estadual Professora Maria Sílvia, numa ação que será voltada para os moradores do Bairro Leandro Bezerra.

O Blog estará fazendo a cobertura deste evento, que certamente trará grandes benefícios para os moradores dos bairrros que serão atendidos amanhã.


SEGUNDO JÁCOME

18 de setembro de 2009

CORREGEDORIA SUSPENDE ATENDIMENTO PARA CAPACITAR SERVIDORES DE CARAÚBAS/RN NO SAJ.

O expediente na Vara Única da Justiça na comarca de Caraúbas e Currais Novos estão suspensos de 21 a 25 de setembro.


A portaria da Corregedoria de Justiça é em virtude da necessidade de capacitação dos servidores no Sistema de Automação do Judiciário, o SAJ-PG5.


Com a suspensão, também ficam suspensos os prazos processuais e judiciais, mas sem prejuízo do recebimento regular de petições iniciais.


Também não estão suspensos a apreciações de urgências, bem como das audiências já marcadas para esse período.



Recado dado.



FONTE: http://evanioaraujo.zip.net/



SEGUNDO JÁCOME

LÍDERES NACIONAIS DO DEM LANÇAM ROSALBA AO GOVERNO.

Rosalba recebeu apoio de líderes nacionais do DEM (Foto: Blog do Robson Pires).

A senadora Rosalba Ciarlini não precisou falar com sotaque de governadorável no evento do DEM agora à tarde no Ocean Palace.. Os líderes nacionais do DEM fizeram por ela.

Rosalba nem precisou falar para se credenciar com a cúpula nacional. Antes mesmo de sua fala, o governador José Arruda (DF), já a chama de governadora. “Rosalba será a próxima governadora do RN e se depender dos amigos aqui presentes a coligação já tá feita”, declarou. Detalhes estão prestigiando o evento Robinson Faria (PMN), João Maia (PR), Garibaldi (PMDB) e Micarla (PV). Robinson teve que se ausentar, mas ouviu tudo isso, pois foi a uma cerimônia no Teatro Alberto Maranhão.

DE AGRIPINO PARA GARIBALDI

Garibaldi sua presença me agrada, você é uma figura boa. Espero contar com seu apoio em 2010. Aproveitou e apresentou Arruda a Rogério Marinho. Arruda, Micarla é prefeita por méritos dela, mas Rogério teve uma contribuição importante e decisiva na eleição de Micarla.E para completar Agripino destacou que quer que a aliança de 2010 seja a mesma que elegeu Micarla em 2008, mas que agregue o PMDB. Arruda disseque a solução poderia sair naquele momento era só fechar a porta para Garibaldi não sair. O auditório lotado aprovou.

ROSALBA ELOGIA GARIBALDI

Rosalba fez referencia especial ao senador Garibaldi e disse que a população do RN está reconhecendo a sintonia dos 3 senadores. “Foi importante sua força, sua companhia, você me levou a todos os recantos desse estado e me apresentou ao PMDB que me acolheu e me fez a primeira senadora do RN. Eu só tenho colhido amigos e entre eles eu posso dizer que tenho o senador Garibaldi Alves Filho”.

ROSALBA DIZ QUE AGRIPINO É O EQUILIBRIO DA DEMOCRACIA

Agripino é o equilíbrio da democracia. Você ajuda esse país a ser melhor como sonhamos. Um país justo, com oportunidade para todos que fazem parte desses Brasil. Unimos hoje nosso pensamento para dizer obrigado por muito que você fez pelo nosso estado, pela essa cidade por esse país.


FONTE: Blog do Robson Pires (http://www.robsonpiresxerife.com/blog/).


SEGUNDO JÁCOME

MINISTRO DA EDUCAÇÃO PEDE AGILIZAÇÃO NO PROCESSO LICITATÓRIO DA UFERSA.

Fernando Haddad pediu agilização na licitação do Campus (Foto: vooz.com.br).


Na noite da última quarta-feira (16), após ficar sabendo da aprovação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) para a Educação, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, entrou em contato com o Deputado Federal Henrique Alves (PMDB), pedindo que o parlamentar potiguar contactasse o Reitor da UFERSA, Josivan Barbosa, para que os procedimentos relativos a instalação do processo licitatório fossem iniciados o mais rápido possível, pois existe a expectativa de que a proposta possa ser aprovada e sancionada por Lula já nos próximos dias.

Henrique anunciando a vinda da UFERSA para Caraúbas.


A informação acima nos foi repassada pelo Secretário de Educação de Caraúbas, Ivanildo Fernandes. O petista está bastante confiante na instalação do Campus, principalmente agora com a aprovação da DRU em primeiro turno na Câmara dos Deputados. "Agora posso dizer que a UFERSA vai vir, pois o dinheiro para a construção do prédio já estava garantido, faltava apenas a aprovação da DRU, que garantirá o suporte de R$ 09 milhões de reais anuais para que o Campus possa manter a sua folha salarial", afirmou Ivanildo Fernandes.

Ivanildo está feliz com a aprovação da DRU.


Como afirmou o secretário, o Campus da Ufersa funcionará inicialmente com a presença de três cursos, cada um deles com o custo anual de R$ 03 milhões.



SEGUNDO JÁCOME

CARAUBENSES ADEREM A ONDA DO TWITTER.



Navegando pelas "ondas" da internet podemos observar que vários caraubenses já começeram a aderir a ferramenta eletrônica do Twitter. O veículo de comunicação tem sido utilizado pelos nossos conterrâneos para divulgar assuntos de interesse pessoal e de prestação de serviços.

O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualização pessoais de outros outros contatos (em textos de até 140 caracteres).

O Vereador Vinícius Amorim utiliza o Twitter para divulgar as suas ações na câmara (Foto: Arquivo pessoal).


Entre os caraubense que utilizam a nova ferramenta eletrônica podemos destacar o Vereador Vinícius Amorim (PRB), o Radialista Vonúvio Praxedes, o Jornalista Tony Cavalcante e o Professor Marcos Roberto.

SEGUNDO JÁCOME

RESULTADO DA ENQUETE

Recentemente, o blog Caraúbas HotNews realizou uma importante enquete que, de certa forma, aborda a temática inerente à sucessão em relação ao governo estadual. A mesma teve uma boa participação por parte dos nossos leitores, a exemplo do que vem acontecendo.

A sondagem foi uma sugestão da professora Antonete Silva, que é uma das líderes do Partido dos Trabalhadores (PT), em nosso município. Na oportunidade, foi levantado a possibilidade do deputado federal Henrique Alves (PMDB), ser o candidato ao Executivo potiguar, tendo um apoio do PT e dos demais partidos da base aliada do governo Lula.

Confira os resultados:



A maioria, que atingiu os 54% dos votantes, não votaria em Henrique Alves, mesmo com o apoio da base aliada. Apesar da grande quantidade de partidários do PMDB, sobretudo na zona rural do município e das expressivas votações que o parlamentar já obteve em outras ocasiões, parece que agora ele está se aproximando mais dos caraubenses. Mesmo assim, quem aspira uma candidatura a um posto tão importante, tem que estar mais presente em nosso e em outras porções do RN.

Os que apoiariam uma candidatura de Henrique ao governo atingiu os 38%. Um número, que muitos consideraram expressivo, pois em se tratando de Caraúbas, o nome dele nunca teve tanta força quando se refere em lutar pelo Executivo Estadual. Um fator que pode ter contribuído para isso se deve também a vinculação do nome do parlamentar ao do presidente Lula, que tem grande aceitação no município, e que considera Alves um dos melhores nomes para a disputa do pleito de 2010.

Cerca de 8% dos que votaram, afirmaram que talvez apoiariam essa candidatura.


Por MAYKON OLIVEIRA

FILIAÇÃO DE ADEMUS FERREIRA AO PMDB FOI ANUNCIADA EM ENCONTRO PARTIDÁRIO.

Encontro do PMDB foi bastante concorrido.


Foi realizado na noite de ontem (18), um encontro do Diretório Municipal do PMDB caraubense nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores.

Com o auditório lotado de simpatizantes e filiados da legenda, foram discutidos vários pontos referentes ao fortalecimento do partido nos níveis nacional, estadual e municipal.

Um fato que chamou a atenção e está repercutindo nas conversas políticas de nossa cidade, foi um anúncio feito por parte do Articulador Político Milton Viana, o mesmo dava conta de que o Empresário Ademus Ferreira estaria se filiando ao PMDB.

Milton confirmou uma informação que já vinha sendo cogitada nos bastidores da política caraubense.

Nos próximos dias estaremos trazendo mais notícias a respeito deste assunto. Vamos tentar confirmar o anúncio feito ontem.


SEGUNDO JÁCOME

VÍDEO MOSTRA IMAGENS INÉDITAS DO DESFILE CÍVICO, EM CARAÚBAS/RN.

Na semana passada, foi realizado o tradicional desfile de 07 de setembro. Contando com a participação de todas as escolas, de Programas Sociais e de outras instituições, o evento foi grandioso, chegando a ser considerado como um dos maiores já realizados no município.

Mais uma vez, a nossa equipe deu um show de cobertura, acompanhando todos os 55 pelotões que passaram pela Praça Reinaldo Pimenta. No entanto, ainda temos mais imagens inéditas, que foram colocadas no vídeo abaixo. Click e confira:





Por MAYKON OLIVEIRA, SEGUNDO JÁCOME E RICHARLLES ALVES

CÂMARA AUMENTA RECURSOS DA EDUCAÇÃO.



Cezar Alves
Da Redação

Brasília (DF) - Na noite de quarta-feira (16), em Brasília (DF), a Câmara Federal aprovou, em primeira votação, por 329 votos a favor e 82 contra, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da Desvinculação de Receita da União (DRU) para a Educação, o que significa dizer que o Ministério da Educação terá já em 2009, R$ 4 bilhões a mais para investir em Educação, R$ 7,5 bilhões em 2010 e R$ 10,5 bilhões em 2011.

Para o Rio Grande do Norte, em especial a região Oeste, a aprovação do fim da DRU em segunda votação, provavelmente na próxima terça-feira, tem um significado especial. É a garantia da construção do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) nas cidades de Caraúbas e Pau dos Ferros, com três cursos cada. O investimento aproximado é de R$ 40 milhões na construção dos prédios e de quase R$ 30 milhões/ano em manutenção.

Os projetos estão prontos e as áreas onde serão construídas já foram doadas à Ufersa. O primeiro a agilizar a documentação e questão política foi o município de Caraúbas. O prefeito Ademar Ferreira e o irmão Ademus Ferreira se articularam com aproximadamente 30 prefeitos da região Oeste para mobilizar a bancada Potiguar em Brasília e cobrar do ministro Fernando Haddad, da Educação, a construção do Campus da Ufersa em Caraúbas.

A articulação resultou no compromisso do ministro de instalar o Campus no mês de julho passado. O município de Pau dos Ferros seguiu o mesmo caminho de Caraúbas. Reuniu os prefeitos da região da "tromba do elefante", se articulou junto à bancada Potiguar e do ministro Fernando Haddad, o compromisso de construir o Campus da Ufersa em Pau dos Ferros. Tanto em Caraúbas como em Pau dos Ferros, as unidades terão três cursos.

Em Caraúbas, o empresário Ademus Ferreira doou o terreno de 32 hectares nas margens da RN-223, de acesso a Apodi. Em Pau dos Ferros outro empresário fez a doação de uma área de 12 hectares na saída da cidade com direção ao município de Francisco Dantas. Em Caraúbas e Pau dos Ferros, as obras físicas devem absolver algo em torno de R$ 40 milhões.

PEC já foi aprovada no Senado

Com a aprovação do fim da DRU, que já ocorreu no Senado e carece apenas da segunda votação na Câmara dos Deputados, até 2011 a DRU será gradualmente extinta. Apesar da importância da matéria, os deputados chegaram a apreciar uma mudança no texto proposto por Rogério Marinho, que foi o relator da PEC.

"Todos falam que são favoráveis à Educação, mas poucos fazem alguma coisa de concreto. A manutenção do texto original da PEC é fundamental para que, enfim, possamos dar esse aporte de recursos à Educação do país", explicou, em plenário, Rogério Marinho, respondendo ao deputado Fernando Coruja (PPS/SC), que queria mudanças imediatas.

"A intenção do deputado Coruja foi das melhores, mas precisamos perceber que temos aqui a possibilidade real de fazer história e sair apenas do discurso, das palavras", ressalta o deputado. As colocações do deputado e o empenho da Bancada Potiguar em aprovar a PEC foram motivos de muita alegria nos municípios de Pau dos Ferros e Caraúbas.

"Recebo a notícia com muita alegria, pois sei que a educação é importante para o crescimento de Caraúbas e Região", diz o prefeito Ademar Ferreira. O prefeito Leonardo Rêgo, de Pau dos Ferros, recebeu a notícia com mais cautela, apesar de ter confiança que o ministro Fernando Haddad vai cumprir o compromisso que assumiu com a bancada Potiguar no dia 26 de agosto.

Em Mossoró, o reitor Josivan Barbosa preferiu a cautela. Ontem, ele foi a Natal, participar de audiências no Governo do Estado. Através de sua assessoria, Josivan Barbosa informou apenas que aguarda a aprovação da DRU em segunda votação, para voltar a Brasília com a Bancada Potiguar para tratar da expansão da Ufersa, criação de cargos de professores e técnicos.


FONTE: http://www.defato.com/estado.php


SEGUNDO JÁCOME

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Durante o período chuvoso, os mananciais caraubenses foram abastecidos, fazendo a alegria de milhares de pessoas, tanto na cidade quanto na zona rural.

Um dos principais, é o rio Carnaubinha/Sabe Muito, que banha grande parte das comunidades rurais do nosso município. As imagens abaixo, mostram o curso de água, banhando a comunidade de Mariana, durante o "inverno" deste ano.

Curso do rio Carnaubinha/Sabe Muito, nas proximidades da Mariana.


As chuvas encheram o manancial.

Além de mudar as paisagens, as chuvas e as cheias dos rios são importantes para a prática de atividades como a pesca, a agricutura e também para o lazer.

Banhistas aproveitaram a cheia do rio e foram se divertir.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Formar em Rede

Amanhã (19), estará acontecendo o segundo encontro do Programa Formar em Rede. O mesmo será realizado na Escola Municipal Jonas Gurgel. Abordando a temática inerente ao "brincar", o Programa tem o objetivo a capacitação dos professores e demais elementos envolvidos com o Ensino Infantil. Só para lembrar da importância do mesmo, Caraúbas foi o único município potiguar contemplado coma sua execução.


Data definida

A 10ª edição da Feira de Conhecimentos do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (FECIN), já tem data definida para ser realizada. Conforme nos repassou a equipe gestora da referida escola, as apresentações de projetos acontecerão nos dias 29 e 30 de outubro, na própria sede da mesma. Aproveitando o ensejo, também fizeram um convite a todos os estudantes e a toda a sociedade caraubense, a prestigiar essa importante feira.


Últimos dias

A enquete do blog já está chegando ao fim. Restam poucos dias para que os nossos leitores participem. Desta vez, estamos perguntando qual a secretaria municipal tem desenvolvido o melhor trabalho nesses 08 primeiros meses de governo. A participação já é recorde, no entanto, é importante que a sociedade avalie como transcorre as ações daqueles que são peças-chave para o desenvolvimento do nosso município. Participe! Vote!



Por MAYKON OLIVEIRA

I GINCANA AMBIENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL GREGÓRIO BATISTA DE MORAIS TERÁ SUA FASE FINAL HOJE.

Coodernadores do Projeto

A Escola Municipal Gregório Batista de Morais da comunidade de Apanha Peixe, estará realizando na tarde de hoje a fase final da I gincana ambiental da escola. A atividade de iniciativa dos professores, Samuel, Aliando e Marileide faz parte da formação dos referidos professores no Gestar II (Programa Gestão da Aprendizagem Escolar) do qual participam.

A primeira fase da gincana aconteceu semana passada, onde três equipes se classificaram para a grande final de hoje.

Os autores do projeto nos repassaram que foram desenvolvidas várias atividades buscando a melhoria do meio ambiente na comunidade, como por exemplo, a coleta do maior número de garrafas pets que as equipes conseguisse recolher, onde segundo os coordenadores foram recolhidas mais de 3.000 garrafas evitando assim que milhares delas fossem parar em locais indevidos.

Em outras postagens detalharemos qual o destino que a escola dará a esse material.

As três equipes classificadas para a grande final:
1º) 7º Ano “B” Vespertino
2º) 9º Ano “U” Matutino
3º) 6º Ano “C” Vespertino


Por: RICHARLLES ALVES

DEMOCRATAS REALIZAM SEMINÁRIO COM A PRESENÇA DE "ESTRELAS" NACIONAIS".

Democratas realizam seminário em Natal/RN (Foto: Site do DEM).


O Partido Democratas (DEM), aqui do estado do Rio Grande do Norte realiza no dia de hoje (18) o seu Seminário Estadual. O evento começará a partir das 14hs e será realizado no auditório do Hotel Ocean Palace, localizado na cidade de Natal/RN.


Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (Foto: Blog do Antonio Neto).


O encontro deve contar com a participação das principais lideranças da legenda em nível nacional. Já confirmaram a presença: Gilberto Kassab (Prefeito de São Paulo), José Roberto Arruda (Governador do Distrito Federal), Rodrigo Maia (presidente nacional do partido), José Agripino Maia(Senador e presidente estadual da legenda) e Rosalba Ciarlini (Senadora da República).

Garibaldi e Rosalba estarão juntos no seminário (Foto: Blog do Robson Pires).


Garibaldi Alves (PMDB) também confirmou a presença no Seminário. O senador vem defendendo ferrenhamente uma aliança entre o seu partido e os Democratas, inclusive posicionando o nome de Rosalba Ciarlini (DEM) como candidata ao governo do Rio Grande do Norte.


SEGUNDO JÁCOME

17 de setembro de 2009

FEMURN ENTREGA AOS DEPUTADOS ESTADUAIS PROPOSTA QUE ALTERA A DISTRIBUIÇÃO DO ICMS AOS MUNICÍPIOS.

Prefeitos compareceram em peso na Assembléia (Foto: Blog do Oliveira).

As dependências do auditório Robinson Faria, na Assembléia Legislativa, ficaram lotadas de prefeitos na tarde desta quinta-feira(17) quando da entrega da proposta que altera a distribuição do ICMS aos municípios.

A proposta se baseia na legislação federal – a Lei Complementar 063/1990 – que transfere para a legislação estadual o direito de alterar os critérios de distribuição de, no máximo, 25% da cota-parte do ICMS que cabe aos municípios.

De acordo com o documento, 148 municípios potiguares terão maior arrecadação do ICMS, com ganhos que variam entre 1,22% e 96,8% e 19 municípios terão redução do ICMS, que oscila entre 0,62% a 9,62%.

Prefeito Ademar esteve presente.


Na oportunidade, uma comitiva caraubense, comandada pelo Prefeito Ademar Ferreira, esteve presente na Assembléia Legislativa ratificando o discurso pela alteração na distribuição do ICMS aos municípios.


Informações colhidas do blog: http://www.oliveirawanderley.com.br/


SEGUNDO JÁCOME

BANDA CARAUBENSE COMEÇA A SE DESTACAR NO CENÁRIO MUSICAL DO ESTADO.

Forró de Luxo se apresentando na cidade de Patú/RN (Foto: PatuNews).


A banda caraubence Forró de Luxo está em plena ascenção no cenário musical do Rio Grande do Norte. O que podemos observar vendo o calendário de festas das cidades de nossa região, é que o conjunto musical encontra-se presente em quase todas elas.

Do dia 11 ao dia 20 de Setembro, a banda esteve com a agenda cheia, tocando todos os dias, inclusive nesta noite a banda estará se apresentando nas cidades de Olho D´Água do Borges e Umarizal.

Edu Licurgo é o proprietário do Forró de Luxo (Foto: Arquivo pessoal).


O proprietário da banda caraubense é o empresário Edu Licurgo, que juntamente com o também empresário Juninho Alves têm divulgado pelos quatro cantos do estado o nome da nova sensação do forró.


SEGUNDO JÁCOME

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PMDB ENCONTRA-SE REUNIDO NA CÂMARA DOS VEREADORES.

Diretório do PMDB está reunido neste momento (Foto: Blog do Oliveira Wanderlei).


O Diretório Municipal do PMDB de Caraúbas/RN encontra-se reunido neste momento na Câmara de Vereadores.

O encontro começou às 19hs e conta com a participação de um grande número de simpatizantes e filiados do partido.



SEGUNDO JÁCOME

SBT VAI À BRASÍLIA RECLAMAR DE "INVASÃO" EVANGÉLICA NA TV.

Nos últimos anos o SBT perdeu afiliadas para a Record e para a Band.

De acordo com site, o diretor de rede do SBT, Guilherme Stoliar, foi nesta segunda-feira (14) a Brasília reclamar ao Ministro das Comunicações, Hélio Costa, do avanço das igrejas, principalmente evangélicas, sobre a programação das TVs.

Stoliar se baseou no decreto 52.795/1963, que disciplina as operações de rádio e TV, o qual afirma que as programações têm de ter “finalidade educativa e cultural” e que as emissoras não podem vender mais de 25% de seus espaços.

O Ministério das Comunicações e a Band não comentaram o assunto. A Record afirmou não ter “nada a dizer”. A Rede TV!, que também vende horários, disse que não existe “impedimento legal".

Fonte: brincotv2


Por MAYKON OLIVEIRA

BRASIL: O PAÍS DOS IMPOSTOS

(Charge:nanihumor.blogspot.com)

Que a carga de impostos do Brasil é grande, isso todo mundo já sabe. No entanto, dados de uma pesquisa recente confirmam que cada empresário brasileiro tem que trabalhar, em média, 2.600 horas somente para pagá-los.

Não é por caso que a Rádio Jovem Pan de São Paulo tem um quadro, em seu jornal matinal, denominado "Brasil: o país dos impostos".


Por MAYKON OLIVEIRA

COMEÇA HOJE O PRIMEIRO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE UMARIZAL/RN.



Terá início hoje (17), o Primeiro Festival Folclórico da cidade de Umarizal. O evento tem como principal objetivo, resgatar os valores culturais do município, reunindo as principais manifestações culturais da cidade.

O festival se estenderá até o dia de amanhã (18). Na ocasião, a cidade vizinha estará reforçando o compromisso de resgatar ações que visem estebelecer atividades culturais e folclóricas que tenham a participação da população, sendo esse resgate de grande interesse econômico para aqueles que vivem em municípios de poucas oportunidades na área cultural.

Programação:

Dia 17/09/09 – Quinta-feira

18:00 h – Abertura Oficial do 1º Festival Folclórico
18:30 h – Apresentação da Banda de Musica Municipal Professor Dias
19:00 h - Apresentação Cultural da Secretaria de Cultura
19:30 h – Apresentação Cultural da Secretaria de Educação
20:00 h – Apresentação Cultural da Secretaria de Saúde
20:30 h – Apresentação Cultural da Secretaria de Agricultura
20:45 h – Apresentação Cultural da Secretaria de Assistência Social
21:00 h – Apresentação do Poeta Cordelista Antonio Francisco
21:40 h – Apresentação Cultural do Grupo de Teatro Grock de Natal
22:30 h – Apresentação do Grupo Arte e Riso – “O maníaco do prato”.
23:10 h – Banda Capim Cubano
02:30 h – Forró de Luxo


Dia 18/09/09 – Sexta-feira

18:30 h – Abertura da Gincana Cultural com a participação das Escolas: "11 de Agosto, Zenon de Sousa, Dina Nunes de Brito, Tancredo Neves, Raimunda Barreto, Germano Sobrinho e Colégio Efetivo".
23:30 h – Forrozão Ferro na Boneca
02:30 h – Forró do Momento




Informações do blog: Umarizal em Dia (http://umarizalemdia.blogspot.com/)



SEGUNDO JÁCOME

IGREJA BATISTA REALIZA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO "PÃO DA VIDA".

Sede da Primeira Igreja Batista de Caraúbas.


Com o objetivo de ajudar as famílias carentes dos Bairros Alto São Severino, Liberdade, Boa Vista e Comunidade Renascer, a Primeira Igreja Batista de Caraúbas vai realizar neste domingo, dia 20, das 8h às 12h, na Escola Municipal Leônia Gurgel, a primeira edição do projeto Pão de Vida.

O Pão de Vida consiste na oferta, de forma totalmente gratuita, de alimentos, corte de cabelo, atendimento de odontólogo, fisioterapeuta, psicólogo, médico e pastoral para todas as pessoas carentes do município.

Além disso, nesse domingo serão distribuídas 200 escovas dentárias, assim como creme dental. Participando do evento, as pessoas também poderão verificar a pressão, peso, altura e glicose.

O Projeto Pão de Vida será realizado a cada três meses em bairro carente da cidade. Após a etapa deste domingo, a Igreja Batista vai realizar a próxima edição no dia 27 de Setembro, na Escola Estadual Professora Maria Sílvia, numa ação que será voltada para os moradores do Bairro Leandro Bezerra.


SEGUNDO JÁCOME

CÂMARA APROVA PEC QUE AUMENTA RECURSOS DA EDUCAÇÃO.



A proposta deve representar R$ 7 bilhões a mais para o setor em 2010 e R$ 10,5 bilhões a partir de 2011.

O Plenário concluiu, nesta quarta-feira, a votação em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição 277/08, do Senado, que acaba gradualmente com a incidência da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre o dinheiro do governo federal destinado à Educação. O texto também assegura o direito ao ensino básico gratuito para as pessoas de 4 a 17 anos. Ele deve ser votado ainda em segundo turno antes de retornar ao Senado.

A PEC foi aprovada na forma de substitutivo de comissão especial, de autoria do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN). Atualmente, a DRU é descontada da arrecadação dos tributos e contribuições federais no índice de 20%.

De acordo com o substitutivo, ela será gradualmente reduzida ao longo de três anos para o setor educacional. Em 2009 e 2010, serão descontados, respectivamente, 12,5% e 5%.

Já em 2011, não haverá mais a incidência da DRU sobre os recursos que a União deve direcionar à Educação. Eles são estipulados, pela Constituição, em 18% da arrecadação federal. Os estados, o Distrito Federal e os municípios devem destinar 25% dos seus tributos ao setor.

ESTE É UM CENÁRIO MUITO FAVORÁVEL A CONSOLIDAÇÃO DA UFERSA EM CARAÚBAS, VISTO QUE O PROF. DR. JOSIVAN BARBOSA, HAVIA INFORMADO QUE ESTA ERA A CONDIÇÃO EXPOSTA PELO MINISTRO FERNANDO HADDAD PARA O ANDAMENTO DO PROJETO E A CONSEQUENTE LIBERAÇÃO DOS RECURSOS. VAMOS TORCER PARA QUE A VOTAÇÃO EM SEGUNDO TURNO E SEU CONSEQUENTE ENCAMINHAMENTO E APRECIAÇÃO PELO SENADO SEJA RÁPIDO, PARA SEGUIR AO PRESIDENTE LULA.


SAIBA MAIS: http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=140110


Postado pelo professor Marcos Roberto


FONTE: http://www.culturacompolitica.blogspot.com/

SEGUNDO JÁCOME

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES