15 de junho de 2013

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

 "Noite Italiana", na tradicional Festa de Santo Antônio.


A Festa de Santo Antônio, Padroeiro do bairro Leandro Bezerra e áreas circunvizinhas, é uma das mais importantes do município de Caraúbas/RN.

Sua vasta programação vem atraindo cada vez mais pessoas e é justamente sobre ela que se refere nossa postagem especial deste sábado. Na realidade, destacaremos a "Noite Italiana", celebrada sempre no dia 12 de junho.

Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLAS CARAUBENSES SÃO BENEFICIADAS COM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, já foi implantado em milhares de unidades de ensino do país. Em Caraúbas/RN, várias escolas estão sendo contempladas e oferecem atividades em turno alternativo.

Nelas constam o acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

 Escolas recebem recursos para adquirir materiais.

É importante destacar que o principal objetivo do programa é tornar o ambiente escolar mais prazeroso, a partir da realização de outras atividades que não se limitam ao cotidiano da sala de aula.


Por MAYKON OLIVEIRA

SELEÇÃO BRASILEIRA ESTREIA COM GOLEADA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES


Jogando na tarde deste sábado, a seleção brasileira de futebol fez uma boa estreia e venceu o Japão na estreia da Copa das Confederações.

Com gols de Neymar, Paulinho e Jô, o time canarinho agradou a torcida que lotou o Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF.

Constrangimento

O ponto negativo da rodada de abertura foi o vaia da torcida na Presidente Dilma Rousseff. O Presidente da Fifa, Joseph Blatter, chegou a pedir mais respeito aos torcedores.


Por MAYKON OLIVEIRA

NÃO PERCA O 2º ARRAIÁ DA COMUNIDADE DE BELA VISTA

 


Por MAYKON OLIVEIRA

PARCERIA ENTRE SECRETARIAS GARANTE MELHORIAS PARA COMUNIDADE CARAUBENSE

 
 Homens e máquinas trabalharam na comunidade de Miranda.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN, através de uma parcerias entre Secretarias, garantiu melhorias para a comunidade de Miranda.

Há muito tempo a população da localidade reclamava dos buracos que tomavam conta de várias vias. Por essa razão, uma ação conjunta entre as Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Políticas do Campo e Meio Ambiente, proporcionou reparos nos acessos da comunidade.

Secretários João Marcolino e Lucinaldo de Souza acompanharam os trabalhos.

Também está em andamento a construção de 97 unidades sanitárias, graças a um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal.


Por MAYKON OLIVEIRA

COMPERVE DIVULGA DEMANDA DE CONCURSO PÚBLICO DA UFRN

 

O Núcleo Permanente de Concurso (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou na última quarta-feira, 12, a demanda parcial para o Concurso Público para o Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação, Edital Nº 013/2013.

Os cargos que tiveram maior número de inscritos foram: Auxiliar em Administração (Natal/RN), com 13209 inscritos; Auxiliar de Biblioteca (Natal/RN), com 1063; e Auxiliar de Creche (Natal/RN), com 902 inscritos.
No mesmo dia, foi disponibilizado aos candidatos o acesso para validação das inscrições. 

As provas deverão ser aplicadas no dia 7 de julho de 2013, em Natal/RN. Para mais informações sobre o concurso, acesse o site da COMPERVE, www.comperve.ufrn.br , no link “Concurso”.


Por MAYKON OLIVEIRA

GESTORAS DA ESCOLA ANTÔNIO CARLOS ENVIAM NOTA DE AGRADECIMENTO



 

A Escola Estadual Antonio Carlos vem através desse agradecer a todos os funcionários, alunos e pais de alunos pelo apoio e colaboração em todo o decorrer dos festejos juninos da escola e da sua culminância com o passeio de carroças e quadrilhas, assim como Novinho Praxedes, Polícia Militar, na pessoa de Capitão Carvalho, Rigno Begno, Tadeu Benevides, Josa, Eliezio e Diniz. Donos dos cavalos que abrilhantaram e conduziram nosso passeio. As noivas  Paula, Leticia  do 9º ano "A" e Rebeca do 1º ano, como também sua mãe, e de modo especial aos blogs Icem Caraúbas, Sociedade Ativa e Caraúbas Hot News que deram cobertura a esse evento.

                                 Obrigado a todos vocês.

                Gestoras Maria da Conceição Gurgel Araruna e
             Maria  Luzineide  de Almeida



Por MAYKON OLIVEIRA

VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE JÁ ATINGIU 62% DO PÚBLICO-ALVO

 

O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 8.080.773 crianças em todo país foram vacinadas contra a poliomielite, na primeira semana da campanha. Do público-alvo - formado por 12,9 milhões de criança, na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos – 62,6%  já participaram da mobilização. A meta é atingir 95% deste público, o que totaliza 12,2 milhões de crianças. A 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada no último sábado (8),  continua até o dia 21 de junho.

De acordo com os dados preliminares repassados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, até às 16 horas desta sexta-feira (14), os estados com as maiores coberturas vacinais foram: Paraná (75%), Rio Grande do Sul (74,8%), Rondônia (74,1%), São Paulo (70,7%) e Amazonas (70,8%). 

O melhor desempenho por subgrupo de idade, até o momento, foi entre as crianças de seis meses a menores de um ano, atingindo 70,3% do público-alvo, o que representa 1.025.463 doses aplicadas.

Clique no link abaixo e saiba mais.


Por MAYKON OLIVEIRA

COORDENAÇÃO DA UAB CARAÚBAS/RN DIVULGA DATAS PARA INÍCIO DAS AULAS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

 

A Coordenação do Pólo da UAB "Sertão das Caraubeiras" enviou comunicado informando as datas do início das atividades para os Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Veja o cronograma:

#Especializações (Português e Matemática, Geografia do Semi-Árido e Literatura e Ensino) -  09 de julho
#Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (EaD) - 05 de agosto


Por MAYKON OLIVEIRA

INSTITUTO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO REALIZOU O SEU ARRAIÁ

 
 Quermesse Junina foi realizada na AABB.

O Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou ontem (14) o seu tradicional Arraiá. Um grande de passeio de carroças pelas ruas da cidade, abriu oficialmente o evento.

Passeio de carroças pelas ruas da cidade.

Com muita empolgação, todos seguiram para os salões da AABB onde aconteceu a Quermesse Junina, com muitas brincadeiras, comidas típicas, apresentação de quadrilhas, estilizadas, matutas e improvisadas.

 
Apresentação da quadrilha estilizada.

Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

FELIPE GUERRA/RN: TURISMO SUSTENTÁVEL FOI TRABALHADO DURANTE A SEMANA DE MEIO AMBIENTE



 
 Jovens visitaram cavernas do município.

Durante três dias, dentro da Semana Ambiental, aconteceu curso sobre Turismo Sustentável realizado pela Prefeitura municipal de Felipe Guerra com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Turismo, facilitado pela monitora Liliane Perruci, Gestora Ambiental do IDEMA/RN.

Na oportunidade o curso teve a atenção de diversas comunidades de Felipe Guerra, onde os jovens participantes conseguiram se debruçar sobre a importância do ecoturismo e das belezas naturais, proporcionando através das riquezas naturais oportunidades para esses jovens felipenses empreender a partir das necessidades locais existentes seja nos serviços, ou seja, nos produtos.

No Tocante à formação e informação estar nos principais projetos da administração do Prefeito Haroldo Ferreira, preparar os jovens do município com visão de dinamizar a economia local de forma sustentável.

Na fala de alguns jovens durante o processo de aprendizagem, essa iniciativa trouxe um de vários sonhos dos felipenses, trabalhar na sua cidade próximo de seus familiares e propagar sua própria história. Na avaliação da equipe do IDEMA as riquezas naturais são de encher os olhos, que levam na lembrança o que temos de melhor no município de Felipe Guerra.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Por MAYKON OLIVEIRA

MANTENDO A TRADIÇÃO, ESCOLA LEÔNIA GURGEL REALIZA SUA FESTA DE SÃO JOÃO

 
 Tradicional passeio de carroças foi realizado.

Mantendo a tradição, os que fazem a Escola Municipal Leônia Gurgel realizaram ontem (14) uma bonita festa de São João pelas ruas da cidade de Caraúbas/RN.

Um animado passeio de carroças chamou a atenção dos populares que acompanhavam das calçadas. Devidamente caracterizados, todos eram só alegria nesse arraiá.

Carroças foram ornamentadas com muita criatividade.

 Muita empolgação no V Arraiá da Leônia.

Comunidade escolar se fez presente.


Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Final feliz

Teve um final feliz o desfecho do sequestro do empresário mossoroense Fabinho Porcino. Desaparecido desde a tarde da última segunda-feira, o jovem foi encontrado pela polícia em um cativeiro localizado no município de Canindé/CE.


Encontro

Vale lembrar que hoje pela manhã tem mais um encontro presencial do Curso de Elaboração de Projetos do ProINFO Integrado. As atividades acontecem na Escola Municipal Josué de Oliveira.


 Protesto

A onda de protestos que toma conta de várias cidades do Brasil, chegou à capital federal. Na véspera do jogo de abertura da Copa das Confederações, pneus foram incendiados próximo ao novo Estádio Mané Garrincha.


Por MAYKON OLIVEIRA

TRADICIONAL ARRAIÁ MAÇÔNICO ACONTECE NESTE SÁBADO NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN

 
 (Imagem:Marquinhos CD Show)

Será realizada neste sábado na cidade de Caraúbas/RN, mais uma edição do Arraiá Maçônico. O evento, que já virou tradição, acontecerá no espaço de lazer da Loja Maçônica Dr. Antônio Gentil Fernandes.

Em parceria com a Alpha Produções, a organização trará o cantor Renário Forrozeiro, que vem se destacando no cenário musical.


Não perca essa grande festa!


Por MAYKON OLIVEIRA

EDIÇÃO 2013 DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES COMEÇA NESTE SÁBADO

Começa hoje a edição 2013 da Copa das Confederações. Neste ano, a competição acontece em várias cidades do Brasil.

A seleção brasileira abre oficialmente o evento esportivo na tarde de hoje, ao enfrentar o Japão. O duelo marca o confronto entre as primeiras equipes classificadas para a Copa do Mundo de 2014.

Veja a tabela de jogos deste final de semana e os grupos:




Por MAYKON OLIVEIRA

14 de junho de 2013

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA CHEGA À 27ª EDIÇÃO ABORDANDO TEMÁTICA SOBRE A ÁGUA

 

O tema do Prêmio Jovem Cientista deste ano, que chega à 27ª edição – Água: Desafios da Sociedade – tem relação com a essência da missão do DNOCS no semiárido e com todo o país. A premiação para o 1°, 2° e 3° lugar na categoria Mestre e Doutor varia de R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 15 mil e bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq); e a categoria Estudante do Ensino Superior, concorre a R$ 15, R$ 12 mil e R$ 10 mil e bolsas de estudo.

A categoria Estudante do Ensino Médio tem direito a prêmio de Laptop e bolsa de iniciação científica júnior do CNPq. Na categoria Mérito Institucional a Instituição de Ensino Superior premiada recebe R$ 35 mil e a Instituição de Ensino Médio R$ 35 mil. O pesquisador doutor que vencer na categoria Mérito Científico receberá R$ 20 mil.

Os orientadores dos agraciados das categorias Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio recebem Laptops, assim como as escolas dos agraciados da categoria Estudante do Ensino Médio. O Prêmio tem o apoio da GE, Fundação Irineu Marinho e Gerdau.

Os agraciados terão ainda apoio para realizar visitas técnicas a um dos laboratórios e unidades fabris da GE e para a participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), quando serão entregues os prêmios em solenidade com o presidente do CNPq e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Maiores informações no endereço www.jovemcientista.cnpq.br.

Fonte: Site do DNOCS


Por MAYKON OLIVEIRA

CONGRESSO TÉCNICO DA I COPA MUNICIPAL DE FUTEBOL 7 ACONTECE NESTE SÁBADO (15)


Será realizado na manhã deste sábado o Congresso Técnico da I Copa Municipal de Futebol 7, que acontecerá na cidade de Caraúbas/RN no mês de julho.

O encontro terá início as 09h00min e ocorrerá no Centro de Treinamento Marcão (CTM). Na oportunidade, serão discutidas questões envolvendo o regulamento e critérios para a referida competição.


Por MAYKON OLIVEIRA

50º TRADICIONAL SÃO JOÃO DA COMUNIDADE DE MARIANA, EM CARAÚBAS/RN

 


 Por MAYKON OLIVEIRA

ACADÊMICOS DA UFERSA CARAÚBAS/RN PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA E VISITAM EMPREENDIMENTOS NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN

 
 Atividade foi uma iniciativa do professor Judson Gurgel.

Os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Campus da UFERSA Caraúbas/RN participaram no dia de ontem (13) de atividades práticas no âmbito da disciplina Administração e Empreendedorismo.

O professor Judson Gurgel e os estudantes visitaram a unidade de produção do Tempero Regina e a Yázigi Idiomas, ambas na cidade de Mossoró/RN. Na ocasião, os alunos foram apresentados ao ambiente de linha de produção industrial automatizada, observando também a gestão de estoques, produção, gestão da qualidade, segurança no trabalho e logística. 

                  
Visita à Unidade do Tempero Regina.

Já no segundo momento, na Yázigi, foram observados aspectos como marketing e empreendedorismo relacionados à franquia. O grupo foi recebido pela Diretora, Rafaella Tertulino, assim como pela equipe pedagógica e de marketing da referida organização.

 Visita ao Yázigi Idiomas.


Clique no link abaixo e confira imagens das visitas.


Por MAYKON OLIVEIRA

UFERSA REALIZARÁ CAPACITAÇÃO PARA INTERESSADOS EM PARTICIPAR DE PREGÃO PARA FORNECIMENTO DE ÁGUA MINERAL NO CAMPUS DE CARAÚBAS/RN



 

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), agendou para a próxima segunda-feira (17) uma palestra e treinamento para todos os interessados em participar do Pregão Eletrônico relacionado ao fornecimento de água mineral para o Campus de Caraúbas/RN.

A palestra terá como tema "Como Participar de Pregão Eletrônico para Venda de Água Mineral" e será realizada as 09h00min na sede do Campus da UFERSA/Caraúbas podendo contar com a presença de empresários, comerciantes, Empreendedores Individuais e Micro e Pequenas Empresas.

A presença dos empreendedores caraubenses será importante para que eles saibam os procedimentos para concorrer e quem sabe até vir a ganhar o pregão para o fornecimento de água mineral para o Campus de Caraúbas/RN, o que geraria mais emprego e renda para o nosso município.

O primeiro Pregão deve ser realizado no próximo dia 26 de junho de 2013. Mais informações com Leysson Carlos, Agente de Desenvolvimento Local, através telefone: 9985-1738. 


Por MAYKON OLIVEIRA

CÂMARA DERRUBA PROJETO E ESTADOS PODEM FICAR SEM VERBAS


 A Câmara dos Deputados rejeitou nesta semana o projeto de lei que revisava as atuais regras de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A proposta precisava de ao menos 257 votos favoráveis, mas obteve apenas 218. Outros 101 deputados votaram contra a matéria e dois se abstiveram. Com isso, o texto encaminhado pelo Senado foi arquivado e deixa de haver regra de repasse da União aos estados a partir do mês que vem.

Em 2010, o Supremo Tribunal Federal considerou o atual critério de repasse desatualizado e estipulou que nova regra deveria ser aprovada até o fim do ano passado. Como o Congresso não aprovou nova regra, foi dado mais um prazo, até 23 de junho, para uma nova lei sobre o rateio.

O texto rejeitado pelos deputados já havia sido aprovado pelos senadores, mas na Câmara não houve apoio suficiente. O projeto mantinha até 2015 as atuais regras de repasse, deixando para 2016 a aplicação de uma nova fórmula. No STF, os ministros rejeitaram a atual fórmula de repasse por levar em conta dados demográficos antigos, de 1989, quando o fundo foi criado.

Fonte: Agências de Notícias


Por MAYKON OLIVEIRA

DOMINGO (16) TEM MAIS UM EVENTO NO BALNEÁRIO DO APANHA-PEIXE

(Imagem: Divulgação)

A Direção do Balneário do Apanha-Peixe, localizado na zona rural de Caraúbas/RN, comunica a realização de mais um grande evento.

No próximo domingo (16), a partir do meio-dia, tem festa com o músico Magno Adiel. A entrada é totalmente gratuita.


Por MAYKON OLIVEIRA

BOLETIM LEGISLATIVO - CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CARAÚBAS/RN - DIA 13/06

Foi realizada ontem (13) na Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas/RN, a 15ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo.

Nossos parlamentares apresentaram e votaram algumas Matérias. Veja no quadro abaixo:



Durante a Sessão também ocorreu a participação do Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, João Marcolino, que falou sobre a questão do atraso das obras existentes na cidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

TERMINA HOJE O PRAZO PARA A ADESÃO AO PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA

 

Se encerra nesta sexta-feira o prazo de adesão ao Programa Atleta na Escola. Várias escolas caraubenses já aderiram e outras ainda podem fazer o mesmo.

O programa de formação esportiva escolar tem como meta a participação de 5 milhões de estudantes entre 12 e 17 anos de 20 mil escolas espalhadas pelo país.


Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA ANTÔNIO CARLOS PROMOVEU UM ANIMADO ARRAIÁ EM CARAÚBAS/RN

 
 Passeio de carroças abriu o evento.

Como já é tradicional, a Escola Estadual Antônio Carlos realizou ontem (13) uma bonita festa junina na cidade de Caraúbas/RN.

Alunos, ex-alunos, pais e funcionários participaram de um animado passeio de carroças. Logo depois, todos seguiram para a frente da referida unidade de ensino, para dançar o melhor do forró e prestigiar a quadrilha improvisada.

Comunidade escolar participou do passeio.

Muita animação pelas ruas da cidade.


Clique no link abaixo e confira fotos.


Por MAYKON OLIVEIRA

DEVOTOS PRESTIGIAM ENCERRAMENTO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO, NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN

 
 Festejos aconteceram entre os dias 1º e 13 de junho.

Aconteceu no final da tarde e começo da noite desta quinta-feira (14) o encerramento da Festa de Santo Antônio, Padroeiro do Bairro Leandro Bezerra, São Paulo de Alípio e Conjunto Maria Bandeira, em Caraúbas/RN.

Muitos devotos percorreram algumas das principais ruas do bairro mais populoso de nossa cidade, na tradicional Procissão. Tudo foi acompanhado de perto pelo Padre Fred Gurgel e pela Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio".

Devotos prestigiaram a Procissão de Encerramento.

Logo depois, todos seguiram para a Capela de Santo Antônio, para a Celebração de Encerramento. Após vários dias, os fieis ao "Santo Casamenteiro" se despediram desta edição das festividades, sem dúvidas, um das maiores e mais organizadas de todos os tempos.

Capela de Santo Antônio, no bairro Leandro Bezerra.


Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

BOA CHUVA VOLTA A CAIR NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN

 

Uma boa chuva voltou a cair na cidade de Caraúbas/RN. No final da noite de ontem (13) e começo da madrugada de hoje, a maior precipitação do mês de junho aconteceu.

Apesar de branda, os índices registrados durante a chuva atingiram cerca de 30 mm, totalizando 42 mm neste mês.

Para as próximas horas, a expectativa é de mais precipitações.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

 Capacitação

A NEO META dá prosseguimento nesta sexta-feira à capacitação que está sendo realizada em Martins/RN. Representantes de vários municípios participam do Curso de Formação de Pregoeiros.


 Arraiás

Hoje é a vez de três escolas caraubenses realizarem as suas festas juninas. O Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Escola Municipal Leônia Gurgel e a Escola Municipal Acací Viana (Mariana) realizarão seus arraiás.  


Baderna

Os protestos contra o aumento das passagens de ônibus que estão acontecendo em várias cidades brasileiras, estão perdendo o sentido. Em vez de reivindicar os grupos estão promovendo uma verdadeira baderna. Diariamente é o que temos visto, sobretudo em São Paulo/SP e no Rio de Janeiro/RJ.


Por MAYKON OLIVEIRA

PRIMEIRA ETAPA DE INSCRIÇÕES PARA O SISU SE ENCERRA HOJE



Se encerra nesta sexta-feira a primeira etapa de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para o segundo semestre.

Os candidatos poderão utilizar a nota do ENEM para concorrerem as vagas em cursos de graduação.Vale lembrar que a UFERSA Caraúbas/RN também está disponibilizando 150 vagas.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES