6 de fevereiro de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

Você vai ver nas próximas postagens, as principais informações sobre a reunião que aconteceu na última sexta-feira, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraúbas.

Também estaremos falando a respeito do jovem parlamentar que é destaque, num dos municípios da região, em virtude do belo trabalho que vem desenvolvendo.

Além disso, você ficará sabendo qual é a torcida caraubense que está se preparando para acompanhar (ao vivo) o jogo do time de coração.

Essas e outras notícias de Caraúbas e região, você acompanha em nossa página.


Por MAYKON OLIVEIRA

O CARNAVAL NO "PLANALTO"...

Diante de um ano conturbado, com denúncias para todos os lados e impunidades para todos os (des)gostos, nada melhor do que o Carnaval, para relaxar. Certamente, no Palácio do Planalto, tem muita gente que durante esses festejos vai comemorar.


(Charge:http://www.juniao.com.br)

O pior é que sempre termina "sambando" é o povo.


Por MAYKON OLIVEIRA

AULAS DA REDE MUNICIPAL SERÃO INICIADAS APENAS NO DIA 22.

Aulas só começarão após o Carnaval.

Após o anúncio de que aulas seriam iniciadas na próxima segunda-feira (8), os diretores das escolas municipais juntamente com a equipe da Secretaria do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, concordaram em adiar o retorno às atividades.

Com isso, as aulas pertinentes ao ano letivo de 2010, só começarão após o Carnaval, mais precisamente no dia 22 deste mês.


Por MAYKON OLIVEIRA

BLOG QUEBROU RECORDE DE ACESSOS, NO MÊS JANEIRO.


Durante o mês de janeiro, o blog quebrou o recorde anterior, no que tange ao número de acessos. Em novembro, a nossa página havia conseguido 36.100 visitas, no entanto no mês passado, essa marca foi superada.

Ao todo, foram 41.500 acessos, sendo que mais de 19.000 ocorreram durante a Festa do padroeiro São Sebastião.

É sempre importante contar com o respaldo dos nossos leitores e esses números expressivos, são uma prova disso. Estamos preocupados em mostrar aquilo que acontece em nosso município e não em agradar esse ou aquele. Nossa proposta de trabalho adquiriu credibilidade, ao longo deste pouco mais de um ano de trabalho.

Obrigado a todos os nossos leitores e colaboradores!


Por MAYKON OLIVEIRA

EVANGÉLICOS CARAUBENSES PARTICIPARÃO DE RETIRO, DURANTE O CARNAVAL.

Martins e Portalegre serão os principais destinos.

A exemplo que vem acontecendo há muito anos, dezenas de evangélicos do município de Caraúbas/RN, devem se deslocar para outros lugares durante o período dos festejos de Carnaval.

Os principais destinos são as cidades de Martins e Portalegre. Por essa razão, dois grupos, um da 1ª Igreja Batista e outro da Igreja de Cristo, estão se articulando para o o tradicional retiro, que conta com a presença de centenas de pessoas.


Por MAYKON OLIVEIRA

GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NATAL/RN.

(Imagem:http://escolacomunidade.files.wordpress.com)

Durante boa parte deste sábado, um grupo de gestores caraubenses estará participando de um curso de formação continuada, que será realizado na capital do Estado. A idéia, é capacitar os diretores e vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino e, por essa razão, uma comitiva está acompanhando o professor Ivanildo Fernandes, que é o secretario Municipal de Educação.

O curso de Formação de Gestores Escolares, será ministrado por profissionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e terá atividades presenciais e à distância. O encontro de hoje é o primeiro, de três que serão realizados de forma presencial.

Ao todo, os diretores desenvolverão atividades equivalentes à um carga horária de 200 horas, entre os encontros que serão realizados em Natal/RN e pela internet.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONFIRA A 2ª PARTE DA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A CONSELHEIRA DO CONCIDADES.

Rosa de Fátima conversou com a nossa equipe.

Dando continuidade a entrevista concedida pela senhora Rosa de Fátima Soares de Souza, durante a 4ª ConferÊncia Municipal da Cidade de Caraúbas, estamos publicando a segunda parte. Lembrando que ela é Conselheira do Conselho Nacional das Cidades (CONCIDADES) e membro do Conselho Estadual das Cidades.


HotNews: E sobre a questão da mobilidade urbana. É possível trabalhar isso em nossa cidade?

Rosa de Fátima: A mobilidade urbana é algo bastante necessário, não só aqui, mas em todas as cidades. Caraúbas deve se adaptar à essa realidade. Investimentos em rampas, calçadas e espaços adequados para portadores de necessidades, podem e devem ser uma prioridade.


HotNews: Qual a importância do Plano Diretor, no tocante ao planejamento e a gestão territorial da zona urbana de Caraúbas?

Rosa de Fátima: O Plano Diretor é importante pois a sua implementação acarretará num crescimento ordenado, organizado e acima de tudo sustentável. Ele deve ser sério e elaborado com a participação da população. Assim, ele tem que ser organizado não apenas pelos técnicos da Prefeitura, mas por representantes de entidades e de todos os bairros. O caráter participativo do plano é fundamental para a sua execução.


HotNews: O que pode atrapalhar a elaboração e, posteriomente, a execução do Plano Diretor?

Rosa de Fátima: Muitas vezes, as decisões políticas acabam superando os critérios técnicos e isso pode comprometer bastante. Uma outra dificuldade é a burocracia, que se tornou um verdadeiro entrave, ao longo dos anos. Além disso, outro fato preocupante diz respeito a área da habitação e a apropriação ilegal dos terrenos públicos.


HotNews: Dona Rosa, abrimos espaço para que a senhora possa fazer as suas considerações finais.

Rosa de Fátima: Gostaria de agradecer a vocês do blog por terem me concedido esse espaço, para que eu pudesse esclarecer alguns pontos. Estou feliz em participar desta 4ª Conferência, aqui em Caraúbas. No RN, alguns municípios com menos de 20 mil habitantes já iniciaram o seu Plano Diretor. Espero que Caraúbas elabore o seu.



Por MAYKON OLIVEIRA, KAROL WOJTYLA E LEYSSON CARLOS

RÁPIDAS...

Repercutiu

Foi grande a repercussão da entrevista concedida em primeira mão pelo ex-diretor do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, Dr. Tone Martins. Na ocasião, ele falou a respeito dos problemas e dificuldades que enfrentou, e contou as razões que motivaram o seu pedido de exoneração.


Enquete

Com o propósito de sabermos qual a opinião dos nossos leitores acerca do que deve ser prioridade da atual administração municipal, neste ano que se inicia, o blog decidiu lançar uma nova enquete. Na realidade, a sondagem permite que o amigo leitor escolha mais de uma opção, se achar necessário. Não deixe de participar e exercer a sua cidadania, dizendo o que é necessário para melhorar o nosso município.


Já começaram...

Nem bem começou a chover direito este ano e vários proprietários de rebanhos já começaram a soltar os animais nas margens das rodovias que "cortam" o município. A idéia deles é garantir a alimentação do gado, que aproveita as pastagens e os arbustos localizados próximo ao asfalto. Tal fato é corriqueiro, principalmente nos arredores da RN-233.


Por MAYKON OLIVEIRA

CNM ALERTA PREFEITOS SOBRE ADESÃO AO REGIME ESPECIAL DE PRECATÓRIOS.

(Imagem:http://jornale.com.br)

Em dezembro do ano passado, foi promulgada a Emenda Constitucional 62/2009, que criou um regime especial para os municípios que estejam com os pagamentos dos Precatórios atrasados. Assim, facilitou para que tudo seja colocado em dia, de forma parcelada.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alerta para os procedimentos que deverão ser adotados pelos gestores municipais. A orientação é que até o próximo dia 9 de março, os municípios façam a adesão ao regime, que permite o parcelamento durante um período de 15 anos e/ou destinará de 1% à 1,5% da chamda Receita Corrente Líquida (RCL).

Os Precatórios são uma espécie de requisição de pagamento, e que há muito tempo preocupa gestores de vários municípios do país. Em contato com a assessoria do Palácio Jonas Gurgel, fomos informados que em relação à Caraúbas, todas as providências estão sendo tomadas.

Fonte: Gerson de Castro


Por MAYKON OLIVEIRA

USO EXCESSIVO DE INTERNET PODE PROVOCAR DEPRESSÃO, DIZ ESTUDO.

(Imagem:http://coisasparavoceodiar.files.wordpress.com)

O acesso à internet é algo cada vez mais comum nos dias de hoje, porém, quando não há um controle, isso pode causar malefícios.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Leeds (Inglaterra), o vício em relação à rede mundial de computadores pode ocasionar problemas graves. Para se ter uma idéia, ficar muito tempo conectado ao mundo virtual pode ser um sintoma de depressão.

O estudo considerou uma sondagem realizada com 1.300 pessoas com idades variando entre 16 e 61 anos. Dessa forma, os resultados mostraram que os usuários viciados em internet são cinco vezes mais deprimidos que internautas comuns.

É sempre bom tomar cuidado!


Por MAYKON OLIVEIRA

5 de fevereiro de 2010

COMEÇAM AMANHÃ INSCRIÇÕES PARA O PROUNI; MEC OFERECE 165 MIL BOLSAS.

Imagem: mec.gov.br

As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) serão abertas neste sábado e terminam na quarta-feira (10). O MEC (Ministério da Educação) vai oferecer 165 mil bolsas para 1,5 mil instituições de ensino superior em todo o país das quais 86 mil bolsas são integrais e 79 mil parciais.

Os resultados da seleção serão divulgados pelo MEC no dia 13 de fevereiro. As matrículas serão efetivadas entre os dias 17 e 26 de fevereiro. A segunda fase de inscrições no programa será realizada entre os dias 4 e 7 de março, com resultados divulgados no dia 10 de março. As inscrições devem ser realizadas pela internet, no site do ProUni (www.mec.gov.br).

Na segunda etapa, podem ser inscrever os candidatos que não forem selecionados na primeira fase para que tenham uma nova chance de concorrer á bolsa.


FONTE: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da Folha Online.


SEGUNDO JÁCOME

DISTRITO DE SÃO GERALDO SERÁ PALCO DA 1ª PRÉVIA CARNAVALESCA DE CARAÚBAS/RN.

Swing Brasil agitará "tarde de sol" em São Seraldo.

Acontecerá amanhã (06), no Mercado Público de São Geraldo, a "1ª Prévia Carnavalesca" da cidade de Caraúbas. A animação ficará por conta da banda "Swing Brasil".

A festa está marcada para ser iniciada às 15 horas, e deverá contar com a participação de vários blocos carnavalescos de nossa cidade.

A "tarde de sol" é uma promoção de "Tone Produções".


SEGUNDO JÁCOME

CONFIRMADA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NESTE SÁBADO (6).

Câmara Municipal discutirá projeto importante.

No próximo sábado (06), a partir da 15h00mim irá acontecer o primeiro encontro do legislativo municipal. A convocação feita pelo vereador e presidente da casa, Francisco de Assis Batista (PSB), com o intuito de aprovar matérias importantes.

A reunião terá em pauta o projeto de lei 001/2010, o mesmo é de autoria do Poder Executivo Municipal, que pede a autorização para firmar um convênio com o ministério das cidades, e através da Caixa Econômica Federal, órgão que repassa os recursos e executa a construção de unidades habitacionais do Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida.

No momento em que for autorizada a firmação do convênio e forem sendo finalizadas as casas, a Caixa irá repassando mais recursos e outras unidades habitacionais do projeto serão construídas na cidade.

Segundo o gestor de nossa cidade, Ademar Ferreira (PSB), o projeto foi enviado para o legislativo antes do termino do recesso, pois o município tem um déficit habitacional preocupante. E o mesmo que o quanto antes resolver esse problema.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC/Jornalista Chico Costa


Por LEYSSON CARLOS

SE NÃO HOUVER PROBLEMAS, PROVAS DO VESTIBULAR DA UERN COMEÇAM NESTE DOMINGO (7)

(Imagem: Divulgação)

Após o adiamento em virtude de uma série de problemas, as provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2010 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) serão aplicadas a partir do próximo domingo (7), e terão continuidade na segunda-feira (8).

Centenas de candidatos caraubenses aguardam com ansiedade a realização do exame, que deveria ter acontecido em dezembro. O resultado final do vestibular deve ser anunciado até o dia 12 de março.

Para o Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas, estão sendo oferecidas 40 vagas, para o Curso de Pedagogia (2º semestre).


Por MAYKON OLIVEIRA

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE!

(Imagem: http://www.blogmetropolitano.com.br)

Amigos blogueiros e que trabalham com seriedade. Vejam o que é permitido e o que não é, durante o período da campanha eleitoral.

Formas autorizadas de propaganda eleitoral na internet

  • Em sítio de candidato, partido ou coligação, hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País
  • Registro sob qualquer DPN
  • Necessária comunicação do endereço eletrônico à Justiça Eleitoral
  • Por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação
  • Por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natura
  • Proibida – ainda que gratuitamente – a veiculação de propaganda eleitoral na internet, em sítios de pessoas jurídicas (com ou sem fins lucrativos) e oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios

Multa: sujeita o responsável pela divulgação da propaganda e, quando comprovado seu prévio conhecimento, o beneficiário à multa no valor de 5 mil reais a 30 mil reais.

  • A Justiça Eleitoral pode determinar a suspensão, por 24 horas, do acesso a todo conteúdo informativo dos sítios da internet que deixarem de cumprir as disposições da Lei
  • Em caso de reiteração de conduta é duplicado o período de suspensão

Aviso legal: deve ser informado no site que este se encontra temporariamente inoperante por desobediência à legislação eleitoral

Fonte: Ana Amélia Menna Barreto (Webinsider)


Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLAS REALIZARÃO REUNIÃO COM OS PAIS.

Educadores e gestores planejaram a reunião que acontece hoje.

Por determinação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, as escolas caraubenses da Rede Municipal de Ensino estarão realizando a primeira reunião com os pais, deste ano letivo.

Na oportunidade, será apresentado o calendário 2010, a equipe de profissionais das respectivas instituições, bem como outros informes.

Quem também estará realizando a "aula inaugural" com os pais é o Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Por MAYKON OLIVEIRA

EX-DIRETOR DO HOSPITAL DE CARAÚBAS CONCEDE ENTREVISTA E EXPLICA DETALHES DE SUA SAÍDA.

O ex-diretor do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, Dr. Tone Martins, concedeu entrevista aos leitores do blog e falou sobre a sua saída do comando da maior unidade de saúde do município.

Clique e saiba os reais fatores que motivaram a sua saída do hospital.

video


Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Hino da comunidade de Mariana.

Aspecto da comunidade caraubense.

Localizada na região da várzea, a Mariana é uma das principais comunidades da zona rural de Caraúbas. Ao longo dos anos, a localidade ganhou importância e, por essa razão, o professor e vice-prefeito Alcivan Viana, compôs um belo hino em homenagem à sua terra natal.

Confira:

Hino da Mariana - Letra e Música: Alcivan Viana

Nos conta a história ó Mariana
Que fostes uma índia, bela e humana
Que aqui viestes morar
Sua vida consagrar
Na terra que adotastes o teu nome

Passados muitos anos, ó Mariana
Famílias aqui foram povoando
Aqui vieram morar
Um núcleo habitar
Com o nome que deixastes, Mariana

Ó Mariana, És bela ó Mariana
Todo seu povo, quer vê-la progredir
Tradição de vida em Comunidade
Geração por geração, a de seguir

As margens de uma lagoa, ó Mariana
Palmeiras do sertão te embelezando
Teu solo a conservar
Com águas a banhar
Tornando-a fértil e bela, Mariana

Famílias foram muitas, Mariana
Que desbravaram e aqui foram formando
Um só povo, um lugar
E hojeaqui está
Os frutos desta gente, ó Mariana

Refrão

E agora já erguidas, ó Mariana
Um novo olhar em ti depositamos
Distrito há de passar
E um dia chegará
Ao nível da cidade, ó Mariana

Compete a teus filhos, Mariana
Crescestes e torná-la soberana
É só se organizar
E jamais se deixar
De ser representada, ó Mariana



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Grande movimentação

Foi intensa a movimentação na manhã de ontem (4) na Central do Cidadão de nossa cidade. O principal motivo diz respeito a realização dos exames médicos e psicotécnicos, para os interessados em fazerem e/ou renovarem a carteira de habilitação. Condutores caraubenses e de vários outros municípios da região, estiveram presentes no local, com o intuito de se regularizarem.


Prorrogação

Em virtude da grande procura, as matrículas na maior parte das escolas caraubenses estão continuando. Algumas delas sequer pararam durante a Jornada Pedagógica, para receberem os novos e/ou renovarem as matrículas daqueles que já estudavam. É bom aproveitar e evitar futuros transtornos.


Aguardando

Dezenas de estagiários dos cursos de Pedagogia e Geografia, do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), estão aguardando o início das aulas para darem continuidade ao período de Estágio Supervisionado. Tal prática é bastante comum nos cursos de licenciatura, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.


Por MAYKON OLIVEIRA

SEM DÓ E SEM PIEDADE...

(Imagem:www.presidencia.gov)

Com efeito, ante o mandamento da Lei 10.887/04, bem como da Emenda Constitucional 20/98, não restam dúvidas de que os vereadores se tornaram contribuintes obrigatórios do chamado regime geral de previdência social.

Por essa razão e por não ocuparem cargo público efetivo, os parlamentares não podem ser filiados ao regime próprio de previdência, voltado para os servidores públicos.


Por MAYKON OLIVEIRA

4 de fevereiro de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS..

Os nossos leitores poderão acompanhar nas próximas postagens, como foi a movimentação na Central do Cidadão, no dia de hoje.

Além disso, também estaremos mostrando, com exclusividade, o Hino da comunidade de Mariana, no "Conheça a Terra das Caraubeiras".

Você também acompanhará uma entrevista com o Dr. Tone Martins, que deixou o comando do Hospital Regional de Caraúbas/RN.

Nao percam!


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PODERÁ ACONTECER NESTE SÁBADO (6)

Vereadores deverão voltar à Câmara para discutir projeto importante.

De acordo com informações extra-oficiais, as atividades do Legislativo caraubense poderão ser retomadas neste sábado (6). A expectativa é de que os vereadores se reunam para votar a questão do projeto Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

A Sessão Extraordinária será a primeira de 2010, e marcará a abertura das atividades legislativas, neste ano que se inicia.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

EXCLUSIVO: ALFREDO JOSÉ É O NOVO DIRETOR DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS/RN.

Alfredo José aceitou o convite para comandar um dos maiores hospitais da região.

Há poucos instantes a nossa equipe teve a informação de que o secretário de Administração do município, Alfredo José, recebeu o convite para assumir a direção do Hospital Regional Dr. aguinaldo Pereira, localizado em Caraúbas/RN.

Entrando em contato, ele nos confirmou ter recebido o convite e que aceitou esse desafio. Não é a primeira vez que Alfredo assumirá um cargo ligado à saúde. Ele comandou a referida Pasta, assumindo a Secretaria na gestão do ex-prefeito Luciano Cruz. No entanto, o desafio ao qual ele se refere deve ser ainda maior, pois há muito a se fazer pelo hospital, que está necessitando de muitas melhorias.

Dessa forma, ele substituirá Antônio Carlos Lima Martins, popularmente conhecido como Dr. Tone, que há poucos dias deixou o comando da unidade de saúde.


Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

MUITO CALOR EM TODO O PAÍS.

População sofre com o forte calor.

Quem está acompanhando o noticiário na TV, certamente está observando uma verdadeira "onda" de calor em todas as regiões brasileiras. Aqui no Nordeste não é diferente e, nós caraubenses, estamos sentindo bem isso.

Mesmo durante as chuvas que já caíram, as temperaturas continuaram muito altas, inclusive a noite. Dessa forma, esse calor que vem predominando no país, é resultado de um fenômeno meteorológico conhecido como bloqueio atmosférico.

Ele bloqueia a chegada de frentes frias no território nacional, aumentando o calor em várias áreas.


Por MAYKON OLIVEIRA

CLUBES CARIOCAS LIDERAM RANKING DOS MAIORES DEVEDORES DO FUTEBOL BRASILEIRO.

(Imagem:http://opiodopovo.files.wordpress.com)

Um dos grandes grandes problemas do futebol brasileiro, não está na formação de jogadores e nem na existência de milhares de clubes. Na verdade, o que falta é um modelo de gestão voltado para o crescimento das equipes, e não para o aparecimento de dívidas gigantescas.

Veja o ranking dos 20 clubes mais devedores do futebol brasileiro:

1- Vasco - R$ 377.854.000
2- Flamengo - R$ 333.328.000
3- Fluminense - R$ 320.721.000
4- Atlético-MG - R$ 283.334.000
5- Botafogo - R$ 265.424.000
6- Corinthians - R$ 255.164.000
7- Palmeiras - R$ 197.229.000
8- Internacional - R$ 176.906.000
9- Santos - R$ 175.565.000
10- Portuguesa - R$ 155.598.000
11- Grêmio - R$ 154.638.000
12- São Paulo - R$ 148.380.000
13- Cruzeiro - R$ 131.578.000
14- Vitória- R$ 91.313.000
15- Coritiba - R$ 52.994.000
16- Náutico - R$ 49.857.000
17- Atlético-PR - R$ 37.028.000
18- Paraná - R$ 27.303.000
19- Figueirense - R$ 10.940.000
20- São Caetano - R$ 3.137.000


Apesar de ser concebido como um dos Estados que possuem o Campeonato Regional mais charmoso do Brasil, o Rio de Janeiro tem os seus 04 grandes clubes entre os 05 maiores devedores.


Fonte: Futebol Finance


Por MAYKON OLIVEIRA

EXCLUSIVO: REPRESENTANTE DO CONSELHO NACIONAL DAS CIDADES, CONCEDEU ENTREVISTA AO BLOG.

Conselheira Rosa de Fátima falou sobre vários pontos importantes.

No último sábado (30), em razão da 4ª Conferência Municipal da Cidade, quem esteve em Caraúbas foi a senhora Rosa de Fátima Soares de Souza. Ela, que é Conselheira do Conselho Nacional das Cidades (CONCIDADES) e membro do Conselho Estadual das Cidades, concedeu entrevista exclusiva ao nosso blog. Veja:

HotNews: Qual o papel do Conselho Nacional das Cidades?

Rosa de Fátima: Antes mesmo do ano de 2003, início do governo Lula, já existia o desejo de solucionar os problemas das cidades. A questão da moradia, do saneamento e a própria gestão, eram "pulverizados" nos ministérios. Assim, o CONCIDADES foi criado para estreitar os laços entre os municípios e o próprio governo federal, na tentativa de sanar as necessidades das populações.


HotNews: Na sua opinião, quais foram os maiores responsáveis pela criação do CONCIDADES?


Rosa de Fátima: O CONCIDADES só existe devido a união de vários fatores. Primeiro, destaco a luta do presidente Lula e a união de vários segmentos que compõem a sociedade brasileira. A proposta agregou empresários, trabalhadores, entre outros, em torno desta discussão. A própria criação do Ministério das Cidades, é uma prova disso.


HotNews: Qual a importância da realização de uma Conferência como esta,para a nossa cidade?


Rosa de Fátima: Sobre a questão das cidades, toda Conferência é importante, pois é uma oportunidade para que sejam discutidas questões inerentes à cidade. Esse encontro foi dividido em todos os níveis. Assim, partindo do conhecimento da realidade, é que são definidas políticas públicas voltadas para o progresso e melhoria das perspectivas de vida. Até agora, tivemos a informação de que mais de 100 municípios potiguares realizaram o seu encontro. Na ocasião, em cada uma delas foram escolhidos os delegados que participarão da Conferência Estadual. Agora, é a vez de Caraúbas.


HotNews: Que áreas podem ser concebidas como prioritárias, na busca pelo desenvolvimento de uma cidade como Caraúbas?

Rosa de Fátima: Pelo que conheço de uma cidade com o porte de Caraúbas, considero a habitação, o transporte e o saneamento básico como prioridades. Certamente, neste espaço que é salutar, as discussões irão girar em torno dessas temáticas. Essa é a última Conferência que será realizada durante o governo Lula e, por essa razão, esperamos que o seu sucessor dê continuidade a realização de momentos como este, e as ações que estão sendo desenvolvidas.


HotNews: Caraúbas ainda não dispõe de um Conselho Municipal da Cidade. De que forma a senhora observa a criação desse organismo, em nossa cidade?


Rosa de Fátima: No Estado, poucos municípios têm o Conselho Municipal da Cidade. Caraúbas ainda não tem e, por essa razão, vejo como fundamental a criação de um, o mais rápido possível. Ele tem a finalidade de fiscalizar as ações desenvolvidas no âmbito da cidade, e pode ser consultivo e/ou de caráter deliberativo.


Nas próximas postagens, estaremos trazendo a segunda parte da entrevista exclusiva.


Por MAYKON OLIVEIRA, LEYSSON CARLOS E KAROL WOJTYLA

RACISMO? NÃO!

São muitos os exemplos de racismo em várias partes do mundo. Nos últimos dias, um deles chamou a atenção. Trata-se das palavras de ofensa do deputado mexicano Ariel Gómez, que chamou o povo haitiano de "negros abusivos".

Além disso, ainda falou que os que foram atingidos por um forte terremoto no dia 12 de janeiro, só poderiam receber ajuda financeira se todos tivessem os dedos pintados com uma "tinta branca que não possa ser apagada".


O Partido da Revolução Democrática (PRD) não exitou e expulsou o parlamentar, que depois pediu desculpas publicamente alegando que tudo foi apenas uma "brincadeira".


A expulsão do partido saiu barato, diante de tamanha demonstração de preconceito.


Por MAYKON OLIVEIRA

VICE-PREFEITO ALCIVAN VIANA PARTICIPOU DE ENCONTRO IMPORTANTE.

Representantes dos Territórios da Cidadania do RN (Foto: Valdivan F. de Almeida)

Nos dias 28 e 29 de janeiro aconteceu o Encontro de Constituição e Lançamento da Rede de Colegiados Territoriais do Estado do Rio Grande do Norte. O evento, que foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, ocorreu no Centro de Treinamento João Paulo II, em Natal, e contou inclusive com a participação do vice-prefeito de Caraúbas, professor Alcivan Viana (PMDB).

Cerca de 10 representantes de todos os Territórios da Cidadania do RN prestigiaram o encontro. Assim, a constituição dessas Redes será de grande importância para o desenvolvimento ds municípios, uma vez que permitirá a discussão de políticas públicas voltadas para a eclosão do desenvolvimento sustentável, sobretudo nas comunidades rurais.

O vice-prefeito Alcivan Viana, que atualmente é Sub-Coordenador do Território do Sertão do Apodi, representou a referida área no âmbito do encontro. Na oportunidade, ele foi escolhido como um dos representantes do Território na Rede Estadual. Tal fato, deverá consolidar a sua participação no IV Encontro Nacional, que acontecerá em Brasília/DF.

Alcivan é um Sub-Coordenador do Território do Sertão do Apodi. (Foto: Valdivan F. de Almeida)

Bom para a região! Bom para o município!


Por MAYKON OLIVEIRA

GALILEU CURSINHO DEVERÁ RETOMAR ATIVIDADES NO FINAL DESTE MÊS.

A informação foi repassada pelo professor João Gomes Filho.

Conversando na manhã de ontem com o professor João Gomes Filho, que é proprietário do Galileu Cursinho de Caraúbas/RN, ele nos comunicou que as aulas deverão ser retomadas ainda no final deste mês.

Para este ano, algumas melhorias podem ser anunciadas, em virtude da grande procura que aconteceu no ano passado.

Nas próximas postagens, traremos maiores detalhes.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

É bom que venha!

Quando esteve na cidade de Caraúbas nesta semana, a professora Raimunda Freire (Mundinha), que está a frente da 13ª DIRED, fez questão de ratificar que a Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira receberá os investimentos para a construção de vários laboratórios. Os recursos já estão garantidos e as obras devem ser iniciadas em meados deste ano. Após concluída a grande reforma, a Lourenço será a primeira escola do município a oferecer Ensino Médio Profissionalizante.

Jornada

A Jornada Pedagógica do município tem prosseguimento com a realização de atividades internas, em cada uma das escolas. Na ocasião, acontecerá a análise e atualização do Projeto Político Pedagógico, o Planejamento Anual, além dos preparativos para a aula inaugural e para a reunião com os pais, que acontecerá nesta sexta-feira (5).


É assim que se faz...

Sem esperar por esse ou aquele, o professor Flaviano Monteiro, do PC do B de Apodi, segue visitando cidades e comunidades em toda a região. Apesar de faltar alguns meses para o pleito, é inegável que ele possuiu uma das pré-candidaturas mais sólidas dentre todos os nomes que já foram citados nesses municípios circunvizinhos. Caso continue recebendo apoios e contando com o respaldo dos eleitores, Flaviano deverá concretizar o seu projeto de lutar por uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado.


Por MAYKON OLIVEIRA

CRIANÇA VIRA MAMÃE, NO PAÍS DO "FILHO ÚNICO".

(Imagem:http://cristianaarcangeli.virgula.uol.com.br)

Uma criança chinesa de apenas nove anos e que não teve a identidade revelada, deu à luz um bebê do sexo masculino, tornando-se uma das mais jovens mães do mundo.

De acordo com informações, a menina foi levada para um hospital em Changchun, no Nordeste da China, quando estava grávida de oito meses e meio, em virtude da gravidez ser considerada de risco. Dois dias depois nasceu o filho, através de um parto cesariano.

Dentre todos os casos que se tem notícia, o mais curioso aconteceu em 1939, quando uma menina peruana de 5 anos foi submetida à uma cesariana e deu à luz um bebê de 2,7 quilos.


Por MAYKON OLIVEIRA

3 de fevereiro de 2010

PALAVRA DO MINISTRO!

Se ele pensa assim, imagine nós...

(Charge:ttp://parazinet.files.wordpress.com)

O ministro da Justiça, Tasso Genro, afirmou que a segurança pública no país está falida. A declaração foi dada durante o lançamento do programa Território de Paz, em São Bernardo do Campo/SP.

O que Genro falou tem fundamento. A criminalidade ganhou cada vez mais espaço em várias porções do território nacional, muitas vezes, se mostrando mais organizada que o aparelho de Estado.

Ele deverá deixar o Ministério no próximo dia 10, e dará lugar ao seu secretário-executivo, Luiz Paulo Barreto.


Por MAYKON OLIVEIRA

JORNADA PEDAGÓGICA TEVE PROSSEGUIMENTO COM A REALIZAÇÃO DE OFICINAS E PALESTRAS.

Tiveram continuidade nesta quarta-feira as atividades inerentes à Jornada Pedagógica de Caraúbas. Ontem (2) aconteceu a solenidade de abertura, enquanto que hoje foram realizadas as Oficinas Pedagógicas.

Veja algumas imagens:

Oficina de Leitura - Educação do Campo
A professora Genilma Mota trabalhou com educadores da zona rural.


Palestra: A gestão na sala de aula no Ensino Médio: Aspectos metodológicos e avaliativos - Ensino Médio
O caraubense Rômulo, Técnico da Secretaria Estadual de Educação, ministrou uma ótima palestra.


Palestra: Projeto Político Pedagógico: Por que tanta dificuldade em lidar com essa questão? - Gestores e Coordenadores Pedagógicos
O professor Francisco José, abordou questões pertinentes ao PPP.


Palestra: O importante papel da merendeira e sua atitude em relação à criança - Merendeiras
Merendeiras acompanharam com atenção as palavras da nutricionista, Dra. Josilana Fernandes.


Oficina de Matemática - GESTAR II
Educadores acompanhando as palavras do tutor, professor Raimundo Nonato.


Palestra para os educadores do 1º ao 5º Ano
O Dr. Evangelista Lima foi o palestrante.

Várias outras palestras aconteceram, inclusive para os professores do Ensino Infantil. Na ocasião a temática abordada foi "O brincar enquanto proposta lúdica na Educação Infantil".



Por MAYKON OLIVEIRA

BANCO CENTRAL LANÇA NOVAS CÉDULAS EM TAMANHOS DIFERENTES.

Novas cédulas que circulará no Brasil

Nesta quarta-feira (03), o Banco Central lançou as novas cédulas que devem circular no mercado brasileiro. As notas de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 entrará em circulação gradualmente até 2012. As diferenças em relação ao dinheiro atual poderá ser notada através do tamanho que cada nota terá. Nesse caso a cédula de R$ 2 é a menor, sendo que a de R$ 5 será um pouco maior e assim sucessivamente, a exemplo da moeda que é circulada na Europa (euro).

O visual também ganhou traços diferentes, a frente está visualmente mais limpa, mantendo o símbolo da República. Uma faixa com o valor da nota estará estampado do lado direito, sendo que o lado esquerdo ganha um grafismo com figuras do habitat de cada animal (a nota de R$ 100, por exemplo, que tem uma garoupa no verso, ganhou na frente figuras que remetem ao mar). No verso, as figuras de animais foram modificadas e estão agora na horizontal. A nota de R$ 50, por exemplo, traz a mesma figura da onça pintada, agora deitada sobre uma pedra.


Fonte: www1.folha.uol.com.br


Por KAROL WOJTYLA

EXAME MÉDICO E PSICOTÉCNICO IRÁ SER REALIZADO NA CENTRAL DO CIDADÃO DE CARAÚBAS/RN


A Central do Cidadão de Caraúbas/RN, estará disponibilizando para quem estiver interessado em renovar ou fazer a CNH (Carteira Nacional de Habilitação),os exames médicos e psicotécnicos do DETRAN. Os mesmos serão realizados no dia de amanhã (04).


E em virtude de não haver mais os exames na central da cidade de Apodi/RN, os mesmos que estavam marcados para serem realizados a partir das 11h00mim, agora serão feitos às 8h00mim.


Por LEYSSON CARLOS

RESULTADO DA ENQUETE

Festa de São Sebastião 2010 teve avaliação positiva.

Com o término dos festejos alusivos ao Padroeiro São Sebastião, realizados no período de 10 a 20 de janeiro, a equipe do blog decidiu criar uma enquete para saber de que forma foram avaliadas as programações religiosa e social.

Os resultados foram os seguintes:


A avaliação positiva do evento chegou aos 76%, sendo 61% para a opção "ótima" e 15% para a opção "boa". Dessa forma, o número total de participantes da enquete que aprovou a programação foi de 361.

Já os que avaliaram negativamente atingiram apenas 24%, sendo 13% para a opção "regular" e 11% para a opção "ruim". De um total de 471 participantes, 110 não julgaram como positiva a realização dos festejos neste ano.

Mais uma vez, agradecemos a todos aqueles que participaram da sondagem.


Por MAYKON OLIVEIRA

II URSAP E SECRETARIAS MUNICIPAIS REALIZARÃO CAMPANHA NO CARNAVAL 2010.

(http://www.rogeriosilveira.jor.br)

Com o propósito de combater a AIDS e as DST's, a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) promoverá uma campanha em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde de cada um dos 27 municípios pertencentes a jurisdição, durante os festejos do carnaval.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a campanha terá como público principal as jovens de 13 a 19 anos de idade. No entanto, elas não serão as únicas que receberão atenção especial. De acordo com informações da assessoria da Unidade, cerca de 140 mil preservativos serão distribuídos durante o carnaval.

Nos locais de maior movimentação, como é o caso das cidades de Apodi e Areia Branca, a quantidade de preservativos a ser distribuída é bastante significativa. Também deverão ocorrer ações educativas de caráter preventivo.

Com informações da Assessoria da II URSAP.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONSELHO DO FUNDEB FOI ESCOLHIDO E EMPOSSADO, EM CARAÚBAS/RN.

O professor Cesimar Morais é o novo presidente.

Numa reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira, na Escola Municipal Josué de Oliveira, foi escolhido e empossado o Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB.

A escolha dos novos membros aconteceu em caráter de urgência, no encontro que reunião representantes de vários segmentos, como o Conselho Tutelar, os Poderes Executivo e Legislativo, Sindicatos, classe estudantil, entre outros.

Representantes de vários segmentos escolheram e empossaram os novos membros.

Dessa forma, o Conselho do FUNDEB será formado pelos seguintes representantes:

Presidente - Cesimar Bezerra de Morais (Representante dos Professores)
Vice-presidente - Maria das Dores de Morais (Representante do Conselho de Educação)
Secretária - Lenilce Praxedes (Representante do SINTE)
Herculana da Costa Viana (Representante do SINDISPUMC)
Ubirajara Brito de Morais (Representante dos funcionários)
Gilmar Marques de Souza (Representante do Poder Executivo)
Vereador Hamilton Bezerra (Representante do Poder Legislativo)
Eílson Carlos Fernandes (Representante do Conselho Tutelar)
Ivanilda Braga Linhares (Representante dos pais de alunos)
Assíria Mota Belo (Representante dos alunos)

Lenilce Praxedes, Cesimar Morais e Maria das Dores, comandarão as ações do Conselho do FUNDEB.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Sucesso!

O locutor Vonúvio Praxedes vem se consolidando no rádio caraubense. Apresentando um programa matinal, o jovem tem agradado muitos ouvintes em Caraúbas e região, sobretudo em virtude de seu carisma, simpatia e prestação de serviços à sociedade. Tais requisitos, fazem de Vonúvio um dos comunicadores que mais se destacam na atualidade, através das ondas da RPC Centenário.


Violência x Esporte

Em menos de um mês, três casos de violência aconteceram com personagens ligados ao mundo dos esportes. Primeiramente, o ataque aos jogadores de Togo, em Angola. Depois, foi a vez do jogador paraguaio Salvador Cabañas ter sido atingido por um tiro, na cabeça. Agora, tivemos a notícia de mais um caso. Trata-se de Juan Carlos Silva, que é companheiro de Cabañas no América do México, e foi baleado numa tentativa de assalto.


Continuidade

Terá continuidade hoje a Jornada Pedagógica do município. Para os professores do Ensino Infantil, as atividades serão realizadas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Caraúbas. Para os demais servidores, as Oficinas acontecerão na Escola Municipal Josué de Oliveira.


Por MAYKON OLIVEIRA

"PALHAÇADA DISTRITAL"

(Charge:www.eramos6.com.br)

Se não bastassem os escândalos no Distrito Federal, graças ao governador José Roberto Arruda (sem partido) e sua "turma" de aliados, agora mais um deles ganha espaço, sendo eleito presidente da Câmara Legislativa.

O deputado distrital Wilson Lima (PR) é o novo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ele foi eleito ontem (2) para o lugar de Leonardo Prudente (sem partido), após renúncia em virtude dos escândalos e vídeos que comprovam o seu envolvimento no esquema de propinas.

Com esse resultado, os governistas voltam a ter o controle da Casa e Arruda comemora mais uma vitória, em cima da dignidade alheia.

Viva à "democracia"! Isso é Brasil(ia)!


Por MAYKON OLIVEIRA

2 de fevereiro de 2010

ESCOLAS CARAUBENSES REALIZAM EXPOSIÇÃO DE PROJETOS.

Durante esses dois dias de atividades da Jornada Pedagógica, várias escolas caraubenses estão realizando a exposição dos seus projetos e/ou atividades realizadas durante o último ano letivo. Na realidade, são maquetes, painéis, cartazes, e outros trabalhos realizados pelos alunos.

Veja os trabalhos expostos por algumas escolas, na Escola Municipal Josué de Oliveira:

Escola Municipal Francisco de Paula Pessoa Filho, da comunidade de Cachoeira.


Escola Municipal Manassés Braga Vieira, da comunidade de Santo Antônio.


Escola Estadual Antônio Carlos, situada no Centro da cidade.


Escola Municipal Profª. Leônia Gurgel Fernandes de Azevedo, situada no Alto de São Severino.


Escola Municipal Jonas Gurgel, localizada no bairro Leandro Bezerra.


Escola Municipal Aproniano Martins de Sá, da comunidade de Miranda.


Bela maquete da comunidade de Apanha-Peixe, produzida pelos alunos da Escola Municipal Gregório Batista de Morais.


Por MAYKON OLIVEIRA

JORNADA PEDAGÓGICA 2010 TEVE INÍCIO NA MANHÃ DE HOJE.

Autoridades prestigiaram a solenidade de abertura.

Na manhã desta terça-feira, aconteceu a solenidade de abertura da Jornada Pedagógica de Caraúbas. Na oportunidade, centenas de professores e outros servidores da área da educação, prestigiaram o evento, que abordou a temática "Construção Coletiva: Caminho para uma Educação Inclusiva" e ocorreu na Escola Municipal Josué de Oliveira.

Educadores e outros servidores lotaram o auditório da escola.

A abertura oficial contou com as palavras do prefeito Ademar Ferreira e do secretário do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, professor Ivanildo Fernandes. Este último falou sobre as conquistas que o município obteve no âmbito da educação, ao longo desse pouco mais de um ano a frente da Pasta.

O professor Ivanildo Fernandes destacou conquistas, como o campus da UFERSA e a creche modelo.

Quem também fez um pronunciamento foi a professora Raimunda Freire (Mundinha), que está a frente da 13ª DIRED, que tem sede em Apodi/RN. Ela anunciou algumas das ações da unidade, nos municípios da jurisdição. Além disso, ratificou os investimentos que serão realizados na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira, fato que transformará a instituição numa escola de Ensino Médio profissionalizante.

Luzinete Fernandes (gestora da Escola Antônio Carlos), o prefeito Ademar Ferreira, Mundinha Freire, o secretário Ivanildo Fernandes e Maria José dos Santos (gestora da Escola Maria Sílvia).

Logo em seguida, foi realizada uma bela apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Leônia Gurgel. Também, foi entregue ao prefeito municipal, uma carta de reivindicações, escrita pelo Colegiado, e que solicitava melhorias para as escolas da zona rural.

Alunos da Leônia Gurgel realizaram uma bela apresentação.


Aluna fez a leitura de uma carta de reivindicações do Colegiado.

Por fim, aconteceu a palestra "O ato de avaliar na prática docente: desafios do cotidiano", ministrada pela professora Iara Maria Linhares.

A professora Iara Linhares ministrou palestra sobre o ato de avaliar.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES