27 de dezembro de 2008

MANHÃ MOVIMENTADA, NA ÚLTIMA FEIRA LIVRE DO ANO.


Hoje, o movimento no centro da cidade de Caraúbas/RN foi intenso, sobretudo, pela manhã. Isso causou uma certa surpresa, pois em sábados anteriores, a situação vigente era completamente diferente.

Em visita a feira livre, tivemos a oportunidade de observar uma grande circulação de pessoas, que saíram de suas casas na zona urbana e/ou se deslocaram da zona rural para comprar alguns pertences para o reveillon. Tal fato contribuiu para o aumento das vendas, nos mais diversos segmentos e toda uma grande variedade de produtos.

Isso ficou ratificado em conversas que tivemos com alguns dos vendedores, que se diziam felizes com a movimentação dessa que era a última feira livre do ano de 2008.


Por MAYKON OLIVEIRA

POLUIÇÃO SONORA

Foto: Extraída de leitoreclama.files


A poluição sonora é um dos maiores problemas encontrados nas grandes cidades. O barulho dos carros, das pessoas, entre outros, acaba contribuíndo para isso, pois muitas vezes as pessoas são privadas de um repouso adequado, não por falta de tempo, mas por falta de silêncio.

Apesar de ser uma cidade pequena, caraúbas também tem vivenciado isso. Durante todo o período eleitoral, muitos decibéis eram "lançados" aos ouvidos da população, uma vez que era grande o número de carros de som, paredões e/ou quaisquer outras coisas que fizessem muito barulho. Pois bem, a campanha política acabou, mas o barulho permanece firme e forte (muito forte).

Nos últimos dias, o movimento de carros de som tem se intensificado em todos os bairros da cidade. Contudo, é no centro que a situação se apresenta de maneira mais caótica. As pessoas que trabalham no comércio, algumas vezes, têm certa dificuldade na questão do atendimento ao cliente, em virtude do grande barulho. Atender o celular? Bom, até isso fica complicado.

São muitos carros, muita "zuada", como dizem por aqui. Porém, não queremos aqui diminuir o trabalho daqueles que dependem dessa atividade para sobreviver. O que está errado não é a propaganda, não são as pessoas que vendem os seus produtos. O maior erro é a ausência de fiscalização quanto a questão do volume dos veículos. É a falta de controle e muitas vezes, de orientação. Tudo isso contribui para que vários carros de som juntos, causem o que denominamos de poluição sonora e que acaba causando transtorno a todos.



Por MAYKON OLIVEIRA

PARA BOM ENTENDEDOR... UM "ESTOURO" BASTA!

Enquanto isso, em Caraúbas...

... as explosões não páram!!!!

Por MAYKON OLIVEIRA

Charge: PATRÍCIO FERREIRA

AMIGOS FAZEM HOMENAGEM AO CASAL ASSASSINADO EM MARTINS/RN.

No último dia 14 do corrente mês, um caso de assassinato chamou muita atenção. Na realidade, tratava-se da morte brutal de um casal de jovens, na cidade de Martins/RN.

O jovem Dayff Kennedy Alves da Silva, que tinha apenas 22 anos, e sua namorada, a estudante Sanelle Lauane de Lima e Silva, de 17 anos, foram mortos de maneira misteriosa.

Esse fato repercutiu em todo o nosso estado, causando um sentimento de revolta e indignação pelas vidas que foram dizimadas. Hoje, a polícia conduz de forma avançada às investigações.

Revoltados com o que aconteceu e para prestar as últimas homenagens ao casal, alguns amigos publicaram um vídeo no YouTube, mostrando a alegria dos dois jovens no período em que usufruíam desse bem precioso que é a vida.

Copie e click no link abaixo e confira o vídeo na íntegra.

http://br.youtube.com/watch?v=tCNOwwWxOgM


Por MAYKON OLIVEIRA

26 de dezembro de 2008

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

- POLUIÇÃO SONORA

- PARA BOM ENTENDEDOR... UM "ESTOURO" BASTA!

- AMIGOS FAZEM HOMENAGEM AO CASAL ASSASSINADO EM MARTINS/RN.

CARAUBENSE ASSUME CHEFIA DE GABINETE DA UERN


O professor Lauro Gurgel de Brito, subchefe de Gabinete, assumiu nesta segunda-feira, 22/12/08, a Chefia de Gabinete do Reitor da UERN, em substituição do titular, professor Chagas Silva, em gozo de férias no período de 22 de dezembro de 2008 a 20 de janeiro de 2009.

Márcio AlexandreAgecom-UERN

http://www.uern.br/administracao/agecom.asp?menu=noticia&notid=1451

Turba virtual

BLOG DO CARLOS SANTOS

O jornalista Thurbay Rodrigues também vai ingressar na blogosfera. Não deve ser mais um. Com sua verve perene, Thurbay estuda a implantação do seu endereço eletrônico, para debulhar muita picardia. Ele conseguiu vencer a tecnofobia, então agora é bom sair da frente.

Sucesso, “Turba!”


http://www.blogdocarlossantos.com.br/

NÚCLEO DA UERN RECEBERÁ UM NOVO CURSO



O futuro secretário, Ivanildo Fernandes, nos comunicou que teve uma audiência com o reitor Milton Marques da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), na ocasião o magnífico reitor lhe garantiu que no próximo processo seletivo, o NAESC (Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas) da UERN de Caraúbas/RN já estará contando com um novo curso.

A escolha do curso, segundo o petista, será feita de acordo com um plebiscito que contará com a participação de toda a comunidade acadêmica de Caraúbas.

Atualmente o Núcleo da UERN de Caraúbas, disponibiliza o curso de Pedagogia, e é considerado por todos os professores que por aqui lecionam um dos melhores núcleos de que a Universidade dispõe.

SEGUNDO JÁCOME

IVANILDO FALA EM PROJETOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


BOLSA EDUCAÇÃO

O vereador eleito do PT nos informou que será criado no início de 2009, um programa em que universitários caraubenses terão acessos a “bolsas”. Para adquirir essas bolsas, os estudantes terão de dar aula para um cursinho pré-vestibular gratuito, que será criado em Caraúbas/RN.

O valor da “bolsa”, não nos foi repassado pelo vereador, no entanto, Ivanildo nos informou que será um valor considerável, tendo em vista que os bolsistas darão as aulas apenas nos finais de semana.

EXPANSÃO DO PROGRAMA “AABB COMUNIDADE”

É uma das prioridades do futuro secretário, a expansão do programa AABB COMUNIDADE para a zona rural do município. Essa expansão visa oferecer as ações do programa para um maior número de crianças da zona rural, criando assim pólos nas principais comunidades do município. No entanto, uma das principais conseqüências dessa expansão será a diminuição das longas viagens que os estudantes das comunidades fazem para se deslocar até a cidade.

O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação seria efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Ivanildo nos informou que a “Escola do Alto da Liberdade” será inaugurada logo no início letivo de 2009, e que todos os equipamentos necessários para o funcionamento da mesma já estão assegurados.

Com relação ao Núcleo de Esportes, o vereador eleito, nos comunicou que sua indicação será a do nome de Lindemberg Lima, jovem filiado ao PT e que exercia as suas atividades profissionais na secretaria de saúde do município.

Um dos cargos mais importantes da secretaria de educação será ocupado pela petista Antonete Silva, trata-se do CEMER, que é o órgão responsável pela gestão das escolas rurais não possuidoras de direção.

No que se refere às escolas do município, é uma reivindicação de Ivanildo, que tanto os diretores, quanto os vice-diretores, sejam profissionais possuidores de ensino superior.

SEGUNDO JÁCOME

FUTURO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO AFIRMA: ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO NÃO PAGARÁ TAXA.


Uma boa notícia para os estudantes universitários que estudam em Mossoró. Em conversa na noite de ontem (25/12), com o futuro secretário de educação Ivanildo Fernandes, tivemos a informação de que os referidos estudantes não pagarão qualquer tipo de taxa.

Ivanildo nos informou, que ainda está estudando a forma como os estudantes universitários serão transportados para Mossoró, tendo em vista a grande quantidade de estudantes, que se deslocam até a cidade vizinha para cursarem a sua faculdade.

Desde o último dia 06 de Outubro, que os estudantes caraubenses desembolsam uma taxa de 16 reais por semana, para poderem seguir até Mossoró. Esse fato fez com que muitos caraubenses fossem prejudicados, pois alguns estudantes, não possuindo condições de desembolsar essa quantia, tiveram que optar pelo cancelamento de seus estudos.


SEGUNDO JÁCOME

AGRADECIMENTOS

Caríssimos leitores do nosso blog.

É com grande alegria e satisfação que agradecemos a todos vocês pelo grande apoio concedido ao nosso audacioso projeto.

Em pouco mais de um mês, chegamos a impressionante marca de 3.000 acessos, sendo que, em apenas 24 horas (dos dias 18 e 19 desse mês), o nosso espaço foi visitado mais de 600 vezes.

Assim, nossa equipe de blogueiros agradece a todos e, sem dúvidas, esperamos contar cada vez mais com vocês no próximo ano.

Grande abraço a todos!


Equipe do Blog CaraubasHotNews.

VEREADOR ELEITO EM CARAÚBAS É UM DOS MAIS JOVENS DO RN

Foto: Extraída de eleicoes.uol.com.br


Nos últimos anos, se tornou cada vez mais perceptível a entrada maciça de jovens para o cenário político, seja em âmbito nacional, regional e/ou até mesmo local.

No último pleito, em nosso município não foi diferente. O Jovem Vinícius Amorim (PRB), de apenas 19 anos de idade, conseguiu ser eleito o vereador mais jovem da história de Caraúbas, obtendo 740 votos. Na verdade, foi a primeira vez que ele “apareceu” na política local e, logo em sua primeira participação, obteve uma votação muito expressiva.

Vinícius entrou para um seleto grupo de jovens que foram eleitos em 2008, sendo também, um dos vereadores eleitos mais jovens do Rio Grande do Norte. Ainda fazem parte dessa lista: o jovem universitário Mauricio Gurgel Filho (PHS) de 20 anos, eleito em Natal; José Bezerra Furtado Neto (PMDB) que tem apenas 18 anos , e foi eleito em Lajes Pintadas; Douglas Henrique de Oliveira (PR) com 19 anos, eleito em São Fernando e; Ismael Medeiros (DEM), do município de Acari, foi reeleito agora com 22 anos. Vale salientar que ele foi eleito em 2004, se tornando, na oportunidade, o vereador mais jovem do estado, com 18 anos.

Desejamos aos nossos novos representantes muito sucesso, durante esses quatro anos de legislatura na Casa do Povo.


Por MAYKON OLIVEIRA

EM 2009, CERCA DE 105 MIL VAGAS SERÃO DISPONIBILIZADAS EM CONCURSOS.

Foto: Extraída de portaldecaragua.com.br


A luta para ingressar no mercado de trabalho é um dos maiores desafios enfrentados por uma parcela significativa de nossa população. Para o próximo ano, muitos daqueles que buscam há muito tempo, certamente terão suas chances ampliadas, uma vez que serão disponibilizadas 104.979 vagas, que serão preenchidas em cargos públicos, federais ou estaduais.

Os salários podem variar, atingindo a surpreendente marca dos R$ 19.000,00, para cargos de nível mais elevado. Contudo, serão abertas vagas em diversos órgãos, como a Receita Federal, que aguarda autorização do Ministério do Planejamento para preencher 5.290 vagas, de nível médio e superior, e como a Polícia Federal, que já teve 2.000 vagas de nível superior aprovadas pelo Senado.

Além disso, a Polícia Rodoviária Federal deverá ofertar cerca de 3.000 vagas, o Banco Central também aguarda o aval para oficializar a quantidade de vagas, para abrir concurso para nível médio e nível superior. Também, cerca de 75.000 vagas de professores devem ser preenchidas. Pelo menos é o que anuncia a Secretaria de Estado da Educação. Já o Ministério da Educação abrirá para professores e técnicos administrativos cerca de 3.826 vagas.

egundo o Ministério do Planejamento, aproximadamente 45.993 vagas devem ser abertas no ano de 2009. Sendo que as mesmas serão distribuídas em concursos públicos nas áreas de esportes, educação e seguridade social, mas que ainda não foram anunciados. Além disso, outras vagas em várias áreas também serão abertas.


Por MAYKON OLIVEIRA


Fonte de Dados:www.depositonaweb.com.br

25 de dezembro de 2008

“TORTURA MUSICAL”

Foto: Extraída de www.juniao.com.br

Muitas vezes, ao ouvirmos uma música de qualidade duvidosa, não nos sentimos bem. Isso causa uma perturbação, ou como falamos aqui, uma agonia. Agora, o que você me diz de ouvir um som que você não gosta durante vários dias?

Esse castigo existe de verdade (e olhe que não estou falando do créu, do segura o tchan e muito menos da dança da “alguma coisa” torta). Na realidade, muitos dos presos detidos na prisão de Guantánamo, em Cuba, são submetidos a essa terrível forma de impor o medo. A tortura sonora chega a durar dias, semanas e até meses, sempre ao som de bandas como AC/DC, Queen, Pantera, além de outras bandas em que rock pouco pesado é uma bobagem.

Tal prática, já vem sendo desenvolvida desde as invasões estadunidenses ao Afeganistão e ao Iraque. Contudo, veio à tona recentemente, devido ao descontentamento dos artistas, que não concebem suas músicas como uma forma de torturar alguém.

Se a moda pega no Brasil hein?


Por MAYKON OLIVEIRA

ATLETA SANDRO REÚNE AMIGOS EM JOGO AMISTOSO.


Aconteceu na tarde de ontem, no campo municipal, um jogo festivo envolvendo as equipes do Flamengo do BLB (Flamengo de Reílton). e um combinado formado pelos amigos do jogador caraubense Sandro.

A maior parte dos participantes são atletas residentes no bairro Leandro Bezerra. Dezenas de pessoas acompanharam a partida, que começou por volta das 16 horas. Apesar de ser um amistoso, muitos atletas levaram os “90 minutos” a sério, como se fosse uma decisão de campeonato. Por isso, muitas foram emoções, do começo ao fim.

Desse modo, podemos destacar a importância de eventos como esse, pois, além de reunir os nossos desportistas, acaba contribuindo para que as pessoas usufruam de momentos de lazer e descontração. E, além de tudo, poder reencontrar um ídolo. Assim, o resultado pouco importa, pois todos saíram vencedores.


Por MAYKON OLIVEIRA

JOVEM FALA SOBRE ATUAÇÃO DE GRUPO NO BLB.

Foto: Cedida

É cada vez menos comum encontrarmos grupos de jovens que se organizam para lutar por seus ideais e/ou algo de interesse do lugar onde vivem.

No bairro Leandro Bezerra, durante esse ano, a idéia de formação de um grupo (que já existia há muito tempo) foi amadurecida e, com isso, surgiu o Grupo de Jovens em Busca da Liberdade, que tem como líder, o estudante Thiago Praxedes.

Veja a entrevista.

1. Como e quando surgiu a idéia de formação de um grupo de jovens no bairro Leandro Bezerra?
A idéia surgiu a partir do líder estudantil Rigno Begno, em meados dos anos 90. Porém, somente no ano de 2008, a idéia foi concretizada. Escolhemos um nome para nosso grupo, fizemos camisetas e fomos às ruas mostrar a nossa cara.

2. Qual a finalidade, o papel desse grupo?
De início, o reconhecimento. Nossa função, nosso papel é mostrar que a juventude do bairro Leandro Bezerra pode se organizar para lutar por melhorias para todos, mas em especial para os nossos jovens.

3. Vocês têm uma bandeira de luta e, também, buscam realizar algumas ações. Cite algumas delas.
Em 2008, além de colocar nossa cara na rua, procuramos despertar, nos demais jovens do nosso bairro, a lutar por objetivos, a correr atrás de mais espaço em nossa sociedade. Temos e certamente teremos muito que trabalhar, mas precisamos não deixar essa idéia morrer.

4. Muitos discriminam as pessoas do bairro Leandro Bezerra e, com isso, acabam não enxergando a realização desse belo trabalho. Você poderia comentar a respeito?
Nós do bairro Leandro Bezerra, sofremos preconceito, sim. Esse preconceito é praticado, muitas vezes, por pessoas que já viveram aqui e hoje estão bem de vida ou moram fora. Mas, apesar de ser um lugar periférico, não significa dizer que não temos valor. As pessoas têm que enxergar o algo a mais, principalmente em relação aos nossos jovens.

5. Que ações vocês pretendem desenvolver no próximo ano? Quais são os maiores desafios e perspectivas?
Para 2009, nós temos muitos planos e idéias. Sabemos que os obstáculos virão, mas vamos continuar lutando e procurando ser a voz ativa do nosso bairro. Vamos cobrar das nossas autoridades o que for necessário à nossa juventude, ao nosso bairro.


Por MAYKON OLIVEIRA

24 de dezembro de 2008

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

- "TORTURA MUSICAL".

- ATLETA SANDRO REÚNE AMIGOS EM JOGO AMISTOSO.

- JOVEM FALA SOBRE ATUAÇÃO DE GRUPO NO BLB.

MÁ NOTÍCIA: SECA PODE SE AGRAVAR EM 2009



Os três primeiros meses de 2009 deverão ter poucas chuvas, segundo o indicativo da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). O período chuvoso deverá se configurar com chuvas normais (600 mm) e ligeiramente abaixo do normal no interior do estado.

A notícia não é muito boa para os quase 30 municípios potiguares, que decretaram estado de emergência, em razão da seca. Da nossa região, apenas o município de Governador Dixpt-Rosado decretou estado de emergência.

SEGUNDO JÁCOME

MENSAGEM NATALINA

Hoje, bem cedo, recebemos um cartão com uma linda mensagem natalina. O mesmo foi remetido pela Deputada Federal do nosso estado, Sandra Rosado (PSB).


À Deputada Sandra Rosado e toda a sua família, nossos sinceros votos de boas festas.

JORNAL DE FATO: NOVO PREFEITO NÃO TERÁ ONDE TRABALHAR.

Caraúbas - O novo prefeito de Caraúbas não terá um gabinete para trabalhar quando assumir o governo no dia 1º de janeiro de 2009. É que o prefeito Eugênio Alves, que perdeu a eleição no dia 5 de outubro, iniciou uma reforma no primeiro semestre de 2008 e até hoje não concluiu. Do prédio histórico da Prefeitura, existe só a fachada.
E este não será o único problema deixado por Eugênio Alves para o seu sucessor. Existe uma série de graves problemas administrativos, como doações irregulares de terrenos e contratos irregulares que vão dá dor de cabeça no novo prefeito, Ademar Ferreira, que foi diplomado semana passada pela Justiça Eleitoral.
Sobre a sede da Prefeitura Municipal, atualmente o prefeito Eugênio Alves está despachando de sua própria residência. Os servidores do gabinete estão confeccionando os documentos da administração em quartinhos pequenos, sem qualquer estrutura ou conforto, ao lado da obra, e levando para o prefeito assinar na casa dele.
Sobre os terrenos que estariam sendo doados irregularmente pela Prefeitura, já que não pode ser doados terrenos três meses antes e nem depois da eleição, conforme a Legislação Eleitoral, há quem diga que é legal e há quem diga que é ilegal.
O vereador Alcivan Viana, que se elegeu na eleição passada para vice-prefeito, é ilegal, pois além de ferir a Legislação Eleitoral, não passou pela aprovação da Câmara Municipal. "Já solicitamos informações do Poder Executivo e recebemos como resposta que não houve doações. Mas não é o que observamos na prática", diz Alcivan Viana.
Sobre os contratos, o que mais preocupa a equipe que está sendo gerenciada pelo novo prefeito Ademar Ferreira, é referente à limpeza pública. A cidade está com 29 focos de entulhos espalhados em ruas e praças.
O atual secretário de Obras e Limpeza Pública, Keioshe Targino, disse que até o final do governo Eugênio Alves, os entulhos serão retirados da cidade. Disse que ainda não fez a limpeza porque a máquina está com o motor batido. "Vamos entregar a cidade arrumada", diz o secretário, que também negou que houvesse doação de terreno e irregularidades na obra da Prefeitura.
O prefeito eleito e diplomado Ademar Ferreira disse que vai procurar um imóvel da Prefeitura para transformar em sede enquanto conclui a obra que Eugênio começou e não terminou na sede da Prefeitura Municipal. "Vamos primeiro arrumar a casa e depois começar a governar", diz Ademar, que acredita que em três meses já terá tudo organizado para começar a governar de fato.

CARAÚBAS RECEBE 239 MIL DO FPM


O município de Caraúbas/RN recebeu a segunda parcela do FPM (Fundo de participação dos Municípios), referente ao dia 19/12/08, o valor correspondente é o de 239.625,09. No mês de Dezembro de 2008 a somatória dos repasses já ultrapassa o montante de 574 mil reais.


O FPM é uma das principais fontes de receitas dos municípios e é repassado a cada dez dias para as contas públicas das prefeituras. Portanto, três vezes por mês, esses valores são repassados para que os prefeitos possam sanar as suas despesas e contas públicas.


SEGUNDO JÁCOME

ROYALTIES


A última parcela de royalties de 2008 foi depositada nos cofres públicos da Prefeitura Municipal de Caraúbas, o valor é o de 278.001.52. Este valor ultrapassa o do mês de Novembro, que foi o de 274.253,72. No ano de 2008 entrou na conta da prefeitura o montante de 3.541.2008,90.

Cabe ressaltar que o repasse do royalties para os municípios, tem por objetivo proporcionar aos prefeitos condições de desenvolver atividades que possam trazer melhores condições de vida para os seus governados, como por exemplo: construção de calçamento e de casas populares.

SEGUNDO JÁCOME

ENTÃO...É NATAL?

Foto: Extraída de www.cronicassemconsentimento.zip.net

(Já dizia a canção...)

Diante do que temos observado, percebemos que essa data tão sublime, singela e importante que o natal, foi perdendo um pouco do seu brilho, do seu sentido.

Hoje, as pessoas se preocupam mais em comprar, em consumir e gastar os “trocados” acumulados durante o ano inteiro. Bom, apesar de vivermos em mundo cheio de tecnologia e modernidade, ainda não vi vender respeito no shopping. A fraternidade e o amor também ainda não estão em “liquidação”. Além disso, na se sabe quando o espírito natalino vai chegar à mercearia da esquina.

Quão bom seria que as pessoas mantivessem os costumes de outrora, em que o encontro com a família, as conversas e a ceia do natal, eram mais importantes que aquele presente comprado em 10 X sem juros (no cartão). Quão bom seria que tudo fosse diferente da realidade que temos (e olhe que já cansei de pedi ao Papai Noel, mas até agora ele não me atendeu).

Para que você tenha um verdadeiro FELIZ NATAL ou um NATAL FELIZ, é interessante procurar fazer o contrário do que está escrito acima. Lembre-se que trata-se de uma data importante, pois é um dos raros momentos que temos a chance de ficar perto de todos aqueles que mais amamos.

A todos os nossos amigos, leitores e colaboradores, um excelente (e verdadeiro) natal!


Por MAYKON OLIVEIRA

PROFESSOR IVAN KLÉBER FALA SOBRE ATUAÇÃO DA ACATE EM NOSSO MUNICÍPIO.

Na medida do possível, procuraremos realizar uma entrevista com alguém do nosso município ou da nossa região. Hoje, trouxemos uma entrevista com o professor Ivan Kleber, que é Graduado em Geografia pela UERN e atualmente é Pós-Graduando em Psicopedagogia pela FIP e em Geografia Física pela Faculdade do Noroeste de Minas.

O professor Ivan é o presidente da ACATE (Assessoria e Consultoria Técnica Educacional) e que a partir do próximo ano, será representada pela sigla CAE. Na oportunidade, ele fala sobre o papel dessa ONG, a equipe, as ações e as perspectivas em relação ao ano vindouro. Confira.


1- Sabemos que essas instituições de cunho não-governamental, “nascem” a partir de um propósito. Comente sobre o principal objetivo da ACATE?

A ACATE é uma organização não-governamental que tem por objetivo a prestação de serviços de assessoria e consultoria técnica em educação.

2- Sabemos que bons projetos são realizados por boas equipes. Assim, nos fale os integrantes dessa instituição?

A ONG é formada por uma equipe de profissionais das mais diversas áreas. Hoje, contamos com: 04 Geógrafos; 01 Assistente Social; 02 Psicopedagogas; 01 Bacharel em Economia; 02 Matemáticos; 02 profissionais licenciados em Letras; 01 profissional licenciada em História; 01 profissional licenciada em Ciências Biológicas; 02 Pedagogos e; 01 profissional da área de Medicina Veterinária.

3- Sabemos que o campo de atuação das ONG’s cresce a cada dia. Portanto, que ações já foram desenvolvidas em nosso município?

Embora seja um projeto recente, já desenvolvemos algumas ações em nosso município. Dentre elas podemos destacar a assessoria prestada pela nossa equipe à Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, durante a IV Semana de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (SEMMEIA), em junho desse ano. Na oportunidade, realizamos a conferência de abertura que foi ministrada por mim e pelo professor Maykon Oliveira. Além disso, realizamos algumas oficinas, coordenadas pela professora Paula Frassinete, e que foram direcionadas a professores do Ensino Infantil e Fundamental, das redes pública e privada.

4- Nos fale um pouco sobre as perspectivas para o ano de 2009, no tocante aos projetos e demais ações a serem desenvolvidas pela ACATE.

Estaremos lançando oficialmente a ONG para a imprensa e à sociedade caraubense em janeiro de 2009. Temos ainda programado para o início do ano, a realização do I FOCAP (Fórum Regional de Formação e Capacitação Pedagógica). Esse evento será coordenado e ministrado pela nossa equipe, e contará com parcerias importantes no município. A princípio, temos mantido contato com o Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC) e, também, com o Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como possíveis parceiros na realização desse evento. Assim, podemos dizer que estamos trabalhando numa perspectiva de obtermos novas parcerias, a fim de darmos uma dimensão maior ao evento de maneira a proporcionar aos participantes uma formação coerente, com eficiência e qualidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

JOGADOR SANDRO PARTICIPARÁ DE AMISTOSO

Foto: Extraída de www.cruzeiro.com.br

Informações que chegaram dão conta de que amanhã, por volta das 16 horas, será realizado mais um amistoso, no estádio Washington Câmara.

O jogo contará com a presença do jogador caraubense Sandro, ex-Cruzeiro/MG. Na verdade, o confronto será entre os amigos do atleta contra um selecionado formado pela base do Flamengo do BLB (o popular Flamengo de Reílton).

É sem dúvida será uma grande festa do esporte e toda à sociedade caraubense está convidada. Nas próximas postagens, nossa equipe trará mais informações a respeito.


Por MAYKON OLIVEIRA

23 de dezembro de 2008

SANTUÁRIO DO LIMA ATRAI MUITOS CARAUBENSES


O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, localizado na cidade de Patu/RN, sempre foi um dos principais locais para peregrinações religiosas, não só do oeste, mas de praticamente do nosso estado e de estados vizinhos.

A quantidade de pessoas que visitam o “Lima” é bem significativa, sobretudo aos domingos. Recentemente, tivemos a oportunidade de visitar o local e, também de conversar com algumas pessoas que sobrevivem graças ao turismo religioso. Na verdade, são vendedores, taxistas, mototaxistas, pessoas que encontram-se inseridas no setor informal. Segundo eles, as expectativas para esse final de ano são boas, umas vez que o número de visitantes aumenta significativamente.

A presença maciça de caraubenses no santuário, acaba contribuindo, por exemplo, para essas boas expectativas. Pois, o lugar é muito freqüentado, sobretudo aos domingos, quando algumas pessoas realizam “lotações”, para pagarem suas promessas e, consequentemente, buscarem mais paz e tranqüilidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

LULA, O INFLUENTE.

Foto: Extraída de www.blogdoonipresente.blogspot.com

Que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é bem aceito no Brasil, isso todos já sabem. Porém, a novidade é que essa “fama” já ultrapassa (e muito) as fronteiras do nosso país.

Segundo informações, Lula é considerado a 18ª pessoa mais influente do mundo, ficando à frente de personalidades como o Papa Bento XVI (37º), o milionário saudita Osama bin Laden (42º) e o Dalai-Lama (46º).

Essa lista será divulgada na edição datada de 05 de janeiro de 2009, da renomada revista estadunidense Newsweek. Na realidade, nessa edição conheceremos quem são as pessoas mais influentes do planeta. Para isso, foi realizada uma minuciosa coleta de informações e opiniões, fato que mostra que as escolhas foram cuidadosamente avaliadas e representam a tendência do novo equilíbrio de poder no mundo.

Vale salientar que o recém-eleito, Barack Obama é quem encabeça a lista. Contudo, temos que parabenizar o nosso presidente, que mesmo com tantas adversidades, tem se destacado, também, no cenário internacional.


Por MAYKON OLIVEIRA

22 de dezembro de 2008

EMPRESÁRIO ANUNCIA GRANDE VAQUEJADA EM CARAÚBAS-RN


Em contato com o empresário Edu Licurgo, o mesmo nos informou a respeito de uma grande vaquejada que será realizada na cidade de Caraúbas/RN, provavelmente no mês de Junho de 2009.

Apesar da distância até a data, o empresário comunica que as atrações já estão confirmadas, são elas: Aviões do Forró no sábado e Saia Rodada no domingo. A premiação para os vaqueiros será de cem mil reais.

A vaquejada será realizada no Saia Rodada Park Show, e promete ser uma das maiores já realizadas em nossa cidade, tendo em vista as atrações musicais anunciadas, como também a boa premiação que estará em jogo para os vaqueiros.

SEGUNDO JÁCOME

BANDA CARAUBENSE ANIMARÁ REVEILLON NA PAULISTA


A banda caraubense Saia Rodada irá animar pela primeira vez um dos maiores reveillons do Brasil, o show acontecerá na famosa Avenida Paulista, localizada na cidade de São Paulo. A referida apresentação será transmitida pela emissora Bandeirantes.

O show da Saia Rodada, na vira de ano da Paulista, será um dos maiores momentos da banda caraubense, que já percorre uma trajetória de sucessos desde o ano de 2001, rompendo fronteiras e realizando shows pelas mais diversas partes do Brasil. Sucesso para banda, que com certeza divulga de forma positiva a imagem da cidade de Caraúbas/RN pelos quatro cantos desse país.

SEGUNDO JÁCOME

10 ANOS DO BETHEL #004

Foto: Cedida por Eva Jordana

Seguir ensinamentos, respeitar preceitos e lutar pelo pleno exercício da cidadania, são três pilares fundamentais para qualquer um de nós. Assim, crescemos enquanto pessoa, profissionalmente, tendo uma nova visão acerca da realidade.

Portanto, fazemos uso desse espaço para parabenizar a Ordem Internacional das Filhas de Jó, do nosso município, pelos 10 anos de trabalhos e serviços prestados à sociedade caraubense. O trabalho realizado com a nossa juventude, nos dá a expectativa de colhermos cada vez mais bons frutos no futuro.

A todas as jovens que fazem parte do Bethel #004, nossos sinceros votos de felicidade.

ORDEM INTERNACIONAL DAS FILHAS DE JÓ, EM CARAÚBAS/RN, TERÁ NOVA GESTÃO.

Foto: Extraída de www.defato.com

Ontem, dia 21/12, aconteceu nas dependências da Loja Maçônica Dr. Antônio Gentil Fernandes, a cerimônia de posse da nova gestão da Ordem Internacional das Filhas de Jó, que terá como Honorável Rainha a jovem Maíria Fernandes.

Na realidade, essa ordem é formada por garotas cujas idades variam entre 11 e 21 anos e tem como objetivo principal a participação na formação do caráter, reverenciando Deus, as Sagradas Escrituras, o Patriotismo, o respeito a coletividade, a cidadania e o amor. Seguindo, portanto, os ensinamentos encontrados no livro de Jó.

Cada gestão tem duração de seis meses e, sem dúvidas, exige um trabalho sério por parte da Honorável Rainha, que sob esse aspecto, assume a condição de líder. Por essa razão, desejamos toda sorte a Maíria. Que ela possa desenvolver ações que contribuam para o crescimento da Ordem, em nosso município.


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAUBENSES RETORNAM À TERRINHA



Já é grande a quantidade caraubenses que estão chegando ao nosso município para reencontrarem parentes, amigos, e certamente matarem as saudades da "terrinha".

A exemplo dos anos anteriores, já se percebe a chegada dos filhos ausentes, que retornam nesse período do ano (e começo do ano vindouro). Esses caraubenses são residentes nas mais diversas partes do país e aproveitam a ocasião para participarem das festas de final de ano, como também, da tradicional festa do Padroeiro São Sebastião, que ocorre no período de 10 a 20 de janeiro.

Aos queridos filhos que estão de volta à nossa amada Caraúbas, nossas sinceras boas vindas!


Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPE CARAUBENSE MAIS UMA VEZ SE DESTACA EM TORNEIO INTERMUNICIPAL.

Foto: Cedida por Paulo Roberto

Mais uma vez, uma equipe caraubense se destaca no esporte. Nos últimos anos, algumas delas sempre vêm brilhando nos torneios realizados, principalmente na modalidade futsal.

Recentemente, mais um time do nosso município teve uma bela participação em um torneio realizado na cidade de Viçosa/RN. A seleção sub-18 de futsal de Caraúbas, teve um bom desempenho na competição e manteve a escrita. Participando da 10ª Jornada Cultural e Esportiva de Viçosa (JOCEV's), a equipe conseguiu ficar entre as quatro melhores, o que pode ser considerado como uma vitória, principalmente se analisarmos as dificuldades encontradas pelos jovens atletas.

A seleção caraubense que tem como treinador o professor Tenízio, e conta com o jovem Paulo Roberto como auxiliar, foi eliminada pela forte equipe de Pau dos Ferros/RN, ao perder o jogo na semi-final no último dia 18/12, pelo placar de 2x0.

Apesar da eliminação, o selecionado de nosso município não se abateu. "jogamos com muita garra, com a vontade e o orgulho de ser caraubense. Esperamos continuar fazendo bonito, e trazer o título em 2009", destaca Paulo Roberto.

Parabéns pelo desempenho! Muita luta, força e vitória em 2009!


Por MAYKON OLIVEIRA

CRÔNICA DE UMA TRAGÉDIA "ANUNCIADA".

Foto: Isaak Makcheel
Extraída de http://blogdocampelo.blogspot.com/


Em grande parte dos municípios brasileiros, a questão do transporte escolar tem sido um grande problema, sobretudo graças a sua ineficiência e/ou ao sucateamento dos veículos que transportam os alunos.

O risco de acidentes aumenta e o medo de vítimas fatais passa a ser uma constante no que diz respeito aos pais, professores, e entre os próprios passageiros. Esse temor foi ratificado na última quarta-feira (17/12), no município de Patu/RN, onde ocorreu um capotamento de um veículo do tipo D-10, lotado de alunos residentes no sítio Jatobá.

O capotamento ocasionou a morte da jovem Samire, além de deixar alguns feridos. Tal fato repercutiu, não apenas no âmbito da sociedade patuense, mas em toda a região. O mesmo trás à tona o descaso de nossas autoridades, principalmente em relação a melhoria dos transportes escolares, que na maioria dos casos, encontram-se sucateados, colocando em risco aqueles que o utilizam no cotidiano.


Por MAYKON OLIVEIRA

21 de dezembro de 2008

CORRUPÇÃO, EIS A QUESTÃO!

Foto: www.adufu.org.br

Todos nós sabemos que a corrupção é um dos principais problemas existentes nas mais diversas partes do mundo. Considerando essa problemática e, analisando a realidade do nosso país, percebemos que tal prática é comum, corriqueira, até mesmo nesse "país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza".

Segundo dados da ONG Transparência Internacional, num Ranking formado pelos 22 países mais ricos do planeta, nossa "pátria amada" figura entre as nações mais corruptas. Na verdade, o índice é medido numa escala que vai de 0 a 10, na qual quanto mais próximo do 0, o país é concebido como corrupto.

Veja o Ranking dos países mais corruptos do mundo.

-Rússia - 5,9
-China - 6,5
-México - 6,6
-Índia - 6,8
-Brasil - 7,4
-Itália - 7,4
-Taiwan - 7,5
-Coréia do Sul - 7,5
-África do Sul - 7,5
-Hong Kong - 7,6

"Parabéns" aqueles que desde o processo de colonização, até hoje, contribuíram para que o Brasil chegasse ao "pseudo-G-8", ou seja, ao grupo dos países mais corruptos do mundo.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES