7 de setembro de 2013

PREFEITO DE CARAÚBAS/RN DEVE ASSINAR CONVÊNIO DO PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS



(Imagem Ilustrativa - forum.ecivilnet.com)

O Prefeito do município de Caraúbas/RN, sr. Ademar Ferreira (PMDB) e mais 35 gestores de municípios do Rio Grande do Norte selecionados para participar do Programa Água para Todos, do Governo Federal, estão sendo convocados para um encontro com a presidenta Dilma Roussef. 

O encontro está marcado para 15 horas da próxima terça-feira, 10 de setembro, no Palácio do Planalto.Na oportunidade, serão assinados os termos de convênio para implantação de sistemas simplificados de abastecimento d'água. Em caso de não comparecimento do prefeito, o município poderá ser excluído do programa.

Segundo a FEMURN, estão convocados os prefeitos dos seguintes municípios: Acari, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio dos Ventos, CARAÚBAS, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cruzeta, Currais Novos, Fernando Pedrosa, Galinhos, Guamaré, Ipanguassu, Japi, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, Lagoa  de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Ouro Branco, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Pilões, Santa Cruz, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São José de Campestre, São Tomé, São Vicente, Senador Eloy de Souza, Sítio Novo e Tangará.



Por MAYKON OLIVEIRA

BOLETIM LEGISLATIVO - CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CARAÚBAS/RN (DIA 06/09)

 

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (06) a 6ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas/RN.

Nossos parlamentares apresentaram as seguintes Matérias:


Um momento de grande emoção foi a Moção de Pesar em virtude do falecimento do sr. Josenildo Amorim, irmão do Vereador Josean Amorim.

Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

RN E MAIS SEIS ESTADOS DO NORDESTE SÃO RECONHECIDOS COMO ÁREAS LIVRES DA AFTOSA



 

O Rio Grande do Norte e mais seis Estados do Nordeste (Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, e parte centro-norte do Pará) foram reconhecidos como zonas livres da febre aftosa. O trabalho amplo de vacinação composto pelos Estados levou a este resultado positivo para a pecuária brasileira.

De acordo com a Instrução Normativa 5/2013, a zona livre será submetida à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para reconhecimento internacional. A previsão é de que, em maio de 2014, haja a confirmação da OIE.

O reconhecimento internacional dispensa as provas diagnósticas quando a finalidade dos animais for o abate imediato. Os produtos cárneos do abate de animais deverão ser destinados ao mercado nacional.

As informações foram publicadas no site da CNM.


Por MAYKON OLIVEIRA

CANDIDATOS E PARTIDOS POLÍTICOS DEVEM CUMPRIR PRAZOS PARA CONCORRER NAS ELEIÇÕES DE 2014


O dia 5 de outubro de 2013 marcará exatamente um ano de antecedência das Eleições 2014, quando serão eleitos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Esse dia é o fim do prazo para criação de novos partidos, filiação partidária e estabelecimento do domicílio eleitoral do candidato que pretende concorrer a um desses cargos. 

A data está detalhada no Calendário das Eleições 2014, aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disponível na página do Tribunal na internet. Os prazos para desincompatibilização variam de acordo com o cargo ocupado pelo candidato.

Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

CAMPANHA DE COMBATE AO CALAZAR JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN



A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana mais uma ação de combate ao calazar no município de Caraúbas/RN.

Os trabalhos começaram na cidade, local em que existe uma grande quantidade de cães. Vários profissionais de saúde estão dando apoio à campanha, que ainda pode ser reforçada com a ajuda dos cidadãos.

Caso você tenha alguma suspeita de cão com a doença, pode entrar em contato com a Secretaria através do número 3337-2796.


Por MAYKON OLIVEIRA

UFERSA CARAÚBAS/RN ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS NA ÁREA DE ENGENHARIA

 

O câmpus UFERSA Caraúbas abre pela primeira vez as inscrições para os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, ambos com funcionamento noturno. As inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 06 de setembro, e podem disputar a vaga os estudantes que concluíram o primeiro ciclo da graduação de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT).

O formulário para inscrição de candidatos aos cursos de graduação de segundo ciclo pode ser acessado AQUI. No geral, os candidatos têm 11 opções de curso, divididos nos campis de Mossoró, Angicos e Caraúbas. Neste último, estão sendo ofertadas 30 vagas para Engenharia Mecânica e mais 30 para Engenharia Elétrica.

As informações acima foram divulgadas no site da UFERSA.


Por MAYKON OLIVEIRA

POLÍCIA MILITAR EXTERNA INSATISFAÇÃO COM O GOVERNO DO RN

Greve na Polícia Civil e situação insustentável na Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Que já ecoam os brados silenciosos nos quarteis aos quatro cantos do Estado. Situação tal, falta alimentação para policiais nos municípios do interior e todas as promoções estão atrasadas. Só ganhar quem recorre à Justiça, depois de muita batalha.

No ecos que já se ouve em voz alta, a PM pergunta: – “Militares têm o que comemorar no 7 de Setembro?”.

A Associação dos Oficiais Militares do RN, que congrega os oficiais da PM e Bombeiros, informa que “há meses vem tentando ser recebida pelo Governo do Estado para discutir questões ligadas à segurança pública e a categoria”. Sem sucesso.

Fonte: Tribuna do Norte/Eliana Lima


Por MAYKON OLIVEIRA

EMPOSSADA A NOVA DIRETORIA DO 22º GRUPO DE ESCOTEIROS EXPEDICIONÁRIO PEDRO MAIA FILHO

 
 Programação especial foi desenvolvida na manhã de hoje (07).

Foi realizada na manhã deste sábado, dia 07 de setembro, a solenidade de posse da nova Diretoria do 22º Grupo de Escoteiros Expedicionário Pedro Maia Filho, do município de Caraúbas/RN.

O momento solene aconteceu na sede do grupo e contou com a participação de dezenas de escoteiros, autoridades municipais e representantes da sociedade civil e organizada. Na oportunidade, Francélio Bezerra foi mais uma vez empossado e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo crescimento e fortalecimento do Escotismo em nosso município.

Francélio Bezerra reafirmou o compromisso em colaborar com o Escotismo.

Muitas homenagens aconteceram, assim como a Promessa Escoteira por parte dos novos integrantes do grupo. Também foram apresentados os novos uniformes e lançada a Campanha "Amigos da Filarmônica", que faz alusão ao saudoso Cleto de Oliveira Filho (Teté).

 
Momento da Promessa Escoteira.

Após o ato, todos seguiram no tradicional Desfile Cívico por algumas das principais ruas de nossa cidade, rumo à Praça Reinaldo Pimenta.

Desfile Cívico pelas ruas de Caraúbas/RN.


Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

GRUPO DE ESCOTEIROS LANÇA A CAMPANHA "AMIGOS DA FILARMÔNICA"

 

Hoje pela manhã  também foi realizada uma homenagem ao saudoso Cleto de Oliveira Filho (Teté), que dá nome e é o Patrono da Filarmônica do Grupo de Escoteiros.

Além disso, foi lançada oficialmente a Campanha "Amigos da Filarmônica", onde os cidadãos caraubenses poderão colaborar para o funcionamento da banda. Os recursos arrecadados serão utilizados na compra de instrumentos e outros acessórios.

 
Família do saudoso Cleto de Oliveira Filho também apoiará a ação.

A família de Teté esteve presente e parabenizou os escoteiros pela brilhante iniciativa, destacando que a juventude do município de Caraúbas/RN só tem a ganhar, pois terá a oportunidade de aprender a música. Simbolicamente, eles ganharam camisas da Filarmônica.

Filarmônica do Grupo de Escoteiros e familiares do Patrono.


Por MAYKON OLIVEIRA

GRUPO DE CARAUBENSES VISITARÁ IMPORTANTE CENTRO DE TURISMO RELIGIOSO DO NORDESTE

 
 Caravana estará no município de Canindé/CE. (Foto: hotelpalmeira.com.br)

Um grupo de caraubenses visita neste final de semana, um dos santuários católicos mais conhecidos da região Nordeste.

A caravana estará no município de Canindé/CE, onde está localizada a grande estátua de São Francisco.O local é concebido como um dos mais visitados dentre as áreas de turismo religioso.


Por MAYKON OLIVEIRA

APROVEITE O FINAL DE SEMANA NO OLHO D'ÁGUA PARK HOTEL

 

Neste sábado, feriado nacional, o Olho D'água Park Hotel está preparando mais um dia especial para os nossos queridos clientes e amigos, será um dia com muita animação e diversão. E do lado musical quem animará é a dupla que vem fazendo sucesso e cantando os mais variados estilos musicais que são eles Batista dos Teclados e Aislan Guita. 

Já no domingo é a vez da Dupla que encanta a todos Kleysson e Kleyton. Então você amigo(a) que quer curtir um final de semana diferente ao lado de seus amigos e familiares, o local ideal é o Olho D'água Park Hotel. Lá você vai poder se divertir bastante, tomar aquele banho, aquela cerveja gelada, além de saborear dos mais variados tipos de comida.

Não perca!


Por MAYKON OLIVEIRA

DEPUTADO FERNANDO MINEIRO CRITICA GOVERNO DO ESTADO POR "MAQUIAR" CONTAS DA EDUCAÇÃO

 



O deputado Fernando Mineiro (PT) criticou o governo do estado por “maquiar” as contas da educação. O parlamentar disse que, assim como ocorreu nos anos anteriores, a atual gestão tenta esconder que não está investindo o mínimo de 25% das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Mineiro advertiu que, caso não ocorra uma intervenção rápida, o governo vai chegar ao final do ano sem cumprir a obrigação legal de investir os 25%. Em 2011 e 2012, conforme apontou o parlamentar, R$ 165 milhões deixaram de ser aplicados na área para alcançar o mínimo obrigatório na educação.

O parlamentar argumenta que os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária, referentes aos três primeiros bimestres de 2013, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), comprovam o que ele aponta. Os documentos, destaca, mostram que o governo Rosalba Ciarlini (DEM) acrescentou aos gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino os valores da Previdência Básica, com o objetivo de elevar os percentuais.

“Está no Diário Oficial de hoje uma portaria do Ministério Público instaurando inquérito civil para investigar se o governo está ou não cumprindo sua obrigação com a educação. Estou convicto que os relatórios do TCE estão corretos. Espero que seja um processo rápido porque o RN está perdendo recursos na educação e acredito que não preciso dizer quais são as consequências de tudo isso”, disse.


Fonte: AL RN


Por MAYKON OLIVEIRA

HOJE TEM FESTA EM PRAÇA PÚBLICA NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN

(Imagem: Divulgação/FF Divulgações)

Para comemorar as reinaugurações do Palácio Jonas Gurgel, sede do Executivo caraubense, e da Praça Reinaldo Pimenta, a Prefeitura de Caraúbas/RN e demais parceiros realizam uma festa gratuita na noite deste sábado.

O evento será animado pelas bandas: Forró Malícia, Júnior Lima e Forró Novo Stilo, Forró dos 3 e Banda Café.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

De lascar!

O deputado José Genoíno (PT-SP), condenado a 6 anos e 11 meses de prisão no processo do mensalão,  protocolou nesta semana um pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados. Depois de "trabalhar muito em prol do nosso povo", o nobre parlamentar pretende ter um descanso.


Reclamações

Muitos professores responsáveis por atletas reclamaram da organização das provas do Programa Atleta na Escola, realizadas na última quinta-feira (05) na cidade de Caraúbas/RN. A grande quantidade de participantes e as muitas provas em pouco tempo hábil, além do forte calor, geraram tais questionamentos.


É pouco!

Desde 2010, nas últimas oito edições dos exames de Ordem unificados, 41,15% dos candidatos foram aprovados. O levantamento foi realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e apresentado pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).


Por MAYKON OLIVEIRA

07 DE SETEMBRO: DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL




 (Imagem:feriados2013.com)

Denomina-se Independência do Brasil ao processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data adotada é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga".

Segundo a história oficial (aquela que tem nos livros), às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro, bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Alguns aspectos da versão oficial, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

O que se sabe de certeza, é que a data é comemorada em todo o Brasil. No entanto, isso tem acontecido de forma distorcida, onde os valores históricos e as tradições do povo brasileiro raramente são destacados.

Por MAYKON OLIVEIRA

6 de setembro de 2013

CARAÚBAS/RN: JUSTIÇA DETERMINA INSTALAÇÃO DE SANEAMENTO BÁSICO EM 90 DIAS

 

O Município de Caraúbas terá que instalar sistema de esgoto na Rua Ozório Fernandes Pimenta, no bairro Sebastião Maltez no prazo de 90 dias. A determinação é da Juíza de Direito da Vara Única da Comarca de Caraúbas, Daniela Rosado do Amaral Duarte, que deferiu pedido de liminar em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Na ação, o Ministério Público Estadual, por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Caraúbas, apontou que o local não tem manutenção de resíduos e esgotos. A situação causa sérios danos ambientais, ferindo o direito coletivo de viver em meio ambiente equilibrado e protegido, previsto em lei. A não existência de sistema de esgoto e a falta de tratamento dos resíduos, dão margem à proliferação de insetos, roedores e doenças, que atraídos pelo esgoto a céu aberto, acabam colocando em riscos a saúde dos moradores que residem na localidade.

Provocado a se manifestar, o representante do Município argumentou que a problemática se arrasta desde a gestão anterior e que a atual gestão buscou amenizar a situação, dentro das limitações financeiras impostas, sempre promovendo a limpeza e higienização do local.

A Magistrada entendeu que a situação apresentada pelo Ministério Público, de fato, provoca danos ao ambiente e à saúde da população. Em caso de não cumprimento da decisão judicial, o Município deve pagar multa equivalente a R$ 5 mil.

Fonte: Site do MP RN


Por MAYKON OLIVEIRA

TRADICIONAL DESFILE CÍVICO DE 07 DE SETEMBRO ACONTECE NESTE SÁBADO NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN



A Secretaria Municipal de Educação, as escolas e demais instituições, realizam amanhã o tradicional Desfile Cívico de 07 de Setembro, na cidade de Caraúbas/RN.

Na edição deste ano, a temática abordada será "Brasil 2014: O mundo se encontra aqui". O tema faz referência aos grandes eventos que o Brasil está sediando, em especial, à Copa do Mundo, que ocorrerá no próximo ano.

No desfile, cada escola e/ou entidade organizará seus pelotões apresentando aspectos sobre um determinado país. A programação começa às 16h00min e a mobilização seguirá pela Rua Coronel Luís Inácio até a Praça Reinaldo Pimenta.


Por MAYKON OLIVEIRA

2ª CAVALGADA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS SERÁ REALIZADA EM MUNICÍPIOS OESTANOS

 

Será realizada no dia 15 de setembro a 2ª Cavalgada do Sagrado Coração de Jesus, entre as cidades de Rafael Godeiro/RN e Almino Afonso/RN.

Antes da mobilização será servido um café da manhã aos cavaleiros e amazonas presentes. Depois do Bate Sela e da chegada no destino, haverá uma feijoada no Clube Mangueirão.

Confira a programação:



Por MAYKON OLIVEIRA

VEM AÍ O SHOW "NORDESTE ME VESTE", EM CARAÚBAS/RN

 (Imagem: Divulgação)


Por MAYKON OLIVEIRA

OLHO D'ÁGUA PARK HOTEL SEDIARÁ COMPETIÇÃO DE FUTEBOL MASTER

 
 Competição terá a participação de equipes de Caraúbas/RN e região.

Será iniciada ainda este mês mais uma importante competição de Futebol 7 em Caraúbas/RN. O amigo Marconi Amorim organiza o I Campeonato Regional de Futebol  7 do Olho D'água Park Hotel.

A competição será voltada para a categoria Master, com a participação de atletas cuja idade mínima é 35 anos. Várias equipes da região já confirmaram presença e os jogos acontecerão sempre nos finais de semana.

Os interessados em inscrever equipes e se informar mais a respeito devem entrar em contato com Marconi Amorim, através do número (84) 98203180.


Por MAYKON OLIVEIRA

SENADO APROVOU MEDIDA QUE DEVE GARANTIR AUXÍLIO FINANCEIRO A MUNICÍPIOS



 

O Senado Federal aprovou em sessão realizada na semana passada o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 20/2013. Os prefeitos aguardavam ansiosos a aprovação do Projeto, pois o artigo 7 do PLV trata sobre o auxílio financeiro que a União prestará aos Municípios no valor de R$ 3 bilhões, em caráter de urgência.

Com a aprovação do Projeto e a partir da sanção, o governo terá condições legais para liberar a primeira parcela do auxilio financeiro no valor de R$ 1,5 bilhão, conforme o compromisso assumido pela presidente da República, Dilma Rousseff.

As informações foram divulgadas pela Agência CNM.


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES