29 de junho de 2013

PARTE DOS AGRICULTORES CARAUBENSES ESPERA BOA COLHEITA


Parte dos agricultores caraubenses, em especial aqueles que plantaram logo após o período chuvoso do mês de abril, estão confiantes em uma boa colheita.

Isso acontece devido as boas chuvas que caíram em várias localidades da zona rural do município de Caraúbas/RN. Os que não temeram e realizaram o plantio, esperam colher uma quantidade satisfatória de milho e feijão.


Por MAYKON OLIVEIRA

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 SERÁ ENCERRADA NESTE DOMINGO (30)

Será encerrada neste domingo (30) a edição 2013 da Copa das Confederações. Os jogos marcarão as disputas pelo título e pelo 3º lugar.

O grande duelo será Brasil x Espanha, a partir das 19h00min, no Estádio do Maracanã.



Por MAYKON OLIVEIRA

RN: UNIVERSIDADE DIVULGA CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES

 

Cerca de 450 alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deixaram seus bancos em suas salas de aula e foram em busca do conhecimento prático em 25 municípios do interior do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do programa Trilhas Potiguares. O primeiro município visitado está sendo Santana do Matos, à 291 quilômetros de Natal, para onde foi uma equipe de 20 estudantes de diversas áreas do conhecimento.

O programa tem como objetivo propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na Universidade, partindo do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber voltado para o desenvolvimento sustentável. Com o Trilhas, a Universidade cumpre uma de suas principais finalidades, que é formar pessoas para a vida cidadã.

Clique no link abaixo e confira o cronograma de atividades.


Por MAYKON OLIVEIRA

ESTUDANTES DE LOCALIDADES RURAIS COBRAM TRANSPORTE ESCOLAR PARA CHEGAR À CIDADE

 
 (Imagem Ilustrativa)

Tivemos a informação de que os estudantes de algumas localidades situadas na região da Várzea, no município de Caraúbas/RN, estão sem transporte escolar há alguns dias, dificultando a chegada dos mesmos em escolas da cidade.

O fato acontece pois o ônibus que faz o deslocamento dos alunos de localidades como Mariana, Pedrês, Assentamentos de Ursulina e Santa Agostinha, entre outras, foi para a revisão em Mossoró/RN e os trabalhos não foram concluídos, pelo menos nesta semana.

Os estudantes esperam que o problema seja resolvido, principalmente para evitar mais perda de aulas e conteúdos.


Por MAYKON OLIVEIRA

PRIMEIRA CHAMADA DO PROUNI SERÁ DIVULGADA NESTE DOMINGO (30)

 

A edição deste semestre do ProUni (Programa Universidade para Todos) totalizou 436.941 candidatos. As inscrições foram encerradas na última quinta-feira.

A primeira chamada será divulgada neste domingo (30), pela internet. Nesse processo seletivo, o programa oferece 90.045 bolsas, sendo que 55.693 delas são integrais.


Por MAYKON OLIVEIRA

IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO SHAMMAH REALIZA IV CONGRESSO DA MOCIDADE NESTE FINAL DE SEMANA


A Igreja Assembleia de Deus Ministério Shammah realiza hoje e amanhã mais um importante evento de Louvor e Adoração a Deus na cidade de Caraúbas/RN.

Acontecerá o IV Congresso da Mocidade, encontro que terá uma programação especial e deve mobilizar um número significativo de jovens, ocorrerá no novo templo da referida denominação religiosa.

Toda a sociedade caraubense está sendo convidada a participar do encontro, que abordará o tema "E resolveu Daniel firmemente não contaminar-se".


Por MAYKON OLIVEIRA

APÓS PROTESTOS, POPULARIDADE DE DILMA CAI SEGUNDO ESTUDO DO DATAFOLHA

 (Imagem: Dida Sampaio/AE)

O Datafolha mostra ainda que a reprovação ao governo Dilma cresceu. O porcentual de brasileiros que consideram o governo ruim ou péssimo subiu de 9% para 25%. A deterioração das expectativas em relação à economia, segundo o jornal, também explica a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.

O Datafolha que ouviu 4.717 pessoas em 196 cidades entre a quinta-feira, 27. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Os entrevistados foram perguntados sobre o desempenho da presidente diante dos protestos. A resposta de Dilma foi considerada ótima ou boa por 32%. Julgaram regular e ruim ou péssima, 38% e 26%, respectivamente.

As informações acima foram divulgadas pelo Jornal Estadão.


Por MAYKON OLIVEIRA

SINTE/RN: MINISTRO DO SUPREMO MANDA ROSALBA PAGAR OS EXTRAS REFERENTES AO TERÇO DA HORA/ATIVIDADE




Não colou. A última ficha do Governo para não cumprir a determinação do desembargador Carlos Santos na ação do terço de hora/atividade acaba de ser detonada. O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio não aceitou o recurso do Governo que pedia a inconstitucionalidade da medida.

A atuação do SINTE/RN foi decisiva para essa vitória da categoria. O Sindicato contratou um escritório de advogados em Brasília para acompanhar de perto o processo e dar suporte a ação da Assessoria Jurídica do Sindicato.

O Assessor Jurídico do Sinte-RN, Carlos Gondim, explica que o Governo não tem mais a quem recorrer para não pagar as horas extras aos educadores que são obrigados a trabalhar em sala de aula no terço da jornada que deveria ser usado para planejamento e demais atividades extraclasse.

Para a coordenadora geral do Sinte-RN, professora Fátima Cardoso, a decisão do ministro Marco Aurélio acaba ajudando no resgate da imagem da Justiça Potiguar que vem sendo cotidianamente manchada pelo desrespeito às determinações por parte do Governo Rosalba Ciarlini.

Clique no link abaixo e saiba mais.


Por MAYKON OLIVEIRA

BOLETIM LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CARAÚBAS/RN - DIA 27/06

Foi realizada na última sexta-feira (27) a 17ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas/RN. As atividades marcaram o encerramento do Primeiro Período Legislativo.

A Sessão foi polêmica, sobretudo devido aos Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal, em especial, o nº 010/2013, que autoriza a Prefeitura a adquirir área destinada à construção de Conjunto Habitacional. o valor do terreno supera R$ 1,2 milhão.

Veja o que foi apresentado:



Por MAYKON OLIVEIRA

CONVITE IMPORTANTE - CLUBE DOS AMANTES DA POESIA MENESTREL "LETO FERNANDES"





Por MAYKON OLIVEIRA

"ARRAIÁ DO BASTIÃO" TEM O MAIOR PASSEIO DE CARROÇAS DOS FESTEJOS JUNINOS DE CARAÚBAS/RN

 
 Grande público prestigiou o evento.

Um grandioso passeio de carroças foi realizado nesta sexta-feira (28) na cidade de Caraúbas/RN. a mobilização fez parte do tradicional "Arraiá do Bastião".

O evento promovido pela Escola Estadual Sebastião Gurgel foi o maior já realizado nesta edição dos festejos juninos caraubenses e contou com a participação de alunos, ex-alunos, funcionários e demais populares, além de muitas carroças e paredões de som.

Muita animação pelas ruas da cidade.

 Carroça "Arraiá do Catucanela" teve dezenas de integrantes.


Dentro da programação ainda teve festa com as Bandas Forró Chegado e Feras do Forró.

Clique no link abaixo e confira imagens.


 Por MAYKON OLIVEIRA

FELIPE GUERRA/RN REALIZA A SEGUNDA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

 

Neste final de semana acontecerá no bairro Cidade Baixa, a Segunda Feira da Agricultura Familiar na cidade de Felipe Guerra/RN. A programação conta com o respaldo do Governo Municipal e da Secretaria de Turismo.

A feira será realizada dentro dos festejos juninos do município e, a exemplo da primeira edição, irá promover os produtos e estimular a valorização da produção da Agricultura Familiar local.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Tradição

Na noite de São Pedro, muitos caraubenses decidiram manter a tradição com as fogueiras. Chamou a atenção a grande quantidade, bem maior até do que as observadas durante a noite de São João.


Preso

O deputado federal Natan Donadon (RO) se entregou à Polícia Federal de Brasília/DF no fim da manhã de ontem. Ele foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha e peculato.


 Futebol

Termina hoje a Taça EcoHouse. A competição será encerrada com os seguintes jogos: América x Alecrim e ABC x Náutico. O torneio amistoso aconteceu durante a Copa das Confederações.


Por MAYKON OLIVEIRA

NÃO PERCA O ARRAIÁ DA ESCOLA MANASSÉS BRAGA, NA COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO


Será realizado neste sábado o tradicional Arraiá da Escola Municipal Manassés Braga Vieira, da comunidade de Santo Antônio.

Além de uma programação variada, com passeio de carroças, comidas típicas, entre outros, haverá festa com Arione Fernandes & Banda.


Por MAYKON OLIVEIRA

28 de junho de 2013

G1 RN: HISTÓRIA DE VALDETÁRIO CARNEIRO É TEMA DE LIVRO-REPORTAGEM EM TCC DA UFRN

 
 (Imagem: Dudé Viana/Arquivo Pessoal)

A história do mecânico de automóveis José Valdetário Benevides, o 'Valdetário Carneiro', que nos anos de 1990 e início dos anos 2000 se tornou um dos assaltantes de banco mais perigosos do Nordeste, e que foi morto em confronto com a polícia em dezembro de 2003, foi transformada em livro-reportagem por dois alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O trabalho foi aprovado com a nota máxima nesta sexta-feira (28).

Paulo Nascimento e Rafael Barbosa apresentaram "Valdetário Carneiro: a essência da bala" como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além de traçar o caminho do mecânico, nascido na cidade de Caraúbas (no Oeste do estado) em 1959, a obra também inclui um breve capítulo sobre a história de parte da família Benevides Carneiro, em especial os primos de Valdetário, que também foi envolvida com o crime.


 Clique no link abaixo e saiba mais.


Por MAYKON OLIVEIRA

UFERSA CARAÚBAS/RN RECEBE TERRENO PARA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

 
 Diretora Edna Rocha participou da Sessão que sacramentou a doação do terreno.

O Campus de Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) recebeu nesta quinta-feira, dia 27 de junho, a doação de um terreno para a construção da Residência Universitária.

O espaço foi adquirido e doado à Ufersa pela Prefeitura Municipal de Caraúbas, através de um Projeto de Lei (nº 011/2013), aprovado por unanimidade pelo legislativo em sessão realizada na Câmara Municipal. A solenidade contou com a presença da diretora do Campus, Edna Lúcia da Rocha Linhares, que agradeceu a iniciativa enaltecendo a importante parceria entre a universidade e os poderes executivo e legislativo.

“É com grande satisfação e alegria que em nome do Magnífico Reitor José de Arimatea de Matos, dos docentes, técnicos e discentes, e todos que fazem parte do Campus Caraúbas, agradeço ao Prefeito Ademar Ferreira e aos senhores (bancada de vereadores) pela aprovação e sensibilidade de entender a importância deste projeto. Estou muito feliz e tenho certeza que essa iniciativa dará bons frutos, trazendo e possibilitando a vinda de mais discente para a Universidade e benefícios para esta cidade”, defendeu Edna Rocha.

O terreno de 1.600m² fica ao lado do Campus da Ufersa e terá capacidade de instalação para 160 alojamentos. A expectativa é que a construção do prédio seja iniciada já no segundo semestre.

A Residência Universitária será muito importante para o corpo discente da Ufersa, já que atualmente 94% dos estudantes do Campus Caraúbas são de fora e oriundos de escolas públicas.

CIDADES QUE MAIS ENVIAM ALUNOS Mossoró
 Apodi
 Caraúbas
 Patu
 Natal

DISTRIBUIÇÃO DE ALUNOS POR ESTADO
 Rio Grande do Norte
 Paraíba
 Pernambuco
 São Paulo
 Bahia
 Distrito Federal
 Minas Gerais
 Pará

 Fonte: Site da UFERSA

 Por MAYKON OLIVEIRA

SISU: APENAS 18,4% DAS VAGAS DA UFERSA FORAM PREENCHIDAS NA PRIMEIRA CHAMADA

 

Com apenas 18,4% das vagas preenchidas na primeira chamada do Sisu, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido divulga na próxima segunda-feira, 01 de julho, a relação dos candidatos selecionados na segunda chamada. Das 219 matrículas efetuadas, 126 foram na Ufersa Mossoró, 31 na Ufersa Angicos, 35 na Ufersa Caraúbas e, 27 na Ufersa Pau dos Ferros.

Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação, a maior parte dos matriculados é natural do Rio Grande do Norte, sendo 65 de Mossoró, 14 de Natal, 02 de Angicos, 02 de Pau dos Ferros e, 03 de Caraúbas. O Ceará aparece na segunda colocação, com 16 candidatos de Fortaleza, 04 de Icapuí, 06 de Limoeiro e 07 Russas.

Os candidatos devem ficar atentos a Lista de Espera. A declaração de interesse em participar da seleção vai acontecer no período de 07 a 12 de julho. O resultado final será divulgado no dia 17 de setembro e as matrículas podendo acontecer até o dia 6 de setembro, dependendo de cada instituição.

Fonte: UFERSA


Por MAYKON OLIVEIRA

IV ARRAIÁ DA MARIA BREJEIRO SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO (29)

 

Será realizado neste sábado (29) em Caraúbas/RN, o IV Arraiá da Maria Brejeiro. O evento é anualmente promovido pela Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara.

A partir das 16h00min, será realizado um animado passeio de carroças. Logo em seguida, tem quadrilhas, comidas típicas, sorteios e muita animação. A programação será desenvolvida em frente à sede da escola.

A gestora Maria José dos Santos informa que o aluno que vender a maior quantidade de bilhetes juninos, será premiado com um tablet.


Por MAYKON OLIVEIRA

MOVIMENTO #VEM PRA RUA CARAÚBAS ARTICULA MOBILIZAÇÃO PARA ESTE SÁBADO (29)


Tivemos a informação de que o Movimento #Vem Pra Rua Caraúbas articula a realização de mais uma mobilização pacífica em nossa cidade.

A concentração acontecerá por volta das 07h00min deste sábado nas proximidades da Praça Reinaldo Pimenta.


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAUBENSE É APROVADO NA PRIMEIRA COLOCAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DA UFRJ



 Jovem João Mário Pessoa Júnior obteve a Primeira Colocação em Concurso da UFRJ.

O blog dá destaque especial ao caraubense João Mário Pessoa Júnior, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que mais uma vez se consegue uma vitória, graças ao seu esforço e conhecimentos.

O jovem foi aprovado em PRIMEIRO LUGAR no concurso para Professor Efetivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Macaé/RJ. O resultado foi celebrado pelos pais, João Mário (popularmente conhecido como Jota) e Maria Alves Dantas, por toda a sua família, além dos amigos e colegas

João Mário foi aluno das Escolas Jussara Deanny e Sebastião Gurgel. Concluiu  Graduação em Enfermagem na UERN, em Mossoró/RN. Depois, foi para a UFRN e fez seu Mestrado, tendo atuado um ano como professor substituto no Departamento de Enfermagem da referida universidade. Em 2012, foi aprovado no Doutorado, no qual está já concluindo, fazendo sua tese. Agora, consegue aprovação numa das maiores instituições de Ensino Superior do nosso país.

Parabéns! Sem dúvidas, uma conquista merecida para quem coloca os estudos como prioridade.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁDIO CENTENÁRIO DE CARAÚBAS/RN TERÁ NOVA GRADE DE PROGRAMAÇÃO

 

A Rádio AM Centenário, da cidade de Caraúbas/RN, realizará na próxima segunda-feira (1º), o lançamento de sua nova grade de programação.

A emissora, que é um dos veículos de comunicação mais importantes da Região Oeste e do interior do Estado, pode ser sintonizada em vários municípios e via internet.

Por MAYKON OLIVEIRA

COMITIVA CARAUBENSE PARTICIPA DE ETAPA DA CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

 
 Encontro foi realizado em Apodi/RN.

Um grupo de educadores e alunos caraubenses participou ontem (27) em Apodi/RN de uma etapa regional da Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.

O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual Antônio Dantas e contou com a presença da professora Raimunda Freire, Diretora da 13ª DIRED.

Ainda foi ministrada uma palestra com a temática sustentabilidade.

Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

#VEMPRARUA: REIVINDICAÇÕES POPULARES PODEM CUSTAR MAIS DE R$ 100 BILHÕES

 (Imagem:mundofacil.net)

O governo federal poderá ter um gasto adicional de R$ 115 bilhões até 2020 caso atenda às principais demandas de melhorias dos serviços públicos reivindicadas por manifestantes que pararam o país a série de protestos dos últimos dias.

Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, a conta — em valores de 2013 e sem incluir aumento de despesas de municípios e estados —, servirá para bancar pelo menos três projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado nas áreas de transporte urbano, saúde e educação.

Clique no link abaixo e saiba mais.


Por MAYKON OLIVEIRA

UNIDADE DO CAPS CARAÚBAS/RN REALIZOU ANIMADO ARRAIÁ

 
 Evento aconteceu ontem (27).

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Caraúbas/RN, promoveu ontem (27) o seu animado arraiá.

O evento teve quadrilhas, concursos, comidas típicas e muita animação. O momento foi de festa para funcionários, beneficiários e familiares.

Clique no link abaixo e confira imagens.


Por MAYKON OLIVEIRA

IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS PROMOVE A 4ª CONCENTRAÇÃO EVANGELÍSTICA EM CARAÚBAS/RN



Será realizado neste sábado (29) nas proximidades do CRAS do bairro Leandro Bezerra a 4ª Jornada Evangelística, dentro do Projeto Resgate.

De acordo com o jovem Alan Pereira, Líder do Departamento de Evangelismo e Missões da Assembleia de Deus de Caraúbas (DEMADEC), a programação será iniciada as 19h00min, tendo Cânticos, Louvores, Apresentações e a Ministração da Palavra.

Já está confirmada a presença do Pregador Geraldo Ferreira (Natal/RN).


Por MAYKON OLIVEIRA

EMISSORA PAULISTA NÃO EXIBIRÁ HOJE A MATÉRIA SOBRE O "PEQUENO GÊNIO" CARAUBENSE

 
 Record alterou a data de exibição da reportagem com o garoto Nícolas.

Fomos informados pelo professor Ulisses Neto, pai do garoto Nícolas, que a reportagem que seria exibida hoje pela TV Record foi adiada.

Semanas atrás, uma equipe da emissora paulista esteve na comunidade de Apanha-Peixe para gravar uma matéria especial sobre o "Pequeno Gênio".

A data para a exibição da reportagem ainda será definida.


Por MAYKON OLIVEIRA

TRADICIONAL "ARRAIÁ DO BASTIÃO" ACONTECE HOJE EM CARAÚBAS/RN

(Imagem: Divulgação)

Será realizada hoje na cidade de Caraúbas/RN a edição 2013 do tradicional "Arraiá do Bastião", evento promovido pela Escola Estadual Sebastião Gurgel.

No final da tarde será realizado um animado passeio de carroças. Já a partir das 23h00min, tem festa com o cantor Leonardo Sales e Forró Chegado e a banda Feras do Forró.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Até hoje

Será encerrada hoje a capacitação para monitores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado, no município de Caraúbas/RN. As atividades foram iniciadas na última segunda-feira


Na final

A Espanha está na grande final da Copa das Confederações. Em um jogo dramático contra a Itália, a seleção espanhola conseguiu a vaga nas penalidades pelo placar de 7 x 6. A seleção italiana foi melhor, durante o tempo normal e na prorrogação, mas pecou no momento decisivo. No próximo domingo, Brasil e Espanha decidem a competição.


Aprovou!

O Senado aprovou na última quarta-feira o projeto que estabelece novos critérios para distribuição dos recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados). Agora, a proposta vai para apreciação da Presidente Dilma.


Por MAYKON OLIVEIRA

PREFEITURA TRABALHA PARA ATENDER AS REIVINDICAÇÕES DA POPULAÇÃO CARAUBENSE



 
 Melhorias estruturais estão sendo realizadas na cidade.



A Prefeitura de Caraúbas, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, vem realizando inúmeras melhorias, no tocante a reivindicações da população local.

Nas últimas semanas foram intensificadas, além das ações rotineiras, medidas que viessem a atender algumas reclamações da população caraubense, entre elas podemos destacar: Melhorias na iluminação pública da entrada cidade, limpezas no Matadouro Público, Cadeia Pública e Cemitério Público.

Foram atendidas ainda reivindicações dos praticantes de voleibol da Praça do hospital onde lâmpadas foram depostas e a areia solicitada pelos mesmos já se encontra a disposição.

Outro problema que está sendo resolvido se refere a coleta de esgoto no centro da cidade, trabalhos estão sendo realizados diariamente para que se possamos evitar problemas nessa área. Dentro desse viés está sendo elaborado um projeto para reforma da galeria central.

Outras áreas de atuação da secretaria de obras que terão serviços iniciados na próxima semana estão à recomposição de paralelepípedos, nas ruas da cidade e a recuperação das estradas vicinais.

O prefeito Ademar Ferreira vem cobrando ações efetivas de todos os seus secretários, assim novas melhorias para a população chegarão nos próximos meses.  

Fonte: Assessoria de Comunicação - Clique no link abaixo e veja imagens.



Por MAYKON OLIVEIRA

27 de junho de 2013

VOTAÇÃO DE PROPOSTA ENVIADA PELO EXECUTIVO CAUSA POLÊMICA NA CÂMARA DE VEREADORES DE CARAÚBAS/RN

Entrou pela noite a 17ª Sessão Ordinária iniciada na tarde desta quinta-feira na Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas/RN. Uma das Matérias votadas gerou bastante polêmica.

Uma proposta enviada pelo Executivo, baseada na compra de um terreno localizado nas proximidades da RN-117, perto do perímetro urbano, foi o maior motivo dos debates. O valor estipulado, algo em torno de R$ 1.200.000,00.

Com maioria na Casa do Povo, a municipalidade não teve dificuldades para aprovar a aquisição. O terreno será utilizado para a construção de 300 casas populares.

A votação da proposta transcorreu da seguinte forma: 



Por MAYKON OLIVEIRA

CLUBE DOS AMANTES DA POESIA MENESTREL "LETO FERNANDES" REALIZARÁ ATO DE POSSE DA NOVA DIRETORIA



O Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes" agendou para o próximo sábado (29) o ato de posse da nova Diretoria.

O evento acontecerá nas dependências da Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão", tendo a seguinte programação:



Por MAYKON OLIVEIRA

COMEÇA HOJE O TRADICIONAL SÃO PEDRO DE SEVERIANO MELO/RN

(Imagem: Divulgação)


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAÚBAS/RN: MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE A INTERDIÇÃO DA CADEIA PÚBLICA



Presídio caraubense apresenta problemas em sua estrutura.


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Caraúbas, ajuizou ação civil pública contra o Estado para que a Justiça determine a interdição da Cadeia Pública do município em face do comprometimento da estrutura física da unidade.

O representante do Ministério Público pede na Justiça a concessão de medida liminar para a interdição e após disso que seja estipulado o prazo de 48 horas para a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) transfira todos os detentos ali custodiados para outras unidades do sistema prisional.

O Promotor de Justiça Rafael Silva Paes Pires Galvão também solicita na ação que a Cadeia Pública de Caraúbas se abstenha de receber qualquer outro preso para custódia até que todas as ilegalidades encontradas sejam comprovadamente sanadas.

Entre as providências que devem ser tomadas para o correto funcionamento da cadeia pública estão: reforma integral das instalações elétricas da unidade prisional; realização e execução de Projeto de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), inclusive com manutenção dos extintores; realização e execução do Projeto de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA); além da adequação do armazenamento do GPL.

Para se ter ideia da situação da Cadeia Pública, a fossa está transbordando, o que gera acúmulo de dejetos na área externa. A fiação elétrica é precária e está quase toda exposta, a maioria dos pontos elétricos não funciona e, os pontos remanescentes, não oferecem condições de segurança, com grande risco de choques elétricos e incêndio ocasionado por curto circuito.

As paredes possuem infiltrações e manchas de mofo. A pintura, tanto interna quanto externa, precisa ser refeita. Perícia ministerial realizada no início deste ano constatou que o quadro é grave e a situação coloca em risco a vida dos encarcerados.


Fonte: Site do MP/RN


Por MAYKON OLIVEIRA

MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN ATINGE META DE ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES





Atendendo as recomendações que são dadas para as condicionalidades da Saúde, foi atingida em Caraúbas/RN a meta de 80 % que é proposta pelos Ministérios da Saúde e Desenvolvimento Social.

Foram acompanhados mais de 2.212 famílias em todo o Município de Caraúbas/RN. O procedimento é realizado em dois momentos durante o ano, onde é avaliado o estado nutricional das famílias, avaliação de vacinas bem como o acompanhamento das gestantes. 


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES