7 de março de 2009

LULA PRESSIONA PT PARA LANÇAR PALOCCI AO GOVERNO DE SÃO PAULO.

Presidente Lula, ao lado de Antônio Palocci.

A bordo do Aerolula, no voo que o levou de Campinas a Brasília na última segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado explícito para uma plateia de petistas e assessores palacianos sobre o nome da sua preferência para disputar o governo de São Paulo, em 2010: é o do deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP).

O presidente da República tem tratado do assunto com regularidade. No voo para Campinas, ele reiterou a sua posição em favor de Palocci numa conversa em que o interlocutor direto era o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) - mas o diálogo foi mantido diante de vários ministros e assessores especiais.

Lula disse ao senador Mercadante, outro potencial candidato ao governo paulista pelo PT, que Palocci é a pessoa que reúne as principais credenciais para tentar suceder ao governador José Serra (PSDB). Na opinião do presidente, Palocci é conciliador, consegue dialogar com a classe média, tem um bom trânsito com o empresariado paulista e sabe como abordar o povo. A outros interlocutores, Lula também costuma lembrar que o ex-ministro da Fazenda já demonstrou sua competência e lealdade.

Publicamente, o presidente Lula evita tratar do assunto para não atrapalhar o julgamento do processo de Palocci, ou dar a impressão de que está pressionando o Supremo na sua decisão. Mas, reiteradamente, fala sobre as chances de Palocci assumir o cargo sucedendo a Serra.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Por MAYKON OLIVEIRA


"PEROBA NELE"

Agaciel Maia (Aqui, sem peroba)
Foto: marcosdantas.com


"Cara de Pau"
(Foto: candidonobrega.com)

Já dizia o eterno candidato, se não me engano, das eleições paulistas, Osmar Lins Peroba: "Peroba neles". Na verdade, o que ele queria era chamar a atenção de muitos, para se precaverem de políticos, que tivessem a "cara de pau".

Durante essa semana, um fato ganhou destaque em toda a imprensa nacional. O potiguar Agaciel Maia, que dirigia o Senado Federal, estava envolvido numa série de irregularidades. Isso não é de se estranhar, principalmente se considerarmos os seus padrinhos , de "renome", como Renan Calheiros e o finado ACM.

Não é fácil enfrentar Agaciel, que até pouco tempo era o diretor-geral do Senado. Mesmo assim, anos atrás suas atitudes já vinham causando suspeita. Numa delas, ele foi acusado pelo Ministério Público de envolvimento num esquema de fraude de licitações na Casa. Ninguém conhece mais profundamente a vida pregressa dos 81 senadores e a folha corrida de alguns deles.

Mas, a justiça parece que está disposta a descobrir tudo. Espero que se preocupe, também, em punir todos os culpados. Afinal, não é em toda esquina que achamos uma "casinha", que vale milhões de reais.


Por MAYKON OLIVEIRA


TV SENADO EXIBIRÁ PROGRAMAS EM HOMENAGEM ÀS MULHERES.

Maria da Penha

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a TV Senado apresenta o especial Mulheres. O programa faz um retrato contundente da violência contra as mulheres no Brasil e também mostra os efeitos da Lei Maria da Penha, bem como as mudanças decorrentes da aprovação da lei na vida de mulheres que decidiram encarar o problema com o amparo legal. O programa vai ao ar no domingo às 10h40, 18h40 e 24h40.

O programa EcoSenado vai até o Rio Grande do Norte mostrar a Floresta Nacional de Nísia Floresta, no município de mesmo nome. A Justiça do estado utiliza a área para a aplicação de penas alternativas, como plantação de mudas, manejo de hortas e educação ambiental. O lugar leva o nome da poetisa potiguar, símbolo da luta pela educação igualitária e valorização da mulher no Brasil. O programa vai ao ar no sábado (7), às 9h15, com reprise às 13h15 e às 20h30.


Extraído de Agência Senado/ www.senado.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

PETROBRÁS TEVE LUCRO RECORDE, EM 2008.



No ano passado, o lucro da Petrobrás subiu 58%, fazendo com que a estatal conseguisse um lucro líquido recorde.

Ela é considerada a maior empresa brasileira, se considerarmos o valor de mercado. O montante pertinente ao lucro atingiu a impressionante marca de R$ 32,998 bilhões. Dessa forma, fica a expectativa de que parte desse lucro seja repassado aos municípios produtores.

Assim, sabemos que já existe uma espécie de compensação às áreas produtoras, porém, é importante que esses números sejam revistos, uma vez que os valores lucrados aumentaram.



Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLAS CARAUBENSES TRABALHAM A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO.

No decorrer dessa semana, várias escolas caraubenses realizaram atividades inerentes à comemoração dos 141 anos do município. Foram várias apresentações, exposição de cartazes e vídeos, que visavam mostrar ao aluno, um pouco da história.

Na quinta-feira (5), o Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro reuniu os alunos e boa parte de sua equipe de professores do turno vespertino, para um momento cívico, que foi dedicado à Caraúbas. Logo no início, o professor Patrício Ferreira contou um pouco sobre a história, desde a origem do município até a atualidade. Em seguida, os alunos realizaram a exposição dos quadros (obra do professor patrício) que mostram alguns dos principais patrimônios da "terra das caraubeiras".

Obras, do artista caraubense Patrício Ferreira, são mostradas pelos alunos do 6º Ano.

Ontem (6), foi a vez da Escola Municipal Josué de Oliveira realizar os seus trabalhos. Durante os turnos matutino e vespertino, uma série de atividades foram desenvolvidas. Na verdade, houve apresentações de trabalhos, exibição de documentário e de um vídeo que falava sobre as mudanças que ocorreram em Caraúbas, ao longo de todo esse período. Além disso, as centenas de alunos presentes, cantaram o hino do município, num momento bastante emocionante.

Alunos do 5º Ano "A", da Josué de Oliveira, apresentando o trabalho sobre Caraúbas.

Portanto, é necessário que todos saibam e conheçam nossas origens, a nossa formação. Contudo, é importante que os educadores não trabalhem isso apenas por uma semana. É necessário que cada um se sinta integrante, participante dessa bela história.



Por MAYKON OLIVEIRA


6 de março de 2009

RESULTADO FINAL DA JORNADA CLETO DE OLIVEIRA FILHO

Equipe da escolinha de Tenizio campeã no futsal feminino, um título mais que merecido


Equipe de Catolé do Rocha, campeão do futsal masculino

Equipe Caraúbas UM, campeão do volei



Por: RICHARLLES ALVES

FALTOU SÓ A FESTA!


Ontem, o município de Caraúbas completou 141 anos de emancipação política. Ao longo de toda a semana, inúmeras atividades foram realizadas, mas, para muitos, faltou só um pequeno detalhe: a festa.

Vários caraubenses esperavam um grande show ou, pelo menos, uma festa só para não "passar em branco". Contudo, isso não aconteceu e a pedida de ontem a noite foi assistir as finais do vôlei e do futsal, na quadra municipal, na Rua Benjamin Constant.

Depois de uma ótima programação cultural e esportiva, faltou só a festa para coroar o 141º aniversário do nosso município.



Por MAYKON OLIVEIRA

EMPRESA CARAUBENSE APRESENTA PROPOSTA “DIFERENCIADA”.

Empresário, Canindé de Freitas

Na manhã desta quinta-feira (05/03), tivemos a oportunidade de estar visitando as instalações da Import France, empresa responsável pela importação de produtos franceses e proprietária da concessão da marca de lingerie DeMillus, principal empresa do ramo na América Latina.

Na ocasião tivemos uma boa conversa com o jovem Canindé de Freitas, proprietário da empresa. Canindé nos falou acerca de alguns projetos desenvolvidos pela Import France, entre os quais cabe aqui destacar, o engajamento em ações de cunho social, onde a empresa estaria disposta a ajudar juntamente com entidades beneficentes, algumas pessoas carentes da cidade.


Equipe da Import France

A Import France na verdade, é uma empresa que tem por objetivo popularizar e ao mesmo tempo facilitar a importação de produtos internacionais para os seus revendedores. Com sede própria em Caraúbas/RN e atuação em mais de 14 cidades da região, a Import France tem como um dos seus principais objetivos facilitar a vida dos revendedores que ainda fazem suas compras através dos “sacoleiros”, que muitas vezes dificultam o negócio, justamente por não terem um local definitivo.

EMPRESA ENTRA NO RAMO DO E-COMMERCE


O empresário Canindé de Freitas nos informou que a sua empresa é primeira do Rio Grande do Norte a se incorporar ao ramo do comércio eletrônico, no chamado E-COMMERCE.

O e-commerce ou em português comércio eletrônico é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da internet, onde as chamadas lojas virtuais oferecem seus produtos e formas de pagamento online. O comércio eletrônico é um meio facilitador dos negócios, tornando o processo de venda fácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que atuam neste segmento estimulando a competitividade.

A Import France é uma nova empresa que surgi em nossa cidade, que emprega atualmente 06 funcionários. Pelo que conhecemos da visão empreendedora do jovem Canindé de Freitas e pela proposta que nos foi apresentada, chegamos a conclusão de que a empresa tem tudo para prosperar, tendo em vista a visão arrojada e visionária que esse projeto apresenta.

* Para mais informações acessem o site: www.importfrance.com.br


SEGUNDO JÁCOME

APAE-CARAÚBAS DISPONIBILIZARÁ ATENDIMENTO DIVERSIFICADO.

Monitoras da APAE-Caraúbas, Rafaela Praxedes e Evilânia Alves, ao lado do Secretário de Saúde, Giovani Nobre.

A APAE-Caraúbas terá, a partir de amanhã, novos profissionais atendendo às crianças, jovens e demais pessoas com necessidades especiais. O principal objetivo, é ampliar a prestação de serviços à comunidade.

Na manhã de ontem (5), o Secretário de Saúde do município, Giovani Nobre, garantiu que a unidade da APAE irá contar com alguns profissionais de saúde, como: um Clínico Geral; uma Terapeuta Ocupacional; e uma Fonoaudióloga.

Os trabalhos já serão iniciados na manhã de hoje, a partir das 07 horas, sendo o atendimento realizado por ordem de chegada. O Clínico Geral atenderá no período da tarde, a partir das 14 horas.


Por MAYKON OLIVEIRA

NOVA LEI PODE TORNAR A NATAÇÃO OBRIGATÓRIA, NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO.


A natação pode estar prestes a se tornar disciplina obrigatória nos colégios. Um Projeto de Lei apresentado pelo deputado Flávio Bezerra obriga os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, a incluir aulas de natação no currículo escolar da educação básica. As informações são do site da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 4615/09 define que as aulas serão ministradas por um professor licenciado em Educação Física, ou por monitores com formação em natação, desde que sob orientação do responsável técnico.

Um dos argumentos utilizados pelos deputado é que a atividade contribui para a saúde, além de ser uma modalidade esportiva que praticamente não provoca lesões. Além disso, o projeto chama a atenção para o alto número de mortes por afogamento, sobretudo entre crianças e jovens.

As escolas terão dois anos de prazo para adaptar suas instalações e, caso isso não seja possível, poderão firmar convênios e parcerias com clubes e academias.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Extraído de globoesporte.com


Por MAYKON OLIVEIRA

SENTANDO NO "COLLOR"


O senador Fernando Collor (PTB-AL) , foi eleito nesta quarta-feira (4) ,presidente da Comissão de Infra-estrutura do Senado. Numa disputa acirrada, ele derrotou, por 13 votos a 10 a senadora Ideli Salvatti (SC), indicada pelo PT.

A vitória de Collor não foi por acaso. Ela é resultado do "acordão" que permitiu a eleição de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência da Senado, derrotando Tião Viana (PT-AC), que muitos consideravam ser o favorito.

Assim, o senador alagoano passará a controlar os bilhões que serão investidos no pré-sal e no PAC. Depois que perdeu o seu mandato de presidente nos anos 90, ele tem voltado aos "holofotes" da política nacional, pois a cada dia conquista mais espaço.



Por MAYKON OLIVEIRA

PARA QUE SERVE O CELULAR?

Celular bastante "moderno"

Para muitos, um luxo. Para outros, uma necessidade. Para vários, mais um transtorno.

Bom, são muitas as utilidades que podemos encontrar nos mais diversos tipos de aparelhos. Porém, nos últimos dias, os usuários de uma empresa do setor de telefonia, tem feito uma pergunta:

Afinal, para que serve o celular?

Para ajudar a compreender e a responder essa pergunta, listamos aqui algumas das principais utilidades desse aparelho, cujo o uso já se difundiu em todo o nosso município.


Confira as principais utilidades de um aparelho de telefone celular.

1º.
Ouvir música
2º. Transformar em agenda
3º. Fazer vídeos
4º. Verificar email
5º. Atualizar o blog
6º. Jogar
7º. Despertador
8º. Tirar fotos
9º. Calculadora
10º. Conseguir fazer uma ligação ( Se você não morar em Caraúbas ou se a sua operadora não for a Tim, principalmente quando o tempo está nublado.)



Por MAYKON OLIVEIRA

5 de março de 2009

FINAIS ENCERRAM JORNADA ESPORTIVA

Na noite desta quinta-feira (05/03) serão realizadas as finais da “1ª Jornada Esportiva Cleto de Oliveira Filho”. Na ocasião veremos os campeões das modalidades de vôlei e futsal. Em todas essas partidas, teremos equipes caraubenses disputando títulos.

A final do futsal feminino será disputada pela equipe Fênix de Mossoró e pela Escolinha do Tenízio. Já no futsal masculino, teremos o encontro do time AFICEL de Caraúbas contra o selecionado de Catolé do Rocha.

Catolé do Rocha

Goleiro da AFICEL, Dacildo. Grande destaque do campeonato.

O campeão do vôlei será conhecido através do duelo entre duas equipes caraubenses.

As finais começam a partir das 19hs na quadra de esportes localizada na Rua Benjamin Constant.

SEGUNDO JÁCOME E RICHARLLES ALVES

QUASE TUDO PRONTO, PARA O EVENTO MÁXIMO DA BELEZA POTIGUAR.

Atual Miss Brasil, Natália Anderle, estará presente no Miss RN. (www.tw7.com.br)

No próximo dia 11 de março, a capital potiguar irá "parar". Um dos grandes eventos do nosso calendário será realizado e, mais uma vez, cheio de glamour e personalidades.

Na realidade, estamos falando de mais uma edição do concurso Miss RN. Comemorando os 30 anos do primeiro título de Miss Brasil, bem como do 4º lugar conquistado no Miss Universo, no ano de 1979, ambos com Marta Jussara da Costa, que representou o nosso estado.

O evento tem uma equipe de peso na coordenação, encabeçada Francisco Oliveira e com a produção do renomado George Azevedo. Segundo informações, até a Miss Brasil 2008, a bela Natália Anderle, estará prestigiando o concurso, que será realizado no Olimpo Recepções.

Representando o nosso município estará a bela Ludmilla Amorim, que já está se preparando bastante para enfrentar esse grande desafio. Caso seja vencedora (essa é a nossa torcida), a jovem estará classificada para representar o RN no Miss Brasil, que ocorre no mês de maio, com transmissão ao vivo da Band.


Colaboração: Colunistas Wandílson Ramalho e Tica Soares



Por MAYKON OLIVEIRA

VÍDEO EM HOMENAGEM À CARAÚBAS.

Confira essa pequena homenagem que fizemos para nossa querida terra, Caraúbas. Ele mostra algumas imagens antigas e atuais, contando um pouco dessa linda história, que hoje chega ao 141º capítulo.






Por MAYKON OLIVEIRA

CARAÚBAS E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA.

Caraúbas, 141 anos de história.


Localizado na chamada Zona Oeste do estado do Rio Grande do Norte, o município de Caraúbas se tornou, ao longo de sua história, num dos mais prósperos da região.

Segundo relatos históricos, o primeiro desbravador foi Baltazar Nogueira, que era filho de Manoel Nogueira, o fundador do município de Apodi. Na realidade, teria Baltazar se estabelecido numa fazenda, nas proximidades da lagoa do Apanha-Peixe. Após fixar moradia, ele se dedicou à criação de animais e ao plantio de gêneros agrícolas. Porém, em uma de suas andanças para o estado do Pernambuco, os índios que habitavam a região, destruíram sua propriedade. Isso aconteceu no final do século XVII.

No século XVIII, chegou à região o General Francisco de Souza Falcão. Vindo do Pernambuco, trazia consigo as sesmarias, de grande parte das terras que hoje compreendem ao município de Caraúbas e outro, circunvizinhos. Assim, ele fixou moradia numa fazenda na data "Cachoeira". Juntamente com sua família, passou a praticar agricultura e a pecuária.

Ao retornar de uma de suas viagens feitas ao Pernambuco, trouxe consigo um sobrinho de sua mulher, de nome Leandro Bezerra Cavalcanti. Naquela época, o que ninguém imaginou, era que o rapaz iria mudar os rumos do lugar, se tornando um dos maiores personagens da nossa história.

Casando com sua prima, Ana, Leandro fixou moradia nas proximidades do "riacho das caraúbas", onde se dedicou a várias práticas agrícolas. Em um desse anos de seca, a situação estava muito complicada. Por isso, ele fez uma promessa ao mártir São Sebastião. O pedido foi de que se não faltasse água para seu rebanho, seria erguida uma capela em homenagem ao "Santo Guerreiro".

Imagem atual do "riacho das caraúbas", local em que se iniciou o povoamento da "cidade" e que deu nome ao nosso município.

Tendo conseguido alcançar a "graça", o casal se comprometeu em construir a capela e assim foi feito. Trouxeram uma imagem de São Sebastião para colocar no templo (que foi remodelado), que até hoje é visitado por milhares de fiéis, durante o ano todo. Porém, já naquela época foram fixadas as primeiras moradias da cidade, numa área que historicamente é chamada de " o quadro da igreja".

Foto antiga, da Igreja Matriz de São Sebastião.

Foto antiga do "quadro da igreja".

O distrito Caraúbas foi criado pela Lei n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Município de Caraúbas, que se desmembrou de Apodi.

Desse modo, foi ao redor da humilde capela que se desenvolveu a cidade e, consequentemente, o município de Caraúbas. Na verdade, a bela história do nosso município por vezes se confunde com a luta da nossa gente, do nosso povo. E é isso que sempre chamou atenção, ao longo desses 141 anos.



Fonte: Caraúbas Centenária/Raimundo Soares de Brito



Por MAYKON OLIVEIRA


4 de março de 2009

MISS RN 2009



Colaboração: Colunistas Wandílson Ramalho e Tica Soares




Por MAYKON OLIVEIRA

VEREADOR FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DO CAPS, EM CARAÚBAS.

Na 2ª Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas, na semana passada, foi apresentado o requerimento 001/2009, de autoria do presidente da Casa, o vereador Assis Batista (PSB). O mesmo, trata da necessidade de instalação de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em nosso município.

Em seu pronunciamento, o parlamentar falou a respeito do projeto.
Confira.






Por MAYKON OLIVEIRA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Durante o dia de ontem, um fato chamou a atenção daqueles que são ouvintes das emissoras de rádio de nossa cidade. Na verdade, trata-se de uma questão envolvendo duas mães que se diziam indignadas, pelo fato de não conseguiram regularizar a situação de seus filhos, na Escola Municipal Josué de Oliveira.Uma delas chegou a escrever uma carta para um programa de rádio.

Na condição de vice-diretor da instituição e sendo conhecedor pois acompanhei todo o desdobramento do fato, uso desse espaço para externar o que aconteceu, a exemplo do que fez meu colega, Wilton Firmino, numa entrevista concedida ontem.

Antes de fazer sensacionalismo com problema alheio, seria interessante investigar os acontecimentos primeiro. Na realidade, uma dessas mães estava proferindo palavras de baixo calão, perante a presença de alguns pais e da equipe gestora da escola, reclamando que seu filho não iria estudar a tarde, pois fazia parte de uma turma do Programa PetroArt. Como ela não teve seu pedido atendido, uma vez que priorizamos uma criança da zona rural, que por não dispor de transporte no turno vespertino, teria que estudar pela manhã, a mãe logo se abalou emocionalmente.

O curioso, é que o conteúdo da carta dizia que a criança tinha problemas de saúde, mas não foi isso que foi alegado ontem. Entrando em contato com Bruna Alves, ainda na manhã de ontem, ela nos confirmou que o Programa PetroArt não terá mais turmas no período da tarde.

Além desse problema, uma outra mãe também se mostrou indignada, simplesmente pelo fato de sua criança, cuja idade é inferior a 04 anos, não pode ser matriculada no 1º período do Ensino Infantil. Como todos já sabem, a Josué de Oliveira não dispõem de serviços de creche e/ou maternal, e por isso a criança não pode ser matriculada.

Desse modo, é importante que se conheça os fatos, que apurem o que realmente acontece. Existe um documento chamado de Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que rege os procedimentos inerentes à educação em nosso país. Em cada estado e/ou município, as secretárias estabelecem normas que devem ser cumpridas. Antes de criticar destrutivamente ou querer fazer guerra com situação que se resolve na escola, melhor seria que as pessoas cuidassem do seu próprio trabalho, para fazerem direito e evitar que alguém tente-o destruir.



Por MAYKON OLIVEIRA

E A TV DIGITAL?

(Extraída de mesquita.blog.br)

Desde o começo da semana , muito se discute acerca da regulação da multiprogramação da TV digital. O interesse parte do próprio governo, que objetiva o controle dos programas veículados pelos canais de televisão, evitando que se criem emissoras "piratas", uma vez que alguns delem alugam espaços em sua programação a terceiros.

A medida realmente é cabível, mas, o interessante é que falam bastante na democratização dessa tecnologia no Brasil. Porém, que acha que fazer comercial e mostrar o que vai acontecer é democratizar, deve estar bem enganado a respeito.

Na semana passada, o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, apresentou o modelo do projeto para alguns líderes de países da América do Sul, como o presidente peruano, Alan Garcia. Também, se tem notícia de que a idéia já está sendo divulgada no Chile e em Cuba.

Assim, o que chama mais atenção é a forma do governo brasileiro conduzir essa "democratização" da Tv digital no país. Em vez de realizarem encontros, palestras e seminários, para esclarecer as dúvidas da população "tupiniquim", eles acabam mostrando o projeto lá fora, como se ele já tivesse sido conhecido, mostrado em todo o Brasil.

Seria interessante, que alguns integrantes do governo brasileiro, revessem um pouco os seus conceitos, ou melhor, pelo menos o conceito de democratização.



Por MAYKON OLIVEIRA

3 de março de 2009

CARAUBENSES SENTEM A FALTAM DE CANAL TELEVISIVO.



Desde o dia 25 de Fevereiro que os caraubenses proprietários de Antenas Parabólicas, não conseguem mais sintonizar o canal cearense “TV DIÁRIO”. A referida emissora possui uma grande audiência aqui na cidade, principalmente nos programas de auditório, com atrações forrozeiras e na transmissão das partidas de futebol e futsal que, muitas vezes envolvem jogadores caraubenses.

Em nota, a “TV DIÁRIO” informa que está operando somente nos 184 municípios do Ceará e via “TV fechada” em 28 cidades no país.

Alguns analistas têm falado de uma provável interferência da Rede Globo, no cancelamento das transmissões da TV cearense via satélite em todo o território nacional. A Rede Globo argumenta que a TV Diário, por ser uma emissora comunitária não poderia ser transmitida nacionalmente, além disso, estava afetando a relação com as outras afiliadas que retransmitem a programação global, pois estavam sendo prejudicadas pela audiência do canal cearense.

SEGUNDO JÁCOME

CARAÚBAS TEM PROGRAMAÇÃO NA SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.


Praça Reinaldo Pimenta
Aniversário
CARAÚBAS TEM PROGRAMAÇÃO NA SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Devido a inadimplência da gestão anterior, que impediu a liberação de recursos para projeto cultural, programação será simples com inauguração de uma moderna escola da rede municipal


Município viverá uma festa de comemoração dos seus 141 anos de emancipação político-administrativa.


Caraúbas- Neste dia 5 de março o município está completando seus 141 anos de existência político-administrativa. Uma extensa programação deveria ser cumprida no setor sócio-cultural, mas a inadimplência do município, fruto da gestão anterior conforme o documento da Diretoria de Expediente do Tribunal de Contas do Estado, datado de 27 de fevereiro de 2009, impediu a liberação de recursos para a viabilização do projeto, denominado Primavera 141, assinado pelo agente cultural, Assi Sales.

Desde o dia 27 de fevereiro várias equipes da região e também da Paraíba participam da 1ª Jornada Cleto de Oliveira Filho, que tem movimentado a cidade e contato com uma boa média de público prestigiando os jogos. Um dos grandes atrativos da jornada é o campeonato de futsal que está contando com doze times no masculino e sete no feminino, sendo quatro equipes paraibanas de Catolé com doze times, sendo dois de Catole do Rocha e de Brejo do Cruz.

Além do futsal, está havendo um torneiro de vôlei que reúne equipes de Mossoró, Caicó, Alto do Rodrigues e região. No dia cinco de março, data da emancipação política de Caraúbas será realizada a Maratona, que também contará com corredores do Ceará e atletas que já participaram da corrida de São Silvestre em São Paulo. Segundo o prefeito Ademar, realizar um evento esportivo como esse, é muito importante para dar opções de lazer para Caraúbas e região. “Ajudar o crescimento do esporte é uma prioridade para nós e será um grande prazer recebermos esses vários atletas em nossa cidade”.

O secretário de Esporte e Lazer Turismo e Juventude do município Leca Gurgel também espera que será a maior competição esportiva da história do município. “A nossa expectativa é a melhor possível, o esporte é uma fonte que tira a juventude da ociosidade”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES DOS 141 ANOS
A programação será aberta oficialmente neste dia 4, se inicia ao meio-dia, Mesa Redonda na Rádio Centenário sobre os 141 anos de Emancipação Política. Neste mesmo dia, às 20 horas, na Casa de Cultura Popular Manoel do Violão, com presença do prefeito Ademar Ferreira da Silva, (PSB), vice-prefeito Alcivan Viana (PMDB), autoridades municipais e regionais quando haverá uma rápida explanação do atual momento histórico, político e administrativo em que vive o município e tocará para os presentes a Banda de Música Municipal Maestro Joaquim Amâncio.

Diretores de escolas, os Poderes Legislativo e Judiciário e demais segmentos organizados da sociedade civil caraubense deverão participar desta abertura oficial da programação alusiva aos 141 anos de emancipação política. “Nossa administração é também pautada na valorização da cultura e na preservação da nossa memória. Razão desta programação eminentemente cultural” justifica a ausência de Shows musicais e outras atrações esperadas pelo povo, o prefeito Ademar Ferreira.

Ainda no dia 4, acontecerá às 21 horas, uma Noite dos Amantes da Poesia a cargo do Clube Menestrel Leto Fernandes. Como atrações, os poetas Damião da Silva, e Raimundo Lima, José Monteiro e Antonio Domingos, Antonio Francisco, haverá uma pausa para o lançamento do primeiro CD, do cantor caraubense Olinto Costa, Raimundo Amâncio e Francisco Ferreira, José Oliveira e Francisco Neves, Valdir Teles e Sebastião da Silva, Asa Branca e Concriz. Encerrando a noite cultural, tocará o Grupo Novança do renomado músico caraubense, Novo de Diassis, com o seu estilo musical forró Pé de Serra.

No dia 5, dia em que o município comemora a sua festa maior, a programação será seguinte:

Às 05h- Alvorada com Sino e Banda no pátio na Igreja Matriz de São Sebastião.
Às 07h- Missa em ação de graças, na Igreja Matriz de São Sebastião.
Às 08h- Hasteamento de bandeiras pelos membros do Grupo de Escoteiros
Expedicionário Pedro Maia Filho, na praça Reinaldo Pimenta no Marco Centenário.
Às 10h- Inauguração da Escola Municipal Professora Leônia Gurgel Fernandes de
Azevedo, professora Leônia Gurgel Fernandes de Azevedo.
Às 17h- Encerramento e premiações da 1ª Jornada Cleto de Oliveira Filho.


Caraúbas, 03 de Março de 2009.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Contatos: 9969.1255/9999.1624/8716.8826

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DECIDEM ENTRAR EM GREVE.

(Extraída de www.ovigilante.org.br)

Em uma assembléia geral realizada na manhã de ontem (2), os professores da rede estadual de ensino decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

Segundo a categoria, a proposta concedida pelo Governo do Estado não é satisfátória e, por essa razão, optaram pela paralização. Além disso, muitas exigências pertinentes à valorização dos profissionais em educação, não foram atendidas, dentre elas as gratificações, através do plano de cargos, carreiras e salários.

A perspectiva é de que professores de vários municípios do interior também optem pela greve. Mas, em Caraúbas, as aulas tiveram início normalmente, no dia de ontem. Desse modo, fica até certo ponto improvável, que os professores da rede estadual aqui de nossa cidade, queiram paralizar suas atividades.



Por MAYKON OLIVEIRA

APESAR DA DERROTA, "XANXAN" SAI FORTALECIDO DAS ELEIÇÕES.

Alexandrino Suassuna (PMDB) (Foto: www.marlioforte.com.br)


Apesar de não ter vencido as eleições suplementares do município de Patu, realizadas no último domingo (1º), o vereador Alexandrino Suassuna (PMDB), saiu bastante prestigiado.

Correndo literalmente por fora, na disputa pela prefeitura, "Xanxan", como é popularmente conhecido, demonstrou muita força durante toda a campanha. Antes, lembrado vagamente para postular o cargo, para muitos a disputa com Evilásia Gildênia (PSB), era uma barbada (para ela, claro). Porém, o resultado das urnas mostrou que não é bem assim.

Enfrentando rachas em sua própria base, e disputando contra uma estrutura fortíssima, formada por ex-prefeitos patuenses, a governadora, vários deputados estaduais e federais, o "vereador-prefeito" se saiu bem, nesse que foi um dos maiores desafios de sua vida.

Assim, os mais de 3.200 votos que obteve não significou apenas uma votação expressiva, mas colocou "Xanxan" como um nome forte, para uma possível chapa majoritária, já pensando no próximo pleito.


Por MAYKON OLIVEIRA

COMO FUNCIONARÁ A UNIDADE DE PESCADO?

Exemplo de um dos setores, da unidade de beneficiamento de pescado.(Ilustração)

Como já sabemos, o município de Caraúbas foi contemplado com a instalação de uma unidade para beneficiamento de pescado. Após concluída, a perspectiva de geração de empregos é bastante grande, tanto aqui quanto em outros municípios da região, em virtude da produção, que já começará em um bom ritmo.

De acordo com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), a unidade terá capacidade de abate de cinco toneladas de pescado por dia, e contará também com uma fábrica de gelo, câmara frigorífica, lavador de pescado com esteira e outros equipamentos usados no processamento do peixe.

Os equipamentos possibilitarão a limpeza e conservação adequada do pescado, além de viabilizar também a filetagem e a elaboração de embutidos, agregando renda aos pescadores. O governo do Estado, além de já ter contribuído com recursos para o suporte da obra, irá colaborar com o monitoramento da produção pesqueira e aqüícola e com o levantamento de dados estatísticos, em parceria com a UFERSA – (Universidade Federal da Região do Semi-Árido e CEFET (Centro Federal de Ensino Técnico).

Serão 500 gaiolas na região do Médio Oeste e no Assentamento 8 de março, em Caraúbas, será viabilizado um criatório-modelo de peixes em tanques escavados, com expansão para os 11 municípios do projeto, via UFERSA e CEFET.

A produção inicial para Caraúbas é de aproximadamente 3 toneladas de pescado, especialmente o peixe , da espécie tilápia do Nilo.O gerenciamento de todo este processo da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas e região, é em forma de cooperativa que viabilizará também o escoamento de toda a produção.


Colaboração: Equipe de Assessoria e marketing da PMC (Chico Costa e Vivênio Jácome)



Por MAYKON OLIVEIRA


2 de março de 2009

UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO, IRÁ GERAR EMPREGO E RENDA EM CARAÚBAS E REGIÃO.

Caraúbas terá uma moderna unidade de beneficiamento de pescado.

Uma das questões mais discutidas pela nossa população é a geração de emprego e renda. As dificuldades para se conseguir um bom trabalho são notáveis, seja na zona urbana ou nas áreas rurais. Porém, é necessário a existência de novos postos de trabalho, para tirar nosso povo da ociosidade e, ao que tudo indica, essa situação pode ser amenizada, sobretudo, nos próximos dias.

Pescadores da comunidade de Apanha-Peixe, também serão beneficiados.

Numa parceria envolvendo os governos, estadual, federal e municipal, Caraúbas estará recebendo, no próximo dia 4, um grande investimento para o setor de psicultura. O montante, que chega a R$ 1 milhão, irá beneficiar uma boa quantidade de pessoas, inclusive, de municípios circunvizinhos. Na verdade, com mais essa quantia, serão totalizados R$ 3,5 milhões em investimentos, na unidade de beneficiamento de pescado, situada às margens da RN-117, na fazenda Santa Bárbara.

Segundo informações, serão gerados cerca de 70 empregos em caráter direto, e aproximadamente 1000, indiretos. A área de abrangência do projeto, transpassa os limites caraubenses, chegando a beneficiar pessoas em 10 municípios da região. Aqui, em Caraúbas, serão beneficiados os pescadores da colônia Z-49, que trabalharão nas atividades de "coleta" e beneficiamento da produção.


Reunião discute detalhes sobre o projeto

No último sábado (28/02), aconteceu na Câmara Municipal, uma reunião para discutir os principais detalhes inerentes a instalação e conclusão, da unidade de beneficiamento de pescado do município de Caraúbas. Na oportunidade, estiveram presentes os gestores do município, Ademar Ferreira e Alcivan Viana, o secretário de governo, Dr. Varela e, também, Edson Morais, que está a frente da Secretaria de Políticas do Campo e Meio Ambiente. Além disso, o evento contou com a participação de mais de 100 pescadores e outros participantes.

Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Edson Morais, fala sobre a importância do projeto. (Foto: Vivênio Jácome)

Na reunião, o secretário Pelé explanou acerca da importância do projeto, ressaltando que os benefícios são muitos, seja pela geração de emprego e renda para as famílias, como também, contribuindo para aquecer a economia caraubense. Além dele, o prefeito Ademar Ferreira também firmou compromisso, destacando que é importante gerar uma fonte de ocupação, sem necessariamente, ser ligada a prefeitura.

Sem dúvidas, projetos como esse são de grande valia. Como já dissemos anteriormente, vivemos em um município que há uma carência no que tange a disponibilidade de postos de trabalho. Assim, é necessário gerar uma fonte de renda, para tirar nossos jovens da ociosidade, as famílias da "precisão" e fomentar a prosperidade.


Colaboração: Equipe de Assessoria e Marketing da PMC (Chico Costa e Vivênio Jácome)



Por MAYKON OLIVEIRA

AULAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS SE INICIAM HOJE.

Hoje (02), será iniciado o ano letivo 2009, nas escolas das redes municipal e estadual, aqui no município. Previsto, inicialmente, para o último dia 16/02, a decisão da Secretaria Estadual de Educação, que previa o adiamento, causou certa surpresa.

Agora, é para valer. Mesmo com o indicativo de greve, as instituições de ensino iniciarão suas aulas. As quatro escolas estaduais realizaram, durante a semana passada, suas respectivas reuniões administrativas e os planejamentos, para definir os últimos detalhes, e fechar o quadro de profissionais que trabalharão nas mesmas.

Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira.

As escolas da rede municipal, também iniciarão o trabalho a partir de hoje. Tanto aquelas que situam-se na zona urbana, quanto as das comunidades rurais, darão início às atividades inerentes ao ano letivo. Contudo, em virtude do adiamento e dessas duas semanas de atraso, a perspectiva é de que o número de sábados letivos aumente.

Escola Municipal Josué de Oliveira

Assim, agora é "cair em campo". São 200 dias de muito trabalho, em prol da educação de crianças, jovens e adultos, em todo o município de Caraúbas.


Por MAYKON OLIVEIRA


PROJETO ESTABELE NORMAS PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS DURANTE TRANSIÇÕES DE GOVERNO.

Senador Renato Casagrande (PSB-ES)

Apresentado na semana passada, o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 42/09, de autoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES), estabelece normas para a prestação de contas da aplicação de recursos públicos federais durante as transições de governo dos Poderes Executivos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal. O objetivo da proposta é especificar os direitos e as obrigações das autoridades que estejam encerrando e das que estejam iniciando titularidade do Poder Executivo de algum ente federado, para garantir a continuidade e a transparência na aplicação dos recursos federais. O projeto tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e depois seguirá para análise, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá Decisão Terminativa.

A proposta estabelece que o candidato eleito para cargo de chefe de Poder Executivo tem o direito de receber do antecessor todos os dados e informações "necessários à implementação do seu programa de governo". A autoridade que será substituída ficará obrigada a oferecer ao candidato eleito "acesso pleno às informações" relativas às contas públicas, programas e projetos do ente federado que usem recursos federais.

O projeto também especifica outras informações que deverão ser compartilhadas, como relação de contas bancárias do governo; saldos de tesouraria; contratos que usem recursos federais; demonstrativos dos valores mensais recebidos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS); comprovantes de regularidade junto à Fazenda Pública federal, estadual e municipal, e junto à Previdência Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de convênios celebrados com a União.


Extraído de publicação da Agência Senado/www.senado.gov.br



Por MAYKON OLIVEIRA

1 de março de 2009

EQUIPE DO ASSU, CONQUISTA O 1º TURNO DO CAMPEONATO ESTADUAL.

Equipe do Assu empata em 2 x 2 com o Santa Cruz e conquista o 1º turno do Estadual.

Em um jogo emocionante, a equipe do Assu sagrou-se campeã do 1º turno do Campeonato Potiguar de Futebol. Por ter conseguido a melhor campanha na 1ª fase da competição, o time jogou por um empate, e foi isso que aconteceu.

A partida foi disputada no estádio Edgar Montenegro (o "Edgarzão") em Assu. A torcida lotou as dependências e gritou a todo momento para empurrar o time. O resultado de 2 x 2 com o Santa Cruz, garantiu a conquista do turno, e uma vaga na Copa do Brasil, em 2010.

Parabéns ao "Camaleão do Vale" ! Parabéns ao "desprestigiado" futebol do interior do nosso estado, que mesmo enfrentando tudo e todos, ainda conquista títulos importantes.



Por MAYKON OLIVEIRA

DE NOVO?

"Xanxan" Suassuna, está confiante em punição da Justiça Eleitoral à candidata eleita, Evilásia Gildênia.
(Foto: www.marlioforte.com.br)

Numa informação que tivemos, momentos atrás, o candidato derrotado a prefeito de Patu, Alexandrino Suassuna (PMDB), ameaça entrar com uma Liminar, junto a Justiça Eleitoral, pedindo a cassação do registro de candidatura da vencedora, Evilásia Gildênia (PSB).

Durante todo o dia, algumas pessoas foram presas, acusadas de estarem comprando votos. Dentre elas, um primo do marido da prefeita, chamado Evandro Moura. Ele inclusive foi secretário municipal, durante uma das gestões de Dr. Ednardo.

Até o momento (19h10min), Evandro encontra-se detido pela PF, uma vez que foi preso em flagrante.

Mesmo assim, os correligionários não cessam de comemorar. Mesmo debaixo de chuva, seguem os buzinassos e o foguetório pelas ruas da cidade de Patu.

É esperar e aguardar o desfecho de tudo isso!


Por MAYKON OLIVEIRA

EVILÁSIA GILDÊNIA VENCE AS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES, EM PATU.

Muita euforia dos populares, que saíram às ruas para festejar a vitória de Evilásia. (Foto: Vlademir Alexandre)

Finalmente, a população do município de Patu conheceu o seu novo gestor, ou melhor, sua nova gestora. Na eleição suplementar, realizada durante todo o dia de hoje, a candidata Evilásia Gildênia (PSB) sagrou-se vencedora.

A apuração aconteceu agora a pouco. Evilásia obteve 3.526 votos (52,14% dos votos válidos), enquanto que o seu adversário, Alexandrino Suassuna (PMDB), popularmente conhecido por "Xanxan", obteve 3.236 (47,86% dos votos válidos). Foram 290 votos de maioria.

A vitória da candidata do PSB, foi também do seu marido, o médico Ednardo Moura. No pleito realizado em outubro passado, ele foi eleito com uma boa margem de votos, mas, teve sua candidatura impugnada.

À nova prefeita, desejamos um excelente trabalho em sua gestão!


Por MAYKON OLIVEIRA

TIMES CARAUBENSES FARÃO A FINAL DO VÔLEI NA JORNADA ESPORTIVA

Equipe CARAÚBAS UM

Equipe CARAÚBAS DOIS

Na manhã de hoje foram conhecidos os dois finalistas do torneio de vôlei da I Jornada esportiva Cleto de Oliveira Filho. Ambas as equipes conseguiram vaga na final em jogos muitos disputados.


No primeiro jogo valendo vaga na final a equipe CARAÚBAS DOIS, derrotou a forte equipe de Caicó por três setes a dois, um jogo emocionante, e claro o time local contou com o apoio da torcida que compareceu em bom número.


Já a segunda partida também valendo vaga na final, CARAÚBAS UM passou com mais facilidade pela equipe de Jucurutú, que no inicio da partida até que tentou colocar pressão na equipe da casa ganhando o primeiro sete, mas a equipe da casa tratou logo de mostrar sua força virando o jogo e vencendo por três setes a um.


A grande final será realizada dia 5 de Março às 19h00, dia em que se comemora a emancipação política do município.




Por: RICHARLLES ALVES




PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES