30 de janeiro de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

Os amigos leitores irão acompanhar nas próximas postagens, a cobertura completa da 4ª Conferência da Cidade de Caraúbas/RN, que aconteceu neste sábado.

Além disso, também publicaremos as principais informações acerca do 1º Encontro Regional da Juventude do PMDB, que ocorreu na cidade de Apodi/RN.

Com exclusividade, o blog conversou com o professor Flaviano Monteiro (PC do B), que é um dos principais nomes da região para a disputa de uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado.

Não percam, essas e outras notícias.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

O COMENTÁRIO DA SEMANA!

Mais uma vez, o blog Caraúbas HotNews inova e trás mais um espaço de interação com os leitores. Desta vez, estamos criando "O comentário da semana".

Na ocasião, no final de cada semana, estaremos publicando em nossas postagens, o melhor ou os melhores comentários enviados pelos nossos leitores.

Veja qual foi o comentário da semana:

"As chuvas já começam a cair e a orientação dos órgãos meteorológicos do estado (EMPARN) e do país (EMBRAPA), é que os agricultores aproveitem ao máximo as chuvas. Nossa região tem precipitações curtas, o agricultor tem que plantar logo na segunda e/ou terceira chuva. Preocupa-me quando vejo que a prefeitura de Caraúbas ainda está “planejando” o corte de terra (caraúbashotnews 27.01.2010), gerando uma expectativa no agricultor que em muitas vezes espera pelo trator da prefeitura e ele não vem ou quando vem às chuvas já estão perto de acabar. Então o produtor tem que voltar a usar a velha “capinadeira”, que agride muito menos o solo e se ele tiver um boi bom esta ali pronta pra fazer o serviço, garantindo assim o aproveitamento total das chuvas e uma boa produção".

(João Ítalo Fernandes, sobre a matéria "APÓS AS CHUVAS NESTE INÍCIO DE ANO, AGRICULTORES ACREDITAM EM UM BOM INVERNO".)


Por MAYKON OLIVEIRA

VOX POPULI: DILMA SOBE 09 PONTOS; SERRA LIDERA COM 34%.

Imagem: Blog Contexto Livre.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a corrida presidencial com 34% das intenções de voto, seguido da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 27%, segundo pesquisa do Instituto Vox Populi, encomendada pela TV Bandeirantes.

Dilma tem nove pontos a mais do que o registrado no último levantamento do instituto, sendo que Serra caiu cinco pontos. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) somou 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV), com 6%. Brancos e nulos ficaram em 10%, sendo que 12% não sabem ou não opinaram.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 23 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 14 a 17 de janeiro, O levantamento, que tem margem de erro de três pontos percentuais, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 1057/2010. A pesquisa, divulgada no Jornal da Band desta sexta-feira, é a primeira do ano eleitoral.


FONTE: www.terra.com.br


SEGUNDO JÁCOME

TEMPO REAL: REPRESENTANTES DE ENTIDADES PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA.

Neste momento (10h58min), dezenas de pessoas participam da 4ª Conferência da Cidade da Caraúbas/RN. A mesma, que está sendo realizada no âmbito municipal, faz parte das atividades da 4ª Conferência Nacional das Cidades.

Vários representantes de entidades estão prestigiando o encontro. Agora, está acontecendo a palestra "Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano", tendo como palestrante, a senhora Rosa de Fátima Soares, que é Conselheira do Conselho Nacional das Cidades.

O blog está acompanhando todos os detalhes e trará todas as informações na íntegra.


Por KAROL WOJTYLA, MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

EX-PRESIDENTES SÃO DESTAQUE EM PROGRAMA DE TV.

(Montagem:Fotomontagem/ABr )

Neste domingo, dia 31, o programa "É Notícia", que é veículado semanalmente pela Rede TV, exibe as melhores partes das entrevistas realizadas em 2009 com os ex-presidentes do Brasil: José Sarney, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Comandado por Kennedy Alencar, o programa tem início às 23h00min (horário local), e é concebido como um dos sucessos da emissora.



Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPE DO MEIA SANDRO CHEGA À "LIDERANÇA" DO CAMPEONATO PAULISTA.

Meia não participou dos dois últimos jogos do seu time.

Após a vitória heróica sobre o Bragantino, na cidade de Bragança Paulista/SP pelo placar de 4 x 3, o Ituano chegou aos oito pontos e divide a liderança do Campeonato Paulista de Futebol. Empatados em todos os critérios, a diferença está apenas no número de cartões.

A equipe de Itu conta com um bom elenco e, dentre os bons jogadores, temos o caraubense Sandro. Porém, ele não atuou nas duas últimas partidas, em virtude de ter sentido fortes dores no músculo posterior da coxa esquerda.

O meia caraubense não deve começar jogando contra o Santo André, na partida que acontece amanhã e é válida pela 5ª rodada do Paulistão.


Por MAYKON OLIVEIRA

E TOME "BOLSA"...

(Imagem:http://mariachuteira.files.wordpress.com)

Depois do "Bolsa Renda", "Bolsa-Família" e o frustrado "Bolsa Celular", o governo federal criou o "Bolsa Copa" e o "Bolsa Olímpica", sobretudo em virtude da realização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Criados recentemente por meio de decreto presidencial, os benefícios serão realizados no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Na realidade, o governo quer investir na capacitação dos policiais, para atuarem nos dois eventos esportivos. Assim, eles poderão optar pelo módulo presencial ou à distância, abordando temáticas ligadas à criminalidade nos grandes centros urbanos.

Os policiais que participarem do programa, receberão uma remuneração adicional. Também, com o término das competições, os estados deverão incorporar o benefício ao salário, que já deveria ser bem mais digno.



Por MAYKON OLIVEIRA

GESTORES CARAUBENSES PARTICIPARÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.

Curso será oferecido através da Universidade Federal da Bahia (Imagem:http://www.moodle.ufba.br)

No próximo sábado (6), um grupo de gestores caraubenses estará se deslocando até a capital do Estado, para participar de uma formação continuada. A idéia, é capacitar os diretores e vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino.

O curso de Formação de Gestores Escolares, será ministrado por profissionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e terá atividades presenciais e à distância.

Ao todo, os diretores desenvolverão atividades equivalentes à um carga horária de 200 horas, entre os encontros que serão realizados em Natal/RN e pela internet.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Participação

Será grande a participação dos blocos de Caraúbas e região no Carnaval do Hotel e Balneário Olho D'água do Milho. Nos três dias de folia, milhares de pessoas devem lotar as novas estruturas da área de lazer. Conversando com um dos representantes do bloco "Louké Pouko", da cidade de Itaú/RN e que sairá pela primeira vez esse ano, ele nos repassou que os componentes deverão prestigiar os shows do "Saia Elétrica" e da Banda Garota Safada.


Dificuldades I

Os candidatos que já estão com os seus resultados do ENEM em mãos e que quiseram efetuar as suas respectivas inscrições, certamente sofreram bastante, durante todo o dia de ontem. As vagas começaram a ser oferecidas desde as primeiras horas do dia 29, porém, o que se viu foram enormes transtornos. O Sistema de Seleção Unificada (SISU), cujo atalho se encontra no portal do Ministério da Educação, passou boa parte da sexta-feira bastante congestionado.


Dificuldades II

Quem também deve ter sofrido um monte, foram os professores da rede pública que tentaram efetuar a inscrição para o Plano Nacional de Formação para Professores. Também acessado a partir do portal do MEC, o espaço para o cadastro não permitia que os interessados concuíssem a sua inscrição. Além do congestionamento, uma conexão ruim também "ajudou" para que isso acontecesse.


Por MAYKON OLIVEIRA

SEM SURPRESAS!

(Imagem:http://kynas.blogs.sapo.pt)

Confesso que não nos surpreendemos com os resultados do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais da metade dos candidatos que fizeram as provas, obtiveram uma pontuação inferior à média.

Muitos dos que prestaram o exame, reclamaram da quantidade e do tamanho das questões. Outra reclamação significativa, correspondeu às questões de Matemática. Não por acaso, 57,7% obtiveram uma média baixa, inferior à nacional.

O curioso, é que já fizeram várias tentativas e esta é mais uma delas. No entanto, não se "conserta" a educação de "cima para baixo". Na realidade, o ideal era fortalecer a Educação Básica, a partir da pré-escola, até a última série do Ensino Médio, para que assim os estudantes saíssem realmente preparados para ingressar num curso de nível superior.

Porém, não é isso que acontece. Alguns dos que passam (quando passam), ingressam num curso sem compromisso nenhum e, por essa razão, não conseguem distinguir a notável diferença entre os "salões da academia" e os "corredores do colégio".


Por MAYKON OLIVEIRA

29 de janeiro de 2010

4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CARAÚBAS, ACONTECERÁ AMANHÃ (30).

Representantes de vários segmentos participarão do evento que será realizado em Caraúbas/RN.

Após a realização de alguns encontros que serviram para traçar algumas diretrizes, acontecerá amanhã (30), a 4º Conferência Municipal da Cidade de Caraúbas/RN. O evento, que estava previsto para acontecer na Escola Municipal Josué de Oliveira, será realizado na Escola Estadual Antônio Carlos.

No encontro, serão eleitos os Delegados para a Conferência Estadual. Além disso, também serão discutidas e escolhidas as propostas deliberativas. O propósito é fomentar uma discussão acerca do desenvolvimento e do progresso de nossa cidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

BLOCO CARNAVALESCO COMEMORARÁ 30 ANOS COM GRANDE FESTA.

Bloco Status marcará presença no carnaval do Olho D água do Milho.

O bloco carnavalesco "Status" estará comemorando no carnaval de 2010, trinta anos de fundação, e para comemorar esta data, a "agremiação" desenvolverá várias atividades para os seus componentes.

De acordo com informações do presidente do bloco, Miltinho Câmara, no ano de 2010, o "Status" contará com a participação de 50 pessoas, um número bastante expressivo.

Miltinho nos confidenciou que será montada uma grande tenda nas dependências do Olho D água do Milho, onde os componentes do bloco poderão acompanhar um dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte.

O "Status" foi fundado no ano de 1980 e é um dos mais tradicionais da cidade de Caraúbas/RN.


SEGUNDO JÁCOME

SUPERMERCADO PRAXEDES REALIZARÁ SORTEIO AMANHÃ (30)

O supermercado Praxedes estará realizando o sorteio da promoção de ano novo amanhã dia (30). Para participar é só fazer suas compras a partir de R$ 20 em qualquer loja do Grupo Novinho Praxedes, preencher o cupom e concorrer a dez prêmios. São Eles:

02 Liquidificadores

02 Ventiladores

03 Bicicletas

01 Microondas

01 Um fogão 4 bocas

01 Moto Titan 0 km

O Sorteio será realizado em frente ao supermercado Praxedes às 11h30min.



Por: RICHARLLES ALVES

BLOG NOTÍCIAS DO SERTÃO: CARAÚBAS ACELERA CONSTRUÇÃO DE ESTÁDIO.

Imagem: Blog Notícias do Sertão

A Prefeitura Municipal de Caraúbas em parceria com o Governo Federal está construindo o estádio de futebol de campo. A localização é a melhor de todas da região com fácil acesso e visibilidade para todos que viajam na RN 233.

Parabéns ao Secretário de Educação e Esportes, Ivanildo Fernandes.


FONTE: Blog Notícias do Sertão.



SEGUNDO JÁCOME

PATRIMÔNIO CARAUBENSE SERÁ ESTUDADO E DOCUMENTADO ATRAVÉS DE PROJETO.

O Marco do Centenário é um dos pontos históricos do município.

Na manhã de ontem (28) tivemos a oportunidade de participar de uma importante reunião do projeto "Conte a sua história". Na ocasião, as professoras Terezinha Gurgel e Aruza Targino, fizeram o repasse de algumas diretrizes.

A idéia é criar um banco de dados significativo, acerca da história e de outros aspectos do município de Caraúbas/RN. Para isso, é necessário contar com o apoio de entidades e da própria sociedade caraubense. A sugestão para o nome do projeto é "Contando e Encantando o Sertão das Caraubeiras". O mesmo deverá ser apresentado oficialmente durante a Jornada Pedagógica 2010.

Profissionais de várias áreas e entidades estão participando do projeto. Dentre os participantes da reunião, tivemos também, os professores Almiro, Joelma, Jomara Dantas, "Peninha", além da senhora Antônia, da comunidade de Miranda, e do jovem Miquéias Mizá.


Por MAYKON OLIVEIRA

IMPASSES NOS ESTADOS DIVIDEM A BASE ALIADA.

(Imagem:http://carteira.pt/netimages)

O PT e o PMDB tentam resolver impasses estaduais para evitar o enfraquecimento de palanques da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em importantes colégios eleitorais do país. O racha dos aliados nos estados preocupa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No fim do ano passado, ele já havia reconhecido a dificuldade em unir legendas que compõem o apoio do governo federal em todos os estados, mas alertou que a divisão pode enfraquecer a candidatura da ministra

Mas, ao que tudo indica, essa promete ser uma briga de foice. Para a cúpula peemedebista, um palanque duplo não pode sequer ser cogitado. “Se a base não se unir no estado, perde a eleição estadual e enfraquece a eleição nacional”, disse o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Sobre um eventual acordo em que o partido do candidato mais fraco abra mão da cabeça de chapa nos estados, Alves afirmou que o que existe é uma “proposta ética coerente e responsável de quem quer a vitória presidencial”. “Quanto menos conflitos, melhor. Não vamos tentar impor a candidatura, mas vamos fazer a apuração política de quem é o mais forte, pois o que queremos é unir. O critério tem de ser eleitoral”, ressalta.

Muita coisa ainda vai acontecer, afinal, o "ano eleitoral" está apenas começando.


Fonte:Jornal Correio Braziliense


Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Caraubense é destaque no atletismo.

O atleta Toinho na RN-233, liderando a "maratona" de Caraúbas.

Dentre os atletas caraubenses, não podemos deixar de destacar Antônio Sobrinho, popularmente conhecido como "Toinho da verdura" (ele tem esse apelido devido ao fato de ter trabalhado no plantio de verduras).

Mesmo atuando como jogador de futebol, em alguns clubes do município, ele se tornou conhecido graças as vitórias obtidas no atletismo. Na edição 2009 da Maratona da Emancipação Política, ele chegou na frente entre os atletas caraubenses, recebendo um troféu e um prêmio em dinheiro.


Toinho (no meio), posa ao lado atletas campeões do grupo de elite, na prova do ano passado.

Portanto, mesmo não tendo apoio e/ou patrocínio, ele sempre procurou se superar nas provas que disputou. Sem dúvidas, a falta de estrutura foi um desafio enorme em todas as etapas de sua carreira, e graças a isso, seu potencial não foi aproveitado como deveria. Mesmo assim, Toinho é um vencedor. Pela luta, pela dedicação e pelas próprias vitórias.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Bons frutos

Conversando com o amigo Gláudio Costa, tivemos a boa notícia de que há um bom número de caraubenses no Seminário, em Mossoró/RN. Os jovens estão intensificando os seus estudos para que, futuramente, possam colaborar ainda mais com a Igreja Católica, em especial, com a Paróquia de São Sebastião, localizada no nosso município.


Fechou!

A Escola Municipal Antônio Nicolau de Melo, localizada na comunidade de Borracha, não funcionará neste ano. O pequeno número de alunos e as grandes despesas com a manutenção de professores e demais funcionários, tornou inviável o funcionamento da unidade. Agora, os poucos estudantes que iriam estudar na escola, devem se matricular nas instituições de ensino da zona urbana.


Confiança x Desconfiança

É grande o número de candidatos caraubenses que participaram do novo Exame Nacional do Ensino Médio, e não foram buscar (ainda) as suas avaliações. Apesar da divulgação do resultado ter saído ontem, ou seja, mais de um mês após a realização do exame, dezenas de pessoas preferiram não conferir quantas questões conseguiram acertar e/ou se a redação, que é parte importante na prova, foi escrita dentro da temática sugerida. Lembrando que hoje começam as inscrições para as vagas dos cursos de algumas universidades brasileiras.


Por MAYKON OLIVEIRA

FILME RETRATARÁ A LUTA DE NELSON MANDELA.

(Imagem:http://cinecido.files.wordpress.com)

Está sendo lançado na Europa, o filme "Invictus". Na obra, o diretor Clint Eastwood procura mostrar a grandeza de um dos maiores líderes que mundo já viu, ou seja, Nelson Mandela.

O ator que interpreta Mandela é Morgan Freeman. Já o também renomado Matt Damon, será o capitão da seleção sul-africana de rugbi. Juntando a política e o esporte mais popular da África do Sul, o filme retrata uma história de luta contra o preconceito.

Quando chegou ao poder, se esperava que Nelson Mandela executasse uma política favorável aos negros, em detrimento dos povos brancos. Porém, o então presidente surpreendeu, sobretudo, pela estratégia utilizada para promover a união entre brancos e negros. Dessa forma, ele soube estar acima do ódio e do sentimento de vingança, contribuindo para o fim do apartheid (política de segregação racial).


Por MAYKON OLIVEIRA

MANIA FEIA!

Para quem passa o dia todo apenas COPIANDO matérias. Para quem fica todo o dia COPIANDO os títulos de nossas postagens, aí vai uma grande dica.

Acessem o "copi cola": (www.copicola.com)

(Imagem:http://copicola.com)



Por MAYKON OLIVEIRA

28 de janeiro de 2010

BEM QUE PODERIA SER AQUI...

(Imagem:visitematinopole.blogspot.com)

Já foram iniciadas as Inscrições para que os condutores possam obter a Carteira Nacional de Habilitação Popular (CNH POPULAR). Porém, nem adianta se animar muito pois as inscrições estão acontecendo no Estado de Pernambuco.

Oferecida mediante o programa da Secretaria das Cidades junto com o Departamento de Trânsito de Pernambuco, o número total de habilitações chegam a 14 mil. O principal objetivo é beneficiar pessoas de baixa renda, seja para a primeira habilitação, como também, para quem quer trocar de categoria.

Do total disponibilizado no site do DETRAN/PE, cerca de 9.800 mil habilitações são para a mudança de categoria e 4.200 mil são para aquelas pessoas que querem tirar a sua primeira habilitação.


Por MAYKON OLIVEIRA

TEMÁTICA DA JORNADA PEDAGÓGICA DE CARAÚBAS/RN, JÁ FOI DEFINIDA.

(Imagem:http://www.webquestbrasil.org)

A partir do dia 1º de fevereiro, será iniciada mais uma Jornada Pedagógica (Semana Pedagógica) do município de Caraúbas/RN. Abordando a temática "Construção Coletiva: caminho para uma escola inclusiva", o evento reunirá centenas de servidores da área da educação.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, está preparando uma vasta programação, que será realizada entre os dias 01 e 05 do próximo mês. Na oportunidade, serão realizadas palestras, oficinas e atividades internasm, pertinentes à cada escola.

A abertura oficial acontecerá no dia 02, a partir das 08h00min, no auditório da Escola Municipal Josué de Oliveira.


Por MAYKON OLIVEIRA

OS 10 ANOS DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL.

(Imagem:Divulgação)

Há 10 anos, quando foi organizado pela primeira vez, o Fórum Social Mundial (FSM) reuniu cerca de 10 mil pessoas. No ano passado, foram mais de 120 mil e, para 2010, as expectativas são melhores ainda.

Desde o dia 25 , o Rio Grande do Sul está sediando o "Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre". Ao todo, o evento que será encerrado amanhã, terá mais de 500 atividades descentralizadas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo, Sapiranga, Canoas e São Leopoldo. Na pauta de discussões, está o Seminário Internacional “10 Anos Depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível”, que reunirá dezenas de representantes de vários países.

O principal objetivo do encontro é buscar alternativas para uma espécie de transformação social, a nível de mundo. Porém, ao longo dessa década, podemos destacar que os resultados ainda estão longe daquilo que foi pensado e discutido.


Por MAYKON OLIVEIRA

APOIO DO PV A CANDIDATURA DE IBERÊ PODE AFASTAR LIDERANÇAS DO PALANQUE GOVERNISTA

Iberê (PSB), tenta viabilizar apoio do Partido Verde para sua candidatura.

O pré-candidato ao governos do Estado Iberê Ferreira de Souza (PSB), está tentando mais uma adição a sua candidatura para o pleito desse ano. Já se cogita que o mais novo aliado do candidato governista poderá ser o PV, da prefeita de Natal, Micarla de Souza.

Mais a acomodação do PV no grupo governista não será tão fácil como o vice-governador pensa. Primeiro que o Ex-prefeito de Natal e também governadorável Carlos Eduardo Alves, (PDT), já se pronunciou que não sobe no mesmo palanque que a atual prefeita Micarla (PV). Mesmo que Iberê, conte com Carlos apenas para o segundo turno, se a atual prefeita da capital estiver em seu palanque, o mesmo esqueça o apoio do PDT.

Sem falar que até agora a ala do PT que é liderada pela deputada, Fátima Bezerra (PT), ainda não se pronunciou sobre a questão. E ninguém sabe se a deputada já superou a derrota sofrida no pleito de 2008, quando a mesma disputou o cargo de prefeita de Natal e perdeu para Micarla (PV), ainda no primeiro turno.

Com isso se os verdes realmente aderirem ao projeto de Iberê (PSB), o governadorável terá uma grande missão pela frente, que será a de não perder apoios importantes com a chegada dos novos aliados.


Por LEYSSON CARLOS

EQUIPE DO MEIA SANDRO PODERÁ ASSUMIR A LIDERANÇA DO PAULISTÃO 2010.

Sandro é um dos nomes fortes do Ituano/SP.

A equipe do Ituano/SP, onde atua o atleta Sandro, enfrentará o Bragantino às 20h50 (horário local), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Em caso de vitória, os comandados do técnico Mazola poderão assumir a liderança do Campeonato Paulista.

Confiando no retrospecto, o "Galo de Itu", que leva ampla vantagem nos confrontos, acredita em mais um triunfo esta noite. Para se ter uma idéia, em 24 duelos, o Ituano venceu 12, empatou 08 e só perdeu 04.

O jogo será transmitido ao vivo, através de canal fechado.


Por MAYKON OLIVEIRA

RESULTADOS DO ENEM JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS.

(Imagem:Divulgação)

Os resultados do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde a noite de ontem (27).

Cerca de 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram o Exame como forma de ingresso, serão disponibilizadas a partir de amanhã (29). Com o número de inscrição e o sresultado em mãos, os interessados deverão se cadastrar até o próximo dia 03/02, no seguinte endereço: http://sisu.mec.gov.br/

Já no dia 5 de fevereiro, sai o resultado da primeira etapa, para os estudantes aprovados.


Por MAYKON OLIVEIRA

APÓS AS CHUVAS NESTE INÍCIO DE ANO, AGRICULTORES ACREDITAM EM UM BOM INVERNO.

Uma boa colheita está sendo esperada.

Após contemplarem um começo de ano com chuvas que vem superando todas as expectativas, um bom número de agricultores caraubenses estão acreditando em mais um bom inverno, a exemplo do que aconteceu no ano passado.

Em algumas comunidades da zona rural, o total acumulado deste mês, já supera os 120 mm. A marca, que não é tão comum ser atingida, sobretudo no primeiros dias de cada ano, tem sido comemorada e faz os produtores acreditarem numa boa colheita.

Chuvas já mudam a paisagem nas comunidades rurais.

Com a chuva que foi iniciada no final da tarde de ontem, e continuou durante boa parte da madrugada de hoje. O homem do campo tem muito mais motivos para festejar.

Momentos antes da chuva que caiu sobre Caraúbas/RN (final da tarde de ontem).


Por MAYKON OLIVEIRA

COLUNISTA CARAUBENSE FESTEJA ANIVERSÁRIO HOJE (28)

Wandilson Ramalho é o aniversariante desta quinta-feira (28).

Sem dúvidas, quem merece toda a nossa reverência no dia de hoje (28), é o colunista Wandilson Ramalho. O mesmo está festejando mais um aniversário e deve receber os cumprimentos de muita gente boa nesta data importante.

Bastante conhecido e renomado em todo o território potiguar, ao longo dos seus quase 10 anos de colunismo, escrevendo nas páginas de um importante jornal de nossa região, Wandilson conquistou admiradores e, acima de tudo, amigos.

Em nome de toda a equipe do blog, gostaria de parabenizar o amigo e colaborador, desejando votos de sucesso na vida pessoal e profissional.

Parabéns!


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Não combinam...

Um bom número de usuários da grande rede, em nossa cidade, certamente passaram por maus bocados de ontem para cá. A culpa disso tudo, a chuva que caiu, ou melhor, a fragilidade de nossa conexão. Até mesmo o fornecimento de energia elétrica também não resistiu. As pequenas quedas culminaram com um "mini apagão".


Projeto

Logo mais a partir das 09 horas, acontecerá uma importante reunião do projeto "Conte a sua história". Na realidade, o encontro contará com a participação de vários profissionais, de diferentes áreas, com o intuito de elaborar um projeto acerca dos principais aspectos do nosso município. A idéia é produzir um acervo bastante rico, com fotos, publicações e/ou qualquer tipo de documento que se refira à Caraúbas/RN.


Força do interior

Estamos apenas na 2ª rodada do Campeonato Potiguar de Futebol, mas os clubes do interior estão mostrando a sua força. Entre os quatro primeiros colocados, dois são times de fora da capital. O ABC lidera e o América é o 3º, ambos com 04 pontos ganhos. Em 2º temos a equipe da cidade de Pau dos Ferros e em 4º, o Corinthians de Caicó, os dois com o mesmo número de pontos dos rivais mais famosos. A diferença é apenas nos critérios de desempate.


Por MAYKON OLIVEIRA

27 de janeiro de 2010

PLANEJAMENTO PARA O CORTE DE TERRA EM CARAÚBAS JÁ ESTÁ SENDO REALIZADO

Terras serão preparadas para o início da produção.

Com o início da chuvas em nossa região, o prefeito Ademar Ferreira juntamente com o secretário de políticas do campo, Edson Moraes (Pelé), já está planejando o corte de terras paras os pequenos e médios agricultores de Caraúbas/RN. A ação contará com o apoio do governo do Estado, Petrobrás, e da Emater - RN.

Segundo o prefeito a previsão é que este ano sejam preparadas 6 mil hectares de terras, sendo que a prefeitura municipal irá disponibilizar 3 mil horas de maquinários para o preparo das terras. A estimativa é que o beneficio alcance mais de 1.600 famílias e atingirá 70% de pequenos e médios agricultores. O secretário Edson Moraes, faz a estimativa que os investimento rondem a casa dos R$ 150.000,00.

Por LEYSSON CARLOS

SE FOSSE NO NORDESTE, O NEGÓCIO ERA DIFERENTE!

(Imagem:http://www.vooz.com.br)

Todo mundo sabe que o problema das enchentes assola o eixo Centro-Sul do Brasil. Também, sabemos que a seca é uma problemática comum a vários municípios do Nordeste e, nos últimos anos, os invernos rigorosos mostraram que a região não está preparada para suportar grandes precipitações.

Nos chama a atenção o posicionamento daqueles que nos representam. Agora, pelo fato de ser no "Sul", todos aparecem na TV, dizendo que vão ajudar e que milhões serão liberdados. pelo contrário, quando acompanhamos cenas de casas submersas, pessoas aguardando o socorro em cima de árvores e plantações destruídas, aqui no sertão, os pronunciamentos e a ajuda demoraram bastante a chegar.

Apesar de ter muito mais gente e ser mais importante economicamente para o país do que o Nordeste, não implica dizer que o povo que vive por lá merece mais atenção (quase toda) do que aqueles que sobrevivem aqui.


Por MAYKON OLIVEIRA

RESULTADOS DO NOVO ENEM SERÃO DIVULGADOS AMANHÃ (28)

(Imagem:http://1.bp.blogspot.com)

Serão divulgados amanhã (28), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), a expectativa é de que as notas já estejam disponíveis pela manhã.

Ao todo, mais de 4 milhões de estudantes de todas os Estados brasileiros prestaram o exame, nos dias 5 e 6 de dezembro. Aqui em Caraúbas, centenas de candidatos responderam as avaliações, em algumas escolas da zona urbana.

A previsão era de que o resultado só ia ser divulgado em fevereiro, porém, a data foi antecipada. Com isso, já a partir de sexta-feira (29), os candidatos poderão usar as suas notas para se inscrever e concorrer a uma vaga nas universidades federais que aderiram ao novo exame.


Por MAYKON OLIVEIRA

O "ABOMINÁVEL" CHÁVEZ.

(Charge:www.nanihumor.blogspot.com)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está querendo aparecer cada vez mais. Depois de alterar a constituição do país, se achar discípulo do Che Guevara, e se sentir o afilhado do presidente cubano Fidel Castro, ele decidiu fechar mais alguns canais de TV.

Muita gente no Brasil tem o líder venezuelano como ídolo, apesar do totalitarismo e da opressão cometida contra muita gente.


Por MAYKON OLIVEIRA

REUNIÃO DEFINIRÁ METAS PARA A 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CARAÚBAS/RN.

(Imagem:Divulgação)

Logo mais a partir das 19h00min, acontecerá uma importante reunião na Câmara Municipal de Vereadores. Na pauta de discussões, estarão as metas para a realização da 4ª Conferência Municipal da Cidade de Caraúbas/RN.

De acordo com informações, o principal propósito do encontro de hoje a noite, é definir procedimentos de participação de cada representante, no evento que será realizado no próximo sábado (30).

A reunião preparatória contará com a presença de autoridades municipais e representantes de vários segmentos, informa Juliana Carlos Fernandes Gurgel, Coordenadora da Conferência.


Por MAYKON OLIVEIRA

INCENTIVO AO ESPORTE.

(Imagem:http://acordabrasil.files.wordpress.com)

Enquanto vários municípios ainda "engatinham" quando o assunto é esporte, podemos dizer que outros se sobressaem.

A cidade de Antônio Martins tem o seu estádio de futebol, que serve como uma referência em todo o interior do Estado do Rio Grande do Norte. No dia da inauguração, milhares de pessoas acompanharam a partida que envolveu atletas consagrados do Flamengo contra um dos times locais.

Estádio Fernandão, em Antônio Martins/RN.

Até mesmo a pequena Itaú, possui um campo de futebol gramado, que pode ser utilizado pela comunidade. Possuindo dimensões semelhantes a uma quadra de futsal, a praça esportiva tem iluminação e telas que evitam a saída da bola, nos dias dos jogos.

Pequeno campo gramado, na cidade de Itaú/RN.

Apesar das dificuldades, nos últimos anos o esporte caraubense dá sinais de crescimento. Bom desempenho em competições escolares e regionais. Realização de competições de alto nível, tanto de futebol quanto de futsal. Além do brilho de atletas como o goleiro Paulo Roberto, o meia Sandro e Neto Caraúbas, são apenas alguns dos exemplos de que a nossa terra tem um grande potencial.


Por MAYKON OLIVEIRA

CHUVAS RECUPERAM ÁREAS DEVASTADAS POR INCÊNDIOS, EM CARAÚBAS/RN.

Fogo destruiu vários hectares de vegetação.

Nos últimos meses de 2009, o município de Caraúbas vivenciou um sério problema. Trata-se de uma série de incêndios, que devastou muitas áreas, em algumas propriedades da zona rural.

Graças as últimas chuvas que estão caíndo, sobretudo neste mês, a vegetação dá sinais de que está se recuperando ao estrago causado pelo fogo. Dezenas de hectares foram queimados, por incêndios acidentais e/ou criminosos, e a biodiversidade foi comprometida.

Incêndios comprometeram a biodiversidade.

Circulando pela RN-233, sentido Caraúbas à Apodi, pudemos perceber as mudanças significativas na paisagem, depois das precipitações.

Vegetação está se recuperando, após as primeiras chuvas do ano.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Sugestão

O amigo e leitor do nosso blog, João Ítalo Fernandes, deu uma boa sugestão aos demais leitores. Na verdade, ele destacou que o espaço destinado aos comentários deve ser melhor aproveitado, como forma de abrir um campo de debates e discussões acerca do que é postado. Sem dúvidas, uma excelente sugestão do amigo. Agora, é partir para a execução dessa grande idéia.


Limpeza

Com a proximidade do início do ano letivo, um verdadeiro mutirão de limpeza e outras melhorias, será iniciado nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O acordo para a realização desses trabalhos, foi firmado numa reunião que aconteceu na Prefeitura. Além dos gestores, também participaram os Secretários Ivanildo Fernandes (Educação) e Paulo Éverton Amorim (Obras e Serviços Públicos).


Equilíbrio

Na primeira rodada do Campeonato Potiguar de Futebol, o equilíbrio foi o maior destaque. Dos cinco jogos que aconteceram, quatro terminaram com o placar igual. Apenas o time da cidade de Pau dos Ferros/RN, conseguiu vencer o seu jogo e com o magro placar de 1 x 0. Mais uma vez, as equipes do interior prometem dificultar as coisas para os times da capital.


Por MAYKON OLIVEIRA

MINISTÉRIO DA SAÚDE REALIZARÁ CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SUÍNA.

(Imagem:http://m204.photobucket.com)

Finalmente, a vacinação contra a gripe suína (H1N1) será iniciada no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro José Gomes Temporão, que ainda destacou que o governo investiu cerca de R$ 1 bilhão, na compra de 83 milhões de doses da vacina.

Ao que parece, a campanha seguirá um cronograma, que será dividido em quatro etapas, entre os meses de março e maio.

Veja o cronograma e quem deve ser vacinado:

Primeira etapa:
Entre os dias 8 e 19 de março: trabalhadores da área da saúde e profissionais envolvidos no tratamento da pandemia e indígenas;

Segunda Etapa:
Entre 22 de março e 21 de maio: gestantes
Entre os dias 22 de março e 2 de abril: crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos;

Terceira etapa:
Entre os dias 5 e 23 de abril: pessoas com idade entre 20 e 29 anos

Quarta etapa:
Entre 24 de abril e 7 de maio: idosos com mais de 60 anos e com doenças crônicas.


Dados:Ministério da Saúde.


Por MAYKON OLIVEIRA

26 de janeiro de 2010

ESSA É DIRETA!

Teclas mais usadas no teclado do camarada. (http://i114.photobucket.com)

Sinceramente, não aguento mais ver as nossas matérias serem descaradamente COPIADAS no maior estilo Ctrl c Ctrl v. Isso mesmo, no mais dissimulado COPIOU E COLOU.

Sejam entrevistas, postagens especiais como o "Conheça a terra das caraubeiras" e até mesmo uma simples nota de pesar, foram copiadas por aquele (s) que não tem a coragem de fazer como eu e outros da nossa equipe e de outros blogs sérios aqui da cidade, ou seja, que não acham forças para correrem atrás das notícias.

O fato é chato, e tem acontecido com frequência. Outros blogueiros já fizeram questionamento semelhante. Uma coisa, é você se utilizar da matéria de outro e colocar a fonte. Outra, totalmente diferente, é você utilizar todas as matérias de uma página e "publicá-las" como se fossem suas.

Melhor do que apenas COPIAR DOS OUTROS, é fazer como eu e muitos que se propõem a escrever em blogs, aqui em Caraúbas. Não tenha vergonha de aprender!

E aí, vai COPIAR essa também?


Por MAYKON OLIVEIRA

UMA ALTERNATIVA MAL APROVEITADA... NO BRASIL.

(Imagem:http://ecotecnologia.files.wordpress.com)

Não há nenhuma dúvida de que moramos num país tropical, e que possuiu a maior parte do ano, com o calor e sentindo a força dos raios solares. No entanto, apesar de muito se falar em desenvolvimento sustentável, energia limpa e fontes alternativas, o aproveitamento da luz solar ainda é bastante restrito.

Fazendo justamente o contrário, está a Alemanha. O crescimento acelerado da energia solar fotovoltaica no país, levou o governo federal a anunciar um corte de 15% a partir do mês de abril nos subsídios às tarifas pagas à produção das novas instalações comerciais e industriais nas cidades.

A medida também se estendeu às áreas rurais, pois a partir de Julho, os que produzirem a energia limpa, terão entre 15% e 25%, a redução das tarifas, em instalações em terrenos abertos e em propriedades agrícolas, respectivamente.

Nós temos o calor e a luz solar. Eles têm o incentivo e o compromisso. Portanto, está explicado.


Por MAYKON OLIVEIRA

REUNIÃO FOI REALIZADA PARA ARTICULAR QUARTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES EM CARAÚBAS/RN

Reunião foi realizada na Câmara municipal de Caraúbas.

A administração municipal já está se articulando para realizar a quarta conferência das cidades aqui em Caraúbas/RN. Na manhã de hoje (26), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores uma reunião entre o vice-prefeito Alcivan Viana( PMDB), a Secretária de Ação Social, Josilene Ferreira (preta) e Juliana Carlos, Assistente Social.

Na oportunidade foram tomadas várias providências para a realização do evento aqui em nossa cidade, destacando como primeiro passo a formação da comissão municipal, que tem como coordenadora Juliana Carlos. Também ficou decidido que amanhã (27), as 19h00mim nas dependências da Câmara de vereadores acontecerá uma reunião preparatória envolvendo vários representantes de diversos segmentos de nossa cidade.

Segundo o decreto municipal 033/2010 o evento acontecerá no próximo sábado (30), na Escola Municipal Josué de Oliveira. O tema da conferência este ano será: "Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano", a palestra principal será realizada pela equipe da caixa Econômica Federal que é coordenada pelo Gerente Geral Ciro Medeiros Leite que já confirmou presença no evento.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC/Chico Costa

Por LEYSSON CARLOS

AULAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, SERÃO INICIADAS NO PRÓXIMO DIA 08.

Falta pouco para o início das aulas.

Na reunião que aconteceu ontem (25), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Caraúbas, ficou definido que as aulas, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, serão iniciadas já no dia 08 de fevereiro.

O encontro, que contou com a presença de gestores e de uma equipe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, também serviu para definir a data de realização da Semana Pedagógica 2010.

O evento, que reúne centenas de profissionais da área da educação, acontecerá na primeira semana do próximo mês.


Por MAYKON OLIVEIRA

MORADORES AGUARDAM INÍCIO DAS OBRAS DO AÇUDE DA CARNAUBINHA.

Com as obras, rio Carnaubinha/Sabe Muito será represado.

Ainda no mês de julho do ano passado, Caraúbas recebeu a visita do ex-deputado estadual e diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (DNOCS), Elias Fernandes. Na ocasião e acompanhado de seus Assessores Walter Monteiro e Gustavo Fernandes, ele garantiu a liberação dos recursos para o açude da Carnaubinha.

No entanto, apesar de ser de fundamental importância para o município, as obras ainda não foram iniciadas. A construção do açude da Carnaubinha, na comunidade de mesmo nome, irá beneficiar várias localidades vizinhas e quem sabe com a construção de uma adutora possa a vir a beneficiar a cidade também. O orçamento inicial para a realização desta grande obra é de R$ 2 milhões.

Em meados deste mês, técnicos do DNOCS estiveram na região realizando uma série de vistorias nos reservatórios. Mas, ninguém do organismo nunca mais se pronunciou acerca do começo dos trabalhos. Os moradores ainda aguardam a realização desse sonho.



Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMA GARANTIA SAFRA BENEFICIARÁ MAIS DE 200 AGRICULTORES CARAUBENSES.

O secretário Édson Moraes, ao lado do prefeito Ademar Ferreira, e dos técnicos, Fábio Veríssimo, Fagner Brito e Saulo Samuel.

Os produtores rurais do município de Caraúbas recentemente tiveram uma boa notícia. Trata-se de uma série de inovações no Programa Garantia Safra 2009/2010. O gerenciamento das ações é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Políticas de Campo e Meio Ambiente, que tem a frente Édson Moraes.

O técnico Fábio Veríssimo, que coordena os cadastro dos produtores, destaca que a procura foi muito boa, e cerca de 211 foram inscritos. Assim, aproveitando o ensejo, ele comunica que os boletos para os beneficiários, já se encontram na sede da Secretaria.

O principal objetivo do programa, é garantir uma renda para os agricultores, caso as lavouras sejam prejudicadas por razão de pragas, secas ou enchentes. Dessa forma, cada um deles pagam uma taxa de R$ 6,00, no ato da inscrição. O valor corresponde a apenas 1% do montante que será recebido, em quatro parcelas, ou seja R$ 600,00.

Dividido em quatro parcelas de R$ 150,00, o pagamento é efetuado via casa lotérica. Os valores pagos são importantes para a valorização da agricultura familiar, em áreas do semi-árido nordestino. A EMATER é uma das principais parceiras para a execução do Programa Garantia Safra.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC/Chico Costa


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES