13 de março de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

Você vai ver nas próximas postagens, a cobertura completa das entrevistas concedidas pelo vereador Dr. Varela (PC do B) e pelo ex-prefeito de Antônio Martins/RN, Dr. José Júlio (PT), ao Bacharel Joel Canela.

Além disso, publicaremos a programação completa do "Dia da Poesia", evento que será promovido pelo Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes".

O amigo leitor também acompanhará quem foi o autor do "comentário da semana".


Acessem!


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAUBENSES DO PROGRAMA JOVEM EMPREENDEDOR RECEBERÃO CERTIFICADOS EM NATAL/RN

Evento acontecerá no Centro de Convenções. (Foto: http://www.geranegocio.com.br/jeprn/)

No dia 25 deste mês, um grupo de jovens caraubenses estará se deslocando até a capital do Estado. Na ocasião acontecerá a entrega dos certificados para os milhares de beneficiários do programa Jovem Empreendedor. O evento será realizado no Centro de Convenções.

De acordo com informações repassada por Harrison Willins, que é o Monitor das turmas de Caraúbas e Olho D'água do Borges, dezenas de jovens seguirão em caravana, rumo à Natal/RN. "Estamos satisfeitos com o andamento dos trabalhos no decorrer do Programa. Nos últimos meses, desenvolvemos várias atividades, e muitos jovens foram capacitados para abrirem o seu próprio negócio", disse.

Desde o ano de 2003, o Jovem Empreendedor já beneficiou mais de 10.000 jovens no Estado. O programa é resultado dos esforços da Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social (SETHAS), Secretaria Estadual de Educação, Agência de Fomento do Estado (AGN), Emater e Sebrae.


Por MAYKON OLIVEIRA

MISS RN 2010: CARAÚBAS/RN JÁ TEM SUA REPRESENTANTE

A bela Denise Tavares representará o município de Caraúbas/RN. (Foto:Arquivo pessoal)

A estudante Denise Tavares foi a escolhida para representar o município de Caraúbas/RN no Miss RN 2010. O evento, que será realizado no próximo dia 17, na capital do Estado, terá a presença de várias representantes, de todas as regiões potiguares.

Segundo informações da colunista Tica Soares, a escolha foi realizada pelos organizadores George Azevedo e Francisco Melo, que viram na jovem um grande potencial na disputa. A escolha de Denise também contou com o aval da colunista caraubense, que é uma das principais colaboradoras.

Mais uma vez, Caraúbas terá uma forte representante no principal concurso de beleza do RN. No ano passado, a jovem Ludmilla Amorim ficou entre as melhores e para este ano, espera-se um desempenho ainda melhor.



Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

ALUNOS DO GALILEU CURSINHO, APROVADOS NO VESTIBULAR, REALIZARAM UMA GRANDE FESTA

Jovens comemoraram a aprovação no PSV da UERN.

Os alunos do Galileu Cursinho que foram aprovados no vestibular 2010 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, realizaram uma grande mobilização na manhã deste sábado.

Primeiramente, boa parte dos 34 aprovados se encontraram na sede do Galileu Colégio e Curso, no Centro. Após receberem os cumprimentos da coordenação do cursinho e da equipe de professores, aconteceu uma sessão de fotos e uma bela confraternização.

O jovem Alan Pereira (Administração), raspando a cabeça de Geison Varela (Ciências Econômicas)

Logo em seguida, todos seguiram em uma carreata que percorreu as principais ruas de nossa cidade.

Aprovados fizeram uma grande festa pelas ruas da cidade.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

POPULAÇÃO CARAUBENSE É CONVIDADA A PARTICIPAR DO "DIA DA POESIA"

Evento acontecerá na Casa de Cultura Popular.

Neste domingo (14), o Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes" realizará mais um evento de grande importância. Toda a socidade caraubense está sendo convidada a participar de uma vasta programação que será desenvolvida, na Casa de Cultura Popular Manoel do Violão.

O "Dia da Poesia" terá uma série de atividades durante todo o dia. Na oportunidade serão realizadas apresentações, poesias, poemas e espaço aberto para a filiação de novos membros, são apenas algumas delas.

Nas próximas postagem publicaremos a programação completa.


Por MAYKON OLIVEIRA

EX-PREFEITO RECEBE FELICITAÇÕES DE AMIGOS E CORRELIGIONÁRIOS

Eugênio Alves festeja aniversário. (Foto: Correio da Tarde)

Neste sábado, um ex-prefeito de Caraúbas/RN está festejando o seu aniversário. Trata-se de Eugênio Alves (PR), que vem recebendo os cumprimentos de amigos e correligionários.

De acordo com informações, Eugênio vem recebendo felicitações de lideranças locais e regionais, além de algumas homenagens nos veículos de comunicação de nossa cidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

COMUNIDADE DE MIRANDA CELEBRA O PADROEIRO "SÃO JOSÉ".


A comunidade de Miranda, localizada na zona rural do município de Caraúbas,/RN iniciou na última quarta-feira (10), a celebração do seu padroeiro, "São José". Até o dia 19 de Março os fiéis da comunidade estarão participando de uma extensa programação social e religiosa.

Durante os festejos de "São José" serão realizadas no período noturno as tradicionais novenas.

No dia 19 de Março, "Dia de São José", será realizada a Procissão e Missa de encerramento da festa.

Comunidade de Miranda.


PROGRAMAÇÃO SOCIAL

- Dia 13 - Torneio de Mini-Campo, Leilão e Festa Dançante

- Dia 14 - Missa

- Dia 19 - Café Comunitário e Bingo de São José


SEGUNDO JÁCOME

ALGUMAS DICAS PARA OS CIDADÃOS QUE VÃO DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA

Dentre as dúvidas que podem surgir na hora de declarar o imposto de renda, uma das mais comuns é quanto aos rendimentos que devem, ou não, ser listados na declaração. Pensando nisso, o blog publicou algumas dicas importantes, confira:

• Salários e ordenados (inclusive férias), proventos de aposentadoria, de reserva ou de reforma, pensões civis e militares, retiradas, gratificações e participações no lucro, verbas de representação e remuneração de estagiários e de residentes;

• Benefícios recebidos de entidades de previdência privada, de Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e de Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi);

• A parcela dos rendimentos de pensão e dos proventos de aposentadoria, transferência para a reserva remunerada ou reforma, excedente ao limite mensal de isenção (R$ 1.434,59), paga pela previdência oficial ou privada ou por qualquer pessoa jurídica de direito público interno, a partir do mês em que o contribuinte completou 65 anos de idade;

• Resgate de contribuições recebido em razão de desligamento do plano de benefícios de entidade de previdência privada, exceto as contribuições pagas pelo contribuinte entre 01/01/1989 e 31/12/1995;

• Os recebidos por titular/sócios de pessoa jurídica, inclusive microempresa, empresa de pequeno porte e sociedades civis, a título de remuneração pela prestação de serviços ou quaisquer outros pagamentos, como pro labore e aluguéis;

• Despesas ou encargos pagos pelos empregadores em favor do empregado, como aluguéis, contribuições previdenciárias, imposto de renda, seguros de vida, despesas de locomoção;

• 25% dos rendimentos do trabalho assalariado recebidos em moeda estrangeira por servidores de autarquias ou repartições do governo brasileiro situadas no exterior;

Fonte: Cenofisco


Por MAYKON OLIVEIRA

GESTORES MUNICIPAIS DE CARAÚBAS/RN, VISITAM OBRAS E PARTICIPAM DE REUNIÃO

Prefeito e Presidente da Câmara realizaram várias visitas a obras de nossa cidade.

Na manhã de ontem (12), o prefeito Ademar Ferreira (PSB), juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores Francisco de Assis Batista (PSB), realizaram uma série de visitas a algumas obras que estão em andamento no município e ainda participaram de uma importante reunião.

A primeira ação das duas autoridades máximas dos poderes executivos e legislativos, foi uma reunião com a Secretária de Ação Social Josilene Ferreira (PMDB), e com a coordenadora do PETI Conceição Góis e várias outras pessoas que fazem parte do programa. Na ocasião foi realizado uma avaliação e um planejamento do programa que está funcionando desde o dia 25 de janeiro desse ano.

Autoridades prestigiam reunião do PETI.

Depois da reunião foi a vez das obras que estão em andamento serem visitadas, primeiro foi a de pavimentação de cinco ruas no bairro Leandro Bezerra, onde serão investidos mais de 384.015,18 (trezentos e oitenta e quatro mil, quinze reais e dezoito centavos). Com esse investimento as ruas calçadas somam mais de 12 mil metros de calçamento.

Além dessas obras o prefeito e o presidente da câmara visitaram a obra de reconstrução do Palácio Jonas Gurgel, que após sua conclusão será um Centro de Múltiplo Uso, que funcionará como um centro administrativo em Caraúbas. E para finalizar sua agenda as autoridades se deslocaram a algumas secretárias do nosso município.


Por LEYSSON CARLOS

RÁPIDAS...

Melhorias

Com a pavimentação de mais cinco ruas, uma parte importante do bairro Leandro Bezerra receberá melhorias bastante significativas. Em todas as vias, os moradores sofriam com a lama e os buracos, durante o período chuvoso. Nos meses de seca, o problema era a poeira. Agora, com o calçamento, pelo menos esses problemas serão solucionados.


Aprovação I

Ontem foi um dia de muita festa para as dezenas de caraubenses aprovados no vestibular 2010 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Muitos dos candidatos puderam acompanhar, através deste blog, a ratificação dos seus nomes na lista dos que obtiveram êxito do Processo Seletivo Vocacionado.


Aprovação II

Fiquei bastante feliz em saber que alguns amigos, alunos, ex-alunos, parentes e colegas de trabalho, conseguiram uma aprovação no vestibular. Dentre os quais destaco os professores Patrício Ferreira (Direito), Rugna Begna (Ciências Sociais), Henderson Glênio e Aliandro Costa (Ciências Contábeis). Quem também comemorou aprovação foi o radialista da RPC Centenário, Vonúvio Praxedes (Comunicação Social/Radialismo).



Por MAYKON OLIVEIRA

PETROBRÁS OFERECE MAIS DE 500 VAGAS EM CONCURSO PÚBLICO

(Imagem:Divulgação)

A Petrobrás abriu na última quinta-feira (11) as inscrições para o conscurso público para o preenchimento de 502 vagas de nível médio, técnico e superior em todo o país. Os salários vão de R$ 1.647,19 a R$ 5.685,07 e também haverá formação de cadastro de reserva.

Quem quiser efetuar a inscrição deverá acessar o site www.cesgranrio.org.br , até as 23h59 de 21 de março. A taxa de inscrição é de R$ 27,00 para os cargos de nível médio e de R$ 40,00 para os cargos de nível superior.

Aqui no RN, as provas serão aplicadas em Natal, no dia 25 de abril.


Por MAYKON OLIVEIRA

GALILEU COLÉGIO E CURSO PREPARA FESTA PARA APROVADOS NO VESTIBULAR


Na manhã deste sábado, a direção do Galileu Colégio e Curso estará realizando um momento de comemoração, alusiva à aprovação de mais de 30 alunos, no Vestibular da UERN. A festa será realizada na sede da unidade, localizada na Praça Reinaldo Pimenta.

Além do encontro entre os professores, a coordenação e os alunos aprovados, também será realizada uma mobilização, que percorrerá as principais ruas de nossa cidade.

Festa merecida a todos os que conseguiram uma grande vitória.


Por MAYKON OLIVEIRA

12 de março de 2010

PRIMEIRA IGREJA BATISTA REALIZARÁ MAIS UM "BAZAR MISSIONÁRIO"


A partir das 06h00min deste sábado, um grupo de mulheres da Primeira Igreja Batista estará realizando mais um "Bazar Missionário". No âmbito da Campanha de Missões Nacionais, está sendo realizada uma em nosso município. A mesma tem como tema "Por ti, darei a minha Vida".

O principal objetivo é levantar fundos para a realização das missões evangelísticas. Por isso, elas se organizam para arrecadar roupas, calçados, bolsas e outros acessórios. Assim, contando com a ajuda dos servos e dos demais cidadãos, o trabalho de evangelização tem continuidade.

Toda a população caraubense é convidada a colaborar. Logo cedo, um grupo estará na garagem da residência do Pastor Djair Alves de Morais, localizada na rua Coronel Rosendo Fernandes, no Centro da cidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

APAE DE CARAÚBAS/RN REALIZOU REUNIÃO COM OS PAIS

A APAE beneficia dezenas de caraubenses com necessidades especiais.

Na manhã desta sexta-feira, a equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizou uma importante reunião com os pais ou responsáveis pelos beneficiários.

Segundo informações, foram feitos alguns repasses. A presidente Genilda Morais falou sobre as dificuldades que a entidade vem passando, em virtude dos poucos recursos existentes. Também apresentou a proposta de trabalho para o ano de 2010, inclusive destacando que novos atendimentos serão oferecidos, dentre eles, fisioterapia.

A APAE é uma instituição que presta grandes serviços a pessoas com necessidades especiais, aqui no nosso município. É preciso a união de forças para ajudar, contribuir com um trabalho tão importante.


Por MAYKON OLIVEIRA

A EXEMPLO DE 2009, ENEM NÃO SERÁ REALIZADO NO MEIO DO ANO.

(Imagem:Ilustração)

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ontem que governo não realizará mais o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no meio do ano. A decisão levou em consideração o recente cancelamento da segunda fase do exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) . Na ocasião houve suspeita de vazamento do gabarito da prova.

Vale destacar que o ENEM é um dos caminhos mais curtos para se chegar à universidade. Um bom desempenho nas provas pode garantir uma vaga numa instituição federal de Ensino Superior. E, por essa razão, muita gente vem se inscrevendo e tentando conquistar o seu espaço.


Por MAYKON OLIVEIRA

LISTA DOS APROVADOS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA DO NÚCLEO DE CARAÚBAS/RN

Confira a lista dos 40 aprovados para o Curso de Pedagogia, segundo Semestre, no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas/RN.

COTISTAS

258951 - ANA RAFAELA GOIS BEZERRA 2296003
259139 - CINTIA VALERIA DE SALES FERNANDES 2776496
258944 - FRANCISCA GILMARA VIANA SILVA 2351242
264004 - GISLAINE CRISTINA DOS SANTOS FERNANDES 2699046
245262 - ISMENIA WILDENY MARTINS GOMES 2902525
256388 - KAMILA KATIA MENEZES DE OLIVEIRA 2702717
246871 - LIANDRA RAIANE SALES GOMES 2623291
253472 - LIBNA RAVELE DE MORAIS FERREIRA 3029776
265275 - LUISA ROSANA PINTO DE ALMEIDA 1639345
252233 - MARIA LUCILENE DA SILVA 2623332
256456 - MARIA NEURA GOMES OLIVEIRA PEREIRA 2270267
248457 - MARIA ROSANA COSTA DA SILVA 1883144
259696 - MARIA SENILDE DA SILVA 2919628
249856 - NIVIA MAILA DE FARIAS 2623830
243266 - PABLO VINICIUS DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE 3045738
246278 - PATRICIO SALES DA COSTA 2857420
252725 - RAFAELA NASCIMENTO DA SILVA 2763285
238010 - RENIO COSME DOS SANTOS 2774625
249015 - ROSEANE GURGEL 2335571
248110 - SONAGNO DE PAIVA OLIVEIRA 2841543


NÃO COTISTAS

250915 - ALINE SULAMITA ALVES DE MOURA FAUSTINO 2933234
249867 - ANTONIA JARDILENE FERREIRA CARLOS 2073520
263384 - ANTONIA REGINEIDE LOPES DE OLIVEIRA 2270354
251971 - ANY MARILIA ALVES GUEDES 2629573
250971 - BRUNA TAYANE FERREIRA DE OLIVEIRA 2808671
238606 - DAMIAO MASCULINO SOBRINHO 610836
262907 - DANIELA BARBOZA BEZERRA 3022405
246892 - DELMA SILVA DE ALENCAR 1722063
240571 - EDSON GOMES FERREIRA JUNIOR 2670742
258998 - ELIZABETE CRISTINA COSTA DE MELO 2961244
257535 - FRANCILENE TAVARES GALVAO 2961058
242077 - FRANCISCO JOSE SALES DE OLIVEIRA 2353979
242197 - IANAGILA MARIA VIEIRA 2239147
254331 - MARIA ROSEANE FERNANDES 2655143
245664- MILEYDY FERNANDES MATIAS 2774684
264365- RAFAELA RODRIGUES DA SILVA 2702301
249826 - SANZIA EMILIA DE MORAIS 2773136
242793 - TAISA FERNANDES BATISTA 2367169
246880 - TASIA TAMARA DE LIMA PULCA 2367906
252068 - WILLIANY HENRIQUE BEZERRA MAIA 3020043



Por MAYKON OLIVEIRA

CONFIRA A LISTA DE APROVADOS NO VESTIBULAR DA UERN

Foi divulgada agora a pouco a lista dos aprovados para os cursos de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ao todo, mais de 14 mil candidatos prestaram o exame, e concorreram as vagas no Campus Central, nos Campi Avançados e nos Núcleos Avançados de Educação Superior.

Clique no link abaixo e confira a lista completa:


http://www.consultec.com.br/inscbd/2005insc/upload/UERN2010_CONVOCADOS.PDF



Por MAYKON OLIVEIRA

PREFEITURA MUNICIPAL INTENSIFICA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS NO BAIRRO LEANDRO BEZERRA.

Rua Adécio Gomes

O prefeito de Caraúbas/RN, Ademar Ferreira, continua desenvolvendo ações para combater o problema de infra-estrutura no município. Desta feita, o gestor municipal determinou que 05 (cinco) ruas do Bairro Leandro Bezerra fossem pavimentadas.

O Bairro Leandro Bezerra é o mais populoso da cidade, e o que mais necessita de atenção por parte do poder público. No seu primeiro ano de mandato, a administração municipal já iniciou a pavimentação no bairro, com a pavimentação da Rua Arlindo Targino, rua que corta o bairro do início ao fim.

Rua Sebastião Honório de Souza.

De acordo com informações do secretário de Infra-estrutura e serviços públicos, Paulo Éverton, serão gerados cerca de 35 empregos nesta parte inicial das obras.

Ao término das obras serão beneficiadas cerca de 270 famílias, nas cinco ruas que serão “calçadas”.


RUAS QUE SERÃO PAVIMENTADAS

Rua: Pedro Câmara - 31 residências

Rua : José Adécio Gomes - 47 residências

Rua: Sebastião Honório de Souza – 91 residências

Rua: Francisco Manoel Bezerra – 42 residências

Rua: João Praxedes – 59 residências

TOTAL: 270 RESIDÊNCIAS


SECRETARIA DE GOVERNO.


SEGUNDO JÁCOME

SEDE DA COOPERUBA PASSA POR MELHORIAS

Sede da cooperativa, situada no centro da cidade, em frente a Praça dos Festejos.

A sede da Cooperativa Mista Agroindustrial dos Pequenos Produtores Rurais de Caraúbas (COOPERUBA), está passando por algumas melhorias. O presidente Roberto Abel está acompanhando o andamento dos trabalhos.

A cooperativa desempenha um papel importante no município de Caraúbas, uma vez que desenvolve um trabalho de apoio, organização e desenvolvimento da agricultura familiar e geração de renda.


Por MAYKON OLIVEIRA

VEREADOR LICENCIADO AFIRMA QUE VOLTARÁ À CÂMARA EM 1º DE ABRIL.

"Pelé" anunciou retorno ao Legislativo Municipal.

Já está definido. O Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente de Caraúbas, Édson Moraes, anunciou o seu retorno à Câmara Municipal. O vereador licenciado tem muitos projetos para este ano, dentre eles, uma possível candidatura a deputado estadual.

Segundo o próprio "Pelé", no próximo dia 30 deste mês ele estará solicitando a sua exoneração, e deverá reassumir sua cadeira no Legislativo Municipal na Sessão Ordinária do dia 1º de abril. "Tenho um grande desejo de retornar à Câmara, e nunca escondi isso de ninguém. Acredito que trabalhamos bem a frente da Secretaria de Políticas de Campo e Meio ambiente, mas agora, temos outros projetos. Já fui chamado até de louco, mas sigo com os meus objetivos", afirmou.

Édson Morais atualmente é vereador licenciado, mas tenta emplacar uma candidatura ao Legislativo Estadual. Ele já conta com o aval do seu partido, o PTB, e agora busca apoios para viabilizar o seu projeto.


Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

A beleza do riacho do Mulato, em Caraúbas/RN.

No mês de abril do ano passado, um dos principais mananciais caraubenses transbordou. Trata-se da barragem da Fazenda Fortaleza, de propriedade de "Senhor de Joel". Na época o riacho do Mulato aumentou significativamente o seu volume de água, tendo, portanto, a primeira grande "cheia" do ano.

O riacho do Mulato também é concebido como um dos principais abastecedores do açude Apanha-Peixe e, ficou com o seu curso totalmente tomado pelas águas que escoam por vastas áreas de nosso município.

Confira algumas belas imagens da "cheia" desse manancial.


Riacho do Mulato, antes da sangria da barragem de "Senhor de Joel".

As águas que escoavam eram, principalmente, de córregos.


Apesar das chuvas, a correnteza não era grande.


Riacho do Mulato, após a sangria da barragem de "Senhor de Joel".

Com a sangria da barragem, o nível de água aumentou significativamente.


Muita água, na primeira cheia do ano passado, no riacho do Mulato.



Por MAYKON OLIVEIRA

PÓLO DA UAB/CARAÚBAS RECEBEU NOVOS EQUIPAMENTOS

O Coordenador Marcos Roberto (à esquerda) mostra as instalações ao prefeito.

Nesta quinta-feira (11), o Pólo "Sertão das Caraubeiras" recebeu mais alguns equipamentos que viabilizarão o seu funcionamento. O mesmo, que tem sede na Escola Municipal Josué de Oliveira, beneficia dezenas de estudantes, de Caraúbas e de outros municípios da região.

O senhor José Isídio da Silva, que faz parte do setor de tombamento de bens da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fez a entrega do acessórios ao prefeito Ademar Ferreira e ao professor Marcos Roberto, que coordena o Pólo da Universidade Aberta do Brasil em nossa cidade. Na ocasião, ambos assinaram o termo de recebimento.

Ademar Ferreira assinou o termo de recebimento dos equipamentos.

Ao todo, a UAB/Caraúbas recebeu 05 equipamentos, distribuídos da seguinte forma: 01 Nobreak de 5KVA; 01 tela de projeção retrátil; 01 Microcomputador Notebook tipo II executivo; 01 Microcomputador Desktop tipo III; 01 Monitor de 17 polegadas; e 01 Impressora Laser Monocromática com Rede.

Nobreak pesa mais de 200 kg e dará suporte aos computadores.


Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

RÁPIDAS...

Câmara na web

Conversando na noite de ontem com o vereador Ailton Praxedes (Novinho), fiquei sabendo que a Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas/RN, terá uma página na internet. Com isso, serão postadas as principais informações referentes as Sessões realizadas, bem como os projetos elaborados pelos parlamentares caraubenses.


Queda!

Está virando rotina as "quedas" de energia na cidade de Caraúbas/RN. Vez por outra, seja pela manhã, a tarde ou até mesmo a noite, nossos equipamentos eletrônicos, geladeiras e outros, são desligados de forma brusca. Ainda não se sabe ao certo as causas desses pequenos "apagões", no entanto, sabemos que se os mesmos continuarem acontecendo com tal frequência, muitos caraubenses devem ser prejudicados.


E o tempo passa...

A demora do governador de São Paulo, José Serra (PSDB) em se descompatibilizar do cargo, tem causado uma certa revolta em alguns de seus aliados. A decisão, que deve ser tomada apenas em abril, não agradou ao senador "tucano" Tasso Jereissati (PSDB-CE), e nem ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Ambos afirmam não entender a estratégia do pré-candidato à Presidência.



Por MAYKON OLIVEIRA

PIB CAI, MAS BRASIL CONTINUA ENTRE OS MAIS EMERGENTES

(Imagem:blogdofavre.ig.br)

Mesmo com a queda do desempenho da economia brasileira em 2009, o PIB deve figurar em sexto lugar, entre os países que fazem parte do G-20. O grupo, que reúne as 20 maiores economias desenvolvidas e emergentes do planeta.

Vale salientar que o Brasil foi um dos poucos países que resistiu bem à crise mundial, que causou um efeito "avassalador" em várias economias no mundo.

Apesar do declínio de 0,2% no ano passado, a brasileira conseguiu se manter entre as mais promissoras.


Por MAYKON OLIVEIRA

EXPOSIÇÃO "MOMENTOS FESTUERN" SERÁ LANÇADA NESTA SEXTA-FEIRA

(Imagem:Divulgação)

O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN). A cada ano, o mesmo vem se consolidando como um dos mais importantes eventos culturais da região. Na noite de hoje, uma exposição fotográfica mostrará um pouco da história do festival.

Sem dúvidas o FESTUERN se constitui num grande encontro de arte-educação. Para se ter uma idéia, logo mais a partir das 18h00min, será iniciada uma Mostra Fotográfica, na Estação das Artes Eliseu Ventania, em Mossoró/RN.

Na "Momentos FESTUERN", serão exibidas mais de 100 fotografias, além de outros acessórios que fazem referência às edições anteriores.

Vale salientar que a exposição estará aberta ao público de terça a domingo, de hoje até o dia 26 de março. A coordenação fica por conta de Jean Custo, que vem desenvolvendo um grande trabalho em prol da propagação das artes e da cultura, em nossa região.


Por MAYKON OLIVEIRA

INFORMAÇÕES SOBRE O "CENSO 2010" FORAM CONHECIDAS NO DIA DE ONTEM (11), EM CARAÚBAS/RN.


Encontro ocorreu na Câmara Municipal de Caraúbas.

Orgãos competentes e sociedade em geral foram informados na manhã de ontem (11), em encontro realizado nas dependências da Câmara Municipal de Verereadores, sobre as principais informações referentes à realização do "Censo 2010", que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.

Antonio Farias, Agente Sensitário Regional.

Na oportunidade, o Agente Censitário Regional, Antonio Farias, fez uma ampla abordagem sobre as ações que serão desenvoldidas pelos recenseadores em Caraúbas. No município atuarão 19 recenseadores, que serão selecionados através de concurso público.

Antonio Farias aproveitou a ocasião para fazer uma abordagem do Projeto "Vamos Contar!", que foi elaborado por técnicos do IBGE, professores e pedagogos, e visa atingir as salas de aula de Ensino Fundamental e de Ensino Médio da rede pública e particular de todo o Brasil. O principal objetivo do "Vamos Contar"! é mostrar o quanto as informações obtidas com a realização do Censo são fortes instrumentos para o exercício da cidadania.

Sede do IBGE, localizada no Conjunto Nestor Fernandes.

O "Censo 2010" começará no dia 01 de Agosto. Os recenseadores de Caraúbas percorrerão uma área territorial de 1.094,95 km², extraindo números e outras informações que futuramente serão implementadas nas ações, tanto do setor público, quanto do setor privado.

A Sede do IBGE em Caraúbas fica localizada na Rua João Goulart, no Conjunto Nestor Fernandes.


SEGUNDO JÁCOME

11 de março de 2010

REUNIÃO RATIFICA A VINDA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O NAESC

Núcleo de Caraúbas terá um novo Curso, já no próximo ano.

Na manhã de hoje (11), estiveram reunidos com o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o prefeito Ademar Ferreira (PSB), o Vice-prefeito Alcivan Viana (PMDB), o presidente da Câmara, Francisco de Assis Batista (PSB), o Secretário de Educação, Ivanildo Fernandes e o Coordenador do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas da (NAESC), Manoel Jovanildo Fernades. O encontro serviu para discutir algumas questões inerentes à vinda de um novo Curso Superior para a Unidade.

De acordo informações, a reunião foi bastante proveitosa. A vinda do Curso de Administração para o Núcleo de nossa cidade foi ratificada. Segundo o Coordenador do NAESC, no próximo Processo Seletivo Vocacionado serão abertas 40 vagas, para o Semestre de 2011.2.

Em 2002, o município foi contemplado com a instalação do Núcleo da UERN e a vinda dos cursos de Pedagogia e Geografia. Sem dúvidas, a vinda de uma nova Graduação será muito importante para Caraúbas e região.



Por LEYSSON CARLOS e MAYKON OLIVEIRA

RESULTADO DO VESTIBULAR DA UERN SERÁ DIVULGADO AMANHÃ (12).

Imagem: uern.br

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) vai divulgar nesta sexta-feira (12). O anúncio dos primeiros colocados acontecerá às 10h30 pelo reitor Milton Marques de Medeiros, no campus central, em Mossoró.

Em seguida, a relação com os aprovados será colocada nos murais do centro de convivência do campus e, só depois, a relação será colocada no site da UERN. As matrículas dos novos alunos serão nos dias 22 e 23 de março.

Ainda amanhã será divulgado o edital para a realização da matrícula. Caso as vagas não sejam preenchidas, a lista com os convocados em segunda chamada será divulgada dia 19 de março.

Foram oferecidas 2.332 vagas nos cursos de graduação para as cidades de Mossoró, Natal, Patu, Pau dos Ferros, Assu, Caraúbas, Areia Branca, Apodi, Macau, João Câmara, São Miguel, Alexandria, Umarizal, Touros e Caicó.


FONTE: JORNAL TRIBUNA DO NORTE


SEGUNDO JÁCOME

"APRESSADINHO"

(Imagem:biratancartoon.blogspot.com)

Mesmo com muita coisa a ser definida para o pleito de 2010, muita gente já faz propaganda "escancarada", por aí. É bom estar atento, pois o TRE e o TSE punirão os "apressadinhos" que querem propagar o seus nomes de forma antecipada.

Na Bahia, até mesmo um ministro sofreu as consequências. Na realidade, o Tribunal Regional Eleitoral multou Geddel Vieira Lima,
ministro da Integração Nacional, no valor de R$ 15 mil por propaganda eleitoral antecipada em rádio e televisão.

Se intensificarem a fiscalização no Rio Grande do Norte, muita gente pagará multa. Pois muitos daqueles que fazem parte da nossa classe política terminam recebem o resultado de uma eleição e simultâneamente já pensam na próxima.


Por MAYKON OLIVEIRA

CURSISTAS DA UAB/CARAÚBAS RETOMARAM ATIVIDADES NA MANHÃ DE HOJE.

Encontro presencial reuniu dezenas de alunos.

Os alunos dos Cursos de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido, Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar e em Literatura e Ensino, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) voltaram às atividades na manhã desta quinta-feira.

Dezenas de cursistas participaram de um encontro, com as suas respectivas tutorias, no Pólo "Sertão das Caraubeiras", que funciona na Escola Municipal Josué de Oliveira. Na ocasião, foram apresentados os novos orientadores e as próximas disciplinas, e também foram feitos alguns informes.


Por MAYKON OLIVEIRA

INDICATIVO DE GREVE CHEGA À REGIÃO

(Foto:http://kmspagu.files.wordpress.com)

Depois do início do movimento grevista em Natal e Mossoró, agora é a vez da nossa região. O indicativo de paralisação chegou e com força, no município de Apodi/RN. O principal motivo, é o pouco caso do Governo Estadual em relação aos servidores da educação.

Quanto à Caraúbas/RN, até agora não se discute nada a respeito de greve. As atividades nas quatro escolas estaduais continuam normalmente, uma vez que não há indicativo e nem perspectiva de alguma parada.

No ano passado, alguns servidores da Rede Estadual decidiram parar por cerca de um mês. Por essa razão, o ano letivo 2009 só foi encerrado em janeiro deste ano.

Aguardemos o desencadeamento dos fatos.


Por MAYKON OLIVEIRA

APODI/RN PODERÁ TER AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

Imagem: caixa.gov.br

Municípios do Rio Grande do Norte que possuem mais de 25 mil habitantes e não dispõem de agências da Caixa Econômica Federal podem passar a contar com o serviço. O deputado federal Fábio Faria solicitou ao Ministério da Fazenda a instalação de cinco novos postos do banco em Apodi, Areia Branca, Canguaretama, São José de Mipibu e Touros.


"Atualmente, o Rio Grande do Norte apresenta uma agência bancária para cada 20 mil habitantes, o que representa uma oferta pequena para a prestação de serviços à população", avalia Fábio Faria. Ele lembra que estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revela a necessidade de provimento de serviços financeiros, inclusive o crédito, para fomentar o crescimento econômico sustentável dos municípios.

O deputado líder do PMN na Câmara Federal acredita que as novas agências vão permitir maior oferta de crédito, beneficiando os segmentos econômicos em atividade na região, favorecendo, inclusive, a atração de novos negócios.


FONTE: JORNAL GAZETA DO OESTE


SEGUNDO JÁCOME

CLUBE DOS AMANTES DA POESIA REALIZARÁ EVENTO IMPORTANTE, NO PRÓXIMO DOMINGO (14)

Equipe gestora do Clube promete realizar uma grande mobilização.

No próximo domingo (14), o Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes" estará realizando mais um grande evento. Durante todo o dia, uma vasta programação será desenvolvida, na Casa de Cultura Popular Manoel do Violão.

O "Dia da Poesia" terá uma série de atividades. Apresentações, poesias, poemas e espaço aberto para a filiação de novos membros, são apenas algumas delas. O propósito é realizar uma grande mobilização, para mostrar a toda a sociedade caraubense a importância da entidade, como patrimônio municipal e como organismo fomentador da cultura local.

A equipe gestora do Clube ainda comunica que os interessados em fazer parte do mesmo, devem comparecer à Casa de Cultura Popular portanto os documentos pessoais, uma foto 3 x 4 (recente) e uma taxa de R$ 5,00.



Por MAYKON OLIVEIRA

FERREIRA JÚNIOR AGLUTINA APOIOS PARA CANDIDATURA DE LAURO MAIA.

Ferreira Júnior.

O Secretário de Governo do município de Caraúbas/RN, Ferreira Júnior (PSB), será o principal articulador da campanha do advogado e pré-candidato ao cargo de deputado estadual, Lauro Maia (PSB), na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Vice-prefeito de Caraúbas, Alcivan Viana.

De acordo com informações do Secretário de Governo, Lauro passará a contar com o apoio de mais uma importante liderança política da região, trata-se do vice-prefeito de Caraúbas, Alcivan Viana (PMDB), que caminhará junto com o prefeito do município, Ademar Ferreira (PSB), no apoio ao advogado.

Na região Oeste Potiguar, o pré-candidato já conta com os opoios confirmados dos prefeitos dos municípios de Almino Afonso, Lawrence Carlos, Rafael Godeiro, Abel Filho, Caraúbas, Ademar Ferreira e Tibau, Francisco Diniz. Todas essas lideranças possuem uma forte aproximação com o secretário Ferreira Júnior.

SEGUNDO JÁCOME

MAIS CINCO RUAS DO BAIRRO LEANDRO BEZERRA RECEBERÃO CALÇAMENTO

Trabalhos de pavimentação das ruas do BLB têm prosseguimento (Rua Pedro Câmara).

Conversando por telefone com o Secretário de Infra-Estrutura e Serviços Públicos, Paulo Éverton, tivemos a boa notícia de que mais cinco ruas do bairro Leandro Bezerra serão pavimentadas. Tal conquista foi resultado de uma luta do Poder Público Municipal, em minimizar os problemas do bairro mais populoso da cidade.

Principalmente durante o período chuvoso, centenas de moradores sofrem com a lama e com os buracos. Assim, o calçamento contribuirá para uma melhoria significativa na qualidade de vida, uma vez que tais problemas serão sanados. "Estamos empenhados nessa luta. O prefeito Ademar Ferreira tem buscado recursos para atender as reivindicações da população do bairro Leandro Bezerra. O calçamento nessas cinco ruas é apenas mais uma das ações que iremos realizar", disse Paulo Éverton.

Quando o trabalho for concluído, somando-se ao que já foi realizado, cerca de 12 mil m² de calçamento serão acrescentados ao Leandro Bezerra. Os trabalhos tiveram início nesta manhã e uma das ruas que será pavimentada é a Pedro Câmara, cujos trabalhos não foram concluídos, anos atrás.


Por MAYKON OLIVEIRA

"PELÉ" CONCEDEU ENTREVISTA EM RÁDIO APODIENSE.

Pré-candidato falou sobre o seu projeto político (Imagem: Ilustração)

Na noite da última terça-feira (9), o atual Secretário de Políticas do Campo e Meio ambiente de Caraúbas/RN, Édson Moraes (Pelé), concedeu uma entrevista na rádio Cidade FM, em Apodi/RN. Na ocasião, ele falou a respeito do seu projeto em lutar por uma das vagas à Assembléia Legislativa.

O vereador licenciado que faz parte dos quadros do PTB já vem há alguns meses manifestando o interesse em representar o nome do município, numa eleição estadual. Conversando com ele por telefone, no domingo passado, tivemos a informação de que a pré-candidatura está mantida e que o mesmo vem recebendo apoios importantes. Tal opinião também foi destacada na entrevista, um a vez que "Pelé" enfatizou que "tem um projeto sólido e que não pretende abrir mão daquilo que já conseguiu".

O pré-candidato caraubense continua visitando as cidades vizinhas , mantendo contatos e concedendo entrevistas em rádios, nesses locais. Recentemente ele esteve na FM Liberdade, na comunidade de Santana (entre Caraúbas e Felipe Guerra), e discorreu sobre a sua luta em disputar uma vaga no Legislativo Estadual.


Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPE DA 13ª DIRED ESTEVE EM CARAÚBAS NESTA QUARTA-FEIRA (10)

A professora Raimunda Freire fez alguns repasses.

Na manhã de ontem (10), uma equipe da 13ª Diretoria Regional de Educação (13ª DIRED), esteve na cidade de Caraúbas/RN. Na ocasião, aconteceu uma importante reunião, com os gestores das escola da Rede Estadual de Ensino.

O encontro ocorreu na Escola Estadual Antônio Carlos, e contou com a participação da professora Raimunda Ferreira Freire (Mundinha), e sua equipe. Além disso, marcaram presença um grupo de técnicas da Secretaria de Educação do Estado, que fazem o acompanhamento do Censo Escolar.

Vários pontos foram discutidos na reunião, principalmente questões inerentes ao ano letivo 2010.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Automobilismo

Está marcada para domingo, dia 14 de março, a abertura da temporada 2010 da Fórmula Indy. A São Paulo Indy 300, competição que abre o calendário do campeonato mundial da categoria, ocorrerá nas ruas da maior cidade do país, e será transmitida ao vivo em TV aberta, pela Bandeirantes.


Bom trabalho

Quem teve a oportunidade de visitar a I Mostra de Educação em Saúde, que aconteceu na última segunda-feira (8), contemplou a realização de um grande trabalho. Coordenados pela competente Elizabete Fernandes, os alunos do Curso de Auxiliar em Saúde Bucal abordaram várias temáticas e orientaram bastante as dezenas de pessoas que prestigiaram as apresentações.


Expectativa

Conversando com alguns caraubenses que prestaram o último Processo Seletivo Vocacionado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), percebemos que os mesmos estão apreensivos, em virtude da proximidade da divulgação dos resultados. Amanhã (12), todos nós conheceremos os aprovados no vestibular 2010.


Por MAYKON OLIVEIRA

FASE DE TESTES

(Imagem: www.educacaoeciberespaco.net)

Nos próximos meses, o governo federal deverá fazer uma espécie de projeto-piloto, para testar o Plano Nacional de Banda Larga. O teste acontecerá em cerca de 300 cidades brasileiras.

Antes de expandir o programa para todo o País, haverá a definição de quem participará do programa, dos planos de ações, além dos mecanismos e instrumentos de acompanhamento da implantação do plano. Também serão buscadas parcerias, com o intuito de viabilizar o investimento.

Sinceramente, torcemos para que esse Plano saia do papel, ou melhor, do computador.


Por MAYKON OLIVEIRA

10 de março de 2010

INTEGRANTES DO EXÉRCITO FISCALIZAM ANDAMENTO DA "OPERAÇÃO PIPA" EM CARAÚBAS/RN.

Defesa Civil e Exército estiveram reunidos no na manhã de hoje.

Integrantes do Exército estiveram na manhã de hoje (10), visitando algumas comunidades rurais do município de Caraúbas, tendo como objetivo, fiscalizar o andamento da "Operação Pipa", programa de distrituição de água que está sendo implementado na zona rural caraubense.

Juntamente com o Coordenador da Defesa Civil do município, os integrantes do exército foram acompanhar o andamento do programa, que ficou suspenso durante alguns dias, mas que foi retomado na última quinta-feira (04).


SEGUNDO JÁCOME

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES