28 de março de 2009

CENTENAS DE MULHERES PARTICIPAM DE MARCHA, EM CARAÚBAS.

Mulheres ressaltam a luta por direitos iguais.

Ao longo dos anos, as mulheres sempre lutaram para conquistar o seu espaço e ter vez na sociedade na qual encontram-se inseridas. Muitos foram os desafios, maiores foram as superações e as vitórias. Hoje, a população da cidade de Caraúbas acompanhou mais um grande momento, proporcionado por essas guerreiras.

Durante toda a manhã, centenas de mulheres participaram da II Marcha das Mulheres da Região Oeste Potiguar. A concentração foi realizada na Praça Elizabete Elita, no bairro Leandro Bezerra. Após alguns pronunciamentos, o cortejo percorreu algumas das principais vias da cidade, e de uma forma bastante organizada, elas puderam mostrar seu "grito de liberdade", contra o preconceito, o machismo e a opressão que sofrem, no mercado de trabalho e/ou dentro de seu próprio lar.

Centenas de mulheres percorrem as ruas da cidade de Caraúbas.

Estiveram presentes centenas de mulheres, sobretudo, oriundas da zona rural do nosso município. Também, caravanas vieram de algumas cidades, como Mossoró, Olho D'água do Borges, Severiano Melo e Umarizal. Durante todo o percurso, muitas delas entoavam cânticos para chamar a atenção da sociedade, no que diz respeito a valorização da mulher. Além disso, inúmeras faixas eram conduzidas por grupos, e mostravam frases que representavam os anseios dos logradouros representados.

Mulheres do Distrito de São Geraldo.

Quando chegaram à Praça Reinaldo Pimenta, as centenas de mulheres procuraram se acomodar. Para isso, foi montada uma estrutura, tendo em vista a proteção em relação ao forte calor que assolou a cidade durante toda a manhã de hoje. Logo após, várias lideranças discursaram a respeito da grandeza do evento, destacando sempre o papel da mulher na atual conjuntura social, política e econômica, não só de Caraúbas e região, mas em todo o mundo.

A marcha percorreu algumas ruas do Centro.


Mulheres, de todas as idades, participaram da mobilização.

Parabéns a todas as mulheres da ATOS, do SINDISPUMC, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de outras instituições e/ou associações que abrilhantaram esse belíssimo evento.

Apesar do calor e do cansaço, mulheres demonstraram alegria em participar do evento.



Por MAYKON OLIVEIRA E RICHARLLES ALVES

TV SENADO EXIBIRÁ PROGRAMA SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS INFANTO-JUVENIS

(Foto:www.fiocruz.br)

Logo mais às 22h30min e , a TV Senado estará exibindo um programa que abordará uma das temáticas mais importantes na atualidade, a inclusão. Na verdade, na manhã de hoje ele foi ao ar, mas será reprisado nesse horário.

A temática a ser abordada por profissionais diz respeito aos transtornos mentais infanto-juvenis, um problema que existe em todo o país, mas que não é trabalhado da forma como deveria.

Com certeza, aí vai uma bela dica para os professores caraubenses, que tanto falam numa perspectiva de educação inclusiva. Além do mais, é importante que outras pessoas interessadas também assistam, para conhecer um pouco mais a respeito e aprender a não discriminar, como acontece na grande parte dos casos.



Por MAYKON OLIVEIRA

CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL SERÃO BENEFICIADAS COM O USO DO LIVRO DIDÁTICO.

Coleção Lápis na Mão, da Editora FTD, que será trabalhada pelos educadores do Ensino Infantil, no município de Caraúbas.

Hoje pela manhã, aconteceu a solenidade de lançamento do livro didático que será usado no Ensino Infantil, pelos professores da rede municipal. O evento foi realizado na Escola Municipal Josué de Oliveira e contou com uma boa participação dos educadores.

Dezenas de educadores participaram do evento.

Começando com alguns minutos de atraso, o encontro também reuniu algumas autoridades caraubenses e a autora do livro, Maria da Salete Alves Gondim. Dentre os presentes, estavam o Secretário de Governo, Dr. Varela, o professor Ivanildo Fernandes, que comanda a Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, Cultura e Desporto, além de Wilton Firmino, que é o diretor da Josué, também compunham a mesa as professoras Amércia e Tetê, que integram a equipe que "cuida" da educação no município.

Professores e Secretários Municipais fizeram parte da Mesa.

Inicialmente, o Secretário Ivanildo Fernandes falou acerca dos investimentos e da importância da aquisição de um material para o Ensino Infantil. Além disso, ressaltou que pela primeira vez na história os alunos terão um livro à disposição, fato que auxiliará o trabalho dos docentes e propiciará melhorias no processo ensino-aprendizagem. Também, destacou que cerca de 560 crianças serão beneficiadas e, por essa razão, cobrou o empenho de todos os profissionais, na busca por uma educação de qualidade.

Secretário Ivanildo Fernandes, pediu empenho e compromisso dos educadores, nas busca por uma educação de qualidade.

Logo em seguida, a palavra foi facultada ao demais componentes da Mesa e o Secretário de Governo, Dr. Varela, ressaltou a necessidade do investimento, corroborando com o que foi dito por Ivanildo. Na sequência, a professora e autora do livro, Maria da Salete Alves Gondim, discorreu acerca da necessidade de investir na Educação Infantil, tendo em vista a qualificação das crianças para a fase de seriação. Além do mais, comentou que é interessante que os gestores municipais procurem olhar esse nível de ensino com mais atenção.

Após a solenidade, a professora Salete fez a apresentação do material que será utilizado pelos educadores durante o ano letivo de 2009. O livro denominado "Lápis na Mão", apresenta um excelente conteúdo, que foi passo a passo explicado pela autora. Na oportunidade, ela mostrou algumas abordagens que contribuem para o fazer pedagógico e que poderão ser trabalhadas por cada professor, em sala de aula. Também, mostrou uma série de alternativas para se trabalhar com as crianças, transformando o ambiente escolar um espaço mais proveitoso e produtivo, tendo em vista que o aluno aprende de uma forma agradável e bem menos tradicional.

A professora e autora, Maria da Salete Alves Gondim, discorrendo sobre as estratégias para o bom uso do livro didático na Educação Infantil.

Em breve, há a expectativa de que a professora retorne à caraúbas, para realizar um curso de formação com os docentes que atuam no Ensino Infantil. Segundo a própria, na próxima vez será realizada uma oficina, para que os educadores usem o material na prática.



(Nas próximas postagens traremos mais informações à respeito)



Por MAYKON OLIVEIRA E RICHARLLES ALVES

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

Você vai ver nas próximas postagens, a cobertura completa da solenidade de lançamento do livro didático que será usado no Ensino Infantil, da rede municipal.

Além disso, também traremos a cobertura completa da 2ª Marcha das Mulheres, que percorrerá as principais vias de nossa cidade.



Por MAYKON OLIVEIRA

SERVIDORES DISCUTEM ESTRATÉGIAS PARA 2009.

Professora Francisca Luzia (Nina)

Na manhã de ontem (27), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas (SINDISPUMC), realizou uma Assembléia Geral Ordinária, nas dependências do Centro de Inclusão Social (CIS). Na pauta, estava a definição de uma série de estratégias para o ano de 2009.

O encontro contou com uma boa participação de funcionários públicos da rede municipal. Eles tiveram a oportunidade de observar algumas informações e ações desenvolvidas pela atual gestão, encabeçada pela professora Francisca Luzia (Nina). Além disso, também conheceram os números pertinentes ao ano de 2008, no que diz respeito ao montante de despesas, investimentos e recursos que "entraram" no sindicato, durante esse período.

Por fim, foram definidas novas ações para o corrente ano, além da determinação do valor do imposto sindical, que será pago pelos associados.



Por MAYKON OLIVEIRA


MUITO TRABALHO PARA MILTON MARQUES.

Milton Marques e Aécio Cândido

Após a expressiva vitória obtida no pleito da última terça-feira, o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques, e o professor Aécio Cândido, eleito Vice-Reitor, têm muita coisa para comemorar e para se preocupar. Reeleitos para uma nova gestão, eles mostraram muita força durante todo o processo, mas os maiores desafios ainda serão enfrentados.

Em seu primeiro discurso depois de reeleito, Milton foi enfático e, emocionado, reiterou o compromisso com a instituição: "Quero agradecer do fundo do meu coração a toda a comunidade acadêmica da UERN pela expressiva vitória que me concedeu nas urnas. Levo o meu reconhecimento a cada um e reafirmo meu compromisso de dar o melhor de mim para que a UERN se torne cada vez mais forte".

As expectativa é de que os investimentos na Universidade sejam ampliados. Seguindo uma linha de trabalho que se assemelha ao seu antecessor, Walter Fonseca, Milton lutou ao longo de sua gestão pela oferta de mais vagas e por novos cursos de graduação e pós-graduação.

Contudo, devemos destacar que os Campi Avançados e os Núcleos de Educação Superior, requerem uma maior atenção por parte dos gestores. Falo isso como ex-aluno do Núcleo de Caraúbas, que apesar de formar dezenas de profissionais a cada ano, hoje só oferece vagas apenas para o curso de Pedagogia. Mas, muito se fala que em breve teremos um novo curso de graduação.

Dessa forma, esperamos que Milton e Aécio continuem desenvolvolvendo um bom trabalho. Propostas consistentes e visão futurista, são ações importantes para qualquer gestor. Assim, esperamos que eles usem isso de forma contínua, e não esqueçam das áreas que "ultrapassam" os limites do Campus Central.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONFIRA OS NÚMEROS DA VITÓRIA DO REITOR REELEITO.

Apontado como favorito, em nenhum momento o Reitor e candidato a reeleição, Milton Marques, viu seu "cargo" ameaçado. Diferentemente do seu companheiro de chapa, o professor Aécio Cândido, que passou por um certo sufoco, ele ganhou com sobras, apesar de ter sido derrotado pelos votos dos estudantes (que têm um peso menor no pleito).

Confira os números da vitória de Milton e Aécio:

REITOR:

Milton Marques = 65%

Gilton Sampaio = 35%


VICE-REITOR:

Aécio Cândido = 53%

José Ronaldo = 47%


Dos 12.946 eleitores aptos a voto, compareceram às urnas 5.912 pessoas, entre professores, estudantes e técnicos administrativos. A distribuição dos votos (sem contar com votos brancos e nulos) foi a seguinte:

DOCENTE

REITOR:

Milton Marques - 483 votos
Gilton Sampaio - 260 votos

VICE-REITOR:

Aécio Cândido - 376 votos
José Ronaldo - 371 votos


SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

REITOR:

Milton Marques - 636 votos
Gilton Sampaio - 75 votos

VICE-REITOR:

Aécio Cândido - 579 votos
José Ronaldo - 124 votos

ESTUDANTES

REITOR:

Milton Marques - 1.507 votos
Gilton Sampaio - 2.586 votos

VICE-REITOR:

Aécio Cândido - 1.416 votos
José Ronaldo - 2.643 votos


Fonte: Agência de Comunicação da UERN.



Por MAYKON OLIVEIRA

27 de março de 2009

FESTEJOS JUNINOS PODEM NÃO ACONTECER POR INADIMPLÊNCIA

Zé Ramalho, umas das atrações do "Arraiá de Todo Mundo".

Administração recebe notificação do Ministério do Turismo por ausência de prestação de contas no 3º Arraia de Todo Mundo, realizado em 2008, na gestão de Eugênio Alves. Prefeito deixou obras inacabadas com recursos do OGU/Caixa, além de várias inadimplências junto a ministérios e órgãos públicos federais.

O prefeito Ademar Ferreira (PSB) em meio à crise que vivencia os municípios devido às quedas no repasse das transferências federais (FPM) e roylaties, agora passa a conviver com uma situação cada vez mais agravante. Tem sido uma constante as notificações dos Ministérios e outros órgãos federais no tocante a não prestação de contas dos recursos utilizados e não justificados perante os órgãos concedentes, como é o caso do que aportou no Gabinete do prefeito caraubense, com data de 11 de março do presente ano.


O ofício 230/2009, da Secretaria Nacional de Política de Turismo, ligada ao Ministério do Turismo, que solicita a apresentação a Coordenação-Geral de Monitoramento e Fiscalização e avaliação de convênios, da prestação de constas do convênio celebrado entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura Municipal de Caraúbas, que teve por objeto a realização do 3º Arraia de Todo Mundo.


“Tendo em vista que o prazo de vigência está expirado desde 15 de outubro de 2008, rogamos pelo atendimento da referida solicitação no prazo de 15 dias a partir do recebimento deste ofício”, cita um dos trechos do documento protocolado na Secretaria do Governo da atual gestão no dia 26 de março.


Segundo ainda o documento que foi recebido na prefeitura, o não atendimento da solicitação do Ministério do Turismo no prazo de 15 dias, o município será incluído no Cadastro de Inadimplentes, conforme disciplina o § 2º, do Art. 56 da portaria interministerial MPOG/MF/ CGU, n° 127/08 e suas ulteriores alterações.


Ao tomar conhecimento do recebimento do documento de inadimplência, o prefeito Ademar Ferreira que se encontrava em Mossoró cumprindo agenda administrativa ao lado da governadora Wilma de Faria, assinand0o convênio do Programa Terra Pronta, reagiu com bastante tristeza e preocupação. “Está uma verdadeira caixinha de surpresa esta situação caótica deixada pelo meu antecessor. Quando pensamos que vamos sair da inadimplência, nos deparamos com outro abacaxi”, comentou Ademar Ferreira.


Quando do planejamento das comemorações de Emancipação Política de Caraúbas, a situação não foi diferente. Fechado o projeto, quando foi o momento da busca de recursos a surpresa desagradável: Inadimplência impediu qualquer celebração de convênio que viesse a proporcionar aos caraubenses um momento de festejos cívico-social.


“A continuar este quadro que muito nos preocupa, vamos torcer que possamos realizar, com recursos próprios, a tradicional festa do padroeiro São Sebastião de Caraúbas”, disparou com ar de preocupação o prefeito Ademar Ferreira. Outros abacaxis neste sentido estão chegando ao gabinete itinerante do prefeito Ademar Ferreira.


O prefeito Ademar e o seu irmão empresário Ademus Ferreira viajaram na tarde da última quinta feira, por solicitação de autoridades estaduais não reveladas à assessoria com certa brevidade. Uma farta documentação de irregularidades e que constituem verdadeiros escâo de irregularidades e que constituem verdadeiros escar cer que possamos realizar, com rfecursos prndalos teriam sido levados a Natal e a Brasília pela assessoria e consultoria da atual administração.

Caraúbas, 27 de março de 2009.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Contatos: 9969.1255/8716.8826

"SILÊNCIO" QUE NÃO QUER CALAR!

TV Diário/CE


É muito intrigante como um assunto que interessa a algumas centenas de milhares de pessoas é "abafado" por grandes veículos de imprensa. Muitas vezes, uma espécie de "monopólio" acaba prejudicando a qualidade daquilo que queremos, que gostamos. Na mídia, a situação não é diferente.

Corroborando com a enquete que realizamos na semana passada, nas quais os leitores se manifestarm contrários a "limitação" da transmissão do sinal de um canal televisivo. na verdade, falo da TV Diário, do grupo Verdes Mares, que controla a afiliada da Rede Globo no estado do Ceará.

Apesar de possuir uma programação quase que inteiramente organizada para atender aos anseios do público nordestino, quem é o usuário de antena parabólica não pode mais sintonizá-la.

Aos que não conhecem o propósito da TV Diário, apresento partes da apresentação da emissora, veículada em sua página na internet. Veja.


A TV Diário foi inaugurada no dia 01 de julho de 1998. A TV foi lançada para mostrar o Nordeste com uma linguagem coloquial e um pouco distante dos ditames formais e pré-estabelecidas de outras emissoras; uma linguagem inovadora e diferente e que traduzisse a cultura e as necessidades do povo nordestino.

A TV Diário entra nas casas dos espectadores, levando a cultura nordestina com suas características incofundíveis (sic) de irreverência, humor, sensualidade e solidariedade. Para aquele espectador que deseja ficar antenado com os fatos mais importantes do Nordeste, a TV Diário tem uma equipe de jornalistas ágil e competente, responsável pela cobertura de uma vasta gama de assuntos, que vai do esporte, em todas as suas categorias, à ciência e à tecnologia produzidas pelo povo do Nordeste.

Assim, o espectador que assiste à TV Diário tem, além de divertimento garantido, notícias atualizadas e serviços, como em nenhuma outra emissora do Nordeste.


O programa João Inácio Show é apresentado nas tardes de domingo.


Foram 11 anos mostrando esse belo trabalho para todo o Brasil. Somente agora, providências para limitar a expansão do canal cearense, foram tomadas. Por direito ou por temor, o fato é que a emissora que mais mostrava a realidade do Nordeste, sua cultura e seus aspectos, não está mais disponível para o grande público. Agora, o "jeito" é assistir a programação curta dos canais locais, que duram poucos minutos, para que programas de "besteirol" continuem sendo transmitidos em nível nacional.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONSULTORIA DIVULGA A LISTA DAS CIDADES COM O CUSTO DE VIDA MAIS CARO DO MUNDO.

Tóquio é uma das maiores cidades do mundo.

A Consultoria Economist Intelligence Unit (EIU) divulgou a lista das cidades com o custo de vida mais alto para 2009. Com exceção de Cingapura, que é uma cidade-estado localizada no Sudeste Asiático e está em desenvolvimento, todas as outras estão situadas em países desenvolvidos.

Foram considerados vários fatores, como os custos com saúde, transporte e alimentação. Os resultados foram os seguintes.

1º. Tóquio (Japão)
2º. Osaka (Japão)
3º. Paris (França)
4º. Copenhague (Dinamarca)
5º. Oslo (Noruega)
6º. Zurique (Suíça)
7º. Helsinki (Finlândia)
8º. Frankfurt (Alemanha)
9º. Genebra (Suíça)
10º. Cingapura (Cingapura)


Fonte: Consultoria Economist Intelligence Unit (EIU)


Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Realizada aos sábados, a Feira Livre de Caraúbas se tornou tradicional ao longo dos anos. Centenas de pessoas, da zona urbana e, principalmente da zona rural, saem de suas casas para comprarem seus produtos, alimentos e, também, para reverem os amigos.

Feira Livre de Caraúbas/RN.

Apesar da importância histórica da Feira, é notável a redução na quantidade de "bancas" e compradores. Me lembro perfeitamente, quando aquele largo, próximo ao Marco do Centenário, era tomado por vendedores, inclusive oriundos de outros municípios da região. Atualmente, a situação é bem diferente, pois o espaço é ocupado por duas ou três "bancas".

O comércio caraubense ganhou força, mas a tradicional Feira infelizmente vem perdendo seu espaço.


Por MAYKON OLIVEIRA

26 de março de 2009

ARTICULADOR POLÍTICO FAZ ANÁLISE DO CENÁRIO LOCAL, ESTADUAL E FEDERAL.

Empresário e articulador político, Idalécio Fernandes

Na manhã desta quinta-feira (26/03), tivemos a oportunidade de ter uma longa conversa com o empresário e Coordenador da Articulação Política do governo Ademar Ferreira, o senhor Idalécio Fernandes.

Na oportunidade Idalécio fez uma análise do cenário político municipal, estadual e federal, dando uma ênfase especial para os três primeiros meses da administração “Nossa força é nosso povo”.

Confira a seguir na íntegra a entrevista com o articulador político.

ENTREVISTA

SEGUNDO JÁCOME: Qual a avaliação que você faz dos três primeiros meses do governo Ademar Ferreira?
IDALÉCIO FERNANDES: O governo ta bom, com perspectivas de melhoras na questão da geração de emprego e no combate a violência que, na minha opinião devem ser as prioridades da administração atual. A falta de transição e a inadimplência deixada pelo governo anterior são um dos principais problemas enfrentados pelo governo Ademar nesse momento.

SEGUNDO JÁCOME: Como você avalia a atuação da câmara de vereadores até esse momento?
IDALÉCIO FERNANDES: Certamente essa gestão será melhor do que a passada, pois possui nomes melhores.

SEGUNDO JÁCOME: Qual o balanço que você faz da atuação do secretário de educação, seu irmão Ivanildo Fernandes, a frente de sua pasta?
IDALÉCIO FERNANDES: Ta muito bom o trabalho. Ele está muito feliz, pois sabe que o prefeito Ademar é um gestor que se preocupa com a educação do município. Tivemos grandes vitórias nessa área, como a implantação do piso salarial e aquisição de um novo ônibus para os estudantes universitários.

SEGUNDO JÁCOME: Com relação ao cenário estadual, você algo a dizer?
IDALÉCIO FERNANDES: Sim. Como em todas as partes do mundo, o governo estadual também está sofrendo com os efeitos da crise econômica mundial, mas tenho certeza que Vilma irá se sair muito bem dessa. Tudo indica que o grupo do prefeito Ademar apoiará o empresário Lauro Maia para deputado estadual, Vilma e Garibaldi para o senado. Essas são as definições que no momento posso avaliar, com relação as eleições de 2010.

SEGUNDO JÁCOME: E em relação ao governo Lula?
IDALÉCIO FERNANDES: Tenho toda a certeza que apesar da queda de popularidade na última pesquisa, o presidente através de suas ações de cunho social irá terminar o seu mandato como o maior presidente da história do Brasil.

SEGUNDO JÁCOME: Esse espaço está aberto para as suas considerações finais.
IDALÉCIO FERNANDES: Queria dizer a população caraubense que não acredite em que algumas rádios estão propagando a respeito do prefeito anterior, pois ele deixou a prefeitura no chão, uma frota sucateada de veículos, certamente foi uma saída vergonhosa. Essa saída dele pode ter manchado a imagem de sua administração. Gostaria também de dizer que o empresário Junior Praxedes (JP) encontra-se um pouco ausente da cidade por motivos profissionais, mas podem ter certeza, ele liga para mim todos os dias perguntando como estão as coisas aqui na cidade.



SEGUNDO JÁCOME

GREVE DA REDE ESTADUAL DE ENSINO CONTINUA SEM PREVISÃO DE TÉRMINO.


A greve não acabou! Com estas palavras o comando de greve da cidade de Caraúbas, informa a toda a população que continuam sim, lutando pelos seus direitos trabalhistas.

Em entrevista ao meu programa Revista Centenário, na manhã desta quinta-feira (26), os professores da rede pública estadual Marcos Roberto e Antonia Nina, informaram que na última terça-feira (24), foi realizada uma assembléia na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel, onde nesta ficou decidido que os servidores da rede estadual de ensino, continuariam com o ato grevista.

Os professores aguardam resposta da governadora do Estado, Wilma de Faria, sobre uma contraproposta encaminhada a mesma pelo SINTE (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação), a pedido do próprio secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Ruy Pereira. A proposta deverá ser respondida amanhã, sexta-feira (27).


Na próxima segunda-feira (30) pela manhã, os servidores da capital do estado se reúnem para analisar a proposta encaminhada pelo governo, e a tarde, às 15:00 h, no auditório da ATOS, os professores e professoras de Caraúbas também se reúnem, para discutirem a proposta e deliberar pela continuidade da greve ou pelo retorno das aulas.

Os profissionais da educação estão a cerca de três anos tentando que, pelo menos um plano de Cargos e Salários seja implantado, plano este que é Lei de autoria da própria governadora Wilma de Faria.

Os grevistas pedem que os alunos, não retornem as escolas até que a greve tenha sido encerrada e comunicada a população em geral. Até o presente momento não existe uma previsão sobre o termino da mesma, tudo dependerá das negociações feitas com o governo do estado.


O comando de greve caraubense está acontecendo no Sindicato dos Servidores Municipais no horário das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.




Por SÂMARA DANIELLY

GLOBO QUER TIRAR POLÊMICO COMENTARISTA DA BAND POR R$ 80 MIL

José Ferreira Neto, comentarista da BAND.

A TV Globo pode tirar nos próximos dias o polêmico comentarista e ex-jogador de futebol Neto da co-irmã Bandeirantes. Isso porque uma pesquisa revelou que o telespectador acha Falcão e Caio, da Globo, muito bonzinhos.

Na gíria do futebol, são considerados "vaselinas", o que não vem agradando a maioria dos telespectadores. Neto, que é mais polêmico, está no gosto popular. Como Casagrande, que voltou a cuidar de problemas com a saúde, está novamente afastado, comenta-se na Band que Neto ganha R$ 50 mil por mês. A Globo pagaria até R$ 80 mil para contratar o ex-jogador.

FONTE: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/5931/
SEGUNDO JÁCOME

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Nas próximas postagens você verá uma entrevista exclusiva com o Articulador Política Idalécio Fernandes. Na ocasião, Idalécio faz um balanço da política municipal, estadual e federal.

Não percam.

SEGUNDO JÁCOME

ATLETA CARAUBENSE É DESTAQUE EM CORRIDAS DISPUTADAS NA REGIÃO.

Nos últimos anos, as corridas de curta distância têm sido uma constante em alguns municípios da região. Realizadas em datas comemorativas, essas provas atraem vários competidores, inclusive de Caraúbas.

Dentre os atletas caraubenses, destaca-se Antônio Sobrinho, popularmente conhecido como "Toinho da verdura" (ele tem esse apelido devido ao fato de ter trabalhado no plantio de verduras). Mesmo atuando como jogador de futebol, em alguns clubes do município, ele se tornou conhecido graças as vitórias obtidas no atletismo.

O atleta Toinho na RN-233, liderando a "maratona" de Caraúbas.

Na realidade, foram várias conquistas. Em várias ocasiões, Toinho chegou na frente nas provas disputadas, principalmente naquelas realizadas na emancipação política de Caraúbas. Na edição 2009, ele chegou na frente entre os atletas caraubenses, recebendo um troféu e um prêmio em dinheiro. Já na última segunda-feira, ele ficou em 6º lugar, na corrida disputada na cidade de Apodi.

Toinho (no meio), posa ao lado atletas campeões do grupo de elite, na prova do último dia 05 de março.

Portanto, mesmo não tendo apoio e/ou patrocínio, ele sempre procurou se superar nas provas que disputou. Sem dúvidas, a falta de estrutura foi um desafio enorme em todas as etapas de sua carreira, e graças a isso, seu potencial não foi aproveitado como deveria. Mesmo assim, Toinho é um vencedor. Pela luta, pela dedicação e pelas próprias vitórias.



Por MAYKON OLIVEIRA

SINDISPUMC REALIZARÁ ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA.

Amanhã, a partir das 08h30min, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISPUMC) realizará uma Assembléia Geral Ordinária. Ela acontecerá no Centro de Inclusão Social (CIS), ao lado da Igreja Matriz.

O convite é direcionado a todos (as) os (as) servidores (as) públicos municipais, que sejam sócios ou não da entidade sindical, para comparecerem a Assembléia. Na ocasião serão discutidos temas pertinentes ao funcionalismo público do nosso município.

A pauta será:

1- Acolhida
2- Informes Gerais
3- Prestação de Contas das receitas e despesas do exercício de 2008 desta entidade sindical
4- Imposto Sindical 2009
5- Outros


Por MAYKON OLIVEIRA

ENCONTRO DEFINE A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO.


Logo mais às 09 horas, será realizado um encontro para definir a criação de uma comissão voltada para a definição de medidas, metas e ações voltadas para o meio ambiente.

O evento acontecerá na Casa de Cultura Popular e contará com a participação de secretários, autoridades municipais, gestores das escolas e demais representantes da sociedade. Na pauta, estará a discussão da formação de um grupo atuante, que lute verdadeiramente em prol das questões de preservação e conservação ambiental, em nosso município.



Por MAYKON OLIVEIRA

25 de março de 2009

AGENTE DE SAÚDE FALA SOBRE O PSE E OUTRAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO LEANDRO BEZERRA.

Ontem, no lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE), que foi realizado na Escola Estadual Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara, a Agente Comunitária de Saúde, Rugna Begna, nos concedeu uma entrevista destacando as principais ações que foram e/ou estão sendo desenvolvidas pelas equipes de saúde, no bairro Leandro Bezerra.

Confira, na íntegra.






Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA CARAUBENSE SE DESTACA NOS ÚLTIMOS VESTIBULARES.

O jovem Alyson Alves foi aprovado no curso de Enfermagem, na UERN.

A Escola Estadual Sebastião Gurgel mais uma vez teve um ótimo desempenho nos últimos vestibulares. Nesse ano, não foi diferente, pois a quantidade de alunos e ex-alunos aprovados foi bastante considerável.

Com certeza, a equipe pedagógica, o corpo docente e os gestores da instituição, se sentiram contentes ao verem os resultados. Na verdade, através de um trabalho bem feito, sobretudo nos últimos anos, muitos estudantes acabaram tendo a possibilidade de concorrer e superar alunos de outras instituições.

Dessa forma, a lista de aprovados só aumenta, como podemos observar abaixo:

APROVADOS NO VESTIBULAR 2009

01- Raniele Fernandes Pimenta - Medicina
02- Luzia Lyssandra de Freitas - Ciências Econômicas
03- Fátima Mayra de Góis - Ciências Econômicas
04- Moisés Estácio Fernandes Maia - Ciências Econômicas
05- Monalyza Pereira da Silva - Administração
06- Priscila Dayane de Oliveira Cruz - Administração
07- Tanyamara Eufrásio Cavalcante - Letras (Língua Inglesa)
08- Alex Guerra de Oliveira - Ciências Sociais
09- Paula Graziela Batista Gomes - Ciências Sociais
10- Francisco Gustavo da Silva - Geografia
11- Alyson Alves de Góis - Enfermagem
12- Antônia Marília Praxedes - Enfermagem
13- José Alves Paiva Júnior - Filosofia
14- Diana Silva de Albuquerque - Gestão Ambiental
15- Jéssica Lamonnielly Peixoto Epifânio - Gestão Ambiental
16- Arthur Allan Sena de Oliveira - Gestão Ambiental
17- Alan Cardes dos Santos - Turismo
18- Mayanne Dayara Fernandes - Turismo e Ecologia (UFERSA)
19- Elinaldo Linhares dos Santos - Ciências Contábeis
20- Luan Diego Rodrigues - Matemática
21- Ana Paula Duarte - Pedagogia
22- Camila Carla Alves Pimenta - Pedagogia
23- Francicleide Linhares da Silva - Pedagogia
24- Lamonielly Cristina Soares de Melo Varela - Pedagogia
25- Maquézia Emília de Morais - Pedagogia
26- Mara Carla de Oliveira - Pedagogia
27- Rozilene de Freitas Silva - Pedagogia
28- Alane Esmenia Alves da Silva - Pedagogia
29- Cenira Jordana Fernandes de Oliveira - Pedagogia
30- Isla Cristina de Menezes - Pedagogia
31- Janielly Raquel de Morais - Pedagogia
32- Rayssa Rafaelle de Souza Veras - Pedagogia
33- Willyane Kelly Morais de Oliveira - Pedagogia
34- Damião Hugo Maia - Petróleo e Gás (UNP)
35- Dorgival Bezerra da Silva - Direito (UNP)
36- Williana Samara Praxedes - Enfermagem (UNP)
37- João Miller de Melo Henrique - Ciênc. e Tecnologia (UFERSA)
38- Atos Tavares Gomes - Ciências Agrárias (UEPB)


A escola e o blog Caraúbas HotNews parabeniza a todos, com muito orgulho.



Por MAYKON OLIVEIRA

AUDIÊNCIA DISCUTIRÁ A QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO MUNICÍPIO.

O vereador Paulo Brasil (PR) solicitou a realização da Audiência.

O parlamentar Paulo de Paiva Brasil (PR), solicitou a realização de uma audiência publica em nossa cidade, visando discutir a questão da segurança pública no município. A mesma acontecerá logo mais, a partir das 09h00, na sede do poder Legislativo Caraubense, na praça São Sebastião - 452, Centro - Caraúbas-RN.

Onde o Mesmo parlamentar fez questão que fossem mandados convites para as seguintes autoridades: Secretario de Justiça e da Cidadania do Estado do Rio Grande do Norte - SEJUC - O Sr. Leonardo Arruda Câmara, O Secretario de Estado e da Segurança Publica e da Defesa Social - SESED, o Sr. Agripino Oliveira Neto, o Delegado Geral da Policia Civil do Estado, o Sr. Bem-Hur Cirino de Medeiros, o Comandante Geral da Policia Militar do estado, o Sr. Marcondes Rodrigues Pinheiros, o Comandante do 2° Batalhão da Policia Militar de caraúbas, Tem. Brilhante Araújo, a delegada da Policia Civil de Caraúbas, Dra. Sheila Maria Freitas de Sousa, a Juíza da Comarca de Caraúbas, Dra. Daniela do Nascimento Cosmo, o Promotor de Justiça de Caraúbas, Dr. Armando Lucio Ribeiro, o Presidente da Assembléia Legislativa, Dep. Robson Farias, Deputados Estaduais e Federais da Região, o Prefeito Municipal de Caraúbas, Sr. Ademar Ferreira, o Vice-prefeito, Sr. Alcivan Viana, o Administrador Paroquial da Paróquia de Caraúbas, Pe. Jerônimo Dantas, Representantes de toda a Sociedade organizada do nosso município e a sociedade para esta audiência.

Dias atrás, o vereador Paulo Brasil ressaltou a necessidade de um encontro desse porte. Em virtude da temática da Campanha da Fraternidade, nada mais pertinente do que a discussão de questões pertinentes ao combate a violência.



Por LEYSSON CARLOS

FIM DA GREVE?!

(Foto: 2bp.files)


Informações dão conta de que o movimento grevista nas escolas da rede estadual em Caraúbas (com exceção da Maria Sílvia), será mantido até a próxima segunda-feira.

Numa reunião realizada na tarde de ontem, os trabalhadores em educação decidiram optar por essa data, uma vez que se reunirão com uma equipe do SINTE/RN, para analisar a resposta inerente a contra-proposta encaminhada ao governo estadual.

O encontro acontecerá no auditório da ATOS, nas proximidades da Igreja Matriz de São Sebastião, no centro da cidade.



Por MAYKON OLIVEIRA

24 de março de 2009

LANÇAMENTO DO PSE, EM CARAÚBAS, É REALIZADO NA ESCOLA MARIA SÍLVIA.

Com o intuito de promover a saúde e a qualidade de vida nas escolas, os ministérios da Saúde e da Educação decidiram ivestir pesado, sobretudo nos municípios que apresentam um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Por essa razão, está sendo desenvolvido o Programa Saúde na Escola (PSE).

Na manhã de hoje, aconteceu o lançamento do PSE aqui no município de Caraúbas, na Escola Estadual Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Saúde, enfermeiro Giovani Nobre, o secretário do Desenvolvimento da Educação, Cultura e Desporto, o professor Ivanildo Fernandes, o vice-prefeito, Alcivan Viana, além de médicos e das equipes de saúde do bairro Leandro Bezerra.

Secretários Giovani Nobre e Ivanildo Fernandes participaram do lançamento do PSE, na manhã de hoje.

Segundo nos repassou Rugna Begna, que é Agente Comunitária de Saúde, as ações já vinham sendo planejadas. Algumas reuniões foram realizadas com o propóstito de definir metas de trabalho voltadas para os beneficiários do programa, em especial, os da localidade, que concentra o maior contingente populacional da cidade.

Também conversamos com o secretário Giovani Nobre, que nos repassou a abrangência do PSE em nosso município. De acordo com ela, cerca de 5.000 alunos da rede pública serão beneficiados ao longo do ano, tanto na zona urbana quanto na área rural. Segundo ele o programa é audacioso, uma vez que agrega inúmeras atividades, como: prevenir e promover a saúde, por meio de avaliações do estado nutricional; controle de cárie e manutenção da higiene bucal; acuidade visual e auditiva; além de outras formas de acompanhamento que garantam o bem estar e a saúde do aluno.

O Programa Saúde na Escola beneficiará cerca de 5.000 alunos, em nosso município.

Antes dos atendimentos, as equipes de saúde foram apresentadas em cada uma das turmas, e algumas informações foram repassadas às crianças. Numa das salas, os secretários Giovani e Ivanildo e a enfermeira Ruth, realizaram a entrega do material que será trabalhado na escola.

As equipes do PSE foram apresentadas em cada uma das turmas.

Logo em seguida, os alunos foram submetidos a pesagem e os profissionais efetuaram a medição da estatura dos mesmos. Além de receberem um kit de higiene, para ser usado de forma contínua.

Profissonal de saúde medindo a estatura dos alunos.


Secretários fazem a entrega dos kits.

Assim, ações como essas são de súma importância para todos. O ambiente escolar se torna mais agradável e os alunos mais saudáveis. As atividades na Escola Maria Sílvia serão realizadas em seus três turnos de funcionamento.

Parabéns para as equipes de saúde, os secretários municipais, a equipe gestora e pedagógica da Maria Sílvia, e de toda a comunidade escolar. Todos contribuíram de forma significativa, para que uma ação tão importante fosse desenvolvida.




Por MAYKON OLIVEIRA

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO SE REUNIU COM O GESTOR CARAUBENSE.

Secretário Ruy Pereira

Na manhã da última quinta-feira (19), o Secretário Estadual de Educação, Ruy Pereira, recebeu em seu gabinete, o prefeito Ademar Ferreira. Na pauta da reunião, estavam algumas reivindicações de interesse da população caraubense.

Segundo nos informou Costa, que é assessor do gestor na cidade de Natal, o encontro foi bastante proveitoso. Na oportunidade, algumas solicitações foram feitas ao Secretário, dentre elas podemos destacar a aquisição de 460 carteiras, para atender as necessidades das escolas da zona urbana e rural. Mesmo sendo usadas, elas estão em bom estado de conservação.

Outro pedido, foi direcionado para o investimento na melhoria do transporte escolar, com vistas a garantir um translado seguro dos alunos e garantir que a remuneração dos motoristas não atrase.

Apesar de ter sido marcada as pressas, a reunião foi de grande valia, tendo em vista o compromisso firmado por Ruy Pereira, que sem dúvidas, será de grande importância para centenas de estudantes caraubenses.



Por MAYKON OLIVEIRA

GOVERNO GARANTE A CONSTRUÇÃO DO MAIOR SISTEMA ADUTOR DO ESTADO.

Mesa formada por autoridades regionais e estaduais.

A governadora Wilma de Faria assinou nesta sexta-feira (20) – Dia Internacional da Água, no município de Pau dos Ferros, a ordem de serviço para o início das obras de implantação da Adutora do Alto Oeste. O maior sistema adutor do Rio Grande do Norte vai levar água de boa qualidade para 207 mil pessoas em 26 municípios e 65 comunidades rurais da região, totalizando investimento de R$ 128 milhões. A previsão do Governo do Estado é de que o sistema adutor seja totalmente concluído até o final do ano que vem.

O sistema adutor do Alto Oeste vai garantir o abastecimento de água em Pau dos Ferros, Martins, Itaú, Lucrécia, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, LUÍS GOMES, Pilões, Umarizal, Taboleiro Grande, Frutuoso Gomes, Alexandria, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins, Olho d"Água do Borges, Major Sales, José da Penha, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias, Água Nova e João Dias, além de 65 comunidades rurais e dois distritos.

Além de implantar o sistema adutor, que terá 307 quilômetros de tubulação, o Governo do Estado vai realizar o Consórcio de Saneamento do Alto Oeste para gerenciar o uso da nova adutora e implantar aterros sanitários, em parceria com os municípios.

A mesa principal formada na solenidade de assinatura foi composta pela Governadora, Wilma de Faria o vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza os deputados federais Henrique Alves, João Maia e Sandra Rosado além do Presidente da AMORN (Associação dos Municípios do Oeste do RN) e Prefeito do Município de Luís Gomes, Carlos José Fernandes (Dedezinho) que representou os 21 prefeitos da região do Alto Oeste que se faziam presentes.
Em seu discurso Dedezinho falou da importância que é para a região oeste do RN a construção desta obra.

Enquanto parte dos apodienses realizavam um ato na barragem de Santa Cruz, reivindicando um melhor aproveitamento do manancial, principalmente para contribuir para o desenvolvimento do município, uma parcela significativa da classe política potiguar traçavam essa meta de construção da Adutora do Alto Oeste. Um pouco mais de atenção e investimento, correspondem aos anseios do povo que há muito esperam pela prosperidade.


Fonte: Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN.



Por MAYKON OLIVEIRA

PERGUNTE AO CHÁVEZ!

(Foto: doidedosdeprosa.files)


Lula saiu insatisfeito de reunião com Obama, diz Chávez.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não saiu muito satisfeito" do encontro que teve no sábado retrasado com o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Quem afirmou é o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

"Lula não saiu muito satisfeito com a resposta de Obama, lamentavelmente", declarou Chávez durante entrevista concedida à emissora pan-árabe de televisão Al-Jazira levada ao ar na noite de sábado. No início do mês, Chávez disse que havia autorizado seu homólogo brasileiro a abordar a questão venezuelana na reunião que manteve com Obama no último dia 14 em Washington.

Na entrevista, Chávez disse à Al-Jazira: "Pelo que leio nas entrelinhas e em algumas expressões, deduzo que Obama ignora o que realmente ocorre aqui (na América Latina)". Lula não revelou detalhes sobre o que conversou com Obama sobre a Venezuela, limitando-se a dizer a jornalistas que o líder dos EUA está diante de "uma oportunidade histórica" de "melhorar as relações dos EUA com a América Latina". As informações são da Associated Press.


Fonte: Agência Estado


Por MAYKON OLIVEIRA

JÁ NÃO SE FAZEM NOVELAS COMO ANTIGAMENTE...

(Foto:3bp.blogspot.com)

Ao longo dos anos, as novelas se tornaram uma verdadeira "paixão nacional". Principalmente as da Rede Globo de Televisão, que nunca mediu esforços para investir em tramas que chamaram a atenção dos telespectadores e fizeram história.

Apesar de um maior acesso a TV e um montante de investimentos maior do que existia em outrora, as novelas de hoje não conseguem superar, em termos de audiência, aquelas que eram exibidas anteriormente.

Em sua página na web, o renomado escritor Aguinaldo Silva, divulgou uma lista com as novelas de maior audiência da TV brasileira. Os dados são considerados desde quando o IBOPE passou a medir os índices de audiência.

Confira.

1º. Roque Santeiro(1985) - 67 pontos
2º. Tieta (1989) - 63
3º. O Salvador da Pátria (1989) - 62
4º. Renascer (1993) - 60
5º. Rainha da Sucata (1990) - 59
6º. Pedra sobre Pedra (1992) - 57
7º. Fera Ferida (1993) - 56
8º. Vale Tudo (1988) - 56
9º. O Rei do Gado (1996) - 52
10º. De Corpo e Alma (1992) - 52


Mesmo com a queda nos "pontos" e a existência de inúmeros temas numa única trama (fato que causa uma confusão na cabeça de muitos telespectadores), as novelas globais continuam sendo as mais assistidas do país.



Por MAYKON OLIVEIRA

23 de março de 2009

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA SERÁ LANÇADO AMANHÃ.

Programa Saúde na Escola (PSE). (Foto: Ilustrativa)

Amanhã será lançado na Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara, o Programa Saúde na Escola (PSE). A abertura oficial será às 07 da manhã e contará com a presença de autoridades e das equipes de saúde do Bairro Leadro Bezerra, o mais populoso da cidade.

Segundo informações, futuramente o programa será expandido para outras instituições de ensino. Com a ajuda das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), o apoio das escolas e da Secretaria do Desenvolvimento da Educação, Cultura e Desporto, contribuirão para a boa execução do mesmo.

A equipe do blog estará fazendo a cobertura completa.



Por MAYKON OLIVEIRA

SANDRO MARCA E PÕE O ABC NA LIDERANÇA.

Jogador Sandro

Em partida válida pela 4ª rodada do 2º turno do Campeonato Estadual de Futebol, o ABC venceu o então líder da competição, Potyguar de Currais Novos, pelo placar de 2 x 1.

O jogo foi bastante complicado, apesar de ter acontecido na casa do alvinegro. O jogador caraubense Sandro, foi decisivo, uma vez que foi o autor do gol da vitória. Numa bela trama no ataque, o lateral Gabriel foi lançado pela direita. Ele deu um passe na medida para o meia, que usou a categoria para tirar o goleiro da jogada e colocar no fundo das redes.

Após a bela atuação, o meia caraubense foi liberado para passar uns dias com a família e hoje cedo já chegou à terrinha. A "folga" será até a próxima quarta-feira, quando se reapresenta a equipe, já na cidade de Mossoró, local em que acontecerá o confronto com o Baraúnas.



Por MAYKON OLIVEIRA

GALILEU CURSINHO DE CARAÚBAS, MANTÉM BONS ÍNDICES DE APROVAÇÃO, NO VESTIBULAR 2009 DA UERN.

Alunos do Galileu Cursinho

Nos vestibulares dos últimos anos, o Galileu Cursinho de Caraúbas tem se destacado bastante. O número de aprovados é sempre considerável, e na edição 2009 do Processo Seletivo Vocacionado, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), não foi diferente.

Confira a lista dos aprovados e seus respectivos cursos.

ENFERMAGEM.

Alyson Alves de Góis.

Francisco Alankardec Melo da Silva.


GEOGRAFIA.

Francisco Gustavo da Silva.


CIÊNCIAS SOCIAIS.

Alex Guerra de Oliveira.

Paula Graziela Batista Gomes.


GESTÃO AMBIENTAL.

Arthur Alan Sena de Oliveira.

Diana Silva de Albuquerque.


ADMINISTRAÇÃO.

Monaliza Pereira da Silva.

Priscila Dayane de Oliveira Cruz.


A jovem Priscila Cruz foi aprovada no Curso de Administração.


LETRAS/PORTUGUÊS.

André Fernandes Maia de Medeiros.


LETRAS/INGLÊS.

Tanyamara Eufrásio Cavalcante.


CIÊNCIAS ECONÔMICAS.

Moisés Estácio Fernandes Maia.

Luzia Lissandra de Freitas.


PEDAGOGIA.

Camila Carla Alves Pimenta.

Cenira Jordana Fernandes de Oliveira.

Janiele Raquel de Morais.

Lamoniele Cristina Soares de Melo Varela.

Maquézia Emília de Morais.

Richard Fernandes.

Wiliana Kelly Morais de Oliveira.


MATEMÁTICA.

Luã Diego Rodrigues.


No próximo dia 06 de abril, serão inciadas as aulas., a partir das 18 horas. Os interessados devem procurar João Gomes ou Rosângela, para se inscreverem. O Galileu Cursinho funciona na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel.

Jovens comemoram a aprovação, no PSV 2009 da UERN.


Se preparar é fundamental!



Por MAYKON OLIVEIRA

APODIENSES PARTICIPAM DE ATO, EM PROL DA BARRAGEM DE SANTA CRUZ.

Foto tirada de cima da barragem de Santa Cruz do Apodi.

Aconteceu ontem (22) na Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, o 2º Movimento em prol do Aproveitamento daquele manancial. Durante toda a semana, a população apodiense, bem como de toda a região, foi convocada a se fazer presente ao local, com o intuito de reivindicar melhorias.

A mobilização contou com a presença de centenas de pessoas que, sem dúvidas, querem contemplar o desenvolvimento do Vale do Apodi e de outras partes de nossa região. Além delas, várias autoridades locais, regionais e estaduais, também estiveram presentes. O deputado Gilson Moura (PV), representou o Executivo e o Legislativo Estadual.

Não é de agora que existem inúmeras reivindicações para um melhor aproveitamento da Barragem. Dentre os muitos apelos, um dos mais fortes é a infra-estrutura. Na verdade, trata-se de uma série de investimentos que seriam direcionados à construção de uma rodovia de acesso, às melhorias na estrutura das barracas visitadas por banhistas e turistas, além de outros projetos que proporcionariam a geração de emprego e renda para centenas de pessoas.

Parabéns ao povo apodiense (que organiza, se preocupa e participa) por essa brilhante iniciativa, agora, já na 2ª edição. Esperamos que nossas autoridades percebam que o desenvolvimento e o progresso estão muito mais próximos do que eles imaginam. As potencialidades existem, as reivindicações, também, só resta agora um pouquinho de interesse e, acima de tudo, investimentos.



Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

PROJETO QUE AUTORIZA PULSEIRA ELETRÔNICA PARA PRESOS, É DISCUTIDO NO SENADO.

(Foto: grafar.blogspot.com)

O primeiro item da pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) marcada para a próxima quarta-feira (25), às 10h, é o parecer do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) favorável ao substitutivo da Câmara ao PLS 175/07, que prevê a possibilidade de utilização de pulseira ou tornozeleira eletrônica para a vigilância indireta de condenados pela Justiça. Na reunião do último dia 11, a CCJ aprovou requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) solicitando dispensa de audiência pública para discutir o assunto que ele próprio havia requerido em conjunto com o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

O projeto original apresentado pelo senador Magno Malta (PR-ES) estabelecia que a decisão judicial que autoriza a progressão para o regime aberto ou concede liberdade condicional poderia ser acompanhada pela ordem de o condenado utilizar "equipamento de rastreamento eletrônico" para fazer jus ao benefício. Ainda durante a tramitação no Senado, foi incluída a possibilidade de os condenados ao regime semiaberto (quando das saídas temporárias), ou mesmo no regime fechado (quando o juiz da execução penal achar necessário), também serem monitorados eletronicamente.


Fonte: Agência Senado/Extraído do texto de Roberto Homem


Por MAYKON OLIVEIRA

22 de março de 2009

QUEM É O CULPADO?

Daniel Dantas X Protógenes

Nos últimos dias, todos nós temos acompanhado uma verdadeira “chuva de denúncias” contra o delegado Protógenes. O referido delegado foi o responsável pela prisão de um bocado de gente rica, entre eles estava Daniel Dantas, um dos homens mais ricos do Brasil, na operação denominada Satiagraha.

A grande imprensa brasileira, VEJA, Rede Globo e Folha de São Paulo, acusam o delegado de uma série de irregularidades na operação que desencadeou a prisão do empresário Daniel Dantas.

Se ouve irregularidades nos comandos da operação, que seus responsáveis sejam punidos, entre eles o delegado Protógenes.

A pergunta que fica no ar é a seguinte, e os resultados da operação? Porque não noticiam que Gilmar Mendes, presidente do STF libertou Daniel Dantas duas vezes em menos de 48 horas? Porque a “grande imprensa” não fala mais dos escândalos envolvendo o milionário Daniel Dantas?

A impressão que fica, é a de que essa “chuva de denúncias” contra Protógenes é uma maneira de tentar mudar o foco da verdadeira missão que a Operação Satiagraha se destinou.

E aí quem é o culpado?

SEGUNDO JÁCOME

RESULTADO DA ENQUETE

Faz pouco tempo que os usuários de antena parabólica, passaram a sentir falta da TV Diário. Na realidade, muitos sequer sabiam o motivo, a razão pela qual o canal havia sido "tirado do ar".

Muitas foram as opiniões e poucas foram as justificativas. Por essa razão e, para que os nossos leitores tirassem tirassem sua próprias conclusões, decidimos abordar essa temática na enquete da semana passada. Na oportunidade, perguntamos por qual razão a Rede Globo de Televisão "limitou" a transmissão do sinal do canal cearense.

Os resultados podem ser vistos no gráfico abaixo.



De forma esmagadora, os leitores acreditam que o medo em perder a audiência em certos horários, pesou bastante nessa decisão. Nos finais de semana, a TV Diário apresentava uma boa audiência em vários municípios do Sudeste. Isso acontecia graças a presença considerável de pessoas, oriundas de nossa região, que residem nessas áreas.

Portanto, sabemos que a Globo tem total direito de fazer isso, até pelo fato do Grupo Verdes Mares, que controla o canal cearense, ser afiliado da "toda poderosa" no estado. Porém, o curioso é que só agora essa decisão foi tomada e não em 1998, ano em que a TV Diário foi inaugurada.



Por MAYKON OLIVEIRA

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Pequena barragem transbordando, na zona rural do município de Caraúbas.

Hoje, dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Mundial da Água.

Na verdade, não se trata de uma comemoração, mas sim de um momento para conscientizar a população do planeta a respeito dos problemas relacionados à escassez deste elemento indispensável à vida. Como sabemos, cerca de dois terços do nosso corpo é constituído de água, assim como a superfície terrestre, que tem dois terços de sua "cobertos" por ela.

Pequeno poço e uma certa quantidade de água acumulada nas proximidades.

Aproximadamente 97% da água do planeta é salgada. Pouco mais de 2% é doce, mas não está disponível à população, contudo, como encontra-se na forma sólida, em geleiras, calotas polares e neves eternas, o que sobra - cerca de 0,3% apenas - de água potável é encontrada, em rios, lagos e reservatórios subterrâneos.

"Cheia" do rio Carnaubinha/Sabe-Muito.

Nós que vivemos numa região semi-árida, sabemos o quanto é difícil essa questão da disponibilidade de água. Apesar do nosso município não sofre tanto com a falta, muitas vezes a existência de água imprópria para o consumo, acaba se tornando um grande problema.


Por MAYKON OLIVEIRA

APODIENSES REALIZAM MOVIMENTO EM PROL DA BARRAGEM DE SANTA CRUZ.

O manancial é bastante visitado, sobretudo nos finais de semana.

Hoje, a partir das 08 horas, será realizado o 2º Movimento em prol do melhor aproveitamento das águas do maior manancial da região, a barragem de Santa Cruz do Apodi.

Apesar de já ter sido inaugurada, o aproveitamento das águas ainda não é satisfatório. Faltam projetos e iniciativas para fomentar o desenvolvimento de vários municípios, sobretudo, os da região próxima ao grande reservatório.

O reservatório apresenta enorme potencial, para promover o desenvolvimento da região.

Dessa forma, a mobilização de hoje visa chamar a atenção das autoridades, com a finalidade de que sejam atendidas algumas reivindicações.

Os principais anseios da população apodiense (e da região) são:

1. A construção de uma rodovia de pouco mais de 6 km, para dar acesso a Barragem;
2. Viabilização do Complexo de Urbanização, na área da Barragem;
3. Projeto de Estação de Alevinos;
4. Ampliação dos projetos de incentivo a pscicultura;
5. Implantação do Projeto Piloto, que objetiva a irrigação de vastas áreas do vale;
6. Construção do Canal da Baixa Grande;
7. Construção de Pontes Metálicas, como forma de viabilizar o acesso às principais vias da cidade.

Esperamos que esse movimento dê resultado. Chega de ver um manancial com um potencial tão grande, não ser aproveitado como deveria.



Por MAYKON OLIVEIRA


PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES