9 de abril de 2011

CLUBE DOS AMANTES DA POESIA PRESTIGIARÁ PROJETO EM ESCOLA CARAUBENSE

Poeta Damião da Silva será um dos representantes do Clube.

No próximo sábado, dia 16, a Escola Municipal Leônia Gurgel realizará um projeto voltado para resgatar a cultura caraubense. Serão trabalhados temas ligados aos poetas e escritores do nosso município.

O Clube dos Amantes da Poesia Menestrel "Leto Fernandes" participará da abertura do projeto. A dupla de poetas José Monteiro e Damião da Silva, já confirmou presença.


Por MAYKON OLIVEIRA

LEVANTAMENTO DA II URSAP APONTA ALTOS ÍNDICES DE MORBIMORTALIDADE NA REGIÃO


Um levantamento da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) apontou que a população masculina sofre com os altos índices de morbimortalidade.

Segundo foi constatado, os municípios que fazem parte da área de atuação da Unidade sofrem com a problemática, que diz respeito à morte causada por fatores externos, como por exemplo, os acidentes e a violência.


Por MAYKON OLIVEIRA

BANDA AMARÉ É A ATRAÇÃO DO PAGODÃO DA AABB

Grupo animará Pagodão da AABB no próximo dia 24.

A Banda Amaré será a grande atração do próximo Pagodão da AABB. A informação foi repassada na manhã deste sábado pelo amigo Miltinho Câmara, que promove o evento.

O grupo, formado por jovens caraubenses, é concebido como uma das grandes promessas musicais da região. Em sua estreia no Carnaval deste ano, a banda agradou o público em Caraúbas/RN e outros municípios onde se apresentou.

O Pagodão será realizado no dia 24 de abril.


Por MAYKON OLIVEIRA

A CULPA É DO AUMENTO...

(Imagem:nanihumor.blogspot.com)


Por MAYKON OLIVEIRA

MDS CANCELA MAIS DE 40 MIL BENEFÍCIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA


Em virtude do descumprimento da agenda de saúde e pela baixa freqüência escolar, cerca de 40.383 benefícios do Programa Bolsa Família, foram cancelados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Em Caraúbas/RN, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social desenvolve um trabalho voltado para esclarecer os beneficiários acerca desses riscos. Além disso, nos últimos dias a equipe do Cadastro Único vem trabalhando para atualizar os dados daqueles que tinham algum tipo de pendência.


Por MAYKON OLIVEIRA

CURSOS PARA CAPACITAR MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA SERÃO MINISTRADOS EM CARAÚBAS/RN

Homens devem ser capacitados na área da construção civil.

Com a construção do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Caraúbas/RN, a capacitação será um dos requisitos utilizados por empresas que devem se instalar em nosso município, para a contratação de funcionários.

No intuito de capacitar melhor os caraubenses, o vice-prefeito Alcivan Viana (PMDB) representando o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), foi até o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Na ocasião foi articulado o deslocamento de profissionais que devem ministrar palestras e cursos de capacitação, principalmente na área a construção civil e de demais serviços que serão utilizados na construção da unidade.


Por LEYSSON CARLOS

PARLAMENTARES APROVAM MUDANÇAS NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO

(Imagem:br.olhares.com)

Na última quinta-feira, foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei que prevê mudanças no Código Penal brasileiro. As alterações aumentam as penas alternativas e o valor de fianças.

Na mais completa demonstração de consciência suja, os parlamentares retiraram do texto o ponto que abordava a questão do fim da prisão especial para pessoas com Ensino Superior e autoridades, incluindo deputados e senadores.


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAUBENSE MINISTRARÁ PALESTRA NO CAMPUS DA UFRN , EM NATAL/RN

Palestra terá a presença de acadêmicos do Curso de Direito.

Em contato com o blog, o caraubense Dudé Viana, autor do livro "A Saga Benevides Carneiro", nos informou que estará ministrando uma palestra na próxima quinta-feira (14) para os acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento será realizado no auditório do NEPSA, no Campus da UFRN em Natal/RN. Na oportunidade serão abordados temas importantes, como os maus tratos vexatórios em muitas prisões, o autoritarismo, a prepotência e a desumanidade em muitos dos casos tratados pela justiça, entre outros.


Por MAYKON OLIVEIRA

UNIDADE DE ATENDIMENTO DA COSERN VOLTARÁ A FUNCIONAR EM CARAÚBAS/RN

O Escritório Regional da COSERN encontra-se com as portas fechadas, e deve ser utilizado para a Unidade de Atendimento da Empresa.

Uma Unidade de Atendimento da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), voltará a funcionar no município de Caraúbas/RN. As informações nos foram repassadas pela assessoria do prefeito Ademar Ferreira (PSB), que cumpriu agenda administrativa em Natal/RN.

Segundo as informações, Ademar juntamente com sua comitiva se reuniu com Gestor de Atendimento da empresa, Édson Santiago, que garantiu aos presentes que até o final de junho uma Unidade de Atendimento voltará a funcionar na cidade oestana.

Além desse beneficio que era uma reivindicação antiga da população, ficou firmado que o fornecimento enérgico deverá ser aumentado e também será construída uma rede de alta tensão para alimentar a UFERSA desde seu processo de construção até o seu funcionamento total.


Por LEYSSON CARLOS

RETRETA CULTURAL MOVIMENTOU A CIDADE NA NOITE DE ONTEM (8)

Apresentação da Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio".

Na noite de ontem (8), aconteceu mais uma Retreta Cultural na cidade de Caraúbas/RN. Após algumas sextas-feiras sem ocorrer, o evento foi retomado e um bom público mais uma vez prestigiou a apresentação da Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio".

Além do bom repertório da banda caraubense, o que chamou a atenção de todos os que foram até à Praça Reinaldo Pimenta, foi uma valsa com a participação de integrantes do Grupo de Idosos e de vários populares.


Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA ANTÔNIO CARLOS MOBILIZA ALUNOS NA CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Alunos participam de palestra.

"Seja inteligente, entre na turma do combate à Dengue" foi o título do projeto idealizado pela Escola Estadual Antônio Carlos para concorrer ao projeto da Secretaria Municipal de Saúde "Todos Contra a Dengue".

A instituição de ensino realizou na última quarta-feira (06), uma palestra para os alunos que tinha por objetivo esclarecer sobre o que é, e como evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, a mesma contou com a colaboração da Agente de Endemias, Edna Gurgel.

Durante este sábado (09), a escola estará desenvolvendo várias atividades que tem caráter educativo. Pela manhã, alunos do 1º ao 5º ano farão um mutirão em busca de possíveis focos do mosquito no bairro São Severino.

A partir das 15h00min os estudantes do 6º ao 9º ano vão apresentar peças teatrais e mesa redonda na Casa de Cultura "Manoel do Violão".


Por LEYSSON CARLOS

CONVITE MISSA DE 30º DIA



Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

BOA CHUVA NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN NA MANHÃ DESTE SÁBADO

Uma boa chuva caiu na cidade de Caraúbas/RN na manhã deste sábado. A precipitação teve início às 05h35min e se estendeu até às 06h18min.

Mesmo de forma branda, os índices registrados atingiram os 10 mm. Foi a segunda chuva do mês de abril.

Neste momento (06h33min), o tempo segue nublado, com possibilidade de mais precipitações nas próximas horas.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Muito trabalho

As escolas e entidades caraubenses estão se empenhando muito para conquistarem os prêmios do Concurso "Todos contra a Dengue". Bons projetos estão sendo desenvolvidos, fato que vem agradando a comissão que avalia o desempenho das ações realizadas.


Investigação

Como se fala por aí "a boca tá quente" para a turma que se envolveu no escândalo do mensalão. O relatório final produzido pela Polícia Federal (PF) sobre o caso, que uma investigação deve ser realizada até no Banco do Brasil.


Entrevista

O entrevistado de hoje do programa Comunidade em Debate, da FM Liberdade, é o presidente estadual do Partido Social Cristão (PSC), Betinho Segundo. O filho do deputado federal Betinho Rosado (DEM) será sabatinado pelo Bacharel Joel Canela.


Por MAYKON OLIVEIRA

GOVERNO ENVIARÁ EQUIPAMENTO MULTIMÍDIA PARA ESCOLAS PÚBLICAS

O projetor ProInfo trará mais comodidade aos professores e alunos.

Projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina, substitui todos os equipamentos citados pelo preço unitário de R$ 1,4 mil. O projetor ProInfo será produzido pela mesma empresa responsável pelas urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O pedido inicial, de 20 mil aparelhos, para atender o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do MEC, está em fase de produção. As unidades devem chegar às salas de aula de escolas públicas até o fim deste semestre.


Fonte: Site do Ministério da Educação


Por MAYKON OLIVEIRA

8 de abril de 2011

2ª PALESTRA PÚBLICA ESPÍRITA DE CARAÚBAS/RN ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 15


Depois do sucesso da primeira edição, terá continuidade o ciclo de palestras do Grupo de Estudo do "Evangelho Segundo o Espiritismo". O encontro está previsto para acontecer no próximo dia 15, às 19h00min, na Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão".

A 2ª Palestra Pública Espírita de Caraúbas tem o propósito de dar sequência ao estudo espírita. Por essa razão, o tema abordado será "Visão Espírita de Deus", e o evento terá a presença do palestrante Francimar Barbosa, de Mossoró/RN.


Por MAYKON OLIVEIRA

DEFINIDA A DATA PARA A REALIZAÇÃO DE MAIS UMA EDIÇÃO DA COPA GIAN FERNANDES

Jogos do Futsal acontecerão na Quadra Municipal de Esportes José Ricardo.

Já está definida a data para a realização da 11ª edição da Copa Gian Fernandes. O evento esportivo, que é promovido pelo Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, acontecerá entre os dias 2 e 10 de maio.

Várias escolas caraubenses participam da competição, que está dividida nas seguintes categorias: Fraldinha, Pré-mirim, Mirim e Infantil.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Reveja o vídeo da reportagem especial com o músico Caçula Benevides

O sanfoneiro caraubense Manoel Monteiro Benevides, ou simplesmente Caçula Benevides, foi o grande destaque numa reportagem especial da InterTV Cabugi, exibida durante o RNTV primeira edição, no dia 12 de março.

Reveja o vídeo.




Por MAYKON OLIVEIRA

GRANDE VAQUEJADA DO PORCINO PARK CENTER, EM MOSSORÓ/RN

(Imagem:Divulgação)


Por MAYKON OLIVEIRA

CONTINUAM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONGRESSO DA JUVENTUDE BATISTA DO OESTE

(Imagem: carlafuoco.blogspot.com)

Entre os dias 13 e 15 de maio, será realizado o Congresso da Juventude Batista do Oeste. O evento, que deve reunir centenas de pessoas, acontecerá na cidade de Assu/RN. As inscrições continuam abertas.

Já estão confirmadas as presenças do Pastor Wellinton (Alagoas) e da Banda Rios, de Natal/RN. Além disso, acontecerá um festival de música, com a presença de várias bandas e grupos de toda a região.

Os caraubenses interessados em participar, devem entrar em contato com o professor Dacildo Filho, pelo número 9962-4918


Por MAYKON OLIVEIRA

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESTÁ PRÓXIMO DE CONCLUIR VISITAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Assis Batista está próximo de concluir visitas a todas as escolas municipais de Caraúbas/RN.


Na tarde de ontem (07) tivemos a oportunidade de conversarmos com o Secretário Municipal de Desenvolvimento da Educação de Caraúbas/RN, vereador Assis Batista (PSB).

Na ocasião o responsável pela Pasta nos informou que já está concluindo as suas visitas as escolas da rede Municipal de Ensino. Segundo ele, na manhã de ontem foram visitadas a escola da comunidade de Santana e a Creche do PA. Santa Agostinha.

O principal objetivo da ida do secretário as instituições de ensino municipal é conferir de perto a real situação em que se encontra as mesmas, tanto em sua estrutura administrativa quanto na sua estrutura física.


Por LEYSSON CARLOS

GERENTES DA CENTRAL DO CIDADÃO DE CARAÚBAS/RN PARTICIPARAM DE TREINAMENTO EM NATAL/RN

Gestoras da central do Cidadão de Caraúbas/RN estão realizando reuniões com funcionários.

As Gerentes da Central do Cidadão de Caraúbas/RN, Alcione Alves de Lima e Ana Célia Sales de Oliveira, participaram de um treinamento com coordenador do programa Nelson Mendonça.

Na oportunidade, as caraubenses jutamentes com mais outros gestores foram orientados sobre quais as mudanças que deveram acontecer nos próximos meses dentro do programa Central do Cidadão.

Retornando à Caraúbas, as gerentes realizaram uma série de reuniões conto o corpo de funcionários da unidade de atendimento. O objetivo dos encontros é repassar o que ficou firmado durante o treinamento em Natal/RN e ainda ficar sabendo de alguma dificuldade que os funcionários tenham.


Por LEYSSON CARLOS

CONGRESSO ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY TERÁ INICIO HOJE (08)

(Imagem divulgação: gabinetern.blogspot.com)

Na noite de hoje (8) será iniciado no município de Mossoró/RN o XXII Congresso Estadual da Ordem DeMolay do Rio Grande do Norte (CEOD-RN). Na ocasião um grupo de jovens caraubenses estará presitigiando o encontro.

Com o tema "Liberdade da Ordem Para o Mundo" o evento mais importante no âmbito estadual da Ordem DeMolay será realizado também durante os dias 09 e 10 desse Mês. Na programação do Sábado foram inseridas Assembléias, Mini-cursos e palestras.

No domingo acontecerá a posse do Grande Mestre Estadual e do Mestre Conselheiro Estadual, além de ser realizada a cerimônia de encerramento do evento.


Por LEYSSON CARLOS

HOJE À NOITE TEM MAIS UMA RETRETA CULTURAL NA PRAÇA REINALDO PIMENTA

Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio" se apresentará nesta sexta-feira.

Será realizada na noite de hoje, mais uma Retreta Cultural. O evento, que vem sendo resgatado graças à brilhante iniciativa de um grupo de caraubenses, atrai sempre um bom público à Praça Reinaldo Pimenta.

Haverá a apresentação da Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio", além de outras atrações.


Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA MARIA SILVIA LANÇA PROJETO PARA COMBATER A DENGUE


Equipe de Saúde visitou a escola nessa quinta-feira (7).

Durante os seus três turnos de funcionamento, a Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara realizou ontem o lançamento do Projeto "Escola e Comunidade juntos para conhecer e prevenir a dengue".

Dezenas de alunos do Ensino Fundamental I e II, bem como os estudantes da EJA, acompanharam as explanações dos profissionais que integram as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), e que atuam no bairro mais populoso da cidade.

O enfermeiro Clemente cobrou o empenho de todos na luta contra a dengue.

O agente Wedson destacou algumas medidas de combate à doença

Alunos acompanharam as explanações.

Vale destacar que as atividades do projeto prosseguem até o dia 15 deste mês, e várias ações serão desenvolvidas na escola e no bairro Leandro Bezerra.


Por MAYKON OLIVEIRA

BOLETIM LEGISLATIVO - CÂMARA MUNICIPAL DE CARAÚBAS/RN (DIA 07/04)


Na tarde de ontem (07) foi realizada nas dependências da Câmara de Vereadores de Caraúbas/RN a Sétima Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo. Na ocasião Foram Apresentadas seis Matérias.

Ivanildo Gomes (PT), apresentou dois requerimentos. O 023/2011 solicita do executivo caraubense o Aluguel de um Imóvel para Servir de Sede para a Banda de Música "Maestro Joaquim Amâncio", e o 024/2011 solicita da Mesa Diretora da Câmara que seja realizada uma audiência pública para regulamentar terrenos doados irregularmente por prefeitos em Caraúbas/RN.

Dr. Varela (PC do B), apresentou três indicações e um requerimentos. A indicação 006/2011 pede a Secretária Estadual de Saúde, esclarecimentos sobre os serviços do SAMU, a indicação 007/2011 solicita informações sobre programa habitacional e o 008/2011 pede a recuperação de estradas vicinais de nosso município. O requerimento 025/2011 solicita da Mesa Diretora da Câmara a realização de uma audiência pública para debater a construção do açude da Carnaubinha.


Por LEYSSON CARLOS

SUPLENTE DE VEREADOR SILAS SALES ASSUME MAIS UMA VEZ VAGA NO LEGISLATIVO CARAUBENSE

Suplente Silas Sales (DEM) assume pela terceira vez cadeira no legislativo caraubense.

Na tarde de ontem (07), foi realizada mais uma vez a posse do suplente de vereador da coligação "Avança Caraúbas/RN", Silas Sales (DEM), mais conhecido como "Pipi".

Na ocasião, o Edil assume pela terceira vez a vaga deixada pelo seu colega parlamentar e empresário Juninho Alves (PR), que se afastou por 60 dias para tratar de assuntos particulares.


Por LEYSSON CARLOS

EXCLUSIVO: COORDENADOR DO NAESC RESPONDE AOS QUESTIONAMENTOS FEITOS POR ACADÊMICO

Manoel Jovanildo Fernandes fez esclarecimentos importantes.

Em contato com o blog na tarde de ontem (7), o professor Manoel Jovanildo Fernandes fez alguns esclarecimentos acerca da publicação do acadêmico do Curso de Pedagogia, Enock Douglas. Na ocasião, o Coordenador do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas/RN comentou sobre pontos importantes.

Segundo ele, quando a parceria foi firmada para a vinda dos cursos de Pedagogia e Geografia, ainda no ano de 2002, ficou acertado que o município entraria com a estrutura administrativa e parte do quadro funcional, além da sede para o funcionamento e o material de expediente. "Sabemos muito bem até onde vai a nossa parceria com o município. No que diz respeito a questão do transporte dos alunos para Projetos de Extensão, apesar de necessário, não é da competência do município e nem do Núcleo. Mesmo assim, ainda fomos atrás de um transporte e até mesmo do combustível, para colaborar com os universitários, mas infelizmente não conseguimos", disse.

Jovanildo ainda destacou que a unidade é uma referência no âmbito estadual e tem uma das melhores avaliações dentro da UERN. Também, enfatizou a luta pela instalação de um nova graduação, já para este ano. "Não há dúvidas de que o nosso Núcleo é uma referência e isso é dito por muitos dos professores que trabalharam ou trabalham aqui. No último concurso da Secretaria Estadual de Educação, por exemplo, doze alunos nossos participaram e onze foram aprovados, sendo seis nas primeiras colocações em vários municípios da região. Além disso, não esqueçamos que no segundo semestre letivo começam as aulas para mais quarenta alunos, desta feita no Curso de Administração. Isso é fruto de uma luta nossa, do Poder Público e da própria sociedade caraubense, que solicitou a instalação de mais uma graduação. Se a UERN reconhecesse que Caraúbas não tinha condição de recebê-la, teríamos permanecido apenas com o Curso de Pedagogia", concluiu.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Inspeção

Doze municípios potiguares serão submetidos à uma inspeção que será realizada pelo Tribunal de Contas do Estado. Na região, apenas o vizinho município de Felipe Guerra/RN receberá a visita da equipe. Lembrando que o trabalho também deve se estender às Câmaras Municipais.


De mudança

Deve ser concluída hoje a mudança dos móveis, materiais didáticos, carteiras e demais arquivos da Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira. Nos últimos meses, a sede da unidade de ensino vem passando por uma grande reforma, que ainda não foi concluída. Mesmo assim, os espaços da parte que foi entregue já estão sendo organizados e as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira.


Mais aumento

Com o intuito de aliviar sobre a inflação no Brasil, o governo decidiu aumentar mais um imposto. O ministro da Fazenda, Guido Mantega anunciou ontem mais um aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para conter o consumo.


Por MAYKON OLIVEIRA

MASSACRE EM ESCOLA CARIOCA COMOVE O BRASIL E O MUNDO

Dor e revolta após o massacre. (Imagem: Reuters)

O dia 7 de abril ficará marcado tristemente na história do país graças a uma chacina provocada por um assassino na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Um MONSTRO chamado Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, ex-aluno do colégio, entrou no local alegando ser palestrante e disparou contra dezenas de alunos até ser contido por policiais e cometer suicídio.

Até a noite de ontem, a tragédia já tinha deixado uma contagem terrível de 11 alunos mortos e cerca de 22 feridos. Diante de tamanha crueldade, a comoção tomou conta do Brasil e do mundo.

Muito triste!


Por MAYKON OLIVEIRA

7 de abril de 2011

CARAÚBAS/RN GANHARÁ AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL


Na manhã de hoje (7), fomos informado pela assessoria do Prefeito Ademar Ferreira (PSB), que encontra-se em Natal/RN, juntamente com seu sobrinho e articulador político Ferreira Júnior (PMDB), que Caraúbas/RN ganhará uma Agência da Caixa Econômica Federal.

Segundo a informação, a confirmação foi obtida em uma reunião que o prefeito e sua comitiva tiveram com o superintendente da Caixa. O que deverá ser articulado nos próximos dias é a antecipação da vinda a Agência que está prevista para o início do ano de 2012.


Por LEYSSON CARLOS

NOTA DE PESAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO





Por LEYSSON CARLOS

POLÍTICA DE APODI/RN GANHA MAIS UM GRUPO QUE DEVE DISPUTAR A ELEIÇÃO MUNICIPAL EM 2012

Nos últimos dias a política do município de Apodi/RN, está em clima de muito acirramento. Isso está acontecendo devido a criação de mais um grupo que deverá lançar um candidato para disputar a sucessão municipal em 2012.

Agora, além do grupo situacionista que pertence a prefeita Gorete Pinto e a Nova Geração encabeçada pelo professor Flaviano Monteiro, o município conta com o Grupo Democrático, que tem a participação dos ex-prefeitos Pinheiro e Simão.

Quem também deve integrar o novo bloco é o empresário e articulador político Agostinho Pinto, que a alguns dias perdeu a presidência do PMDB municipal e rompeu politicamente com a prefeita Gorete.


Por LEYSSON CARLOS

MAIS UM GRANDE EVENTO NA CASA DO FORRÓ, EM FELIPE GUERRA/RN

(Imagem: Divulgação)

O evento marcará a estreia dos vocalistas Danilo Nickson e Vânia no Forró Ferruado.


Por MAYKON OLIVEIRA

COMISSÃO ESPECIAL DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA COIBIR A EXPANSÃO DO CRACK NOS MUNICÍPIOS

(Imagem:joaosilvio.blogspot.com)

No final do ano passado, a grande mídia nacional divulgou os resultados de um levantamento sobre o consumo de entorpecentes. O estudo apontou que cerca de 98% dos municípios brasileiros já sofrem com a problemática do crack.

No último dia 5, a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados se reuniu para discutir estratégias e coibir o uso dessa e de outras drogas.


Por MAYKON OLIVEIRA

ALUNOS DA ESCOLA LEÔNIA GURGEL REALIZAM MOBILIZAÇÃO DE COMBATE A DENGUE

Mobilização percorreu várias ruas e chamou a atenção dos populares.

No dia de ontem (6), os alunos da Escola Municipal Leônia Gurgel realizaram uma grande mobilização de conscientização no bairro Alto da Liberdade.

A atividade, que corresponde à uma panfletagem e a conversa com moradores da localidade, faz parte do Projeto "Todos Contra a Dengue". Além disso, também foram entregues pequenos recipientes com um líquido repelente contra o mosquito aedes aegypti.

Produção de um repelente líquido.

Alunos visitaram moradores e falaram sobre os cuidados para evitar a dengue.

Repelente foi entregue à moradora do bairro.

A mobilização contou com a participação dos estudantes do 1º ao 9º Ano e foi coordenada pelos educadores, além da equipe gestora e pedagógica.


Por MAYKON OLIVEIRA

KASSAB QUER TODO MUNDO "JUNTO E MISTURADO"...

O PSD, partido idealizado por Gilberto Kassab (prefeito de São Paulo), vem recebendo muitas adesões.

(Charge:nanihumor.blogspot.com)


Por MAYKON OLIVEIRA

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CARAÚBAS/RN REALIZARÁ AVALIAÇÃO DE SEUS PRIMEIROS MESES À FRENTE DA PASTA

Assis Batista informa fará avaliação de sua gestão na Educação Municipal.


Na noite de ontem (06), tivemos a oportunidade de conversar com o Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação de Caraúbas/RN, vereador Assis Batista (PSB).

Na ocasião o gestor da Pasta nos falou que nos próximos dias estará reunindo toda a sua equipe para realizarem uma avaliação dos seus primeiros meses à frente da educação caraubense.

Segundo Assis, a avaliação tanto será dos pontos positivos quantos dos pontos negativos. "Estaremos fazendo uma avaliação de toda nossa gestão enquanto secretário de educação e vamos ver os pontos positivos para continuarmos acertando e os pontos negativos para vermos o que precisa ser melhorado" disse.


Por LEYSSON CARLOS

UNIVERSITÁRIO DO NAESC FAZ ALGUNS QUESTIONAMENTOS

O acadêmico do Curso de Pedagogia do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), Enock Douglas, fez alguns questionamentos em sua página pessoal, acerca do funcionamento da unidade.

Acompanhe na íntegra:

UERN EM CARAÚBAS... ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO?

O Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC) funciona na Escola Municipal Josué de Oliveira, TEORICAMENTE, o núcleo da UERN nesta cidade funciona com total apoio da PREFEITURA MUNICIPAL, pois bem, os estudantes do núcleo, querem saber em que consiste realmente este apoio, qual a real contribuição do poder público caraubense para o funcionamento eficaz do núcleo nesta cidade?

Nas últimas semanas alguns alunos do NAESC participaram de uma atividade de extensão no campus central da UERN em Mossoró, o grupo já participou de quatro encontros do LEFREIRE laboratório de estudos em Paulo Freire, toda a articulação para participar do projeto partiu dos próprios alunos, em nenhum momento alguém da diretoria ou poder público participou do projeto, os alunos estão se deslocando por conta própria, pagando freqüentemente passagens para a cidade de Mossoró, pois bem, no momento em que 0s alunos procuram a diretoria do núcleo, o diretor JOVANILDO se comprometeu em auxiliar em parceria com a PREFEITURA o transporte destes alunos em suas atividades de extensão na cidade de Mossoró, o fato é que ficou só na promessa e os alunos continuam sem contar sem nenhum apoio.

Questionamos isto pelo seguinte fato: Atualmente os estudantes do NAESC não participam de nenhuma atividade que não seja as aulas, são estudantes UNIVERSITÁRIOS, então vamos rever nosso conceito de UNIVERSIDADE, a universidade deve oferecer aos alunos atividades de ensino, pesquisa e extensão, no NAESC os alunos nunca tinham participado de nenhuma atividade de pesquisa e extensão, no momento que conseguem por interesse próprio, não obtém apoio da diretoria do núcleo muito menos da prefeitura municipal que tem uma parceria com o núcleo que consiste apenas em oferecer um ESPAÇO para que as AULAS aconteçam, deve-se oferecer a estes alunos não apenas aulas, mas condições de pleno desenvolvimento e formação profissional.

Concluindo fica registrada a dúvida dos estudantes do NAESC, em que consiste o trabalho da diretoria do NAESC e a parceria com a PREFEITURA?


Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA JOSUÉ DE OLIVEIRA DÁ CONTINUIDADE AO PROJETO "HORTA NA ESCOLA"

Projeto "Horta na Escola" é referência no município de Caraúbas/RN.

Mais uma vez, o blog teve a oportunidade de acompanhar um belo trabalho desenvolvido na Escola Municipal Josué de Oliveira, que vem merecendo destaque no município de Caraúbas/RN. Trata-se de do Projeto "Horta na Escola", que corresponde ao plantio de hortaliças, seguindo todos os procedimentos ligados à sustentabilidade.

Em contato com a gestora da escola, professora Elizabeth Câmara, ela nos falou que o projeto tem continuidade e que uma nova "Patrulha do Ambiente" foi formada. "Nossa patrulha está trabalhando com toda dedicação. Ela é formada por estudantes do 9º Ano, que diariamente se alternam para cuidar do cultivo e agora iniciaram o trabalho de jardinagem na escola. O melhor é observar o empenho dos alunos e o compromisso que eles tem com o projeto", afirmou.

Gestora Elizabeth Câmara destaca a importância do projeto.

O "Horta na Escola" é coordenado pelo professor Antônio Pinheiro. Nele são produzidos gêneros como coentro, alface, pimentão, frutas, entre outros. A produção é voltada para incrementar a merenda escolar, e o excedente é vendido entre os funcionários da própria escola e moradores do bairro Dr. Sebastião Maltez Fernandes. O dinheiro arrecadado serve para comprar os acessórios necessários para dar suporte ao cultivo nas seis grandes hortas.

Gêneros cultivados são utilizados na merenda escolar e vendidos entre os funcionários.


Por MAYKON OLVEIRA

MORADORES DA SANTANA CONTINUAM PREOCUPADOS COM "LIXÃO" NA LOCALIDADE

Lixo se acumula na entrada da localidade. (Imagem:Edivaldo Barboza/Santana Notícia)

Os moradores da Santana, situada na área de fronteira entre os municípios de Caraúbas/RN e Felipe Guerra/RN, continuam preocupados com o "lixão" existente numa das entradas da localidade.

Ao longo dos anos, autoridades caraubenses e felipenses não deram a devida atenção à problemática, que além de comprometer um dos acessos, acaba colocando em risco a saúde de centenas de pessoas que residem nas proximidades do local.

A preocupação existe, assim como a "eterna" luta por providências.


Por MAYKON OLIVEIRA

EXCLUSIVO: ZÉ PRETO CONVERSA COM O BLOG SOBRE OS DIREITOS QUE ALUNOS TEM COM A CARTEIRA ESTUDANTIL

José Fernandes esclareceu os direitos dos estudantes.

Propositor do Projeto de Lei Nº 010/1995 de 03 de outubro de 1995, que dispões sobre a implantação de descontos aos portadores da carteira estudantil, José Fernandes de Amorim, popularmente conhecido como "Zé Preto", nos esclareceu sobre os direitos que o estudantes tem.

Segundo Zé Preto, em sua propositura que está disponível na Câmara de Vereadores, todos os estudantes regularmente matriculados em escolas de primeiro, segundo e terceiro grau no município, que portarem a carteira de estudante tem o direito de pagar em eventos teatrais, musicais, esportivos dentre outros apenas 50% do valor da senha ou entrada.

Ainda baseado em seu projeto, ele nos reforçou que o descumprimento da Lei Municipal pode acarretar medidas como: Advertência, Multa, Suspensão do Alvará e até mesmo o fechamento do estabelecimento. Mas para que o direito possa valer a pessoa prejudicada deve procurar o ministério público municipal para que o mesmo entre com uma ação contra o responsável pelo evento.

"Essa é uma lei municipal, que foi apresentada por mim e mais cinco vereadores que juntamente com a classe estudantil da época lutou muito para que esse projeto fosse aprovado e transformado em lei municipal. Com esses esclarecimentos resta a classe estudantil caraubense lutar para que seus direitos sejam válidos", disse o ex-parlamentar.


Por LEYSSON CARLOS

ESCOLA MARIA SÍLVIA INICIA HOJE O PROJETO DE CONHECIMENTO E PREVENÇÃO À DENGUE

Ações serão desenvolvidas pelos alunos, dentro e fora da escola.

A Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara inicia a partir das 08h00min desta quinta-feira, o Projeto "Escola e Comunidade juntos para conhecer e prevenir a dengue".

Até o dia 15 deste mês, várias ações serão desenvolvidas pela comunidade escolar no bairro Leandro Bezerra. Constam na programação a realização de palestras, dramatizações, panfletagem, entre outras. Boa parte das atividades terá o respaldo das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que atuam no bairro mais populoso da cidade.

O lançamento oficial do projeto acontece hoje, em todos os turnos, contemplando alunos do Ensino Fundamental I e II, bem como os estudantes da EJA.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Pagando caro

Dizem aos quatro cantos que o Rio Grande do Norte é um dos grandes produtores de petróleo do país. Porém, o que mais chama a atenção é o preço que pagamos pelos combustíveis derivados desse líquido tão precioso. Em certas ocasiões, gastamos por litro quantias superiores a dos Estados que não produzem uma gota de petróleo.


Grande mobilização

Na próxima segunda-feira, a Escola Municipal Josué de Oliveira estará realizando uma grande mobilização pelas ruas do bairro Dr. Sebastião Maltez Fernandes. O objetivo é chamar a atenção dos moradores acerca da necessidade de se combater a dengue. As informações foram repassadas pela gestora Elizabeth Câmara, que convoca a sociedade para participar da culminância do projeto, que será realizada no largo da Capela de Nossa Senhora de Fátima.


Prorrogação

Foram prorrogadas até amanhã (8) as inscrições para o concurso público destinado à contratação de funcionários de nível médio e superior para os Correios. Os dois concursos oferecem cerca de 9.190 vagas.


Por MAYKON OLIVEIRA

DIA MUNDIAL DA SAÚDE É COMEMORADO NESTA QUINTA-FEIRA


Nesta quinta-feira (7) é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data passou a ser celebrada em 1950, graças à uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao longo dos tempos, as condições de vida de boa parte da população melhoraram significativamente. No entanto, ainda é preciso rever conceitos quando o assunto é cuidar das pessoas.

Hoje, haverá uma mobilização nacional dos médicos, que cobram maior valorização, principalmente relação aos planos de saúde.


Por MAYKON OLIVEIRA

6 de abril de 2011

EQUIPE DO IFRN VISITA O PÓLO "SERTÃO DAS CARAUBEIRAS"

Joenilma Menezes, Assis Batista e Marcos Roberto, recebem a professora Ilane Ferreira, Coordenadora da UAB/IFRN.

Na manhã desta quarta-feira, uma equipe do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) esteve nas dependências do Pólo "Sertão das Caraubeiras", da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na cidade de Caraúbas/RN.

A equipe era comandada pela professora Ilane Ferreira Cavalcante, Coordenadora da UAB/IFRN. Além dela, outras educadoras também participaram das atividades ligadas às apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC's) dos cursistas.

Professoras Juscileide e Ilane Ferreira.

Eles foram recebidos pelo Coordenador do Pólo, professor Marcos Roberto, e pelos Tutores da Unidade. Além disso, também estiveram presentes o Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, Assis Batista, e a Subsecretária Joenilma Menezes.


Por MAYKON OLIVEIRA

AÉCIO NEVES FAZ SEU PRIMEIRO DISCURSO NO SENADO FEDERAL

(Foto: senado.gov.br)
Em seu primeiro discurso no Senado Aécio Neves (PSDB), critica governo petista.

Na tarde de hoje (06) o ex-governador e senador da república de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), utilizou da tribuna e realizou seu primeiro discurso no Senado Federal.

Na ocasião Aécio, ressaltou que o governo do PT é o governo do continuísmo e das graves contradições. Além disso chamou os petistas de adversários e afirmou que sempre que o Brasil precisou do PT, eles só pensaram neles e não no país, como foi o caso da hiperinflação que prejudicava principalmente os pobres e que foi combatida pelo na época presidente da república Itamar Franco.

O senador também disse que os atuais problemas de inflação do governo Dilma Rousseff (PT) são reflexos da gastança descontrolada nos últimos anos e também defendeu as privatizações do governo Fernando Henrique dizendo que isso faz parte da nova face contemporânea do País.

Em seu discurso Aécio foi elogiado por correligionários e opositores, e começou a trilhar seu caminho como o nome mais forte do PSDB para disputar a sucessão presidencial em 2014.


Por LEYSSON CARLOS

JOSÉ DIAS SEGUIRÁ ROBINSON FARIA EM SUA IDA PARA O PSD

(Foto: Nominuto)
José Dias (PMDB) anuncia que ingressará no PSD.

Na manhã de hoje (06), o deputado estadual José Dias (PMDB), concedeu entrevista ao jornal 96, da 96FM, emissora de rádio que fica localizada na capital de nosso estado.

Na ocasião o deputado revelou que deverá seguir o vice-governador Robinson Faria (PMN), que irá migrar para Partido Social Democrático (PSD) que foi recentemente criado pelo prefeito de São Paulo/SP Gilberto Kassab.

Segundo, José dias, o clima dentro do seu atual partido já não é mais do seu agrado, uma vez que ele não tem uma boa relação nem com Henrique Alves, e nem com Garibaldi Alves.


Por LEYSSON CARLOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIVULGA AÇÕES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS DURANTE O MÊS DE ABRIL


Seguindo o cronograma de ações que serão realizadas neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas/RN divulga o que será desenvolvido durante o mês de abril.

Além das atividades ligadas ao Projeto "Todos Contra Dengue", outras ainda estão programadas. Confira:

#Campanha de Vacinação do Idoso;
#Campanha de Prevenção à Violência;
#Campanha de Prevenção ao Uso de Drogas e ao Alcoolismo.



Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES