20 de fevereiro de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

Você acompanhará nas próximas postagens os resultados da Ação Solidária que foi desenvolvida durante boa parte deste sábado.

Também falaremos a respeito do parlamentar caraubense que poderá, em breve, retornar ao Legislativo Municipal.

Além de várias outras notícias, o amigo leitor também saberá quem foi o autor do "Comentário da Semana".


Por MAYKON OLIVEIRA

REUNIÃO DISCUTE REALIZAÇÃO DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL, EM CARAÚBAS/RN.

Comissão definiu estratégias para a realização do encontro.

Na manhã deste sábado (20), aconteceu uma importante reunião para discutir a realização da I Conferência de Defesa Civil e Assistência Humanitária. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas/RN.

A Conferência Municipal acontecerá na próxima quarta-feira (24), no auditório da ATOS. Na ocasião, serão escolhidos três delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será realizada no dia 03 de março, em Natal/RN.

O encontro contará com a presença de cerca de 65 representantes das mais variadas entidades caraubenses. Já o evento, conta com a coordenação do Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Édson Moraes, e do vice-prefeito Alcivan Viana. Além deles, Jeová Oliveira e Lucinaldo de Souza também estarão auxiliando nos trabalhos.


Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

CONFIRMADO: AULAS DA REDE MUNICIPAL COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)

Aspecto da Escola Municipal Leônia Gurgel.

Depois de ter sido previsto para o dia 08 deste mês, as aulas nas escolas da Rede Municipal de ensino serão iniciadas na próxima segunda-feira (22). O principal motivo para o adiamento foi a falta de condições necessárias ao início das atividades, na data definida previamente.

Na manhã deste sábado aconteceu uma reunião com os motoristas dos transportes escolares, para definir alguns pontos relacionados ao início do ano letivo. Mesmo assim, algumas escolas ainda não iniciarão os trabalhos com os alunos, depois de amanhã.


Por MAYKON OLIVEIRA

RN TERÁ INVERNO ABAIXO DA MÉDIA.

Período invernoso deverá ser bastante irregular em Caraúbas/RN.

Ao fim da 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática, os meteorologistas retificaram ontem (19), em Natal/RN, as previsões de que o inverno deste ano “será abaixo da média” no semiárido da Região Nordeste.

Os meteorologistas chegaram a conclusão, depois de dois dias de reunião, que o inverno abaixo da média vai decorrer do fato de que as temperaturas da superfície do mar (TSMs) estão mais quentes que a média no Oceano Pacifico equatorial, caracterizando um evento de El Niño moderado a fraco, que segundo os modelos de previsão de temperatura da superfície do mar mostra um enfraquecimento durante os próximos meses.

De acordo com o exposto, concluíram os meteorologistas, que o período chuvoso de março a maio no semiárido nordestino deverá se configurar com chuvas irregulares, espacial e temporal, com totais abaixo da média histórica.


Informações do Jornal Tribuna do Norte.


SEGUNDO JÁCOME

EXCLUSIVO: BLOG ACOMPANHA A POSSE DO PRESIDENTE E DO NOVO DIRETÓRIO DO PT CARAUBENSE.

Solenidade reuniu várias autoridades municipais.

Na manhã deste sábado (20), aconteceu a posse do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores e do presidente, Teófilo Fernandes, popularmente conhecido como "Itanildo".

Dezenas de militantes prestigiaram a solenidade, que contou com a participação de algumas autoridades, como o vice-prefeito Alcivan Viana (PMDB), o secretário Édson Moraes (PTB) e do ex-deputado Júnior Souto (PT) e da professora Antonete Silva, que é a Presidente de Honra do partido.

O então presidente da legenda, o vereador licenciado Ivanildo Fernandes, passou o comando do partido ao seu irmão "Itanildo", e declarou empossado o novo presidente e o novo diretório que comandará os trabalhos petistas pelos próximos dois anos.

"Itanildo" Fernandes é o novo presidente do PT caraubense.

Nas próximas postagens, publicaremos com exclusividade todas as informações acerca deste importante evento político-partidário.


Por MAYKON OLIVEIRA

PRÉ-CANDIDATURA DE DILMA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, JÁ FOI OFICIALIZADA.

Dilma se mostra empolgada com crescimento nas últimas pesquisas. (Foto: Foto: Elza Fiuza/ABr)

No evento que marcou o encerramento do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), foi oficializada a pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República.

Em clima de festa, o encontro deste sábado contou com a participação de militantes do primeiro escalão do governo, líderes de movimentos sociais, prefeitos e outras lideranças. Todos aclamaram e declararam apoio à Dilma.

É bom lembrar que a lei eleitoral estipulou o prazo para a desincompatibilização termina em 03 de abril. Dessa forma, os interessados em disputar a campanha devem deixar os cargos que ocupam na administração pública.


Por MAYKON OLIVEIRA

EDUCANDÁRIO ÊXITO REALIZOU "AULA INAUGURAL" COM OS PAIS.


Na tarde desta sexta-feira (19), o Educandário Êxito Colégio e Curso realizou a "aula inaugural", referente ao ano letivo de 2010. O encontro, que reuniu pais e funcionários, aconteceu no auditório Ronaldo Valência, na sede da ATOS.

Dezenas de pais compareceram ao encontro.

As gestoras Ireide e Joenilma Menezes, deram as boas vindas aos presentes e fizeram a leitura dos nomes dos alunos, em suas respectivas turmas. Além disso, cada professor fez a sua própria apresentação, para que os pais conhecessem quem trabalhará com os filhos deles.

Gestoras saudaram a todos e deram as boas vindas.

Para este ano, o Êxito apresenta uma novidade. Trata-se do retorno do Ensino Médio, que funcionará com uma turma da 1ª série.



Por MAYKON OLIVEIRA

INSCRIÇÕES NA SEGUNDA ETAPA DO SISU TERMINAM NA NOITE DE HOJE.

(Imagem:http://thumbs.dreamstime.com)

Lembrando que as inscrições para a segunda a etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam às 23h59 deste sábado. Os candidatos que desejam concorrer a uma das 29.240 vagas que restaram em 51 instituições públicas do ensino superior.

Na próxima segunda-feira (22), o resultado será divulgado no site do Sisu. É importante estar atento ao peróodo de matrículas para os selecionados pelas instituições, pois elas serão realizadas entre os dias 23 e 26 de fevereiro.


Por MAYKON OLIVEIRA

TEMPO REAL: VEÍCULO DO HEMOCENTRO JÁ SE ENCONTRA NA CIDADE.

Cidadãos se mobilizam para doar sangue.

Neste momento (09h36min), o veículo do Hemocentro já se encontra em nossa cidade. É boa a movimentação no Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que está promovendo a campanha de doação de sangue, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Mais cedo foi realizada uma panfletagem no Centro, e a população está sendo convidada a participar. Vários cidadãos já foram até o local para fazerem a sua doação.

Jovem fazendo a doação de sangue, no ônibus do Hemocentro.

Nas próximas postagens, publicaremos todos os detalhes.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

PSF DO CENTRO REALIZARÁ CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Equipe do PSF do Centro mobilizará os moradores no combate à dengue.

A partir da próxima segunda-feira, o Programa Saúde da Família (PSF) do Centro da cidade, que funciona na Unidade de Saúde João Marinaldo de Holanda, estará realizando uma campanha contra a dengue. Com o início das chuvas e o acúmulo de águas em alguns locais ou objetos, facilitam para que larvas dos mosquitos se proliferem.

Várias medidas serão realizadas, como o uso de um carro de som, panfletagem e distribuindo sacolas de lixo, a equipe do PSF do Centro comandada pela enfermeira Leusa Alves e a equipe de endemias, que tem no comando Francinildo, o grupo pretende recolher o máximo de lixo possível, para minimizar as chances de expansão da doença.

A campanha deve mobilizar todo o Centro da cidade, terá início na segunda-feira (22), a partir das 8hs saindo da Unidade de Saúde do bairro, e acontecerá até sexta (26). Durante a semana, o carro do lixo fará duas coletas extras no centro para recolher apenas as sacolas de lixo distribuídas. A idéia é que a população jogue fora todo e qualquer objeto que sirva para a reprodução dos mosquitos como garrafas, pneus e outros objetos.


Por LEYSSON CARLOS

OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO CENTRO ADMINISTRATIVO TERÃO INÍCIO NO DIA 1º DE MARÇO.

Sede do Poder Executivo funcionava em condições limitadas.

Após várias meses numa situação triste, agora a reconstrução da sede do Executivo Municipal deve ser realizada. Conversando com o Secretário de Infra-Estrutura e Serviços Públicos, Paulo Éverton, fomos informados de que os trabalhos serão iniciados no dia 1º de março.

Atualmente o prédio, onde funciona a Prefeitura Municipal de Caraúbas, está praticamente no chão. Apenas alguns compartimentos estão funcionando e, mesmo assim, em condições bastante limitadas. Para se ter uma idéia, até casas foram alugadas para abrigar as Secretarias.

O Antigo prédio foi quase todo derrubado, mas a reforma não foi concluída.

As obras no Palácio Jonas Gurgel serão realizadas pela Factorial Construção e Serviços LTDA, da cidade de Fortaleza/CE. Pelo menos a frente do prédio (que é o que restou) será conservada, pois faz parte do nosso patrimônio histórico, mas o restante será incluído na grande reforma. Na realidade, será construído um Centro Múltiplo Administrativo e, só na primeira etapa, serão investidos mais de R$ 700 mil, segundo o Secretário Paulo Éverton.


Por MAYKON OLIVEIRA

AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE CARAÚBAS/RN, TEM NOVA ADMINISTRAÇÃO

Paula Patrícia, é a nova gerente do BB de Caraúbas/RN.

Desde a última quarta (17), que já se encontra em nossa cidade a mais nova gerente da agência do Banco do Brasil. Com a saída do antigo administrador Marcos Antônio, a vaga do comando do banco estava sendo ocupada pela funcionária Havana.

A chegada da nova gerente estava prevista para a próxima segundo (22), mais querendo ficar a par de quais eram as dificuldades da agência de nossa cidade Paula Patrícia Freitas Oliveira, antecipou a sua chegada a Caraúbas."Estou vendo as necessidades e os problemas da agência para tentar resolvê-los. Quero dinamizar e desburocratizar o atendimento para que todos tenham acesso ao banco", falou Paula.


Por LEYSSON CARLOS

RÁPIDAS...

Ato de cidadania

Hoje o ônibus do Hemocentro estará mais uma vez em nossa cidade. Os cidadãos caraubenses que desejarem doar sangue devem comparecer à unidade móvel, que ficará em frente ao Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a partir das 08h00min.


Só lembrando...

À meia-noite terminará o horário de verão. Apesar do nosso Estado não estar situado na área de abrangência dessa medida, muita coisa em nossa rotina foi alterada nos últimos meses. Agora, tudo voltará ao normal. Nos resta saber se a redução de gastos com energia elétrica durante esse período foi mesmo satisfatória.


Posse

Além da posse do novo Diretório do PT de Caraúbas, o município de Janduís/RN também estará realizando a posse dos novos dirigentes petistas. Ficará a frente do principal partido desse município, o Secretário de agricultura, Almeida, que será empossado pelos demais militantes.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONSELHO TUTELAR DE CARAÚBAS JÁ SE PREPARA PARA O "PROJETO 18 DE MAIO".

Conselheiro exibe cartaz da edição deste ano.

Ainda estamos no mês de fevereiro, mas a turma competente do Conselho Tutelar de Caraúbas/RN já se prepara para a edição 2010 da Campanha de combate à violência e a exploração sexual praticadas contra crianças e adolescentes.

O "Projeto 18 de Maio" é um dos mais importantes dentre os que são desenvolvidos pela entidade. Visitando a unidade na manhã desta sexta-feira, tivemos a oportunidade de conversar com o Conselheiro Samuel Batista. Na ocasião, ele nos mostrou o material que já chegou, para a divulgação da campanha, entre eles cartazes e camisetas.

Só lembrando que no ano passado a programação do projeto contou com a participação de centenas de pessoas. Estudantes das escolas das redes municipal e privada, profissionais em educação, secretários municipais, gestores e representantes das escolas, e demais segmentos da sociedade caraubense, prestigiaram as atividades desenvolvidas.


Por MAYKON OLIVEIRA

"ALERTA VERDE"

(Imagem:independênciasulamericana)

Muito se fala nos biocombustíveis, sobretudo como forma viável e sustentável de obter combustível sem causar agressões ao meio ambiente. Porém, o que poucos sabem é que a meta dos países da União Européia, poderão ocasionar uma verdadeira catástrofe nos países produtores da matéria-prima para esta fonte alternativa de energia.

Segundo dados do relatório da ActionAid, que trabalha com estudos relacionados ao combate à pobreza, cerca de 100 milhões de pessoas podem passar fome, pois as culturas subsidiárias deverão ser cada vez mais substituídas por gêneros dos quais pode ser obtido o biocombustível.

Os 27 países comprometeram-se a obter 10% dos combustíveis consumidos no setor dos transportes a partir de fontes renováveis até 2020. Eles vão apelar para os países subdesenvolvidos, ou em desenvolvimento como é o caso do Brasil.


Por MAYKON OLIVEIRA

19 de fevereiro de 2010

LISTA DE PROFESSORES QUALIFICADOS PARA O CURSO DE ESPANHOL NA UAB/CARAÚBAS É DIVULGADA.

Foram divulgados os nomes dos aprovados para o Curso de Espanhol do Pólo "Sertão das Caraubeiras", da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do nosso município.

Veja a lista dos selecionados:

JESSICA LORENA ANANIAS
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA DE FREITAS
MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA
RAIMUNDA MAIA DE OLIVEIRA NETA
RITA DE CASSIA OLIVEIRA SILVA
RITA VIEIRA DE ASSIS FILHA
ROZÂNGELA MARIA DE GOIS OLIVEIRA

Vale ressaltar que a Pró-Reitoria de Ensino realizou o sorteio das 345 vagas dos cursos superiores de licenciaturas, sendo 20 para Caraúbas. As mesmas foram reservadas para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que se cadastraram pela Plataforma Freire.


Por MAYKON OLIVEIRA

REDE GLOBO É A 4º MAIOR EMISSORA DE TV DO MUNDO.

(Foto:Divulgação)

A Rede Globo, pertencente as Organizações Globo, da família de Roberto Marinho, é considerada a 4ª maior emissora do mundo. Venerado pela maioria dos caraubenses, o canal apresenta uma programação variada, que vai desde informativos de primeira linha, até reality shows "sem pé e nem cabeça".

A frente da globo estão as poderosas: ABC, do grupo American Broadcasting Company, maior investidor de mídia norte-americano; a CBS, de propriedade da Sony; e a NBC, que foi a primeira emissora a transmitir sua programação em cores.


Por MAYKON OLIVEIRA

ASSESSORIA DE ENSINO VISITA ESCOLA CARAUBENSE DA REDE PRIVADA.

Professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Na tarde de ontem (18), os profissionais do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participaram de mais um encontro de formação. O mesmo foi conduzido pela equipe de assessoria de ensino do Sistema GEO.

Os professores José Osíris e Lany Agapito conduziram os trabalhos, que contemplou os educadores de todos os níveis. Além disso, foram repassados alguns informes importantes sobre as alterações que acontecerão, sobretudo no Ensino Médio.

Educadores do Ensino Infantil e Fundamental I.


Por MAYKON OLIVEIRA

ANVISA DEFINE REGRAS PARA MAIS DE 2.500 FARMÁCIAS DE TODO O PAÍS.

(Imagem:Divulgação)

Informações dão conta de que o Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região, em Brasília, suspendeu de forma parcial a liminar que garantia as farmácias vinculadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) o direito de comercializar não-medicamentos e serviços. Assim, também é vetado o direito de vender remédios sem autorização médica.

Com essa decisão, as 28 redes que representam mais de 2.500 farmácias deverão e submeter às regras definidas na resolução 44 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida, que fui publicada há seis meses, só entrou em vigor nesta quinta-feira.

É importante ficarmos atentos, pois a decisão é válida para todo o Brasil, com exceção do Distrito Federal.


Por MAYKON OLIVEIRA

BLOG RECEBE CONVITE IMPORTANTE



Por MAYKON OLIVEIRA

RESULTADO DA ENQUETE

População quer geração de emprego e renda como prioridade para 2010.


Dias atrás, nós realizamos uma enquete para saber dos leitores, quais ações devem ser as prioridades, sobretudo em relação à atual administração municipal, para o ano de 2010.

Clique nos resultados para ampliar e veja as principais opções escolhidas.


Com 52% dos votos, a geração de emprego e renda foi escolhida como a principal prioridade. Ela foi seguida dos investimentos em educação e saúde (32%), investimentos em segurança (29%), investimentos em obras e infra-estrutura (24%), investimentos em moradias e melhoria do transporte escolar (15%).

Outras prioridades também receberam votos. (Clique para ampliar)


A valorização ao esporte (14%) e o incentivo ao homem do campo (13%), também receberam uma boa votação. Além delas, foram citados os investimentos na área social (12%), realização de grandes eventos (10%) e a valorização da cultura (9%). Apenas 6% dos leitores escolheram a opção "outra".


Obs.: Os leitores puderam selecionar várias opções, quando foram votar. Por causa disso, os valores superam os 100%. Ao todo, foram cerca de 270 participantes.



Por MAYKON OLIVEIRA E KAROL WOJTYLA

IBOPE: DILMA DIMINUI VANTAGEM DE SERRA NAS INTENÇÕES DE VOTO.

Imagem: r7.com

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata do PT para as eleições presidenciais de outubro, diminuiu ainda mais a vantagem do governador paulista José Serra, do PSDB, revelou hoje uma pesquisa de intenções de voto.

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) em uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, indicou que Dilma passou de 17% a 25%, enquanto Serra caiu de 38% para 36%. A variação deixa o governador "tecnicamente estável" segundo a margem de erro.

Na terceira posição apareceu o deputado cearense Ciro Gomes, do PSB, com 11% das intenções, seguido da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do PV, com 8%.

Ciro Gomes perdeu dois pontos percentuais, enquanto Marina Silva aumentou dois pontos em relação à pesquisa anterior realizada em dezembro.

Pela margem de erro, de dois pontos percentuais da enquete, Ciro Gomes e Marina Silva ficaram na mesma posição.

Quatro principais candidatos à presidência (Imagem purapolítica.com.br).

A percentagem de votos brancos foi de 11% e o de eleitores ainda indecisos foi de 9%.

Na simulação de um eventual segundo turno, Serra aparece com o 47% das intenções de voto, enquanto Dilma, favorita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 33%.

A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro com 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o país e um nível de confiança de 95%.


FONTE: g1.com


SEGUNDO JÁCOME

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Muita coisa mudou no Carnaval caraubense.


Já não se fazem Carnavais como antigamente. Lembro-me perfeitamente do tradicional Bloco de "Mae Preta", percorrendo as principais ruas da cidade. Todos fantasiados seguiam a idealizadora e comandante do grupo.

Parte dos acessórios de "Mãe Preta", guardados na Casa de Cultura.

Também me recordo da tradição dos blocos "Gaviões do Samba", "Cêky Sabe", "Turma do Óleo", entre outros, que juntos reuniam centenas de foliões.

Outra coisa que faz falta é o tradicional torneio envolvendo blocos carnavalescos. Disputados na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil, os jogos iam até altas horas da noite, e tinham torcida organizada e tudo mais.

Alguns blocos ainda tentam manter a tradição de outras épocas. Citamos o "Status", "Kutukuteu", "Ratos de Rua", "Cheiro de Eva" e "Só Sacanagem".


Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPE DE SAÚDE COMEMORA O TRABALHO DESENVOLVIDO NO CARNAVAL DO OLHO D'ÁGUA DO MILHO.

Profissionais ficaram de prontidão, nos três dias de folia.

Durante os três dias de festa no Hotel e Balneário Olho D'água do Milho, a equipe de saúde do município desempenhou um grande trabalho. Por determinação do prefeito Ademar Ferreira e do secretário Giovanni Nobre, a Unidade Móvel de Saúde e os profissionais deram total assistência aos foliões.

De acordo com a subsecretária de Saúde, Socorro Melo, a maior parte dos atendimentos foram simples e aconteceram em virtude do forte calor. "Sempre que precisaram, os foliões vieram nos procurar. O forte calor e a bebida alteram a pressão e essa foi uma das principais causas dos atendimentos. Os demais se restringem a pequenos cortes", afirmou Socorro.

Atendimentos foram realizados na Unidade Móvel de Saúde.

Além da ambulância, pronta para fazer o transporte do folião em caso de urgência, a equipe também distribuiu milhares de preservativos, durante os três dias de folia. "No domingo distribuímos 12 caixas de preservativos, como 200 unidades cada, totalizando 2.400. Na segunda, foram 1.600. Neste último dia já entregamos mais de 3.200 preservativos aos foliões. Também é importante destacar que foram gastos 09 recipientes de álcool gel", informou Romildo Silva, coordenador de saúde.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

MUNICÍPIO É CONTEMPLADO COM MAIS 462 BENEFÍCIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.

Em fevereiro, já são 3.236 famílias beneficiadas.

No começo deste ano, o município de Caraúbas/RN foi contemplado com mais benefícios do Programa Bolsa Família. O objetivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é expandir a área de abrangência do programa, às famílias com perfil de baixa renda.

No final de 2009, o município já contava com 2.774 famílias beneficiadas. Esse número foi ampliado no início deste mês, com a inclusão de mais 462 benefícios, totalizando 3.236 famílias contempladas com recursos do Governo Federal.

Com este montante, Caraúbas ganhará "injeção" de recursos em sua economia. Isso acontece devido a renda gerada a partir dos valores que são repassados às famílias, da cidade e da zona rural.

A Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Josilene Bezerra, comemorou mais essa conquista para as famílias de baixa renda. "Todo esse resultado é fruto de um trabalho realizado durante o ano passado. Enfrentamos muitas dificuldades, mas podemos destacar que tivemos muitas vitórias. Trabalhar em uma área como essa, é bastante difícil, pois muita gente critica sem ter conhecimento do que é desenvolvido no Cadastro Único", finalizou Josilene.


Por MAYKON OLIVEIRA

BRASIL TERÁ EQUIPE DISPUTANDO A FÓRMULA INDY.

Gil de Ferran comandará a equipe que representará o país. (Imagem: Arquivo pessoal)

Concebida como uma das principais categorias do automobilismo mundial, a Fórmula Indy possui um grande número de admiradores aqui no país. Para este ano, esta torcida deve aumentar, uma vez que o Brasil terá uma equipe na disputa pelo título.

O principal articulador para a formação do time é o ex-piloto Gil de Ferran. Ele já foi duas vezes campeão da categoria, em 2000 e 2001, além de vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, em 2003. O brasileiro formou sociedade com Jay Penske, filho de Roger Penske, e Steve Luczo.

O nome da equipe será Luczo/de Ferran, e o piloto será o jovem Raphael Matos, que estreou na Indy no ano passado, marcando 312 pontos.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

NAESC

Após o recesso do Carnaval, os acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Geografia do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), voltaram às aulas na noite de ontem (18). Esta é o último período sem aula, antes do final do período.


Boa medida

Sinceramente, quando tomei conhecimento da solicitação do parlamentar Paulo Brasil (PR), que pediu aos parlamentares o uso de terno nas Sessões realizadas na Câmara Municipal, fiquei muito satisfeito. O Parlamento é muito sério e, muitas vezes, alguns usavam trajes que não eram apropriados à Casa. Agora, é arregaçar as mangas, no bom sentido é claro, e começar a trabalhar em 2010.


Perto de "sangrar"

Mesmo com a "sangria" de alguns açudes da zona rural do município, ainda no mês de janeiro, outros ainda não conseguiram acumular muita água. Ao contrário desses reservatórios, alguns mananciais estão muito perto de transbordar. As duas últimas chuvas que caíram sobre várias propriedades, animaram o homem do campo e encheram pequenos açudes.


Por MAYKON OLIVEIRA

LEGISLATIVO CARAUBENSE INICIA TRABALHOS EM 2010.

Parlamentares participaram do primeiro encontro do ano.

Na tarde de ontem (18), aconteceu o início dos trabalhos do Legislativo caraubense, no ano de 2010. A Câmara de Vereadores recebeu um bom público, que acompanhou os primeiros pronunciamentos do ano e a mensagem do Executivo municipal. O presidente da Casa, Assis Batista (PSB), fez a abertura oficial.

Após a leitura da ata, referente à última Sessão realizada, foi lida a mensagem do prefeito Ademar Ferreira. Na oportunidade, o assessor Chico Costa, fez a leitura do documento, que corresponde a um balanço das ações que a administração realizou no ano de 2009, destacando as metas para o ano de 2010.

O assessor Chico Costa fez a leitura da mensagem do prefeito.

O vereador licenciado e atual Secretário de Políticas de Campo e Meio Ambiente, Édson Moraes (Pelé), fez uso da palavra. "Considero muito bem elaborada esta mensagem, e que em 2010 possamos concretizar o que foi dito. Quero que toda a nossa equipe se sensibilize neste ano, pois as vezes os nossos projetos não recebem a devida atenção", disse "Pelé".

O prefeito Ademar agradeceu aos vereadores pela colaboração, durante o ano de 2009. Também aproveitou o ensejo para agradecer ao povo pela compreensão, no tocante as dificuldades que foram enfrentadas. Finalizando, ainda destacou que em 2010, várias ações serão concretizadas.

Prefeito do município fez vários agradecimentos.



Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

ANO DO LEGISLATIVO COMEÇA COM ALGUMAS NOVIDADES.

Além da presença de todos os parlamentares, a primeira Sessão Ordinária de 2010 contou com algumas surpresas. Uma delas foi o retorno do vereador Juninho Alves (PR), que voltou após um período em que esteve de licença.

Juninho Alves reassumiu vaga na Câmara.

Um outro destaque é que os vereadores voltaram a usar terno. Bastante comum em outras legislaturas, nos últimos tempos isso não estava acontecendo, apesar da medida já existir no Regimento Interno da Casa. Com isso, uma solicitação verbal do vereador Paulo Brasil (PR) foi aceita pelos demais parlamentares e todos voltarão a usar a vestimenta.

Paulo Brasil solicitou que parlamentares voltassem a usar terno.

O vereador Josean amorim (PMDB), além de fazer alguns elogios aos trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias Municipais, destacou o trabalho do nosso blog no que diz respeito a divulgação das notícias do Legislativo municipal.

Josean fez referência às divulgações feitas pelo blog.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

18 de fevereiro de 2010

INSTITUTO E SECRETARIA DE SAÚDE TRAZEM O ÔNIBUS DO HEMOCENTRO DE VOLTA À CARAÚBAS/RN

Veículo retornará à nossa cidade no próximo sábado.

No próximo sábado, o veículo do Hemocentro estará mais uma vez na cidade de Caraúbas/RN. A vinda da equipe é o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

De acordo com a diretora Lenilma Solano, esta é a primeira de uma série de ações solidárias que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. Ela ainda destaca que a coleta será iniciada a partir das 08h00, se estendendo até as 15h00min.

Coleta de sangue será realizada a partir das 08h00min, na frente da escola.

Lembrando que para fazer a doação, o cidadão deve conduzir o documento de identificação (com foto), estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 18 e 65 anos de idade.


Por MAYKON OLIVEIRA

TEMPO REAL: DIRETO DA CÂMARA DE VEREADORES, BLOG ACOMPANHA A PRIMEIRA SESSÃO DO ANO.

Parlamentares comparecem à Sessão.

Neste momento (15h42 min), estamos acompanhando em tempo real a abertura dos trabalhos do Legislativo caraubense, no ano de 2010.

Dentro de instantes, acontecerá a leitura da mensagem anual do prefeito Ademar Ferreira, perante a presença dos parlamentares e dos populares que acompanham a abertura dos trabalhos.

Nas próximas postagens, traremos a cobertura completa.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

FOLIA DE MOMO TRANQUILA NA TERRA DAS CARAUBEIRAS

IMAGEM: Cedida

O período carnavalesco na cidade de Caraúbas foi marcado pela tranquilidade, tanto no hotel balneário olho d´agua do milho quanto no carnaval do bar da praça os foliões fizeram uma festa de paz.

Segundo dados do blog da 3ª Companhia de Policia Militar de Apodi, no período de carnaval que compreende ate a quarta - feira de cinzas, foram registrados 03 apreensões de motocicletas, 01 apreensão de som, e a ocorrência de maior gravidade foi a morte por afogamento do cidadão João Batista Dantas mais conhecido como Batista, que residia no Alto de São Severino.

No geral foi um período tranquilo, nem acidentes foram registrados nas estradas do município.


Por: RICHARLLES ALVES

COLUNISTA CARAUBENSE DESTACA O TRABALHO DO BLOG, DURANTE O CARNAVAL.

(Imagem:http://www.gazetadooeste.com.br)

Mais uma vez, a colunista Tica Soares usou o seu espaço no Jornal Gazeta do Oeste para fazer referência ao trabalho desenvolvido pelo blog.

Desta vez, ela destacou a cobertura realizada por parte da nossa equipe, durante o período do Carnaval. Veja a nota.

"Eu tiro o chapéu para Maykon Oliveira, Segundo Jácome, Leysson Carlos, Karol Wojtyla e Richarlles Alves, do blog caraubashotnews, jovens cabeças pensantes, que Caraúbas aplaude. Eles que fizeram valer em tempo hábil as notícias do Carnaval, dia e noite, e ficamos inteirados com todas as notícias. Taí uma coisa chique".

(Trecho extraído do Jornal Gazeta do Oeste, Coluna de Tica Soares)


Nota do blog: Em nome dos que fazem o blog, sobretudo o companheiro Leysson Carlos, agradeço à colunista Tica Soares pelas palavras em relação ao nosso trabalho. Durante o período carnavalesco, mesmo com apenas dois blogueiros em atividade, lutamos bastante e fizemos o possível para trazer uma grande cobertura. Agradecemos de coração, o vosso reconhecimento.


Por MAYKON OLIVEIRA

PT CARAUBENSE: POSSE ACONTECERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO (20).

A partir de sábado, "Itanildo" Fernandes será o novo presidente do PT caraubense.

No próximo sábado (20), acontecerá a posse do diretório e do novo presidente do Partido dos Trabalhadores, em Caraúbas. O evento, que reunirá dezenas de militantes, ocorrerá na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira.

Quem assumirá a presidência da sigla no município é o jovem Teófilo Fernandes (Itanildo). Ele foi eleito com a grande maioria dos votos, no pleito realizado no dia 22 de novembro do ano passado. Além dele, também serão empossados os membros da chapa "Renovar para Avançar", que recebeu uma votação expressiva, no âmbito do Programa de Eleição Direta.

A solenidade de posse deve começar a partir das 10h00min, uma vez que a partir das 09h00min a cúpula petista do município estará reunida para tratar de alguns assuntos.


Por MAYKON OLIVEIRA

MATRÍCULAS PARA OS APROVADOS NO CURSO DE ESPANHOL DA UAB, COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (22).


As matrículas dos candidatos aprovados na última seleção da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Pólo "Sertão das Caraubeiras", serão realizadas nos dias 22 e 23 deste mês.

Os aprovados para o curso de Graduação em Espanhol, devem apresentar os seguintes documentos:

- uma fotografia recente 3x4 ;
- histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (uma original ou uma cópia legível autenticada em cartório);
- cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- cópia da prova de estar em dia com o serviço militar;
- cópia do título eleitoral;
- cópia do documento de identidade civil;
- cópia do CPF.


Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPE TRABALHA NA MONTAGEM DE EQUIPAMENTOS, NA UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO.

Trabalhadores estão montando as máquinas que chegaram na unidade.

Na manhã do último sábado (13), tivemos a oportunidade de visitar as dependências da Unidade de Beneficiamento de Pescado, que se localiza em Caraúbas/RN, às margens da RN-117. Na oportunidade, fomos recebidos pelo secretário da Cooperativa de Pescadores e Técnico da Secretaria de Políticas de Campo e Meio Ambiente, Fábio Veríssimo.

Após uma conversa, Fábio fez questão de nos mostrar todas as instalações. Ele, que estava fiscalizando a montagem dos equipamentos, explicou que uma equipe está trabalhando duro para concluir o trabalho num prazo de dez dias. Além disso, o técnico também explicou como será o funcionamento do maquinário.

Equipamentos de manipulação (Limpeza, visceração, filetagem e embalagem).

Veja as imagens de outros equipamentos.

Aspecto da sala de máquinas.


Máquinas de condensação e vaporização.


Túnel de congelamento.


Pescado será colocado na câmara fria.

A Unidade de Beneficiamento de Pescado é resultado de uma parceria envolvendo os governos, estadual, federal e municipal. Ao todo, serão totalizados mais R$ 3,5 milhões em investimentos, que irão gerar cerca de 70 empregos em caráter direto, e aproximadamente 1000, indiretos. A área de abrangência do projeto, transpassa os limites caraubenses, chegando a beneficiar pessoas em 10 municípios da região.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES