24 de janeiro de 2009

CARAÚBAS RECEBERÁ INVESTIMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE OLEAGINOSAS

Mamona, cuja semente pode ser beneficiada.

No último dia 16 desse mês, a governadora Vilma de Faria formalizou mais uma grande parceria para o nosso estado. Ela confirmou, na sede Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN),
que o governo japonês será o mais novo parceiro do RN, no Programa Estadual de Agroenergia (PROAGE).

Na realidade, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) é a grande responsável pela consolidação da parceria. O propósito da mesma é o incentivo à produção de oleaginosas na Mesorregião Oeste Potiguar, principalmente para o beneficiamento e produção de biocombustível. Na oportunidade, serão investidos mais de R$ 7.000.000,00, com o apoio do governo à produção e a garantia de compra pela Petrobrás.

Sementes da mamona

O caráter familiar do projeto faz com que ele ganhe uma importância enorme, pois estará gerando emprego e renda para muitas famílias. O montante a ser ivestido em solo potiguar, permitirá a construção e implantação de quatro unidades de beneficiamento de oleaginosas como a mamona e o girassol. Elas serão distribuídas da seguinte forma:

Lucrécia
(que atenderá os agricultores familiares de Francisco Gomes, Almino Afonso, Umarizal, Patu, Messias Targino, Olho D’água dos Borges, Martins, Serrinha dos Pintos e Rafael Godeiro);

Alexandria
(atendendo a produção de Tenente Ananias, Marcelino Vieira, José da Penha e João Dias);

Pau dos Ferros
(beneficiando São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, São Miguel, Encanto e Francisco Dantas);

Apodi
(que servirá de pólo para a produção de Severiano Melo, Felipe Guerra e Caraúbas).

Ainda não se sabe quanto o município de Caraúbas vai receber em termos de investimentos, mas, as expectativas são boas. O que há de mais engraçado nisso tudo é que mais uma vez não fomos contemplados com uma obra, no caso, o pólo de beneficiamento de oleaginosas. Mas, é assim mesmo, já perdemos tanta coisa que já está ficando "sem graça".



Por MAYKON OLIVEIRA

NOVOS PREFEITOS DEVEM REGULARIZAR PENDÊNCIAS JUNTO AO FNDE


Os novos prefeitos que não encontraram em ordem as contas ou a documentação do município em 1º de janeiro de 2009 devem tomar providências para regularizar sua situação junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de maneira a não prejudicar a população. A omissão de prestação de contas ou a prática de irregularidades impede que o governo federal repasse recursos para os municípios.

Os procedimentos necessários à regularização da situação de inadimplência junto ao FNDE, em razão de omissão de prestação de contas ou de irregularidades praticadas pelo gestor anterior, são:

No caso de convênios assinados com o FNDE, o atual gestor deve impetrar uma Ação Civil de Ressarcimento ao Tesouro Municipal contra o ex-prefeito responsável pelas irregularidades ou pela omissão de prestação de contas. Em seguida, enviar ao FNDE uma cópia autenticada da petição inicial da ação civil e da Certidão de Objeto e Pé dessa ação. A Certidão de Objeto e Pé da ação deve ser atualizada e encaminhada ao FNDE a cada seis meses, como forma de comprovar que o processo continua tramitando na Justiça.

No caso dos repasses diretos, como os do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o atual gestor deve encaminhar ao FNDE uma justificativa, acompanhada dos seguintes documentos: cópias autenticadas da petição inicial da ação civil movida pelo município contra o ex-gestor e da Certidão de Objeto e Pé dessa ação; cópia autenticada da representação criminal contra o ex-prefeito junto ao representante do Ministério Público competente. Como no caso dos convênios, a prefeitura deve apresentar, semestralmente, a Certidão de Objeto e Pé da ação civil.

Nos dois casos, de posse destes documentos, o FNDE providenciará a imediata instauração da Tomada de Contas Especial contra o ex-prefeito. Com isso, estará regularizada a situação do município junto ao FNDE, de maneira a habilitá-lo a beneficiar a população com os programas da instituição.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE


Extraído de www.mec.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

AGRADECIMENTOS

Na edição de ontem do Jornal de Fato, o colunista caraubense Wandílson Ramalho, fez uma referência acerca do nosso blog. Sem dúvidas, isso torna o nosso trabalho cada vez mais gratificante, uma vez que percebemos que ele está sendo reconhecido.

Assim, fazemos uso desse espaço para agradecer ao jornalista, cuja credibilidade é indiscutível e reconhecida em todo o estado do Rio Grande do Norte. Somos gratos pelo apoio no tocante a divulgação desse veículo de informação na web, que tem a finalidade de informar os leitores do nosso município e região, assim como são as matérias que escreve, cotidianamente, nas páginas de um dos jornais mais conceituados do RN.

Agradecemos de Coração!!!


Equipe Caraúbas HotNews

23 de janeiro de 2009

CHUVAS "ANIMAM" O HOMEM DO CAMPO

Céu nublado, na manhã de hoje.

As últimas chuvas que caíram na noite de ontem e na manhã de hoje, principalmente em algumas comunidades da zona rural do município, trouxeram a esperança de um bom inverno para esse ano.

Segundo relatos do senhor César, residente no Distrito de São Geraldo, desde a noite passada as chuvas têm sido boas, fato que consuma a expectativa de um bom período chuvoso, pois ainda estamos no mês de janeiro e, mesmo assim, elas já começaram a cair.

Além do São Geraldo, em outras áreas aconteceram boas precipitações, como: a Fazenda Nova Iorque; o Sítio Equador; a Bôagua; além da própria zona urbana, pela madrugada e por volta das 09 da manhã.


Por MAYKON OLIVEIRA

JOGADOR CARAUBENSE É CONTRATADO PELO BARAÚNAS

Jogador caraubense, Marcão.

O jogador Marcão, fechou na tarde desta quarta-feira contrato com a equipe do Baraúnas de Mossoró. O zagueiro estava parado por um tempo, mas afirmou que estava cuidando do seu porte físico durante o período sem treino.

Marcão já atuou pelo ABC de Natal, Gama de Brasília, Goiás, Juventude, além de outras equipes da região Nordeste.

SEGUNDO JÁCOME

ESCOLA ESTADUAL COMPLETA 100 ANOS COM NOVA ESTRUTURA

Diretor da escola, Adeíldo Rodrigues

A Escola Estadual Antonio Carlos, localizada no Centro da cidade, completa no próximo dia 15 de Março, 100 anos. E para comemorar esta data tão significativa, a direção da escola está programando um rol de atividades comemorativas, que contará com um show em praça pública, queima de fogos, gincanas, e muitas outras atividades de recreação.

Atualmente a escola está passando por uma reforma em toda a sua estrutura, e passará a contar com um laboratório de informática, contendo 10 novos computadores. O diretor Adeildo Rodrigues nos comunicou que até o final do ano, todas as salas de aula estarão climatizadas, o que propiciará aos alunos, melhores condições de desempenhar as suas atividades escolares.

A Escola está passando por reforma

Na ocasião, podemos verificar que a escola, caminha a passos largos, para se tornar uma das mais bem estruturas unidades escolares de toda a região. Parabéns aos gestores: Adeildo Rodrigues e Gleidstone Rubens.

SEGUNDO JÁCOME

COMUNIDADES CARAUBENSES SÃO EXEMPLOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Naelson Medeiros (Presidente da Associação de Sombras Grandes e Milagres) e o Doutor Reginaldo Nobre.

Distante pouco mais de 20 km da zona urbana do município de Caraúbas/RN, as comunidades de Sombra Grandes e Milagres tornaram-se referência no que diz respeito à prática do que denominamos de Desenvolvimento Sustentável, sobretudo pelas ações realizadas pelos moradores nos últimos anos.

O fato de ser uma área ocupada pela caatinga, fez com que durante muitos anos uma das principais atividades econômicas da região fosse o extrativismo, principalmente voltado para a obtenção da lenha que abastecia os fornos da cal e as padarias de cidades circunvizinhas. Contudo, o desenvolvimento de projetos e um conjunto de parcerias com os governos municipal, estadual e federal, além do trabalho desenvolvidos por ONG’s, sindicatos e pelos próprios moradores, tal quadro vem sendo, gradativamente, revertido.

O trabalho em conjunto dos moradores que fazem parte das comunidades rurais de Sombras Grandes e Milagres já rendeu muitos e excelentes frutos, que sem dúvidas, trouxeram benefícios a todos.

Plantio totalmente orgânico.

Durante os últimos anos, inúmeros projetos foram desenvolvidos e trouxeram consigo a reversão de um quadro, as mudanças numa realidade que poucos acreditavam que pudesse ser revertida. Juntos, eles conseguiram o programa Luz para Todos, do Governo Federal, poços para a obtenção de água, financiamento para a construção de uma sede própria para a associação, além da compra de um pequeno terreno com 16 hectares. Outra realização importante foi à construção da “Casa do Mel”, que é de suma importância à prática da apicultura, além da compra de um veículo D-20, para o translado das pessoas e para o escoamento da produção.

Tubulações para a construção de uma adutora.

Outro fato que só veio a ratificar o sucesso dos projetos, foi às filmagens realizadas pela produção do programa Domingo Espetacular, da Rede Record de Televisão. Além disso, num dos comerciais da Petrobrás, imagens de projetos e ações apoiadas pela estatal também foram exibidas, em rede nacional e isso foi de muito orgulho a todos nós.

Plantio coletivo e orgânico, realizado pelos moradores.


Por MAYKON OLIVEIRA

PSV 2009: COMPERVE DISPONIBILIZA CONSULTAS AOS LOCAIS DE PROVA.


A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), informa aos candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2009), que já está disponível, pela Internet, a consulta aos locais de prova.

Basta que os candidatos informem o número do CPF e o ano de nascimento. São 22.764 candidatos disputando as 2.220 vagas oferecidas pela UERN. Os candidatos que ainda não retiraram o Cartão de Identificação, documento obrigatório para acesso aos locais de provas, poderão recebê-los nos próximos dias 12 e 13 de fevereiro. As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de fevereiro.

A Comperve informa ainda que continua inscrevendo, até o dia 02 de fevereiro, as pessoas interessadas em trabalhar no vestibular. Podem se candidatar os professores, técnicos-administrativos e discentes da instituição, bem como para professores do Ensino Médio das Escolas-locais de aplicação das provas. Serão 1.427 pessoas trabalhando nos dias de prova, sendo que 900 são fiscais.

Click no link abaixo e consulte os locais de prova:

http://www.uern.br/graduacao/comperve/psv2009/localdeprova.asp


Fonte: www.uern.br


Por MAYKON OLIVEIRA

QUANDO O REMÉDIO É ESCREVER

A busca por uma vida mais saudável pode ser um dos motivos do enorme aumento do número de blogs. Estima-se que sejam cerca de 3 milhões por todo o planeta. Cientistas e escritores há anos conhecem os benefícios terapêuticos de escrever sobre experiências pessoais, pensamentos e sentimentos. Mas, além de servir como um mecanismo para aliviar o stress, expressar-se por meio da escrita traz muitos benefícios fisiológicos.

Pesquisas mostram que com a prática da escrita é possível aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com aids e até mesmo acelerar a cicatrização após uma cirurgia. Um estudo publicado na revista científica Oncologist mostra que pessoas com câncer que escreviam para relatar seus sentimentos logo depois, se sentiam muito melhor, tanto mental quanto fisicamente, em comparação a pacientes que não se deram a esse trabalho.



Foto: Extraída de blogdozemarcos.zip.net

Pesquisadores empenham-se agora em explorar as bases neurológicas em jogo, especialmente levando em conta a explosão dos blogs. De acordo com a neurocientista Alice Flaherty, da Universidade Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, a teoria do placebo para o sofrimento pode ser aplicada a esse caso. Como criaturas sociais, recorremos a uma variedade de comportamentos relacionados à dor. A reclamação, por exemplo, funciona como um “placebo para conseguir satisfação”, afirma Flaherty. Usar o blog para “botar a boca no mundo”, expressar insatisfações e partilhar experiências estressantes pode funcionar da mesma forma.

Extraído da publicação de Jéssica Wapner

Fonte: www2.uol.com.br/vivermente/artigos

Por MAYKON OLIVEIRA


22 de janeiro de 2009

VESTIBULAR 2009

Começa hoje, as 18 horas, mais um Ciclo de Revisões do Galileu Cursinho para o vestibular 2009, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Na oportunidade, as aulas serão ministradas por uma ótima equipe de profissionais, na Escola Estadual Antônio Carlos. Sem dúvidas, é uma grande chance para se preparar e garantir uma vaga no próximo Processo Seletivo Vocacionado.

Maiores informações: falar com João Gomes ou ligue para 96088999.


Obs.: Em virtude das reformas na Escola Estadual Antônio Carlos, durante essa semana as aulas acontecerão na Escola estadual Sebastião Gurgel.

CARAÚBAS: CIDADE DAS FESTAS

Praça de Eventos, localizada na Rua Benjamin Constant

Terminada mais uma festa do padroeira, a cidade volta a sua rotina. Nem parece mais a Caraúbas tomada por carros e pessoas de todas as partes do Brasil.

O que se pôde verificar durante esses onze dias de festas, era enorme quantidade de “festeiros” de cidades circunvinhas. Na praça de eventos, em quase todas as noites, era perceptível a presença maciça de pessoas que se diziam, moradoras de outras cidades do estado e de outros estados do Brasil.

A vinda das maiores atrações do Nordeste e até do Brasil, faz com que Caraúbas apareça no topo dos municípios, com os maiores festejos do estado.

Esse movimento de atração de grandes bandas, foi iniciado pelo ex-prefeito Eugênio Alves, que conseguiu através de seus contatos, trazer grandes shows. O atual prefeito, Ademar Ferreira, pelo que foi visto da festa, seguirá o caminho trilhado pelo antecessor e promete intensificar o ritmo de festas na cidade, transformando Caraúbas, literalmente na cidade das festas.

SEGUNDO JÁCOME

PROPOSTA TORNA OBRIGATÓRIA A CONSTRUÇÃO DE CRECHES EM CONJUNTOS HABITACIONAIS FINANCIADOS COM RECURSOS PÚBLICOS.

Creche em conjunto habitacional.


Está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o projeto de lei do Senado 69/08, da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que torna obrigatória a construção de creches nos conjuntos habitacionais destinados à população de baixa renda e financiados com recursos públicos. A autora cita, no texto do projeto, pesquisa da Fundação Getúlio Vargas na qual se conclui que a falta de investimentos em educação infantil aumenta a criminalidade e "onera" o Estado.

O projeto recebe decisão terminativa na CAS e foi aprovado anteriormente na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em forma de substitutivo do senador Marconi Perillo (PSDB-GO). O texto original propunha alterações no Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01). No entanto, por entender que a política habitacional é objeto da lei que institui o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (Lei 11.124/05), o relator na CE apresentou voto favorável à proposta na forma de substitutivo, modificando essa norma legal, ao invés do Estatuto.

A autora do projeto lembrou que, pela lei, a educação das crianças em idade de creche é obrigação das prefeituras. Para o autor do substitutivo, a lei deve entrar em vigor assim que for aprovada.

FONTE: Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado

GARIBALDI DESISTE DA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DO SENADO.

Senador Garibaldi Filho (PMDB-RN)

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (21), o Presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, anunciou sua decisão de não mais insistir na candidatura à presidência da Casa e a intenção de apoiar a candidatura de José Sarney (PMDB-AP) ao cargo. Garibaldi afirmou que não pode expor a bancada do PMDB ao risco jurídico que sua eleição poderia representar.

- A esta altura, com Sarney dizendo que poderá ser candidato, fica difícil insistir na minha candidatura, porque há um certo risco jurídico, apesar de eu ter pareceres de juristas renomados garantindo que seria possível. Mas a candidatura de Sarney não tem risco jurídico nenhum e tem uma viabilidade eleitoral igual ou maior. Acredito que a bancada optará por Sarney - disse Garibaldi.

A candidatura de Garibaldi chegou a ser formalizada pela bancada do partido em 17 de dezembro. Mas, após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana, o senador José Sarney anunciou nesta terça-feira (20) sua intenção de também concorrer ao cargo. A bancada do PMDB tem reunião marcada para a próxima quarta-feira a fim de discutir a situação.


FONTE: Silvia Gomide / Agência Senado

UNIVERSITÁRIOS DO NAESC FORAM RECEBIDOS NA NOITE DE ONTEM.

Professora Otília, dando as boas vindas aos universitários.


Na noite de ontem (21/01) foi retomado o Semestre Letivo 2008.2, no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC-UERN).

O Secretário Wandílson Ramalho saudou a todos e convidou os professores da universidade, o professor Ivanildo Fernandes (Secretário do Desenvolvimento da Educação), os gestores da Escola Municipal Josué de Oliveira e demais funcionários do Núcleo, para se fazerem presentes ao palco do auditório. Na oportunidade, todos foram apresentados aos alunos dos cursos de Geografia e Pedagogia.

O novo Coordenador Jovanildo Fernandes, deu as boas vindas aos acadêmicos e ressaltou a importância da parceria entre a UERN e a Prefeitura Municipal de Caraúbas. ALém dele, o diretor da Josué, Wilton Firmino, também ressaltou a necessidade de um trabalho em conjunto, entre a escola e a universidade.

A professora Otília, também saudou os presentes, e falou sobre a importância do NAESC para toda a região, destacando que ele é considerado um dos melhores do estado.

Outro que firmou compromisso, foi o Secretário Ivanildo Fernandes. Segundo ele, uma das bandeiras de luta que pretende à frente da pasta da educação no município é conseguir um novo curso, para o NAESC. Além disso, também se colocou à disposição da Coordenação do Núcleo, nas atividades a serem desenvolvidas.



Por MAYKON OLIVEIRA



VEJA MAIS VÍDEOS DA PROCISSÃO DO PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO

Grande multidão pelas ruas do bairro Dr. Sebastião Maltêz.




Rua Francisco Martins de Miranda, no Centro da cidade.




Milhares de fiéis acompanharam todo o trajeto.





Por MAYKON OLIVEIRA

21 de janeiro de 2009

CONCURSOS E OPORTUNIDADES DE EMPREGO

Foto: Extraída de zuretaconcursos.files


A busca pela estabilidade financeira é um dos objetivos da maioria das pessoas. Contudo, conseguir um emprego é não é uma tarefa fácil.

Atualmente, vivenciamos um processo de modernização que atinge vários segmentos, inclusive os próprios postos de trabalho. Na verdade, ser profissional não basta, o que vale mesmo é ter qualificação (ões), para poder ter o direito de concorrer à uma vaga.

Uma das melhores oportunidades para conseguir um emprego fixo é através de aprovação em concurso público. Agora, para o começo de 2009, vários deles estão com inscrições abertas, oportunizando aos candidatos a chance de conseguir um trabalho.

Veja no link abaixo, alguns concursos que estão com inscrições abertas e/ou com o edital publicado:


APÓS O RECESSO, AULAS NO NAESC SERÃO RETOMADAS HOJE.

Núcleo da UERN, em Caraúbas/RN.

Hoje, dia 21/01, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte retoma suas atividades no Campus Central, nos Campi Avançados e nos Núcleos.

O Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC) retoma, logo mais a noite, os trabalhos inerentes ao Semestre Letivo 2008.2, nos cursos de Pedagogia e Geografia. Na oportunidade, o Coordenador Jovanildo Fernandes, demais funcionários e os gestores da Escola Municipal Josué de Oliveira (sede do Núcleo), darão as boas vindas aos acadêmicos, que retornam às aulas após um período de recesso.


Por MAYKON OLIVEIRA

VINDA DE LAURO MAIA GERA INÚMERAS ESPECULAÇÕES

Acessor Parlamentar, Lauro Maia

A vinda do assessor parlamentar, Lauro Maia, à procissão de “São Sebastião”, no dia de ontem (20/01), vem gerando várias especulações nos bastidores da política caraubense. Essa foi à primeira vez, que Lauro participou de uma atividade religiosa na cidade de Caraúbas/RN. A presença do acessor aqui na cidade deve ser uma constante nos próximos meses.

Lauro Maia, filho da governadora Vilma de Faria e do deputado estadual Lavoisier Maia, é apontado como o provável candidato do prefeito Ademar Ferreira a deputado estadual nas eleições de 2010.

SEGUNDO JÁCOME

ADEMAR CONCEDERÁ ENTREVISTA NA INTER TV.

Ademar concederá entrevista

O prefeito de Caraúbas/RN, Ademar Ferreira, participará na manhã desta quinta-feira (22/01), de uma entrevista ao programa Bom Dia RN, da INTER TV (antiga Cabugi). Essa será a primeira entrevista que o prefeito caraubense concederá a uma rede de televisão estadual.

A INTER TV, está realizando entrevistas, com os novos prefeitos da região metropolitana de Natal. Mas fugindo a essa regra, o canal estará abrindo exceção para entrevistar Ademar Ferreira.

Na ocasião o prefeito, terá a oportunidade de explanar as ações que tomará a frente do executivo caraubense, assim como fazer um balanço da festa de São Sebastião 2009.


SEGUNDO JÁCOME

NOITE DO ENCONTRO DOS ARTISTAS CARAUBENSES APRESENTA NOVOS TALENTOS NA MUSICA

FOTOS: RicharllesAlves

Everlândio Júnior o primeiro a se apresentar na noite


A ultima noite de shows na festa de São Sebastião 2009, foi intitulada noite do encontro dos artistas caraubenses, isso, porque passaram pelos palcos diversos artistas locais além de artistas caraubenses que moram em outras cidades, mas que não esquecem suas raízes na terra das caraubeiras e sempre vem prestigiar a festa do padroeiro.

Muitas foram às pessoas que compareceram a praça de eventos para acompanhar de perto o trabalho desses artistas, e quem foi não se arrependeu. Musicas de todos os gostos e estilos foi o que podemos apreciar no show de ontem à noite que fechou a temporada de shows alusivos a festa de São Sebastião no decorrente ano.

Uma atração me chamou mais atenção e ate diria que foi a revelação da festa de são Sebastião deste ano. A banda CARA A CARA se apresentou mostrando repertorio próprio e também musicas de bandas consagradas nacionalmente, agradando muito quem curte MPB e pop Rock Romântico.

Banda CARA A CARA em sua apresentação

Ainda na noite de ontem, conhecemos o jovem cantor Felipe Maycon que com seu violão e sua bela voz animou o publico e arrancou suspiros das meninas durante uma hora e meia, um jovem muito talentoso que a população caraubense não conhecia seu trabalho.

Felipe Mayon, cantando uma música de composição própria

Em geral, a noite de ontem apesar de não ter participação de nenhum grande grupo musical, tiveram boas apresentações, só assim conhecemos mais um pouco dos talentos de nossa terra.

Menina Atrevida no inicio da sua paresentação

Participaram ainda do show Everlândio Júnior, a banda menina atrevida, Novança e forró pé de serra sertanejo e encerrando a noite Caçula Benevides e seu forró pé de serra.


Por RICHARLLES ALVES

20 de janeiro de 2009

PROCISSÃO DO PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO LEVA MILHARES DE FIÉIS ÀS RUAS DE CARAÚBAS/RN.

São Sebastião, Padroeiro do município de Caraúbas/RN


Padre Gerônimo Dantas


Na tarde de hoje aconteceu a tradicional Procissão do Padroeiro São Sebastião. Percorrendo as principais ruas da cidade, milhares de fiéis mostraram toda a sua devoção pelo Santo Guerreiro.

Desde ás 15 horas, já era intensa a movimentação nas proximidades da Igreja Matriz. Os devotos iam chegando e aguardando a saída da peregrinação. Pontualmente, ás 16 horas aconteceu a saída do cortejo religioso. A organização do mesmo foi realizada no chamado "quadro da igreja", até seguir por várias outras vias do centro.


Momento da saída da Procissão


Uma multidão acompanhou a imagem do Santo Padroeiro durante o trajeto, previamente definido. Nas fotos abaixo, temos os principais locais onde a Procissão passou. Confira:


Rua Bevenuto Simões - Centro


Prefeito Ademar Ferreira e sua esposa, Auxiliadora Ferreira.


Proximidades do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.


Milhares de pessoas lotam a Coronel Luiz Inácio, no Centro.


Multidão na Rua Leovigildo Fernandes Pimenta, no Sebastião Maltêz.


Rua Francisco Martins de Miranda, no centro, praticamente tomada.


Rua Francisco Martins de Miranda.


Multidão louvando ao Padroeiro.


Um outro grande momento, foi a chegada da Procissão à Igreja Matriz. Milhares de pessoas se aglomeraram do lado de fora, fazendo uma bela festa. Logo em seguida, aconteceu um show pirotécnico.


Milhares de fiéis se aglomeraram em frente à Matriz.


Show Pirotécnico

Sem dúvidas, a Festa do Padroeiro 2009 foi um sucesso. Nós que fazemos o blog Caraúbas HotNews, gostaríamos de parabenizar a todas as comissões responsáveis pela organização desse grande evento religioso.



Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS


VEJA ALGUNS VÍDEOS DA PROCISSÃO

Peregrinação percorre as principais ruas do Centro





Milhares de fiéis acompanham o Padroeiro






Nas próximas postagens traremos mais vídeos da grande Procissão.



Por MAYKON OLIVEIRA

PROCISSÃO ACONTECERÁ LOGO MAIS.

Na tarde de hoje (20/01) acontecerá a Procissão alusiva ao Padroeiro São Sebastião. Saindo da Igreja Matriz por volta das 16 horas, a expectativa é de uma grande participação de fiéis.

A exemplo do que aconteceu nos anos anteriores, autoridades estaduais, regionais e locais são esperadas, para acompanharem a peregrinação, que percorre as principais ruas da cidade.

Nossa equipe estará fazendo a total cobertura, trazendo todos os detalhes desse cortejo, que marca o encerramento da "parte" religiosa da festa do padroeiro.


EQUIPE CARAÚBAS HOTNEWS

ARTISTAS CARAUBENSES SE APRESENTAM NA ÚLTIMA NOITE DE FESTEJOS.

Após 10 dias de intensas festividades, a programação cultural da Festa do Padroeiro São Sebastião chega ao fim. Na noite de hoje, teremos a apresentação de artistas da “terrinha”. Na realidade, uma verdadeira oportunidade de “matarmos” as saudades.

São esperados vários músicos, cantores e demais artistas de todo o município. Alguns deles, como é o caso de Donizete Show, vivem fora do RN. Na verdade, ele é considerado um dos grandes artistas caraubenses e, durante muitos anos, se destacou na Banda Alphaset (hoje, Forró Saia Rodada). Atualmente, vive no Distrito Federal com a família, mas ainda continua esbanjando talento, cantando e tocando em festas e shows particulares.

Todos nós que vivemos ou aqueles que passeiam pelo nosso município, já ouviram as músicas ou comentários a respeito dessa figura notável à cultura caraubense. Na realidade, falamos do sanfoneiro Caçula Benevides que sempre se preocupou em tocar por amor, prazer e diversão e essa é a sua marca registrada. Sem quaisquer apelações, ao longo dos anos, conquistou um enorme público, inclusive em vários estados nordestinos. Atualmente, retomou seus trabalhos ao lado de sua "companheira", a sanfona, resgatando o verdadeiro forró (longe de trios, metaleiras e das baixarias).

Caçula Benevides e sua sanfona.

Caçula tem muitos anos de estrada e, o sucesso sempre se fez presente. Tocando junto com os amigos “Poteca”, “Big-Ron” e Raimundo Calixto, arrastava multidões por onde passava. Anos atrás, iniciou uma nova empreitada, baseada na formação de uma banda denominada Melão de Cheiro, que hoje não existe mais.

No ano passado, o grande sanfoneiro Caçula Benevides lançou mais um trabalho e, dessa vez, ele trouxe o verdadeiro e autêntico forró pé-de-serra. O trabalho conta com músicas como: Brincadeira de amor(inédita), Palhaço(inédita), Eu você e o amor(inédita) e algumas regravações como de Tamanco mulher, Sanfoninha choradeira, Chameguinho, entre outras.

A exemplo do também sanfoneiro Raimundo de Alípio, Caçula é considerado “Patrimônio Imaterial” e cultural do estado do Rio Grande do Norte. O relatório pode ser observado no seguinte endereço eletrônico:

http://www.fja.rn.gov.br/imaterial/patrimonioimaterial/docs/sondagem/manifestacoes_microrregiao.pdf


Ainda na Praça de Eventos, teremos o show de Assis Blênio e Luíz Éverton. A dupla, que fazia parte do antigo "Terra Show" é, praticamente, unanimidade na cidade. Nos finais de semana, participam de festas em Caraúbas e região. Na relaidade, o talento de Luíz e a bela voz de Assis fazem a diferença a favor da dupla.

Cantando os sucessos do momento ou fazendo uma "retrô" de músicas que marcaram época, os dois se consolidaram como artistas de destaque na "terra das caraubeiras". A expectativa é de uma grande apresentação, logo mais, para fechar a Festa do Padroeiro São Sebastião com chave de ouro.


Por MAYKON OLIVEIRA

FESTA DO PADROEIRO 2009 - PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA - 20/01 - ENCERRAMENTO


Por MAYKON OLIVEIRA

TRADICIONAL LEILÃO DE SÃO SEBASTIÃO

Na noite de ontem (19/01) foi realizado mais um tradicional Leilão de São Sebastião. Na oportunidade, o comando de todas as atividades ficou por conta de uma comissão, que mais uma vez trabalho de forma correta na condução do mesmo.

Previsto para começar as 21 horas, o leilão foi um pouco demorado, em virtude da imensa quantidade de utensílios a serem arrematados pelos presentes. Mais uma vez, o senhor João do Posto foi o leiloeiro da noite. Com uma voz inconfundível e um humor sem igual, seu João já é uma "figurinha" carimbada na festa e, faz a alegria dos caraubenses ausentes quando oferece os objetos.

Fotos : Caraúbas HotNews

Seu João do Posto, uma das atrações do leilão.


Durante todo o leilão as disputas foram intensas, sendo travadas por empresários, autoridades e outros cidadãos. Porém, a hora mais esperada foi a "subida" do bolo de São Sebastião. Depois de uma árdua disputa, ele foi arrematado pelo prefeito Ademar Ferreira (PSB), pela quantia de R$ 4.000.00, ou seja, o dobro do valor que arremataram no ano passado.


Bolo de São Sebastião


Após o término, "das disputas e dos arremates", os presentes a Praça de Eventos puderam curtir os dois shows da noite.




Por MAYKON OLIVEIRA E RICHARLLES ALVES

FORRÓ DOS PLAY'S ENCERRA MAIS UMA NOITE DE SHOWS NA PRAÇA DE EVENTOS

Mais uma vez, um bom público se fez presente à Praça de Eventos. É bem verdade que a quantidade de pessoas diminuiu, sobretudo se compararmos os dias anteriores. Mesmo assim, muitos comparacerem para curtir as atrações da noite.

Após o tradicional Leilão de São Sebastião, todos curtiram o som contagiante de Roberto e Forrozão Meus Amores. Na verdade, foi o retorno do cantor à Caraúbas. Conhecido por ser o vocalista do Grupo Show Terríveis durante vários anos, ele participou de vários eventos em nosso município, seja carnavais ou festas do padroeiro.

Forrozão Meus Amores

Em virtude do leilão, que demorou bastante, muitos foram embora e não esperaram a atração da noite, Forró dos Play's. Quando subiu ao palco principal, já era quase 04 horas da manhã e, grande parte do público já havia se evadido do local. Mesmo assim, a banda deu um verdadeiro show, tocando seus sucessos e músicas de outros artistas.

Forró dos Play's se apresenta na Praça de Eventos.



Por MAYKON OLIVEIRA E RICHARLLES ALVES

19 de janeiro de 2009

BOA PARTICIPAÇÃO POPULAR, NA PROCISSÃO DOS MOTORISTAS.

Agora a pouco foi encerrada a tradicional Procissão dos Motoristas, que faz parte do calendário de festividades alusivas ao Padroeiro São Sebastião.

A saída foi marcada para as 17 horas, em frente a Igreja Matriz, no centro da cidade. Por volta das 16:30, já era grande a movimentação na proximidades do local, em virtude da chegada dos fiéis. Na verdade, na medida em que os motoristas e motociclistas iam chegando, eram logo organizados para evitar transtornos e perda de tempo.

Momentos que antecederam a saída da Peregrinação.

Seguindo um trajeto previamente definido, os fiéis percorreram as principais ruas de Caraúbas. Por onde passavam, as pessoas sempre os recebiam com aplausos. Isso demonstra a fé e a devoção do povo caraubense, que mesmo não acompanhando, ficou esperando para observar e, consequentemente, aplaudir.


Fiéis acompanham a passagem do Padroeiro, nas proximidades do Conjunto Aroldo Maia.

Após sair do Centro, o cortejo religioso seguiu para o bairro Leandro Bezerra. Depois de percorrer as principais vias do maior bairro da cidade, todos seguiram para o bairro Doutor Sebastião Maltêz e, em seguida, passaram na RN-233, nas proximidades do Conjunto Aroldo Maia, até retornar ao centro.


A Peregrinação percorreu vários bairros.


Dezenas de motoqueiros e cerca de 90 motoristas acompanharam todo o trajeto. Se comparado aos últimos anos, percebe-se que o número de veículos (carros) diminuiu. Contudo, a quantidades de motociclistas aumentou.

Motociclistas acompanhando a Procissão - Rua Francisco Martins de Miranda.


Cerca de 90 motoristas participaram da Procissão.

Em cerca de uma hora, a peregrinação retornou à Matriz. Mais uma vez, vivenciamos um grande momento da Festa de São Sebastião, caracterizado pela participação dos devotos, tanto na "carreata", quanto nas ruas por onde o cortejo passou.


Por MAYKON OLIVEIRA E KAROL WOJTYLA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES