31 de outubro de 2009

VEREADOR SOLICITA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DO EMPREGO - SINE, EM CARAÚBAS/RN.

Vereador Josean Amorim (PMDB).

O Vereador Josean Amorim (PMDB), na Sessão da Legislativa do dia 29 de Outubro, solicitou através de um requerimento, que será encaminhado ao Ministério do Trabalho, a implantação do Programa Sistema Nacional do Primeiro Emprego (SINE), em nosso município.

A solicitação do parlamentar tem como finalidade promover a intermediação de mão-de-obra entre o empregador e o profissional, objetivando oportunizar o primeiro emprego aos jovens na faiza etária de 16 a 24 anos.

O vereador afirmou que já entrou contato com o gerente da Central do Cidadão de Caraúbas, José Fernandes de Amorim (Zé Preto), e o mesmo já sinalizou positivamente, garantindo que o orgão público ao qual gerencia estará de "portas abertas" para receber a Unidade do Programa Sine.


SEGUNDO JÁCOME

I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE RURAL - PALESTRA III E GINCANA CULTURAL

16h00min - Palestra III

Espaços de Organização e Políticas de Formação. "No grupo e no sindicato com técnico e jovem saber, o consórcio é o formato para o campo bem suceder".

Palestrantes

José Maria Júnior - Presidente do STTR Caraúbas/RN
Suziane Ferreira - FETARN

Coordenadora

Robson Luíz Soares (ATOS) - Coordenador


16h30min - Debate

17h00min - Avaliação e Encerramento

19h00min - Gincana Cultural



Por MAYKON OLIVEIRA

NENHUM POTIGUAR SE CLASSIFICOU À FASE FINAL DO DESAFIO DA NATIONAL GEOGRAPHIC


Na semana passada, o Comitê Gestor divulgou a relação dos 20 estudantes finalistas do Desafio National Geographic 2009. A fase final do concurso, que irá se realizar entre os dias 12 e 15 de novembro. Além dos alunos classificados, também participarão um acompanhante e o professor responsável pelo desenvolvimento das atividades inerentes ao Desafio na escola onde o aluno estuda.

No total, foram cerca de 276 mil alunos participaram das duas etapas classificatórias a local e a regional. Para se ter uma idéia da magnitude do Desafio Viagem do Conhecimento, um total de 4.823 escolas de todo o Brasil que se inscreveram e participaram do concurso. O curioso é que nenhum estudante potiguar ficou entre os 20 selecionados para a finalíssima

Em Caraúbas, apenas alunos de três escolas participaram: Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Escola Municipal Josué de Oliveira; e Escola Estadual Antônio Carlos. Alguns se qualificaram para a fase regional, que foi realizada em Almino Afonso/RN.

Vale salientar que só podem participar do Desafio, alunos do 8º e 9º Ano, e da 1ª Série do Ensino Médio.



Por MAYKON OLIVEIRA

"CARAUBENSES AUSENTES" COMEÇAM A CHEGAR EM NOSSA CIDADE


Na manhã de hoje (31), fomos até a "entrada" de cidade, mais precisamente nas proximidades da Rodoviaria. Na oportunidade, podemos constatar um grande fluxo de veículos adentrando em nossa cidade.

Espera-se que neste feriado vários "filhos da terra" possam estar presentes em Caraúbas/RN, para visitar seus familiares.

Por LEYSSON CARLOS E SEGUNDO JÁCOME

I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE RURAL - PALESTRA II E PAINEL

11h00min - Palestra II

Meio Ambiente e Agroecologia - "Juventude ativa com educação, campo bem cuidado com mais extensão e o meio rural com preservação"

Palestrantes

Cláudia Virgínia - Bióloga e ex-Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental de Caraúbas/RN
Edjane - Técnica agrícola da Diaconia

Coordenador

Atelson Clementino - Centro Sabe Muito

12h00min - Debate

12h30min - Almoço

14h00min - Dinâmica

14h10min - Painel

Organização de Base da Juventude - "Quem somos e o que temos, como estamos e o que fazemos e nossos sonhos futuros que junto construiremos".



Por MAYKON OLIVEIRA

TEMPO REAL: ACONTECE NESTE MOMENTO A SOLENIDADE DE FORMATURA DOS ALUNOS DO PROERD


Está acontecendo neste momento, na quadra de esporte José Ricardo, a solenidade de encerramento dos trabalhos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O evento conta com a participação de várias autoridades municipais, tanto da parte administrativa quando da parte policial. Além disso, vários educadores e a população em geral estão marcando presença na solenidade.

Nas próximas postagens estaremos trazendo mais detalhes deste importante evento.

Por SEGUNDO JÁCOME E LEYSSON CARLOS

PEDAGOGIA DO PARLAMENTO FOI LANÇADO EM CARAÚBAS NA NOITE DE ONTEM

Equipe de coordenação da Pedagogia do parlamento

Na noite de ontem (30), aconteceu em nossa cidade a solenidade de lançamento do projeto "Pedagogia do Parlamento", o mesmo foi realizado nas dependências da Câmara Municipal de Caraúbas e contou com a presença de várias autoridades de nosso município.

Autor do Projeto, vereador Assis Batista

Os Trabalhos foram iniciados pelo vereador e autor do projeto Francisco de Assis Batista (PSB) , onde logo após passou a palavra a equipe coordenadora do projeto que é composta por Leysson Gurgel Carlos, Patrício Ferreira, Osnildo Junior e João Paulo Costa ainda tendo a equipe de apoio e alguns voluntários. Terminando a apresentação de todos a coordenação projeto fez uma breve explanação de como seria o processo de implantação da pedagogia do parlamento nas escolas e falou de seus objetivos principais.

Um dos coordenadores fazendo algumas explanações sobre o projeto

um dos coordenadores do projeto Leysson Carlos ressaltou que seria interessante que esse projeto fosse desenvolvido não só os dois anos em que Assis é presidente desta casa, mais que os presidentes que entrarem dêem continuidades a esse trabalho pois não é em apenas dois anos que vamos mudar a mentalidade da população.

Vereadores da cidade de Felipe Guerra se fizeram presentes no evento

Logo após as explicações da coordenação a palavra foi facultada a mesa que estava composta com varias autoridades, que além do presidente da câmara Francisco de Assis Batista estavam presentes o prefeito Ademar Ferreira e seu vice Alcivan Viana, o secretario municipal de educação Ivanildo Gomes e várias outras autoridades de nosso município. O evento também contou com a presença do presidente da câmara municipal de Felipe Guerra Paulo César acompanhado de mais dois vereadores daquela cidade, onde os mesmos rasgaram elogios ao autor e também presidente daquela casa.

Mesa das autoridades

Todas as autoridades em suas explanações ressaltaram que esse projeto é de fundamental importância para tentar corrigir a política municipal e que são ações como essas que deveriam ser trabalhadas não só por um governo municipal como também em toda esfera política Nacional.

Repentistas encerraram o evento

Ao final do evento um dupla de repentista fizeram repentes com o tema da pedagogia do parlamento para todos os presentes encerrando assim o evento.

Por LEYSSON CARLOS, SEGUNDO JÁCOME E MAYKON OLIVEIRA

HERING FIRMA CONTRATO COM EMPRESA PROPRIETÁRIA DA FÁBRICA DE CONFECÇÕES.

Foto: Terra.com.br

Na última quarta-feira (27), noticiamos que o Coordenador de Produção da Hering, Estênio Mosquetti, esteve em Caraúbas/RN, vistoriando as instalações da futura fábrica de confecções. Na ocasião, o coordenador foi recepcionado por alguma autoridades locais e pelo proprietátio da futura fábrica, o senhor Marcone Dias.

A vistoria e as condições de trabalho agradaram a companhia que, confirmou a parceria com a empresa LUMER Industria, Comercio e Representações Texteis LTDA (Empresa responsável pela instalação da fábrica).

A Hering é uma das marcas da empresa brasileira Cia. Hering, especializada em moda adulta. A sede e principais fábricas da Cia. Hering ficam em Blumenau, no estado de Santa Catarina. Atualmente existem mais de 314 lojas franqueadas por todas as regiões do país.

Os currículos já estão sendo recebidos na Secretaria de Planejamento, localizada na Rua Santos Dumont.


SEGUNDO JÁCOME

SOLENIDADE DE FORMATURA DOS ALUNOS DO PROERD ACONTECERÁ NA MANHÃ DE HOJE

(Imagem:Divulgação)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) encerra hoje os seus trabalhos neste ano de 2009, aqui no município de Caraúbas/RN, com a formatura dos alunos. A solenidade será iniciada agora pela manhã (09 horas) e deverá contar com a presença de várias autoridades.

É importante ressaltar que durante boa parte deste ano letivo, o instrutores do Proerd , que são policiais militares, em sua maioria voluntários, desenvolveram ações em vários pontos do nosso estado. Mais uma vez, dezenas de alunos caraubenses receberam a orientação de uma profissional capacitado pedagogicamente para desenvolver o trabalho nas escolas.

Durante esta semana, o Coordenador Geral do Programa no município, Hudson Neimar, realizou a entrega das camisetas e dos bonés que os estudantes usarão no evento. É ele quem realiza o trabalho de conscientização com as crianças.

Sem dúvidas, o Proerd é um programa admirável e muito importante, pois agrega pilares como a escola, a família e a polícia, na formação de jovens conscientes, livres do submundo das drogas e da criminalidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE RURAL - PALESTRA I

10h00min - Palestra I

Prostituição Infanto-Juvenil x Educação Sexual "Se instala no meio e nos rouba a virtude, ela ataca no seio de nossa juventude. O que fazer para ter paz, segurança e saúde?"

Palestrantes

Dra. Rútila Tayane Fernandes - Psicóloga do CRAS
Rugna Begna- Professora e Agente Comunitária de Saúde

Coordenadora

Raílda Almeida - Coordenadora CMJTTR

10h25min - Debate

11h00min - Apresentação Cultural


Por MAYKON OLIVEIRA

CURSISTAS DO PÓLO DA UAB EM CARAÚBAS, FARÃO A PRIMEIRA PROVA NA MANHÃ DE HOJE


Hoje será realizada a prova presencial nos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Das 9h às 12h, os alunos dos Cursos de Pós-Graduação estarão respondendo a avaliação, que será aplicada na sede do Pólo "Sertão das Caraubeiras", que funciona na Escola Municipal Josué de Oliveira.

Durante toda a semana, os professores e tutores enviaram e-mails para os cursistas, destacando a importância dos textos e dos filmes, disponíveis na plataforma. Segundo eles, a prova está muito bem elaborada, sendo fundamentada dentro das discussões realizadas.


Algumas observações:

Cada aluno deve comparecer munido de canetas de cores: azul ou preta.
Não levar borracha ou corretivo;
Documento de identidade e CPF.
Não levar celular (e se levar deixar desligado).


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Preparação

As equipes que participarão do Campeonato Municipal de Futsal, já estão intensificando os treinamentos. A expectativa é de que o nível seja bastante elevado, fato que garante mais competitividade a esse evento esportivo. Desse modo, vários times representarão as comunidades rurais enquanto que outros foram formados aqui mesmo na cidade. As partidas acontecerão na Quadra Municipal de Esportes José Ricardo.


Entusiasmo

O subsecretário de Esportes do município, Leca Gurgel, se diz entusiasmado com a realização de mais um grande evento esportivo em Caraúbas. Esta semana, tivemos a oportunidade de conversar com ele e tal empolgação ficou evidente. "Mais uma vez a nossa equipe está empenhada em realizar um grande campeonato. Vários times já confirmaram presença. Desta vez, apenas as equipes caraubenses participarão das competições de futsal, tanto no aberto quanto no master", finalizou.


Bom saber disso...

Informações dão conta de que em breve a cidade de Caraúbas ganhará mais um reservatório para acumular água, e assim, amenizar a problemática do abastecimento em grande parte da nossa zona urbana. Existe um projeto voltado para a construção de uma caixa d'água no bairro Leandro Bezerra, que contará com a capacidade de acumulação de aproximadamente 200 mil litros. Esperamos que tal projeto, que já foi entregue ao "comando" da CAERN na capital do estado, seja efetivamente executado. É inadmissível uma cidade desse porte, ter apenas uma caixa para acumular água. É por isso que a água e a satisfação são poucas, porém, as contas e os transtornos são muitos.



Por MAYKON OLIVEIRA

MOVIMENTO EM PROL DA PAZ REALIZARÁ AUDIÊNCIA NA TARDE DE HOJE.

Logo mais às 16h, acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública que tratará de questões relativas ao movimento que está sendo idealizado por um grupo de jovens de Caraúbas, em favor da paz em nosso município.

Na ocasião, serão discutidas várias questões referentes a construção de um calendário de atividades que serão desenvolvidas em nossa cidade. Na pauta do encontro, será também agendada a data em que deverá ser realizada uma grande mobilização, trata-se de uma passeata que percorrerá as principais ruas da cidade, que se transformará num ato de repúdio à violência e de conclamação pela paz.


DIGA SIM A VIDA E NÃO A VIOLÊNCIA! O SILÊNCIO DIANTE DA AGRESSÃO É, TAMBÉM, UMA FORMA DE VIOLÊNCIA.



EQUIPE CARAUBAS HOTNEWS

VOTAÇÃO DA PEC DOS VEREADORES ACONTECERÁ NA PRÓXIMA SEMANA

Decisão será discutida no Plenário do STF. (Foto:http://www.folhadoms.com.br)

Anteriormente previsto para acontecer ainda nesta semana, o referendo sobre à decisão da PEC dos Vereadores foi adiado para o dia 5 de novembro. As discussões, que iriam ocorrer no Plenário do Supremo Tribunal Federal, agora serão realizadas apenas na semana que vem.

Milhares de suplentes de vereadores dos municípios brasileiros, dentre eles Caraúbas, aguardam com ansiedade a decisão. Na verdade, os ministros irão decidir se será mantida ou não a decisão liminar da ministra Cármen Lúcia que acabou alterando a composição das Câmaras Municipais e determinou sua aplicação retroativa às eleições de 2008.

No começo do mês (dia 2), a liminar foi deferida pela ministra, para posteriormente ser submetida ao referendo do Plenário. Dessa forma, o documento suspendeu em caráter imediato, o preenchimento de aproximadamente sete mil vagas criadas com a aprovação da PEC.


Por MAYKON OLIVEIRA

30 de outubro de 2009

I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE RURAL - PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

Amanhã (31) acontecerá o I Encontro Municipal de Juventude Rural de Caraúbas/RN, e o blog divulga a programação de abertura do evento:

07h30min - Acolhida e Credenciamento

08h30min - Vídeo de Motivação

09h00min - Mesa/Abertura - Com a presença de várias autoridades


Nas próximas postagens, traremos mais informações.


Por MAYKON OLIVEIRA

FUNCIONÁRIOS DO TURNO VESPERTINO COMEMORARAM O DIA DO SERVIDOR PÚBLICO, NA ESCOLA JOSUÉ DE OLIVEIRA.

Servidores da escola participaram de confraternização.

Os funcionários do turno vespertino da Escola Municipal Josué de Oliveira, realizaram na tarde de ontem (29), um momento de confraternização para comemorar a data referente ao dia do servidor público.

Na ocasião, foi servido um lanche para os funcionários daquela instituição de ensino.


Lanche foi servido para os presentes.

A Escola Josué de Oliveira é a maior do município, e conta com a administração dos professores, Wilton Firmino e Maykon Oliveira.


SEGUNDO JÁCOME

CARAUBENSES PLANEJAM REATIVAR O "BAILE DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO".

Conversando com os amigos Romero Plácido e Raimundo Calixto, recebemos a informação de que existe uma articulação entre várias famílias caraubenses para que o "Baile da Festa de São Sebastião" possa ser implementado na programação social da festa, na edição de 2010.

O baile, que já foi realizado em várias ocasiões, nas décadas de 70 e 80, deverá acontecer nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no dia 20 de Janeiro.

Nas próximas postagens voltaremos com mais detalhes.


SEGUNDO JÁCOME

RELATÓRIO ANUAL DIVULGA RANKING DAS NAÇÕES MENOS E MAIS CORRUPTAS DO MUNDO.


Recentemente, a "Transparency International" divulgou a versão 2009 de um relatório publicado anualmente, que classifica em um ranking o nível de corrupção em 180 países.

Na lista dos menos corruptos, o Brasil ocupa o 80º lugar. Cá entre nós, diante de tanta coisa que acontece no Congresso e outras que acontecem fora dele, tal colocação é mesmo que subir ao pódio numa competição importante.

Confira a lista dos dez melhores e dez piores colocados no tocante a prática de atos corruptos:


Os Menos Corruptos

1º. Dinamarca
2º. Nova Zelândia
3º. Suécia
4º. Cingapura
5º. Finlândia
6º. Suíça
7º. Islândia
8º. Holanda
9º. Austrália
10º. Canadá

80º. Brasil
.

Os Mais Corruptos

1º. Somália
2º. Myanmar
3º. Iraque
4º. Haiti
5º. Afeganistão
6º. Sudão
7º. Guiné
8º. Chade
9º. Guiné Equatorial
10º. República Democrática do Congo

Fonte: Transparency International


Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPE DE FUTSAL DO ABC VENCE E SEGUE NA BRIGA PELO TÍTULO DA LIGA NORDESTE.

O ABC/UnP/Art&C, do atleta Neto Caraúbas, está vivo na luta pelo título inédito da Liga Nordeste de Futsal 2009. A equipe alvinegra conquistou uma vitória marcante sobre o "carrasco" Moita Bonita (SE). Venceu por 3 a 0, jogando no ginásio Governador Albano Franco, na cidade de Moita Bonita (SE).

Com este resultado, as quatro equipes que disputam a fase decisiva estão empatadas com três pontos e seguem na briga pelo título. ABC e Internacional (SE), que levam vantagem no saldo de gols - dois gols, cada - se enfrentam às 19h desta sexta-feira. Moita Bonita e Fortaleza, que também tem chances, jogam às 20h30. Esta última rodada promete muitas emoções.

Fonte: http://www.abcfutsal.com


Por MAYKON OLIVEIRA

UERN DIVULGA CONCORRÊNCIA DO VESTIBULAR 2010.

A Comperve/UERN informa a concorrência dos cursos de cada um dos 19.140 candidatos. A maior concorrência foi para Medicina (matutino), com 92.07 (geral) e 28.69 (cotistas), seguida de Direito (noturno, Campus de Natal), com 72.85 (geral) e 29.25 (cotistas).

O curso com menos inscritos por vaga foi o de Letras, habilitação em Língua Inglesa (noturno, Campus de Macau), com 0.80 (geral) e 0.20 (cotistas).

Os inscritos deverão, entre os dias 20 de novembro e 20 de dezembro, acessar seu cartão de inscrição para maiores informações sobre a prova.


FONTE: JORNAL NO MINUTO


SEGUNDO JÁCOME

I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE RURAL SERÁ REALIZADO AMANHÃ

Reunião definiu ações para viabilizar a realização do encontro (Foto:Samir Gurgel)

Será realizado amanhã nas dependências da Casa da Cultura Popular Manoel do Violão, o I Encontro Municipal da Juventude Rural. Durante a semana, uma reunião definiu os últimos detalhes para a realização do evento, até então inédito em Caraúbas/RN.

Abordando o tema "Por um Campo Caraubense com Gente", o encontro deverá contar com a presença de mais de 150 jovens, oriundos de várias comunidades rurais e assentamentos do nosso município. O lema é "Organização, formação e luta rumo à sucessão rural".

Conversando nesta manhã com Samir Gurgel e a coordenadora Raílda Almeida, eles nos comunicaram que as expectativas são as melhores possíveis, e destacaram a importância de um evento desta magnitude."A idéia é mobilizar um grande número de jovens. Estamos esperando mais de 150, pois representantes de mais de 15 localidades já confirmaram presença", afirma Samir.

Durante o encontro, será desenvolvida uma vasta programação, com palestras, exposição de painéis, debates e uma Gincana Cultural, que marcará o encerramento dos trabalhos.


Por MAYKON OLIVEIRA

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE À DENGUE

(Imagem:Divulgação)

Ontem (29) o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2009/2010. Com o slogan“Brasil Unido contra a Dengue”, o governo pretende continuar desenvolvendo ações no tocante a prevenção e ao controle da doença, a exemplo do que vem ocorrendo no país desde o ano passado. As medidas trouxeram resultados: entre 1º de janeiro e 1º de agosto de 2009, houve queda de 63% no número de óbitos.

Para obter resultados cada vez mais expressivos, uma das prioridades do governo federal é manter os recursos investidos nas ações de 2008/2009, incluindo a incorporação de R$ 128 milhões ao Teto Financeiro de Vigilância em Saúde (TFVS). Assim, os recursos serão repassados posteriormente aos estados e municípios.

Em Caraúbas, a expectativa é da realização de mais uma campanha com sucesso, a exemplo das que já foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Isso é de grande importância para a população, uma vez que durante o período chuvoso os riscos de proliferação da doença aumentam de forma significativa.



Por MAYKON OLIVEIRA

I FORRÓ DO JACK PROMETE MOVIMENTAR O FINAL DE SEMANA CARAUBENSE.

IMAGEM: DIVULGAÇÃO

Acontecerá neste sábado dia 31 de outubro o I forró do Jack, evento que esta sendo organizado pelo Radialista Vonuvio Praxedes (Jack do Brasil).

Em conversa com o organizador da festa ele afirmou que a mesma será transmitida através da radio online v7 no seguinte endereço: WWW.radiov7.net. Além também de algumas noticias sendo postadas em tempo real no portal Caraúbas.net. Uma ótima opção no final de semana caraubense.




Por: RICHARLLES ALVES

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Meses atrás, parte dos moradores do bairro Leandro Bezerra foram às urnas para escolherem seus novos representantes. Na oportunidade, Maria Josirene Sales e Lucinaldo de Souza, foram eleitos para presidente e vice, respectivamente.

"Jô" e "Naldo" foram eleitos após uma votação apertada.

O pleito que definiu a nova diretoria do Conselho Comunitário do maior bairro de nossa cidade foi bastante disputado e contou com uma maciça participação popular. No final, "Jô" e "Naldo" conseguiram a vitória e assumiram o compromisso de lutar em prol de benefícios para os moradores do BLB.

Moradores associados compareceram ao pleito.


Populares acompanharam a apuração dos votos.

A eleição e a posse da nova equipe gestora aconteceram na Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara.

A posse da nova diretoria aconteceu na tarde do dia 16 de maio.


Por MAYKON OLIVEIRA

DIGA NÃO A VIOLÊNCIA!



Não dá para cruzar os braços enquanto nossa cidade volta a ser palco da violência! Não dá para ficar calado ouvindo o choro desesperado das famílias que perdem seus filhos para a droga! Não dá para fechar os olhos e ignorar o crescimento do tráfico que invade nossas casas e rouba os sonhos de nossos adolescentes. Não podemos ficar parados assistindo a este espetáculo assustador. Não podemos enterrar os mortos e esquecer que aqui fora a ameaça continua. Vamos unir nossas forças, dar as maõs e buscar soluções concretas para nossa cidade. Junte-se a nós e lute por uma CARAÚBAS EM PAZ!


A SOCIEDADE CARAUBENSE convida o (a) senhor (a) a participar da ASSEMBLÉIA PÚBLICA, a ser realizada neste dia 31 de Outubro de 2009, às 16h, na Câmara Municipal de Caraúbas.


DIGA SIM A VIDA E NÃO A VIOLÊNCIA! O SILÊNCIO DIANTE DA AGRESSÃO É, TAMBÉM, UMA FORMA DE VIOLÊNCIA.


Nota do Blog: O Blog Caraubas Hotnews é sensível a essa mobilização pela paz em nossa cidade. Este espaço está totalmente disponível para futuras informações relacionadas ao tema.


EQUIPE DO CARAUBAS HOTNEWS

RÁPIDAS...

Fim do prazo

Para os alunos que cursam quaisquer das Pós-Graduações ofertadas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Pólo "Sertão das Caraubeiras", é importante destacar que as atividades deverão ser entregues somente no dia de hoje. Lembramos também que amanhã estará acontecendo a avaliação presencial na sede do Pólo, que funciona na Escola Municipal Josué de Oliveira.


Conclusão

Acredita-se que serão concluídas hoje a maior parte dos reparos que estão acontecendo nos cemitérios do município de Caraúbas. Durante toda a semana, vários desses logradouros passaram por melhorias, para receberem o grande número de visitantes que tradicionalmente os frequentam durante o Dia de Finados.



Vencer & Vencer

É com esse sentimento que os jogadores do ABC entrarão em campo amanhã a noite. O alvinegro jogará no Frasqueirão contra o Paraná Clube, e necessita da vitória se quiser manter as chances de escapar da queda para a 3ª Divisão do futebol brasileiro. Com apenas 31 pontos ganhos, o clube figura entre aqueles que tem as maiores chances de serem rebaixados.



Por MAYKON OLIVEIRA

COMITIVA CARAUBENSE PARTICIPOU DE ENCONTRO COM PRESIDENTE DO PV DE MOSSORÓ.

Integrantes do PV de Caraúbas se reuniram com o Secretário Francisco Carlos.

Uma comitiva caraubense do Partido Verde, comandada pelo jovem Tone Israel, participou de um encontro na tarde da última quarta-feira (28), com o Secretário de Cidadania e presidente do PV de Mossoró/RN, Francisco Carlos.

Na pauta do encontro, foram discutidos assuntos relacionados à provável candidatura do Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Mossoró, Gustavo Rosado, ao cargo de deputado federal. O articulador Político, Tone Israel, fez questão de ressaltar que o PV de Caraúbas estará unido nas eleições do próximo ano e que serão realizadas várias reuniões para que o partido possa sair fortalecido do pleito eleitoral.

Aproveitando a oportunidade, o Presidente da Associação Caraubense de Reciclagem, Serviços e Educação Ambiental (ACRESEA), Rivaldo Fernandes, apresentou o "Programa de Coleta Seletiva e Geração de Renda" ao secretário Francisco Carlos, que prontamente se dispôs a ajudar no que estiver ao seu alcançe.

A reunião aconteceu no Centro Administrativo da Cidadania.


SEGUNDO JÁCOME

EQUIPE DA SECRETARIA DE ESPORTES VISTORIOU ANDAMENTO DAS OBRAS NO ESTÁDIO DE FUTEBOL.

Tenízio, José Neto, Leca Gurgel e Gilson de Souza.

O Secretário de Esportes, Leca Gurgel, juntamente com os seus auxiliares, Tenízio e Gilson de Souza, foram na manhã da última quarta-feira (28), vistoriar o andamento das obras do futuro estádio de futebol de Caraúbas/RN.

No local, puderam constatar que os trabalhadores estão terminando de colocar as últimas colunas de sustentação, para que na próxima semana possa ser iniciado o processo de construção dos muros e alambrados.

Leca Gurgel conversando com o mestre de obras, José Neto.

Conversando com o Mestre de Obras, José Neto, o secretário Leca Gurgel, recebeu a informação de que a 3ª etapa da construção da estádio, tinha acabado de ser licitada, o que certamente vai contribuir para que o estádio possa ser concluído o mais breve possível.


Veja às etapas para a construção do estádio.

1ª etapa: Construção do muro e alambrado.

2ª etapa: Construção da arquibancada e dos vestiários. Instalação dos refletores e fixação da grama.

3ª etapa: Acabamento final (retoques).


O mestre de Obras afirmou que, tudo caminhando como planejado, o estádio deve ser entregue à comunidade caraubense no segundo semestre de 2010.


SEGUNDO JÁCOME

"DÚVIDA TUCANA"

Serra e Aécio "esquentam" disputa no PSDB. (Foto: www.blogdogusmao.com.br)

Não é exagero de nossa parte afirmar que o PSDB vive um grande paradoxo. Bom, nem o fato de ter um nome bem avaliado nas pesquisas inerentes à sucessão presidencial – o governador de São Paulo, José Serra - faz com que o partido defina quem enfrentará o candidato do bloco "lulista".

Por enquanto, Serra parece estar mais preocupado com a disputa interna contra o governador mineiro Aécio Neves. Apesar de favorito, o governador paulista encara os fatos com cautela. Aécio é "tucano", mas não tem cara e nem atos de quem é oposicionista. Ele tem um estilo contemporizador, e não é de seu feitio partir para qualquer tipo de ataque e/ou enfrentamento. Além disso, mantém ótimas relações com o PT, em seu estado, inclusive "subindo" no mesmo palanque para eleger o prefeito de Belo Horizonte.

Para piorar as coisas, José Serra é visto como uma espécie de "anti-Lula", enquanto que Aécio quer ser visto como o pós-Lula. Dessa forma, nessa "briga de cachorro grande" que sai vitorioso é o presidente Lula. Com certeza, ele celebra essa contradição que o fortalece, ou melhor, fortalece Dilma, Ciro... ou qualquer outro nome que apareça como postulante e seja da sua base.


Por MAYKON OLIVEIRA

29 de outubro de 2009

"II FORRO BODÓ" SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO NO DISTRITO DE SÃO GERALDO.

Foto: Blog Apodi BaixodoPano

O bloco carnavalesco "Espermaentrando", da comunidade de São Geraldo, realiza neste sábado, dia 31 de Outubro o II "Forró Bodó".

A festança acontecerá na Quadra da Esportes do Distrito, e terá como principais atrações, as seguintes bandas forrozeiras: Forró Arretado e Balanço Turbinado.

Vale lembrar que durante todo a manhã e tarde de sábado, acontecerá um torneio de futebol em São Geraldo, com a participação das principais equipes da região.


SEGUNDO JÁCOME

SECRETARIA DE ESPORTES REALIZARÁ A 1ª COPA MUNICIPAL DE FUTSAL.

A equipe da secretaria de esportes esteve reunida para definir os últimos detalhes do campeonato.

A secretaria municipal de esportes estará realizando no período de 04 a 14 de Novembro, a 1ª Copa Municipal de Futsal, que será disputada nas categorias, aberto e máster.

Os jogos serão disputados na Quadra de Esportes "José Ricardo". Todas as partidas serão realizadas no turno noturno.

Até o momento, 16 equipes se inscreveram para participar dos jogos na categoria aberto. Para o campeonato dos veteranos está sendo esperada a participação de 08 equipes.

Vale salientar que o campeonato será disputado apenas por equipes caraubenses da zonas urbana e rural.


SEGUNDO JÁCOME

PREFEITO E VEREADOR COBRAM MELHORIAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM CARAÚBAS/RN.

O prefeito Ademar e o vereador Francisco Varela estiveram em audiência na CAERN/Mossoró.

O município em breve vai ter solucionado boa parte do problema no abastecimento d`água da cidade e na zona rural. Pelo menos foi o que ficaram sabendo o prefeito Ademar Ferreira da Silva (PSB) e o vereador Francisco de Assis de Melo Varela (PC do B0) na audiência que tiveram com o diretor regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Escritório Regional de Mossoró, na quinta feira, dia 29 pela manhã.


Esta definida a construção de um reservatório com capacidade para 200 mil litros no bairro Leandro Bezerra, cujo projeto já existente na Presidência da empresa em Natal e está sendo redesenhado e adaptado a atual realidade do município, custos estão sendo revistos, quando em seguida o prefeito Ademar Ferreira, juntamente com o Gerente Regional da CAERN engenheiro José Ronaldo e o também técnico executivo da empresa, geólogo Cleice Paz de Lira, intercederão junto ao setor competente da empresa na concretização da importante obra de saneamento.


ABASTECIMENTO D`ÁGUA NO KM 101


Na oportunidade da audiência, o prefeito Ademar Ferreira assinou ofício, numa intercessão do vereador, advogado Francisco de Assis de Melo Varela, reivindicando a solução da problemática no abastecimento de 200 famílias que residem no Assentamento Santa Clara, localizado na zona rural do município, na localidade do km 101.



Foto e informações: Assessoria de Comunição da PMC.


SEGUNDO JÁCOME

A HERANÇA MALDITA DE BUSH...

Desde o início da invasão estadunidense ao Iraque, que aconteceu em 2003, diariamente temos acompanhado a dor, a revolta de um povo que não aceita as imposições do Ocidente.

(Imagem: danilosgn.blogspot.com)

Uns posam de heróis, enquanto que outros são concebidos como vilões... (leia-se bandidos, terroristas).

Fazer o que? Tais problemas são resultantes dos interesses e da visão imperialista, totalitária e cruel de "Beuzebush".


Por MAYKON OLIVEIRA

MUNICÍPIO PREPARA EDITAL DE CONCURSO PARA PREENCHIMENTO DE 153 VAGAS.

Foto: vontadedevencer.com


Confirmado na última terça-feira (27) pelo prefeito de Grossos, Veronilde Caetano da Silva (PSB), que até a próxima sexta-feira (30) deverá ser publicado o edital de convocação do concurso público, a ser realizado pela Prefeitura de Grossos. A comissão designada pelo prefeito para elaborar o documento informa que o processo está em andamento, cumprindo os prazos legais.

O concurso público em questão atende a uma orientação do Ministério Público (MP) e será realizado ainda neste ano. Com base do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o MP e a Prefeitura, os candidatos aprovados serão imediatamente convocados, no sentido de assegurar a recomposição do quadro funcional da prefeitura a partir de janeiro de 2010.

De acordo com levantamento feito pela comissão responsável pela elaboração do edital do concurso, há deficiência de servidores em praticamente todos os setores da administração municipal. Para suprir essa carência de material humano, serão ofertadas 153 vagas, sendo que desse total, 103 serão destinadas ao cadastro de reserva do município.

Para os cargos que exigem nível fundamental, com salário de R$ 465, serão oferecidas vagas nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), 30 vagas; zelador, 14; vigia, 21 vagas.

Para os cargos de nível médio, com salários de R$ 470, haverá vagas nas funções de auxiliar de escritório, 3 vagas; auxiliar de farmácia, 3; auxiliar de laboratório, 1; auxiliar de secretaria, 3; secretaria geral, 5; secretaria geral, 4; recepcionista, 3; Agente de Combate às Endemias, 6; Agente Comunitário de Saúde, 1; Fiscal de Vigilância Sanitária, 2; digitador, 5; auxiliar de enfermagem, 10; auxiliar de parto (só reserva, 3 vagas); Técnico de Raio-x, nível médio e especialização, só reserva, 3 vagas.

Para os cargos que exigem magistério, salário de R$ 676,49, as vagas são para Professor Educação/Creche, 6 vagas; Professor Educação Infantil, 3. Cargos com salários de R$ 757,66 serão ofertadas vagas nas funções de: Professor ao 1º ao 5º ano/Ensino Fundamental, 10 vagas; Professor do 6º ao 9º ano/Matemática, 2; Professor do 6º ao 9º ano/Português, 2; Professor do 6º ao 9º ano/Ciências; 2; Professor do 6º ao 9º ano/História, 1; Professor do 6º ao 9º ano/Geografia, 1; Professor do 6º ao 9º ano/Educação Física, 2; Professor do 6º ao 9º ano/Artes (só reserva, 2); Professor do 6º ao 9º ano/Inglês,1; Professor do 6º ao 9º ano/Cultura do RN, 1 vaga.

As vagas para nível superior, com salários de R$ 800, são todos para a área da saúde. Confira as vagas disponíveis: Médico Cardiologista, 1 vaga; Ginecologista, 1; Cirurgia geral (1 reserva); Pediatria (1 reserva); Anestesia (1 reserva); Fonoaudiólogo (1 reserva); Enfermeiro, 1; Farmacêutico Bioquímico, 1; Fisioterapeuta, 1; Nutricionista, 1; Assistente Social (2 reserva); Administrador (3 reserva).


FONTE: JORNAL CORREIO DA TARDE



SEGUNDO JÁCOME

ALGUMAS DAS "PÉROLAS" DE GALVÃO BUENO


Considerado por muitos o melhor narrador esportivo do Brasil, Galvão Bueno de vez em quando solta das suas, não apenas no futebol, mas nos outros esportes que se mete a narrar.

Veja algumas das pérolas do locutor da Rede Globo:


# Bem amigos da Rede Globo. Estamos aqui em BUENOS AIRES, no EQUADOR… (Onde ???)

# Depois da derrota, o pior resultado é o empate. (E depois do empate, o pior é a vitória, certo?)

# O Adriano tá com uma disposição, correndo o campo todo, parece um LEÃO ENJAULADO. (???)

# O Brasil correu o risco de sofrer NOVAMENTE o segundo gol. (Aí não tem problema… o problema é se fosse o terceiro)

# GOOOOOL! Éééééééé do SÃO CAETANOOOOOO! (Final da Copa do Brasil 2004, no Maracanã, primeiro gol do SANTO ANDRÉ sobre o Flamengo)

# Qual o STATUS do jogo, Falcão?
- É, Galvão, o Brasil precisa tomar muito cuidado porque o Peru tá crescendo e começando a entrar pelas costas da defesa.

# Chutou com a perna que não era a dele. (Devolve agora…)

# Não dá para fazer 2 gols ao mesmo tempo (Gênio)


Fonte: blogarei.com


Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMA "CAMINHOS DA ESCOLA" ENTREGA VEÍCULO ESCOLAR PARA MUNICÍPIOS BRASILEIROS. CARAÚBAS/RN SERÁ CONTEMPLADA.

Caraúbas deverá ser contemplada com um transporte escolar (Foto: mec.gov.br).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) teve acesso à lista dos 823 municípios que se encontram com previsão de atendimento em 2009 do Programa Caminho da Escola, que coloca à disposição veículos para o transporte escolar na área rural.

Os municípios contemplados integram a lista de atendimento prioritário do Ministério da Educação (MEC) por possuírem baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dia 13 de outubro começaram a ser enviados aos municípios os documentos necessários para a celebração dos convênios que serão firmados para a entrega dos ônibus escolares.

Veja a lista dos municípios potiguares que receberão o transporte.

Assu
Alexandria
Areia Branca
Baraúna
Bento Fernandes
Brejinho
Canguaretama
Caraúbas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Extremoz
Felipe Guerra
Goianinha
Governador Dix-Sept Rosado
Guamaré
Ipanguaçu
Jaçanã
Jucurutu
Lagoa de Pedras
Lagoa Nova
Luís Gomes
Macaíba
Nova Cruz
Parazinho
Pedro Velho
Poço Branco
Pureza
Rio do Fogo
Santa Cruz
Santana do Matos
Santo Antônio
São Bento do Norte
São José de Mipibu
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Tomé
Senador Elói de Souza
Tibau do Sul
Touros
Upanema
Vera Cruz


Fonte: Jornal Gazeta do Oeste


SEGUNDO JÁCOME

RESULTADO DA ENQUETE

Há alguns dias, o blog realizou mais uma enquete. Desta vez, perguntamos aos nossos leitores o que eles achavam da formação de uma chapa única para a escolha da nova equipe gestora da Escola Estadual Sebastião Gurgel, que é a instituição de ensino que possui o maior número de alunos aqui no município de Caraúbas/RN.

Após centenas de votos e uma significativa participação, os resultados foram os seguintes:




A maioria, cerca de 66% dos que votaram, não concordaram com a formação de uma chapa única para disputar o pleito. Ao todo, foram 227 votos contrários à formação de apenas um bloco para disputar as eleições. Muitos desses, deixaram comentários em nosso "Painel Popular".

Para 34% dos que participaram da enquete, a decisão de formar apenas uma chapa foi acertada, ou seja, 117 votantes concordaram com a formação de um bloco na disputa que definirá os novos gestores da Escola Estadual Sebastião Gurgel.

Dessa forma, é importante sabermos o que pensam os nossos leitores e dessa vez não foi diferente. Independentemente de ser uma ou mais chapas na disputa, o que realmente interessa é que a equipe gestora que for escolhida através da eleição direta, tenha o compromisso de lutar em prol de melhorias para os alunos da instituição, para oferecer um ensino de qualidade e contribuir para a formação dos cidadãos.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Preparativos

Os formandos dos cursos de Pedagogia e Geografia do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC) estão intensificando os preparativos para a Colação de Grau, que acontecerá nos próximos dias. Muita coisa já foi definida, como as datas da solenidade, da "aula da saudade", do culto e da missa.


A força do Oeste

Bom saber que a Região Oeste Potiguar ganhou mais um time na elite do futebol potiguar. No próximo ano, certamente entraremos mais uma vez com força na competição estadual, uma vez que teremos a representação de clubes como Potiguar e Baraúnas (Mossoró), do Assu e do recém promovido Centenário, da cidade de Pau dos Ferros/RN.


E nós?

Enquanto os pauferrenses comemoram o acesso à 1ª Divisão do Campeonato Potiguar e os assuenses comemoram o inédito título estadual, nós caraubenses sequer temos uma equipe na Copa Oeste. Apesar do potencial que temos no tocante a qualidade de nossos desportistas, o fato de não ter um espaço adequado para a prática do futebol, nos deixa em segundo plano. A expectativa é de que com a construção do Estádio Municipal e uma série de investimentos do Poder Público e da iniciativa privada, o município volte a ser destaque no cenário regional. Vamos torcer!


Por MAYKON OLIVEIRA

II URSAP REALIZOU PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

O servidor Salomão Pereira, recebeu certificado pelos serviços prestados. (Foto:Chico Costa)

Durante boa parte do dia de ontem (28), a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) através do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho e da Assessoria de Recursos Humanos desenvolveu uma vasta programação para comemorar o Dia do Servidor Público.

No âmbito da confraternização, aconteceram várias atividades, como a de amostra de talentos (com trabalhos produzidos pelos próprios servidores públicos), lanche, interatividade nos setores e entrega de troféu ao servidor destaque Francisco Rock Lima da Silva escolhido pelo voto direto dos servidores da unidade. O segundo colocado foi o servidor da Assessoria de Recursos Humanos, Salomão Pereira.

Exposição mostrou gêneros confeccionados pelos próprios servidores. (Foto: Chico Costa)

De acordo com a gerente da II URSAP, Roberta Fernandes, a idéia é valorizar cada vez mais o servidor. “O servidor é o nosso maior patrimônio e sem dúvidas alguma a realização deste concurso é uma forma de homenagear aqueles que servidores se destacam em suas atividades”, afirma.

Sem dúvidas, uma ótima iniciativa dos que fazem a unidade. Comemorar o Dia do Servidor tem grande valia quando os serviços prestados são reconhecidos, não apenas numa data como esta, mas durante o ano todo.



Informações: Abdias Duque de Abrantes/Chico Costa - Assessoria da II URSAP


Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES