19 de novembro de 2009

DISTRITO DE SÃO GERALDO COMPLETA 46 ANOS.

Distrito de São Geraldo comemora data festiva.


Neste dia 19 a comunidade de São Geraldo distante 24 km do centro da cidade, está completando 46 anos que foi elevada à condição de Distrito. O primeiro do município criado através de Decreto-Lei do ex-prefeito, in memorian, José Nicodemos Fernandes Pimenta-Nicó-, no dia 19 de novembro de 1963.


Este Distrito Comunitário tem uma forte influência na vida política e administrativa de Caraúbas. Várias lideranças políticas, como vereador, vice-prefeito entre outras, foram oriundas daquele distrito. Como exemplo o ex-prefeito Luciano Augusto da Cruz, ex-vereador Genildo Motta, já falecido, ex-vice-prefeito Silvério Marinho da Motta, descendente de povoadores daquela localidade e que tinha residência fixa no Distrito São Geraldo.


O nome do Distrito é segundo pesquisa dos alunos e professores da Escola Estadual “Francisco Reinaldo da Costa”, devido à doação da imagem de São Geraldo à capela construída pela comunidade no ano de 1941, pelo então prefeito, já falecido, João Gurgel Guerra "Joca Guerra".


O Distrito é habitado por 228 pessoas que formam 68 famílias constituídas por 30 crianças, 61 jovens, 92 adultos e 45 idosos. Destes jovens 25 estudam, 15 concluíram o Ensino Médio, 15 concluíram ou estão concluindo o Ensino Superior e apenas 7 não concluíram o Ensino Fundamental, segundo levantamento dos que fazem a Escola Estadual da localidade.


Capela de "Nossa Senhora da Saúde", localizada no distrito de São Geraldo.


A comunidade em sua conjuntura estrutural de prédios e serviços oferecidos possui escola, com ensino infantil e fundamental, dos anos iniciais, Unidade Básica de Saúde, Mercado Público, Quadra de Esportes, totalmente restaurada, reformada e ampliada na atual administração, Igreja Católica, Igreja Evangélica, Posto de Correios, Cemitério Público, mercearias, bares é eletrificada e é servida por água encanada pelas empresas COSERN e CAERN respectivamente.


Ainda faz parte da comunidade Delegacia de Polícia, Delegacia Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Geraldo (ADCSG), Grupo de Jovens (GUJUSC), grupo de voluntariados, apostolado da Oração, grupo de liturgia e para entretenimento um bloco Carnavalesco, que a muito anima seus carnavais. A comunicação telefônica é feita através da empresa Oi, com disponibilização de orelhões e alguns poucos telefones residenciais. Em alguns locais capta-se o sinal de algumas operadoras de telefonia móvel.


Mercado Público de São Geraldo.


A base econômica da comunidade é a agricultura, a pecuária, e a extração da cera das carnaubeiras, pó isto denominado o distrito também de terra das carnaubeiras, devido os vastos carnaubais existentes. É pretensão do prefeito Ademar Ferreira da Silva (PSB) solicitar de uma empresa especializada no setor para elaborar um arrojado projeto para reativar com força total o extrativismo da cera de carnaúba.


Segundo pesquisa fornecida pelos estudantes e professores da Escola Estadual “Francisco Reinaldo da Costa”, em 1933 a comunidade de São Geraldo iniciou seu desenvolvimento, quando o Sr. Silvério Marinho casou-se e construiu uma vila de casas pelo lado esquerdo sentido sul-norte da comunidade, instalou uma pequena venda de tecidos, cereais, ferramentas e demais materiais, instalou também uma padaria com a fabricação de3 pães, bolachas e outras iguarias.


Desde então Silvério Marinho reconheceu a importância do extrativismo da cera da carnaubeira e também por sua conta construiu uma casa de prensa para extração da cera da árvore. Deste empreendimento surgiu emprego e renda aos residentes em São Geraldo e circunvizinhanças.


Escola do Distrito de São Geraldo.


Neste mesmo pensamento de desenvolver a comunidade, o Sr. Clementino Farias também construiu uma vila residencial, lado direito sentido sul-norte, após casar-se e fixar residência no pequeno lugarejo. Optou, entretanto pela criação de animais, tornando-se um dos maiores agro pecuarista na região naquela época.


Num determinado período da vida do Distrito e então próspero comerciante Silvério Marinho com sucesso no extrativismo da cera das carnaubeiras, adoeceu e fez uma promessa a Nossa Senhora da Saúde. Obtendo a graça da cura, decidiu junto aos comunitários que a santa a partir daquele momento iria ser considerada a padroeira de São Geraldo.



Caraúbas, 19 de novembro de 2009

Assessoria de Comunicação e Marketing

Um comentário:

  1. O nome da escola de São Geraldo, Francisco Reinaldo da Costa, foi dada pelo meu avô, Pedro Ludgero Alves, em homenagem ao ser avô quando era vereador em 1950. Portanto, sou tataraneto de Francisco.

    Jailton Oliveira, Rio de Janeiro, 2012.

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES