19 de outubro de 2009

INFIDELIDADE PARTIDÁRIA X CONVENIÊNCIA POLÍTICA


Desde o ano de 2007, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que os mandatos de deputados, senadores e outros políticos eleitos, pertencem aos partidos. Assim, na teoria, quem mudasse de legenda poderia perder o cargo sem um motivo justo. Contudo, apesar das perdas, as siglas parecem não fazer uso desse direito.

Só no Congresso, 31 deputados federais e 04 senadores mudaram de legenda. A maior parte das mudanças ocorreu a partir de agosto e o prazo para se filiar terminou no dia três deste mês. Mas parece, que a tão "badalada" infidelidade partidária não está sendo punida como deveria.

Só nos últimos meses, onze partidos perderam parlamentares: o PMDB, perdeu oito deputados e um senador. Em seguida veio o DEM, que perdeu cinco deputados. PSDB, PP, PTB, PDT, PT, PV e PMN também tiveram perdas.

Em contrapartida, o PSC aumentou a sua bancada em mais cinco deputados. Porém, quem saiu ganhando foi o PR. Apesar de ter perdido dois deputados e um senador, ganhou oito novos deputados, só nos últimos meses.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES