19 de maio de 2009

MESA REDONDA DISCUTIU A PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Na noite de ontem, aconteceu o encerramento das atividades ligadas ao Projeto 18 de Maio, que foi desenvolvido pelo CMDCA e pelo Conselho Tutelar do nosso município. O mesmo, aconteceu no auditório da Casa da Cultura Popular Manoel do Violão, e contou com uma significativa participação popular.

O auditório da Casa da Cultura Popular ficou praticamente lotado.

Inicialmente, o Conselheiro Tutelar e apresentador, Francileno Góis, abriu os trabalhos. Um vídeo sobre as ações realizadas e outro, que mostrava uma canção emocionante, foram exibidos. Posteriormente, tivemos a composição da Mesa, que foi formada por profissionais de várias áreas, que aproveitaram a oportunidade para falar um pouco sobre a necessidade de combater a violência e a exploração sexual dos nossos jovens.

A Mesa foi composta por profissionais de diversas áreas.

Logo após, a ex-Conselheira Tutelar, professora Amanda Dantas, passou a convidar os integrantes da Mesa. O primeiro deles, foi o professor Marcos Roberto. O ex-Secretário de Educação fez um pequeno histórico acerca do dia 18 de maio, e falou sobre a importância de lutar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e ainda fez citações do alemão Bertolt Brecht.

O professor Marcos Roberto, fez um pequeno histórico sobre a origem do Dia Nacional de Enfrentamento à Violência e a Exploração Sexual de menores de idade.

Logo em seguida, tivemos a palavra do Secretário de Saúde do município, enfermeiro Giovani Nobre, e a psicológa Rútila Fernandes. Ele fez algumas colocações sobre a temática e ressaltou que todos os jovens também tem direito à uma saúde de qualidade. Além disso, procurou despertar aos presentes, que todos podem ajudar e não ficar esperando pelos outros. Já Rútila ressaltou que vários fatores podem prejudicar as crianças e os adolescentes. Também comentou sobre a problemática da pedofilia, bem como apontou alguns sintomas comuns, apresentados por aqueles que sofrem com esse crime.

O Secretário de Saúde, Giovani Nobre, também participou das discussões.


A Psicóloga Rútila Fernandes, que falou sobre alguns sintomas comuns para os que sofrem com a violência ou são explorados sexualmente.

Tanto a Assistente Social, Isabel Mota, quanto a Psicopedagoga e representante da ONG CRERSER, Adelzinete Sales, foram bastante diretas em suas palavras. A necessidade de se fazer algo existe, e faz muito tempo. É preciso desenvolver ações para coibir essa problemática, e isso só acontecerá com o empenho de todos.

A Pscicopedagoga Adelzinete Sales, discorreu sobre as ações para combater esse grave problema.

Finalizando as discussões da Mesa, o Pastor da Igreja de Cristo, Givanildo Leite, ressaltou que o amor de Deus é um dos elementos primordiais para a boa relação entre as pessoas. Isso vale, também, para o tratamento que muitos jovens sofrem, tanto nos seus lares quanto no âmbito da própria sociedade.

Dessa forma, parabenizamos a todos aqueles que participaram da Mesa. Sem dúvidas, a discussão de uma temática de tal importância, só vem a contribuir para o enfrentamento da violência e da exploração, que ocorre com nossas crianças e adolescentes.



Por MAYKON OLIVEIRA E RICHARLLES ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES