26 de outubro de 2009

CASARÃO DA SANTANA: UM PATRIMÔNIO EM RUÍNAS

Casarão por onde Lampião passou, corre riscos de cair.

Na visita que realizamos à comunidade de Santana, localizada entre os municípios de Caraúbas e Felipe Guerra, tivemos a oportunidade de conhecer um dos grandes patrimônios históricos de nossa região. Na realidade, visitamos o casarão por onde passou o cangaceiro Lampião.

De acordo com relatos do senhor Raimundo Francisco das Chagas, a grande residência foi construída em 1912 pelo fazendeiro Manoel Valentin. Já naquela época, a propriedade ganhara o nome de Santana. O local apresentava-se bastante tranquilo, até que no dia 12/06/1927, Lampião e seu bando invadiram a fazenda e o casarão para tomarem dinheiro e demais pertences dos proprietários. Na época, o grupo ainda sequestrou o Coronel Antônio Gurgel, que passava pelas proximidades.

O senhor Raimundo Francisco das Chagas conhece bem as histórias sobre o casarão.

Um dos cangaceiros mais cruéis era um chamado de "mormaço". Ele agredia as pessoas sem dó e nem piedade. "Eles agrediram várias pessoas, inclusive nos arredores da fazenda. Eles bagunçaram durante uma tarde inteira, e de longe dava para escutar os gritos do povo", destaca seu Raimundo Francisco, que era criança na época.

Concluíndo as suas palavras, seu Raimundo não escondeu a tristeza em ver todos os dias a queda do casarão. Certamente, um sentimento compartilhado com os moradores e/ou por todos aqueles que visitam a comunidade. "Fico muito triste em ver uma riqueza dessas sendo destruída dessa maneira. Aqui dava para ser um museu. Era para ser reformada pois faz parte da história da nossa comunidade", afirmou o locutor Edivaldo Barboza, que nos acompanhou durante a visita a antiga construção.

Parte do teto já cedeu.


Algumas paredes do antigo casarão não resistiram ao abandono.



Por MAYKON OLIVEIRA E SEGUNDO JÁCOME

Um comentário:

  1. Lendo depoimentos como este desse senhor citado na reportagem, eu fico a me perguntar onde se encontram atos de heroismo por parte de lampião ou mesmo de seu bando, que ocasione o endeusamento com que ele tem sido aclamado nas últimas décadas.

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES