26 de setembro de 2009

GOVERNO PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE TUBERCULOSE NA REGIÃO OESTE.



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública, promoveu durante esta semana, em Mossoró, Curso de Capacitação em Ações de Controle do Programa de Tuberculose de Profissionais da Rede Básica. O objetivo da capacitação é aprimorar os conhecimentos dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF) acerca da importância da mudança do esquema terapêutico para a tuberculose, preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Entre as vantagens do novo esquema terapêutico estão: adequação às normas internacionais, inclusão de uma quarta droga no esquema básico, maior adesão e menor taxa de abandono do tratamento”, destaca Marta Santos, coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose. Os municípios com maior incidência de tuberculose no Rio Grande do Norte são Macaíba, Ceará Mirim, Parnamirim, Mossoró e Natal. 65% dos casos da doença estão nestes municípios.

Em 2008 foram notificados 1.258 novos casos de tuberculose, dos quais 602 foram contraídos de forma contagiosa. Este ano já foram notificados 115 casos da doença. Os municípios com maior número de casos são Mossoró (49), Areia Branca (08), Pendência (07), Açu (06), Angicos (06) e Caraúbas (06). A meta do Governo do Estado é capacitar 1.260 profissionais enfocando as orientações sobre o tratamento e a identificação de casos da tuberculose. De acordo com Marta Santos, a resistência aos medicamentos, em geral, é conseqüência da falta de adesão ao tratamento, cuja duração é de seis meses e alguns pacientes podem ter efeitos colaterais, tais como náuseas e mal-estar.


FONTE: http://tribunadonorte.com.br/noticia/governo-promove-capacitacao-sobre-tuberculose-na-regiao-oeste/126370.


SEGUNDO JÁCOME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES