8 de julho de 2009

EXECUTIVO MUNICIPAL APRESENTA RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE DE 2009

Na noite de ontem aconteceu a apresentação do Relatório do 1º Quadrimestre de 2009, no qual constavam as Metas Fiscais previamente estabelecidas para o município de Caraúbas. Na realidade, o Legislativo Municipal e os demais representantes da sociedade civil, puderam apreciar o que era exposto, fazendo uma avaliação a respeito.

A Audiência Pública, contou com a presença do vice-prefeito Alcivan Viana, representantes do setor de contabilidade da Prefeitura Municipal de Caraúbas, além de secretários e vereadores. empresários, líderes comunitários. Também estiveram presentes representantes da CDL, Maçonaria, imprensa, líderes comunitários, educadores, contadores, e demais segmentos da sociedade.

Vários representantes da sociedade, estiveram presentes.

Inicialmente, os vereadores Assis Batista (PSB) e Hamilton Bezerra (PR) abriram o encontro. Posteriormente, Alcivan Viana fez algumas colocações. "Esse é o momento que a própria Lei estabelece para que a sociedade tome conhecimento daquilo que realmente é seu", destaca. Além disso, o vice-prefeito também destacou a iniciativa do vereador Hamilton Bezerra (Bicudo), que tem desempenhado um grande trabalho no Legislativo, realizando uma oposição responsável. Aproveitando o ensejo, Alcivan ainda falou a respeito da mobilização que está acontecendo, para a elaboração do Plano Plurianual do nosso município.

O vereador Hamilton Bezerra (PR), destacou a importância de saber o destino do dinheiro público.


Alcivan afirmou que existe um plano ousado para desenvolver o município, mas cobrou o empenho de toda a sociedade nesta luta.

Posteriormente, o Controlador Geral do município, André Viana, fez algumas explanações acerca do relatório e começou a apresentar alguns dados importantes, como as receitas, as transferências e as despesas correntes, a questão da dívida, as despesas com pessoal, entre outras. Também expuseram alguns dados, José Luciano Câmara (Zezinho de Ozanan) e Solange Targino, que são contadores do município.

André Viana, que é o Controlador Geral do município, apresentou dados importantes.

A medida em que os dados iam sendo repassados, surgiam pontos de discussão. O contabilista Haroldo Gurgel Mota, destacou que se a Prefeitura fosse uma empresa privada, o lucro no primeiro quadrimestre atingiria valores de R$ 956.582,60.

O Secretário de Finanças, Patrício Rogério de Brito, também falou a respeito. De acordo com ele, o Balanço Orçamentário de 2008 não está "batendo" com a situação atual, principalmente no que tange as dívidas do município. Também, entrando no debate, a professora Nina ressaltou que apenas 38% da população para o IPTU, fato que causa um ônus aos cofres públicos.

Dessa forma, a avaliação realizada acerca do 1º quadrimestre é um tanto quanto positiva. Levando-se em consideração o que foi apresentado, o município apresenta uma situação financeira e econômica bastante regular. Para Solange Targino, o resultado das Metas estipuladas para esse período, é positivo, apesar das dificuldades encontradas, fato peculiar a qualquer princípio de adminisração.



Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES