23 de novembro de 2009

REVISÃO ELEITORAL EM CARAÚBAS/RN SERÁ INICIADA NO DIA 1º DEZEMBRO



Juíza Ilná Rosado acerta detalhes para o início do recadastramento eleitoral. (Foto:Chico Costa)

O município de Caraúbas/RN é um dos cinco no Estado do Rio Grande do Norte, que foram escolhidos para um processo de amostragem, para ter nas próximas eleições uma votação eleitoral totalmente informatizada e mais moderna. O Corregedor Regional Eleitoral do RN, desembargador Cláudio Santos, expediu o Provimento n.º 11/2009, que estabelece as normas do processo.

O Sistema Biométrico de votação que consiste na emissão de um título diferente e com mais informações do eleitor, uma espécie de documento único, onde terá a foto do eleitor e para ter acesso à urna de votação terá que colocar a sua impressão digital. Na realidade, a revisão eleitoral terá início em 1º de dezembro de 2009, estendendo-se até 9 de janeiro de 2010. A mesma acontecerá no auditório da ATOS, na praça São Sebastião, antigo prédio do BANDERN, no horário de atendimento ao público das 8 às 18h, de segunda-feira a sábado.

Segundo informações colhidas junto a Rogério Torres, chefe do Cartório Eleitoral de Caraúbas, para o recadastramento é obrigatório o comparecimentos de todos os eleitores do município, até mesmo os que já estão com a idade fora da obrigatoriedade de votar acima de 70 anos, sob pena de ficar com o título eleitoral cancelado. De acordo com o último recadastramento, o município conta com cerca de 15.200 eleitores, uma vez que aproximadamente 1.300 títulos foram cancelados.

Para efetuar o recadastramento, o eleitor deverá portar o CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência, este item ainda necessitando esclarecer melhor e conduzir o próprio título. Caso tenha perdido ou extraviado das últimas eleições realizadas, mesmo assim é preciso fazer o recadastramento. A foto será feita na hora da revisão de cada eleitor. Assim, para agilizar o processo, o município recebeu um Kit de Informática, com Notebook, Scanner digital e máquina fotográfica. Todos os dados vão ser consolidados, checados, e atualizados.

No mês de setembro deste ano, o desembargador Expedito Ferreira de Souza esteve em Caraúbas numa visita oficial ao prefeito Ademar Ferreira da Silva e às autoridades que constituem o Poder Judiciário, Juíza Ilná Rosado Motta, Promotor Flávio Côrte e demais serventuários da justiça eleitoral. Na oportunidade ficou decidido que para a realização do recadastramento Biométrico Eleitoral teria a parceria e apoio do Poder Executivo.



Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES