29 de setembro de 2009

CONFERÊNCIA REGIONAL DISCUTE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) em parceria com as Prefeituras Municipais da jurisdição realizou ontem (28) a 1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental (CORSA), parte constitutiva da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (CESA). O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Mossoró, e reuniu representantes dos municípios da jurisdição da II URSAP.

Autoridades regionais integraram a Mesa.(Foto:Chico Costa)

De acordo com informações repassadas ao blog, a conferência abordou a temática “Saúde e ambiente: vamos cuidar da gente!” e teve como subtema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis.

Segundo os coordenadores da Conferência, Domício do Vale e Vera Cristina Vale, a realização do evento foi motivada com o propósito de alcançar os seguintes objetivos: definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intersetorial de vários agentes sociais envolvidos com o tema, promover e ampliar a consciência sanitária, política e ambiental da população sobre os determinantes sócio-ambientais para um conceito ampliado de saúde.

Chamou bastante a atenção, a palestra do professor do IFRN de Apodi, Samuel Alves de Oliveira. Em sua fala, ele destacou a crise ambiental vivenciada na atualidade, bem como na própria saúde, e aproveitou o ensejo para apontar indicadores que causam malefícios à saúde da população, como deficiência ou falta de saneamento, exposição a radiação ionizante, exposição à substâncias químicas, poluição industrial, desastres naturais, entre outros.

Público presente acompenhando as explanações (Foto:Chico Costa)

Sendo assim, diante do que foi discutido durante a conferência, cabe aos representantes municipais repassarem as informações aos organismos competentes, para que as ações sejam desenvolvidas.


Fonte: Chico Costa/Abdias Duque de Abrantes


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES