De acordo com informações repassadas ao blog, a conferência abordou a temática “Saúde e ambiente: vamos cuidar da gente!” e teve como subtema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis.
Segundo os coordenadores da Conferência, Domício do Vale e Vera Cristina Vale, a realização do evento foi motivada com o propósito de alcançar os seguintes objetivos: definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intersetorial de vários agentes sociais envolvidos com o tema, promover e ampliar a consciência sanitária, política e ambiental da população sobre os determinantes sócio-ambientais para um conceito ampliado de saúde.
Chamou bastante a atenção, a palestra do professor do IFRN de Apodi, Samuel Alves de Oliveira. Em sua fala, ele destacou a crise ambiental vivenciada na atualidade, bem como na própria saúde, e aproveitou o ensejo para apontar indicadores que causam malefícios à saúde da população, como deficiência ou falta de saneamento, exposição a radiação ionizante, exposição à substâncias químicas, poluição industrial, desastres naturais, entre outros.
Sendo assim, diante do que foi discutido durante a conferência, cabe aos representantes municipais repassarem as informações aos organismos competentes, para que as ações sejam desenvolvidas.
Fonte: Chico Costa/Abdias Duque de Abrantes
Por MAYKON OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário