27 de maio de 2009

SESAP PROMOVE II FÓRUM DE MORTALIDADE MATERNA E NEONATAL EM PORTALEGRE

OESTE/ALTO OESTE - A Secretaria de Estado da Saúde Pública através do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Neonatal e dos Comitês Regionais da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) com sede em Mossoró, VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI URSAP) com sede em Pau dos Ferros em parceria com o Programa Saúde da Mulher e Ministério Público promove o II Fórum de Mortalidade Materna e Neonatal a ser realizado no dia 28 de maio de 2009 das 8 às 16 horas, no Hotel Portal da Serra em Portalegre – RN.

O evento tem como objetivo conscientizar, mobilizar, motivar e sensibilizar gestores, profissionais de saúde e a sociedade civil organizada para assumir o compromisso de reduzir a crueldade da morte de mulheres durante a gravidez, parto e/ou puerpério e do neonato.

O Fórum tem como público-alvo: prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais de saúde, profissionais de saúde e a sociedade civil.

CASOS DE ÓBITOS MATERNOS NA II URSAP – 2008 e 2009

Em 2008, foram notificados sete óbitos diretos sendo: Apodi (01), Baraúna (01), Felipe Guerra (01), Mossoró (01), Paraú (01) e Pendência (01). Foram notificados quatro óbitos maternos indiretos (fatores acidentais ou incidentais) em Mossoró.

Em 2009, Mossoró (1), Baraúna (1), Governador Dix-sept Rosado (1) Apodi (1), Fernando Pedroza (1) Ipanguaçu (1) e Grossos (1).

Segundo a presidente do Comitê de Mortalidade Materna e Neonatal da II URSAP, Roberta Fernandes, a sociedade precisa se organizar para apresentar boas propostas que resulte na redução da mortalidade materna e neonatal. Precisamos discutir ações de conscientização que combata práticas de aborto clandestino e levar informação às comunidades carentes, para evitar que mais mulheres morram por falta de um pré-natal.

Para a coordenadora do Comitê Regional de Mortalidade Materna e Neonatal da II URSAP, Alzineta Rocha é fundamental mostrarmos as causas ocultas por trás de cada morte: um aborto clandestino realizado em péssimas condições ou um exame de pré-natal ou um parto que foram mal-feitos. É preciso um pré-natal de boa qualidade, qualificar e humanizar a atenção à mulher em situação de abortamento, qualificar a assistência obstétrica e neonatal nos estados e municípios e fortalecer a atenção básica no cuidado com a mulher.

“É preciso que haja uma conscientização maior na sociedade a cerca da importância de procedimentos que ajudam consideravelmente na diminuição da mortalidade materna e neonatal”, destaca a coordenadora do Comitê de Mortalidade Materna e Neonatal da VI URSAP, com sede em Pau dos Ferros, Gladys Diógenes Fernandes.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura
9h30m – Tema: Importância da Investigação de óbito da mulher em idade fértil para a redução da Morte Materna, a cargo da consultora Regina Coeli Viola do Ministério da Saúde
10h30m – Mesa redonda – Coordenadora: Cláudia Frederico de Melo, subcoordenadora de Ações de Saúde da SESAP.
TEMAS;

• Mortalidade Materna no RN – médica Maria do Carmo Lopes/Presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna
• Mortalidade Infantil e Neonatal – Hortência Gondim/ membro do Comitê Infantil e Neonatal
• Assistência Integral à Saúde Materno-Infantil – Guglielmo Marconi Soares de Castro/promotor de justiça de Defesa da Saúde.
14h – Tema: “ Vigilância Epidemiológica – Obrigatoriedade da emissão da declaração de óbito – Raquel Barbosa Lima – consultora do SIM no RN
15h30m – “Pacto pela Vida – Rede de Assistência à Mulher e a Criança nas II e VI URSAP’s – Carlos Eduardo de Albuquerque Costa / Coordenador de Planejamento e Controle de Saúde da SESAP.

Cerimonial e cobertura jornalística de Chico Costa e Abdias Duque de Abrantes


Abdias Duque de Abrantes

Chico Costa



Abdias Duque de Abrantes e Chico Costa
Assessoria de Comunicação e Marketing
Contatos: 9972.7695/88549722



Por:RICHARLLES ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES