29 de maio de 2009

RECURSOS SERÃO LIBERADOS DE UMA SÓ VEZ

Escola Leonia Gurgel será o local das aulas iniciais.


O reitor Josivan Barbosa classificou como “uma grande vitória” a aprovação do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no município de Caraúbas. O primeiro passo para instalar o campus, segundo o reitor, é a abertura de concurso público para contratar 30 professores e 35 técnicos, processo este que deve iniciar logo nos próximos dias.


O segundo passo também será nos próximos dias. Trata-se da construção da estrutura física, que vai ser instalada numa área de 10 hectares ao lado da RN-223, saída para o município de Apodi. A doação do terreno será oficializada na próxima segunda-feira, pelo empresário Ademus Ferreira, no gabinete do reitor Josivan Barbosa, em Mossoró.


Quanto ao processo de contratação dos professores, o reitor Josivan Barbosa acredita que até o final do ano, será concluído. O ministro Fernando Haddad, da Educação, já autorizou o início do processo e a liberação dos R$ 14 milhões, de uma só vez (e não em duas parcelas como foi divulgado ontem) para a execução das obras nos próximos 24 meses.


Segundo o secretário de Educação de Caraúbas, Ivanildo Fernandes, o reitor Josivan Barbosa, ao mesmo tempo que vai trabalhar a realização do concurso, já vai está autorizado para realizar também a licitação de construção da estrutura física do Campus. Como a obra vai demorar 24 meses para ser concluída, o início das aulas, no próximo ano, será na Escola Municipal Leonel Gurgel, em parceria com o município.


Segundo o prefeito Ademar Ferreira, que arquitetou e liderou o movimento nos últimos meses, junto a mais de 30 prefeitos da região, deputados federais e senadores, o município de Caraúbas vai disponibilizar para a Ufersa o que for necessário para o funcionamento dos cursos superiores no município. “Significa um grande avanço na pesquisa científica”, destaca Ademar Ferreira.


O Campus de Caraúbas, segundo Josivan Barbosa, terá a mesma estrutura do Campus que está sendo erguido em Angicos. Vai beneficiar diretamente os jovens estudantes e professores de mais de 60 municípios do Oeste e Alto Sertão da Paraíba. Serão cursos em bacharelado em ciências e tecnologias, como Matemática, Química, Física e Ciências da Computação.


Os primeiros 90 alunos serão selecionados já através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).Para o reitor Josivan Barbosa, a audiência com o ministro Fernando Haddad, da Educação, foi a melhor já realizada em todos os tempos para o Oeste Potiguar. Além dos senadores Garibaldi Alves Filho e Rosalba Ciarlini, também participou os deputados Rogério Marinho, Sandra Rosado, Fátima Bezerra, Fábia Faria e Henrique Eduardo Alves. Segundo ele, o ministro se mostrou solícito e disposto a expandir a Ufersa no Rio Grande do Norte, atendendo a uma política de expansão orientada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


30 prefeitos da região apóiam projeto do CampusAntes do anúncio oficial do Campus da Ufersa, em Caraúbas, pelo ministro Fernando Haddad, o prefeito Ademar Ferreira (PSB) conseguiu o apoio de mais de 30 prefeitos da região Oeste, deputados federais e senadores e o empenho do reitor Josivan Barbosa.


Os primeiros contatos para viabilizar o projeto foram realizados com o reitor Josivan Barbosa, que já ficou empolgado, por ele ser natural da zona rural do município e por está determinado em interiorizar os cursos da Ufersa conforme orientação do presidente Lula.


Em seguida, o prefeito Ademar Ferreira e sua equipe passaram a pedir apoio dos prefeitos da região. Cerca de trinta assinaram a solicitação e o projeto. A conversa com os deputados e senadores começou no final de semana passada, em Natal.Com as assinaturas e o apoio da bancada federal do Rio Grande do Norte, a comitiva de Caraúbas seguiu para Brasília, ao lado do reitor Josivan Barbosa. A reunião com o ministro foi no final da tarde de quarta-feira, momento que foi anunciado o benefício.

http://www.defato.com/

SEGUNDO JÁCOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES