25 de maio de 2009

ALUNOS DA SEBASTIÃO GURGEL, PARTICIPARAM DE UMA AULA DE CAMPO, NA CIDADE DE MOSSORÓ.

Ontem (24), dezenas de alunos da Escola Estadual Sebastião Gurgel, participaram de uma aula de campo na cidade de Mossoró. O trabalho, foi coordenado pelo professor Wilton Firmino, e abordou a temática pertinente à importância do petróleo, para o desenvolvimento do Oeste Potiguar e do Rio Grande do Norte, bem como a sua influência na cultura, na economia, e no próprio contexto histórico.

Na manhã de ontem, dezenas de alunos da Escola Estadual Sebastião Gurgel, participaram de uma aula de campo.

O projeto envolveu as disciplinas Geografia e Economia do Rio Grande do Norte. A primeira parada, foi no Thermas - Hotel & Resort, um dos maiores e mais importantes de todo o estado. Além de oportunizar momentos de lazer, os estudantes ficaram sabendo um pouco mais da própria história da descoberta de petróleo em Mossoró. Essa ligação foi marcada por um fato bastante curioso. Na realidade, contam os estudiosos que quando as piscinas estavam sendo abastecidas pela primeira vez, as bombas passaram a noite trabalhando e, pela manhã, as piscinas estavam cheias de petróleo.

Proximidades do local onde foi extraído o petróleo, no Hotel Thermas.

Depois, os alunos se dirigiram ao Museu do Petróleo, localizado na Estação das Artes Elizeu Ventania. Chegando lá, eles foram recebidos por um guia, que os orientou acerca dos mais diversos aspectos sobre a exploração do petróleo.

Estudantes entrando no Museu do Petróleo.


O guia, Marcos Moura, repassou uma grande quantidade de informações.

Além de conhecer mais sobre as ações da Petrobrás, os estudantes encontraram um vasto material, em cada um dos compartimentos do local. Fotos, painéis, maquetes, esquemas e até mesmo um túnel que mostra as profundezas da superfície, ajudavam na coleta de informações. Na verdade, o museu é de súma importância para se conhecer as diversas etapas sobre as quais o "ouro negro" passa, até ser transformados em produtos, derivados.

Alunos observaram com atenção, os painéis e informações fixadas nas paredes do Museu.

Sem dúvida alguma, a economia do município mudou de perfil e a Petrobrás tem muito haver com isso. Novos costumes, tradições, e o incremento de novas atividades, foram incorporadas à vida do mossoroense e, em virtude da própria importância, para o estado e/ou para o país, uma vez que estamos falando do maior produtor de petróleo em terra do Brasil.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES