12 de agosto de 2009

BLOG DO NOBLAT: VAI BEM O ACORDÃO PARA SALVAR SARNEY E POUPAR VIRGÍLIO.

José Sarney e Arthur Virgílio estão ameaçados.


Colhendo informações a respeito da crise no senado, me deparei com a notícia de um provável acordão envolvendo os nobres senadores José Sarney e Arthur Virgílio. Veja na íntegra o texto do jornalista Ricardo Noblat.

Há horas que rola o maior oba oba no Senado porque Tasso Jereissati (PSDB-CE) fez um discurso pedindo desculpas pela dura e grosseira discussão que travou na semana passada com o colega Renan Calheiros (PMDB-AL). Jereissati chamou Renan de cangaceiro. Renan devolveu chamando-o de "coronel de merda".

O discurso de Jereissati, aparteado por mais de 20 senadores até agora, tem a ver com a manobra em curso para baixar a bola da crise do Senado - ou a do seu presidente José Sarney (PMDB-AL). Ou das duas. Os principais partidos estão envolvidos na manobra - PSDB, PT, PMDB e DEM.

Costura-se um acordão para que Sarney fique na presidência e seja engavetada a representação do PMDB que pediu a cassação do mandato de Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, por quebra de decoro. O Senado pagou o salário de um assessor de Virgílio que estudou cinema em Barcelona durante dois anos.

Emparedado por Lula, o PT não tem coragem para votar pelo desarquivamento de denúncias e representações contra Sarney no Conselho de Ética. Mas não quer se indispor com a opinião pública votando pela manutenção do arquivamento.

O PSDB almeja o apoio do PMDB em vários Estados para seu candidato à sucessão de Lula - e não quer encrenca para as bandas de Virgílio.

O PMDB quer salvar Sarney - e manter abertas as portas que o levarão a se compor ora com o PT, ora com o PSDB nas eleições do próximo ano.

Quanto ao DEM, que ajudou Sarney a se eleger presidente do Senado, esse irá a reboque do PSDB. Apóia José Serra para presidente. Nada fará que possa atrapalhá-lo.

O pedido do PMDB para cassar Virgílio foi feito para pavimentar o caminho do acordão. Está dando certo.

Há pouco, Paulo Duque (PMDB-RJ), presidente do Conselho, adiou a reunião que marcara para amanhã. Ela serviria para decidir o destino das representações contra Sarney e para que Duque acatasse ou não a representação do PMDB contra Virgílio.

"É preciso baixar a poeira para que se chegue a um acordo quanto ao futuro de Sarney e de Virgílio", explicou um senador do PT, membro do Conselho de Ética.

Esse é o nosso senado.


FONTE: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/


SEGUNDO JÁCOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES