12 de novembro de 2009

"CORTE DE PALHAS" TEVE INÍCIO NA REGIÃO DA VÁRZEA CARAUBENSE

Vários moradores complementam as suas rendas praticando esta atividade extrativa.

O extrativismo da carnaúba, que há anos vem sendo desenvolvido no município de Caraúbas/RN, consiste numa das alternativas econômicas para centenas de moradores. Praticado sobretudo na região da várzea, o "corte de palhas" como é popularmente conhecido, contribui de maneira importante para a geração de ocupação e renda.

Atividades de "corte de palhas" já foram iniciadas.

Muitas são as alterativas econômicas dessa atividade, que utilizam as folhas, o caule, o talo e a fibra, para a fabricação de produtos artesanais e industriais. O principal deles, é a vassoura, que é utilizada em nosso cotidiano.

Visitando a região da várzea, pudemos observar algumas práticas inerentes à exploração. Elas são bastante primitivas e vão desde a retirada das "palhas", passando pela secagem das mesmas, indo até a confecção de produtos como chapéus, vassouras e outros.

Folhas da carnaubeira são colocadas em um espaço ensolarado, para a secagem.

Apesar de bastante arcaico, o extrativismo vegetal da carnaúba ainda contribuiu para a geração de emprego e absorve um número significativo de trabalhadores, fornecendo um incremento em suas rendas.



Por MAYKON OLIVEIRA, SEGUNDO JÁCOME E LEYSSON CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES