30 de julho de 2009

ESCOLA LOURENÇO GURGEL SERÁ CONTEMPLADA COM O PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO

Na manhã de ontem (29), aconteceu uma importante reunião na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira, que é uma das principais instituições de ensino do nosso município. Na pauta, estava o lançamento, em caráter oficial, do Programa Brasil Profissionalizado. Na oportunidade, várias autoridades se fizeram presentes, ratificando a importância de se receber, um benefício desta magnitude.

A Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira, que terá turmas de Ensino Médio Profissionalizante.

Segundo o gestor da escola, professor Vicente de Paula, estiveram presentes no encontro: a professora Raimunda Freire (Diretora da 13ª DIRED); a professora Ana Zélia (que representou a Secretaria Estadual de Educação); Ivanildo Fernandes (Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação da Cultura e do Desporto); Antonete Silva (Diretora do Centro Municipal de Educação Rural- CEMER); a professora Clediane Crístine (Vice-diretora da escola); além de um bom número de funcionários e alunos.

O programa Brasil Profissionalizado foi criado pelo Ministério da Educação, já na gestão do presidente Lula e aqui, funcionará em parceria com o Governo do Estado. O principal objetivo , é incentivar a expansão do Ensino Médio integrado à educação profissional e tecnológica. Para que isso aconteça, o valor estimado a ser investido supera os R$ 930 mil.

Na realidade, a escola será contemplada, e seguirá a orientação previamente discutida e definida, uma vez que foi colocada em um projeto. O mesmo foi elaborado pelos educadores e pela equipe do apoio pedagógico, que foi mediada pela professora Genilma Mota. Portanto, foi definido a escolha de três cursos profissionalizantes, que funcionaram regularmente, como as turmas regulares do Ensino Médio. Eles são os seguintes: Técnico em Informática; Técnico em Agropecuária; Técnico em Cooperativismo.

Além disso, também foi ressaltada, a construção de seis laboratórios (Química, Informática, Matemática, entre outros). Desse modo, as expectativas é de que, a partir do próximo ano, essas importantes ações que foram anunciadas, sejam efetivamente cumpridas. Também, há uma luta que está sendo "travada" há anos, para a construção de uma quadra de esportes coberta.

Terreno onde os laboratórios serão construídos, futuramente.

Em uma conversa que tivemos com o diretor Vicente, ele se mostrou satisfeito com a possibilidade da Lourenço Gurgel, se tornar uma referência em ensino. "É, sem dúvidas, uma obra de grande importância para a sociedade caraubense, pois representa a inclusão social de centenas de jovens. Pois irá prepará-los para o futuro e para o mercado de trabalho", afirmou o gestor.

"É, sem dúvidas, uma obra de grande importância para a sociedade caraubense", afirmou o diretor Vicente de Paula.

Com certeza, a execução deste programa, pioneiro em nosso município, será de grande importância. Vale salientar que a verba pode ser canalizada não só para a compra de mobiliário, equipamentos e laboratórios, como também na formação de professores. A prioridade é atender o Ensino Médio integrado e o PROEJA (educação profissional para jovens e adultos).



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES