15 de maio de 2009

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

A região da várzea é uma das mais importantes de nosso município. Essa área sempre apresentou, ao longo dos anos, uma economia assentada na agricultura de subsistência, sobretudo com o plantio do arroz, na pecuária e na pesca, que era realizada na antiga lagoa, situada onde hoje o açude está encravado.

Aspecto da região da várzea caraubense.

Porém, nas últimas décadas outras atividades afloraram como alternativas que proporcionaram a ampliação da base econômica local e, cuja magnitude tornou-se perceptível no município de caraúbas e em todo o Médio Oeste.

O crescimento das atividades extrativas realizadas principalmente nos carnaubais localizados nas proximidades do manancial, assim como a atividade ceramista, antes rudimentar, hoje mais moderna merece destaque. Mas, àquela que fomenta o desenvolvimento sustentável, atualmente, faz uso efetivo das águas do açude.

Belíssimo pôr do Sol, e o reflexo do carnaubal nas águas do açude.

A aqüicultura, mais precisamente, voltada para a prática da piscicultura tem se acentuado bastante, transformando-se numa atividade imprescindível à população local, uma vez que uma parcela considerável obtém renda oriunda da pesca, criação e do comércio de peixes.

A várzea caraubense envolve uma grande quantidade de comunidades rurais de Caraúbas, sobretudo àquelas que se localizam nas proximidades do manancial. Além do Distrito de São Geraldo e as comunidades de Apanha-Peixe I e II, da Mariana, alguns sítios como a Língua de Vaca, Bôagua, Moreno, entre outros.

Comunidade de Apanha-Peixe.


Por MAYKON OLIVEIRA

Um comentário:

  1. Muito bom rever tudo isso, principalmente por estar longe e poder acompanhar tudo aqui tão perto.
    Parabens pelas reportages e postagens sobre o que acontecem no dia a dia da nossa terrinha.


    Egno

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES