18 de abril de 2009

GOVERNO ADEMAR COMPLETA 100 DIAS

Ademar cumprimenta futuros investidores de Caraúbas.


A formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e a disponibilização da área de 44 hectares para o Distrito Industrial, motiva o Secretário Canindé de Freitas crer na política de geração de emprego

Caraúbas- O município apesar da enorme crise que enfrentam as prefeituras de menor receita resolveu iniciar a efetivação do que pode ser considerado um dos maiores programas de Desenvolvimento Econômico do interior do Rio Grande do Norte, gerando atração de empresas, com emprego e renda para os caraubenses, uma das metas principais da atual administração.
O Secretário de Administração do Município, Dr. Canindé de Freitas, convidou o prefeito Ademar Ferreira (PSB) e o seu vice-prefeito Alcivan Viana(PMDB), alguns secretários municipais e a imprensa para mostrar e explicar o nascedouro do Programa de Desenvolvimento Econômico de Caraúbas (PRODEC).

Projeto de Lei, criando o Conselho de Desenvolvimento Econômico Municipal (Condem), disponibilização de uma área de 44 hectares com área verde, adutora e toda uma infra-estrutura, são ações iniciais já articuladas e em andamento pelo Secretário Canindé de Freitas e empresários parceiros interessados no PRODEC.

SEBRAE, Banco do Brasil, governos estadual e federal, SENEL entre outros agentes empreendedores já estão interessados no PRODEC. O projeto em seu bojo, inicialmente, segundo Canindé de Freitas, oferecerá pela prefeitura 7 benefícios fiscais e outras vantagens para as empresas que quiserem se instalar em Caraúbas no Distrito Industrial, onde nesta área já está edificada e pronta para funcionar o Centro de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas e região do Médio Oeste.

As empresas de PVC, de Patos na Paraíba, uma de Tijolo Ecológico, uma empresa do suco Cajuína, e uma fábrica de Sabão natural são as primeiras empresas interessadas em se instalar em Caraúbas, segundo relata Canindé de Freitas.

Uma parceira forte da Prefeitura de Caraúbas no PRODEC é a Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação da Cultura e do Desporto, através do Secretário Ivanildo Gomes Fernandes, que quer entrar colaborando acontecendo no setor de capacitação, inclusive com Bolsas de Estudos.

Neste sentido, a Microlins empresa especializada no ramo da cidade de Mossoró, deverá ser uma das responsáveis para a qualificação de mão de obra. Nos próximos dias o Secretário de Administração, Canindé de Freitas estará mantendo audiência com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, oportunidade em que os passos iniciais para a viabilização do PRODEC terão continuidade.

Para os adeptos do PRODEC, está será a fórmula correta e palpável para a geração de emprego e renda em Caraúbas, já que na concepção de Canindé de Freitas, não existe mais funcionários público e sim servidor. “Ademar só poderá ser o prefeito do emprego, caso todos nós nos interessemos e compreendamos o que será para o município e região este grande projeto de Desenvolvimento Econômico” opinou Canindé de Freitas.

O prefeito Ademar Ferreira e seu vice-prefeito Alcivan Viana, juntamente com alguns secretários municipais, inclusive Canindé de Freitas, visitaram o local onde máquinas e trabalhadores já aplainam o terreno próximo a Unidade de Beneficiamento de Pescado e onde deverá ser o futuro Distrito Industrial.

“Posso ser considerado um visionário, mas o homem começa a morrer quando deixa de sonhar,” filosofou o Secretário de Administração Canindé de Freitas.

AÇÕES CONCRETAS EM AÇÃO E RESULTADOS

O município já conta, graças à ação do prefeito Ademar Ferreira, com o apoio do seu irmão empresário Ademos Ferreira, sócio-proprietário da AFICEL, beneficiadora e exportadora da Castanha de Caju, uma das bases econômicas de Caraúbas, com várias unidades de beneficiamento da castanha na cidade e na zona rural, com a geração de ocupação e renda para cerca de 1500 postos de trabalho, ativando o meio circulante da cidade em aproximadamente R$ 600 mil mês.

Este processo já em ação no município é viabilizado através da Cooperativa de Beneficiamento da Castanha de Caju de Caraúbas (COOPERBECA), que está em processo de transformação para ter um maior raio de ação na geração de ocupação e renda, desta feita com a prestação de alguns serviços essenciais ao setor produtivo e terciário de Caraúbas. O município é produtor de aproximadamente de3,5 toneladas de castanha de caju, por ano.

PISCICULTURA –

Está pronta para funcionar no mês de agosto uma moderna Unidade de Beneficiamento do Pescado, viabilizada numa parceria da Prefeitura Municipal, Colônia Z-49 de Pescadores e o Governo Federal, cujo investimento representará cerca de quase R$ 2 milhões, quando toda equipada e produzindo.

Sua capacidade de geração de ocupação e renda será de mais 1.300 às famílias em Caraúbas e dos municípios vizinhos que irão participar do arrojado projeto. Neste sentido foi realizada com Sucesso, dias 16 e 17, 1ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE AQÜICULTURA E PESCA DO SERTÃO DE APODI E DO ALTO OESTE, com o tema: Consolidação de uma Política de Estado para o Desenvolvimento Sustentável de Aqüicultura e Pesca, envolvendo o município e mais 17 municípios do médioe alto oeste. Só o município de Caraúbas tem uma produção/ano de 10 toneladas.

APICULTURA-

O município tem também um grande potencial em apicultura, quando produz cerca de 50 toneladas de mel por ano. Ele tem consumo interno e boa parte é exportada para Natal e outros mercados utilizado na produção de alimentos e até produtos de beleza, além de fazer parte da merenda escolar servidas nas escolas municipais de Caraúbas. Em proporções menores tem ainda o leite e a agricultura familiar que também estão gerando ocupação, renda e divisas para o município caraubense.

“Há uma grande diferença em perspectivas de desenvolvimento e crescimento desordenado de um município. Nós estamos com perspectiva de desenvolvimento, com geração de emprego, ocupação e renda, da mesma forma, temos uma excelente perspectiva de crescimento ordenado da cidade”, comenta entusiasmado o prefeito Ademar Ferreira da Silva, ao lado do seu vice-prefeito Alcivan Viana.

A aceleração da construção civil, fruto das obras que serão iniciadas em julho deste ano, resultado da captação de recursos junto aos governos estadual e federal para edificações de obras, de infra-estrutura, suporte agrícola, melhoria da saúde,saneamento básico, educação e demais setores , resultando assim numa melhor qualidade de vida


Caraúbas, 17 de Abril de 2009.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Contatos: 9969.1255/8716.8826/9999.1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES