Do final de março para o começo de abril, aconteceu uma conferência internacional sobre turismo, em Bali, na Indonésia. Com o Tema "Turismo: o motor para a criação de emprego", o encontro tinha como objetivo debater sobre os possíveis impactos do mesmo na economia e a qualidade dos empregos gerados pela "indústria turística".
Durante o debate vários representantes dos mais de 400 países presentes, chamaram a atenção para a importância de um trabalho produtivo nesse setor e para a necessidade de desenvolvimento de um sistema nacional de estatísticas do turismo, como fundamento básico para a aplicação das contas satélites do turismo.
A Conta Satélite do Turismo consiste num sistema de informação integrada, que tem como objetivo ajudar a compreender a dimensão dessa atividade, além do desenvolvimento da performance da sua estratégia e avaliar/medir o impacto na economia. Assim, se permite melhorar a os resultados a médio ou a longo prazo.
O encontro foi promovido pela Organização Mundial do Turismo, com o apoio da Divisão de Estatísticas do Departamento dos Assuntos Socio-económicos das Nações Unidas. Estiveram presentes funcionários da administração pública, organismos nacionais de estatísticas, ministérios do trabalho e representantes de organizações de turismo governamentais e não -governamentais, além de empresários e instituições acadêmicas.
É importante que nossas autoridades, sejam elas locais ou regionais, atentem para as potencialidades turísticas do nosso município. Temos uma riqueza natural belíssima e um patrimônio histórico riquíssimo. No entanto, ao longo desses 141 anos de história, o potencial de ambos foi sendo muito pouco explorado.
Casas que fazem parte de um patrimônio histórico pouco explorado (Centro da cidade).
Por MAYKON OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário